• Nenhum resultado encontrado

3º Seminário de Relações Internacionais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3º Seminário de Relações Internacionais"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

3º Seminário de Relações Internacionais

29 e 30 de setembro de 2016, Florianópolis (SC)

Área temática:

Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa

O KC-390 E A PROJEÇÃO DO BRASIL NO CENÁRIO INTERNACIONAL

Bruno Américo Pereira Universidade da Força Aérea

(2)

RESUMO

Vivemos um momento de transição na política externa. Devido a esta situação internacional, a ajuda humanitária passou a ter papel importante para minorar os efeitos negativos a população, causados por desastres naturais ou conflitos violentos. Este artigo tem por objetivo analisar a . A nova aeronave militar KC-390, projetada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica, é o meio que permitirá a inserção brasileira nesse contexto. Para identificar esta notoriedade, realizou-se uma análise das capacidades operacionais através dos requisitos técnicos, logísticos e industriais, estipulados na fase de pré-desenvolvimento do projeto. Em seguida foi demonstrada a aplicabilidade do futuro vetor aéreo nas questões de ajuda humanitária a nível global e suas capacidades em missões de conflito real. Após a rodada de análise e demonstração, evidenciou-se que o KC-390 ratificará a prevalência de relações internacionais pacíficas e a projeção do País no campo da segurança cooperativa, com suas medidas de confiança mútua. Foi possível identificar também que o KC-390 possibilitará, em uma visão prospectiva, uma maior participação brasileira nas operações de paz e proporcionará uma maior assistência material e logística, prestadas para fins de conforto social humanitários nos esforços para o desenvolvimento da paz mundial. Apesar do cenário estável do entorno geopolítico imediato o Brasil não pode prescindir da capacidade militar de cooperação internacional em missões da ONU. O crescimento do país nesse tema pode, então, ser analisado sob o aspecto do crescimento, complexidade e maturidade que a indústria aeronáutica no Brasil atingiu. A natureza da reestruturação da indústria brasileira de defesa também será compreendida, com fulcro em tecnologias sob o domínio nacional fruto da cooperação vasta e multifacetada com parceiros internacionais. Assim, o produto desse trabalho é fundamental para entender o propósito adicional de do Brasil nas relações de cooperação internacional com outros países.

Palavras-Chave: KC-390. . Cenário. Cooperação. Internacional

(3)

INTRODUÇÃO

historicamente assentado para a diplomacia (FREIRE, 2009).

As interligações entre a esfera doméstica e o contexto externo de uma nação direcionam toda a dinâmica da política externa. Ainda segundo Freire (2009), os fatores domésticos e externos combinam-se na formulação da política externa, resultando numa equação onde os recursos internos e a vontade política, conjugados com ameaças e oportunidades externas, conduzem a opções políticas variáveis. O objetivo único dessa equação é a maximização do interesse nacional.

No âmbito da Aeronáutica, o esforço para projeção internacional do Brasil surge diante da possibilidade de desempenhar responsabilidades crescentes em ações humanitárias e em missões de paz sob a égide de organismos multilaterais, de acordo com os interesses nacionais. A capacidade de projeção de poder, visando sua eventual utilização em operações estabelecidas ou autorizadas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), também faz parte deste esforço de notoriedade internacional.

Todavia, nos dias de hoje, o Brasil possui um desafio internacional de gerir as crises econômica e política. Em parte, é um problema de recursos. Os meios necessários para manter uma presença global escasseiam. Tanto o Itamaraty quanto as Forças Armadas contam com pouco dinheiro para fazer o que precisam. Esta instabilidade interna reinante suscita dúvidas a respeito da capacidade brasileira de atuar como parceiro internacional.

Diante desta dificuldade atual, é preciso imaginar opções de política externa, que até ontem pareciam impossíveis, e estimular toda e qualquer forma de projeção internacional do Brasil. Ban Ki-moon (2015), enfatiza que dentre os princípios que regem as relações internacionais estão a defesa da paz, a solução pacífica de conflitos e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade. Segundo o Secretário Geral da ONU, hoje, mais de 130.000 militares, policiais e civis servem em 16 operações de paz ao redor do mundo. A nação brasileira já participou de mais de 50 operações de paz e missões similares, tendo contribuído com mais de 33.000 militares, policiais e civis na tentativa de minorar os desastres naturais ou conflitos violentos. Atualmente, participa com mais de 1.700 pessoas em nove operações de paz, BRASIL (2016). Assim, apesar do cenário estável do entorno geopolítico imediato e do seu reconhecimento interno e externo como um país amante da paz, o Brasil vem ao longo dos anos cumprindo seu papel nas

(4)

operações de manutenção da paz, na prevenção de conflitos, e na solução pacífica de controvérsias.

