• Nenhum resultado encontrado

PPP HABITACIONAL DO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PPP HABITACIONAL DO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

PPP HABITACIONAL DO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO

(2)

ANTECEDENTES DO PROJETO

 A CASA PAULISTA, deu início ao projeto de PPP Habitacional por meio de Chamamento Público 004/2012, de 05/05/1012 , para modelagem de propostas de intervenção no centro expandido da cidade de São Paulo.

 Para o chamamento público a CASA PAULISTA realizou estudos preliminares que definiram Setores de Intervenção nos quais a oferta de moradia de interesse social, além de responder demandas expressas dessa região, articula-se com os objetivos de renovação / requalificação urbana definidos pelos planos locais de desenvolvimento urbano

 De 27/02/2013 (homologação do resultado do Chamamento) até 25/09/2014 o projeto passou por aprimoramentos técnicos e cumpriu as formalidades para lançamento do Edital de Concorrência Internacional 001/2014, para contratação da PPP

 Em 23/03/2015 foi firmado o contrato com a Empresa Canopus Holdin S.A., desde então Sociedade de Propósito Específico (SPE), PPP Habitacional SP Lote 1 S/A, para a implantação do projeto referente ao Lote 1

 Em 2011 foi instituída na Secretaria da Habitação e diretamente subordinada ao Titular da Pasta, a Agência Paulista de Habitação Social – AGÊNCIA (Decreto 57.370, de 27/09/11 ), posteriormente denominada CASA PAULISTA (Decreto 60.257, de 19/03/14) com a finalidade de fomentar e executar programas e ações na área de habitação de interesse social do Estado

(3)

OBJETIVOS DO PROJETO PPP HABITACIONAL CENTRO DE SÃO PAULO

 Ofertar moradia subsidiada para população de baixa renda no centro da cidade de São

Paulo, com dotação de infraestrutura, equipamentos públicos, serviços e apoio à gestão dos condomínios apoio à manutenção predial, para a completa adaptação das famílias à centralidade urbana, considerando especialmente:

 A demanda por Habitação de interesse Social (HIS) da região;  A farta infraestrutura urbana existente nessa região;

 A disponibilidade de imóveis subutilizados;

 As diretrizes de desenvolvimento urbano para o centro da cidade, que reforçam o desejável incentivo ao uso habitacional para esta região, inclusive como fator de indução à renovação/recuperação urbana.

 Expectativa de aportar benefícios ampliados: contribuir ao aumento da eficiência

econômica da cidade e em prol ao direito à cidade à medida que amplia o acesso da população aos benefícios sociais e reduz os custos operacionais de infraestrutura, em particular as vinculadas ao sistema de mobilidade.

 A oferta de moradia próxima à oferta de empregos da região central potencia as políticas públicas de melhoria das condições de vida da população alvo e de renovação urbana. O processo integra ações de parceria das esferas estadual, municipal e federal, com a participação estratégica da iniciativa privada.

(4)

OBJETIVOS DO PROJETO PPP HABITACIONAL CENTRO DE SÃO PAULO

 Contribuir a reversão de tendências de degradação urbana: o projeto da PPP Habitacional, ao promover a ocupação de setores da região central com uso habitacional (habitação de interesse social e de mercado popular), acompanhado de equipamentos sociais, usos comerciais, entre outros:

 contribui ao aumento da eficiência econômica da cidade e em prol ao direito à cidade à medida que amplia o acesso da população aos benefícios urbanos ofertados, reduz os custos operacionais de infraestrutura, em particular as vinculadas ao sistema de mobilidade;

 aporta para a criação e reforço de novas dinâmicas e valores sociais para um território que se caracterizava por passivos urbanos e sociais decorrentes de processos de esvaziamento populacional, fuga de atividades econômicas e de deterioração de varias ordens.

(5)

SETORES DE INTERVENÇÃO / LOTES DO CHAMAMENTO PÚBLICO 004/2012, DE 05/05/1012 (6 lotes)

(6)

SETORES DE INTERVENÇÃO / LOTES DA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL 001/2014, a partir do resultado obtido no chamamento (4 lotes)

(7)

PRIORIDADES DE ATENDIMENTO: IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO ALVO

População alvo do projeto: famílias de trabalhadores da área central do Munícipio de São Paulo que necessitam de moradia, mas não têm poder de compra para pagar o seu preço de mercado, mesmo com financiamento subsidiado do Governo Federal.

No âmbito da PPP Habitacional considera-se integrando a área central 13 distritos:

A PPP Habitacional visa atender famílias de pessoas que trabalham no centro da cidade de São Paulo e moram na periferia com isso, consomem parte significativa de seu dia com deslocamento urbano (80% do total dos

beneficiários diretos), ou que já moram no centro (20% do total dos beneficiários diretos)

Sé Republica Santa Cecília Barra Funda Bom Retiro Pari Brás Mooca Belém Cambuci Liberdade Bela Vista Consolação

(8)

PRIORIDADES DE ATENDIMENTO: IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO ALVO

Faixas de renda Bruta Familiar Mensal Qt Uhs RF1 - de 1 a 2 pisos salariais 559 RF2 -de mais de 2 a 3 pisos salariais 547 RF3 - de mais de 3 a 4 pisos salariais 576 RF4 - de mais de 4 a 5 pisoa salariais 578

Total HIS 2260

HMP - de mais de 5 a 10 pisos salariais 1423

Total 3683

PPP HABITACIONAL DO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO – LOTE 1

100% 39% 100% 25% 24% 26% 25% 61%

(9)

