• Nenhum resultado encontrado

Rommel se debate, vendo estreitar-se seu último reduto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rommel se debate, vendo estreitar-se seu último reduto"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1)111 UTll*

Mi PAULO FILHO

Ili-ilin.iin e (itliiniii .- Av. Uuiiich IVulre, 81/83

Correio da Manhã

•2a.

ÍTECÇAO

•~ •. —xuio'1'n nríir.NTD MA II IO ALA KS* '•'

Admlnlitrav&o — Av. m- 1'rulro, m h:i

RRIIATllll l lllii- ~~ ****?—" S1""""- '¦ r~ "" —-——^—-————--—————————

COSTA ULÜO

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 1043

N. 11.807 A N O X 1.1

Rommel se debate, vendo estreitar-se

seu último reduto

Com o eficiente auxilio da aviação, os exénitos britânicos avançam rapidamente, pelo sul

e pelo oeste, sobre Tunis, tendo ocupado Enfidaville e Smidia

Oimr'-! a-iic-o! Aliado cm Ar-gel, 21 (U.P.) — O VIU Ex6r-cita sa apotlorou de Enflduvlllo e Takrouna, penetrando nas dolosa» do mureclinl Hommol numa pio-fundldade do 3 a 5 qullCmetroii sobro uma (rente do 19 quIlOmo* tron, no entrar cm «eu terceiro dia a ofenslvu britânica.

Do Enflilavlllo, quo so acha na costa* ntã Djebel Gtircl, conjunto ila serra» situadas a 19 qullõmc* irnn no Interior, íih tropas ilo go-ncrnl Montgomery continuam avançando, fl. medida quo a -gran*1 ile kilulli.i ilii Tunísia se ilesen-volvo sobre a rochosa costa da Tunísia.

Simultaneamente, o I Exírclto conquistou cinco quilômetros de território no setor setentrional e BO npoilernii di> Sinliltn, npnnns n ulnco quilômetros ao norto de Meiljos ei Hnll. As tropas trance-mis fizeram no voa avanços n su-ilnnsle ile Him Ariilin, no nngulo mi doesto das linhas do d o fesa do eixo*

us trí-s ataques convergentes — nn que parecei enda um deles mnls poderoso que qualquer outro avanço itllado, ilesilj* que se lnl-uloti unia ofcnslvu final coorde-ii.nin para esmagar o eixo no hn-liiirte ile Tunes-Bizerlii.

As torças aéreas aliadas do no-roeste dn Africa, utilizando pulu primeiro voz todo ò sou poder, des-du iiuo .se iniciou a campanha dn Africa do Norte, causaram enor-meri danos uns fortiflcayOes e ac-ró.liomos ile Rommel o prestaram vullosfssinia protci-ilo 4 infantaria britânica.

l.nquuntu as torças ilo choque ItliildCS avançavam para o caração dn sistema defensivo do eixo por ttvs làilus e a aviação aliada flio-cüruvn manter a "Luftwaffe** afastada, a maior atenção se con* centrava nus movimentos do VIII l".< "reito.

' linmmel apresenta uma deses-p-n-ila resistC-ncla â medida quo rolrocede. Onicni as tropas de as-siillo ilo general Montgomery tl-\iinin que repelir furiosos con-tra-ntaques.

Os comunicados oficiais dizem que foram conseguidos todos os objetivos Iniciais do avanço dn vm Exército, e que ns veteranas irop.is britânicas mantêm firme-mente ns posições conquistadas, apesar dos terríveis eontra-rolpes du Inimigo.

A fúria dos contra-ataques na-y.lstas no setor da costa não dei-x.-iin a menor dúvida de que Kom-nisf estfi resolvido a defender até o fim cada ladeira e barranco dos passos a ser percorridos oelus aliados pnra chegar ás planícies ila Tunísia. As rãdio-cmissoras do eixo anunciaram que a batalha da Túriíslá .-.0 desenvolve com uma ferocidade nunca alcançada crii nutras ações na campanha norw-africana.

Avançando metro após metro, pelas serras, o VIII Exército per-correu hojo um pouco mais de três quilômetros na zona de Dje-hei Garcl conquistando novos pon-tos de apoio nas posições úo eixo. Iijcliel Garci 6 uma elevação de oljtl metros, quo domina uma gran-tle /-.nua das defesas de Rommel na região situada entre essa serra c Enfidaville, a 19 quilômetros a leste.

Os britânicos se apoderaram de DJebol, depois ile uni Intennn bom bardeio de artilharia e aéreo, se oundndo P'*lo fogo de melrnlliado-ras e morteiros, armas que tam ijiin usam os nazistas para conter os aliados,

Para apoderar-so dns oltinias posições em lijebcl Garci, os brl-lunlcon tiveram que recorrer mui-las vezes a cargas á baloneta. A conquista dessa elevação facilitou ;i MiMipição de Enfidaville.

Knflduvllle, ponto de apoio ori-r-tit.-il da linha do eixo. c.*iu quan-dn as forças de Montgomery, for-nu mio duas colunas, avançaram pnr leste o oeste para introduzir uniu cunha que desalojou o inimi go tin cidade.

o VIII Exército se acha agora a pi u -o menos de St) quilômetros ao sul de Tunes, sobre a estrada prin-cipal em que- as esquadrilhas ae-mas aliadas bombardearam e me-iralhartim os transportes a motor do inimigo, transportes que tenta-vnm conduzir abastecimentos.

.Muitos desses veículos foram destruídos, bem como os centros riu comunicação.

Apesar dos êxitos inicias cons-lltuldos pela tomada de Enfida-ville da pequena aldeia arabe de Takrouna o Djebel Garci, os ob servadores manifestam que i avanço do VIII Exército seri 'en to e difícil.

Uoinmcl continua ocupando for mldavels defesas montanhosas ao norte de Enfidaville e Djebel Gar ci, quo talvez constituam a prin cipal proteção de Tunes. Sabe-se quo esse chefe germânico fortlfl-cou as montanhas oom centenas do canhões, morteiros o sobretudo peças de artilharia de 8S milíme-tros.

Montgomery escolheu uma noite dc luar para atacar Enfidaville cumo fez em El Alamein e na 11-ilha Mareth. O inicio da ofensiva anunciada pnr um comunicado es pecial do Quartel General aliado coincidiu com o aniversário dc llitler.

A investida do VIII Exército foi recebida por um espantoso fogo ilo artilharia Iniciado fts 21,30 de segunda-feira. Ás üil horas, mi-lhurcs de infuntes britânicos com metralhadoras o armas brancas especiais para n luta corpo a cor-po avançaram pela "terra de nin guem", das Irregulares ladeiras das montanhas. As granadas ar rebentavam a poucas centenas de metros da infantaria britânica, abrindo o seu cnminho.

O I Exército Britânico se apoderou dc s-mldia n cinco quilo-metros ao norle fio Medjez ei Baü c agora se encontra a ls quilo meiros n oeste de Tunes. A con-qnlsta dessa praça foi seguida de abundantes ações locais.

I 5 I aparelhos nazistas derrubados <*>. a. Miailo nn Artul, -\ (U. p.l Poderosas formações de aviões aliados atacaram hoje as comunicações e aerodromos do marechal Rommel, nã Tunísia, empregando, pela primeira voz. Indo o poderio das forças aéreas de nordeste da At rica.