Como exemplo da participação em missões dessa natureza, no ano de 2003 houve a participação do Brasil, além de outros países, na missão da ONU no Congo, para onde foram enviadas duas aeronaves C-130 e 34 militares para a Operação Artemis, a fim de contribuir para a estabilização das condições de segurança e a melhora da situação humanitária em Bunia, no Congo. Esta não foi a primeira vez que a Aeronáutica prestou seu apoio ao povo Congolês. Entre 1960 e 1964, quando o Congo vivia uma grave crise interna, um total de 179 militares, sendo 69 Oficiais e 110 Suboficiais, Sargentos e Cabos, foram enviados ao país africano como integrantes da Força de Paz das Nações Unidas (BRASIL, 2003). Foram nessas missões que o Brasil debutou em tarefas de caráter humanitário no âmbito das operações de paz, ao ter transportado e distribuído gêneros alimentícios, suprimentos e medicamentos para a população congolesa.

Desde 1964, o Brasil tem, no avião C-130 Hércules, a principal aeronave utilizada em todas as Missões da Aviação de Transporte. No final desta década, a indústria nacional aeronáutica, principalmente representada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.

(EMBRAER), apresentou os seus primeiros passos até tornar-se hoje, uma das referências no mercado internacional de fabricação de aeronaves, com diversos modelos civis e militares voando em todos os continentes.

De acordo com Brasil (2014), foi anunciado contrato da Força Aérea Brasileira com a EMBRAER para o fornecimento de 28 aeronaves KC-390. A necessidade cada vez maior de proj onou o desenvolvimento desse novo projeto. Essas aeronaves chegarão para ocupar o espaço hoje preenchido pelos C-130 Hércules.

Diante do exposto, desenvolveu-se o seguinte problema de pesquisa: Quais são os efeitos da chegada da nova aeronave militar KC-390, que poderão influenciar a governo brasileiro no contexto internacional?

A resposta a essa indagação dar-se-á pela presente pesquisa, cujo objetivo geral é analisar se os efeitos da introdução do futuro vetor aéreo KC-390, poderão influenciar a .

Para um melhor direcionamento das ações de pesquisa, foi elaborado o seguinte objetivo específico (OE), a saber: identificar os efeitos que a introdução de uma aeronave

(5)

mais moderna, com bom aparato tecnológico e produzida pela indústria nacional teria no contexto nacional e internacional.

Sendo assim, essa pesquisa é relevante, pois poderá ser utilizada para entender: o propósito adicional de do Brasil nas relações de cooperação internacional com outros países; o maior projeto de desenvolvimento aeronáutico em curso no Brasil; e o aspecto do crescimento, complexidade e maturidade que a indústria aeronáutica no Brasil atingiu.

Assim, para que seja alcançado o objetivo desta pesquisa, faz-se necessário o perfeito entendimento da metodologia utilizada.

1 METODOLOGIA

Segundo os procedimentos propostos por Gil (2007), com relação ao objetivo, esta pesquisa é do tipo descritiva, na medida em que foram descritos os efeitos que o KC-390 terá no contexto nacional e internacional, e foram listadas as Tarefas Aéreas da ONU, que poderão ser realizadas pela futura aeronave.

Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, ainda segundo Gil (2007), este trabalho foi classificado como bibliográfico, documental e estudo de campo. O primeiro procedimento, de pesquisa bibliográfica, foi utilizado por meio da consulta acerca do referencial teórico a ser adotado na presente pesquisa, para o entendimento do emprego do Poder Aéreo para a projeção do Brasil no cenário internacional. O novo avião militar é o meio que permitirá a inserção brasileira nesse contexto. Foi realizada ainda pesquisa documental para obtenção das informações da legislação referente ao preparo e emprego do Poder Nacional e, adicionalmente, à análise dos fatores influenciadores para a projeção brasileira no mundo globalizado. Para identificar esta notoriedade, realizou-se uma análise das capacidades operacionais através dos requisitos técnicos, logísticos e industriais, estipulados na fase de pré-desenvolvimento do projeto. Por fim, adicionalmente, visando atingir o OE, foi realizado um estudo de campo cuja finalidade foi relacionar as Tarefas de Emprego da Aviação Militar da ONU com as Ações de Força Aérea1, que poderão ser realizadas pelo KC-390. Estas ações estão previstas na Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira (DCA 1-1) (BRASIL, 2012a) e foram correlacionadas com as Tarefas da ONU mediante elaboração de questionário aos especialistas designados na presente pesquisa.

