• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO DE ARBITRAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO DE ARBITRAGEM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Setúbal, 3 de setembro de 2016 Árbitros – todas as categorias (exceto C3a)

TESTE ESCRITO

1 - De acordo com a Lei 1 ( O RECINTO DE JOGO ) qual das seguintes afirmações é a correta?

A

Somente um elemento oficial da equipa, de cada vez, estará autorizado a dar instruções técnicas e poderá permanecer de pé, devendo fazê-lo de forma responsável e sem dificultar a movimentação do árbitro.

B

Somente o treinador poderá dar instruções táticas aos jogadores durante a partida, devendofazê-lo de forma responsável e sem dificultar a movimentação do árbitro.

C

Só o treinador e o capitão poderão dar instruções táticas aos jogadores durante a partida.

D

Nenhuma das respostas anteriores está correta.

2 - Segundo a Lei 2 ( A BOLA ) e o Comunicado Oficial nº1 da AFS para a época 2016/17 qual das afirmações é a correta ?

A

A bola nº 3 tem uma circunferência de 55 cm no mínimo e de 57 cm no máximo e é

utilizada nos escalões de Juniores D, E, F e G.

B

A bola nº 3 tem uma circunferência de 55 cm no mínimo e de 57 cm no máximo e éutilizada nos escalões de Juniores E, F e G.

C

A bola nº 3 tem uma circunferência de 62 cm no mínimo e de 64 cm no máximo e éutilizada em todos os escalões.

D

Nenhuma das respostas anteriores está correta.

CONSELHO DE ARBITRAGEM

Avaliação

(2)

3 - De acordo com a Lei 3 ( NÚMERO DE JOGADORES ) em todos os jogos, os nomes dos jogadores e dos substitutos devem ser fornecidos aos árbitros antes do início do jogo, quer estejam presentes, quer não. Um substituto cujo nome não seja fornecido aos árbitros nesta altura não pode participar no jogo. Contudo encontra-se previsto no Livro de Normas e Instruções para Árbitros da AFS o procedimento a ter em conta quando um jogador não possui cartão/licença. Assim sendo, qual das afirmações é a correta ?

A

…os elementos que não possuam o cartão AFS, têm de apresentar um documento identificativo (B.I / CC, carta de condução ou passaporte) ... mas mesmo que apresentem comprovativo da sua identidade, devem os mesmos, na presença do árbitro e no local apropriado assinar o relatório do jogo.

B

Os elementos que não possuam o cartão AFS não poderão participar no jogo mesmo queapresentem um outro documento identificativo que comprove a sua identidade.

C

…os elementos que não possuam o cartão AFS, têm de apresentar um documento identificativo (B.I / CC, carta de condução ou passaporte) ... ao apresentarem tal documento identificativo já não se torna necessário assinarem o relatório do jogo.

D

Nenhuma das respostas anteriores está correta.

4 - Face à Lei 4 ( EQUIPAMENTO DOS JOGADORES ), se um jogador perder acidentalmente uma bota ou uma caneleira, deve substituí-la logo que possível e, o mais tardar, na paragem de jogo seguinte; se, antes de o fazer, jogar a bola e/ou marcar um golo:

A

o árbitro deve assinalar pontapé livre direto.

B

o árbitro não deve validar o golo.

C

o árbitro deve assinalar pontapé livre indireto.

D

o árbitro deve validar o golo.

5 - Tendo em conta o descrito na Lei 5 ( OS ÁRBITROS ) quanto às competências e obrigações do Árbitro escolhe a opção correta quanto à seguinte situação de jogo. Com o jogo a decorrer, um espetador dá uma apitadela e um defensor, no interior da sua área de grande penalidade, agarra a bola com as mãos, supondo tratar-se do apito do árbitro. Como deve proceder o árbitro ?

A

O árbitro deve assinalar grande penalidade contra a equipa do defensor.

B

O árbitro deve considerar o som do apito como uma interferência externa ao jogo, devendo interromper a partida e recomeçar com um lançamento de baliza.

C

O árbitro deve considerar o som do apito como uma interferência externa ao jogo,

devendo interromper a partida e recomeçar com um lançamento de bola ao solo.

(3)

6 - Face à Lei 6 ( ÁRBITROS ASSISTENTES ) identifica as situações em que os árbitros assistentes devem utilizar, obrigatoriamente o sinal acústico de forma a chamar a atenção do árbitro. Assinala a opção correta.

A

Fim dos períodos do jogo; aviso do pedido de pausa técnica; aviso do fim de pausa técnica; comunicação da quinta falta acumulada de uma equipa; aviso de comportamento incorreto de substitutos ou elementos oficiais das equipas; aviso de erro disciplinar cometido pelos árbitros.

B

Aviso de substituição mal efetuada; aviso de interferências externas.

C

As opções A e B são corretas .

D

Aviso de erro disciplinar cometido pelos árbitros; aviso de interferências externas; fim do 2º período do jogo; aviso do pedido de pausa técnica; inicio dos períodos de jogo; pontapés de grande penalidade e lançamentos de baliza.

7 - Atendendo ao previsto na Lei 7 ( DURAÇÃO DO JOGO ) qual das opções está totalmente correta ?

A

só podem ser efetuadas substituições após ter soado o sinal acústico ou o apito indicando o final de pausa técnica; durante a pausa técnica, os substitutos têm de permanecer fora da superfície de jogo; se não existir terceiro árbitro nem cronometrista, um elemento oficial pode solicitar a pausa técnica aos árbitros.

B

só podem ser efetuadas substituições após ter soado o sinal acústico ou o apito indicando o final de pausa técnica; durante a pausa técnica, os jogadores têm de permanecer fora da superfície de jogo; o cronometrista concede a pausa técnica quando a equipa que o solicitou estiver na posse da bola e a bola estiver fora de jogo, dando sinal por meio do seu apito ou um sinal acústico diferente dos utilizados pelos árbitros.

C

durante a pausa técnica, os jogadores podem permanecer dentro da superfície de jogo e ai

poderão ingerir líquidos.

D

Nenhuma das respostas anteriores está correta.

8 - Encontra a solução correta. A Lei 8 ( INÍCIO E REINÍCIO DO JOGO ) esclarece que :

A

qualquer jogador poderá disputar a bola (incluindo o guarda—redes) no procedimento de bola ao solo; não há requisito de distância que deva ser respeitado pelos jogadores, salvo se o adversário for bloqueado, e a execução for impedida...

B

os árbitros não podem decidir que jogadores poderão participar ou não no procedimento

de bola ao solo; não será necessário que uma equipa participe numa bola ao solo...

C

a totalidade da bola tem de transpor essas linhas completamente para a bola estar fora de

jogo...

(4)

9 - A Lei 9 ( BOLA EM JOGO E BOLA FORA ) define quando é que a bola está em jogo. Escolhe a opção correta entre as seguintes.

A

atravessar completamente a linha de baliza ou a linha lateral, quer junto ao solo quer pelo ar; o jogo seja interrompido pelos árbitros; toque no teto ou algum objeto suspenso no mesmo.

B

atravessar completamente a linha de baliza ou a linha lateral, quer junto ao solo quer pelo

ar; o jogo seja interrompido pelos árbitros; toque no teto.

C

ressaltar após ter embatido no poste ou na barra transversal e permanecer na superfície de jogo; ressaltar após ter tocado num dos árbitros quando este se encontre dentro da superfície de jogo.

D

Nenhuma das opções anteriores está correta.

10 - A Lei 10 ( MARCAÇÃO DE GOLOS ) esclarece que se depois de um golo ser marcado, se os árbitros se apercebem, antes de o jogo recomeçar, que uma pessoa estranha ao jogo se encontra na superfície de jogo no momento em que o golo foi marcado, os árbitros devem invalidar o golo se …

A

a pessoa estranha ao jogo era um jogador, um substituto, um jogador expulso ou umelemento oficial da equipa que marcou o golo.

B

a pessoa estranha ao jogo era um agente externo e não interferiu no jogo.

C

a pessoa estranha ao jogo era um jogador, um substituto, um jogador expulso ou umelemento oficial da equipa que sofreu o golo.

D

a pessoa estranha é um repórter fotográfico.

11 - Critério positivo é …

A

atuação dos treinadores em respeito pela dinâmica constante, do raciocínio apertado do

árbitro, sem privilegiar a disputa de bola .

B

atuação em respeito pela dinâmica constante, num raciocínio apertado, não privilegiando a disputa de bola e julgando contacto entre jogadores como características anormais num jogo de Futsal.

C

atuação em respeito pela dinâmica constante, num raciocínio alargado, privilegiando a disputa de bola e julgando o contacto entre jogadores como características intrínsecas e normais num jogo de Futsal.

(5)

12 - Tendo em conta ao esclarecimento constante na Lei 12 ( FALTAS E INCORREÇÕES ) quanto ao “agarrar um adversário” se, um jogador da equipa defensora começa a agarrar um adversário fora da área de grande penalidade e continua a agarrá-lo dentro da mesma, os árbitros devem...

A

deixar o jogo prosseguir sem tomar medidas técnicas.

B

assinalar um pontapé livre direto.

C

advertir por simulação, o jogador que é agarrado.

D

assinalar um pontapé de grande penalidade.

13 - Na Lei 13 ( PONTAPÉS-LIVRES ) consta que …

A

se, num pontapé-livre direto, a bola penetra diretamente na própria baliza, é concedido umpontapé de canto à equipa adversária.

B

faltas acumuladas são aquelas que são sancionadas com um pontapé-livre direto oupontapé de grande penalidade mencionadas na Lei 12.

C

se, num pontapé-livre indireto, a bola penetra diretamente na baliza adversária, é

concedido um lançamento de baliza.

D

Todas as opções constam na Lei 13.

14 - Quanto às infrações e sanções à Lei 14 ( PONTAPÉ DE GRANDE PENALIDADE ) se, enquanto estiver a ser executado um pontapé de grande penalidade, a bola for chutada por um colega de equipa do jogador que foi identificado previamente...

A

os árbitros interrompem o jogo, advertem-no por comportamento antidesportivo e ordenam que se recomeçe o jogo com um pontapé-livre indireto a ser executado pela equipa que defende da marca de penalidade.

B

os árbitros interrompem o jogo e ordenam o seu recomeço com um pontapé-livre indireto

a ser executado pela equipa defensora da marca de penalidade.

C

os árbitros permitem que o pontapé seja executado, se a bola entrar na baliza, o pontapé érepetido.

D

os árbitros permitem que o pontapé seja executado.

(6)

15 - Na Lei 15 ( PONTAPÉ DE LINHA LATERAL ) é referido que...

A

Se, durante a execução correta de um pontapé de linha lateral, o executante chuta intencionalmente a bola contra um adversário, mas não o faz de maneira negligente, nem imprudente, nem com excesso de combatividade, com a intenção de a jogar uma segunda vez, os árbitros devem punir a equipa desse jogador com pontapé livre indireto.

B

Ao guarda-redes está vedado a possibilidade de executar pontapés de linha lateral.

C

Se, durante a execução correta de um pontapé de linha lateral, o executante chuta intencionalmente a bola contra um adversário, mas não o faz de maneira negligente, nem imprudente, nem com excesso de combatividade, com a intenção de a jogar uma segunda vez, os árbitros devem permitir que o jogo continue.

D

Se, durante a execução correta de um pontapé de linha lateral, o executante chuta intencionalmente a bola contra um adversário, mas não o faz de maneira negligente, nem imprudente, nem com excesso de combatividade, com a intenção de a jogar uma segunda vez, os árbitros devem punir a equipa desse jogador com pontapé livre direto.

16 - A Lei 16 ( LANÇAMENTO DE BALIZA ) refere que, quanto à posição dos jogadores da equipa adversária, devem estar na superfície de jogo e fora da área de grande penalidade da equipa que executa o lançamento de baliza até que a bola esteja em jogo. Referindo ainda que …

A

Se um adversário penetra na área de grande penalidade ou ainda se encontra na mesma antes que se tenha jogado a bola, e é objeto de infração por parte de um jogador da equipa defensora o árbitro deve ordenar a marcação de uma grande penalidade.

B

Se o lançamento de baliza for executado com jogadores da equipa atacante dentro da área de grande penalidade,o lançamento de baliza é repetido se qualquer um dos jogadores atacantes tocar na bola ou impedir que o lançamento de baliza seja executado adequadamente.

C

Se a bola não for posta em jogo diretamente para fora da a área de grande penalidade, o

lançamento de baliza não será repetido.

