• Nenhum resultado encontrado

Curso de Formação Docência, Tutoria e Aprendizagem em EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso de Formação Docência, Tutoria e Aprendizagem em EAD"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Cruz das Almas-BA

2012

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO DE ENSINO E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

NÚCLEO DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso de Formação

Docência, Tutoria e Aprendizagem em EAD

A Educação a Distância (EaD), sobretudo nesta década, deixou de ser um fato novo e tem crescido sem precedentes a partir das incursões da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Sendo uma modalidade em franca expansão, na EAD já não existe mais espaço para preconceitos entre o ensino presencial e o ensino à distância em razão da experiência de várias universidades que fazem uso das tecnologias da informação e da comunicação aplicando-as aos processos educativos e da qualidade conferida a cursos ofertados pelo Brasil afora, equivalentes aos cursos de formação convencionais. A legislação passou por necessárias modificações, as ferramentas colocadas a serviço da construção e difusão do conhecimento foram aprimoradas (em virtude dos avanços tecnológicos forjados pela ciência e pelos sistemas de informação) e as possibilidades de interação e interatividade legadas ao processo ensino-aprendizagem é cada vez mais notável. Os ambientes virtuais de aprendizagem, com seus recursos funcionais e potenciais pedagógicos, passaram a ser cada vez mais utilizados como veículos de mediação da aprendizagem na Educação On-line. Pelo exposto, os espaços do saber constituído, a exemplo dos institutos e universidades, atentaram para essa tendência, com status de exigência/demanda social que não dá para ser negada e, ao que parece, sem volta. Contudo, percebe-se, que os avanços tecnológicos não se fizeram na mesma intensidade em que a formação de profissionais (docentes, tutores entre outros) aptos para atuar diante dessa nova realidade educacional, anunciada desde o século passado e ampliada na aurora do século vigente. É por esse contexto carregado de desafios e oportunidades para a Educação a Distância que esse curso se justifica.

(3)

Prof. Adilson Gomes dos Santos, CETEC/UFRB (Mestre em Educação e Contemporaneidade, UNEB).

Prof. Ariston Cardoso, CETEC/UFRB (Doutorando em Física, UFBA).

Prof. Claudio Manoel Duarte de Souza, CAHL/UFRB (Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, UFBA).

Prof. Danilo Silva Barata, CAHL/UFRB (Doutorando em Comunicação. e Semiótica, PUC/SP).

Prof. Neilton da Silva, CFP/UFRB (Mestre em Educação e Cultura Contemporânea, UNESA/RJ).

Prof. Renato Araújo, CFP/UFRB (Doutor em Biociências, FIOCRUZ/RJ). Profa. Rosineide Mubarack, CFP/UFRB (Doutora em Educação, UFBA).

Servidor técnico César Velame, ASCOM/UFRB (Analista de Sistemas, Mestrando em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social/UFRB).

Professores e pesquisadores de EAD externos convidados.

Docentes em geral da UFRB (efetivos, visitantes, substitutos e colaboradores), servidores técnicos com formação superior, interessados em aprender e atuar no processo de tutoria na Educação a Distância.

60 horas/aulas de atividades presenciais e a distância.

30 vagas

OBS: Após o preenchimento do número de vagas as candidaturas de participação no curso serão suspensas.

 As inscrições serão realizadas pela internet, através do preenchimento do formulário disponibilizado no seguinte endereço eletrônico: http://www.ufrb.edu.br/nufordes, através do link “FORMULÁRIOS”, no assunto “INSCRIÇÔES”, que deverá ser  Facilitador(es)

 Público-alvo

 Carga-horária total

 Número de vagas

(4)

selecionado. No corpo da mensagem o interessado em participar do curso deverá escrever o nome do curso desejado.

OBS: Não serão aceitas inscrições em formulário impresso e após o preenchimento do número de vagas.

 A entrega do certificado será procedida mediante a participação de 75%, considerando-se o total da carga-horária do curso.

Sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas-BA Encontros Presenciais: Auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP)

Datas: 02, 16, 23 e 30 de março de 2012.

Horários: 08:00h às 12:00h

Prática no AVA-Moodle: Laboratório de Informática do Pavilhão de Aulas I.

Data: 09 de março de 2012, nos turnos matutino e vespertino.

Horários: 08:00h às 12:00h

14:00h às 18:00h

Geral

Formar os participantes no tocante aos princípios políticos-filosóficos-epistemológicos e das diretrizes e bases que fundamentam a Educação a Distância no Brasil, de modo que possam refletir sobre o processo ensino-aprendizagem levado a efeito a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle), bem como reconhecerem os limites e possibilidades da atuação pedagógica e transposição didática desenvolvida pelos diferentes profissionais (docentes e tutores) interessados na modalidade em questão.

