• Nenhum resultado encontrado

Secretário-geral da Mesa por 24 anos, Mozart Vianna se despede da Câmara

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Secretário-geral da Mesa por 24 anos, Mozart Vianna se despede da Câmara"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Encontro do dia 27 de abril de 2015

(lista remanescente da aula 6)

Secretário-geral da Mesa por 24 anos, Mozart Vianna se

despede da Câmara

Mineiro esteve ao lado de 12 presidentes da Câmara e, algumas vezes, influenciou os rumos de votações importantes

http://oglobo.globo.com/brasil/secretario-geral-da-mesa-por-24-anos-mozart-vianna-se-despede-da-camara-15505879


O Globo – 04/03/2015, por Júnia Gama

Após adiar algumas vezes sua aposentadoria, Mozart Vianna, que durante 24 anos foi secretário-geral da Mesa Diretora da Câmara, fez sua despedida na noite desta quarta-feira. O anúncio foi feito em plenário pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que disse ter feito “de tudo” para adiar a saída de Mozart.

O secretário-geral será substituído por Silvio Avelino, que é o atual diretor do Departamento de Comissões da Casa.

Mozart Vianna recebeu longa homenagem dos deputados durante a sessão. Foi aplaudido por alguns minutos e, enquanto muitos parlamentares discursavam elogiando sua atuação na Câmara, outros o cumprimentavam no plenário. Os deputados contaram diversos episódios que viveram ao lado do secretário-geral e fizeram ofertas de emprego nos gabinetes e até mesmo convites para que Mozart saia candidato nas eleições.

A saída do secretário-geral estava prevista para o primeiro dia de fevereiro, mas, quando foi eleito para comandar a Câmara, Cunha fez um apelo para que Mozart permanecesse um pouco mais na função, para que pudesse fazer a transição.

Ex-seminarista que se tornou “espírito santo de orelha de deputado”, como foi chamado por Ulysses Guimarães, o mineiro Mozart Vianna esteve ao lado de 12 presidentes da Câmara e, algumas vezes, influenciou os rumos de votações importantes. Aos 63 anos, formado em Letras, ele é conhecido no Congresso como o “Doutor Mozart”.

O ex-secretário-geral considera Michel Temer um “gentleman”, diz que Aécio Neves sempre foi “alegre e bon vivant”, que Severino Cavalcanti era “muito popular”, mas lembra com especial carinho de Luís Eduardo Magalhães, cuja foto decorou a parede de sua sala a partir de 1998, quando o político faleceu.

(2)

curvado para falar aos presidentes da Câmara rendeu a Mozart uma inflamação na lombar.

Ele conta que só passou a ficar sentado durante as sessões quando a mulher de Severino, então presidente da Casa, chamou a atenção do marido por causa do “deputado” que passava as sessões em pé, cochichando ao seu ouvido. Quando soube que era o secretário-geral, ela mandou que o marido pusesse uma cadeira para ele no plenário.

Julgue C ou E.

1) Estão entre as atribuições regimentais do Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados dar posse ao Diretor-Geral e ao Secretário-Geral da Mesa e receber e fazer a correspondência oficial da Câmara, exceto a das Comissões.

2) É lícito inferir do texto de O Globo que o “Dr. Mozart” é deputado federal eleito pelo estado de Minas Gerais.

Julgue C ou E, de acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

3) Ocorrendo vaga na Mesa até 30 de novembro do segundo ano de mandato, será convocada sessão preparatória para o preenchimento do cargo, dentro de cinco sessões. Ocorrida a vacância depois dessa data, a Mesa designará um dos membros efetivos para responder pelo cargo.

4) Em caso de recurso apresentado contra a apreciação conclusiva de projeto de lei, as assinaturas de líderes partidários ou de bloco parlamentar, nele apostas, não representam as dos liderados. (Analista

(3)

Legislativo da Câmara dos Deputados / Consultor Legislativo, CESPE, 2002)

5) O Presidente da Mesa da Câmara dos Deputados passará o exercício da Presidência para o Primeiro-Vice-Presidente ou, na ausência deste, ao Segundo-Vice-Presidente, quando tiver que se ausentar da Capital Federal por mais de quarenta e oito horas. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Taquígrafo Legislativo, FCC, 2007)

6) Tanto os membros efetivos da Mesa Diretora como os Suplentes de Secretário não poderão fazer parte de qualquer comissão permanente.

7) Quanto ao instituto regimental da prejudicialidade, é correto afirmar que um requerimento com a mesma, ou oposta, finalidade de um já aprovado será considerado prejudicado.

8) À hora do início dos trabalhos da sessão, não se achando o Presidente no recinto do Plenário, será ele substituído, sucessivamente, pelo Primeiro Vice-Presidente, Segundo Vice-Presidente, Primeiro-Secretário, Segundo-Secretário, Terceiro-Segundo-Secretário, Quarto-Segundo-Secretário, Primeiro Suplente de Secretário, Segundo Suplente de Secretário, Terceiro Suplente de Secretário, Quarto Suplente de Secretário, deputado mais idoso da Câmara dos Deputados.

Entre as atribuições do Presidente da Câmara dos Deputados previstas no Regimento Interno estão:

9) Presidir as reuniões da Mesa e tomar parte em suas discussões e deliberações, sem direito a voto.

(4)

10) Determinar o desarquivamento de proposição a requerimento do autor, ou autores, apresentado dentro dos primeiros cento e oitenta dias da primeira sessão legislativa ordinária da legislatura subsequente ao arquivamento. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Contador, FCC, 2007)

11) Delegar, quando entender conveniente, aos demais membros da Mesa competência que lhe seja própria.

**************

7A Há várias formas de fortalecer instituições democráticas no Brasil. Organizar o Legislativo e provê-lo de recursos para que possa desempenhar suas funções constitucionais pode ser uma delas.

Abdo I. Baaklini

Julgue os itens seguintes, relativos aos órgãos da Câmara dos Deputados.

1) Incumbe à Procuradoria Parlamentar, órgão integrante da Câmara dos Deputados, promover diretamente as medidas judiciais cabíveis para a defesa de deputado federal cuja honra ou imagem perante a sociedade tenha sido atingida em razão do exercício do mandato. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Técnica Legislativa, CESPE, outubro de 2012)

2) Compete à Ouvidoria Parlamentar realizar, com autorização da Mesa Diretora, audiências públicas com segmentos da sociedade civil. (Analista

(5)

Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Taquígrafo Legislativo, CESPE, outubro de 2012)

3) É competência da Mesa da Câmara apreciar e encaminhar pedidos escritos de informação a Ministros de Estado, ad referendum da maioria absoluta dos Deputados.

4) O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar compõe-se de vinte e um membros titulares e igual número de suplentes, designados pelo Presidente da Câmara dos Deputados para mandato de dois anos, os quais elegerão, dentre seus titulares, um Presidente e dois Vice-Presidentes, sendo vedada a reeleição para o mesmo cargo na eleição subsequente.

5) As deliberações do Colégio de Líderes, sempre que possível, serão tomadas mediante consenso entre seus integrantes, quando isto não for possível, prevalecerá o critério da maioria absoluta entre seus membros.

6) O suplente de deputado convocado em caráter de substituição não pode ser escolhido para o cargo de suplente de secretário. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Técnica Legislativa, CESPE, outubro de 2012)

7) A Ouvidoria Parlamentar é composta de um Ouvidor-Geral e dois Ouvidores Substitutos designados dentre os membros da Casa pelo Presidente da Câmara, a cada dois anos, no início da sessão legislativa, sendo vedada a recondução no período subsequente.

Julgue.

(6)

da Câmara dos Deputados / Atribuição Técnico em Comunicação Social, CESPE, 2003)

9) Não se admite solicitação de aparte a orador que estiver suscitando questão de ordem ou encaminhando votação. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Técnico em Comunicação Social, CESPE, 2003)

10) O Suplente de Deputado, quando convocado em caráter de substituição, não poderá fazer parte de Liderança.

Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões 11 a 13.