Imitando n investida lançada por terra peln VIII Exercito, as esquadrilhas .-líie-is aliadas pro-curaram destruir o Inegavelmente

Wt*- AW_^_Wf.^f..-*^_\i^__\ BWmBIi*..Ív^aVWSi»/SSíS

*.*. •" 'amWx^t. . •.«•¦^¦¦HC.—*«ííB5Lm^>.x*^JHl

Aspecto parcial de Bizerta, a

clxlsta na Tunísia para onde aumentado poderio «ereo inimigo na fronte da 'Tunísia, derrubando 7 aparelhos do eixo, ao passo que sõ perderam oito.

O comunicado de hoje aumenta em 10 o numero do aviões lnlml-go» destruídos no domingo e em dois o de segunda-feira, o que dá um tolal do 151 npurelhos do eixo abatidos em tres dias de Intensa ofensiva o erea contra as rotas aéreas inimigas de abastecimento o evacuação.

As "Fortalezas Aéreas" norte-americanas encabeçaram um fui-minamt* ataque a Sldl Ahmcd. nus proximidades de Bizerta. onde ir-romperam muitos Incêndios de grande proporção, além do causar danos consideráveis com suas bom-bas de demolição. Foram regis-trndos tambem muitos Impactos nas Instalações situadas no angu-lo sudoeste desse aerodromo. Ou-tras "Fortalezas Aéreas" honibar-doaram o aerodromo de Marsa. a 0 quilômetros a leste de Tunis.

A aviação britânica e a sul-africana anunciaram, oflclalmen-te, que ontem havia «Ido lançado eontra os aerodromos inimigos, no extremo noroeste do Tunis, "todo o peso das forças aéreas do no-roeste afrirano". De um modo geral, o eixo pôs em ação mais caças do que dp costume empre-ga, maior numero de aparelhos procurando deter a ofensiva aérea dos aliados.

Bombardeiros médios "Mitchell" escoltados por caças Llghtinlng, atacaram um campo de aterrls-sagem, na metade da estrada en-tro Tunis e Bizerta. A escolta dos Mitchell atacou uma formação de caças Focke tVulf-190 que prefe-riram não dar combato.

Mais tarde, os Lightlning en-írcnturam-s.o com tres Messersch-mitt, mas. como no primeiro caso, estes preferiram fugir. Os pilo-tos dos Lightlning, Informaram, no seu regresso, haver visto tres aparelhos inimigos espedaçar-se contra a praia, no sul do Cabo Bon.

Outro grupo de Mitchell bom-bardeou o aerodromo de Sebaln, a 13 quilômetros ao. noroeste de Tunis, deixando esta base cober-ta de fumo, ein virtude dos in-cendios e explosões nela origina-dos. Outros dois campos de ater-rlssagem foram atacados com re-soltados semelhantes, por novas formações rie Mitchell, entre Bi-zerta e Tunis.

A chamda força tática dos alia-dos teve brilhante atuação. Bom-bardelros Welllgton da RAF fize-ram sentir a sua ação em Cret-tvlllo e Soliman, enquanto os apa-relhos Bisley bombardearam com violência a Sldl Ahmed.

Os caças Kittyhawk, Warhaw e Spitiflre, efetuaram numerosos vôos sobre o golfo de lunls, onde destruíram 19 aparelhos inimigos em combates ligeiros. Dessas ma* quinas do eixo abatidas, quatro eram Junker-8S, seis Messersch-mitt-109 e nove Macchi-202. Por sun parte, aparelhos Beaufightes efetuaram ontem á noite vôos so-bre a Sardenha, durante os quais metralharam os ferrocanis. Ao oeste de Sillqua e ao eul de Salsa ri, os Beaullghters atacaram trens de carga.

Spitlflres, tripulados por norte americanos e escoltando os bojn bardelros, derrubaram a cinco Messerschmitt 109 e um Focke Wulf 190. Hoje. uma formação de 50 Focke Wulf, que havia co-meçado a atacar um grupo nume-ricamente inferior de Spltflre, fu-giu quando os norte-americanos tomaram posição de combate. Por outra parte, caças noturnos Hur-rlcane voaram sobre as praias da Tunisia, onde destruíram um transporte aéreo e Incendiaram uma barcaça próxima á ilha de Genebra.

As ultimas fotografias aéreas dos ataques a Palermo, mostram que em suas ultimas Incursões a-s Fortalezas Aéreas afundaram nes-te porto no mínimo vinnes-te e cinco navios, ou os deixou tão avaria-dos que não pnderão ser retiraavaria-dos do local onde se encontram. Nos lugares onde existiam antes mui tas docas, agora sô existem qua-tro.

Para alem do "djebel" Garci

Q. G. Aliado na A/rica do "Vor-lc, ül (A. P.) — Anuncia-se au-torlzadiuiieiite que o VIII Exer cito britânico avançou cerca de duas milhas, ao norte, na área do "Djebel" Garcia situada a 10 mi-lhas oeste do Enfidavill. A lula foi "severíssima".

O comunicado de ontem Do Q. G. Aliado nu Africa do Sorte, 2L (Ueuters) — Informa o eunuinlcado oficial de hoje; — "O Viit Exercito atacou a posição dc Enfidaville na noite de segunda-feira. Enfidaville foi ocupada, bem como todos o» principais objetivos após violentos combates. Quatro uonlfn-ataques inimigos foram re-pelldos e a lata ainda continua furiosa.

"Xada ha que Informar sobre a frente do Primeiro Exercito, ex coto uni avanço local no setor de Medjez El Bab.

"Frente Aírea — Na noite de 18-11) de abril, bombardeiros me-dios e leves atacaram aerodromos Inimigos na Tunisia. Os ataques contra os aerodromos Inimigos prosseguiram durante todo o dia dn ontem, em çrando efreala, par-ticiuando detrás o-jorações

pode-Importante base-aero-naval convergem as forcas aliadas rnsns formações do bumburdelros. Nossos aparelhos de caça tambem estiveram multo ativos, em ope-rações do patrulha ofensiva. Fo-ram destruídas 27 maquinas do eixo. Doixarum do regressar das operações acima mencionadas quatro do nossos aparelhos.

Novas Informações revelam que, ho dia 18 de abril, mais 10 apa-relhos inimigos foram destruídos, o quo, no dia 19 de abril, os ca-ças da força aí-rea costeira aba-leram duas maquinas inimigas." Os franceses repelem novos

ataques

Londres, 21 (A. P.) — O radio de Argel transmito o comunicado francês de hoje, no qual se diz: "Intensa atividade de patrulha-mento e de artilharia houve no nosso "front** e novos ataques alemães desfechados na região norte do "wadl" do Ul Kebir fo-ram repelidos.

Conferenciaram os altos chefes aliados Q. G, Aliado nn A/rica do A*or-fe, 21 (A. P.) — O general Ale-xander. comandante-chefe das forças britânicas, e o *, general Montgomery, comandante do VIII Exercito Britânico, visitaram, ten-do viajaten-do de avião, este QG. e aqui tiveram longa conferência com o comandante supremo, gene-ral Eisenhoiver, um diu antes do Irromplmento do assalto na arca de Enfidaville.