Específicos:

a) Situar o contexto das mudanças operadas na sociedade e os avanços científicos e tecnológicos que tem rebatimentos na Educação a Distância (EAD);

b) Fazer o levantamento da legislação (diretrizes e bases) que norteia e regula as ações de EAD no cenário brasileiro;

c) Identificar as diferentes concepções de EAD existentes no Brasil, que embasam as práticas dos profissionais que atuam na modalidade;

d) Reconhecer os fundamentos da prática pedagógica na EAD e os desafios colocados ao processo ensino-aprendizagem;

 Locais, datas e horários de realização do curso

(5)

e) Demarcar os limites e possibilidades da atuação do docente e do tutor na EAD, visando o reconhecimento dos perfis e papéis profissionais e o estabelecimento da relação de ambos com os discentes;

f) Reconhecer os tipos, recursos e potencial técnico-pedagógico do AVA-Moodle e a função de gestão do trabalho educativo da ferramenta;

g) Promover situações práticas no AVA-Moodle para que os participantes possam aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.

Eixos Conteúdos temáticos

Carga-horária

Modalidade Datas

CONTEXTO -CONCEITUAL

 Ciência, Sociedade e TICs na Educação

 Hipertexto, Mediação e Difusão do Conhecimento no século XXI

 Internet, Mídias e suas potencialidades educativas

 Histórico da EAD no Brasil

 Legislação da EAD

Noções conceituais em EAD

4h/a Presencial 02/03/2012

AVA-Moodle – tendência, limites e possibilidades de ensino e da aprendizagem humana

8h/a Presencial 09/03/2012

Aplicação on-line – AVA-Moodle: Ferramentas facilitadoras do Ensino e da Aprendizagem EAD – Nível I 8h/a Não-presencial CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO ON-LINE E INTERATIVIDADE  Concepções de EAD

 Educação on-line e Heutagogia

 Interatividade e Aprendizagem colaborativa

 Autoria na EAD: o individual, o coletivo e o compartilhamento de saberes construídos

 Análise do potencial pedagógico dos recursos tecnológicos

4h/a Presencial 16/03/2012

Aplicação on-line – AVA-Moodle: Ferramentas facilitadoras do Ensino e da Aprendizagem EAD – Nível II

12h/a Não-presencial

DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD

 Cotidiano na EAD: tempos, espaços, lugares e sentidos do ensinar e do aprender on-line

 Docência na EAD

 Tutoria na EAD

 Construção de material didático para EAD

4h/a Presencial 23/03/2012

Aplicação on-line – AVA-Moodle: Ferramentas facilitadoras do Ensino e da Aprendizagem EAD – Nível III 8h/a Não-presencial FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA EAD  Currículo na EAD

 Planejamento da ação pedagógica na EAD

 Didática e Transposição na EAD

 Avaliação da aprendizagem EAD

4h/a Presencial 30/03/2012

Aplicação on-line AVA-Moodle: Ferramentas facilitadoras do Ensino e da Aprendizagem EAD – Nível IV

8h/a Não-presencial

TOTAL 60

HORAS/AULAS  Programação e eixos formativos do curso

(6)

O curso de formação será ofertado no misto entre as modalidades, presencial e a distância, com maior ênfase para esta última. As estratégias didáticas (métodos e recursos) adotadas neste curso valorizam a dinâmica relacional, o debate, a troca de experiência entre os participantes e a capacidade no manuseio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle), visando a construção dos conhecimentos fins a esta proposta de formação. Admite-se ainda a simulação e exemplos práticos para aplicação dos conceitos aprendidos na teoria. Os recursos instrucionais utilizados para a abordagem dos temas são: projetor de slides (data show), televisão/DVD, som, quadro branco, pilot, mídias digitais entre outros.

A prática avaliativa adotada neste curso de formação é procedida através da assiduidade dos participantes, leituras e debates que propiciarão a assimilação de conceitos e o desenvolvimento das competências em foco. Além disso, os participantes realizarão uma atividade avaliativa relacionada a cada eixo formativo do curso (I, II, III e VI).

Pasta com bloco para anotações, caneta esferográfica azul. Os textos e projeções utilizadas pelo facilitador ficarão disponíveis para os participantes até 30 dias da vigência do curso, os quais poderão ser baixados mediante a utilização de login e senha pessoais diretamente do AVA-Moodle.

 Processos de mediação e recursos de ensino

 Prática avaliativa

(7)

Organização

 NUFORDES – Núcleo de Formação para Docência do Ensino Superior

 NUGEAD – Núcleo de Gestão da Educação a Distância Apoio  PROGRAD  PRPPG  CCAAB  CETEC  CAHL  CFP  CCS  Setores da PROGRAD NUFORDES

Responsável: Prof. Neilton Silva (e-mail: neilton@ufrb.edu.br) NUGEAG

Responsável: Prof. Ariston Cardoso (e-mail: ariston.cardoso@ufrb.edu.br)

Telefones (75) 3621-9109 (75) 3621-9214

Oportunize seu desenvolvimento profissional. Participe!  Sistemas de parcerias de formação

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

1º - O programa stricto sensu de Pós-Graduação em Mestrado Tecnologia Minimamente Invasiva na Área da Saúde (Mestrado Profissional), recomendado pela CAPES, foi

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação