• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA (MESTRADO/DOUTORADO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA (MESTRADO/DOUTORADO)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76

Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA -

2018 (MESTRADO/DOUTORADO)

1. ABERTURA DO EDITAL

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a seleção especial do Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGBot/UEFS) estarão abertas de 1 a 9 de março de 2018, a portadores de Diploma/Certificado de Conclusão de Curso Superior de Duração Plena.

2. INSCRIÇÕES

As inscrições serão feitas exclusivamente em via eletrônica, por email (correio eletrônico). As mensagens de inscrição deverão ser enviadas obrigatoriamente até às 23h59min do dia 09/03/2018 para o email disponibilizado pela Secretaria do PPGBot/UEFS: selecao.botanica@uefs.br

Para a inscrição no processo seletivo os candidatos deverão enviar exclusivamente para o email selecao.botanica@uefs.br, em mensagem única, os arquivos abaixo listados e com seu respectivo nome (sem abreviação) no campo de assunto da mensagem precedido de DOUTORADO ou MESTRADO – a depender da inscrição no processo seletivo. Exemplo de assunto para a mensagem: MESTRADO Fulano de Tal. Não serão aceitas inscrições sem a totalidade dos arquivos solicitados e enviadas fora do período estabelecido acima.

Os processos de inscrição serão analisados e homologados pelo Colegiado do PPGBot/UEFS em reunião extraordinária. Somente os candidatos com inscrição homologada poderão se submeter às etapas do processo seletivo.

Não será cobrada taxa de inscrição.

LISTA DE ARQUIVOS PARA CANDIDATOS AO MESTRADO

Ficha de inscrição disponível na homepage do PPGBot, devidamente preenchida – arquivo em pdf.

Curriculum Vitae (desde 2013), versão gerada diretamente do sítio do CNPq – arquivo em pdf, incluindo documentos comprobatórios na ordem que aparecem no barema de avaliação (anexo I).

• Plano de trabalho (até cinco laudas) de dissertação preenchido - arquivo em pdf. • Documento atestando a concordância do orientador.

LISTA DE ARQUIVOS PARA CANDIDATOS AO DOUTORADO

• Ficha de inscrição devidamente preenchida – arquivo em pdf.

Curriculum Vitae (desde 2013), versão gerada diretamente do sítio do CNPq – arquivo em pdf, incluindo documentos comprobatórios na ordem que aparecem no barema de avaliação (anexo I).

• Projeto de tese (até 20 laudas) de acordo com o modelo disponibilizado pela Secretaria do PPGBot na homepage do programa– arquivo em pdf.

• Documento atestando a concordância do orientador.

CURRÍCULO COMPROVADO

O Curriculum Vitae de cada candidato deverá ser gerado diretamente do sítio do CNPq (www.cnpq.br), na plataforma Lattes. Os documentos comprobatórios devem ser organizados na ordem em que aparecem no barema de avaliação (anexo I). Documentos fora de ordem serão desconsiderados para fins de pontuação.

(2)

Serão oferecidas 46 (quarenta e seis) vagas totais, sendo 25 (vinte e cinco) para o nível de Mestrado e 21 (vinte e um) para o nível de Doutorado, a serem disponibilizadas segundo distribuição por orientador (Anexo II), sendo 10% do total destinado à Vaga Institucional (docentes e demais servidores do quadro efetivo da UEFS), conforme Resolução CONSEPE UEFS n.063/2013.

4. SELEÇÃO

A seleção será realizada somente na Universidade Estadual de Feira de Santana, no período de 26 a 28 de março de 2018. Os locais das provas serão indicados no mural da Secretaria do Programa (UEFS/LABIO – sala 06, 1º andar), e em seu sítio de internet (www.ppgbot.uefs.br), devendo o candidato, por medida de segurança, comparecer ao respectivo local com antecedência mínima de 15 minutos.

• Mestrado

Prova escrita para aferição da capacidade de leitura e compreensão de textos em inglês (eliminatória); Prova escrita de conhecimentos específicos (eliminatória);

Análise de curriculum vitae;

Entrevista, incluindo arguição sobre o plano de trabalho. • Doutorado

Prova escrita para aferição da capacidade de leitura e compreensão de textos em inglês (eliminatória); Prova escrita de conhecimentos específicos (eliminatória);

Avaliação do projeto de tese (eliminatório); Análise de curriculum vitae;

Entrevista, incluindo arguição sobre o projeto de tese.

AVALIAÇÃO DE PROJETOS (DOUTORADO)

Os projetos dos candidatos ao Doutorado serão avaliados através de formulário específico. Serão considerados aprovados os projetos com nota maior ou igual a 7,0 (sete).

