• Nenhum resultado encontrado

Política de Contratação de Pessoal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Política de Contratação de Pessoal"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Política de Contratação

de Pessoal

(2)

ÍNDICE 1. OBJETIVO ... 3 2. APLICAÇÃO ... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. PROCEDIMENTO ... 3 5. CONSIDERAÇÕES RELEVANTES ... 5 6. INFORMAÇÕES ADICIONAIS ... 6 7. ANEXOS ... 6 8. VIGÊNCIA ... 6

(3)

1. OBJETIVO

Estabelecer procedimento para realização de contratações de todos os funcionários e estagiários na OAB/PE, com a devida avaliação imparcial e de acordo com as competências necessárias para ocupação do respectivo cargo.

2. APLICAÇÃO

Este procedimento se aplica à Seccional de Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil, incluídas suas subseções, bem como à Caixa de Assistência aos Advogados (CAAPE) e à Escola Superior de Advocacia.

Aplicável para contratações em Regime CLT e estagiários.

3. RESPONSABILIDADES

O departamento de Recursos Humanos é responsável por conduzir o processo de contratação, através da empresa contratada para a seleção dedicada, sob supervisão da Gerência Administrativa.

4. PROCEDIMENTO

4.1 REQUISIÇÃO DE PESSOAL

O processo de contratação inicia-se quando o Gerente da área encaminha a Solicitação de contratação de pessoal (anexo 1), devidamente aprovada, ao departamento de Recursos Humanos.

Em caso de aumento de quadro (aspecto quantitativo), as solicitações de contratação de pessoal devem ser aprovadas pelo Secretário Geral em conjunto com o Diretor Tesoureiro. É necessário o envolvimento do Controller para cálculo do impacto financeiro do aumento de quadro antes da aprovação da Diretoria.

4.2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Como forma de desenvolvimento dos seus profissionais e estratégia de maximização do valor pessoal, a OAB/PE prioriza o recrutamento interno através da empresa contratada para a seleção dedicada para preenchimento das vagas em aberto.

São elegíveis ao recrutamento interno os profissionais que possuem no mínimo 3 (três) meses de admissão e que possuam o conjunto mínimo de pré-requisitos para a posição em aberto.

A movimentação do profissional entre unidades e cargos da OAB/PE deve ser antecedida da aprovação do gestor imediato.

Caso não sejam identificados profissionais elegíveis à Seleção interna, a empresa contratada para a seleção dedicada consultará o banco de dados de currículos, se houver.

(4)

Poderá, ainda, solicitar suporte externo por meio de divulgação de vagas nos portais da OAB/PE.

A empresa de seleção dedicada deverá selecionar no mínimo 3 (três) candidatos para conduzir para a entrevista com o gestor da área. Caso não tenha candidatos suficientes, o devido registro deverá ser realizado.

A empresa contratada para a seleção dedicada, deverá proceder com as entrevistas preliminares, aplicar a prova, quando necessária.

A prova, caso seja aplicada, será elaborada pelo setor solicitante, com base nas competências da função. Poderá conter redação, questões objetivas e subjetivas (com espelho e pontuação de cada questão). A prova deverá ser encaminhada para a empresa de seleção dedicada para aprovação. Aprovada, será aplicada aos candidatos e a correção será realizada pelo setor solicitante e devolvida à empresa de seleção dedicada validação. Selecionados os candidatos classificados, a empresa de seleção dedicada encaminhá-los-á para a 2ª etapa da entrevista com o responsável pela área requerente, que escolherá o candidato para preencher a vaga.

Após a escolha pela área solicitante, o candidato seguirá para o departamento de Recursos Humanos para formalização da contratação.

Para o candidato aprovado e contratado, o departamento de Recursos Humanos deverá apresentar formalmente a proposta de trabalho (anexo 2).