Eisenhower elogia a ação dos franceses Londres, 21 (U. P.) — A emis-sora de Argel Informou que o ge-neral Eisenhower dirigiu altos elogios ás tropas francesas que

in-imensos e negros rolos de fumaça

elevavam-se a mais de 1500 metros"

A RAF realizou pesados bombardeios a Sloilin,

Rosloek e-.Berlim na sua primeira incursão tríplice

torveem na» opèrnçfles tunlslnnns. Os franceses polircmcnio equl-padim, particularmente nau iinpiis Iniciais, disso, cumpriram uma ta-refa magnífica uo .campo do ação. Algumas de suas butiillias podem ser comparadas rum ns melhores reiill/nçOes rio VIII Exercito.

Acrescentou o militar norte-americano que as unidades (ínglo-norte-nmerlcanas haviam èlUro-guo 'tnnttS, ranhncs iuit|-t;inl(s *¦ antl-aereoH aos franceses. O que dizem Roma e Berlim

Londres, 21 (U. P.)— Dcspa chos oficiais do eixo revelam que as forças aliadas empreenderam uma ofensiva no sul da frenlo tu-nlslann, Ingriindo êxitos Iniciais quo posteriormente foram anula dos com violentos contra-ataques german-liallanos que eliminaram todos os -"'iilIenti-.M Inimigos.

Horna o Berlim admitiram em seus comunicados que a ofensiva aliada era vigorosa e que da mes-ma participam forças cxtraordl narlnmente numerosas t com mui Ia abundância ile equipamentos blindados e de aeroplanos.

As sólidas linhas ilalo-alemãs receberam ns Investidas aliadas com terrível fogo de artilharia c de metralhadoras, que cuusou enormes li.-ilx.-is aos atacantes. Em contados pontos Isolados, presu-mlvelmonto a noroeste de Enfln-davllle, algumas unidades aliadas conseguiram penetrar em posiçOes do eixo. Os despachos acrescentam que as tropas do eixo executaram violentos contra-ataques sob uma chuva de mctrnlha e que restalc-.cceram suas iinhns.

As mesmas noticias Indicam que a batalha prossegue com fúria, ao mesmo tempo que os aliados le-vam A frente mais e mais tropas e atacam sem cessar, desde que empreenderam a Investida Inicial r.a noite de segunda-feira.

Despachos de P.oma afirmam quo a aviação Italiana obteve no-taveis trlunfos sobre as formações aéreas aliadas. Em freqüentes combates aéreos sobre a frente fo-ram abatidos oito aparelhos alia-dos.

Confessando fraquesa Londres, 21 (Reutersi — O co-mentador militar alemão, capitão Ltidwig Sertnrine, falando hoje pelo radio alemão, declarou o se-guinte:

"A nova fase da batalha da Tu-nlsla caracteriza-se por uma enor-me superioridade do Inimigo em terra e no ar. Gigantescas mas-sas de munlçOes e de material be-llco de outra natureza e-stuq açor-rendo constantemente para o ini-mlgo pelo Interior. Contra isto, não ha equivalente nas mãos do Eixo."

"Nestes

próximos dias apresentaremos

surpresas em toda a zona do litoral

brasileiro"

Declarações do almirante Ingram na Bahia

Salvador, 21 (A. N.) — O al-mirante Jonas Ingram, que aqui se encontra em companhia do clie-fo da Esquadra Brasileira, almi-rante Soares Dutra, concedeu hoje íl imprensa local uma. Interessai!-te entrevista. Iniciando suas de-chiraçOes, disse o almirante In-gram:

"Antes de tudo devo dizer que me considero apenas um rnari-nheiro. É esta precisamente a ra-zão por que, durante os dois anos de minha permanência no Brasil, não tenho procurado atrair a im-prensa, embora saiba apreciar o valor da colaboração da mesma no desenvolver de nosso imenso pro-grama de guerra. Tenho, mesmo, evitado, desde que cheguei a este grande país, tudo que diga res-peito à propaganda, porque não será com palavras que Iremos vencer a batalha em que estamos empenhados, e sim com ação. En-tretanto, vez por outra — esta jft 6 a terceira em que o faço — abro mão de meu silêncio com o fim de esclarecer devidamente a opl-nlão pública em tudo que diga respeito ãs nossas realizações. Nesso particular, adianto que jft temos feito progressos suficieites, multo maiores do que os que ire-viram os inimigos da América e do mundo que tentaram desmo-realizar com a maquina de Goebels e seus satélites o gigantesco pia-r,o de guorra anunciado pelo pre-sldente Roosevelt."

Prosseguindo, afirmou o coman-dante-em-chefe da Esquadra Nor-teamoridana no Atlântico Sul:

"Nossa presença no Brasil re-vela o perfeito entendimento exis-tente entre nossas nações nesta missão fundamental de caçar e destruir o inimigo onde quer que êie se encontre. Porque em ne-nhum trecho do território amerl-cano deverá existir o perigo nipo-nnzi-fasclsta. Cabe acentuar, to-davia. que as forças americanas estacionadas no litoral brasileiro não prestam mera colaboração ml-I-tar a. defesa de nossas costas. Elas têm trazido, tambem, um cx-traordinftrio aumento ãs ativida-dos econômicas, industriais e co-meroiais, Estou certo do que

ALEMÃES PARA SUBSTITUIR

GUARNIÇÕES NAVAIS.

ITALIANAS

.Vora York, 21 ((A. P.) — A rádlo-emissora de Moscou, em ir-radiação captada pelo Serviço de Informações do Departamento da Uuerra, anunciou que cerca de seis mil homens, da marinha do guerra do Reich, e em siia maio-ria oficiai.*., chegaram aos portos italianos de N'poles e Brlndisl, para servirem a bordo do navio** da esquadra Italiana.

A noticia Irradiada df- Moscou baseava-se em "informações fi-dedigmas'' procedentes do Cairo e acrescentava qua alguns subma-rlnos it.ili.-inns já eslão Inteira-mente iripuiadus o comandados por alemães.

quando terminar o conflito, o povo de meu pais conhecerá tão bem o Brasil quanto o seu próprio, de vez que, mais que a ação dos di-plomatas, irá influir a propagan-da feita diretamente pelos maru-los e soldados que ao regressarem á Pátria Irão contar o que aqui viram e sentiram de verdadeiro e de belo em toda sua extensão. Tu-do que em contrário se diga ?6 po-dera ser obra da intriga da quinta coluna. Os brasileiros podem estar certos de aue, derrotado o Eixo, nào ficará um sô soldado amerl-cano no solo de sua pátria. A presença de tropas americana.*; nas bases estratégicas do Brasil é me-ramente temporária e nada tnals visa quo fazer face ás atuais emergências Internacionais. Os presidentes Roosevelt e Vargas sabem perfeitamente disso. Somos tão leais ao Brasil quanto a nôs mesmos. Sou um dos ' maiores amigos do presidente Vargas. Quando de sua conferência com o presidente Roosevelt, fui eu quem o conduziu para Natal. Getullo Vargas não é apenas um motivo de confiança para o Brasil no es-trahgeiro. Mais que Isto, êle é um dos maiores chefes do povêrno do mundo. Importantíssimo papel lhe estará reservado na futura confe-rencia internacional da paz, como um dos leaderes da América. Mun-ca será demais dizer que o pre-•9 Men te Roosevelt o considera co-mo um dos bastiões da deco-moern- demoern-cia no mundo contemporâneo. Nós americanos dedicamos uma since-ra afeição ao presidente bsince-rasileiro por sua lealdade à. causa das Na-Coes Unidas e pelo interesse que demonstra em resolver todos os problemas ligados às boas rela-ções entro os paises do Hemlsfé-rio Ocidental. Quero ainda render tributo especial à mocidade bra-siielra, mercê da qual podemos prever o mais brilhante futuro para este pais. Ela tornará o Bra-sil uma das maiores nações da terra. Faz jft dois anos que estou no Brasil. Tenho muitos louvores para com suas autoridades, quer civis ou militares, particularmente •^stas com as quais estou lipado mais de perto. Em relação à. Baia, saliento especialmente a colabora-ção do general Renato Alelxo e rto almirante Lemos Basto, tantos são ns serviços que nos têm pres-tado."

