• Nenhum resultado encontrado

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTRODUÇÃO À ENGENHARIA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Detalhe da obra “O Pensador” de Auguste Rodin, de 1902

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2015 NOTA

AULA PRÁTICA No. 10 – SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

PROFS. ANGELO BATTISTINI, RODRIGODI MÔNACO

(2)

Objetivos do experimento: Praticar a metodologia de solução de problemas.

Conhecimentos desenvolvidos durante a aula: Técnicas de análise dimensional, e manipulação algébrica visando a solução de problemas.

Habilidades necessárias: Conhecimentos básicos de manipulação algébrica e de análise dimensional.

Atitudes esperadas: Resolver problemas de maneira criteriosa e científica.

INTRODUÇÃO: O Livro INTRODUÇÃO À ENGENHARIA (Holtzapple e Reece) apresenta 13 passos para a resolução de problemas “sem erros”. Trata-se de um roteiro que, se seguido, facilita a solução de qualquer problema. Na verdade, seguir esses passos garante que o encaminhamento da solução será mais criteriosa e que a possibilidade de errar vai diminuir muito. Com o tempo e a experiência, esse método fica natural para o Engenheiro, e acaba virando sua maneira de pensar.

A preocupação em resolver problemas com um “método" foi objeto de estudo de René Descartes (1596-1650) no seu livro “Discurso sobre o Método”, que foi a primeira grande contribuição à organização do método científico. Resumidamente, podemos apresentar o método cartesiano em 4 passos:

a) Não aceitar como verdadeiro um fato, sem que tivesse convicção absoluta de que o mesmo o fosse;

b) Dividir os problemas em inúmeras parcelas quantas julgasse necessárias para mais fácil compreensão e solução;

c) Estruturar o pensamento de forma racional do mais fácil para o mais difícil, resolvendo as questões nessa mesma seqüência; e,

d) Fazer revisões com grande exatidão de modo a haver qualquer dúvida sobre o resultado final.

Foi a partir dessa “base" que todo raciocínio científico foi organizado. O roteiro apresentado por Holtzapple no seu livro é, na verdade, uma elaboração mais detalhada do método cartesiano.

Então, vamos ao “roteiro”:

I. Faça SEMPRE em esquema da situação física; II. estabeleça suas hipóteses;

III. indique todas as propriedades no diagrama, junto com as suas unidades; IV. marque as quantidades desconhecidas com um ponto de interrogação;

V. a partir do texto (ou da situação dada), escreva (ou deduza) a equação principal que contém a grandeza que deve ser calculada;

(3)

IX. verifique se as unidades estão corretas e se a análise dimensional está correta; X. calcule a resposta

XI. marque a resposta com a sua unidade;

XII. verifique se a resposta é coerente, se tem significado físico; XIII. certifique-se que tudo que foi pedido foi calculado.

A figura 1 na página seguinte é um fluxograma que ilustra a seqüência acima. Fluxograma é uma maneira visual de apresentar uma seqüência de ações de forma a facilitar a visualização.

(4)
(5)

UM EXEMPLO: Vamos utilizar um problema e resolvê-lo passo a passo, de acordo com o modelo proposto.

O PROBLEMA: Em 1969 a nave Apollo 11 foi a primeira que pousou no solo lunar com seres humanos. Na época, os equipamentos não eram muito sofisticados, de modo que o pouso do módulo lunar teve de ser controlado pelos astronautas. Suponha que você é o astronauta responsável pelo pouso da nave espacial.

Algumas informações estão disponíveis: a massa do módulo lunar (incluindo tripulantes e combustível) é de aproximadamente 15.000 kg. Ao se aproximar da órbita da lua, a uma altura de 1 km da superfície, a velocidade do módulo é de 180 km/h, na vertical, descendo em direção à lua.

Nesse instante, os astronautas devem ligar os motores de pouso de forma que ao tocar a superfície lunar o impacto causado fosse mínimo (para isso, consideramos que a velocidade do módulo ao tocar a lua é igual a zero). Suponha que os astronautas conseguem controlar a força que o motor de pouso emprega no módulo e que essa força deve ser constante a partir do instante em que é ligado. Determine o valor dessa força, para que o módulo pouse com segurança.

A aceleração da gravidade na lua é cerca de seis vezes menor que na Terra. I. Faça o esquema ilustrativo do problema no quadro 1 abaixo:

Quadro 1

II. Quais são as hipóteses do problema?

• Desaceleração constante (a velocidade diminui a uma taxa constante) • a velocidade do módulo ao tocar a lua é igual a zero

(6)

Figura 1: Representação da velocidade até o instante do pouso tp III. No esquema do quadro 1 escreva as grandezas conhecidas.

Neste ponto, vale uma interpretação do que ocorre: O módulo lunar está submetido à força peso (P) (atração gravitacional exercida pela lua). Se nada for feito, o módulo será atraído com uma aceleração que corresponde à aceleração gravitacional da lua (gLua ≃ 1,65

(7)

A força total (FT) que atua sobre o módulo é:

VI. Isole a grandeza que se deseja calcular:

VII. Escreva as equações subordinadas: Força Peso:

Força Total aplicada (Peso menos a força exercida pelo motor):

Aceleração total à qual a nave está submetida

Neste caso, a aceleração é constante (uma das hipóteses formuladas no item II), logo ela pode ser calculada pela variação de velocidade dividida pela variação de tempo. Vamos considerar o início da operação de pouso como tInício = 0. O instante final é o instante do pouso (tP). Lembre que a velocidade final é nula. Logo, temos : 1

O espaço percorrido é a altura da aeronave (1.000 m) até o solo:

Para esta última equação, podemos utilizar um conceito importante: o espaço percorrido corresponde à integral (ou à ÁREA) da curva de velocidade em função do tempo, mostrada na Figura 1. Como o espaço percorrido é a altura do início do procedimento de pouso até atingir o solo, a área da figura deve corresponder à essa altura (h). A área é a área de um triângulo:

Observe que a aceleração é negativa, porque estamos diminuindo a velocidade

(8)

VIII. Manipule todas as equações de modo a isolar a grandeza que se deseja calcular:

E, finalmente:

IX. Certifique-se que as UNIDADES se anulam corretamente.

Antes de calcular, precisamos acertar a unidade da velocidade inicial (vi = 180 km/h) para as unidades do Sistema Internacional (m/s):

Em seguida, fazemos uma breve análise dimensional da equação obtida.

Repare que a força total será dada em: kg.m/s2, que corresponde a “N”, logo, a expressão, do ponto de vista dimensional, está correta. Essa observação é importante, visto que, se houvesse um erro na manipulação das equações, a análise dimensional daria errada.

(9)

XI. Marque a resposta, INDIQUE AS UNIDADES. XII. A resposta final tem significado físico?

Sim, 43.500 N correspondem a, aproximadamente, 4.350 kgf, para um módulo de 15.000 kg, é bem razoável esse esforço (LEMBRE QUE O MÓDULO ESTÁ POUSANDO NA LUA).

XIII. Verifique se tudo foi respondido.

A única coisa pedida era a força aplicada ao motor, logo, o que foi pedido, foi calculado.

PARTE PRÁTICA

1. Na mesma situação descrita do pouso do módulo lunar, considere que ao tocar o solo, a velocidade deve estar entre 0 e 1,0 m/s (o que causaria um pequeno impacto no pouso, não provocando danos à aeronave nem à tripulação). Determine a máxima e a mínima força exercida pelo motor. O que ocorre se for aplicada ao motor uma força maior que a máxima? E se for menor que a mínima?

2. O Corcovado é um morro de 710 m de altura situado no Rio de Janeiro e é um dos mais famosos pontos turísticos do Brasil. Calcule o raio de visão de uma pessoa situada no topo do morro. (Podemos assumir que o Rio de Janeiro tem um terreno plano e está situado no nível do mar). Dado: raio da Terra: rTerra = 6.370 km.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1. Para implantar uma usina elétrica deverá ser construída uma barragem. No projeto ela será na forma de um arco de circunferência, de raio igual a 1,4 km, e tendo um arco central de 45º. A sua altura será de 150 m, e tendo uma espessura média de 9 m.

Quantos km3 de concreto serão necessários para erguer a barragem?

2. Um avião está a uma distância de 42 km da cabeceira da pista de um aeroporto, e a altura de 4700m. Em um trajeto retilíneo, qual o ângulo em que o piloto deve posicionar o avião, de forma que ele atinja exatamente a cabeceira da pista?

(10)

CONCLUSÕES: Comente sobre o método de solução de problemas, como ele pode ajudar no curso de Engenharia e no exercício da profissão

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• Holtzapple, M. T. e Reece, W. D.; Introdução à Engenharia; LTC Editora, 2006. ISBN: 9788521615118.

• Descartes, Rene; O Discurso do Método; (há várias edições disponíveis).

• Barros, G. O.; Método de solução de problemas: as técnicas na engenharia e um exemplo prático do nosso cotidiano; 2009. Disponível em: http://www.webartigos.com/ artigos/metodo-de-solucao-de-problemas-as-tecnicas-na-engenharia-e-um-exemplo-pratico-do-nosso-cotidiano/115292/; último acesso em maio de 2014.

Referências

Documentos relacionados

Ventilador + resistência circular (cozedura ventilada): indicado para cozinhar alimentos diferentes sobre várias alturas, desde que necessitem da mesma temperatura e do mesmo tipo

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

O município de São João da Barra, na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, passa atualmente por um processo de apropriação do seu espaço por um ator que, seja pelo

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Mãos para fora, protegendo uma escrita seca de corpo molhado Anfíbio esse lugar.. Ela não obedece a gravidade sobe e toma todo o corpo folhas e

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação