• Nenhum resultado encontrado

As Organizações como Sistemas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As Organizações como Sistemas"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

As Organizações como Sistemas

Para compreendermos melhor as questões relativas às organizações onde atuamos, sejam elas públicas ou privadas, é essencial conhecermos o contexto no qual essas organizações estão inseridas, isso porque, ao propormos abordagens ou intervenções específicas sem o entendimento do todo (sistema organização), podemos incorrer em percepções e/ou intervenções equivocadas (GurGel &

rodriGuez y rodriGuez, 2014).

essa visão do todo, caracterizada enquanto visão ou pensamento sistêmico, representa um novo paradigma no pensamento científico e organizacional, já que o antigo modelo cartesiano, analítico- mecanicista não atende mais aos novos desafios impostos à sociedade. A necessidade de se organizar a complexidade do mundo atual, manifestada pelos seus diferentes sistemas, foi determinante para o desenvolvimento do pensamento sistêmico (CAvAlCAnti & de PAulA, 2005).

Aplicada ao contexto organizacional, ter visão sistêmica é compreender o funcionamento da organização como um sistema, ou seja, consiste em vê-la como um todo constituído por partes que não operam indivi- dualmente, mas interagem de maneira dinâmica. É a capacidade, que precisamos desenvolver, de visualizar as operações e estratégias da or- ganização de maneira integrada e não de forma fragmentada.

Apresentaremos a você como diferentes autores buscaram definir o conceito de sistemas conforme seus interesses, formação e especialização.

(2)

...um sistema é uma rede lógica destinada a atingir objetivos (Massie, D. apuD GuiDa, 1980).

de acordo com Jordan (1974), um sistema pode ser definido como um conjunto de entidades ou elementos unidos por alguma forma de interação ou interdependência regular, de maneira a formar um todo integral.

Morin (2002) descreve um sistema como uma unidade global organizada de inter-relações entre elementos, ações e indivíduos.

ackoff (1974) descreve sistema como um conjunto de duas ou mais partes em que cada uma delas satisfaz determinadas condições:

» toda parte de um sistema deve ser capaz de afetar seu desempenho ou suas propriedades;

» nenhuma das partes de um sistema tem um efeito independente do todo;

» subsistemas ou subgrupos (unidades) têm as mesmas propriedades de suas partes.

os conceitos que acabamos de apresentar a você, quando aplicados ao mundo corporativo, explicam que todo setor ou departamento de uma organização tem o poder de afetar o desempenho global ou as propriedades do todo e que nenhuma das partes são independentes, mas, pelo contrário, todas são interdependentes e interagem entre si. Assim também ocorre nos subsistemas ou subgrupos, que têm as

(3)

em resumo, o contexto no qual estamos inseridos é repleto de sistemas, sejam eles naturais, como os organismos vivos, ou elaborados, como as organizações sociais. Podem ser sistemas públicos, como a organização que fazemos parte (tre-PA), ou privados, como a maioria das empresas e organizações do terceiro setor. A complexidade e a diversidade dos sistemas obrigam as instituições a se organizarem para garantir o seu pleno funcionamento.

no entanto, mesmo com essa organização nem sempre é possível assegurar o funcionamento contínuo do sistema, o que resulta, algumas vezes, em rupturas ou problemas que impedem a interação do todo (CAvAlCAnti & de PAulA, 2005).

esta complexidade, inerente a todo sistema, se dá em razão do número de elementos que o compõe, seus atributos e suas interações, que são todos organizados para atingir determinados objetivos. Justamente em função desta complexidade que a solução de problemas isolados, ou seja, a abordagem analítica, tornou-se insuficiente (CAvAlCAnti & de PAulA, 2005).

Apresentaremos a você um exemplo emblemático da aplicação da abordagem analítica na resolução de problemas organizacionais apresentado no filme Tempos Modernos de Charles Chaplin.

Acesse: Charlie Chaplin - Tempos Modernos / APRESENTAÇAO

Figura 1.

exemplo da aplicação da abordagem analítica na resolução de problemas organizacionais.

(4)

neste filme, o personagem representado por Charles Chaplin não só tem sua atividade restrita (ou seja, só executa pequena parte do processo de trabalho), como também desconhece as etapas anteriores e posteriores do processo. este modelo de linha de montagem representa justamente o oposto da visão sistêmica.

enquanto o pensamento tradicional analítico tem como foco a análise das partes, o pensamento sistêmico dedica-se à obtenção de sínteses, a partir das interações entre as partes relevantes para a existência de um todo (ACkoff, 1981).

A seguir, descreveremos as principais características que diferem esses dois paradigmas.

O pArAdigmA cArtesiAnO (AnAlíticO):

» dualidade sujeito-objeto;

» o todo contém as partes;

» o universo é composto por partículas sólidas distintas da luz;

» matéria, vida e informação são distintas e objetos de estudo por diferentes ciências;

» causalidade linear, toda ação é igual a uma reação. No pensamento analítico linear: X causa Y, que causa Z.

X Y Z

(5)

» Conhecimento independente da mente do sujeito;

» Entendimento das partes para entender o todo.

O pArAdigmA sistêmicO:

» sujeito e objeto indissociáveis;

» universo formado por energia;

» sistemas físicos, biológicos e psíquicos submetidos às leis da energia;

» recursividade causa-efeito – acausalidade. No pensamento sistêmico, X, Y e Z influenciam uns aos outros:

X Y

Z

» o todo contém as partes e está contido nelas;

» conhecedor, conhecido e conhecimento são indissociáveis;

» entendimento do todo para entender as partes.

(6)

no contexto organizacional, pensar de forma sistêmica, permite rom- per as barreiras funcionais e visões compartimentadas. na prática, é pensar fora da sua unidade organizacional (kiM, 1997). É a habilidade de compreender o funcionamento da organização como um sistema.

Pensando de forma sistêmica, você consegue compreender melhor como cada decisão no negócio é uma decisão que afeta a organização como um todo (druCker, 1990).

o pensamento sistêmico é interdisciplinar e abrange várias escolas da teoria dos sistemas, incluindo a teoria geral de sistemas, a cibernética, a dinâmica de sistemas, a teoria da complexidade, os sistemas soft e hard, a teoria de redes e os sistemas de aprendizagem (Hargreaves &

Podems, 2012).

(7)

Como desenvolver uma visão sistêmica?

Já vimos que a visão sistêmica é uma forma de enxergar o funciona- mento de uma organização como um sistema complexo, composto pela interdependência das partes. essa é uma habilidade que você, en- quanto servidor e colaborador do tre-PA, necessita desenvolver para realizar um bom trabalho e fazer com que o órgão consiga prestar um serviço de qualidade e fazer as suas entregas à sociedade. vamos ver agora como podemos desenvolver essa competência?

PenSe em PrOCeSSOS e nãO em SetOreS

um dos primeiros passos para o desenvolvimento de uma visão sistê- mica é pensar a organização como um sistema composto de processos e não de departamentos ou setores. Ao focar em processos, elimina-se a visão diminuída da organização, dividida em setores com funções es- pecíficas. visualizar os processos e não apenas departamentos, permite que você entenda o funcionamento global da organização da qual você faz parte, onde tudo faz parte de um grande sistema integrado que se comunica.

A limitação da visão departamental é reforçada pela percepção de que existem divisões claras e fixas dentro da organização. ter visão focada em processos, por outro lado, é fluido, e favorece a integração de dife- rentes setores. É mais fácil, portanto, entender o funcionamento global de uma organização por essa perspectiva.

(8)

Apesar das vantagens de se trabalhar sob uma perspectiva sistêmica, tradicionalmente as organizações atuam focalizando as partes do sistema, ou seja, as funções, áreas ou unidades, tais como: marketing, finanças, produção, gestão de pessoas, etc. dessa forma, as organizações acreditam que ao gerenciar bem cada uma das partes integrantes da organização, irá melhorar o todo, o que é falso. o desempenho de um sistema (organização) depende de como suas partes interagem e não como elas se comportam individualmente (GurGel & rodriGuez y rodriGuez, 2014).

eStude O fluxO dOS PrOCeSSOS

Para você entender a dinâmica de relações entre as diversas áreas de uma organização, é essencial conhecer seus fluxos de processos. um processo de uma organização corresponde a um conjunto de atividades ordenadas, cujo objetivo é gerar um produto ou serviço que agregue valor para o cliente e, consequentemente, para a organização.

os processos do tribunal, por exemplo, refletem como ele funciona e facilita a comunicação entre os seus diferentes setores, em função da relação estabelecida entre eles. em geral, os processos não são line- ares. na prática, envolvem várias unidades, ou até mesmo diferentes áreas da organização. um exemplo dessa interdependência de setores pode ser visualizado na figura 2.

A figura 2 ilustra a descrição de parte do processo de “Planejar e rea- lizar as eleições”, na qual podemos visualizar a interação de diferentes unidades (dG, Sti, SJ, SA e SofC) no planejamento e execução das diversas atividades que integram esse macroprocesso.

(9)

PLANEJAR E REALIZAR ELEIÇÃO

Objetivo: realizar a eleição de forma íntegra, confiável, segura e célere.

MaCrOprOCessO

Pie - Apoiar o Planejamento

das eleições dG

Planos de eleição consolidados

e aprovados

Prever as ações necessárias à consecução da estratégia do órgão

e do seu objeto finalístico.

dG/SJ/SA/

SofC/Sti Pie - executar

Atos Preparatórios

Atos preparatórios

executados

Garantir infraestrutura física, material e humana adequada

para a realização da votação

Cor/Seo Gerir Benefício Alimentação

ASCoM elaborar e gerir Plano de

Comunicação

ColoG/Sve Gerenciar geração de mídias

Cor/Seo Gerir Suprimento de

fundos para eleições

CoMAP/SeAl Gerir material de consumo

para eleição

Planejar, executar e monitorar a GSi segurança das eleições

GPeG/nPGe Avaliar eleição anterior

GPeG/nPGe elaborar e consolidar o Pie

GPeG/nPGe Monitorar e comunicar o grau

de execução do Pie

Pie - Preparar Cadastro

eleitoral Sti

Cadastro eleitoral apto para

votação

Proporcionar os meios para que o cadastro eleitoral esteja habilitado para realização do

Pleito dentro dos prazos previstos

ColoG/Sve Gerir o recrutamento de mesários

ColoG/Sve Gerir voto de trânsito

ColoG/Sve Gerir seções especiais

ColoG/Sve Gerenciar o suporte de arquivos

e materiais impressos

ColoG/Sve Gerir cadastro de

presos provisórios e adolescentes internados

Pie - registrar SJ Candidatos

Candidaturas registradas e

julgadas

Habilitar os candidatos que reúnem os requisitos legais

para concorrer às eleições

Propor normalização SJ e padronização

SJ registrar candidaturas

Planejar e gerir o núcleo de Apoio SJ ao registro de Candidaturas -

eleições Minucipais

MaCrOuniDaDe prODuTO ObJeTivO prOCessO uniDaDe

Sti Pie - Gerir

logística de eleição

logística de eleição preparada

Planejar e realizar a logística de tiC para a realização

das eleições

ColoG/Sve Gerir contratação do

transporte de urnas

ColoG/Sve Gerir o Georreferenciamento

de locais de votação

ColoG/Sve Gerir contratação de

técnicos de eleição

ColoG/Sve Gerir logística de transporte de

urnas e materiais agregados

(10)

CADEIA DE VALOR DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PARÁ

prOCessOs FinaLÍsTiCOs

Gerir CaDasTrO De eLeiTOres

pLaneJar e reaLiZar eLeiÇÃO

reaLiZar presTaÇÃO JurisDiCiOnaL eM MaTÉria eLeiTOraL

inFOrMar e OrienTar a sOCieDaDe realizar alistamento,

revisão e

Transferências de eleitores

preparar Cadastro eleitoral registrar Candidatos executar atos preparatórios Gerir votação eletrônica Gerir Logística de eleição Fiscalizar propaganda eleitoral

Gerir Dados e sistemas

partidários receber, autuar e

Distribuir processos Julgar processos Gerir prestação de Contas

eleitorais e partidárias

prestar orientações para o exercício dos direitos políticos

instruir processos arquivar processos Captar

votos

Totalizar resultados eproclamar eleitos

Julgar prestação deContas

Diplomar eleitos Orientação e

supervisão do Cadastro eleitoral

Gerir sistemas do Cadastro eleitoral

atualizar situação eleitoral

GOvernanÇa e GesTÃO DO Tre-pa GOvernanÇa, GesTÃO De risCOs e COnTrOLes

GesTÃO

esTraTÉGiCa auDiTOria inTerna

entreGAS ClienteS

eleições organizadas,

íntegras e seguras Cadastro de

eleitores íntegro, confiável e

seguro

ações em matéria eleitoral julgadas de

forma isonômica, transparente

e efetiva

informações e orientações

eleitorais íntegras, claras,

acessíveis e úteis para o

exercício dos direitos

políticos

sOCieDaDe parTiDO pOLÍTiCO CanDiDaTO

eLeiTOr

prOCessOs De supOrTe GesTÃO De

pessOas

TeCnOLOGia Da inFOrMaÇÃO e COMuniCaÇÃO

aquisiÇões e inFraesTruTura

OrÇaMenTO, COnTabiLiDaDe e FinanÇas

assessOria e apOiO

aDMinisTraTivO

Figura 3. Cadeia de valor do tre-PA.

uma das formas de se evidenciar a missão, a visão e os valores de uma organização é por meio de seus processos, sejam eles finalísticos ou de suporte, conforme visualizamos na figura 3.

É essencial identificar os principais processos, mapear onde cada um inicia, se ramifica ou até mesmo para onde ele retorna. documentar

(11)

BuSque A melhOriA COntínuA dOS PrOCeSSOS

A visão sistêmica exige que qualquer tipo de decisão seja planejada do início ao fim. isto é, deve-se buscar melhorias constantes nos pro- cessos como um todo, englobando todas as suas etapas e não apenas pontos específicos.

vimos na seção anterior que é falso pensar que ao gerenciar bem cada uma das partes integrantes de uma organização iremos melho- rar o todo. uma organização funciona como diversas engrenagens, de modo que não adianta aprimorar apenas uma delas se os resultados dependem de todo o conjunto.

Portanto, uma visão sistêmica exige que qualquer ação de melhoria seja pensada de “ponta a ponta”. isso quer dizer que qualquer melhoria precisa acontecer no processo todo e não apenas em uma de suas etapas. utilizando um exemplo prático: de nada adianta otimizar o processo de produção de refeições, se eu atraso na entrega.

É primordial também sabermos que os processos precisam ser revi- sados continuamente, não só para fins de aprimoramento, mas tam- bém, para adequá-los aos novos fluxos de trabalho, decorrentes da implantação de uma nova ferramenta ou inovação tecnológica. na Justiça eleitoral, por exemplo, vivenciamos a evolução do processo de votação com a substituição da urna de lona pela urna eletrônica, e mais recentemente, a adoção da identificação biométrica do eleitor e a transmissão dos dados de votação via satélite e em tempo real, o que reforçou a segurança e agilizou, e muito, a apuração dos resultados das eleições.

(12)

no âmbito administrativo, o desenvolvimento de sistemas informatizados e a adoção do processo eletrônico administrativo e judicial (Sei e PJe), mudaram radicalmente o fluxo dos processos e a tramitação das informações dentro e fora da instituição, demandando o redesenho dos processos e a adaptação às inovações e ao novo modelo de gerenciar informações, pessoas e recursos.

Referências

Documentos relacionados

Lernaea cyprinacea of Steindachnerina insculpta from Taquari River, municipality of Taquarituba, São Paulo State, Brazil.. Note the hemorrhagic area around the insertion point of

A vivência internacional de estudantes universitários nos programas de mobilidade acadêmica, certamente lhes proporcionam novas experiências, tanto de vida, como

(Henriettea e Henriettella (Melastomataceae; Miconieae) no Rio de Janeiro, Brasil) É apresentado o tratamento taxonômico dos gêneros Henriettea e Henriettella na flora do estado do

Contribuições/Originalidade: A identificação dos atributos que conferem qualidade ao projeto habitacional e das diretrizes de projeto que visam alcançá-los, são de fundamental

A prática delas também é norteada pelos saberes adquiridos com a experiência, esta é produzida por elas no seu cotidiano docente, num processo permanente de reflexão

O CFDs disponíveis para negociação com a Companhia são operações à vista do tipo "Non Deliverable" dando a oportunidade de obter lucro sobre as variações das ta- xas

Nesse sentido, este artigo é um trabalho teórico e prático sobre a temática Educação Estatística na Escola Básica articulada com a disciplina de Matemática, tendo como objetivo

(A) 96 litros.. Os Números Naturais resolveram então organizar a Copa do Mundo de Matebol entre eles. Cada número joga uma única vez com cada um dos números de seu