• Nenhum resultado encontrado

Agosto acontece o Congresso e ExpoFenabrave Participe do maior evento do setor na América Latina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agosto acontece o Congresso e ExpoFenabrave Participe do maior evento do setor na América Latina"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I n f o r m a t i v o d o S i n d i c a t o d o s C o n c e s s i o n á r i o s e D i s t r i b u i d o r e s d e Ve í c u l o s d o E s p í r i t o S a n t o • J u l h o d e 2 0 1 4 • N º 8 6

Página 02

Eleição de diretoria do Sincodiv/ES para o triênio 2014/2017 acontece no dia 08 de agosto

Agosto acontece o Congresso e ExpoFenabrave

Parti cipe do maior evento do setor na América Lati na

A

proxima-se o 24º Congresso e ExpoFenabrave que acon-tece na cidade de Curitiba nos dias 13 e 14 de agosto de 2014, no Expo Unimed Curitiba.

Maior evento do setor

O coordenador do Congresso Fenabrave, Alarico Assupção Junior, afirma que o Congresso Fenabrave com o tema Supera-ção, nunca foi tão assertivo, e que será a palavra de ordem para 2014 e, provavelmente, também para o próximo ano no setor automotivo.

Programação Temáti ca

• Seminários, palestras técnicas e debates com foco econô-mico.

• Relacionamento com empresários internacionais que já passa-ram por momentos de crise em outros países.

• Ajuda destes players para desenhar o cenário ideal para enfren-tar um mercado acanhado e incerto.

Página

04

Contrato

de Trabalho

Temporário

Página

05

Cadastro

Técnico no

IBAMA

Página

06

IPI

prorrogado

até dezembro

Foco em efi ciência

• Palestras e debates com os maiores especialistas de mercado. • Temas da política, economia, gestão, estratégia e muito mais. • Tendências, inovações, novas tecnologias e sistemas de gestão.

Central de atendimento

Venha participar! Garanta sua inscrição com condições especiais! Telefone: (11) 5582-0091 congresso.expo2014@fenabrave.com.br www.congresso-fenabrave.com.br

Inscrições

Até 05/08 (*) No local R$ 950,00 R$ 990,00

Desconto: 5% acima de 5 inscritos (*)

(2)

2

E

xpediente

Av. Adalberto Simão Nader, 425, Sala 307, CEP: 29066-370 • Mata da Praia • Vitória - ES Tel.: (27) 3315-0055 • Fax: (27) 3315-0002 • sincodives@sincodives.com.br

Coordenação: José Francisco Costa • Jornalista Responsável: Felipe A. Costa - Mtb: 01716-ES Editoração Gráfica: Marcelo Sena • Impressão: Gráfica Espírito Santo

P

alavra do presidente

Luciano Piana

A Copa do Mundo, di-minuiu consideravelmente a quantidade de dias úteis, mas o que mais contribuiu para desace-leração das vendas foi a retração do crédito para aquisição de veículos, con-siderado a principal razão para a queda acima do esperado do mercado de veícu-los automotores no mês de junho.

Há de considerar que o setor da dis-tribuição de veículos acompanhou o ritmo de desaquecimento da economia como um todo. Além de que os investimentos não têm acontecido na intensidade ne-cessária para impulsionar o desenvolvi-mento, fazendo com que concessionários e outros segmentos do varejo

enfrentas-sem retração nos negócios.

Podemos afirmar, que o fato que tem pesado fortemente na desaceleração dos nossos negócios está relacionado com a legislação brasileira referente à concessão de crédito.

A grande burocracia para recuperação do bem sob a posse do cliente inadimplen-te e mau pagador penaliza quem fornece o capital.

Essa falha de garantia faz com que o agente financeiro segure o crédito e seja mais seletivo na aprovação dos financia-mentos.

Uma simplificação certamente teria efeito muito positivo na economia de nos-so País, já que o crescimento da indústria

crédito para aquisição de veículos,

con-alavra do presidente

alavra do presidente

minuiu consideravelmente a quantidade de dias úteis, mas o que mais contribuiu para desace-leração das vendas foi a retração do crédito para aquisição de veículos,

con-PPalavra do presidente

alavra do presidente

quantidade de dias úteis, mas o que mais contribuiu para desace-leração das vendas foi a retração do crédito para aquisição de veículos,

con-brasileira é fortemente influenciado pelo setor automotivo.