Colégio de Líderes: Surgimento e Evolução (E-legis, Brasília, n. 8, p. 6-33, 2012)

(…) As negociações entre lideranças são tão antigas quanto o próprio Parlamento brasileiro, mas o Colégio de Líderes, como órgão da Câmara dos Deputados, somente foi constituído em 1989, durante o processo de reforma do Regimento Interno da Casa. Essa institucionalização foi resultado da evidência alcançada pelos líderes partidários durante a Constituinte, já que os acordos entre lideranças foram os responsáveis pela celeridade e organização do processo de votação do projeto de Constituição.

A formalização das atividades do Colégio de Líderes acabou colaborando para a já existente centralização decisória no Congresso Nacional, que vem permitindo às lideranças conter o comportamento individualista dos deputados e garantir a disciplina entre os membros de sua bancada. Aliada a coalizões estáveis construídas pelo Presidente da República, essa centralização promove o controle parlamentar, evidenciado pelos elevados índices de congruência entre a orientação dos líderes e os votos de seus liderados.

Os poderes individuais dos legisladores restam inibidos pela frequente utilização, pelos líderes partidários, de suas prerrogativas regimentais, que incluem os mecanismos de verificação de votação, urgência e de encerramento de debates. Por

(7)

outro lado, é a atividade coordenada dos líderes que traz organização aos trabalhos legislativos, permitindo que estes se desenvolvam com qualidade e celeridade.

Para alguns, o sistema decisório anterior, pelo qual as lideranças negociavam entre si, discutiam as matérias com os membros de sua bancada e defendiam em Plenário a posição de seu partido, permitia maior participação dos deputados no processo decisório. Mas, para a maioria dos estudiosos, a extinção do Colégio de Líderes somente transferiria para outro órgão da Casa a atribuição de colaborar para a organização da agenda legislativa, já que o Plenário não conseguiria preparar seus trabalhos sem o auxílio de um organismo responsável por selecionar e prever as discussões. Além disso, o Colégio de Líderes, apesar de limitar a participação da massa dos deputados, amplia a operacionalidade do Congresso, já que – segundo Nelson Jobim, autor da emenda que aditava ao Título II da Resolução 17 de 1989 um capítulo intitulado “Colégio de Líderes” – um parlamento é tão mais eficiente quanto menor é a sua representatividade. (…)

Tendo o texto acima como referência inicial e por base no Regimento Interno da Câmara dos Deputados, julgue C ou E.

11) O Colégio de Líderes será ouvido tanto para a elaboração do projeto de Regulamento Interno das Comissões como para a organização da agenda com a previsão das proposições a serem apreciadas no mês subsequente.

12) No âmbito da Câmara dos Deputados, o direito a voz no Colégio de Líderes é assegurado a qualquer líder partidário.

13) Com o objetivo de continuar a discussão e votação da matéria constante da Ordem do Dia, o prazo de duração da sessão, tanto ordinária como extraordinária, poderá ser prorrogado, automaticamente, quando requerido pelo Colégio de Lideres, por tempo nunca superior a uma hora.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Hiperidrose do sono associada à apneia obstrutiva do sono em paciente portadora de lúpus eritematoso sistêmico: relato de caso / Sleep hyperhidrosis associated with obstructive

O teólogo espanhol José Ramos Regidor afirma que a originalidade da Teologia da Libertação não seria a opção pelos pobres (com toda a razão, ele lembra que isso é

Dessa forma, cada linha lida de arqui- vo de entrada é processada em uma chamada do map.. Driv er de e xe cução do MapR

Esses conceitos fundamentais, no sentido de fundamentos que fundam um campo, o novo campo da Psicanálise, enquanto conceitos, conceitos que possam delimitar um

Para criar uma mensagem, clique no menu Arquivo Arquivo, a , a pont pont e para e para Novo Novo e clique em e clique em Mensagem Mensagem de correio eletrônico.. de

¹Graduando do curso de Agronomia, Bolsista Artigo 171 FUMDES, Laboratório de Entomologia (LECAU), Universidade do Sul de Santa Catarina, tiago_.j@hotmail.com.. Graduando

o testamenteiro, que não seja herdeiro ou legatário, terá direito a um prêmio, que, se o testador não o houver fixado, será de um a cinco por cento, arbitrado pelo juiz, sobre

A suspensão preventiva, que não excederá de noventa dias, será ordenada pelo Diretor-Geral do Departamento Federal de Segurança Pública ou pelo Secretário de