• Nenhum resultado encontrado

Manual do Trojitá. Randall Wood Tradução: André Marcelo Alvarenga

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Trojitá. Randall Wood Tradução: André Marcelo Alvarenga"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Manual do Trojitá

Randall Wood

(2)

Manual do Trojitá

(3)

Conteúdo

1 Introdução 5

2 Usando o Trojitá 6

2.1 Configurando a sua conta IMAP . . . 6

2.2 Lendo e-mails com o Trojitá . . . 8

2.3 Escrevendo/Compondo e-mails . . . 8

2.4 Livro de endereços . . . 9

3 Referência de comandos 10 3.1 Janela principal do Trojitá . . . 10

3.1.1 Menu IMAP . . . 10

3.1.2 Menu Exibir . . . 10

3.1.3 Menu Ajuda . . . 11

4 Créditos e licença 12 A Instalação 13 A.1 Como obter o Trojitá . . . 13

(4)

Resumo

Trojitá é um programa (´´cliente´´) de e-mail para contas IMAP. É um programa indepen-dente que não está associado a nenhum pacote de informações ou algo equivalente. Tem como prioridade a transferência de dados de forma rápida e eficiente, sem baixar novamente qual-quer informação já transferida e sendo conservador no uso da rede quando estiver pagando por minuto. Por estar em intensivo desenvolvimento ainda faltam-lhe algumas funcionalida-des, mas está evoluindo rapidamente.

(5)

Manual do Trojitá

Capítulo 1

Introdução

Trojitá é um programa (´´cliente´´) de e-mail com foco em contas IMAP, onde as mensagens per-manecem no servidor, mas são manipuladas pelo aplicativo que você executa no seu computador. Foi desenvolvido para ser simples (sua compilação depende de uma única biblioteca), rápido e eficiente pela rede, economizando recursos e limitando a transferência de dados. A sua interface pretende ser limpa e eficiente, fornecendo uma transferência de dados num ´´modo dispendi-oso´´, que reduz ao mínimo possível a duração da comunicação com o servidor. É um programa independente, não fazendo parte de um pacote maior ou mais complexo. Como está em desen-volvimento, ainda faltam-lhe algumas funcionalidades.

(6)

Manual do Trojitá

Capítulo 2

Usando o Trojitá

O Trojitá permite-lhe ler, gravar, organizar, pesquisar e enviar e-mails. Se tiver uma conta de e-mail IMAP, o seu acesso e uso pode ser feito pelo Trojitá. IMAP é um protocolo que permite manter os seus e-mails no servidor, em vez de baixá-los para a sua máquina local. Contudo, o Trojitá transfere de fato apenas parte das suas mensagens – mesmo todas as suas mensagens – por conveniência. Nos anos 90, a maioria das pessoas usavam caixas de e-mail POP3 e o seu programa de e-mail baixava todas as suas mensagens e as removia do servidor. A desvantagem era que, se você usasse outro computador, as suas mensagens não ficariam disponíveis. O IMAP resolve esse problema mantendo os e-mails no servidor. O programa usado no seu computa-dor local/celular simplesmente emite instruções (´´responder para este e-mail´´, ´´mostrar este e-mail´´, etc.) para o servidor executar.

Primeiro você precisa de uma conta IMAP. Existem vários provedores: oFastMailé um; o Tuff-maile o Poboxsão outros exemplos. O Gmail da Google oferece acesso IMAP à sua conta do Gmail (o Outlook e os outros não). Se o gerenciador do seu servidor Microsoft®Exchange a con-figurou, você poderá acessar também o Exchange via IMAP. Se você obteve uma conta IMAP, será necessário apenas um nome de usuário e senha para acessá-la com o Trojitá.

Lembre-se de que nem todos os provedores IMAP são iguais e alguns oferecem um serviço extre-mamente lento. O servidor do Microsoft®Exchange também é conhecido por ser relativamente lento. Se escolher um bom provedor e usar um programa rápido, você ficará surpreso com esse tipo de experiência.

2.1

Configurando a sua conta IMAP

Primeiro, clique na aba Geral da janela Configurações. Adicione a sua conta IMAP como uma nova conta, usando estes parâmetros:

• Nome verdadeiro: O nome que você deseja apresentar nos seus e-mails (o seu primeiro e último nome)

• E-mail: O seu endereço de e-mail

• Organização: O nome da sua empresa (opcional)

• Assinatura: Qualquer texto que deseje apresentar ao final dos seus e-mails, como o nome da sua página Web ou uma propaganda

Estas configurações tornam-se uma identidade e, se usuário quiser, pode ter várias. Isto é útil se, por exemplo, algum dos seus e-mails fizer parte de uma lista de discussão, onde as suas men-sagens deverão ter uma aparência diferente (por exemplo, outra assinatura). Lembre-se de que, por enquanto, o Trojitá não permite várias contas de IMAP (isto é, usar com vários servidores).

(7)

Manual do Trojitá

Depois, adicione os parâmetros da conexão necessários para acessar a sua conta.

• Método: Escolha SSL se o seu provedor exigir. Caso contrário, escolha o ´´TCP´´ para uma conexão que começa sem criptografia e que poderá ser atualizada para criptografada. Se o seu provedor exigir que você execute esta atualização, assinale a opção ´´Efetuar STARTTLS´´ para garantir que ele faz isso. O ´´Processo local´´ é para usuários avançados que, por exemplo, estão conectando-se ao seu provedor através de outro agente SSH (nesse caso, deve-se colocar algo do tipo ssh imap.provedor.org dovecot --exec-mail imap). De um modo geral, o TCP ou o SSL são as suas escolhas mais prováveis.

• Servidor IMAP: É o nome do seu provedor (por exemplo, mail.servidor.com)

• Porta: Este parâmetro deverá mudar automaticamente, dependendo do que você digitar como ´´Servidor IMAP´´. Normalmente é 143 para as conexões sem criptografia e 993 para conexões por SSL.

• Usuário: Seu nome de usuário

• Senha: Sua senha. Por enquanto o Trojitá armazena o seu nome de usuário e senha num arquivo de texto simples no seu computador. Isto não é seguro! Se isso preocupá-lo, deixe o campo da senha em branco, para que o Trojitá lhe pergunte uma vez a sua senha, mantendo-a na memória até fechar o aplicativo.

• Iniciar no modo desconectado:

• Capacidades proibidas: O Trojitá tenta ser o mais compatível possível com os padrões. Con-tudo, alguns servidores que se dizem compatíveis com os padrões, de fato não estão. Se tiver conhecimento de algumas funcionalidades que o seu provedor anuncia, mas que atualmente não fornece, a apresentação das mesmas aqui permite ao Trojitá ignorá-las de forma educada. A aba do modo Desconectado é onde você configura a capacidade do Trojitá para armazenar cópias locais das mensagens existentes no seu servidor. A vantagem salvar uma cópia local é óbvia: você poderá acessá-la sem precisar conectar novamente. As desvantagens, inclui-se o preenchimento do espaço no disco rígido local e, obviamente, o risco de segurança se alguém, de alguma forma, explorar o seu computador. A configuração padrão do Trojitá armazena as cópias locais sem limite de tempo, mas aqui você poderá escolher se prefere armazenar durante um determinado número de dias ou não armazenar nada. Lembre-se de que o código para apagar as mensagens armazenadas localmente ainda não foi implementado e, sendo assim, você deve assumir que as mensagens não serão eliminadas.

A aba SMTP é onde você configura o envio de e-mails.