Neste momento, a manutenção do IPI reduzido vai impedir uma maior retração nas vendas. Entretanto, a alteração na le-gislação referente à concessão de crédito teria um impacto muito mais forte do que a manutenção do IPI.

Para o segundo semestre não teremos a perda de dias úteis, lançamento de novos produtos e a manutenção de redução do IPI, são fatores decisivos para estimular as vendas do próximo semestre do ano.

Luciano Piana Presidente do Sincodiv/ES Diretor Geral Regional da Fenabrave/ES

O

Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do ES convoca todos os associa-dos para a eleição sindical de diretoria da entidade, que será realizada na sua sede, no dia 08 de agosto de 2014 das 08:00 às 17:00h.

O prazo para apresentação de chapa para concorrer as eleições do triênio, será do dia 03/07/2014 até 18/07/2014.

E o prazo para eventual impugnação de chapa ocorrerá do dia 21/07/2014 até 25/07/2014.

Cargos a serem preenchidos

Presidente, Vice Presidente, Secretá-rio, Tesoureiro, Delegado Sul, Norte e No-roeste efetivos e suplentes, além do Con-selho Fiscal e representantes na Fenacodiv efetivos e suplentes.

Eleição de diretoria do

Sindicato para o triênio 2014/2017

Estatuto Social

A eleição da Diretoria é regulamentada pelo cumprimento do disposto no capitulo IX do art. 46 ao art. 80 do Estatuto Social.

Para votar, é preciso ser

representan-te do concessionário ou credenciado pela direção da empresa.

E, para ser votado, o candidato deve integrar a categoria econômica represen-tada pelo Sincodiv/ES, associado e com exercício de atividades nos últimos 180 dias, devendo estar em dia com todas as contribuições associativas, sindical e ta-xas do sindicato até a data da eleição.

Eleição 2014/2017

Data: 08/08/2014

Hora: 08:00 às 17:00h

Local: Sede Sincodiv/ES

Posse: 16/09/2014

(3)

3

Volkswagen de Vila Velha agora é Premium

A

Premium, presente no mercado ca-pixaba há nove anos representando a Volkswagen em Linhares, Colati-na e Aracruz, tem a partir de julho mais uma concessionária, a primeira na Grande Vitória. A partir do dia 01 de julho, iniciou sua atuação com a marca alemã em Vila Velha.

As instalações onde já funcionava outra concessionária passarão a abrigar a Volkswagen Premium. A estrutura da empresa foi mantida, com os serviços de vendas de novos, seminovos, peças e acessórios, além da assistência técnica.

Com quase uma década de história no mercado automotivo, a Premium preza pela adequação de suas lojas aos padrões de qualidade da marca e o respeito ao cliente. O objetivo é fazer uma transição gradual para que não haja impactos nega-tivos para o cliente da marca.

O telefone de contato da concessio-nária continuará o mesmo (3320-8100) e todos os serviços e negociações que es-tiverem em andamento são executados e respeitados.

Novos Investi mentos

Neste primeiro momento, “o objetivo é manter os serviços funcionando plena-mente como estão”, ressalta José Geraldo Cunha, diretor executivo do Grupo Podium. O executivo destaca que investimen-tos estão previsinvestimen-tos para os próximos me-ses. “Queremos fazer investimentos na es-trutura física e na ampliação dos serviços” disse.

História de Sucesso

A Grupo Podium nasceu em 1996, com a aquisição da Serrão Veículos, atual Fiat Podium Vitória, e hoje conta com 12 concessionárias, sendo uma em Campos dos Goytacazes, RJ.

A expansão do Grupo teve início qua-tro anos depois, com primeira filial da em-presa em Cariacica, no ano 2000. No ano seguinte, foi adquirida a concessionária na Serra. Até então, a representação era exclu-siva da marca Fiat.

Mas com o bom desempenho,

surgi-ram outras oportunidades. Em 2005 foi fir-mada uma parceria com a Volkswagen para a implantação da Premium de Linhares. No ano seguinte foi a vez da Premium de Cola-tina, e em 2007, a de Aracruz.

(4)

4

www.sincodives.com.br

A

empresa Ouro Verde Meio Ambiente e Sustentabilidade, orienta o proce-dimento operacional para o manu-seio, armazenamento, coleta e destinação de lixo reciclável gerado nas instalações da concessionária.

Objeti vo

Assegurar que o lixo reciclável gerado nas instalações da empresa seja adequada-mente gerenciado.

