• Nenhum resultado encontrado

QUIMICA Edu. 2. A. Fenol B. Cetona C. Álcool D. Éster E. Aldeído PROVA ABERTA. GABARITO 3ª Série. 1-etil-3-metil-benzeno. A) Propanoato de etila

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUIMICA Edu. 2. A. Fenol B. Cetona C. Álcool D. Éster E. Aldeído PROVA ABERTA. GABARITO 3ª Série. 1-etil-3-metil-benzeno. A) Propanoato de etila"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROVA ABERTA GABARITO – 3ª Série

Data: 30 05 15 Disciplina: QUI - GEO - FIL - ING

1-etil-3-metil-benzeno

QUIMICA Edu

1.

a)

b)

2.

A. Fenol B. Cetona C. Álcool D. Éster E. Aldeído 3.

H3C C H C H C H3

C H2 C H C

H O O

C H3

C H2 C H2 C H3 O H O H

H3C C H2 N C H2 C H2 C H3

H

C O

H

C H C H C

O

H A )

B )

C )

D )

A) Propanoato de etila

B) 1-Hidroxi-2-metil-benzeno C) 5,6-dimetil-octan-4-ona D) 3,4,5-trimetil-hept-2-eno

C H3

C H3

(2)

4.

a)

H

3

C – O – CH

3

Metóxi-metano b)

H3C C H C H3

C C H2 C H2 C H3 O

2-metil-hexan-3-ona

(3)

Ivan

(4)
(5)

GEOGRAFIA Julio

1.

a) Os ventos surgem a partir das diferenças de temperaturas entre regiões do planeta.

- Estas diferenças fazem surgir diferenças de pressão atmosféricas.

- As regiões mais quentes são de baixa pressão. Isso porque o ar quente tende a subir, fato que explica também porque um balão de ar quente voa.

- As regiões mais frias são de alta pressão. O ar mais frio é mais denso, por isso a pressão é maior em regiões mais frias.

- Assim, pela diferença de pressão entre regiões frias e quentes, o ar tende a movimentar-se da região mais fria (de alta pressão) para a região mais quente (de baixa pressão).

b) É a área que circunda a Terra, próxima ao equador, onde os ventos originários dos hemisférios norte e sul se encontram. A ZCIT é formada pelo movimento vertical em grande parte derivado da atividade convectiva de tempestades provocadas pelo aquecimento solar, as quais efetivamente sugam o ar; esses são os ventos alísios. A ZCIT é na verdade um marcador do trecho ascendente da célula de Hadley, e é úmida.

2. Iimensas massas de vapor d’água que, levadas por correntes de ar, viajam pelo céu e respondem por grande parte da chuva que rola em várias partes do mundo. O principal rio voador do Brasil nasce no oceano Atlântico, bomba de volume ao incorporar a evaporação da floresta Amazônica, bate nos Andes e escapa rumo ao sul do país.

O rio voador nasce no oceano Atlântico. A água evapora no mar, perto da linha do Equador, e chega à floresta Amazônica empurrada pelos ventos alísios. Esse blocão de vapor passa rasante: 80% dele voa a, no máximo, 3 quilômetros de altura. A vazão desse aguaceiro aéreo é da ordem de 200 milhões de litros por segundo (similar à do rio Amazonas), fazendo da Amazônia uma das regiões mais úmidas do planeta, além de provocar as chuvas que desabam diariamente por toda a região.

No oeste da Amazônia, a massa de umidade encontra uma barreira de montanhas de 4 quilômetros de altura, a cordilheira dos Andes, que funciona como uma represa no céu, contendo a correnteza aérea do lado de cá. Boa parte do vapor fica acumulada nos próprios Andes, sob a forma de neve. Ao derreter, essa água desce as montanhas, dando origem a córregos que, por sua vez, formarão os principais rios da bacia Amazônica, como o Amazonas. Nem todo vapor que encontra os Andes fica por ali. Cerca de 40% dessa cachoeira celeste segue rumo ao sul. A umidade passa por Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, terminando a viagem no norte do Paraná, cerca de seis dias depois.

3.

a) Orográfica – convectiva – frontais.

b) São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam.

As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.

4.

a)

- maritimidade - latitude - altitude

- continentalidade

- correntes marítimas

- albedo

(6)

- massas de ar - vegetação

- disposição do relevo

b) Os principais impactos causados pelo fenômeno no Brasil são:

- secas na região norte, aumentando a incidência de queimadas;

- precipitações abundantes na região sul, principalmente nos períodos de maio a julho e aumento da temperatura;

- aumento da temperatura na região sudeste, mas sem mudanças características nas precipitações;

- secas severas no nordeste;

- e tendência de chuvas acima da média e temperaturas mais altas na região centro-oeste.

Giovani

1.

1 - Regime subtropical com chuvas regulares sem estação seca definida.

2 - Regime tropical com duas estações bem definidas: verão chuvoso, inverno seco.

2. Quanto maior a altitude, menor a temperatura, pois diminui a superfície de irradiação.

3. Friagem é a queda brusca da temperatura na Amazônia Ocidental, devido à entrada da MPA (massa polar atlântica), fria e úmida.

4.

a) A área 1 do mapa, indica a porção da Mata Atlântica original. A área 2, a de menor extensão, mostra as regiões remanescentes dessa paisagem vegetal.

b) Diversos ecologistas defendem os corredores ecológicos como essenciais para a preservação da biodiversidade dos biomas sob risco de destruição, já que, por um lado eles servem como forma de contato entre as “ilhas” de florestas naturais que se formam quando a devastação avança sobre essas paisagens, permitindo a migração de espécies entre porções isoladas, e, por outro, representam uma possibilidade de reconstituição da mata original.

Quanto à Mata Atlântica, a colocação em prática dessa ideia é bastante difícil: como se evidencia no mapa, as poucas áreas que restaram dessa paisagem estão muito distantes entre si, separadas por locais densamente povoados ou ocupados por atividades agropecuaristas, o que impede a criação de corredores ecológicos. A exceção seria a estreita faixa paralela ao litoral sudeste-sul, que se estende desde São Paulo até o Rio Grande do Sul, apresentando, assim, certa continuidade, especialmente nas áreas mais serranas.

5. A formação vegetal é o manguezal.

6. Os mangues são importantes fornecedores de nutrientes para a vida marinha costeira, pois a presença de seres decompositores em seu meio é reduzida, determinando a riqueza de pesca em certos trechos e funciona como região de grande nascimento de seres marinhos.

7. Dentre os fatores que tem destruído os manguezais estão o intenso processo de urbanização e especulação imobiliária. Além disso, a poluição ambiental acaba provocando também a degradação dos manguezais, pois, com a urbanização, essas áreas acabam se transformando em espaços de depósitos de lixo e lançamentos de esgotos que não são tratados, devido à falta de fiscalização.

8. Climograma X: semi-árido- temperatura elevadas e chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano;

Climograma Y: equatorial- temperaturas elevadas e chuvas abunantes e bem distribuídas o ano todo.

(7)

INGLÊS Lilian

1. É um encontro internacional. Acontece no Royal Festival Hall, em Londres, no dia 4 de março.

2. O nome da organização Species Endangered faz referência às campanhas de animais em extinção e estabelece a relação com o slogan “Save future generations of girls from hating their bodies.” (Salve as futuras gerações de mulheres de odiarem seus corpos.), no sentido de se posicionar contra a subordinação da mulher a um padrão de beleza. O pressuposto subjacente à propaganda é de que as mulheres não se sentem satisfeitas com seus corpos e buscam por padrões de beleza impostos. A associação da figura com o bebê feliz com seu corpo e o questionamento “Is this the happiest she´ll ever be about her appearance?” (Isso é o mais feliz que ela vai se sentir com sua aparência?) questionam o futuro do “filhote” que está em extinção para fazer analogia com o fato de que o que está em extinção é a mulher feliz com seu próprio corpo.

3. Janice decidiu não tomar banho para economizar energia. Ao tomar essa atitude economizou

energia, mas perdeu seu namorado.

Referências

Documentos relacionados

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Os sistemas de artroplastia total do joelho MicroPort estão indicados para utilização em artroplastia do joelho em doentes com esqueleto maduro que apresentem as

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-