• Método: Escolha o SMTP para as conexões sem criptografia ou ´´SMTP seguro´´ se preferir (e o seu provedor aceitar) o envio de e-mails por SSL. Se escolher ´´compatível com sendmail local´´, o Trojitá irá simplesmente passar o seu e-mail para o aplicativo sendmail que estiver em execução no seu computador local (e, caso não tenha um, um erro será apresentado). Se escolher esta opção, será necessário indicar os parâmetros de uso do seu sendmail local. • Servidor SMTP: O nome do servidor para onde os seus e-mails devem ser enviados.

• Porta: Este parâmetro deverá mudar automaticamente, dependendo do que você escolher como ´´Método´´. Normalmente é 587 para conexões sem criptografia e 465 para envio de e-mails por SSL.

• Executável do Sendmail: Só é necessário se tiver escolhido o método ´´compatível com send-mail local´´. Se for o caso, você deverá indicar aqui o comando necessário para enviar a men-sagem para o seu aplicativo local. O padrão é ´´sendmail -bm -oi´´, mas se a sua configuração local não for a configuração-padrão, você precisará ajustar este parâmetro da forma adequada. • StartTLS: Assinale esta opção se o seu provedor exigir uma conexão TLS para enviar e-mails criptografados (isto não é o mesmo que usar SSL, selecionando o ´´SMTP seguro´´ como método acima).

(8)

Manual do Trojitá

• Autenticação SMTP: Se precisar inserir o nome e a senha de usuário para enviar e-mails, assi-nale esta opção. Nos tempos modernos, isto quase sempre será necessário, para que os spam-mers não possam enviar mensagens indesejadas através do seu servidor.

• Usuário: O seu nome de usuário. • Sua senha.

• Salvar e-mails enviados: Se assinalar esta opção, o Trojitá irá salvar uma cópia de cada men-sagem que você enviar. Esta tem sido a opção padrão para todos os programas de e-mail, por isso poucas pessoas sabem que é possível não fazer isso.

• Nome da pasta para ’Enviados’: Se optar por manter uma cópia local dos seus e-mails envia-dos, escolha a pasta onde eles serão mantidos.

• Enviar com BURL: BURL é uma extensão à norma IMAP implementada em 2006. Por este motivo, nem todos os servidores disponibilizam o serviço. Imagine que você tem um e-mail enorme na sua caixa de entrada com um anexo e que gostaria de encaminhar essa mensagem. A forma normal obriga o seu cliente de IMAP a baixar essa enorme mensagem e depois enviá-la novamente (provocando duas enormes transferências peenviá-la rede). A extensão BURL permite-lhe enviar essa mensagem sem precisar baixá-la primeiro. Se o seu provedor permitir o BURL, será interessante selecionar esta opção.

2.2

Lendo e-mails com o Trojitá

O Trojitá apresenta uma interface em três painéis que deve ser familiar a todas as pessoas que já usaram e-mail. Do lado esquerdo aparece uma lista com todas as suas pastas de e-mail, provavel-mente a INBOX e algumas outras. Do lado direito existem dois painéis: o superior, que mostra a lista com todas as mensagens na pasta atual e o inferior, que exibe a mensagem selecionada no painel superior. O Microsoft®Outlook, o KMail e muitos outros clientes de e-mail usam este mesmo leiaute.

Entretanto, estão disponíveis outros leiautes. No menu Exibir, basta selecionar Leiaute → Panorâmicopara escolher um leiaute com três áreas, adequada para telas maiores, onde as suas pastas aparecem na coluna da esquerda, as mensagens da pasta selecionada na coluna central e o conteúdo da mensagem selecionada na coluna da direita.

Quando selecionar uma mensagem, ela será apresentada abaixo. Clique com o botão direito do mouse sobre na mensagem selecionada no painel superior, caso deseje excluir a mensagem, salvá-la no disco como um arquivo de texto ou ver todos os cabeçalhos.