Continuando, disse o almirante Ingram:

"A guerra deve s-sr

ganha o mais cedo possível para evitar que sojam prolongados os sofrimentos na humanidade. Sou bnsiante re-ligioso e sei que Deus ajuda a quem se ajuda a si próprio."

A seguir, o almirante Ingram, respondendo a uma pergunta sO-bro a participação do Brasil na luta na Africa, declarou:

¦"Nao houve participação ativa na batalha quo se desenvolvo no norte da Africa. lias a Aviação e a Marinha brasileiras prestaram inestimáveis serviços á mesma, efetuando, juntamente conosco, operações de cobertura e pat.ni-llmin -nin dns comboios. Quanto aos afundamentos do miido.àc;

Londres, 21 (A. P.l — Decla* rou-se auturlzailiiiiieni., .„ia nu-ile: "Orando- flocos dn [tiinatja ne-gra podiam «or villon n quase 100 mllhnii sflbre Stetlln o P.o-uock, ns duns grandi-s cl.ln.R*. alemãs bombardeadas onlom ft nolto pela HAF", dor. htirttH depol- ile i,*i*ml-nailo o liombntdelo. Um pllnio do avião do reconlii-clmriim Informou filio uma onda de fumaça so via pflbrí Rtellln, cnm ~|iia-i- 1 ~nn m»-tror de nltur.i e (|Ue n« Ineilndlna de Riistnoll "film vl-lvi-ln fl dis-Iftncla de 80 mlllinn Multns In* i-fndlos nlnda PBln nu nrdondo 'min. r-Mo monos nltn grandes co* liiiins d- fui-i.-- h .-o nobre

Roslock"-EOI A I-RIMEIÜA 1NCI"IIS\0 TIWUCE HA PRESENTE

GUER11A

Londres, 21 (U. P.) — Nume-rosas forças do'bombardeiros bri-tflnlens atacaram vlolenlnnicnto Berlim, r.ontnek <• Stettln, nn pri-melr.-i Incursão triplico i-in griinilo escola que se roallüii contra 11 Ale-manha desdo o IniHo dn guerra. Em conjunto se perderam trinta <¦ um aparelhos nos três iitn.iui*** o que liullcii que nn fflrçns Incurso-ros deveriam estnr Integradas por uns linO nv|."es.

Bombardeiros bl-motori-u "Mns-quito", considerados como os muls velozes dn mundo, tiveram .1 seu cargo o ataque contra Berlim, en-qunnto ou quadrhnotoivs "Hall-fnx", "Stlrllnn?1 p "Lítnca-Fter", sngunilo Informaçfles fni-iucidas

0 ALGEMAMENTO DE

PRISIO-NEIROS DE GUERRA

?

0 método empregado agora pelos

alemães é menos rigoroso

Londres, 21 (Routeru) — O.s prisioneiros do gueira britânicos continuam a ser algemados na Alemanha, mas as últimas infor-mações Indicam que o método empresado pelos alemães agora 6 menos rigoroso do que anterior-mente, segundo declurou o sr. Anthuny Edcn, falando, hoje. n.i Câmara dos Comuns. Acroscen-tou ttfmla(o titular do Koreign Office que' a medida não n* apll-ca de modo geral a todos os apll- cam-pos de prisioneiros da Alemanha, mas apenas em um ou dois.

A dlvergênêcia entre os gover-nos britânico e alemão se refere ao que constitue tratamento hu-mano, qre não ê definido expli-citament,.>_jnela„Cpnvehção de Ge-nohra. õ jfovisSíiJ ilemiíii õ?-;Ia.-rou que não renunciara ao agri-llioamento dos prisioneiros de guerra, até que lhe sejam dadas garantias de que os prisioneiros germânicos, em circunstancia al-guma, serão postos a ferros.

í! Informamos ao governo sul-ço, a 11 de fevereiro, que podia transmitir ao governo alemão que foram dadas Instruções a todas as nossas forças, afim * de que seus comandantes ficassem intei-rados das nossas resoluções, ob-servando fielmente os termos da Convenção de Genebra. Fizemos vêr a todos que a ordem 3e alge-mar prisioneiros é ilegal, sendo estritamente proibido aos oficiais comandantes dar tal ordem, No entanto, nossas instruções decla-ravam que, em certas círcuns-tancias. o alpemamento de prisio-neiros poderia ser indispensável, no interesse dos próprios prisio-neiros.

í. dever dos prisioneiros captu-rados durante is operações pro-curar fugir e dificultar a ação de seus captorer, que, por isso, são obrigados a adotar medidas des-tfnadas a Impedir que i^-^o acon-teça. Em tais circunstancias, o algemamento de prisioneiros 6 permitido, mas deve ser realiza-do da maneira mais humana pos-sivel, suspendendo-se a ordem lo-go que as circunstancias o per-niitani" — declarou o secretario do Foreign Office,

Recordou ainda o sr. Anthony Éden que a Convenção de Gene-bra proíbe expressamente as re-presállas contra os prisioneiros de guerra, motivo pelo qual as sugestões do governo suiço no sentido de que se relaxasse a or-dem de algemamento de prisio-neiros enquanto se realizavam as discussões foram imediatamente atendidas pelos governos britânico o canadense. Entretanto, o mes-mo não aconteceu na Alemanha, onde os prisioneiros de guerra britânicos continuam algemados. Os termos da resposta do go-verno do Sua Majestade foram entregues ao governo alemão, por intermédio do Ministério do Ex-terior da Suiça, cuja habilidade e paciência nessas negociações aproveitou a oportunidade pre-sente para louvar publicamente. Como é natural, o governo brita-nico continuara a desenvolver seus esforços no sentido do que os alemães revoguem a atual or-dem de agrlllioamento de prisio-neiros de guorra britânicos.

mercantes no Atlântico Sul, têm diminuído consideravelmente. Te-mos bombardeado o inimigo e con-tinuaremos a fazê-lo sem tréguas. Brevemente enviarei fotos do sub-marinos afundados na costa do Brasil, .Nestes próximos dias apre-sentaremos surpresas em toda a nona do litoral brasileiro, inclusi-ve na Baía. Os alemães muito te-rão ainda que vêr."

O almirante norte-americano concluiu sua entrevista afhman-lio que o Brasil possue atualmen-te algumas das mais poderosas bases do mundo, sobretudo a de Natal, fl. qual estA reservado o papel de um grande centro co-merclal para o futuro.

Estiveram presentes íl entrevis-ta o capitflo Henry Cown, o te-nente Claris Halliwell, o tete-nente Maswcll Boehm, e o capitão In-gram, filho do comandante da es-quadra norte-americana do Atlan-tico Sul. que tomou pnrte ntlva na batalha do Mar de Coral con-tra os japoneses.