PROVA ESCRITA PARA AFERIÇÃO DE LINGUA INGLESA

A prova de Inglês será realizada no dia 26 de março de 2018, às 09h00min, com duração de 2 (duas) horas. É facultado o uso de dicionário.

PROVA ESCRITA DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

A prova escrita de conhecimentos específicos será realizada no dia 26 de março de 2018, às 14h00min, com duração de 4 (quatro) horas. Não será permitida qualquer consulta durante a prova e o programa para estudos está disponível no anexo III.

• Mestrado

A prova escrita será composta por 25 (vinte e cinco) questões, sendo 5 (cinco) de cada área de conhecimento (Sistemática de Fanerógamas, Sistemática de Criptógamas, Anatomia/Morfologia, Fisiologia Vegetal e Ecologia Vegetal), devendo o candidato responder a 10 (dez) questões de livre escolha.

• Doutorado

A prova escrita será composta por 14 (quatorze) questões, devendo o candidato responder a 5 (cinco) questões referentes à sua linha de pesquisa principal e 5 (cinco) da linha correlata, as quais devem ser indicadas na ficha da inscrição.

ENTREVISTA

As entrevistas serão realizadas no período de 27 a 28 de março de 2018, sendo o local e a ordem dos candidatos divulgados no mural da Secretaria do Programa (UEFS, LABIO – sala 06, 1º andar) e no sítio do PPGBot (www.ppgbot.uefs.br), após o resultado das provas de inglês e conhecimentos específicos.

AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO

Os currículos serão analisados pela comissão de seleção, com base nos documentos comprobatórios ordenados conforme barema disponível no Anexo I. Os itens pontuados serão somados e convertidos em notas de 0 a 10 de acordo com critérios estabelecidos pela comissão de seleção.

(3)

Para composição da nota final, será calculada média simples, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo a nota 7,0 (sete) na média final, desde que tenha logrado: proficiência na prova de Inglês, nota igual ou superior a 5,0 (cinco) na prova de conteúdos específicos, e no caso de doutorado, nota igual ou superior a 7,0 (sete) no projeto de tese.

Os resultados serão divulgados até o dia 4 de abril de 2018, cuja validação somente ocorrerá a partir da homologação pelo Colegiado do PPGBot/UEFS.

6. RECURSOS

Caberá recurso quanto ao resultado final divulgado pela comissão de seleção, o qual deverá ser encaminhado pelos candidatos ao Colegiado do PPGBot/UEFS, em até dois dias úteis após a divulgação do resultado. Os recursos deverão ser apresentados em formulário específico, disponível no site do PPGBot/UEFS. Terá direito a recurso o candidato que se submeter a todas as etapas do certame.

7. MATRÍCULAS

As matrículas serão realizadas na Secretaria da Pós-Graduação em Botânica da UEFS (Prédio do LABIO, – 1º andar - Sala 06), em data e horário a serem divulgados aos candidatos aprovados. Os selecionados deverão comparecer ao local pessoalmente ou através de representante munido de procuração para a entrega da documentação abaixo especificada e para efetivação da matrícula. Não serão aceitos documentos rasurados, com divergência de datas, de dados ou com qualquer outra divergência e/ou estado que comprometa sua legibilidade. Perderá o direito à vaga aquele que não apresentar a documentação completa e correta até a data definida para matrícula.

Deverão ser entregues, no ato da matrícula, cópias já autenticadas em cartório:

• Formulário de matrícula inicial devidamente preenchido e assinado pelo(a) candidato(a) aprovado(a) e respectivo(a) professor(a) orientador(a);

• Ficha de cadastro devidamente preenchida e assinada pelo (a) candidato(a) aprovado(a); • Cópia do histórico escolar do Mestrado (reconhecido pela CAPES), se necessário;

• Cópia do diploma/certificado de curso de Mestrado (reconhecido pela CAPES), se necessário; • Diploma de Graduação ou certificado de conclusão de curso;

• Histórico escolar de graduação;

• Certidão de Nascimento ou casamento (obrigatória para o estado civil casado/divorciado); • Documento de identidade;

• CPF;

• Título de Eleitor;

• Comprovante de votação da última eleição ou certificado de quitação com a justiça eleitoral; • Certificado de Reservista (somente para selecionado do sexo masculino até 45 anos); • Uma foto 3x4.

