• Nenhum resultado encontrado

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO COORDENADORIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO COORDENADORIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO COORDENADORIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região:

Desembargador Federal EDGARD ANTÔNIO LIPPMANN JÚNIOR

Coordenador do Processo Eletrônico da 4ª Região:

(2)

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO COORDENADORIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

AGRADECIMENTO:

Registramos especial agradecimento aos magistrados e servidores da 1ª Vara do

Juizado Especial Federal Cível de Londrina – PR que colaboraram com a

(3)

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO COORDENADORIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

S U M Á R I O

1. ENTRADA NO SITE ... 4

2. MENU PRINCIPAL ... 5

3. ENVIO DA PETIÇÃO INICIAL ... 6

4. CITAÇÕES/INTIMAÇÕES NO E-PROC... 12

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL ... 13

6. SUBSTABELECIMENTO DA PROCURAÇÃO ... 15

(4)

1. ENTRADA NO SITE:

• Endereço Eletrônico - RS: http://www.jef-rs.gov.br, SC: http://www.jef-sc.gov.br, PR: http://www.jef-pr.gov.br

• Clicar no link – “E-PROC – PROCESSO ELETRÔNICO”

• Preencher, na nova tela: a.) LOGIN: Estado + nº da OAB com 6 dígi-tos, sem pontuação (ex: PR099999)

b.) SENHA: Senha previamente cadastrada pelo advogado na Secretaria do JEF

c.) Clicar em “ENVIAR DADOS”

(5)

• Clique sobre o nome do Juízo em que pretende trabalhar – Ex: JEF Cível de PORTO ALEGRE

OBS: A senha ativada do advogado é válida para todo o estado em que o mesmo a ativou. Ex: se o advogado ativou sua senha em Londrina, estado do Paraná, o mesmo poderá atuar em todas as Varas do estado do Paraná que possuírem o processo eletrônico.

(6)

• Na tela inicial, encontra-se a relação de todos os eventos que podem ser gerados no processo eletrônico.

• Assim:

 Novo Processo (Petição Inicial AÇÃO PREVIDENCIÁRIA) – para o ajuizamento de nova ação eletrônica contra o INSS. Para este ícone as ações devem ser de revisão ou de concessão de benefício previdenciário. Qualquer outro tipo de ação contra o INSS que não seja nem de revisão nem de concessão de benefício previdenciário deve ser ajuizada pelo ícone Novo Processo (Petição Inicial AÇÃO CÍVEL).

 Novo Processo (Petição Inicial AÇÃO CÍVEL) – para o ajuizamento das demais ações, competência plena.  RELAÇÃO DE PROCESSOS – rol de todos os processos eletrônicos vinculados à OAB do advogado.  Movimentação Processo a Processo – para gerar uma movimentação (envio de petição/documento, p. ex.)

em um processo específico.

 Movimentação Processual em Bloco – para gerar uma movimentação em vários processos de uma só vez  MEDIDA CAUTELAR – para interpor recurso contra medida cautelar.

continuação...

 Consulta Processo Eletrônico – para pesquisa de processos por dados como o número do processo, no-me, CPF do autor, etc. Basta informar apenas um dos dados do processo eletrônico para consultá-lo.

3. ENVIO DA PETIÇÃO INICIAL:

• O aforamento de nova demanda eletrônica é feita através deste item; no menu principal, clicar em “Novo Pro-cesso (Petição Inicial AÇÃO PREVIDENCIÁRIA)”, caso a ação seja de revisão de benefício previdenciário ou de concessão de benefício previdenciário. Para as outras ações clicar em “Novo Processo (Petição Inicial AÇÃO CÍVEL)”;

• Obs: o procedimento para se ajuizarem ações previdenciárias ou ações cíveis é o mesmo, tendo como único diferencial que não é preciso cadastrar o réu nas ações previdenciárias, pois isto é feito automaticamente. • Na tela a seguir, será feito o cadastramento da petição inicial, que se dá em QUATRO PASSOS:

 1º Cadastro de Autores e Réus  2º Anexação de documentos

 3º Preenchimento dos demais dados  4º Envio da petição

(7)

ATENÇÃO – ENQUANTO NÃO EXECUTADOS TODOS OS 4 PASSOS, A PETIÇÃO INICIAL

NÃO FOI ENVIADA, NÃO TENDO AINDA VALIDADE JURÍDICA!!!