Hoje, íls 20,00 horas, o almlran-te Ingram e sua oficialidade serão homenageados vem um jantar ofe-recido prlo almirante Lemos Bas-to c

senhora**-pi-ln Mliildl.'1-I"i dn Aviação, rrnll KQrtim "atjfieij iitmamonU vlolen-1 Ul" cnntrn o | nrtn h'ltlro df Btdt" lln e llnstnci; lambem no nülllno

O comunicado dn referido Do-parlamento diz que as condl^Ow ntinonfrilran einm huas em Stet-lln e qun o b-iinliiirili-ln [oi bem cniif.entr.-uln.

Enquanto cs bombardeiros rte-vriHlnvnm os centrou Induslrlnli alemães nn tinta *ij lil" nnlverMt-rio dn IIItli>r, os ciiçus honihnnlel-rod levavam a efeito um do neu8 mal oro* nspaltos da Ruerm eon-ira os BlHlomnfl do transportou do Inimigo na reuiui nnrneste dn Ale-manha, llnlandn «¦ BolRtcu- cum-pri ndo Bun mtBxáo Mm cxperlmen-lnr nenhuma perda.

Os n parei lio» "Mosquito", "Ty-plion", "H-nulIgliter" e "Wliirl* v/ind" bombardearam a metralha-mm quin». locomotivas, 2 trens cm movimento, seis rcbocodnre-s o numerosas barcaças, e fizeram voar um rebocador nas .Iguas da costn belga.

Esta fnl a 01* Incursão dirigida cnntrn Berlim a partir de setetn-In» dn 1333. Os IwmblirdPlrnH "Mosquito" .'.' haviam attienilo a iTipilnl !ili'in:"i duas vezes ã luz do din, em cuja oportunidade Inter-romperam a celebração dn mais uni -iiiivei-.sirlo dn Partido Nazis-lu, alt'm de retardar o dlscitl'80 comemorando nuo horas mais tar-le f'>l pronunciado pelo marechal Gnerlnjr.

Stettln jã havia sido atacada r-M-to vezes. A (.ltlma operaçfio contra essa cldado fo| levada a lírmo nm 30 de setembro do 1342. Àlf-m disso, a arma aérea russa tornou essa localidade alvo pnra Incursões que se re-rlsinm dn tem-"ns ern tempos.

O percurso do (dn o volto entre a Ol-ií-Brctnnhn e Stettln ** do niiroximadamonta uns 2.100 qul-lõmetros,

Os pilotos quo Intervieram nas operaçíles afirmam quo foram pro-vccadfis grandes Incêndios em to-dns os iih-ns. especialmente nm Htnitin. quo foi n objetivo da prin-cipal n.-"m aérea britânica. O ata-aue contra essa cltla.le teve Inf-cin poucos minutas antes da pri-meira hora da madrugada sob uni Iiiiii- lii-illianln. Um dns partii-ipnn-tos. cuja mrtqulna evoluo tonou iúbre o alvo depois de ler lança-dn suas bombas, declarou o se-guinte:

, "Despejamos nossas' bombas vinte minutos após ter Inicio o ataque. Então já ardiam incên-dias gigantescos. Colocamos nossa carga no centro de enormes fo-giielras e quando voávamos em círculo, cm torno da cidade, por-cf-benios ns explosão** qi-p so fiüo-nm acompanhar pnr línguas de fogo avermelhadas e extensas co-limas de fumaça densa."

A torça que atacou Rostocit os-tava integrada por bombai-rl.'lros qundrlmitores "Stlrling". Foi a •¦exia vez que êsse porto foi esco-lh*dn como alvo o a primeira des-do qne teve lugar o tremendes-do ntn-que de 16 de março do ano an-terior.

Rostock, tal como Stettln, é tambem porto dn abastecimento para. os exércitos alemães da fren-te sofren-tentrlonal da Rússia. O se-gundo deles, o maior dos portos da Aolmanha no Baltico está li-gado com Berlim por um canal. Presume-se que Rostock estava sendo reconstruída, o que deu mo-tlvo a um novo golpe das Reais Forças Aéreas.

IMPRESSÕES DOS PILOTOS DA RAF

Dr uma base de bombardeiros da RAF 110 Inglaterra, 21 (Heu-ters) — Os pilotos da RAF, que regressaram de um dos raides le-vados a efeito A noite passada contra a Alemanha, enquanto os a'.c-iiiães ainda estavam celebran-do o aniversário de Hitler, conta* ram como atacaram diversas cl-dades do Reich, inclusive Berlim. Esquadrilhas de "Lancasters", "Stirilngs" e "Halifax" bombar-doaram Stettln. O claro luar em um céJi sem nuvens facilitou-lhes o caminho. Os pilotos não tive-ram dificuldade em achar o por-to. Um dos pilotos, que depois de lançar suns bombas, realizou al-guns vôos dc reconhecimento, disse:

"Xão acredito que os nazistas estivessem íl nossa espera, porque, conquanto o fogo das baterias an-ti-aéreas foáse pequeno quando chegamos, tornou-se intenso " proporção que o ataque progro-dia. Lançamos nossas bombas, e minutos depois ile esvasiarmos o nosso estoque bélico, voamos em circulo sobre a cidade. Violentas explosões e incêndios eram obser-vados om toda parte. Espessas nuvens de fumaça negra escure-ciam os céus."

Um pllolo de um "Mosquito" deixou Berlim "com incêndios imensos". Outro localizou "expio-soes terríflcas no distrito de Wll-inerdorf ".

O porto de Stettin e Rostock não dois pontos de grande lmportan-cln ,hoje, para os alemães. Desde que oomeçou a campanha russa, esses portos tiveram seu trâfe-go enormemente aumentado. Com oa atuais bombardeios, as comuni-cações ferroviárias ficarão parti-cularmente perturbadas.

REALIZARÃO INCURSÕES SOB QUALQUER TEMPO Londres, 21 (Reuters) — A RAF está, gradualmente, aproximando-se do ponto em que poderá bom-bardear a Alemanha e a Itália sob qualquer condição atmosférica, declarou hoje um comentarista oficial, que acrescentou que a per-ci-ntagem de aviões perdidos, nos bombardeios durante os mezes de fevereiro e março, foi menor do que durante o mesmo periodo do uno passado, embora as terças de bombardeiros tenham aumentado substancialmente, a percentagem de aviões que levantam võo tri-plicada e os ataques são duas ve-zes mais pes.-idos para cada avião perdido,

O Eixo, acrescentou o mesmo in-fnrmante, duplicou sua força de aparelhos de caca. noturnos e os objetivos da RAF snn, a cora, mais difienis do acesso do que o ano passado.

A RAF SOBRE ABBEVILLE Londres, 21 (A. P.) — Ê o se-guinle o comunicado do .Minis-'.•'rio do Ar:

"Aviões "Ventura", do coman-do de bombardeio, esi-olincoman-dos |wr c.iças, bombardearam, na tarde do boje, os patcos ferro- iários do -Lbheville.