Para responder ou encaminhar uma mensagem, use os botões da barra de ferramentas, porque ainda não existirem atalhos de teclado definidos. Escolha a Responder de forma privada para responder apenas ao remetente. Escolha Responder a todos se desejar enviar uma resposta ao remetente e a todas as pessoas das linhas Para: ou CC:. Se a mensagem chegou através de uma lista de discussão devidamente configurada, a opção Responder à lista de discussão também estará disponível.

NOTA

No momento, a função´´Encaminhar mensagem´´ainda não foi incluída.

2.3

Escrevendo/Compondo e-mails

Para compor uma nova mensagem, clique no ícone no canto esquerdo da barra de ferramentas. Irá aparecer uma nova janela de mensagem, onde você poderá escolher os seus destinatários, compor o seu texto e enviá-lo. Se for interrompido e precisar salvar um rascunho, você pode fazer isso clicando no pequeno menu de expansão ao lado do botão de envio. Será então gravado um rascunho na pasta respectiva.

(9)

Manual do Trojitá

2.4

Livro de endereços

No momento, o Trojitá não tem um livro de endereços gráfico, ainda que esteja em desenvolvi-mento. Entretanto, existe uma alternativa bastante prática. Na inicialização, o Trojitá lê o livro de endereços em ~/.abook/ , que pode ser criado com o programa em linha de comando abook. Se executar o abook em uma janela de terminal, como o Konsole, você pode poderá adicionar, ex-cluir e editar itens do livro de endereços. O Trojitá não manipula esse livro de endereços de forma alguma, então, por exemplo, não irá adicionar novos elementos à medida que grava as mensa-gens. Mas se você tiver um livro de endereços em .abook, o Trojitá fará a sugestão automática de itens desse livro.

(10)

Manual do Trojitá

Capítulo 3

Referência de comandos

3.1

Janela principal do Trojitá

3.1.1

Menu IMAP

IMAP → Compor e-mail...

Abre uma nova mensagem para edição IMAP → Eliminar a caixa de e-mails (Ctrl+E)

Remove do servidor todas as mensagens já marcadas para exclusão na pasta de e-mails selecionada.

Acesso à rede → Desconectado

Se estiver selecionado, o Trojitá não irá buscar dados (mensagens) novos do seu servidor e tentará limitar-se às mensagens que transferidas anteriormente. (Ele ainda permitirá que você escreva novas mensagens, mesmo que não consiga enviá-las).

Acesso à rede → Conexão dispendiosa

Use isto se estiver usando o Trojitá em um celular ou outro dispositivo, onde o importante é reduzir o tráfego de rede e ser eficiente.

Acesso à rede → Acesso livre

Use isto se estiver usando um computador pessoal com acesso ilimitado à Internet com banda larga. Isto permite ao Trojitá pré-carregar os dados de forma mais agressiva. Isto é, em vez de baixar apenas os cabeçalhos, por exemplo, também irá baixar uma cópia local das mensagens.

3.1.2

Menu Exibir

Exibir → Leiaute

Escolha Panorâmico para um visual moderno em três painéis, com a lista de mensagens ao centro e o conteúdo da mensagem à direita. Escolha Compacto para um visual tradicional em três painéis, com a lista de mensagens no topo e o conteúdo da mensagem na parte inferior.

(11)

Manual do Trojitá

Exibir → Mostrar as mensagens por tópicos

Selecione esta opção para mostrar as mensagens agrupadas por tópicos (conversas). Isto é útil para as listas de discussão, por exemplo. Isto depende da existência de suporte de uma ou mais extensões voluntárias pelo seu servidor IMAP, uma vez que o Trojitá precisaria efetuar mais trabalho para classificar devidamente as mensagens por tópicos.

Exibir → Ocultar as mensagens lidas

Escolha esta opção se quiser que apenas as novas mensagens apareçam na lista de mensa-gens.