1º PASSO: CADASTRO DE AUTORES E DE RÉUS

• No início da página relativa à petição inicial, clicar em Cadastro de Autores. • Na nova página, inserir o CPF do autor, sem qualquer pontuação.

• Clicar em “Cadastrar Parte Autora”

• Na página seguinte, preencher os campos referentes à qualificação do autor, atentando-se para a digitação so-mente de números (sem pontuações) nos campos: RG, CTPS, PIS/PASEP, e que nos campos relativos a datas devem as mesmas obedecer ao formato dd/mm/aaaa.

⇑ ⇑ ⇑ ⇑ 1º Passo ⇑ ⇑⇑ ⇑ 2º Passo 3º P a s s o ⇑⇑ ⇑⇑ 4ºPasso

(8)

• Apenas os campos em negrito, como por exemplo o LOGRADOURO, são de preenchimento obrigatório; • Preenchidos os campos, clicar em “GRAVAR DADOS”. Uma mensagem de envio correto dos dados aparecerá

na tela “A Parte Autora foi cadastrada com sucesso”.

• A página voltará para o cadastramento de outro autor (litisconsórcio ativo facultativo), caso assim se deseje, ocasião em que deverá ser o procedimento acima repetido para o(s) demais autor(es); caso não deseje incluir mais autores, clicar em “Voltar Tela Petição”.

• CADASTRAR O(S) RÉU(S): basta clicar em “Cadastro de RÉUS” e selecionar o nome do réu da ação.

ATENÇÃO: É aconselhável o cadastramento de um autor por ação, especialmente quando no início da u-tilização do novo sistema, para se evitar enganos que provoquem a necessidade de emenda e conse-qüente atraso do processo.

2º PASSO: ANEXAR DOCUMENTOS

• Nas ações virtuais, somente devem ser escaneados e juntados os documentos efetivamente necessários ao julgamento da causa, como a seguir se explica:

I. DOCUMENTAÇÃO GERAL (PARA TODAS AS AÇÕES):

a. Petição Inicial; b. CPF do autor;

c. Instrumento de procuração, DATADA E ATUALIZADA (CONSTANDO A OUTORGA DE PODERES A MENOS DE 1 ANO);

d. Comprovante de residência da parte autora;

e. Documentos que digam respeito a pedido incidental, como a comprovação de urgência para fins de tutela antecipada, etc.

f. Planilha de cálculo do valor da causa – para fins de verificação de competência acerca do valor da causa (art. 3º da Lei nº 10.259/01).

(9)

b. Em se tratando de benefícios de pensão por morte ou aposentadoria por invalidez decorrentes de outro benefício, a Carta de Concessão ou documento similar do benefício originário.

III. DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA – AÇÃO DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO: a. Carta de deferimento/indeferimento do benefício a que se refere a ação; b. Documentos novos que não estejam no Procedimento Administrativo; • IMPORTANTE:

– Nas ações de concessão de benefício previdenciário faz-se desnecessária a juntada pela parte auto-ra de qualquer documento que esteja inserto no procedimento administauto-rativo instauauto-rado peauto-rante o INSS, vez que este será disponibilizado ao Juízo;

– Nas ações revisionais previdenciárias do Processo Eletrônico somente é necessária a juntada de dois documentos, além obviamente da petição inicial: (1.) PROCURAÇÃO OUTORGADA AO ADVOGADO; (2.) CARTA DE CONCESSÃO DO BENEFÍCIO EXPEDIDA PELO INSS.