Um caça Inimigo foi destruído. T>ois "Venturas" r três eacns de liossns forcas psihu ueulMu*. '

PROSSEGUEM COM ÊXITO AS

OPERAÇÕES ALIADAS EM

NOVA GUINÉ

Afundado ontem um cargueiro e

atacados importantes pontos

estratégicos

lio Qitortrl Gititrnt Aliado no tlidocste do 1'aiificu, 21 (Iteu* tem) — Illformu o comunicado oficial de hojo: "Setor Noroeste, Nova Guiné — Noííos bombar* ilciroH uiiiinriiiii us ncroilrninos e as Instuliu.iirii portuária» lnlml* gns, acertando varlns Impactos dlretOH num grande cargueiro. O barco Inimigo explodiu vlolen-tamente. Os aerodromos do Wc* link, Bornm e Wenk [oram neu-triilizailos, proviiciindo-se vario» Inoondlo», "Ansndu.v — Nobíu» bombardeiros pesados atacaram Nyubla, nu nolto do ontem. Sal-dnr — Nossos homliiirilelros pesa-dns atacaram as aldclui dc Ul-llau, Slngnr o tiunibl. Morobe — Dois avlflcs Japoneses lançaram algum.ih bomba», quo não causa* rum vítimas. Yumaiiu — Nossos bumburdelros pesados atacaram o aerodromo local, provocando In-ccndlo em edifício». Ilhas Aroe — Nosso» bombardeiros pesados ntacurnm as Instalações de terra das Ilhas Kaenry."

UM COMBOIO JAPONÊS ATA-CADO EM NOVA GUINÉ Svdiiey, 21 (Reuters) — Um comboio Japonês, que navegava nu Nova Guiné, foi tfto terrível-mente martelado que agora os nlpftnicos estão tentando o em-prego do barcaça» para lovar suprimentos Ah suas guarntçQefl sitiada» em Lno e Snlamaua, *se-gundo despachos recebidos anui. procedente» da Nova Guiné, fi tão severa a vigilância exercida pelos aviões com base terrestre, sob o comando do general Mac-Arthur, que as barcaças nipOnl-cas «ão obrigadas a navegar fa-zendo uma rota circular peta Illia do Almirantado. cerca de 2T.I) niilhn* nn norto da Nova Guiné, conserva ndo-se tanto quanto o mnls prftxlmo da llnhn costeira Ambos ns contehdores estão em-penhndos em obter posições n;i-f|Uela Arca. conquanto a luta terrestre esteja um tanto estática no momento.

CONCENTRAÇÕES JAPONESAS AO NORTE) DA AUSTRÁLIA

Sudoeste do Facilico, 21 (De Astley Hawklns, enviado espe-ciai da Reuters) — Os japoneses estão rapidamente reforçando suas forcus terrestres e aéreas nns campos de batalha do norte da Austrália, ao que revelou um porta-voz do quartel general do General NacArthur. A amea-ca de raides masslçns dos japo-neses que havia ceasado abruta-mente, nlnda existe, ftombardel-ros e raças estão ainda sendo concentrados em um pnnto de nnde ns bases aliadas poderão ser ntncadns.

Cs russos apertam o cerco em torno

das posições nazistas em Kul-an

Cada vez mais crítica a situação dos alemães que

tentam enviar reforços

0 ERRO DO RADIANTE

DITADOR

Interessantes

declara-ções de Churchill agora

reveladas

Lonàri-s. 21 (Reuters) — O Pri-meiro Ministro Winstnn Churchill Ialudiu ao erro do "radiante. dUa dor" Hitlpr, em não procurar in-Ivadlr a Gr" Bretnnha cm 10-10 jnum discurso que pronunciou em outubro passado, numa conferen-leia particular com os mineiros e sô hoje revelada em Londres. | "Tenho perguntado a mim mes-I mo muitas veses — declarou en* tíio Churchlll — o que teria acon-tecido se Hitler houvesse colo* endo de três quartos de um ml-Iliüo de homens a bordo de todos ns barcos e alvarengas, envian-do.os pelo mar, meamo com a chance de perder trí-s quartos de* les. Ocorreriam terríveis momen-tos neste pais. porque quasl nfto rilspAnhamos de qualquer arma Naquela i^poca n3o tínhamos si-nilo 50 "tanlís", enquanto que HRora contamos com 10.000 ou 12.000, Possuíamos um par de centenas de canhões de canina* nha, muitos deles retirados dns museus. Havíamos perdido todo o nosso equlpnmento em Dun-kerque e na França, e, na ver-dade, sofríamos uma prova ago-nisadora.

Sem dúvida, teríamos combati* do mas as armas modernas pos-suem uma terrível vantagem con-tra um povo quasl inteiramente sem elas".

Churchlll acrescentou que ou-tro engano dos inimigos dos alia-dos fot cometido pelos japoneses, quando atacaram Pcarl Harbour e nílo a Gríl Hretanha, quando esta já se encontrava ocupada com u Alemanha e Italla, na Eu-ropa. Foi uma sorte multo gran-de, Man obrados pelas suas cons-ptraqões negras, ofuscados e en-sandecidos, Investiram contra uma nacílo pacífica com a qual, no momento, mantinham negocia-cries de paa, e depois, com o afundamento de mela duzla de navios de guerra e o assalto con-tra uma baso naval, acarretaram contra si as energias implacáveis e o poderio incomensu ravel de 130 milhões de pessoas educadas, ciue vivem nos Estudos Unidos

Aludindo depois As crueldades bestiais dos alemíles, o sr. Chur-chill pediu aos seus ouvintes pa-ra considepa-rar o que teriam íolto na Jnglaterra, salientando: — "Pensei no que teriam feito co-nosco, conosco quo barramos o seu caminho ao dominio de todo o mundo, a nõs que odeiam mais Iiomue nns invejam".

Churchlll considerou esse perl go "conio o primeiro de todos os perigos" e acrescentou que, em-bora o Inimigo tivesse multo mais submarinos em 1M0, tinha-mos um grande programa dr construção de escoltas navais, enquanto o programa naval nos Kstados Unidos eo mec Ara tam hf>m a desenvolver-se. Frisou que Hitler procurou uma vez Invadir a Inglaterra, mas qne a RAF di-zimou as suas forcas. Mas, en-quanto observou as divisões alf-hiãs ca Franca. nSo ponde afãs-tar dn idéia o temor da invasilo, Kste foi nm outro perigo p, de al-rum modo, o mais insidloso de todos.

"Agora, trinta nações estavam marchando com os aliados. No ar, o Eixo já estava recebendo o que enbnlhára. Na crise de 13-ÍO com efeito, a Tn glaterra salvou a liberdade da humanidade"."Nflo

devemos descancar — jacrescentou o primeiro Ministro |— devemos manter o nosso es-I forço a realizar a nossa tarefa, ntá a com-lusfio final. Nilo ca ire-i mos. Muire-i tns veses consire-idereire-i que alguma mílo sábia estava int^rfe-rindo nas nossas questões vitais.

Moscou, "1 (TJ, p.) — .V arti* llmriu ru.-n.li e.xHniilin>u u mui*' tle mil [nsi-lslus ulumútu* o deu. trulu 0 "tnnks", quantia oue*., nunui in-fio üosos|ioru(in, procurii* vam llvrnr-t-o do um anl'|iillu* ineiilo tolul.

No setor ile I-Tullnln, na fronte contrai, na 1'on.us riuiwiii emiiro-endcr.iui uni ut.uiu.i ile surpresni, eoin u qual aontiOBUlram dominar uniu Kuarnlc&o do uniu elcvaçíiü emmtígltia. IjoiioIh da uma lirovo luta, porem sangrotilu, a h'unrnl-•¦tio fui onli|Ulluda por haver ne-ciulo capitular, pausando a olu* vn**.o paru o poder Uns forca* nuelonal». tirando quuiilldiido du maioria! bélico Intuem culii pm mãos dus rUMHUH, Inclualvq nml-tos canhões (\uq o Inimigo nâo

havia tido tempo de ombuKtr, Ai operações desenvolvidas na região du ICuban adquiriram In* tensld.ide nos (iltimti* illlis, uul estreitar os rutíJüS o círculo de a^o que, pouco a pouco, va' en-1 ou rra lando os fflEcItítna alemâvH •obro n litoral do.i mares de Arniv e Negro.