(7)

17 - A Lei 17 ( PONTAPÉ DE CANTO ) refere que se um adversário não respeitar a distância mínima em relação à bola ou indevidamente distrair ou impedir o executante do pontapé de canto será advertido. È ainda mencionado que, se o pontapé de canto não for executado dentro de quatro segundos deverá ser concedido à equipa adversária um lançamento de baliza. Pretende-se saber qual o procedimento a seguir se existir infração quanto à posição da bola ?

A

o pontapé é repetido e a contagem dos quatro segundos não é reiniciada e continua quandoo executante estiver pronto para repetir o pontapé.

B

o pontapé é repetido e a contagem dos quatro segundos será reiniciada quando oexecutante estiver pronto para repetir o pontapé.

C

Deve ser concedido um lançamento de baliza à equipa adversária.

D

Nenhuma das opções é correta.

18 - O Comunicado Oficial nº1 - época 2016/17 - AFS refere quanto à numeração das camisolas dos jogadores e emblemas ofíciais que …

A

é obrigatória a numeração nas costas das camisolas, sendo facultativa, a sua aplicação na frente das camisolas e nos calções. A numeração autorizada é de 1 ao 99, devendo, no entanto, o numero 1 estar reservado para o guarda-redes. As camisolas poderão exibir o nome do jogador acima do número. Os equipamentos dos jogadores devem conter obrigatoriamente o emblema oficial do Clube.

B

é obrigatória a numeração nas costas das camisolas, na frente das camisolas e nos calções. A numeração autorizada é de 1 ao 20, Os equipamentos dos jogadores devem conter obrigatoriamente o emblema oficial do Clube.

C

é obrigatória a numeração nas costas das camisolas, sendo facultativa, a sua aplicação na frente das camisolas e nos calções. A numeração autorizada é de 1 ao 99, sendo que o número 1 pode ser utilizado por qualquer jogador não estando reservado para o guarda-redes. As camisolas poderão exibir o nome do jogador acima do número. Os equipamentos dos jogadores devem conter obrigatoriamente o emblema oficial do Clube.

D

é obrigatória a numeração nas costas das camisolas, na frente das camisolas e nos calções. A numeração autorizada é de 1 ao 12, Os equipamentos dos jogadores devem conter obrigatoriamente os seus nomes e o emblema oficial do Clube.

(8)

19 - De acordo com o CO nº1 - época 2016/17 - AFS qual das afirmações é correta ?

A

Compete ao clube VISITADO fornecer sempre as bolas necessárias para a realização integral do jogo, podendo contudo, o clube VISITANTE jogar a segunda parte com as bolas por ele fornecidas, devendo para isso informar o árbitro logo após o final da primeira parte.

B

Compete ao clube VISITADO fornecer sempre as bolas necessárias para a realização integral do jogo, podendo contudo, o clube VISITANTE jogar a primeira parte com as bolas por ele fornecidas, devendo para isso manifestar esse interesse, informando o árbitro aquando da entrega da documentação.

C

Compete ao clube VISITADO fornecer sempre as bolas necessárias para a realização integral do jogo, podendo contudo, o clube VISITANTE jogar a segunda parte com as bolas por ele fornecidas, devendo para isso manifestar esse interesse, informando o árbitro aquando da entrega da documentação.

D

Nenhuma das respostas anteriores está correta.

20 - No procedimento de substituição …

A

as substituições processam-se pelas respetivas zonas de substituição, sendo o colete umapeça crucial neste procedimento.

B

os jogadores podem sair porque qualquer parte da superfície de jogo, sem restrições, mesmo não estando lesionados, enquanto que o substituto só poderá entrar pela sua zona de substituição.

C

as substituições processam-se pelas respetivas zonas de substituição. O colete não énecessário entregar ao jogador que se irá tornar substituto.

D

Nenhuma das respostas anteriores está correta.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

4.5 Conclusões: Este trabalho mostrou um modelo criado para representar uma linha de transmissão monofásica através de uma cascata de circuitos π, cujos parâmetros longitudinais

Durante as nictemerais, os valores do fósforo total e do fosfato total nos dois viveiros apresentaram também valores acima do recomendado pela GAA, exceto para o fosfato total na

Distribuição espectral dos sistemas de iluminação LED e do controle Observa-se na Figura 12A, a análise de componentes principais, relacionado à biometria das mudas pré-brotadas