Para os alunos que, no ato da matrícula, apresentarem certificado de conclusão de curso, informamos que este tem validade de 1 (um) ano a partir da data de sua expedição, devendo o aluno, neste prazo, apresentar o respectivo diploma à Divisão de Assuntos Acadêmicos. Diplomas, históricos e todos os documentos pessoais deverão ser entregues em cópias já autenticadas em cartório. Os documentos apresentados na inscrição não poderão ser utilizados para efetuar matrícula, devendo ser apresentadas novas cópias.

Os candidatos aprovados poderão efetuar sua matrícula em uma das duas matrículas subsequentes ao processo seletivo.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos neste edital serão decididos pela Comissão de Seleção.

Feira de Santana, 27 de fevereiro de 2018

Aristeu Vieira da Silva

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

(4)

ANEXO I: BAREMA DE AVALIAÇÃO SELEÇÃO ESPECIAL PPGBOT 2018

UEFS - Programa de Pós-Graduação em Botânica

Candidato do Mestrado/Doutorado: NOTA:

Atividades* Escores Quant. Pontos

1.Titulação acadêmica (por curso) (máximo 20 pontos)

Graduação na área 10

Graduação em área correlata 5

Mestrado na área 10

Mestrado fora da área 5

Especialização na área 7

Especialização em área correlata 5

Outros títulos (a critério da comissão)

2. Atividade profissional (máximo 5 pontos)

Docência Nível superior – graduação (por semestre) 4

Docência Ensino básico/fundamental/médio (por semestre) 2

Cursos ministrados na área (cada 8 horas) 1

Outras atividades (a critério da comissão)

3. Capacitação (máximo 34 pontos)

a) Estágios

Iniciação científica com bolsa (por ano) 10

Iniciação científica sem bolsa (por ano) 7

Monitoria com bolsa (por ano) 5

Monitoria sem bolsa (por ano) 3

Estágio de aperfeiçoamento com bolsa (por ano) 7

Estágio de aperfeiçoamento sem bolsa (por ano) 5

Estágios exterior com bolsa (por ano) 10

Estágios exterior sem bolsa ( por ano) 5

b) Participação em evento científico (congressos, simpósios, encontros, etc.)

Com apresentação/resumo de trabalho (por evento) 5

Sem apresentação/resumo de trabalho (por evento) 2

Seminários de IC 2

c) Participação em cursos relacionados à área (cada 8 horas) 5 Outras capacitações (a critério da comissão)

4. Pesquisa ou Extensão (máximo 10 pontos) Participação em projeto com financiamento de agência de C, T & I (por

projeto)

8

Participação em projeto sem financiamento de agência de C, T & I (por projeto)

5

Coordenador de projeto com financiamento de agência de C, T & I (por projeto)

10

Coordenador de projeto sem financiamento de agência de C, T & I (por projeto)

5

(5)

5. Produção bibliográfica (máximo 20 pontos)

Artigo Qualis A (Área de Biodiversidade) 15

Artigo Qualis B (Área de Biodiversidade) 10

Artigo Qualis C (Área de Biodiversidade) 5

Artigo sem avaliação do Qualis (Área de Biodiversidade) 2

Resumo expandido com ISBN 2

Livros com ISBN 7

Livros sem ISBN 4

Capítulo de livro (por capítulo) com ISBN 5

Capítulo de livro (por capítulo) sem ISBN 3

Outras produções (a critério da comissão)

6. Produção Técnica (máximo 2 pontos)

Revisor de periódico nacional (por periódico) 1

Revisor de periódico estrangeiro (por periódico) 2

Membro de corpo editorial de periódico indexado (por periódico) 2 Membro de corpo editorial de periódico não indexado (por periódico) 1 Palestras proferidas ou aulas isoladas (por atividade) 1 Consultoria/AssessoriaTrabalho técnico remunerado (por ano) 1 Consultoria/Assessoria em Trabalho técnico não remunerado (por

ano)

1

Outras produções (a critério da comissão)

7. Participação em bancas examinadoras (por atividade) (máximo 2 pontos)

Processo seletivo para docentes na área 1,5

Processo seletivo para nível técnico 1,5

Monografia/TCC de graduação 1

Monografia de curso de especialização 1

Outras bancas (a critério da comissão)

8. Administração e Liderança acadêmica (máximo 5 pontos) Representante em colegiado de curso e ou departamento, com 75%

ou mais de presença (por ano)

3

Representante conselho superior com 75% ou mais de presença (por ano)

2

Direção colegiado, departamento por ano 5

Coordenação eventos acadêmicos (por evento) 3

Coordenação eventos técnico científico (por evento) 3

Outros cargos (a critério da comissão)

9. Orientações (por aluno) (máximo 2 pontos)

Iniciação à pesquisa 1

Monitoria 1

(6)