– É altamente recomendável que o advogado mantenha os documentos originais arquivados consigo, pelo menos até o trânsito em julgado da ação, para o caso de qualquer dúvida que porventura surja durante o trâmite processual virtual.

• Todos os documentos devem ser previamente escaneados, e devem esta disponíveis (“salvos”) num dos forma-tos indicados em vermelho na página – PDF, GIF, JPG, RTF, TXT, TIF, XLS, DOC, e HTML – com tamanho má-ximo de 350 KB cada. NÃO É NECESSÁRIO ESCANEAR A PETIÇÃO INICIAL – pode ser anexado o arquivo do MS/Word (ou editor de textos equivalente) correpondente diretamente.

• Na página PETIÇÃO INICIAL – PROCESSO ELETRÔNICO Clicar na guia “ANEXAR DOCUMENTO”

(10)

• Clicar em “PROCURAR...” para localizar a petição inicial em seu computador. Não é necessário constar da mes-ma a qualificação do autor nem do benefício, pois tais dados já foram cadastrados no sistemes-ma no 1º Passo; po-derá o advogado colocar algo como, p. ex., “o autor, já cadastrado eletronicamente”, etc. Porém, a fundamenta-ção do pedido e o pedido são indispensáveis.

(11)

• O endereço do arquivo da petição aparecerá no campo em branco; agora selecione o Tipo de documento que se está anexando.

Feito isto, clique no botão “Anexar Doc/Anexar Outro Doc”.

• Uma mensagem de envio com sucesso do documento aparecerá na tela, indicando que o doc. foi anexado (e não que a petição toda está enviada, o que só ocorrerá quando percorridos os 4 PASSOS.

• Repita a operação, desta vez anexando o(s) documento(s) escaneado(s) necessários.

• Uma vez anexados todos os documentos necessários (Petição Inicial, Procuração, CPF, Planilha de Cálculo, etc.) com sucesso, clique em “Voltar à Movimentação/Petição”. Na tela PETIÇÃO INICIAL – PROCESSO ELE-TRÔNICO aparecerão os nomes dos documentos que foram juntados.

• CAMPO “Digitar Documento” – serve para que o advogado peticione pelo próprio sistema. Aconselhável para petições curtas.

3º PASSO: PREENCHER OS DADOS DO PEDIDO ELETRÔNICO

• Retornando à página – PETIÇÃO INICIAL – PROCESSO ELETRÔNICO:

• Selecione na 1ª guia o Tipo de Ação proposta – CÍVEL. Nas ações previdenciárias selecione REVISÃO ou CONCESSÃO.

3º Passo

(12)

• Selecione na guia Assunto qual a espécie de ação a ajuizar; caso a ação não se adapte a qualquer dos pedidos ali mencionados, selecione a opção mais próxima do pedido. Preencha o valor da causa (limitado ao teto do JEF – 60 s.m.). A seleção dos outros quadros (Justiça Gratuita, Cautelar/Antecipação Tutela, Intervenção do Ministé-rio Público, Requer PMinisté-rioridade de Tramitação (Lei 10.741/2003), vai depender de cada processo.

• Verifique se o(s) nome(s) do(s) autor(es) consta(m) no campo próprio, bem como se consta o endereço dos do-cumentos anexados no tópico “DOCUMENTOS”.

4º PASSO: ENVIAR A PETIÇÃO INICIAL

• Após a verificação dos dados, clique em “ENVIAR PETIÇÃO”, no final da página.

• Outra página se abrirá, constando o nome do autor, o número de protocolo do processo eletrônico, a Vara do Juizado Especial e o juiz para qual o mesmo foi distribuído (portanto, a distribuição é automática).

• Clicando em “IMPRIMIR PROTOCOLO”, possibilita-se a confirmação do envio da petição inicial, abrindo-se nova tela reportando-se a caixa de impressão do seu computador. Clique em “IMPRIMIR” e o procedimento estará completo.

