• Nenhum resultado encontrado

MUSICOTERAPIA E MASSAGEM MODELADORA: BEM-ESTAR E AUTOESTIMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MUSICOTERAPIA E MASSAGEM MODELADORA: BEM-ESTAR E AUTOESTIMA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MUSICOTERAPIA E MASSAGEM MODELADORA: BEM-ESTAR E AUTOESTIMA

Júlia de Freitas Ribeiro PROCK1, Larissa Rosa MUQUEM2, Maria Celina da Piedade RIBEIRO3, Evanice Geralda da COSTA4

1 Graduanda em Estética e Cosmética. julia_prock@hotmail.com

2 Graduanda em Estética e Cosmética. larissa.muquem@yahoo.com

3 Professora Orientadora Mestre do Curso de Enfermagem. maria.ribeiro@unincor.edu.br

4 Professora Coorientadora Mestre do Curso de Estética e Cosmética. prof.evanice.costa@unincor.edu.br

Resumo

Musicoterapia consiste no uso da música e de seus elementos em ambientes médicos, educacionais, cotidianos, entre outros objetivando melhorar condições físicas, emocionais, sociais, comunicativas, intelectuais e espiriuais, promovendo assim a qualidade de vida de indivíduos, grupos ou comunidades. A música apresenta grande potencial de relaxamento físico e mental, podendo atuar em diversas áreas da saúde como meio de manutenção do bem-estar através dos elementos musicais e das capacidades perceptíveis de cada indivíduo, considerando gostos musicais para um melhor efeito. O tratamento não verbal proporcionado pela música associada à técnica de massoterapia, exerce um papel fundamental para a redução do estresse e consequentemente o relaxamento durante o procedimento estético.

Associada ao procedimento de massagem modeladora, o objetivo foi verificar o efeito relaxante da terapia e trabalhar a autoestima através dos efeitos da música. A prática da pesquisa realizada no segundo semestre de 2019, na Clínica Renove da Universidade Vale do Rio Verde em Três Corações, analisou através de questionários a eficácia da associação da musicoterapia no procedimento de massagem modeladora, após a assinatura do Termo de Comprometimento Livre e Esclarecido. Os procedimentos estéticos já possuem como finalidade elevar a autoestima e proporcionar bem-estar, porém o mercado de trabalho exige cada vez mais a implementação de diferenciais e a musicoterapia permite associação em diversas áreas e benefícios que se encaixam muito na área da saúde para procedimentos cada vez mais aprimorados. E concluiu-se que a musicoterapia é eficaz como meio de relaxamento, diminuindo a tensão das pacientes quanto ao procedimento de massagem modeladora e proporciondo bem-estar.

Palavras-Chave: Musicoterapia; Associação; Massagem modeladora.

Abstract

Music therapy consists of the use of music and its elements in medical, educational, everyday environments, among others aiming to improve physical, emotional, social, communicative, intellectual and spiral conditions, thus promoting the quality of life of individuals, groups or communities. Music has great potential for physical and mental relaxation and can act in various areas of health as a means of maintaining well-being through the musical elements and perceptible abilities of each individual, considering musical tastes for a better effect. The nonverbal treatment provided by music associated with the massage therapy technique plays a fundamental role in reducing stress and consequently relaxation during the aesthetic procedure. Associated with the modeling massage procedure, the objective was to verify the relaxing effect of the therapy and work on self-esteem through the effects of music. The practice of the research conducted in the second semester of 2019, at the “Clínica Renove” of Vale do Rio Verde University in Três Corações, analyzed through questionnaires the effectiveness of the association of music therapy in the modeling massage procedure, after signing the Free and Clarified Commitment Term. . Aesthetic procedures already aim to increase self- esteem and provide well-being, but the labor market increasingly requires the implementation of differentials and music therapy allows association in several areas and benefits that fit the health area for procedures each and every time.

increasingly improved. And it was concluded that music therapy is effective as a means of relaxation, reducing the tension of patients regarding the modeling massage procedure and providing well-being.

Keywords: Music Therapy; Association; Modeling massage.

(2)

INTRODUÇÃO

Musicoterapia consiste no uso da música e de seus elementos em ambientes de saúde, educacionais, cotidianos, entre outros objetivando melhorar condições físicas, emocionais, sociais, comunicativas, intelectuais e espirituais, promovendo assim a qualidade de vida de indivíduos, grupos ou comunidades. A musicoterapia permite trabalhar aspectos emocionais e psicológicos, podendo assim ser relacionada à autoestima e ao controle do estresse, para que estes sejam realinhados e o resultado implique diretamente, na melhora da saúde e do bem- estar (PANACIONI e DE OLIVEIRA ZANINI, 2012).

