• Nenhum resultado encontrado

ÁSIA. Liberdade de expressão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÁSIA. Liberdade de expressão"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ÁSIA

Na reunião que será realizada neste ano estarão presentes sete países que compõe o continente asiático, sendo eles a Federação Russa, o Japão, a Mongólia, a República da Coreia, a República da Índia, a República Democrática Popular da Coreia e a República Socialista do Vietnã.

Liberdade de expressão

A postura política dos países que compões o continente asiático é bastante diferenciada. Dessa forma, é possível encontrar dentro do mesmo continente países que possuem um dos melhores índices de liberdade de expressão, como também é possível encontrar países com os piores índices.

Na Rússia as principais redes de televisão são controladas, e os jornais independentes tem sua difusão limitada. O governo suprime as críticas criando um número relativo de prisioneiros políticos. Recentemente houve a elaboração de uma lista negra da internet, contra páginas "abusivas e/ou incitantes de ódio". Destarte, existem leis contra a "calúnia" e "difamação". Assim sendo, embora não admita fazê- lo, a Rússia exerce um grande cerceamento à liberdade de expressão e se mostra favorável ao controle dessa.

O Japão possui a liberdade de expressão garantida pela sua Constituição como um direito fundamental humano. Possuindo uma população muito instruída e ativa em relação ao governo. Cerca de 90% de sua população possui assinaturas de seus jornais favoritos e pelo menos metade dela acessa a internet constantemente. As poucas ocasiões onde o governo interfere são vistas como afrontas e logo são corrigidas pelo próprio governo, como no caso que ocorreu referente aos livros de história do país em 2011. Assim sendo o Japão possui uma postura bem liberal, incluindo no quesito midiático e de circulação de informações.

A Mongólia é considerada um país parcialmente livre no que se refere à liberdade de imprensa, pelo repórter sem fronteiras. O país não possui grandes escândalos em relação à censura. Desta maneira, a Mongólia apoia um controle moderado das informações, mas não chegando a infringir diretamente direitos de seus cidadãos, tanto que estes não têm grandes reclamações a fazer nesse quesito frente a seu governo.

A República da Coreia, também conhecida como Coreia do Sul, é acusada pela comunidade internacional de praticar o cerceamento à liberdade de expressão. A

(2)

"censura" exercida pelo governo é majoritariamente direcionada à informações quanto a Coreia do Norte. Além disso, há a punição daqueles que são críticos ao governo e um controle forte em relação à associação a certos grupos e às manifestações populares, sendo elas fortemente reprimidas caso o governo não tenha sido alertado previamente de seu acontecimento.

Na Índia há a defesa da liberdade de expressão prevista em lei. No entanto, há tantas brechas que o controle de informações acaba, não só acontecendo, como também sendo frequente. Qualquer indivíduo pode denunciar uma mídia que acredite ser, de alguma forma, ofensiva e, dependendo de sua justificativa, ser julgado pertinente pelo governo, levando à censura do objeto em questão.

Na República Democrática Popular da Coreia, também conhecida como Coreia do Norte, apenas uma minoria da população tem acesso à internet, a qual é fortemente censurada pelo governo nacional, possuindo apenas um site ativo dentro de seu domínio. O país é considerado um dos piores países em questão de liberdade de expressão pelo repórter sem fronteiras, punindo de maneiras extremas aqueles considerados inimigos do governo, e sendo repreendido pela comunidade internacional por seus atos e abordagens quanto ao controle da disseminação de informação.

No Vietnã, críticas ao governo são consideradas como "abuso das liberdades democráticas". O país é um dos que compõe a lista de Inimigos da Internet, bloqueando vários sites, principalmente aqueles com críticas ao governo, partidos antigos e relacionados à defesa de direitos humanos. Porém, dentro do país, seus cidadãos não valorizam a liberdade de expressão. Por tal motivo, não há grande demanda por esta. A justificativa do governo para tal controle é a segurança nacional e a defesa dos direitos autorais.

Por fim, percebe-se uma grande diversidade de posturas quanto à liberdade de expressão no continente asiático.

Frente ao Terrorismo

Como no quesito da liberdade de expressão, os países que compõe o continente Asiático possuem opiniões divergentes quanto ao terrorismo. No geral, atuam com políticas contrárias a ele e de combate ao mesmo, porém especificidades podem existir. A postura dos países asiáticos presentes no comitê será aqui elucidada.

O Japão é um aliado americano na luta contra o terrorismo. Eles creem em um combate contínuo com determinação e paciência. Tendo sofrido com muitos atentados

(3)

terroristas em seu território ao longo de sua história, possuem experiência frente a esses atos.

A Mongólia também possui uma postura pró-americana em relação ao terrorismo. E a luta contra esse é comparada à luta contra o comunismo que se deu em seu estado. Seus exércitos treinam para intervenções antiterroristas. Ela criminaliza o financiamento dessas organizações. Apesar de tudo, atentados desse gênero na Mongólia não são comuns.

Já na Coreia do Sul, apesar de ser um aliado dos Estados Unidos, há uma precaução quanto ao terrorismo, e o combate a ele é mais moderado e em projetos normalmente liderados pela América. Há um grande receio de que ocorram ataques terroristas por parte da Coreia do Norte.

A Índia participa da batalha contra o terrorismo, chegando até a forçar alianças com países de interesses contrários por essa razão. O país passa por uma luta intensa contra o terrorismo em seu território, tendo sofrido diversos atentados e o combatendo da melhor maneira possível.

A Coreia do Norte já esteve na lista negra do terrorismo, e sua situação atual é controversa. Ela está temporariamente fora dessa devido a um acordo com os Estados Unidos onde se compromete a uma série de isenções, mas sua situação não está definida pois ainda não cumpriu com todos os requisitos. O terrorismo não ocorre dentro de seu território, porém ela se pronuncia contra esse, alertando que se fosse atacar outros governos usaria de métodos mais diretos.

O Vietnã não é vitima de atentados terroristas e não se pronuncia nem a favor, nem contra essas práticas, não o condenando, nem o financiando. Os criminosos locais são considerados apenas criminosos, sem a sombra do terrorismo pairar sobre eles.

Nível de Pânico da população

O nível de pânico dos países do continente asiático com relação aos grandes atentados terroristas de 2020 é moderado. O combate ao terrorismo na maioria dos países em questão já é muito anterior a esses atentados, e no geral há a confiança de que o estado lidará bem com o assunto evitando ataques e grandes perdas.

(4)

FONTES

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

1. http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/internet-e-o-principal-espaco-de- liberdade-de-expressao-na-Rússia

2. http://pt.euronews.com/2013/06/06/eurodeputados-liberais-criticam-onde-de- repressao-na-Rússia/

3. http://pt.euronews.com/2012/11/01/Rússia-lanca-lista-negra-de-sites- classificada-como-censura-pelos-opositores/

4. http://pt.euronews.com/2012/07/11/lei-de-censura-a-internet-gera-polemica-na- Rússia/

5. http://pt.euronews.com/2012/07/13/Rússia-duma-aprova-lei-contra-calunia/

6. http://pt.euronews.com/2012/08/03/Rússia-magnata-diz-se-vitima-de- perseguicao-e-retira-negocios-do-país/

7. http://pt.euronews.com/2011/12/09/Rússia-liberdade-na-internet-ameacada/

http://www.publico.pt/mundo/noticia/nao-publicar-1622593

8. http://anistia.org.br/direitos-humanos/blog/dia-sombrio-para-liberdade-de- express%C3%A3o-na-r%C3%BAssia-2013-06-12

9. http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL315304-5602,00-

SOB+PUTIN+RÚSSIA+REDUZIU+LIBERDADE+DE+EXPRESSAO+DIZ+ANIS TIA.html

10. http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/23731/a+liberdade+esta+sendo +roubada+na+Rússia+diz+pussy+riot+.shtml

11. http://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/comunicacao.html

12. http://midiablog.wordpress.com/2007/02/16/liberdade-de-expressao-ameacada- no-japao/

13. http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/COUNTRIES/EASTASIAPACIFI CEXT/MONGOLIAEXTN/0,,contentMDK:21752182~menuPK:327714~pagePK:

2865066~piPK:2865079~theSitePK:327708,00.html

14. http://www.brasa.org/Documents/BRASA_IX/Guilherme-Canela.pdf 15. http://diversitas.fflch.usp.br/node/1063

16. http://www.deprosanacoreia.com/2010/09/falta-de-liberdade-de-expressao-dos- sul.html

17. http://www.onu.org.br/coreia-do-sul-precisa-ampliar-espaco-para-defensores- dos-direitos-humanos-diz-relatora-da-onu/

(5)

18. http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI1372617-EI12884,00- Coreia+do+Norte+acusa+Sul+de+violar+liberdade+na+Internet.html

19. http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=523492&tm=7&layout=121&visual=

49

20. http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3335722-EI8143,00- Livro+de+Historia+causa+polemica+na+Coreia+do+Sul.html 21. http://liberdadenainternetnet.blogspot.com.br/

22. http://www.efe.com/efe/noticias/brasil/sociedade/india-limites-liberdade- express/3/2017/2254957

23. http://oglobo.globo.com/mundo/prisao-de-cartunista-reaviva-debate-de- liberdade-de-expressao-na-india-6043452#ixzz32T7nogKW

24. http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=521070&tm=4&layout=121&visual=

49

25. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed734_país_sofre_com _ataques_a_liberdade_de_expressao

26. http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,fervor-religioso-na-india-testa- limites-da-liberdade-de-expressao,278039,0.htm

27. http://lista10.org/diversos/os-10-melhores-e-piores-países-em-liberdade-de- expressao/

28. http://liberdadenainternetnet.blogspot.com.br/

29. http://direitasja.com.br/2013/04/24/coreia-do-norte-liberdade-ou-morte/

30. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/02/140217_coreia_norte_onu_e ntenda_pai.shtml?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

31. http://www.publico.pt/mundo/noticia/coreia-do-norte-a-atencao-devia-estar-nos- direitos-humanos-e-nao-no-nuclear-1591485

32. http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/vietna-impoe-novos-limites-a- liberdade-de-expressao/

33. http://liberdadenainternetnet.blogspot.com.br/

34. http://novoemfolha.blogfolha.uol.com.br/2012/05/06/jornalismo-no-vietna/

35. http://solteapalavra.com.br/?p=644

36. http://www.comshalom.org/vietna-constituicao-fracasso-tutela-liberdade- religiosa/

37. http://www.blogdaresenhageral.com.br/tag/liberdade-de-expressao/

(6)

TERRORISMO

1. http://www.epochtimes.com.br/terrorismo-ameaca-olimpiadas-inverno- Rússia/#.U35T1fldUXw

2. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/12/vladimir-putin-promete- exterminar-terrorismo-na-Rússia.html

3. http://noticias.uol.com.br/album/2013/12/29/atentado-terrorista-em-estacao-de- trem-na-Rússia-deixa-mortos-e-feridos.htm

4. http://www.dgabc.com.br/Noticia/227905/japao-oferece-apoio-aos-eua-na-luta- contra-terrorismo

5. http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Japao/Maior-atentado-terrorista-no-Japao- faz-15-anos_20032010

6. http://www.publico.pt/mundo/noticia/morreu-terrorista-da-extrema-esquerda-do- japao-1496498

7. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1031263

8. http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/japao-diz-que-guerra-contra- terrorismo-nao-acabou-e-eleva-

alerta,4928223bb73ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

9. http://portuguese.ruvr.ru/2012_04_20/Rússia-e-mongolia-a-realizar-manobras- conjuntas/

10. http://www.estadao.com.br/arquivo/mundo/2001/not20011002p27580.htm 11. http://www.coaf.fazenda.gov.br/links-externos/aprimorando-a-observancia-

global-ald-cft-processo-continuo-2013-18-de-outubro-de-2013 12. http://registan.net/2013/05/05/pakistani-terrorists-in-mongolia/

13. http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u67720.shtml

14. http://fotos.estadao.com.br/internacional-coreia-do-sul-treina-para-possiveis- ataques-terroristas-em-seoul,galeria,,137040,,8,,0.htm

15. http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_10_20/coreia-do-sul-e-eua-combinaram- combate-ao-terrorismo-biologico-7768/

16. http://www.varekai.org/disclosure/2013/04/08/mafia-sabatica-ilegal-planeja- encenar-ataque-terrorista-nuclear-e-culpar-a-coreia-do-norte/

17. http://www.seuhistory.com/travel/travel_coreiadosul.html 18. http://portuguese.cri.cn/561/2013/04/10/1s165138.htm

19. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1310041 20. http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/atentados-na-

india-terrorismo-sem-fronteiras-e-o-lado-perverso-da-globalizacao.htm 21. http://veja.abril.com.br/031208/p_076.shtml

(7)

22. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/india+e+eua+estao+unidos+contra+o+ter rorismo+diz+obama/n1237821172075.html

23. http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&view=article&id

=4939:ataques-a-mumbai-a-face-atual-do-terrorismo&catid=38&Itemid=127 24. http://navalbrasil.com/ira-propos-a-india-e-Rússia-combater-terrorismo/

25. http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=1025958 26. http://info.abril.com.br/games/noticias/2014/05/lider-supremo-da-coreia-do-

norte-combate-terroristas-em-novo-jogo-para-pc.shtml

27. http://www.publico.pt/mundo/noticia/eua-mantem-coreia-do-norte-na-lista-dos- países-que-apoiam-o-terrorismo-1303962

28. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/04/coreia-do-norte-volta- ameacar-os-estados-unidos-e-coreia-do-sul.html

29. http://www.estadao.com.br/arquivo/mundo/2006/not20061113p52842.htm

Referências

Documentos relacionados

Liberdade de expressão e discurso de ódio: Consequências para o campo jornalísticoBruno Frutuoso Costa1ª ediçãoPublicado porMedia xxi (formalpress  – publicações e

O autor relata ainda que os jornais de Londres de meados de 1863 exibiam em suas manchetes a morte de uma modista de 20 anos por excesso de trabalho. 30) E o excesso de trabalho

Desde agosto de 2015, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça tem dialogado com a Associação Brasileira de Imprensa sobre prevenção e repressão

Para os outros dois juízes, também vencidos, quando a proteção dos direitos de outrém está em causa, a liberdade artística não deve ser entendida como não tendo limites.. Mesmo

Ao resgatar a tragédia ocorrida no Charlie Hebdo como último ponto desse texto, pretendemos confluir para alguns aspectos importantes da charge, não só como gênero

No modelo europeu, fundado no rechaço à experiência nazista, a regulação do dis- curso de ódio permite a sua criminalização. A restrição da liberdade de expressão, por exemplo,

Che ha´e tetä -Brasil- ñemoñare, ogue mboyve tembiasakue ha

Ambiciona este artigo enfocar a jurisprudência do Supremo Tribu- nal Federal (STF) a respeito do alcance do direito à liberdade de expres- são, com destaque a três casos