ANEXO II: VAGAS PARA SELEÇÃO ESPECIAL PPGBOT 2018

MESTRADO E DOUTORADO

SELEÇÃO ESPECIAL 2018

Professores

MS

DR

Contatos

Abel Augusto Conceição

2

2

abel18@gmail.com

Alessandra S. Schnadelbach

1

1

alessandra.schnadelbach@gmail.com

Alessando Rapini

2

2

rapinibot@yahoo.com.br

Anderson Geyson Alves de Araújo

0

1

sapotae@gmail.com

André Márcio Araujo Amorim

0

1

amorim.uesc@gmail.com

Carlos Wallace do N. Moura

1

1

carloswallacemoura@gmail.com

Cássio van den Berg

2

1

vcassio@gmail.com

Claudinéia Regina Pelacani

1

1

claudineiapelacani@gmail.com

Daniela Santos Carneiro Torres

2

0

dscarneiro@hotmail.com

Domingos Benício O. S. Cardoso

2

0

cardosobot@gmail.com

Francisco de Assis R. dos Santos

0

1

f.a.r.santos@gmail.com

Frederic Mendes Hughes

1

0

fredericmhughes@gmail.com

Emilia de Brito Valente

1

2

ebvalente@gmail.com

José Alves de Siqueira Filho

1

0

pcicjas@superig.com.br

José Marcos de Castro Nunes

1

0

jmcnunes@ufba.br

Ligia Silveira Funch

1

0

ligiafunch@yahoo.com

Luciano Paganucci de Queiroz

1

1

luciano.paganucci@gmail.com

Luís Fernando Pascholati Gusmão

2

2

lgusmao@uefs.br

Marcos da Costa Dórea

1

1

mcdorea@gmail.com

Nádia Roque

1

1

nadiaroque@gmail.com

Patrícia Luz Ribeiro

1

0

patyluzribeiro@yahoo.com.br

Reyjane Patrícia de Oliveira

0

2

rpatricia@uefs.br

Tânia Regina dos Santos Silva

1

1

taniasilva@uefs.br

(7)

ANEXO III: PROGRAMA PARA AS PROVAS DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

SELEÇÃO ESPECIAL PPGBOT 2018

SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS

1. Sistemas de classificação botânica; 2. Nomenclatura e tipificação botânica;

3. Sistemática de Eudicotiledôneas, Angiospermas Basais e Monocotiledôneas; 4. Sistemática das Gimnospermas;

5. Filogenia e evolução. Bibliografia recomendada:

GIFFORD, E.M.&FOSTER, A.S. 1989. Morphology and Evolution of Vascular Plants, 3a ed. Freman And Co., New York, EUA.

JUDD, W.S; CAMPBELL, C.S.; KELLOG, E.A.; STEVENS, P.F. & DONOGHUE, M.J. 2009. Plant systematics: a phylogenetic approach. 3 ed. Sinauer Associates Inc., Sunderland.

RAVEN, P.H.; EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 2007. Biologia vegetal. 7ª ed., Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro.

SOLTIS, D.E.; SOLTIS, P.S.; ENDRESS, P.K. & CHASE, M.W. 2005. Phylogeny and evolution of angiosperms. Sinauer Associates, Sunderland.

SOUZA, V.C. & LORENZI, H. 2012. Botânica sistemática: guia ilustrado para a identificação das famílias de angiospermas da flora brasileira, baseado em APG II. 3ª edição, Intituto Plantarum, Nova Odessa.

SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMAS

1. Filogenia e evolução de Algas, Briófitas, Pteridófitas e Fungos; 2. Morfologia e taxonomia das divisões de Algas (macro e microalgas); 3. Morfologia e taxonomia de Fungos;

4. Morfologia e Taxonomia de Briófitas; 5. Morfologia e Taxonomia de Pteridófitas. Bibliografia recomendada:

LEE, R.E. 2008. Phycology. 3rd ed. Cambridge University Press. Cambridge

MAUSETH, J.D. 2003. Botany. An introduction to the plant biology. 3a ed. Jones and Bartlett Publishers. Massachusets.

RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S. 2007. Biologia Vegetal. 7ª ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.

VAN DEN HOEK, C., MANN, D.G. &JAHNS, H.M. 1999. Algae. An introduction to phycology. Cambridge University Press. Cambridge.

ANATOMIA/MORFOLOGIA

1. Célula vegetal: estrutura e função;

2. Tecidos: meristemas, parênquima, colênquima, esclerênquima, epiderme, periderme, xilema, floema e estruturas secretoras;

3. Anatomia e morfologia de órgãos vegetativos: raiz, caule e folha; 4. Anatomia e morfologia de órgãos reprodutivos: estróbilos e flor; 5. Anatomia e morfologia de frutos e sementes.

Bibliografia recomendada:

APPEZZATO–DA-GLÓRIA, B.; CARMELLO-GUERREIRO, S.M. 2010. Anatomia Vegetal. Viçosa UFV.

BELL, A.D. 1998. Plant Form: na illustrated guide to flowering plant morphology. Oxford University Press. New York.

ESAU, K. 1974. Anatomia das plantas com sementes. Edgard Blucher/EDUSP. São Paulo.

GONÇALVES, e.g. & LORENZI, H. 2011. Morfologia Vegetal. 2ª Ed. Instituto Plantarum. São Paulo.

JUDD, W.S; CAMPBELL, C.S.; KELLOG, E.A.; STEVENS, P.F. & DONOGHUE, M.J. 2009. Plant systematics: a phylogenetic approach. 3 ed. Sinauer Associates Inc., Sunderland.

RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S. 2007. Biologia Vegetal. 7ª ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.

(8)

ECOLOGIA VEGETAL

1. Estrutura e dinâmica de comunidades terrestres e aquáticas; 2. Biodiversidade: conceito, métodos de mensuração e conservação; 3. Características e classificação dos biomas brasileiros;

4. Competição e outras interações entre plantas; 5. Polinização e dispersão.

Bibliografia recomendada:

BEGON, M., HARPER, J.L. &TOWNSEND, C.R. 2005. Ecology. From Individuals to Ecosystems. Blackwell, Oxford.

GUREVITCH, J. & SCHEINER, S.M. 2009. Ecologia Vegetal. 2a ed., Artmed, Porto Alegre. PRIMACK, R.B. & RODRIGUES, E.. 2001. Biologia da Conservação. Londrina.

RIZZINI, C.T. 1997. Tratado de fitogeografia do Brasil. Aspectos ecológicos, sociológicos e florísticos. 2a ed. Âmbito Cultural, Rio de Janeiro.

TERRADAS, J. 2001. Ecología de La Vegetación: de La ecofisiología de lãs plantas a La dinâmica de comunidades y paisajes. Ediciones Omega.

FISIOLOGIA VEGETAL

1. Relações hídricas; 2. Nutrição Mineral; 3. Fotossíntese; 4. Hormônios vegetais. Bibliografia recomendada:

CASTRO, P.R.; KLUGE, R.A. & PERES, L.E.P. 2005. Manual de Fisiologia Vegetal: teoria e prática. Editora Agronômica Ceres.

KERBAUY, G.B. 2008. Fisiologia Vegetal. 2ª ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. LARCHER, W. Ecofisiologia Vegetal. 2ª ed. Editora Rima. São Carlos.

RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S. 2007. Biologia Vegetal. 7ª ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.

SALISBBURY, F.B. & ROSS, C.W. 1992. Plant Physiology. 4ª ed. Belmont. Wadsworth Publishing Company. TAIZ, L. & ZEIGER, E. 2017. Fisiologia r desenvolvimento de plantas. 7ª Ed. Porto Alegre. Artmed.

Referências

Documentos relacionados

Assim, vamos imaginar o seguinte caso mais simples: na ilha existe somente uma pessoa de olhos azuis e a outra de olhos verdes.. Pensando neste caso, a pessoa que tinha olhos azuis

Apresenta transição gradual ou clara para a camada sub-superficial (B) que tem de 40-50 cm de espessura, argilosa (argila a argila-arenosa) e um conteúdo variável de

Portanto, devido a esse desconhecimento, o objetivo desta fase do estudo é investigar o entendimento dos professores da educação básica atuantes em sala de aula

Os honorários fixados nesta Tabela devem remunerar o advogado de qualquer das partes, quando não houver previsão específica para a remuneração de cada advogado..

Os honorários fixados nesta Tabela devem remunerar o advogado de qualquer das partes, quando não houver previsão específica para a remuneração de cada advogado..

Os honorários fixados nesta Tabela devem remunerar o advogado de qualquer das partes, quando não houver previsão específica para a remuneração de cada advogado..

Assim, para sua proteção, você deve sempre procurar uma Concessioná- ria ou Oficina Autorizada Chevrolet para as revisões periódicas estipuladas no Plano de Manutenção

O Sr.Pedro descança apena^e falia distraindo; os seus olhos não percorrem, não se detêm sobre as riquezas, o fausto daquella gente: o homem acha aquillo tudo regular,