Foi utilizado o método comparativo para a análise qualitativa, com a identificação das

1 As Ações de Força Aérea passam a denominarem-se Missões de Força Aérea tão logo sejam atribuídas a um comandante de aeronave, líder de formação de aeronaves, comandante de unidade terrestre ou comandante de fração de tropa, com o propósito de atingir um ou mais efeitos desejados.

(6)

palavras-chave das definições das Tarefas definidas pela ONU e das Ações de Força Aérea, por parte da FAB. Adicionalmente, foi também empregado o Glossário das Forças Armadas para auxiliar nesta correlação.

No trabalho de Silva e Santos (2016), foi possível identificar as Tarefas Aéreas da ONU que são utilizadas nas Operações de Paz (Op. Paz). Para identificar as correlações entre estas Tarefas e as Ações de Força Aérea, as quais poderão ser realizadas pelo KC-390, foi realizado um estudo de campo. Nesse estudo, foi utilizado o método Delphi, eficiente ferramenta de análise qualitativa, a qual consiste na aplicação sucessiva de questionários a um grupo de especialistas ao longo de várias rodadas, conforme as proposições de Cuesta (2001).

Cuesta (2001) entende como especialista aquele profissional que se dedica a certa atividade específica e é possuidor de grande conhecimento teórico e experiência prática elevada. Relacionando o entendimento desse autor com o universo de pesquisa do presente trabalho, foram considerados como especialistas os oficiais aviadores da . Ressalta-se que oito pilotos instrutores de aeronaves de transporte foram selecionados por esse autor como especialistas. Estes militares possuem experiência elevada e plenas condições de estabelecerem a análise de relacionamento, no nível tático, entre as Tarefas Aéreas da ONU e as Ações de Força Aérea, que poderão ser realizadas pelo KC-390. Após todas essas análises foi possível responder o problema de pesquisa e entender as contribuições, perspectivas domésticas e experiências internacionais, das operações do KC-390 à imagem do Brasil no mundo.

A pesquisa visa, basicamente, a prospecção de tendências futuras sobre o objeto em estudo. Ainda conforme Cuesta (2001), no intervalo de cada rodada, foi realizado o cálculo do Coeficiente de Concordância (Cc) Kendall W. Foram feitas análises estatísticas das respostas e o resultado foi compilado em novos questionários que, por sua vez, são novamente distribuídos ao grupo. Os criadores do método Delphi afirmam que o objetivo principal da análise é tentar obter o mais confiável consenso entre os especialistas. O método de especialistas (Delphi), utilizado neste trabalho, ilustra a possibilidade de determinar o relacionamento entre as Tarefas de Emprego da Aviação Militar da ONU e as Ações de Força Aérea da DCA 1-1, as quais poderão ser realizadas pela aeronave KC-390.

No presente trabalho, foram realizadas três rodadas de questionários, com o objetivo de obter, cientificamente, a relação entre as Tarefas de Emprego da Aviação Militar da ONU com as Ações de Força Aérea, as quais poderão ser realizadas pelo KC-390. A primeira com a finalidade de obter a listagem das Tarefas definidas pela ONU para a futura

(7)

aeronave. A segunda rodada teve como objetivo estabelecer o consenso dos especialistas acerca das Tarefas listadas na primeira rodada e seu relacionamento com as Ações de Força Aérea da DCA 1-1. E, por fim, a partir da terceira rodada, foi possível distinguir em uma das duas categorias propostas de relacionamento: a) Aceitável e b) Aceitável parcialmente. Essas categorias representam o nível de relação entre os descritores utilizados pela ONU, pelo Glossário das Forças Armadas e pela DCA 1-1, na ótica dos especialistas.

A seguir, para que seja alcançado o objetivo desta pesquisa, faz-se necessário um melhor entendimento das teorias norteadoras utilizadas durante a pesquisa.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O entendimento norteador da projeção brasileira do KC-390, no cenário internacional, foi delineado através da PND e das teorias de emprego do Poder Aéreo em Operações de Paz da ONU, definidas por Dallaire e Dorn. Com base nessas ideias defendidas durante a pesquisa bibliográfica, é importante explorar e explicar o que é obscuro sob o entendimento de do Brasil nas relações de cooperação internacional com outros países.

Alinhando-se às aspirações nacionais e às orientações governamentais, em particular à política externa brasileira, a PND é baseada nos fundamentos, objetivos e princípios constitucionais. Esta política interessa a todos os segmentos da sociedade brasileira e é voltada para a solução pacífica das controvérsias, o fortalecimento da paz e da segurança internacional, o reforço do multilateralismo e a integração sul-americana (BRASIL, 2012b).

As tensões e instabilidades indesejáveis para a paz, caracterizada por assimetrias de poder, são inibidas no multilateralismo e no fortalecimento dos princípios da soberania, da não-intervenção e da igualdade entre os Estados. Ainda segundo Brasil (2012b), a contribuição para a manutenção da paz e da segurança internacional, a intensificação da projeção nacional brasileira e sua maior inserção em processos decisórios internacionais são uns dos objetivos nacionais de defesa estabelecidos, visando preservar a soberania e os interesses nacionais. Esses objetivos por sua vez estabelecem uma conexão linear com a participação brasileira nas Operações de Paz da ONU.

Dallaire (2014 apud SILVA E SANTOS, 2016), defende que a prevenção de conflitos e as ações humanitárias devem ser uma tentativa de atuação militar de todas as Nações em prol do multilateralismo empregado pela Organização das Nações Unidas. Para ele em sua teoria, o desenvolvimento e bem-estar da humanidade e fundamental para a

(8)

integração entre os países. Dallaire defende ainda que o Exército e a Marinha têm de reconhecer na Força Aérea o nascimento do terceiro irmão, jovem, mas não menos importante no reforço do multilateralismo. A capacidade de atuação do Poder Aéreo deve ser considerada nas Operações de Paz, respeitando conceitos mais atuais de operações conjuntas, integrando os componentes terrestres, aéreos e navais.

A teoria de Dallaire e ratificada com a teoria de Dorn (2014), que defende a igualdade de importância entre a campanha terrestre e a campanha aérea, dentro das Operações de Paz da ONU. Para Dorn, a campanha aérea é tão vital quanto à campanha terrestre. O papel do Poder Aéreo nas missões humanitárias foi o ponto focal de quebra de paradigma do conceito comum, antigo e equivocado de que as Operações de Paz são missões exclusivamente da Força Terrestre (SILVA e SANTOS, 2016).

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Segundo Souza (2010), o futuro vetor aéreo contr equipamentos de grande valor agregado.

Na presente pesquisa, as perspectivas domésticas e as influências internacionais para apontar a projeção brasileira do KC-390 foram baseadas nas perspectivas econômica, social, tecnológica, institucional e estratégica, conforme estabelecido da figura 1:

Figura 1 - Efeitos da introdução da aeronave KC-390.

Fonte: Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate - COPAC2.

2 Informe divulgado em palestra no 3º Workshop do Congelamento Aerodinâmico do KC-390 em abril de 2016.

(9)

Ao analisar as capacidades operacionais através dos requisitos técnicos, logísticos e industriais, estipulados na fase de pré-desenvolvimento do projeto, verifica-se que a aeronave inaugura uma nova era na indústria aeronáutica brasileira. O jato de transporte militar, devido ao grande salto tecnológico, ficará registrado na história da EMBRAER e elevará sua posição no ranking das maiores desenvolvedoras e construtoras aeronáuticas do planeta. A aeronave é equipada com dois motores turbofan3, utiliza a tecnologia fly-by- wire4 em sua aviônica e tem capacidade para transportar 23 toneladas de carga, inclusive veículos.

Segundo Alcoforado, Braga e Silva (2016), em termos econômicos, uma grande projeção brasileira do KC-390 será sua e a Base Industrial de Defesa (BID). Com relação às exportações, embora a perspectiva de desempenho econômico previsto seja expressiva de fornecedores bem estabelecida, faz com que a EMBRAER importadora. Como resultado final, levando em consideração o entendimento dos autores, pode-se concluir que a do futuro vetor, possibilitará que pre positivas. Ainda levando em consideração os autores, pode-se concluir que a introdução de uma aeronave mais moderna, com bom aparato tecnológico e produzida pela indústria nacional, proporcionará, no contexto global, um forte fator de competitividade internacional e um grande incentivo à Base Industrial de Defesa (BID). O aspecto do crescimento, complexidade e maturidade da BID, com a chegada do futuro vetor aéreo, vem contribuindo para a reestruturação da indústria brasileira de defesa devido ao fulcro em tecnologias sob o domínio nacional, fruto da cooperação vasta e multifacetada com parceiros internacionais. As parcerias internacionais com Argentina, Portugal e República Tcheca (desenvolvimento e fabricação da aeronave), além de outras parcerias importantes, como a da BOEING5 (venda e suporte logístico), representam também, no campo econômico, um forte fator de projeção brasileira no contexto internacional.