Lixo Reciclável

Defini-se como lixo reciclável, todo material que após ser utilizado pode ser reutilizado para fabricação de novos produ-tos, tais como: vidro, plástico, papel, pape-lão, ferro, aço e alumínio.

Gerenciamento adequado do lixo reciclável

Orientações

• Todo lixo reciclável gerado nos setores deve ser acondicionado em contentores com sacos nas cores padrão da coleta seletiva, onde posteriormente são enca-minhados pela equipe de limpeza à área de armazenamento de recicláveis , onde estes sacos são pesados pela própria

equipe de limpeza, o peso é anotado em uma ficha apropriada, para posterior co-leta externa realizada por empresa con-tratada;

• Com a frequência de 1x por semana, o lixo reciclável é recolhido por empresa responsável pela reciclagem do mesmo. • É de responsabilidade do colaborador

es-colhido pelo Responsável Ambiental pe-sar todos os recicláveis (exeto os sacos de papel, plástico e papelão) 1x por se-mana e preencher uma ficha de Controle de Recicláveis e entregar aos Gestores do SGA.

Portaria n° 789/14

• Artigo 1º: O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelece instruções para o contrato de trabalho temporário por período superior a três meses.

• Artigo 2º: Na hipótese legal de substituição transitória de pes-soal regular e permanente, o contrato poderá ser pactuado por mais de três meses com com relação ao mesmo empregado, nas seguintes situações:

• Quando ocorrerem circunstâncias, já conhecidas na data da sua celebração, que justifiquem a contratação de trabalhador tempo-rário por período superior a três meses;

• Quando houver motivo que justifique a prorrogação de contrato de trabalho temporário, que exceda o prazo total de três meses de duração;

• Parágrafo único. Observadas as condições estabelecidas nesse artigo, a duração do contrato de trabalho temporário, incluídas as prorrogações, não pode ultrapassar um período total de nove meses.

Contrato de Trabalho Temporário

Solicitação

• Artigo 4°: A empresa de trabalho temporário deverá solicitar as autorizações previstas nos arts. 2° e 3° desta portaria por meio da página eletrônica do MTE, conforme instruções previstas no Sistema de Registro de Empresa de Trabalho Temporário – Sirett, www.mte.gov.br.

• Parágrafo 1°: Quando se trata de celebração de contrato de trabalho com prazo superior a três meses, a solicitação de autorização deve ser feita com antecedência mínima de cinco dias do seu início.

• Parágrafo 2°: Quando se trata de prorrogação de contrato de trabalho temporário, a solicitação de autorização deve ser feita até cinco dias antes do término final inicialmente previs-to.

• Parágrafo 3°: Independe da autorização do órgão regional do MTE a prorrogação de contrato de trabalho temporário, quan-do, somada à duração inicial do contrato, este não exceder a três meses.

(32) 3441.6793 • www.ovma.com.br do SGA.

O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE estabeleceu, por meio da Portaria nº 789,

de 02 de junho de 2014, publicado no Diário Ofi cial da União, em 03/06/2014, que, a parti r

(5)

5

D

iante do anúncio do Prefeito de Vitória, Luciano Rezende, de atualizar a reda-ção do Decreto nº 10.364/1999, que trata do ordenamento da circulação de veícu-los de cargas no município, o Transcares pro-moveu reunião com Sincodives, Sindiliqes, Codesa, Sincades, Acaps e Centrorochas para evitar um colapso dos setores da produ-ção e, consequentemente, da economia.

A reunião aconteceu nos dias 25 de ju-nho e 03 de julho, na sede da Fetransportes, onde os representantes das entidades ex-pressaram suas preocupações com a restri-ção do tráfego de caminhões e todas as ma-nifestações serão incluídas num documento que será entregue ao Secretário da PMV, Le-onardo Zanotelli, para que juntos, consigam chegar a uma convergência normativa.

O superintendente do Transcares, Mário Natali, “esclareceu que as Entidades não são contra a atualização do decreto, mas que dese-jam um final que preserve efetivamente o abas-tecimento de cargas e descargas da cidade”.

Sincodiv/ES se une a outros segmentos

para debater decreto da PMV

A

Fenabrave Nacional através do Ofício PRE 082/2014, comunica o desfecho da discussão sobre o tema com o IBAMA.

A instrução normativa IBAMA nº 5 de 20/03/2014, alte-ra a INMAPA nº 06/2013, e regula nesta o Cadastro Técnico Federal de Atividades Poluidoras e Utilizadora de Recursos Ambientais – CTF/APP, em vigor a partir do dia 21 de março de 2014.

Cadastro Técnico Federal – CTF no IBAMA

O ofício com as orientações, a Instrução Normativa e o pas-so a paspas-so para inscrição no Cadastro Técnico Federal – CTF estão no site do sindicato, no endereço www.sincodives.com.br / banner meio ambiente.

Mais esclarecimentos com o consultor da Fenabrave, Luiz Henrique Villas, e-mail vilasol@outlook.com ou pelo telefone da Ouro Verde Meio Ambiente e Sustentabilidade (32) 3441-6793, site www.ovma.com.br.

M

embros do GTDETRAN – Grupo

de Trabalho do Detran/ES, se re-uniram no dia 15 de junho, na sede do Órgão para discutir ações relacio-nadas ao mercado automotivo.

Assuntos da Pauta

• Desobrigar o proprietário da

comunica-Reunião dos integrantes do GTDETRAN

ção da venda do veículo, passando a obrigação aos cartórios.

• Os despachantes realizando visto-rias de veículos (Res. CONTRAN n° 466/2013).

• Diferenciar moto mensageiro de moto frete por não ser atividade remunerada

(Res. CONTRAN n° 356/2010).

• Propor ingresso da Fetranspor tes e Transcares como integrantes do GTDETRAN.

(6)

O

Governo Federal decidiu prorrogar as atuais alíquotas do IPI – Im-posto sobre Produtos Industria-lizados para carros até 31 de dezembro de 2014.

Com está medida o consumidor vai ter mais 6 meses para comprar carros com descontos.

A medida veio reduzir o pessimismo do mercado e tentar impulsionar a ativida-de econômica do País.

Emprego

Para manter o desconto no IPI o go-verno quer em troca a manutenção do em-prego.

Segundo Luciano Piana, presidente do Sincodiv/ES, “as medidas chegam em um momento em que as vendas dão sinais

6

www.sincodives.com.br

L

icenciamento de Veículos

Espírito Santo/2014

H

umor

HHHH

D

atas comemorativas

Agosto/2014

Teste de gravidez

Bom dia, doutor! Pode dar-me o resultado do meu teste de gravidez?

- Negativo! Responde calmamente o médico. A tia furiosa:

- Ah, é! Então vou consultar outro médico!

Substi tuto

- Papai, porque você não coloca meu marido no lugar do seu sócio que acaba de falecer?

- Conversa com o pessoal da funerária. Por mim tudo bem.

A terra

A professora diz:

- Joãozinho, dê três provas de que a terra é redonda.

- Ora...A Senhora diz que é, o papai diz que é e a mamãe também.

E vocês são da maior confiança.

IPI prorrogado até dezembro

Mais 6 meses de carro com desconto

DD

negativos.

É muito oportuna a medida já que o mês de junho foi muito difícil para o setor.

Agora vamos buscar no segundo se-mestre reverter o resultado negativo”.

N

ovos Associados

Premium Veículos Ltda

(Volkswagen) Av. Carlos Lindenberg, 1515

Santa Inês - Vila Velha/ES Tel.: (27) 3320-8100

NNNN

IPI PARA CARROS ATÉ 31/12/2014

Veículo Normal Vigente

Motor 1.0 7% 3%

Acima de 1.0 até 2.0 – Flex 11% 9%

Acima de 1.0 até 2.0 – Gas. 13% 10%

Acima de 2.0 – Flex 18% 18%

Acima de 2.0 – Gas. 25% 25%

Utilitários 4% a 8% 3% 10 Dia do Pais

10 Dia da Enfermeira 11 Dia do Advogado 11 Dia do Estudante 11 Dia do Garçom 13 Dia do Economista 19 Dia do Fotógrafo 19 Dia do Ator

24 Dia do Arti sta

25 Dia do Soldado

27 Dia do Corretor de Imóveis

27 Dias do Psicólogo

28 Dia do Bancário

31 Dia do Nutricionista

Meses AUTOS/COM. MOTOCICLETAS CAMIN/ÔNIBUS IMPLEMENTOS TOTAL

Referências

Documentos relacionados

Figure III. 37: Water vapor-liquid interfacial tension.. 38: Ethanol vapor-liquid interfacial tension. Interfacial tension was calculated using these coefficients in

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

The DCF model using the Free Cash Flow to the Firm (FCFF) method, estimates in the first place the Enterprise Value of the company, that represents the value of all future cash

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,