• Nenhum resultado encontrado

-CH~HANSEN ACORDO COLETIVO DE TRABALHO. Pelo presente Acordo Coletivo de Trabalho ("ACT') que entre si celebram, de um lado,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "-CH~HANSEN ACORDO COLETIVO DE TRABALHO. Pelo presente Acordo Coletivo de Trabalho ("ACT') que entre si celebram, de um lado,"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

-CH~HANSEN

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

Pelo presente Acordo Coletivo de Trabalho ("ACT') que entre si celebram, de um lado,

CHR. HANSEN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTOA., empresa com sede no Município de Valinhos, Estado de São Paulo, na Rodovia Visconde de Porto Seguro, 2860, CEP 13278-327, devidamente inscrita no CNPJ/MF sob o n° 48.871.545/0001-08, neste ato representada na forma de seu contrato social, doravante denominada simplesmente CHR. HANSEN, e de outro lado,

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO DE CAMPINAS - SITAC, com sede na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, na Rua José Paulino, 172, Vila Lídia, Campinas, São Paulo - CEP 13026-515, devidamente inscrito no CNPJ/MF sob o nO 46.070.678/0001-41, representado neste ato por seu Presidente, MARCOS ROBERTO DA SILVA ARAÚJO, doravante denominado simplesmente SINDICATO, representando os Empregados, admitidos pela CHR. HANSEN e pertencentes a presente categoria profissional, ora denominados "Empregados" e individualmente "Empregado".

Em conjunto denominados simplesmente "Partes" e individualmente "Parte".

CONSIDERANDO QUE

• a CHR. HANSEN pretende proporcionar uma f1exibilização das jornadas de trabalho dos Empregados;

• os Empregados concordam expressamente com o fato de que todas as condições ora pactuadas configuram situação mais benéfica a si próprios, plenamente admissíveis pela legislação vigente.

Resolvem, de acordo com as disposições legais e convencionais, firmar o

presente Acordo Coletivo de Trabalho para renovar o Banco de Horas para .

Jll

~

(2)

compensação de horas de trabalho, mediante as cláusulas e condições seguintes, que mutuamente aceitam e outorgam, a saber.

cLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO.

1.1 O objeto do presente ACT compreende a renovação do sistema de compensação de horas de trabalho dos Empregados, por meio da utilização do Banco de Horas, com o escopo de proporcionar-Ihes maior flexibilização para cumprimento das respectivas jornadas de trabalho, consoante os termos do artigo 7°, inciso XIII, da Constituição Federal, e artigo 59,

§

2° da Consolidação das Leis do Trabalho.

cLÁUSULA SEGUNDA - DO BANCO DE HORAS.

2.1 Diante do exposto na cláusula primeira deste ACT, o Banco de Horas compreende a possibilidade de compensação das horas não trabalhadas de um determinado dia (horas negativas) por horas trabalhadas além da jornada normal de trabalho em outro dia (horas positivas), e vice-versa. 2.1.1. O controle das horas negativas e horas positivas dos

Empregados será efetuado diariamente, de forma individualizada, com base no cartão de ponto.

2.1.2. Fica ajustado entre as Partes que o Banco de Horas será formado pelo saldo da diferença entre as horas positivas e as horas negativas trabalhadas pelos Empregados.

2.2 Não obstante a possibilidade de redução das jornadas de trabalho dos Empregados, nos termos do item 2.6 deste ACT, permanecerá inalterado o limite semanal de 44 (quarenta e quatro) horas de trabalho, ou aquele previsto nos respectivos contratos de trabalho, para efeito de cálculo da remuneração mensal dos Empregados, consoante Convenção Coletiva de Trabalho, salvo nas hipóteses de faltas elou atrasos injustificados. 2.3 A compensação de horário pelo Banco de Horas poderá abranger os

dias-ponte e a semana entre o Natal e o Ano Novo, desde que devidamente autorizado pela CHR. HANSEN.

2.4 Diante do exposto no item 2.1 anterior, a conversão das horas positivas trabalhadas de segunda-feira a sexta-feira em folgas será efetuada com base na proporção de 1 (uma) hora de trabalho para 01 (uma) hora de descanso.

(3)

2.4.1 Na hipótese das referidas horas suplementares recaírem aos sábados, domingos e/ou feriados, a conversão das horas positivas em folgas será efetuada com base na proporção de 1 (uma) hora de trabalho para 02 (duas) horas de descanso.

2.5 Fica devidamente ajustado entre as Partes, a possibilidade da CHR. HANSEN, em razão da demanda de trabalho, solicitar o trabalho dos Empregados em horas suplementares

à

jornada normal, mediante comunicação prévia de 48 (quarenta e oito) horas pelos meios disponíveis, inclusive o verbal, sendo que referidas horas serão igualmente computadas no Banco de Horas como horas positivas.

2.6 A CHR. HANSEN poderá da mesma forma, dispensar o trabalho dos Empregados mediante comunicação prévia pela mesma forma supra, computando referidas horas no Banco de Horas como horas negativas. 2.7 Na hipótese da jornada normal do Empregado contabilizar número de

horas inferior a 44 (quarenta e quatro) fica ajustado entre as Partes a inclusão desta diferença como horas negativas no Banco de Horas.

2.8 A conversão das horas negativas em trabalho será realizada em comum acordo entre as Partes, observando-se a demanda de trabalho e os compromissos assumidos pela CHR. HANSEN.

2.9 A conversão de horas positivas em folgas deverá ser efetuada em comum acordo entre as PARTES, observando-se os compromissos ajustados com os clientes e a necessidade de trabalho exigida pela CHR.

HANSEN.

2.10 A CHR. HANSEN se obriga a apresentar aos Empregados, mensal e individualmente, na ocasião do fechamento mensal das horas trabalhadas, que ocorrerá até o último dia útil do mês de apuração, um relatório indicando as horas positivas e as horas negativas, bem como o saldo existente no Banco de Horas de cada um dos Empregados.

2.10.1 O período considerado pela CHR. HANSEN para fechamento das horas trabalhadas pelos Empregados inicia-se no dia 16 de um mês e estende-se até o dia 15 do mês subseqüente.

cLÁUSULA TERCEIRA - DA QUITAÇÃO

~ 3

(4)

3.1 A compensação das horas positivas ou negativas constantes do saldo do Banco de Horas se dará anualmente, ou seja, até o final do 12° (décimo segundo) período de apuração, conforme estabelecido no item 2.10.1.

3.1.1 Não ocorrendo a compensação das horas positivas até o 12° (décimo segundo) período de apuração (item 3.1), serão estas pagas integralmente na folha de pagamento correspondente a este período, conforme segue:

3.1.2 Se o saldo for positivo, as Horas Positivas serão calculadas e quitadas pela CHR. HANSEN aos Empregados com base no valor da hora normal de trabalho, na proporção de 1:1 (uma hora de trabalho por uma hora constante do saldo positivo do Banco de Horas), para as horas realizadas de segunda-feira a sexta-feira com os devidos acréscimos da convenção coletiva de trabalho, e na proporção de 2: 1 (duas horas de trabalho por uma hora constante do saldo positivo do Banco de Horas), para as horas realizadas aos sábados, domingos e feriados.

3.1.3 As respectivas horas positivas mencionadas no item anterior para trabalho de segunda a sexta-feira serão pagas da seguinte forma, as 2 (duas) primeiras horas do dia com acréscimo de 70% e as demais com 75% de acréscimo.

3.1.4 Se o saldo for negativo, as Horas Negativas serão anistiadas. O

valor correspondente às Horas Negativas não será exigido pela CHR.

HANSEN, de tal forma que não poderá ser descontada da

remuneração dos Empregados.

3.2 Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho de qualquer um dos Empregados, por qualquer razão ou motivo, o acerto das horas positivas e/ou das horas negativas será efetuado da seguinte forma:

3.2.1 As horas positivas serão calculadas e quitadas pelo CHR.

HANSEN aos Empregados com base no valor da hora normal de trabalho, na proporção de 1:1 (uma hora de trabalho por uma hora constante do saldo positivo do Banco de Horas), e na proporção de 2:1 (duas horas de trabalho por uma hora constante do saldo positivo do Banco de Horas), para as horas realizadas aos sábados, domingos e feriados, com o adicional previsto em Convenção Coletiva de Trabalho, na data da rescisão contratual e nos moldes do subitem 3.1.3.

3.2.2 As Horas Negativas não serão exigidas, nos mesmos termos do .

item 3.1.4 desta cláusula. ~

(5)

cLÁUSULA QUARTA- DA PRORROGAÇÃO E REVISÃO.

4.1 Ajustam as Partes que o processo de prorrogação e revisão do presente

ACT deverá ser efetuado nos termos dos artigos 612 e 615 ambos da CLT.

cLÁUSULA QUINTA - DA ABRANGÊNCIA.

5.1 Estão abrangidos por este ACT, os Empregados que trabalham

exclusivamente nas seguintes áreas a seguir elencadas, bem como

aqueles que vierem a ser contratados pela CHR. HANSEN ou

remanejados para as áreas no decorrer da vigência deste ACT,

excetuando os Empregados que ocupam cargoslfunções de confiança

que por sua natureza dispensam o controle de jornada. São as áreas: ~ Controladoria; ~ TI; ~ RH; ~ Customer Service; ~ MKT; ~ COMEX; ~ ITC; ~ AlH&N.

5.1.1 Os Empregados que exercem as atividades objeto do Contrato Individual

de Trabalho celebrado com a CHR. HANSEN na área fabril, não estão

incluídos no presente acordo.

cLÁUSULA SEXTA - DA VIGÊNCIA.

6.1 O presente ACT é firmado por prazo determinado, vigendo pelo período de 02 (dois) anos, ou seja, de 16 de setembro de 2012 a 15 de setembro de 2014, podendo ser prorrogado e revisto nos termos do item 4.1 deste ACT.

cLÁusu LA SÉTIMA - DA ALTERAÇÃO.

7.1 Toda e qualquer alteração às disposições previstas no presente ACT será

firmada em comum acordo entre as Partes, mediante ajuste por escrito devidamente firmado por ambas.

(6)

cLÁUSULA OITAVA - DO FORO.

8.1 As eventuais dúvidas, controvérsias, entre outras, advindas do presente

acordo e não resolvidas amigavelmente, serão dirimidas pela Justiça do

Trabalho, elegendo-se o Foro Trabalhista da Comarca de Campinas,

Estado de São Paulo, como o único competente para tanto, em

detrimento de outro qualquer, por mais privilegiado que seja ou venha ser.

E, por estarem assim, justos e acertados, firmam o presente ACT em

2

(duas)

vias de igual teor e forma, na presença de

2

(duas) testemunhas abaixo

assinadas, devendo a Entidade Sindical registrar o inst ento no sistema

mediador da SERT/MTE.

CHR. HANSEN IN

Antôni

Campinas/SP, 11 de Abril de 2013.

~~[lOJtES

NAS INDÚSTRIAS DE

N

U

t

C

MPINAS - SITAC a Silva Araújo

.IND. AUM.CPS.• SlTAC

DA SILVA ARAUJO Testemunhas:

N

ome:

'

~

RG.:

'f

.

»se

.

t

2~-::;

Nome: RG.:

(7)

Anex

o I

RELAÇÃO

FUNCIONÁRIOS

AN

U

E

NTES

PARA

BANCO HORAS

Nome RG N!! Assinatura

~

Referências

Documentos relacionados

Tendo em vista a estreita relação entre os distúrbios metabólicos dos carboidratos e as alterações vestibulares e/ou auditivas e a grande

Mais importante, todavia, do que os ambientes, são as relações humanas que estuda em função deles. Como em quase todo romancista de certa envergadura, há em Alencar um

1 - O réu pode contestar no prazo de 30 dias a contar da citação, começando o prazo a correr desde o termo da dilação, quando a esta houver lugar; no caso de revogação de

2.1 A competição será organizada em conformidade com as disposições do Código Desportivo Internacional da FIA (CDI), o Caderno de Encargos para os Organizadores do Campeonato

Procuramos candidato/a com grau de Licenciatura em Biologia, Bioquímica, Ciências do Meio Aquático, Ciências Ambientais ou áreas afins, e inscrito em programa de

[r]

COMPENSAÇÃO DE JORNADA CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - BANCO DE HORAS As pessoas jurídicas representadas pelo SESCAP-PR poderão instituir banco de horas, mediante acordo coletivo

COMPENSAÇÃO DE JORNADA CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - BANCO DE HORAS As pessoas jurídicas representadas pelo SESCAP-PR poderão instituir banco de horas, mediante acordo coletivo