O Projeto KC-390 é o maior projeto de desenvolvimento aeronáutico em curso no Brasil. Tendo em vista a produção de dois protótipos e a fase de certificação de voos em curso, em termo social a aeronave proporciona e manutenção de empregos diretos e indiretos ,

3 Motor a reação utilizado em aeronaves projetadas especialmente para altas velocidades de cruzeiro, que possui um excelente desempenho em altitudes elevadas, entre 10.000 e 15.000 metros, apresentando velocidades na faixa de 700 km/h até 1.000 km/h.

4 Sistema de controle por cabo elétrico é um tipo de controle das superfícies móveis de um avião por computador.

5 Corporação multinacional norte-americana de desenvolvimento aeroespacial e de defesa.

(10)

cons pela EMBRAER deverão ser , caracterizando assim o emprego dual dos equipamentos.

Em termo institucional, para Aeronáutica, a chegada do futuro vetor representará atendimento completo aos requisitos, estipulados na fase de pré-desenvolvimento do projeto, gerando maior integração regional e maior capacidade de mobilização nacional, proporcionando assim, uma maior i .

Levando em consideração as conclusões de Kenkel (2012), pode-se concluir que a decisão política do Brasil em tomar parte nas Op. Paz da ONU com os futuros KC-390 garantirá, ao mesmo tempo, a projeção de poder nas relações internacionais e a solidariedade ativa para sociedades vitimadas por conflitos armados. Esta visão preconiza que projeção de poder (pragmatismo) e solidariedade (humanismo) não são excludentes, e sim complementares no processo de modelagem do interesse nacional. A ampliação da ajuda humanitária em desastres naturais ou conflitos violentos e a maior atuação como integrante da aviação militar da ONU, representam respectivamente, com a chegada da futura aeronave, os efeitos positivos de projeção brasileira no nível social e estratégico.

Para sumarizar as perspectivas domésticas e as influências internacionais para apontar a projeção brasileira do KC-390 foi gerado o quadro 1 a seguir:

Quadro 1 – Fatores influenciadores para a projeção do Brasil no contexto internacional.

Os efeitos positivos para o Brasil com o KC-390

Econômico

Contribuição favorável às exportações Incentivo à Base Industrial de Defesa

Geração de novas parcerias internacionais com Argentina, Portugal e República Tcheca

Social Geração e manutenção de empregos

Ampliação da ajuda humanitária em desastres naturais ou conflitos violentos Tecnológico Geração de tecnologia de emprego dual

Institucional

Atendimento completo aos requisitos, gerando a interoperabilidade das Forças Armadas Maior capacidade de mobilização nacional

Estratégico Maior atuação como integrante da aviação militar da ONU Fonte: O AUTOR (2016).

(11)

Percebe-se no quadro 1, os efeitos que a introdução do KC-390 terá no contexto nacional e internacional, atingindo-se assim, o OE estabelecido.

termos de crescente demanda pelo uso do Poder A contribuir decisivamente para o sucesso do mandato das Op. Paz, servindo como instrumento de interoperabilidade da ONU. Levando em consideração o trabalho destes autores, das vinte e duas Tarefas Aéreas da ONU foram definidas treze, que poderão ser realizadas pelo KC-390: Assalto Aéreo; Busca e Salvamento; Contramedida Eletrônica;

Evacuação Aérea de Acidentados, Doentes e Feridos; Evacuação Aeromédica; Extração Aérea; Inserção Aérea; Lançamento Aéreo; Transporte Aéreo de Carga; Transporte Aéreo de Cargas Perigosas; Transporte Aéreo de Passageiros; Transporte Aéreo Humanitário de Cargas e Passageiros; e Transporte VIP.

Por meio da pesquisa documental, foram obtidas as Ações de Força Aérea, previstas na Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira (DCA 1-1), que poderão ser realizadas pelo KC-390. A partir da seleção de palavras-chave das definições, estas ações foram correlacionadas com as Tarefas da ONU, listadas acima, através da utilização do método Delphi, conforme as proposições de Cuesta (2001). Adicionalmente, foi também empregado o Glossário das Forças Armadas para auxiliar nesta correlação, completando-se o quadro 2 a seguir:

Quadro 2 - Análise de relacionamento, no nível tático, entre as Tarefas Aéreas da ONU e as Ações de Força Aérea, que poderão ser realizadas pelo KC-390, com parecer dos especialistas da V FAE.

ONU Glossário das Forças

Armadas DCA 1-1 para os Especialistas Assalto Aéreo Assalto Aeroterrestre Assalto Aeroterrestre

Tarefa que envolve o transporte aéreo de tropas amigas para engajar forças hostis, em proteção a grupos vulneráveis, apoio a Forças Amigas e proteção de áreas vulneráveis.

Missão aérea destinada a executar a introdução de forças paraquedistas e seus equipamentos, prioritariamente,

por lançamento e,

eventualmente, por meio de pouso, com a finalidade de conquistar uma região no terreno de significativa importância para o cumprimento da missão das forças de superfície.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para introduzir forças paraquedistas em áreas de interesse no TO.

(12)

ONU Glossário das Forças

Armadas DCA 1-1 para os Especialistas Busca e Salvamento Busca e Salvamento Busca e Salvamento

Tarefa que envolve a utilização operacional de helicópteros e tripulação especializada para localizar e salvar pessoal da ONU de

áreas isoladas,

potencialmente hostis.

Consiste no emprego de todos os meios possíveis a fim de localizar e socorrer aeronaves abatidas ou acidentadas, navios, materiais e instalações diversas, avariadas ou sinistradas, no mar ou em terra e, também, socorrer suas tripulações ou pessoas em perigo.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para localizar e salvar pessoas em perigo na terra ou no mar.

Contramedida Eletrônica Interferência Eletrônica Interferência Eletrônica

Tarefa que consiste na prevenção ou redução do efetivo uso do espectro eletromagnético pelo opositor.

Medida de ataque eletrônico que consiste na irradiação, reirradiação ou reflexão deliberada da energia eletromagnética, com o objetivo de prejudicar o emprego, por parte do inimigo, de dispositivos, equipamentos ou sistemas eletrônicos.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para reduzir ou impedir o uso do espectro eletromagnético pelo inimigo.

Evacuação Aérea de

Acidentados, Doentes e Feridos

Evacuação Aeromédica Evacuação Aeromédica

Tarefa de transporte aéreo de acidentados, doentes e feridos sob risco de vida, para tratamento médico em outras localidades.

Missão aérea com o propósito de transportar pessoal, ferido ou doente, militar ou civil, da frente de combate para locais onde possa receber assistência adequada. Esta missão também se aplica em situação de paz, no transporte de militares nas condições acima referidas.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para remover pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.

Evacuação Aeromédica Evacuação Aeromédica Evacuação Aeromédica

Tarefa que envolve o transporte aéreo de acidentados, doentes e feridos, sem risco de vida, para tratamento médico em outras localidades.

Missão aérea com o propósito de transportar pessoal, ferido ou doente, militar ou civil, da frente de combate para locais onde possa receber assistência adequada. Esta missão também se aplica em situação de paz, no transporte de militares nas condições acima referidas.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para remover pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.

(13)

ONU Glossário das Forças

Armadas DCA 1-1 para os Especialistas Extração Aérea Exfiltração Aérea Exfiltração Aérea

Tarefa que envolve o emprego de aeronave para a extração de militares ou policiais, a serviço da ONU, de área hostil.

Missão que tem por finalidade retirar, de uma determinada região, tropas terrestres ou forças paraquedistas e seus equipamentos e colocá-los em local seguro ou o de origem, após a realização de um assalto aeroterrestre ou de uma infiltração aérea.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para transportar tropas amigas para fora do território inimigo.

Inserção Aérea Infiltração Aérea Infiltração Aérea

Tarefa que envolve o emprego de aeronave para inserção de militares ou policiais a serviço da ONU, em área hostil.

Missão destinada a infiltrar tropas ou forças especiais no território inimigo, a fim de realizar ações específicas, visando a facilitar ou a apoiar o emprego futuro maciço das forças de combate.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para transportar tropas amigas e seus equipamentos para dentro do território inimigo.

Lançamento Aéreo Operação Aeroterrestre Assalto Aeroterrestre

Inserção de tropas paraquedistas e/ou lançamento aéreo de suprimentos, com ou sem paraquedas.

Operação relacionada com o movimento aéreo e a introdução de forças de combate, com seus respectivos apoios, por meio de aterragem das aeronaves ou por meio de lançamento aéreo com paraquedas, em uma determinada área, visando à execução de uma ação de natureza tática ou estratégica para emprego imediatamente após a chegada ao destino.

Parcialmente Aceitável Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para introduzir forças paraquedistas em áreas de interesse no TO.

Transporte Aéreo Logístico Parcialmente Aceitável Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para deslocar pessoal e material de interesse para as operações militares ou ações governamentais.

Transporte Aéreo de

Carga Transporte Aéreo Logístico Transporte Aéreo Logístico

Tarefa que envolve o

transporte aéreo

operacional de carga, de uma localidade para outra.

Missão aérea destinada a movimentar pessoal e material, a fim de atender necessidades logísticas e de ligação de forças militares ou de interesse governamental.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para deslocar pessoal e material de interesse para as operações militares ou ações governamentais.

(14)

ONU Glossário das Forças

Armadas DCA 1-1 para os Especialistas Transporte Aéreo de

Cargas Perigosas Transporte Aéreo Logístico Transporte Aéreo Logístico

Tarefa que envolve o

transporte aéreo

operacional de cargas perigosas.

Missão aérea destinada a movimentar pessoal e material, a fim de atender necessidades logísticas e de ligação de forças militares ou de interesse governamental.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para deslocar pessoal e material de interesse para as operações militares ou ações governamentais.

Transporte Aéreo de

Passageiros Transporte Aéreo Logístico Transporte Aéreo Logístico

Tarefa que consiste no

transporte aéreo

operacional de pessoas, de uma localidade para outra.

Missão aérea destinada a movimentar pessoal e material, a fim de atender necessidades logísticas e de ligação de forças militares ou de interesse governamental.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para deslocar pessoal e material de interesse para as operações militares ou ações governamentais.

Transporte Aéreo Humanitário de Cargas e

Passageiros

Transporte Aéreo Logístico Transporte Aéreo Logístico

Tarefa que envolve o

transporte aéreo

humanitário de cargas e pessoas.

Missão aérea destinada a movimentar pessoal e material, a fim de atender necessidades logísticas e de ligação de forças militares ou de interesse governamental.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para deslocar pessoal e material de interesse para as operações militares ou ações governamentais.

Transporte VIP

Sem definição no Glossário das Forças Armadas.

Transporte Especial Tarefa que envolve o

transporte aéreo de autoridades de uma Operação de Paz ou governantes internacionais.

Aceitável

Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para transportar autoridades nacionais ou estrangeiras.

Fonte: O AUTOR (2016).

São muitas as capacidades, da aeronave de transporte militar em missões de conflito real, realizadas no Brasil, que a ONU também exerce em países egressos de conflito e podem, portanto, dar importante contribuição a organização e aos países onde venham a atuar. Como resultado também, por conseguinte, foi considerado parcialmente aceitável o relacionamento do conceito de Lançamento Aéreo pelos especialistas.

(15)

Devido aos equipamentos de autodefesa embarcados e a confiabilidade em termo de disponibilidade, as aeronaves KC-390 poderá ser empregada em qualquer região do globo. Levando em consideração as conclusões de Krause (2015), é bem possível que com a chegada - o , relativo a participação de aeronaves brasileiras em m.

Assim, segundo as - da ONU representará uma das maiores influências de projeção brasileira no cenário internacional. A possível atuação da futura aeronave da Aeronáutica, em missões como a de Transporte Aéreo Humanitário de Cargas e Passageiros, ratificará as aspirações nacionais e as orientações governamentais da política externa brasileira. Esses fundamentos, objetivos e princípios constitucionais, estão estabelecidos pela PND. Tal constatação responde ao problema de pesquisa proposto nesse trabalho.

CONCLUSÃO

A pesquisa investigou os efeitos da chegada da nova aeronave militar KC-390, que poderão influenciar a . Durante o estudo, as concepções domésticas e as influências internacionais para apontar a projeção brasileira do KC-390 foram identificadas através das perspectivas econômica, social, tecnológica, institucional e estratégica, conforme o quadro 1.

Com as ações de pesquisa respondidas, foi possível identificar que o aspecto estratégico, tal como “ aior atuação como integrante da aviação militar da ONU” segundo as teorias de emprego do Poder Aéreo em Operações de Paz da ONU, definidas por Dallaire e Dorn e ratificadas pela Política Nacional de Defesa representará uma das maiores influências de projeção brasileira no cenário internacional. A pesquisa também apresentou como resultado que treze dentre as vinte e duas Tarefas Aéreas da ONU podem ser cumpridas mediante as Ações de Força Aérea da DCA 1-1, no caso de emprego do KC-390 da FAB como Componente Aéreo em uma Op. Paz.

A expressão de vontade da diplomacia brasileira de se engajar mais ativamente nas questões internacionais como forma de ampliar a presença do Brasil no mundo será o grande legado da chegada das novas aeronaves KC-390. Com este avião a nação brasileira “ ” que, será

(16)

chamada, com mais frequência, a compartilhar as responsabilidades nas Operações de Paz da ONU, garantindo assim a ordem e a estabilidade global.

Apesar do cenário estável do entorno geopolítico imediato o Brasil não pode prescindir da capacidade militar de cooperação internacional em missões da ONU. Devido aos equipamentos de autodefesa embarcados e a confiabilidade em termo de disponibilidade, as aeronaves KC-390 poderão ser empregadas em qualquer região do globo, est Armadas em todo tipo de tarefa.

Assim, neste trabalho foi demonstrada a aplicabilidade do futuro vetor aéreo nas questões de ajuda humanitária a nível global e suas capacidades em missões de conflito real. O produto do artigo é fundamental para entender o propósito adicional de do Brasil nas relações de cooperação internacional com outros países.

REFERÊNCIAS

ALCOFORADO, D. A; BRAGA, F. C. C. S; SILVA, M. U. V. Efeitos de transbordamento para a economia, decorrentes do desenvolvimento de grandes projetos de defesa: um estudo de caso do projeto KC-390. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 29, n. 38, p. 16 - 27, jun.

2016.

BAN KI-MOON. Secretary-General's Remarks to the Chiefs of Defence Conference. United Nations Secretary-General Ban Ki-moon's Statements. New York, 2015. :

<http://www.un.org/sg/statements/index.asp?nid=8498>. Acesso em: 04 ago. 2016.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Política Externa. O Brasil e as operações de manutenção da paz da ONU. Brasília, DF, 2016. Disponível

em:<http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/paz-e-seguranca-

internacionais/4783-o-brasil-e-as-operacoes-de-paz>. Acesso em: 04 ago. 2016.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Plano de Apoio ao Emprego das Aeronaves KC-390 na Força Aérea Brasileira (PCA 400-131). Brasília, DF, 2014.

______. ______. ______. DCA 1-1: Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira. Brasília, DF, 2012a.

______. ______. Política Nacional de Defesa - Estratégia Nacional de Defesa. Brasília, DF, 2012b.

______. ______. Relatório final Operação Congo Grupo Aéreo 120, Rio de Janeiro, RJ, 2003.

CUESTA, A. S. O uso do método Delphi na criação de um modelo de competências.

Revista de Administração, São Paulo, v. 36. n. 2. p. 25-32, abril./junho. 2001. Disponível em:<http://www.rausp.usp.br>. Acesso em: 08 ago. 2016.

DALLAIRE, R. A. Foreword. In: DORN, A. W. (Ed.). Air Power in UN Operations: Wings for Peace. Kindle Edition. Burlington: Ashgate, 2014. Localização 220 a 260.

(17)

DORN, A. W. (Ed.). Air Power in UN Operations: Wings for Peace. Kindle Edition.

Burlington: Ashgate, 2014.

FREIRE, Maria Raquel. A política externa em transição: O caso da Federação Russa.

Relações Internacionais (R: I), n. 23, p. 75-89, 2009. Disponível

em:<http://www.ipri.pt/images/publicacoes/revista_ri/pdf/ri23/n23a05.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2016.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KENKEL, Kai Michael et al. O Brasil e as Operações de Paz em um mundo globalizado:

entre a tradição e a inovação. 2012.

? O CASO BRASILEIRO. In:

Encontro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, 8., 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos... Niterói: 20 :

<http://www.abedef.org/download/download?ID_DOWNLOAD=79>. Acesso em: 06 ago.

2016.

. In: Encontro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, 9., 2016, Florianópolis. Anais eletrônicos :

<http://www.enabed2016.abedef.org/resources/anais/3/1465867906_ARQUIVO_Oempregod oPoderAereoemOperacoesdePazdaONUaluzdaDoutrinadaForcaAereaBrasileira.pdf>.

Acesso em: 06 ago. 2016.

. Revista da Escola de Guerra Naval, Rio de Janeiro, n.16. p. 161-182, dez. 2010.

Referências

Documentos relacionados

1 – O subscritor do presente é pós-graduando do curso de especialização em gestão pública municipal, junto à Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Assim sendo, o

Capa do livro Anayde Beiriz, Paixão e Morte na Revolução de 30 Anayde Beiriz diplomada professora Pôster do filme Parahyba, Mulher Macho Divulgação de relançamento do livro

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

A proposta desta pesquisa objetivou desenvolver o estudante para realizar a percepção sobre o estudo da complexidade do corpo humano, onde o educando teve oportunidade

O trabalho tem como objetivo elucidar a importância do brincar para as crianças, do contato delas com a natureza, de sua ação de ocupar espaços públicos na cidade, como praças e

The purpose of this work was: (1) to model fluid flow in a tubular continuous processing system by application of the RTD Danckwerts analysis, (2) to assess

Esta definição poderá servir-nos aqui de ponto de partida para algumas reflexões liminares, em que não pretendo mais do que dar um contributo para a busca

 Interpretar fisicamente e efetuar cálculos envolvendo as grandezas físicas de comprimento, superfície, volume, densidade (linear, superficial e volumétrica), vazão,