A música apresenta grande potencial de relaxamento físico e mental, podendo atuar em diversas áreas da saúde como meio de manutenção do bem-estar, através dos elementos musicais e das capacidades perceptíveis de cada indivíduo, considerando gostos musicais para um melhor efeito (MOZER; OLIVEIRA e PORTELLA, 2011).

A adiposidade localizada consiste no aumento de quantidade ou de tamanho dos adipócitos, resultante de uma má alimentação, maus hábitos de vida, sedentarismo e propensão genética, que compromete circulação sanguínea e afeta diretamente a autoestima, principalmente da mulher. A massagem modeladora é uma técnica estética que atua na mobilização de adiposidade localizada, redução de medidas e melhora do

contorno corporal (MOZONI e PINHEIRO, 2012).

A imagem corporal se refere à um conjunto de percepção, emoção, pensamentos e sentimentos em relação ao próprio corpo.

Classificada como um dos componentes da imagem corporal, a insatisfação corresponde à depreciação com a aparência, o peso e a forma física. Estudos demonstram a prevalência de insatisfação corporal no período da adolescência, sendo evidentemente maior no sexo feminino pela relação direta com a autoestima (FORTES et al., 2014).

A realização da massagem modeladora pode gerar desconforto ao paciente por ser uma técnica que necessita de pressão e ritmo mais acentuados para proporcionar o efeito desejado. A associação da musicoterapia no procedimento consiste em verificar sua atuação direta no conforto de pacientes, durante a aplicação das técnicas (SILVA, 2008).

O tratamento não verbal proporcionado pela música associada à técnica de massoterapia, visa reduzir o estresse e promover a sensação de relaxamento durante o procedimento (SILVA, 2008).

REVISÃO DE LITERATURA Musicoterapia

A música afeta cada ouvinte de modo único. O contexto cultural, a experiência de vida e interesses pessoais determinam a resposta e sensibilidade diante a um estímulo

(3)

musical, que pode ser demonstrada através de expressões de apreciação, rejeição ou indiferença. Os registros sonoros estão presentes e participando do desenvolvimento de cada ser humano mesmo antes do nascimento, possibilitando uma memória musical afetiva (SILVA, 2008).

A expressão musical está presente em todas as culturas, nos ambientes religiosos, nos eventos históricos, seja para celebração, louvor ou como forma de acompanhar cerimoniais, ela registra encontros e desencontros, facilita o acesso a eventos passados e remete a lembranças. Desde os primórdios e no decorrer dos séculos a música foi utilizada como recurso terapêutico de forma intuitiva, principalmente com algumas patologias mais complexas, ao observar-se sua ação benéfica (PEDERIVA e TRISTÃO, 2006).

A Musicoterapia, se estruturou no último século para contemplar sua prática e consolidar seus objetivos, utilizando recursos da linguagem musical e instrumental que, quando adequadamente ordenados e aplicados, podem promover melhor qualidade de vida para pessoas portadoras de diversas dificuldades sejam estas ordem física, emocional ou mental. Desde sua constituição, a musicoterapia se adere ao pensamento interdisciplinar (CHAGAS, 1997).

Por meio de técnicas musicoterapêuticas, os aspectos emocionais e psicológicos podem ser trabalhados para facilitar a expressão emocional, auxiliando diretamente nos

aspectos relacionais, na autoestima, no estresse e na qualidade de vida, oferecendo recursos no controle de estresse e ansiedade mediante essas contribuições (PANACIONI e DE OLIVEIRA ZANINI, 2012).

Para Silva (2008), pode-se utilizar a Musicoterapia como facilitadora para a criação ou desenvolvimento de estratégias frente a ocasiões de estresse. Por ser uma terapia auto- projetiva, muitas vezes, a Musicoterapia proporciona que os conteúdos não expressos verbalmente se revelem através do não verbal, utilizando a música, para se comunicar e expressar. Assim, acredita-se que Musicoterapia pode exercer um papel fundamental para o desenvolvimento de conteúdos ligados ao estresse, auxiliando os profissionais da área da saúde.

Ansiedade

A ansiedade é descrita como um estado emocional, que apresenta componentes fisiológicos e psicológicos que compõem o desenvolvimento humano, podendo evoluir para um quadro patológico quando se manifesta de forma exagerada e sem uma ameaça desencadeadora real (LUIZ et al., 2005).

O aumento de peso advém tanto de desequilíbrios bioquímicos e de doenças físicas, quanto de sintomas e perturbações psicológicas e, consequentemente, dificuldades de adaptação em locais ou determinadas situações. Em nível psicológico, a alteração da imagem corporal pelo aumento

(4)

de peso pode provocar desvalorização da autoestima, do autoconceito e acarretar diminuição da sensação de bem-estar, sentimento de inadequação social, contribuindo de forma negativa para a qualidade de vida do sujeito. Embora os estudos sobre o perfil de indivíduos acima do peso não identifiquem nenhuma personalidade específica, podem ocorrer alterações de humor e comportamentais. As consequências psicológicas do acúmulo de gordura estão vinculadas ao estigma, acarretando risco de desenvolvimento de sintomas ansiosos e depressivos. Indivíduos que queixam de acúmulo de gordura localizada apresentam altas taxas de ansiedade e depressão quando comparados à população em geral (SILVA, 2015).

A avaliação da ansiedade e depressão pode ser realizada por meio de inventários e escalas elaborados por profissionais capacitados ou especialistas. Além das alterações de humor, sintomas relacionados aos hábitos alimentares, como a compulsão alimentar periódica, podem estar associados à obesidade (SILVA, 2015).

Massagem modeladora

Devido ao padrão de beleza imposto atualmente, somado a expansão do número de pessoas com sobrepeso no Brasil, observa-se o desprazer com a imagem corporal e maior aflição e desconforto com o corpo, crescendo a procura por tratamentos estéticos. As mulheres são as que mais buscam tais

tratamentos, certamente porque as alterações hormonais e alimentares podem provocar aumento de peso, volume e alterações do contorno corporal (CASSAR, 2001).

A massagem desobstrui os poros, deixa a pele hidratada e mais delicada. Atua sobre as células mortas, acelerando sua eliminação, estimula a circulação sanguínea ocorrendo hiperemia local. Atua na eliminação de retenção de líquido devido a sua atuação também no sistema linfático, consiste em manobras rítmicas, vigorosas e com maior pressão do que outras técnicas de massagem. A massagem do tecido adiposo pode auxiliar nos processos emagrecedores, pois melhora aparência da pele e seus contornos, estimula as funções viscerais, diminui a ansiedade e o estresse (MACHADO, 2017).

De acordo com Cassar (2001), observou- se que a massagem no tecido adiposo tem seu beneficio por exercer pressão mecânica, cria calor e hiperemia, ativa as células de gordura, produzindo um maior gasto energético. a circulação dos vasos sanguíneos é aumentada a gordura tende a diminuir. A massagem modeladora consegue atingir as camadas de tecido com o maior nível de concentração de gordura como o abdome, pernas, braços, região glútea e cintura. Essa técnica ajuda a remodelação ou redistribuição dos contornos corporais, melhora a circulação, e a oxigenação dos tecidos, ajudando nos tratamentos de redução de medidas.

Massagem modeladora e musicoterapia

(5)

A atuação da música na área da saúde tem sido recentemente discutida na literatura médica e está sendo aplicada como instrumento terapêutico para promoção, prevenção e tratamento de doenças somáticas e mentais. É comprovado que a música reduz de forma significativa indícios de ansiedade, estresse e dor, além de melhorar padrões cardiorrespiratórios e minimizar a depressão, contribuindo para o desenvolvimento humano.

Através do método auditivo, o indivíduo escuta a música e a resposta ao estímulo se propaga de modo silencioso, verbal ou outro tipo de manifestação ao modelo terapêutico (MATOSO e DE OLIVEIRA, 2017).

ASPECTOS METODOLÓGICOS Delineamento do estudo

O estudo foi do tipo prospectivo, transversal, descritivo, comparativo e analítico.

Local do estudo

Este estudo foi realizado na Clínica Renove da Universidade do Vale do Rio Verde, localizada na cidade de Três Corações - MG.

Casuísticas do estudo

A casuística do estudo contou com (6) seis mulheres com faixa etária entre 20 (vinte) e 60 (sessenta) anos, em Três Corações.

Critérios de inclusão

Mulheres que apresentaram acúmulo de adiposidade localizada, concordaram em participar da pesquisa após terem assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e residem em Três Corações - MG.

Critérios de não inclusão

Homens, mulheres que não concordaram em participar da pesquisa ou apresentaram alguma patologia contra-indicada ao procedimento.

Critérios de exclusão

Ter desistido, a qualquer tempo, em participar da pesquisa ou ter faltado alguma sessão sem justificativa.

Coletas de dados

Primeira etapa: revisão bibliográfica.

Segunda etapa: descrição dos conceitos.

Terceira etapa: elaboração da autorização prévia da administração geral, permitindo a prática da pesquisa na Clínica Renove da Universidade Vale do Rio Verde em Três Corações - MG.

Quarta etapa: elaboração dos questionários aplicados durante a prática e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, enquadrando os termos apropriados à pesquisa, de maneira objetiva, coloquial e direta, enfatizando o objetivo do estudo, a forma de aplicação e a importância das assinaturas de cada participante.

Quinta etapa: impressão da autorização, do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e dos questionários.

Sexta etapa: envio do trabalho para o Comitê de Ética em Pesquisa.

Sétima etapa: abordagem de campo da pesquias e prática a partir da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

(6)

Oitava etapa: análise dos questionários para a conclusão da pesquisa.

Análise estatística

Foram elaborados e aplicados dois questionários, sendo um antes da associação e outro depois para a análise da eficácia da musicoterapia como forma de relaxamento durante o procedimento de massagem modeladora. As sessões aconteceram durante o segundo semestre de 2019, uma vez na semana e foram divididas em três sessões com massagem modeladora convencional e três sessões com a associação da musicoterapia, utilizando músicas calmas. O questionário 1 foi aplicado para avaliar se a associação é eficaz e o questionário 2 específico para musicoterapia foi aplicado após a associação das duas técnicas para a análise dos resultados.

Aspectos éticos

O presente estudo respeitou os preceitos estabelecidos pela Resolução 466/12 de dezembro de 2012. Foram respeitados os princípios de anonimato, privacidade e sigilo profissional.

O participante do estudo teve autonomia para decidir aceitar ou não participar do estudo. Pôde deixar de participar da pesquisa em qualquer momento, caso desejado, sem sofrer penalidade alguma. Assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), consentindo assim, na participação da pesquisa.

As entrevistas tiveram início após a

aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Vale do Rio Verde – Unincor (CEP), Parecer:

3.584.822.

A pesquisa respeitou os aspectos culturais, sociais e familiares do entrevistado.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

De acordo com a pesquisa realizada e a metodologia definida, após a aplicação dos questionários referentes a massagem modeladora e musicoterapia, chegou-se aos resultados abaixo.

O gráfico 1 demonstra a resposta das pacientes ao serem questionadas quanto à sensação da massagem modeladora convencional.

Gráfico 1: Como você classifica o procedimento de massagem modeladora convencional?

Fonte: elaborado pelas autoras.

Com o gráfico 1 verificou-se que das 6 pacientes entrevistadas, 4 não sentiram dor ou desconforto durante a realização do procedimento e 2 acharam incômodo por conta dos movimentos vigorosos e acelerados.

A massagem modeladora é uma manobra que utiliza movimentos rápidos e intensos sobre a pele, manuseando pressão através de movimentos de amassamento e deslizamento.

Entre os principais privilégios estão o aumento

Normal Desconfortável Confortável

(7)

da oxigenação dos tecidos, a quebra da cadeia de gordura e a melhora do tônus muscular (CASSAR, 2001).

O gráfico 2 demonstra a resposta das pacientes ao serem questionadas quanto ao nível de dor ou desconforto durante a massagem modeladora convencional, em comparação com a musicoterapia associada.

Gráfico 2 referente ao questionário 1: Qual o nível de dor/desconforto durante o procedimento?

Fonte: elaborado pelas autoras.

Com o gráfico 2 notou-se que a musicoterapia associada ao procedimento de massagem modeladora promove relaxamento, bem-estar e reduz a sensação de dor e desconforto.

Quando realizada devidamente, a massagem modeladora estética pode ajudar na redução de medidas e edemas, estimular a circulação sangüínea, o metabolismo e as respostas neuromusculares, ajudar nos contornos corporais e diminuir a ansiedade e a depressão, auxiliando para a melhora da auto- estima e da qualidade de vida (CASSAR, 2001).

O gráfico 3 demonstra a resposta das

pacientes referente ao questionário 2 que foi aplicado após a prática do projeto, para avaliar a musicoterapia como meio relaxante no procedimento de massagem modeladora.

Gráfico 3: Como você classifica a musicoterapia associada à massagem modeladora?

Fonte: elaborado pelas autoras.

Com o gráfico 3 verificou-se que a musicoterapia é uma associação eficaz para proporcionar sensação de relaxamento e bem- estar.

A massagem modeladora pode ser considerada desconfortável por conta de suas manobras e a musicoterapia se mostra como uma ferramenta para equilibrar a mente e se desconectar de sensações incômodas no determinado momento em que está sendo ouvida (DE OLIVEIRA ZANINI, ALVES e NAGHETTINI, 2018).

CONCLUSÃO

Concluiu-se que a musicoterapia é eficiente como meio de relaxamento, diminuindo a tensão das pacientes quanto ao procedimento de massagem modeladora e proporcionando bem-estar. A associação da musicoterapia em procedimentos estéticos como fins terapêuticos agrega benefícios aos atendimentos e satisfação aos pacientes.

0 2 4 6

8 Massagem

modeladora convencional Massagem modeladora + musicoterapia

Eficaz Não eficaz

(8)

REFERÊNCIAS

CASSAR, Mario-Paul. Manual de

massagem terapêutica-Um guia completo de massoterapia para o estudante e para o terapeuta. 1ª edição. Tradução: Daye Batista.

São Paulo: Manole, 2001.

CHAGAS, Marly. Musicoterapia e Psicoterapia Corporal: Aspectos de uma relação possível. Revista Brasileira de Musicoterapia. Rio de Janeiro: União Brasileira das Associações de Musicoterapia, n. 3, p. 17-25, 1997.

DE OLIVEIRA ZANINI, Cláudia Regina;

ALVES, Helenyce Veloso Sousa;

NAGHETTINI, Alessandra Vitorino.

Musicoterapia e estresse: estudo de caso com um cuidador familiar de paciente com

insuficiência renal crônica. Revista Fragmentos de Cultura-Revista

Interdisciplinar de Ciências Humanas, v.

28, n. 4, p. 504-520, 2018.

FORTES, Leonardo de Sousa et al. A autoestima afeta a insatisfação corporal em adolescentes do sexo feminino?. Rev. paul.

pediatr. vol.32, n.3, pp.236-240, 2014.

LUIZ, A. M. A. G., et al. Depressão,

ansiedade e competência social em crianças obesas. Estudos de psicologia, 2005, 10.1:

35-39.

MACHADO, Aiana Tátima Oliveira Mota et al. Benefícios da Massagem Modeladora na Lipodistrofia Localizada. ID on line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 11, n. 35, p. 542-553, 2017

MATOSO, Leonardo Magela Lopes; DE OLIVEIRA, Agostinha Mafalda Barra. O efeito da música na saúde humana: base e evidências científicas. Ciência &

Desenvolvimento- Revista Eletrônica da FAINOR, v. 10, n. 2, 2017.

MOZER, Neuza Maria Sangiorgio;

OLIVEIRA, Sheila Gemelli; PORTELLA, Marilene Rodrigues. Musicoterapia e

exercícios terapêuticos na qualidade de vida de idosos institucionalizados. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 16, n. 2, 2011.

MOZONI, Mariângela; PINHEIRO, Fernanda AM. Estudo dos efeitos da massagem

modeladora na redução de gordura localizada.

Revista de Iniciação Científica da

Universidade Vale do Rio Verde, v. 1, n. 2, 2012.

PANACIONI, Graziela França Alves; DE OLIVEIRA ZANINI, Claudia Regina.

Musicoterapia na promoção da saúde:

contribuindo para o controle do estresse acadêmico. OPUS, v. 18, n. 1, p. 225-256, 2012.

PEDERIVA, Patrícia Lima Martins;

TRISTÃO, Rosana Maria. Música e

cognição. Ciências & Cognição, v. 9, 2006.

SILVA, F. O. Musicoterapia com adolescentes portadores de câncer: um caminho para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento ao estresse. 2008. Tese de Doutorado.

SILVA, S. M. B. Sintomas de ansiedade, depressão, compulsão alimentar e qualidade de vida em mulheres com obesidade. Tema para dissertação de mestrado em medicina na escola baiana de medicina e saúde pública. Salvador, p.58, 2015.

Referências

Documentos relacionados

(2014); Galloza (2017) , conjuntamente as recomendações descritas pelo ACSM (2014) sugeridas aos idosos para um programa de exercício físico que comprovaram os benefícios

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

3a demonstrates the loss of ability to form the high spin 380 nm band in the mixed-valence enzyme after modification of histidine in the oxidized state.. These data are plotted

Pesquisadora: Fale-me um pouco sobre a sua trajetória profissional enquanto educadora, as experiências que teve como professora de alunos ouvintes e do(s) aluno(s) surdo(s),

This paper addresses specifically the evolution of interactive CAD from MIT’s Project CAD (Coons & Mann, 1960) and Ivan Sutherland’s Sketchpad (Sutherland, 1963) to

Depois de termos realizado esta passagem pela História da Música e de termos concluído que a prática filarmónica se desenvolveu também em função das novas correntes musicais e

CRD: Chronic Respiratory Diseases; EICA: European Interdisciplinary Council on Ageing; EIP on AHA: European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing; EU: European