• Nenhum resultado encontrado

Um abalo na estrutura do espaço-tempo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Um abalo na estrutura do espaço-tempo"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Um abalo na estrutura do espaço-tempo

O polêmico lingüista Bildamaster Zarp procurava organizar as suas polêmicas idéias para mais um polêmico artigo, sentado à frente do seu velho computador 286, quando sentiu o tremor que o fez balançar na cadeira. Bem, tremor é pouco. Foi quase um abalo sísmico! Até o copo com água tom- bou, encharcando a papelada que se espalhava de modo bagunçado por sobre a vasta escrivaninha.

Mais do que assustado, o velho Bilda — como muitos o conheciam — ficou espantado.

Claro: estava em São Paulo. E qualquer um sabe que não existem terremotos em São Paulo. De fato, o abalo não se repetiu. Curioso, ele se levan- tou e foi até a janela, alta como todas daquele antigo casarão incrustado bem no meio de vários prédios.

(2)

8

(3)

Lá embaixo, no quintal, Yeng-Cheng, a extraordinária chinesinha que ele havia conhecido numa excursão ao Tibete, tam- bém coçava a cabeça, olhando para o porão.

Ao ver Bildamaster na janela, acenou com aquela expressão séria e imutável bem dela e apontou na direção de onde julgava ter vindo o abalo. Sim, só podia ser aquele buraco no porão.

Bildamaster desceu e os dois foram investigar de perto.

— Caramba! — exclamou Bilda- master em aramaico. (Ele sempre adorou as interjeições

em aramaico, uma

(4)

língua muito antiga e que ele conhecia como pou- cos.) A exclamação era procedente porque o abalo havia provocado um rombo de tamanho descomunal! Tinha aberto um buraco tão grande na parede que provocou o seguinte comentário de Yeng-Cheng:

— Daria para passar um elefante por aqui!

Ela não estava exagerando, mesmo porque Yeng-Cheng era sempre precisa em seus comen- tários. Ela jamais exagerava coisa alguma. Se disse que poderia passar um elefante por aquele buraco, podemos ter a certeza de que era a mais absoluta verdade. Fez o comentário em chinês, língua que, como dezenas de outras, Bildamaster falava com fluência. Afinal, como eu já disse, ele era um lingüista, ou seja, um conhecedor de várias línguas vivas e mortas.

— Com certeza… — respondeu o lingüista. — Um elefante acompanhado por um rinoceronte!

Yeng-Cheng calculou visualmente e concor- dou com o comentário de Zarp, acrescentando:

— E talvez mais algum felino de porte médio.

Depois de concluírem a conversa sobre quan-

(5)

tos animais passariam ao mesmo tempo por aquela fenda gigantesca, Bildamaster suspirou profundamente e comentou, não sem um certo desânimo:

— Bem, vamos ver se agora eles mandam al- guém para consertar isso. Estamos avisando há mais de um ano sobre esse buraco! Uma hora isso ia acontecer. Ele vai acabar engolindo a casa toda!

A chinesinha concordou e caminhou na dire- ção do buraco. Seu rosto, geralmente impassível ante as coisas mais surpreendentes, revelava um assombro (bem tênue, é certo).

— Cuidado, Yeng! Você vai cair aí dentro!

Não era um conselho de medroso, porque Bil- damaster era tudo menos medroso: o buraco era escuro e profundo. Parecia uma caverna! Yeng- Cheng, que não costumava recuar diante de pe- rigo algum, afastou-se. Bem do fundo da enorme cavidade vinha um som difuso, quase inaudível.

Recordava o fragor de muitas vozes dispersas e longínquas. Os dois permaneceram mudos por algum tempo, procurando identificar a origem daquelas vozes, se vozes fossem. Então, o rosto de

(6)

12

(7)

13

(8)

Bildamaster iluminou-se e um amplo sorriso dominou seu rosto largo.

— Acho que aconteceu alguma coisa grande aqui, Yeng. Não creio que foi apenas um tremor de terra, não. Já vi isso acontecer antes: foi rom- pido algum elo da estrutura espaço-tempo.

Yeng-Cheng, que conhecia de longa data as teorias malucas de Bildamaster, suspirou resig- nada. Ele sempre enxergava algo fabuloso no mais banal dos acontecimentos. E agora que algo extraordinário havia acontecido, claro que ele não iria deixar barato. O lingüista, consciente da sua fama, resolveu nada mais falar para não ver mais uma teoria ridicularizada, coisa bem co- mum na sua trajetória acadêmica.

— Bem… vou ligar para o Departamento de Obras Públicas. Vamos ver se alguém toma al- guma providência... antes que a casa caia! — disse, soltando uma enorme gargalhada. E afas- tou-se, enquanto Yeng-Cheng retomou a vas- soura e prosseguiu a limpeza do quintal.

Voltando ao seu escritório no segundo andar do casarão, Bildamaster ligou para o Departa-

14

(9)

mento de Obras Públicas, agora todo informati- zado. Uma voz presumivelmente humana e femi- nina ia dizendo: “Se você quiser falar com o setor de arborização, disque um. Se quiser falar com o setor de esgotos, disque dois…”, e assim por dian- te, o que sempre deixava Bildamaster sobrema- neira irritado. Ele odiava falar com qualquer tipo de robô.

Enquanto ia tateando em busca do setor certo (procedimento que parecia interminável), exami- nava a paisagem através da janela: aparentemente a cidade não havia acusado o golpe. As coisas pros- seguiam em seu ritmo natural. Ao que tudo indi- cava, o abalo havia acontecido apenas no terreno do casarão, o que era estranho, pela intensidade.

Cofiou os bigodes, refletindo que esse fato apenas corroborava a sua teoria do fenômeno.

Ligou um pequenino aparelho de televisão, equilibrado precariamente sobre uma pilha de livros, que ele utilizava para assistir ao noticiá- rios. Nada. Apenas a programação vespertina corria solta. Nenhuma matéria extraordinária sobre um tremor na cidade.

15

(10)

— Humm… — foi o grunhido reflexivo que Bildamaster produziu, enquanto tamborilava os dedos sobre a mesa, aguardando ser atendido por alguma voz que não fosse pré-gravada. Até que a ligação caiu. Desesperado por ter de iniciar nova- mente a peregrinação digital, soltou uma excla- mação escandinava e foi arejar-se na janela. Lá embaixo, Yeng-Cheng varria incansavelmente, levantando uma poeira lenta e reflexiva.

16

Referências

Documentos relacionados

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

Neste trabalho, foram analisados os resultados da qualidade da água bruta (turbidez e pH), a concentração de sólidos iniciais e finais dos processos de adensamento e

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

15.1 O licitante que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não aceitar a Nota de Empenho, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o

Fica estabelecido o prazo de até 30 (trinta) dias para o pagamento de indenização devida pelo presente Contrato de Seguro, contados a partir do recebimento, pela Seguradora,

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo