• Nenhum resultado encontrado

ESPECIALIZAÇÃO EM ALEITAMENTO MATERNO Ribeirão Preto/SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ESPECIALIZAÇÃO EM ALEITAMENTO MATERNO Ribeirão Preto/SP"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

O Aleitamento materno é uma área de conhecimento interdisciplinar, questão complexa de importância estratégica para a saúde de mulheres e crianças. Envolvendo ações de promoção, prevenção e tratamento clínico, bem como a implementação de iniciativas e políticas públicas específicas.

No contexto contemporâneo encontramos baixo índice de aleitamento materno exclusivo e crescentes índices de má nutrição infantil no Brasil, demonstrando a emergente necessidade de capacitação dos profissionais de saúde que tenham como meta da assistência atuarem na promoção, proteção e apoio à amamentação por meio da implementação de ações estratégicas.

Para atender essa demanda, o Instituto Passo 1 promoverá a quarta turma do Curso de Pós-Graduação (lato sensu) - Especialização de Aleitamento Materno, dessa vez, na cidade de São Paulo (SP) com o propósito de formar recursos humanos capacitados para atuar no ensino, pesquisa e assistência

ESPECIALIZAÇÃO EM ALEITAMENTO MATERNO – Ribeirão Preto/SP

(3)

OBJETIVO DO CURSO:

Formar especialistas em Aleitamento Materno, capacitados a desenvolver atividades de docência, pesquisa e prestação de serviços em instituições voltadas para a assistência materno infantil, em conformidade com a Política Nacional do Ministério da Saúde (MS).

Oferecer um suporte teórico-prático aos profissionais que almejam obter a Certificação Internacional de Aleitamento Materno do

International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE)

Capacitar os Profissionais da área da Saúde para atuarem na Assistência ao Manejo Clínico do Aleitamento Materno, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências na prestação de cuidados direcionados tanto para a área hospitalar (Maternidades e Banco de Leite) quanto para a Atenção Básica de Saúde (Cuidado Pré-Natal, no Pós-parto e Puericultura).

Instrumentalizar os profissionais de saúde a desenvolverem suas práticas referentes ao aleitamento materno fundamentado nas melhores evidências científicas.

Capacitar os profissionais de saúde a atuarem no contexto interdisciplinar, reconhecendo o aleitamento materno como um cuidado integral.

ESPECIALIZAÇÃO EM ALEITAMENTO MATERNO

(4)

ESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO em ALEITAMENTO MATERNO

PROGRAMA

O conteúdo das disciplinas está organizado em 3 Eixos temáticos:

Fundamentos: As bases anatômicas e psicofisiológicas daamamentação.

✔ Atuação Profissional: Atuação e assistência interdisciplinar na prevenção

e resolução de intercorrências clínicas da lactação.

✔ Políticas e Iniciativas:

Manejo Ampliado da Amamentação: o aleitamento sob a ótica da saúde coletiva. Programas, políticas governamentais e de ONGs. O papel do SUS.

LOCAL DAS AULAS:

Instituto Passo 1:

Rua José Leal, 750 – Alto do Boa Vista.

Ribeirão Preto (SP)

Telefone: (16) 3421 - 8591

WhatsApp: (16) 99602 - 1110

(5)

Marcus Renato de Carvalho

Consultor em Aleitamento Materno com Certificação internacional pelo International Board Certified Lactation Consultant desde 2001.

Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.

Docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina - UFRJ

Co-coordenador do Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno Infantil da Maternidade Escola da UFRJ desde 2006.

Membro do Comitê de Lactancia da ALAPE – Associação Latino-americana de Pediatria.

Membro da RNPI - Rede Nacional para a Primeira Infância e também do GT Homens pela Primeira Infância.

Diretor do portal www.aleitamento.com

Editor do livro "Amamentação - bases científicas", 4ª ed., 2017 pela Editora GEN.

Lilian D. Pimenta Nogueira

Lilian D. Pimenta Nogueira

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com especialização em enfermagem em obstetrícia e neonatologia - modalidade residência pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), mestre em ciências da saúde pela EERP-USP, doutoranda do Programa de pós- graduação em enfermagem em Saúde pública da EERP- USP, tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, atua desenvolvendo ações ligadas ao aleitamento materno em Ribeirão Preto, presidente do Comitê municipal de aleitamento materno e alimentação complementar saudável de Ribeirão Preto-SP.

COORDENAÇÃO

(6)

Eixo I – FUNDAMENTOS

1- Por que uma pós-graduação em Aleitamento?

A complexidade de conteúdos e a importância da abordagem interdisciplinar. Conteúdo da prova para o Consultor Certificado IBCLC.

As disciplinas e os docentes da Especialização em Aleitamento Conferência inaugural

2- Introdução de Metodologia de Pesquisa – meu futuro TCC

3- O que é Manejo Ampliado da Amamentação

A diferença entre o Manejo Clínico; o conceito de promoção, proteção e apoio e a importância da competência em gerir programas com a ótica da saúde coletiva.

Políticas públicas de promoção, proteção e apoio à Amamentação

4- Anatomia e Fisiologia do Sistema Estomatognático. A prática fonoaudiológica nas disfunções motoras orais

O impacto da amamentação no crescimento e desenvolvimento orofacial. As disfunções e enfermidades do lactente. A atuação do profissional de Fonoaudiologia. Possíveis tratamentos e intervenções.

Avaliação do frênulo lingual.

5- Anatomia e Psicofisiologia da Lactação

Atuação dos hormônios Prolactina, Ocitocina, Hipófise anterior e posterior, PIF, FIL – peptídeos supressores, adrenalina e noradrenalina. Lactação adotiva. Anatomia e fisiologia da glândula mamária.

Anomalias congênitas das mamas. Reflexos da Lactação. Apojadura.

6– Nutrição da Lactante e do Lactente – Alimentação complementar saudável

Alimentação infantil e da nutriz. Introdução dos novos alimentos. BLW. Dificuldades e desafios da introdução alimentar. Alimentação participativa. Desmame gentil.

RESUMO DAS DISCIPLINAS

(7)

7– Doenças infectocontagiosas e Vacinas

As enfermidades que contraindicam de forma absoluta e de forma relativa. As infecções da nutriz que não impedem o aleitamento. Estratégias alternativas de alimentação para bebês cujas mães possuem doenças infectocontagiosas. Medicamentos que são permitidos, que são motivos de cautelas e os proibidos para a nutriz. Galactogogos x Evidências científicas. Desmedicalização da amamentação.

8- Imunologia e Microbioma do leite Humano

O sistema imune do leite materno. Prebióticos. Probióticos. Simbióticos. Influência dos tipos de parto e epigenética do microbioma simbiótico da nutriz e seu lactente.

9- Vantagens da Amamentação e as origens desenvolvimentistas de saúde e doenças e o Aleitamento Materno – DOHaD

Eixo II – PRÁTICA PROFISSIONAL

10 – Método Canguru

Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso e Prematuro – Método Canguru (2000) x Metodologia Madre Canguru (1979). Fundamentos, indicações e benefícios dessa tecnologia leve.

11– Situações especiais do lactente

Doenças e síndromes que dificultam a amamentação. O crescimento e desenvolvimento infantil fisiológico e patológico. O recém-nascido com malformação orofacial e outras síndromes relacionadas. Manejo clínico da amamentação em bebês sindrômicos (ex: Sequência de Robin, Bebê com lábio leporino). Atuação dos profissionais de saúde na promoção do aleitamento materno ao bebê enfermo.

12 – Apoio a Mulher Trabalhadora que amamenta – NBCAL

13 - Intercorrências na nutriz

14- Saúde mental e Sexualidade

15/16 - Laserterapia & Osteopatia

A utilização criteriosa da laser terapia nos problemas da mama e intercorrências puerperais.

Evidências Cientificas comprovadas quanto a utilização de laser terapia em traumas mamilares

(8)

(fissuras, incisão cirúrgica, lesões na região mamilo-areolar, etc.). Abordagem da osteopatia nas disfunções da lactação.

17- Práticas integrativas no manejo da lactação: Efetividade da acupuntura auricular

18 – A humanização do pré-natal, parto e nascimento

A importância das atividades de educação em saúde sobre o aleitamento durante o pré-natal. O impacto da cesariana. Violência obstétrica. Humanização do parto e nascimento. A desmedicalização do parto, protagonismo da mulher, garantia do contato pele a pele e amamentação na primeira hora de vida. Atuação da equipe multiprofissional para a promoção de uma assistência humanizada. Participação da Doula e do pai no parto e nascimento.

19 – Odontologia & Amamentação

20 – Aconselhamento

A arte de escutar. Empatia. Habilidades de comunicação verbal e não verbal. Características de um aconselhador eficiente. Habilidades de comunicação (ouvir, falar, ajudar, aceitar, elogiar etc.).

21– Principais intercorrências do manejo clínico da lactação no binômio

(fissuras, mamas cheias x ingurgitadas, ducto bloqueado, Raynaud, mastite, hipogalactia, baixo ganho de peso...)

22 - Medicamentos e drogas

EIXO III– POLÍTICAS PÚBLICAS e INICIATIVAS

23 - Seminário: Metodologia da Pesquisa – apresentação do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

+ Alunas apresentam os projetos

24 – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e a IUBAM

As iniciativas de promoção, proteção e apoio à amamentação na rede básica de saúde. O direito de retornar ao trabalho e continuar amamentando. Implicações éticas relacionadas a amamentação (ex: privação do ato de amamentar).

25 - IHAC

(9)

26 - Banco de Leite Humano

27 – Amamentação: gênero, etnia e classe

28 - Disciplina transversal:

Apresentação dos relatórios das Visitas Técnicas aos serviços de saúde. Seminário de Monografias

29 - Temas especiais: Paternidade – Nova conformações familiares – Iatrogenias e Medicalização

O impacto da participação do companheiro na amamentação. Como acolher as novas conformações familiares. A importância de trabalhar em equipe e em redes. Atividades de educação em saúde relacionadas a amamentação, sexualidade e participação do pai em todos os momentos e as políticas públicas que garantem os direitos das famílias.

30 - Redes de apoio – Consultor IBCLC – Nutrizes portadoras de necessidades especiais O que é apoio, o impacto dos grupos e redes de apoio de aleitamento – presenciais e virtuais. O processo de certificação para a obtenção do título de Consultor Internacional em Amamentação pelo International Board Certified Lactation Consultant. Como aconselhar lactantes com deficiência auditiva, visual, cadeirantes... e em situações especiais, presidiária...

31 - Autoeficácia materna para amamentar

32- Metodologia do Ensino Superior – Ética na atuação profissional

33 - Apresentação das monografias – Avaliação e encerramento da Especialização

Apresentação das monografias pelas Especializandas. Avaliação do curso - críticas e sugestões.

Visitas Técnicas a serviços de saúde públicos que promovem, protegem e apoiam à amamentação - Hospitais Amigos da Criança, Bancos de Leite Humano, Unidades Básicas Amigas da Amamentação.

Conhecer serviços de saúde especiais que são exemplos de promoção, proteção e apoio ao aleitamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Visitas Técnicas: Serviços Públicos de Saúde que promovem, protegem e apoiam a amamentação como: Hospitais Amigos da Criança, Bancos de Leite Humano, Unidades Básicas Amigas da Amamentação, Consultórios Amigo da Amamentação (OBS: Cada visita técnica equivale a 20 horas).

(10)

CRONOGRAMA

DISCIPLINAS DATAS ENCONTR

OS

EIXO I – FUNDAMENTOS

1a – Manhã (aberta à comunidade)

Por que uma pós-graduação em Aleitamento?

As disciplinas e os docentes da Especialização em Aleitamento 22/05 21

1 Conferência inaugural

1b – Tarde (somente para as Especializandas)

Apresentação de cada aluna e das normas e programa do curso (TCC; visitas técnicas; participação em eventos; cursos e

congressos; faltas; atrasos; combinados). 23/05/21 2 - Introdução de Metodologia de Pesquisa – meu futuro TCC

3 – Introdução ao Manejo ampliado da Amamentação

23/05/2021 Políticas públicas de promoção, proteção e apoio à Amamentação

4 - Anatomia e Fisiologia do Sistema Estomatognático. A prática fonoaudiológica nas disfunções motoras orais

12/06/2021

2

5 - Anatomia e Psicofisiologia da Lactação 13/06/2021

6 - Nutrição do lactente e da Lactante. Alimentação complementar

saudável 10/07/2021

3

7 - Doenças infectocontagiosas e Vacinas. 11/07/2021

8 - Imunologia e Microbioma do leite Humano

9 – Vantagens da Amamentação e as origens desenvolvimentistas de saúde e doenças e o Aleitamento Materno – DOHaD

07/08/2021 4

EIXO II – PRÁTICA PROFISSIONAL

10 - Método Canguru 08/08/2021

11 - Situações especiais do lactente 11/09/2021

5 12 - Apoio a Mulher Trabalhadora que amamenta – NBCAL 12/09/21

13- Intercorrências na nutriz 02/10/2021 6

(11)

14 - Saúde mental e Sexualidade 03/10/2021 15 - Laserterapia

16 - Osteopatia

04/12/2021

7 17 - Práticas integrativas no manejo da lactação: Efetividade da

acupuntura auricular

05/12/2021

18 – A humanização do pré-natal, parto e nascimento 12/02/2022

8

19 - Odontologia & Amamentação 13/02/2022

20 – Aconselhamento

21 – Principais intercorrências do manejo clínico da lactação no binômio (fissuras, mamas cheias x ingurgitadas, ducto bloqueado, Raynaud, mastite, hipogalactia, baixo ganho de peso, candidíase mamilar...)

12/03/2022

9

22 - Medicamentos e drogas 13/03/2022

EIXO III– POLÍTICAS PÚBLICAS e INICIATIVAS

23 - Seminário: Metodologia da Pesquisa – apresentação do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

+ Alunas apresentam os projetos

09/04/2022

10

24 – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e a IUBAM 10/04/2022

25 - IHAC

26 - Banco de Leite Humano

14/05/2022

11

27 – Amamentação: gênero, etnia e classe 15/05/2022

28 - Disciplina transversal: Apresentação dos relatórios das Visitas Técnicas aos serviços de saúde. Seminário de Monografias

04/06/2022

12

29 - Temas especiais: Paternidade – Nova conformações familiares – Iatrogenias e Medicalização

05/06/2022

30 - Redes de apoio – Consultor IBCLC – Nutrizes portadoras de necessidades especiais

31 - Autoeficácia materna para amamentar

13

32- Metodologia do Ensino Superior – Ética na atuação profissional

(12)

33 - Apresentação das monografias – Avaliação e encerramento da

Especialização 14

Apresentação das monografias – Avaliação e encerramento da Especialização

PS.: o primeiro tema é no sábado, que significa que será manhã e tarde, e o segundo, no domingo, só pela manhã.Atividades extraclasses:

I - Visitas Técnicas a serviços de saúde públicos que promovem, protegem e apoiam à amamentação – Hospitais Amigos da Criança, Bancos de Leite Humano, Casas de Parto, Unidades com a EAA Brasil, UnidadesBásicas Amigas da Amamentação. (80h)

II - Participar em cada semestre letivo de pelo menos um curso, congresso, encontro em horários que não coincidam com as datas do curso. Trazer o certificado de participação. (20h por

semestre – Total: 60h) Obs.: A Coordenação fará modificações no conteúdo de acordo com as circunstâncias, disponibilidade dosdocentes, mudanças de conjunturas, condições

epidemiológicas...

(13)

O Instituto Passo 1 é certificado pela Faculdade Passo 1, cuja matriz reside em Uberlândia (MG). O Instituto Passo 1 apresenta doze campus, sendo suas localizações em: Araraquara (SP), Bauru (SP), Cascavel (PR), Franca (SP), Francisco Beltrão (PR), Itumbiara (GO), Piracicaba (SP), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG), Uberlândia (MG).

Foi criada no dia 12 de abril de 2006, na cidade de Uberlândia. Atua no setor educacional com o objetivo de promover o conhecimento aos alunos e agregar valores as suas carreiras profissionais. Proporciona educação e qualificação profissional de qualidade com enfoque na área de educação e da saúde.

Atualmente atua na promoção de cursos presencias e de ensino a distância (EAD) desde 2006. A Direção Geral é de Alexandre Mendonça. O Curso de Pós-Graduação (lato sensu) Especialização de Aleitamento Materno oferecido na cidade de São Paulo é coordenado pelo Polo do Instituto Passo 1 de São Paulo (SP) sob direção do Professor Gabriel Monteiro. O telefone de contato do Polo de São Paulo é (11) 99956-9595. O CNPJ do Polo de São Paulo é: 34.084.720/0001-02.

INSTITUIÇÃO PROMOTORA: Instituto Passo 1

DESTINA-SE:

Profissionais de Saúde (Nível Superior, com diploma reconhecido pelo MEC) como Médico Pediatra, Obstetra, Enfermeiro, Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Assistente Social.

INSTITUTO PASSO 1

(14)

PERÍODO DO CURSO: 18 meses

CARGA-HORÁRIA: 486 horas

HORÁRIO DO CURSO: Aulas Mensais aos Sábados (8h – 18h) e Domingos (8h – 13h) VAGAS: 40 vagas

*Condições, valores e prazos sujeitos a disponibilidade de vagas, favor consultar o Polo.

INÍCIO DO CURSO : 22/05/2021

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 149,00

MAIS INFORMAÇÕES:

E-mail: ribeiraopreto@passo1.com.br

Telefone: (16) 3421 – 8591 / (16) 99602 – 1110

Referências

Documentos relacionados

O Clostridium difficile é um dos agentes patogénicos mais comuns das infeções nosocomiais nos países desenvolvidos. A infeção por Clostridium difficile está associada a

Estes resultados estão de acordo com o que era expectável no que diz respeito aos casais férteis com filhos estarem juntos há significativamente mais tempo que os inférteis

L'histoire de l'éducation n'existe qu'à partir de cette double possibilité, qui réclame de nouvelles approches du travail historique et de l'action éducative : il faut, d'abord,

Tabela 2 – Duração proporcional de fixações sobre faces emocionais, faces neutras, eventos nulos e sacadas com relação ao tempo total de eventos oculares captados durante

Por último, devem ainda ser diagnosticadas as situações de potencial valorização da pesca através de pequenas obras de otimização da massa de água ou das suas

Para conectar a bateria, encaixe o plug branco “A” da fiação do.. patinete no plug branco “B” da fiação

O que interessa aqui é o momento inicial dessa vida estudantil de Lima Barreto, quando ingressou na Escola Politécnica, em busca de uma formação como engenheiro, mas