4. CITAÇÕES/INTIMAÇÕES NO E-PROC:

• As comunicações processuais às partes litigantes (citações, intimações, notificações) no processo eletrônico se dão no momento em que as mesmas acessam a home page do E-PROC, através de seu LOGIN e SENHA indi-viduais.

• O sistema reconhece a senha e relaciona todos os processos pendentes de intimação, os quais encontrar-se-ão relacionados na parte final da página inicial (MENU PRINCIPAL).

• As intimações no processo eletrônico serão feitas na própria tela do advogado quando este clicar no número do processo ou clicar no documento anexado ao mesmo, apresentados na tela inicial do menu do advogado de for-ma que não existe o risco de extravio da inforfor-mação. Decorrido o prazo de 10 dias do evento de intifor-mação, sem que o advogado tenha se dado por intimado, a intimação será considerada publicada e realizada, através da a-bertura automática dos prazos pelo sistema.

(13)

 Havendo número de processo no campo indicado, é porque nesse processo há alguma intimação pendente.

• Para movimentar os processos relacionados, utilize-se da movimentação individual ou em bloco a seguir expla-nadas.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1 Movimentação Processo a Processo:

• É utilizado para gerar eventos em processos virtuais já existentes individualmente considerados (um a um). • Para tanto, clicar no item Movimentação Processo a Processo na página inicial (MENU ADVOGADO). • Digitar o número do processo que será movimentado – somente processos em trâmite em Londrina/PR. • Aparecerá, a seguir, a seguinte tela:

(14)

• Num primeiro momento, anexe o documento referente ao evento que irá ser gerado, da mesma maneira que acima explanado no tópico PETIÇÃO INICIAL – 2º PASSO. Após, no campo “Evento”, selecione a movimenta-ção processual que será gerada (PETIÇÃO, RECURSO, CONTRA-RAZÕES, etc.).

• Clique em “Gerar Movimentação”; aparecerá uma nova tela com a mensagem de que a movimentação foi gera-da com sucesso.

5.2 MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL EM BLOCO:

• A movimentação em bloco existe para a facilitação do trabalho, em busca da economia e celeridade processuais que são critérios norteadores dos Juizados Especiais. Através da mesma, é possível movimentar-se vários processos de uma única vez, desde que pendentes do mesmo ato processual, tornando-se ferramenta útil para a obtenção da celeridade na tramitação.

• Obviamente, nem sempre seu uso é aconselhado, como p. ex., quando vários processos estão pendentes, cada, qual, de uma movimentação específica – Neste caso, mostra-se mais eficaz a movimentação individualizada. • Para efetuar a movimentação em bloco, clicar no campo correspondente (Movimentação Processual em

Blo-co) no menu inicial (MENU ADVGADO). Aparecerá a seguinte tela:

1º item: Pesqui-sa só pelo último

evento 2º item: Pesquisa pelo último evento e

pelo assunto

3º item: Pesquisa só pelo assunto

(15)

• Selecione o ÚLTIMO EVENTO existente nos processos virtuais que se deseja a movimentação no campo “Pro-cessos com ÚLTIMO Evento” e clique em “Movimentar”. (ex.: se se deseja a apresentação em bloco de con-tra-razões recursais, o último evento existente nos processos provavelmente será RECURSO INSS; se se trata de uma intimação para emendar a inicial por falta de documentação, o último evento existente será INTIMAÇÃO; etc.).

• Alternativamente, a pesquisa poderá ainda ser filtrada pelo segundo item da página, onde se terá como variável, além do ÚLTIMO Evento, também o Assunto (FGTES, IRSM, IGPDI, SUMULA 2, etc.).

• Por derradeiro, a pesquisa poderá ser filtrada apenas pelo assunto dos processos, não importando seu último evento.

• Após a pesquisa, aparecerá a nova tela:

• Na tabela do início da página aparecerão todos os processos cujo último evento foi o escolhido na tela anterior, bem como todas as suas características principais (N.º, Juízo, J. Gratuita, Tutela Ant., Autor, etc.).

• Anexe os documentos que fundamentarão o evento realizado (p. ex., se o evento for a apresentação de contra-razões, deverá ser anexada a petição correspondente), tal qual explicado no item “2º PASSO” para o envio da petição inicial, supra.

• Em frente ao número dos processos que se deseje movimentar, marcar a caixa tipo “marca/desmarca” ( ), na coluna “ASS” (Assinalar). Assinale somente após ter anexado o documento.

• Selecione na guia “EVENTO” qual a movimentação que será realizada (PETIÇÃO, RECURSO, etc.)

• Clicar, então, em “Gerar Movimentação em Bloco”; desta maneira, em todos os processos relacionados na coluna “ASS” que estiverem marcados será anexado o documento, e em todos será efetuada a movimentação desejada, de uma única vez.

6. SUBSTABELECIMENTO DA PROCURAÇÃO:

• Uma vez aforado o processo virtual, pelo envio da petição inicial com o Instrumento de Procuração original esca-neado (documento indispensável à propositura da ação), o advogado originário da causa poderá substabelecer os poderes que lhe foram outorgados mediante simples movimentação gerada no próprio E-PROC, sem a ne-cessidade de juntada de novo instrumento escaneado (substabelecimento).

• Para tanto, basta usar os campos Substabelecimento SEM RESERVA ou Substabelecimento COM RESERVA.

Tabela com as Especi-ficações dos

proces-sos a serem movi-mentados Evento a ser realizado Para serem anexados os documentos relati-vos ao evento a ser

gerado

Para gerar a movimentação após preenchidos os campos

(16)

• Digite o login (ESTADO + OAB com 6 digitos) do advogado substabelecido (ex: PR099999), selecione os pro-cessos em que se quer substabelecer e clique no em “Gerar Substabelecimento”. Neste momento, o advogado substabelecido será incluído como patrono da causa eletrônica, exclusivamente (Substabelecimento SEM RESERVA) ou em conjunto com o originário (Substabelecimento COM RESERVA).

• IMPORTANTE:

 O advogado substabelecido já deverá estar obrigatoriamente cadastrado e com sua senha ativada perante o JEF, sob pena de não aceitação pelo sistema virtual.

 No caso de substabelecimento sem reserva, as intimações passarão a ser feitas exclusivamente pelo acesso do novo advogado no sistema; caso seja feito o substabelecimento com reservas, o acesso de qualquer dos advogados inicia a contagem dos prazos dos processos pendentes de intimação.

 Não são admitidas petições simples de “juntada” com o substabelecimento escaneado; o mesmo só é válido pela forma acima descrita, gerando-se o evento substabelecimento com/sem reserva.

7. ALTERAÇÃO DE SENHA DO ADVOGADO:

• O advogado, uma vez cadastrado na Secretaria do JEF, poderá por si próprio alterar sua senha, bastando, para tanto, clicar no link logo abaixo de seu nome na página inicial (MENU ADVOGADO)

(17)

• Aparecerá a seguinte tela:

• Basta, então, prencher os campos:

 Login: Sigla do Estado + n.º da OAB com 6 dígitos, sem pontuação (ex.: PR099999) PROVAVELMENTE JÁ ESTARÁ PREVIAMENTE PREENCHIDA;

 Senha Atual: Preencher com a senha antiga que será alterada

 Nova Senha: Preencher com a nova senha, de 3 a 8 dígitos, podendo ser letras e/ou números (atenção: o sistema reconhece a diferença entre letras minúsculas e MAIÚSCULAS).

 Confirmar a nova senha: repetir a senha nova.

• Clicando em “Enviar dados”, a nova senha já terá validade.

• Caso o advogado esqueça a senha de acesso, o mesmo deverá comparecer ao Juizado Especial Federal cadas-trar nova senha.

Referências

Documentos relacionados

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Foram dois grandes períodos que constituí- ram a Idade Média, quais sejam, a alta idade média, que permaneceu nos séculos V a IX, em que foi mar- cada pelos Direito Romano e

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os