. Posição / vaga a ser ocupada (Cargo e Unidade/Área) . Salário

. Benefícios

. Horário de Trabalho

. Outras informações relevantes

Havendo o aceite do candidato, o departamento de Recursos Humanos acompanhará a entrega dos documentos a seguir:

. Atestado de saúde – ASO

. Original e cópia do Documento de Identidade . Original e cópia do CPF

. Original e cópia do Título de Eleitor com último comprovante de votação . Original e cópia do Comprovante de Residência

. Original e cópia do RG e do CPF e, no caso de motorista, da CNH . 2 Fotos 3x4

. Cópia de Carteira de Reservista (homens com mais de 18 anos)

. Cópia de Carteira de Identidade Profissional para colaboradores com nível superior . Original Carteira de trabalho com PIS

. Original e Cópia da Certidão de Nascimento (se for solteiro) . Original e cópia da Certidão de casamento (se for casado) . Original e cópia da Certidão de Divórcio (se for divorciado)

. Original e cópia de Certidão de nascimento dos filhos (dependentes) . Original e cópia de certificados e diplomas. Currículo atualizado . Cópia do cartão VEM

(5)

. Para fins de Salário Família

. Filhos Menores de 7 Anos:

Cópia da Certidão de Nascimento; e Cópia da Caderneta de Vacinação.

. Filhos Maiores de 7 e Menores de 14 anos: Cópia da Certidão de Nascimento;

Cópia da Caderneta de Vacinação; e Comprovante de Frequência Escolar. . Filhos Maiores de 14 anos:

Cópia da Certidão de Nascimento ou RG.

. Preencher a declaração para fins de Imposto de Renda . Preencher a declaração de Opção ou Não do Vale Transporte

. Preencher a FICHA PARA ADMISSÃO, contemplando contato de terceiros e familiares

(anexo 3)

. Ficha de antecedentes criminais (site da Policia Federal)

5. CONSIDERAÇÕES RELEVANTES

5.1 Segregação de funções

O funcionário competente por conduzir o processo de contratação não poderá desempenhar as funções destacadas abaixo:

 registrar ou transcrever recebimentos de numerários ou cheques, ou realizar

pagamentos;

 registrar contas a receber e contas a pagar;

 autorizar contratação de pessoal, incrementos salariais, e horas extras.

5.2 Limite de alçada e salários

A área requerente solicitará a contratação com base na posição em aberto. O departamento de Recursos Humanos avaliará o Manual de Planos e Cargos e Salários em vigor e apresentará a faixa salarial aplicável para determinada posição.

Em caso de novas posições, ou seja, de cargos que ainda não existem (aspecto qualitativo), o processo deverá seguir para aprovação do Conselho Pleno, por meio de um formulário próprio, prevendo justificativa, necessidade e validação prévia do jurídico, Tesouraria e Recursos Humanos, inclusive prevendo a análise financeira e impacto no orçamento previamente aprovado.

5.3 Restrição de acessos

No tocante ao sistema de gestão de pessoas e às contas bancárias, o departamento de Recursos Humanos não terá acesso aos módulos de contas a pagar e receber.

O departamento financeiro é o setor responsável pelo o envio para o banco das informações financeiras relativas à folha de pagamentos.

(6)

6. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Para os estagiários, será firmado Termo de Compromisso de Estágio, na forma da lei em vigor (anexo 4).

7. ANEXOS

7.1 Solicitação de Contratação de Pessoal 7.2 Proposta de Contratação

7.3 Ficha de Admissão 7.4 Formulário de Estágio

8. VIGÊNCIA

Este manual entra em vigor na data de sua assinatura e divulgação, revogando-se disposições em contrário.

9. ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DE PROCESSO

A tabela abaixo relaciona os campos necessários para o controle das atualizações, revisões e aprovações do manual de processo, a serem preenchidos sempre que julgado necessário.

CONTROLE DE VERSÕES E ALTERAÇÕES

Versão Data Responsável Tipo de Alteração Revisor/Aprovador

Referências

Documentos relacionados

Diferentemente, no coletor de pó Dynamic Air Downdraft, o ar entra pela parte superior do compartimento coletor de pó e é impulsionado para baixo em direção aos cartuchos

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Outro desafio se dá pela forma como os algoritmos direcionam as postagens, dando mais visibilidade a alguns temas do que outros e impedindo que determinados conteúdos “furem

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam