• Nenhum resultado encontrado

Exercício 1 Listas de exercícios Introdução à Programação Engenharia de Computação UFPB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Exercício 1 Listas de exercícios Introdução à Programação Engenharia de Computação UFPB"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

UFPB - Centro de Informática

Disciplina: Introdução à Programação 2013.1 Profs.: Iguatemi E. Fonseca; Alisson Brito

Lista de Exercícios - Treinamento

1 Uma condição "se" sempre vem acompanhada de uma "senão"? Justifique usando exemplos.

2 Escrever um programa para ler um número inteiro e exibir seu sucessor e seu antecessor.

3 Escreva um programa para ler um valor e escrever se é positivo ou negativo. Considere o zero como neutro, ou seja, se for digitado o valor zero, escrever a palavra zero.

4 Escreva um programa para ler um número inteiro (considere que serão lidos apenas valores positivos e inteiros) e escrever se é par ou ímpar.

5 As maçãs custam R$ 0,30 cada se forem compradas menos do que uma dúzia, e R$ 0,25 se forem compradas pelo menos doze. Escreva um programa que leia o número de maçãs compradas, calcule e escreva o valor total da compra.

6 Escreva um programa que leia o número de lados de um polígono regular, e a medida do lado. Calcular e imprimir o seguinte:

 Se o número de lados for igual a 3 escrever TRIÂNGULO e o valor do seu perímetro.  Se o número de lados for igual a 4 escrever QUADRADO e o valor da sua área.  Se o número de lados for igual a 5 escrever PENTÁGONO.

 Em qualquer outra situação escrever Polígono não identificado.

7 Escreva um programa que leia as notas das duas avaliações normais e a nota da avaliação optativa. Caso o aluno não tenha feito a optativa deve ser fornecido o valor –1. Calcular a média do semestre considerando que a prova optativa substitui a nota mais baixa entre as duas primeiras avaliações. Escrever a média e mensagens que indiquem se o aluno foi aprovado, reprovado ou está em exame, de acordo com as informações abaixo:

Aprovado : media >= 6.0 Reprovado: media < 3.0 Exame : media >= 3.0 e < 6.

8 Escreva um programa que leia 10 valores distintos (> 0 e < 100). Exiba a soma de todos os valores ímpares, de todos os valores pares e de todos os números primos que foram lidos.

9 Escreva um programa que leia 3 notas de um aluno e a média das notas dos exercícios realizados por ele. Calcular a média de aproveitamento, usando a fórmula: MA = (N1 + N2*2 + N3*3 + ME)/7. A partir da média, informar o conceito:

 maior ou igual a 9 = conceito A  entre 7,5 e 9 = conceito B

 igual ou igual a 6 e menor que 7,5 = conceito C  maior ou igual a 4 e menor que 6 = conceito D

(2)

idades do homem mais velho com a mulher mais nova, e o produto das idades do homem mais novo com a mulher mais velha.

11 Todo restaurante, embora por lei não possa obrigar o cliente a pagar, cobra 10% para o garçom. Fazer um programa que leia o valor gasto com as despesas realizadas em um restaurante e imprima o valor da gorjeta e o valor total da despesa (despesa + gorjeta).

12 Fazer um programa que leia o valor do salário mínimo e o valor do salário de uma pessoa. Calcular e exibir quantos salários mínimos essa pessoa ganha.

Referências

Documentos relacionados

A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) informa a abertura do prazo para envio de artigos para a Edição nº 1 da REVISTA DA ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL,

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por apresentar dificuldades no comportamento, interação social, comunicação e sensibilidades sensoriais.

Para os gestores de RH o seu papel não tem sido fácil, porque segundo ele não há um trabalho fácil só depende do desempenho de cada um e sua força de vontade. A contratação

A escolha por se fazer algo na comercial da 205/206 norte nos possibilitava ter um espaço para filmar e ao mesmo tempo para se trabalhar em cima, tanto na exibição

DUAS ESPÉCIES NOVAS DE SENDAPHNE NIXON IHYMENOPTERA, BRACONIDAE, MICROGASTRINAEI DO BRASIL'..

(“Companhia”), que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2016 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações

Com base na premissa do conhecimento como forma de promover a inovação, surge o tema da cooperação tecnológica, aliando ações conjuntas entre três agentes da economia:

A adoção de práticas de gestão eficientes no gasto público em saúde e saneamento poderia aumentar a longevidade, uma vez que, com a adoção de políticas públicas que