A potflçuo das ftir(,'ua du fcllxo, na pequena "cabeyu ile punie" l do Kllban. luljIl;t-.-i- eaiia dia llllllb I precária, aj)CBui du» granüt-a re-forços ((Uo seu alio comando eu-Vlou para auim litar a r:.-*i: teu-cia. Os ruHüOs lem quo trauapor I formidáveis ubnt6culoH, cumo aa eacarpadas inuníaiihíL» gue cot*-rom iransvcrsalmenlo íi linha le , uvaniio e aa com|)IÍca(la.M obr-ia i de defe.-a cunslrulilus polo invu* bor.

Não obatante cwes contm-tom-pos, .is tropas russas uvançuiam ientumenle, porem iiiintcrruiila-mente, tomando posição apôs po-sição. fará contrabalançar c«!-a crescente preasão, ua nazista** in-vestem com freqüência pur dlfe-rentes pontos do semi-círuulo, afim de quebtar as linhas rusaaa o recunqulstur parte tio terreno perdido. A últimn tentativa foi executada conlra um se tur nãò especificado, intervindo nela três mil Infanteu e dezenas dc tanltt.. Uma e outra vez h Infantarin alemã lançou-se à carga, apoiudn por esquadrilhas de caçaa, mas fui Invariavelmente contida c Obrigada a retroceder sob urn mortífero fogo de artilharia e metralhadora.

As baterias antl-aéreaa e os avlOes russos "lálormuvik" der-rubaram 11! caças alama.es, Quan-do 03 Invasores reaolveram retl-rar-se do campo de batalha, ha-viam mais de nul nazistas mor-tos.

Üs meios militares opinam que apesar dos abundantes reforçua enviados pelo alto comando ale-mão, a região de Kuban e, even-tualmente, a Criméia, terão de ser evnctiadtiH, ou o ínlmiivo ycrá aniquilado. Considera-se possível quo aa furnas nazistas tenham urdem de imitar o sexto exército alemão quo pereceu em Stalin-grado.

Ucpols de unia tlígua relativa-nu-nte longa na frente centrai, reiniciou a luta no setor do Ka-linln, onde os fascistas alemães ocuparam posições bastante pre-cárlas, em virtude a sua proxl-midade das linhas laterais rua* sas. Para eliminar os pontos de fogo Inimigo, os russos lançaram um ataque de surpresa contra uma elevação estratégica. A ele-vação caiu em poder dus nacio-nals, que imediatamente contou-daram a posição. Os nazistas lançaram mais seis ataques su-parados para reconquistar o cer-co, porem foram repelidos com pesadas baixas. Segundo as pri-meiras noticias, aquela elevação encontra-se próxima a Kliolin, lo-cal Idade situada a 290 quil^me-¦ tros a oeste de Kalinin. líecor-I da-se que não se luta em torno

de Kalinlu il.--.ln .1 oíem.ini lu inv.-riin do l'J-11-l'H'i.

Nos demais ponto-, ila fionia contrai houvo apenas ilueloi d*j artilharia o ai.-.lu du |iatrulii..s.

O COMUNICAIX) nfSfiO .1/....-..11. "I H... ii.ji-1 — (; n stvulnin o icKtu dn .-..iiiunicidii •'i.iilnmi-ni.ir ih. -ilu» vi nn mdo r u • ;• i •:

"No Kulmn, dor.tni-iini» nto- *\*\ um i unidade itns.i travuratii vlulcnio.*) cniiibati'-.. Ti.rt.s ua ataquea du lu imitaria itfemã fo-rum reeliU8i*uiliiB. O inliiiuu to-trou pesadas lial.\ti*i em hm.i u> o iiinti liai nm i:i.iiwi|..íni-li .l-i fo* •A'i ii" nuas» urUUmrin i- iltta unir-loiros di- inm.-l.i lia. s-ogniulo da-dos ainda Incompletos, oa arti-hei ros ruaaoa ílcatroçariim •» "uinks" e dizimaram mn batn-Iiiiii ile liilanlaiiii gorniiiiiieii. Os illspnros do li" sas bati-. Ias i-i-Icncl.ir.-iin unia üiilerlu de mil-IhiiHu Inlmlfííi e put-cruiú u p< |U6

hotea-torpedua.

,\ii norto de <*11uv«*\ -\ iiosmis patrulhu*> penetraratit n ira vés d !¦- llniias itiíiui^a* •¦ lí/.ciinn voar polua ai» - iiíií .iepúf-ttu do munições, Incendiando uíiuln tan-ques di- potróliu. Ni regliin de H>:\ ik iiluctnnoa **»-¦'>ii irianadaa variai- puab;íi .-*. iiniii-r .

.\ oi sn d. li. -•¦*-, i-in cuiisc* (luútiuifi da ;t';"'i de n*'*-* t arti-lliuriu, "l i.i .inintus-ihaii-.- o trincheiras furam di-i.ul-l.-n-. Umu bateria d« urlllharta ín.mi-•ju fol dü.-.iruidii, Xa irem.* do Vulkuv, ii...-.-..- euir.liies sllnlieltt-ram IU buterius de ai'tillmrlu e inuitelros de irlnclieii.i.-, flzciuin vuur pelos mes o d stro*..iram uma companhia dn infantaria tia-zlsta. Iiiii.ii.ii- a iiuíiií, grtipos da patrttlhelroa rti&soa \>> netra-r.iin entre üs pobiçfiea Inimii;as a ...'st- do Uustov e destruirain o y. G. da quinta comiianhiu do 61 ü" r.egliuonto do Infanturia alemã. Mataram ainda cerca Co 4u alemães, capturarm prUIonci-rua, apreederam grunde cópia de material bílleo o regressaram a salvo Ss suas posições." BAIXAS CAUSADAS POIt DUAS

IHJIAS ¦jui"i:í:iliii".ii;a.; Moscou, "1 (A. Pj — A rá* dio-emissora informo:

"Duaa mulheres, irmãs, Ana e .Maria Oottovtzevan, mataram Õ^ alomüea c destruíram - "tanks'*, *! nlnlios do metralhadora:-:, um morteiro e um canhão motoriza-du. As duas irmãs constituíam a. tripulação tio um "tank" russo.*'

ATAQUE AftlíEO RUSSO A KOTVA

ltclilnkl, -í (A. P.) —- Anun-cla-s+j que vinte aviões russos atacaram Ivotva, o maior p.-rto áa] '."iniandia, durante a noite d^ untein, om plena lua cheia.

A Intensidade du fogo anti-a*'-reo de torra forçou os incurso-res a lançar as bombas fura dos limites da cidade, havendo en-tretanto algum prejuízo material*

TILSIT BOMBARDEADA PELOS KUSSOS ,l/nscoii, 21 (Reuters) — O vâ-dio desta capital anunciou hoje a noiie o sc-suinle:

"Xa noite passada a aviação russa efetuou um raid em massa, contra Tilsit. Os objetivos milha-res e industriais da cidade furam submetidos a um bombardeio de-vastador, tendo ocorrido então muitos incêndios. Üs últimos in-cêndlpa formaram uma grande chama que podia ser observada a centenas de milhas de distância. Grandes explosões foram observa-das, num depósito do munities, na estação ferroviária, no porto fluvial e no aerôdromu local. To-dos os nosos aviões regressaram í.s suaa bases." .

-As perdas da navegação

aliada em 1942

H"ii.7/iiii!/lon, 21 (neuters' — O Comitê Truman, revelou hn.ii* que. aproximadamente, 12 milhões de toneladas de navegarão aliada fo-ram afundadas durante o ano pas-sado — mais do que o total da tonelagem construída pelos Esta-dos UniEsta-dos e Inglaterra combina-das, em 1ÍM2. Descrevendo as Perdas como "pesadas mas não desastrosas", a comissão do Sena-do que está investiganSena-do os pro-blemas de produção de guerra in-formou que aa perdas de navega-dão foram reduzidas nos últimos meses do ano, declarando coníi-dencialmente, que "a ameaça sub-marina podo ser e será enfrentada de maneira efetiva".

O relatório do Comitê Informa que a resposta íl ameaça dos ata-cantes submarinos, estava om grande programa de novos cons-truçòes de navios mercantes e de escolta e pelo uso combinado das escoltas de destroyers, poria-aviões e aeroplanos, com base terrestre, equipados para o servi-ço de perseguição e destruição dos submarinos.

LÉON BLUM NUM CAMPO DE

CONCENTRAÇÃO EM COLÔNIA

Londres. L'1 (A. P.) A ra-dio-emissora de Argel* em noticia captada pola "Associated rress". anunciou que o antigo primeiro minislro I.éon Blum foi transte-rido pelns alemães para o ¦.¦-impo de concen traço de Sach^nhauson, noventa milhas a nordeste de Co lôr.ia.

¦ns ide rei que tínhamos um iir.ii:*ii. imrone servíamos com

\ ii"í*va luush".

!¦*¦.-»¦ -n-i-i ;i seguir, difí-p o ma-li.il ."-'ti,'!!** nua o Rixo

comure-end*'' qije rompeu os laços cotn í> humanidade Nâu lia\ ia reiifada |Ao fim, o Eixo lutai,i com ilesfs-pero e com todus a^ armas, Tal-ver. com armas que eu temo pus-sam sor usadas. O Eixo lutar*. com um desespero como os alia-idus ainda nAo viram, o poriaso temos d»; estar preparados para o j pior,Stmits adiantou: — "O Eixo está fazendo do Imperialismo um | cnmpo propicio para a sua pru paga mia coni ra a lira Bre t a ulia luas o Imperialismo está tüo mnr-| to como unia mu mia. Uni inivn I espírito rto s.-o u nesta Comu nida-de. HA um profundo espirito vi vendo neste pais. uni espirito que não somente acabou coni o impe-jrialismo -? o fianqueou, mns tam-J bem que aquelas distinções eslâ. removendo toda? de classe o privii-i-rlii, que podf-rlnni a Pula i-eíUíbjuar divisão »• -"ranuu -a'.

SOMENTE A RENDIÇÃO

INCONDICIONAL

Declarações do sr.

Cor-deli Hull sobre qualquer

"ofensiva

de paz"

Wtislilnulon, "1 (A.P.) — O se-cretdrlo de Estado Cordell liul! declara nue a atitude de sú acei-tar "A rendição incondicional" é a que mantém as Na.,-oes Unidas relativamente an Eixo e que essa decisão "se aplicara, absoluta e Integralmente, em resposta a qualquer piano do Japão do ten-tar tnda c qualquer paz nego-ciada".

Essa declaração dn sr. Cordel! Hull foi feita, na entrevista et le-tlva á imprensa, hoje, ao sei ele Interpelado sobro se podia tll-ci* alçuina coisa a respeito da eleva,-cão do sr. Nemory Slilt,-cmitsu ao posto de ministro das Relações Exteriores do Japão, dado o faetc desse político nipúnico ser tila como advogado de uma política conciliatória para c.Jm as potên* cias anglo-saxônlas e a i-uscs* tfles uno surgiram nos cireulos diplomáticos de nue sua nomea.:"ki para o elevado posto poderia pro-i--ni.sli.-ai- uma "ofensiva de pu'"" por parte do Japão,

Cordell Hull recordou a--, imor-pelnnle cpie na semana passada,, quando .1 assunto relativo as pro. postas de \nz, sugeridas no .lis-curso d - ministro Jordana.-tln )¦:.--panha, Unham sido aventado, elo próprio, Hull, havia dito •> ie o presidente Roosevelt o outros ->:-| tadistns americanos tiniiain repe-lldiimente estatuído a atitude dos I lOstados U'n!dos .-. Igualmente, a. j das NaçJes Unidas, atltudo essa 1 que sn n-im-r nisto; a rendição Ini-Ji illeluhnl do Inhulgo .'• n único objetivo o idíjrtivoflrme e Inadia-'

vel ile- Xíurnps Uiildns.

•¦— ijucr hlo iilxer — retrucou o reportei- — qnc .-. mi si.i.i ml-; tud*1 m- apura a qualquer i io.!-mont 1 visando umu pa:; m •:• c.a» (lu cnm o .lupáo'. Ao quo •¦ ,-r, Cordell replicou que -*i--tii cev\a-a 111- nu o p--ei-,*-am~.'i'<~ seria f.ii-r'". Os ri'|ii.ríers ainda fi-ierani of.-Iras perguntas ;;*. secretín-ln *:**i Iv-i.t.l-i. Sua principal rospo-tn & ,--;:.*. 11;.Vil- illli-rpi-I,!-,'.,-s fn| n do que "t inha dnd i a máxima ;.;¦ n-t;àu ;'i- nottci.s irrudia^ns ia- To-Ui*. de uue "rpi-opi-i ulu e-.-ií •*." linlui sido infligido aus aviadores norte-americanos capturados após .1 ralde aéreo d i general Uoollitltí

Referências

Documentos relacionados

O Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT, em colaboração com a Petrobras desenvolveu um estudo para avaliar a ocorrência ou não de corrosão preferencial em tubos com

• Todos os doentes com HAP e cintigrafia pulmonar anormal devem efectuar Angio-TAC para melhor caracterização anatómica; • A angiografia pulmonar está indicada nos doentes com

60/4 Turismo: conceitos, histórico e evolução ; Turismo e seu inter relacionamento com outras ciências; Base para reflexão turística : homem, espaço e tempo ; O sistema

Nossos engenheiros estão prontos para ajudá-lo a alcançar alta eficiência com os produtos MOOG, sempre prontos para responder qualquer dúvida rápido e profissionalmente. Nós

O apóstolo Paulo enfatiza que por uma só ofensa todos pecaram, portanto, o casal só teve filhos após a queda, isto porque todos os homens foram afetados pelo pecado quando

Hipótese a ser provada: a eq.(A.1-5) é válida para o domínio do tempo, em regime permanente.. Compensação de desequilíbrios de carga empregando conversor operando com PWM –

A produção de produtos lácteos é uma atividade tradicionalmente desenvolvida na bacia leiteira do sertão sergipano e, juntamente com a apicultura vem desempenhando

comemorativos são tradicionais desde a inauguração do restaurante, há 15 anos Opção com estadia no Hotel Mercure Lourdes Belo Horizonte tem preço especial - Fotos: Paulo Cunha /