PRAZOS - PPP HABITACIONAL CENTRO LOTE 1

 Prazos do contrato de concessão – 20 anos: de 2015 (Contrato nº 001/2015, de 23/03/15) a 2035  Prazos de entrega das obras de HIS : de 2016 (realizado) a 2019 (previsão)

(10)

Alameda Glete 91 HIS EM OBRAS

Localização de empreendimentos da PPP Habitacional - Lote 1 nas imediações do Complexo Júlio Prestes (+ Al. Glete e São Caetano)

1.005 HIS 288 UH 440 HIS 126 HIS

1.859 UH (1.787 HIS + 72 HMP)

Complexo Júlio Prestes__________________________ 1.202 UH (1.130 HIS + 72 HMP) Complexo Júlio Prestes (Empreendimentos no entorno) 440 UH

Alameda Glete_________________________________ 91 UH Rua São Caetano________________________________ 126 UH

(11)

I. A PPP Habitacional da cidade de São Paulo é o primeiro projeto de PPP Habitacional de interesse social do Brasil, abrindo novas perspectivas para a politica habitacional.

É uma alternativa ao modelo no qual a totalidade do processo de produção de HIS, da aquisição do

terreno á sua comercialização, é feita sob responsabilidade direta de órgãos públicos, o que acarreta restrições orçamentárias e mesmo gerenciais, limitando a oferta de HIS.

II. Fomenta a participação da iniciativa privada na concretização dos objetivos da politica

pública, atraindo a capacidade empreendedora e os capitais privados para consecução da oferta de HIS.

Maximiza possibilidades para as ações de interesse público/social e ao mesmo tempo viabiliza

oportunidades para o empreendedor privado.

III. Articula os objetivos da política habitacional aos da política de desenvolvimento urbano, atuando, assim, em prol ao direito à cidade e à função social definida pelo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo para a sua região central.

Promove o acesso à moradia adequada à população de mais baixa renda em região, o que a produção

de mercado, por si só, não possibilitaria;

Garante o usufruto das infraestruturas instaladas nessa região pela população alvo da PPP

Habitacional

 Promove usos complementares à moradia, evita a reprodução de espaços monofuncionais e de

exclusão socioterritorial, sem, no entanto, descaracterizar as funções de centralidade da região

SELO DE MÉRITO 2017 / IDENTIFICAÇÃO COM A CATEGORIA 4.4: “Planos e Ações que envolvam aperfeiçoamento do arcabouço técnico-legal com objetivo de ampliar o atendimento à habitação de interesse social

(12)

ESTRATÉGIA ADOTADA

1. População alvo: famílias de trabalhadores que necessitam de moradia, mas não têm poder de compra para pagar o seu preço de mercado, mesmo com financiamento subsidiado do Governo Federal.

2. Concessionário (Sociedade de Propósito Específico (SPE): Por meio da PPP, o

Concessionário oferece à população alvo a moradia pelo valor do financiamento que são capazes de alavancar, em empreendimentos providos de espaços e equipamentos

condominiais (a exemplo de áreas livres/verdes, playground, salão de festas/jogos). Ao Concessionário também cabe ofertar serviços que contribuem para a sustentabilidade dos empreendimentos de HIS e qualidade de vida da população alvo, quais sejam:

a) gestão de carteira de beneficiários (habilitação e apoio à s famílias à obtenção de financiamento) - até à data da entrega das unidades aos beneficiários

b) trabalho social de pré ocupação - pelo período de 9 (nove) meses que antecede a entrega das unidades habitacionais

c) trabalho social de pós ocupação e apoio à gestão condominial – pelo período de 3 anos a partir da entrega das HIS

d) manutenção dos condomínios de HIS: da emissão do Habite-se até o término da concessão (até 2035)

3. Poder Concedente (Poder Público): O Estado remunerara o concessionário, ao longo do contrato de concessão, pelo subsídio concedido ao financiamento das HIS e pelos serviços prestados à população alvo e aos condomínios, por meio da contraprestação

(13)

ESTRATÉGIA ADOTADA

4. Outros Usos que contribuem para a dinamização / recuperação urbana: Além da oferta de HIS a PPP Habitacional promove a oferta de Habitação de Mercado Popular (HMP) e o uso misto das edificações com oferta de áreas para comércio e serviços.

Na PPP Habitacional Centro/ Lote 1 prevê-se : • 1.423 HMP e 2.260 HIS

• Creche para 200 crianças

• Nova sede da Escola de Música Tom Jobim • Espaços para uso comercial

• Praça multiuso

5. Parceiro financiador: Ao viabilizar oportunidades de negócios para o parceiro privado decorrentes da revitalização das áreas centrais, viabiliza o seu envolvimento como parceiro financiador da política pública.

(14)

QUADRO RESUMO DOS INVESTIMENTOS APORTADOS

A Empresa vencedora da Licitação propôs:

(15)

Casa Paulista

Andra Robert de Carvalho

Secretaria Executiva do Grupo de PPP

Inês Maria Santos Coimbra de almeida Prado Consultoria Jurídica da Secretaria da Habitação : Ademir Marim

Assessoria Jurídica

Antônio Márcio Fernandes Costa e Gabriel Galípolo Consultoria FIPE

EQUIPE TÉCNICA ENVOLVIDA DIRETAMENTE

PPP HABITACIONAL DO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO

ENTIDADE/INSTITUIÇÃO PROPONENTE DO PROJETO

Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo (SH) Rodrigo Garcia

Secretário da Habitação Nelson Baeta

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

The aim of this study was to determine the association between polymorphisms in the TNFA, IFNGR1, IL8, IL1B, MIF and IL1RN genes and risk of development of CD in a

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the