Exibir → Mostrar somente as pastas inscritas

Sua caixa de e-mails poderá ter mais pastas do que você precisa monitorar. Selecione esta opção para limitar as pastas apresentadas para apenas mostrar aquelas que você se inscre-veu. (Isto não exclui as outras pastas, apenas evita que elas sejam mostradas na lista de pastas).

3.1.3

Menu Ajuda

Ajuda → Manual do Trojitá (F1)

Invoca o sistema de ajuda do KDE, iniciando nas páginas de ajuda do Trojitá. (este docu-mento)

Ajuda → O que é isto? (Shift+F1)

Muda o cursor do mouse para uma combinação de seta com um ponto de interrogação. Ao clicar nos itens do Trojitá uma janela de ajuda será aberta (se existir alguma para o item) explicando a função do item.

Ajuda → Relatar erro...

Abre o diálogo para relatar erros onde você pode comunicar um erro ou ‘sugerir’ uma funcionalidade.

Ajuda → Mudar o idioma do aplicativo...

Abre uma caixa de diálogo onde você pode escolher o Idioma primário e o Idioma secun-dáriopara este aplicativo.

Ajuda → Sobre o Trojitá

Mostra a versão e as informações do autor. Ajuda → Sobre o KDE

Mostra a versão do KDE e outras informações básicas.

(12)

Manual do Trojitá

Capítulo 4

Créditos e licença

Trojitá

Direitos autorais do programa 2006-2013 Jan Kundrátjkt@flaska.net

Contribuições:

• Thomas Lübkingthomas.luebking@gmail.com

Direitos autorais da documentação (c) 2013 Randall Woodrandall+kde@woodbriceno.net

Tradução de André Marcelo Alvarengaalvarenga@kde.org

Esta documentação é licenciada sob os termos daLicença de Documentação Livre GNU. Este programa é licenciado sob os termos daLicença Pública Geral GNU.

De acordo com a licença GPLv2/GPLv3 e CC-BY-SA

(13)

Manual do Trojitá

Apêndice A

Instalação

A.1

Como obter o Trojitá

O Trojitá é integrante do projeto KDEhttp://www.kde.org/.

Esse aplicativo pode ser encontrado no pacote extragera-pim, disponível no FTP principal do projeto KDEftp://ftp.kde.org/pub/kde/.

A.2

Requisitos

O Trojitá foi projetado para ter o mínimo de dependências. No momento, tudo o que você precisa são as bibliotecas do Qt. Você pode encontrar o código-fonte e as instruções de compilação na

página Web do Trojitá.

Referências

Documentos relacionados

Você perde uma vida quando um fantasma o apanha, mas terá alguns segundos para comer os fantasmas se pegar um energizante.. Você ganha pontos quando come pílulas, energizantes e

Cozaar 12,5 mg õhukese polümeerikattega tablett sisaldab 12,5 mg losartaankaaliumi. Cozaar 50 mg õhukese polümeerikattega tablett sisaldab 50

Em ensaios clínicos realizados em várias indicações terapêuticas, incluindo rinite alérgica e urticária idiopática crónica, com a dose recomendada de 5 mg diários, foram

Para confirmar ou não se o crediamigo esta combatendo a pobreza entre seus participantes na cidade do Crato Ceará, serão avaliadas variáveis tais como: Elevação

O resultado líquido caiu 11% face ao trimestre homólogo para 189 milhões €, vindo 20% acima das nossas estimativas.. Abaixo da linha do EBITDA, os maiores desvios face às

Quanto à disposição das pessoas em pagar por estes serviços, 50% dos entrevistados afirmaram que não pagariam para ter seus esgotos ligados à rede.. Ao serem

A ocorrência de duas espécies contempladas em listas de plantas ameaçadas de extinção revela a importância da conservação da área, uma vez que o Parque Nacional do Iguaçu é um

Eles incluem os poderes legislativos do presidente e a forma centralizada de organiza- ção do Congresso Nacional (Figueiredo e Limongi, 1999); o uso estratégico da execução de