• Nenhum resultado encontrado

ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS CHOCANTES : QUANDO O DESVIO LEXICAL CAUSA O EFEITO CONTRÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS CHOCANTES : QUANDO O DESVIO LEXICAL CAUSA O EFEITO CONTRÁRIO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS “CHOCANTES”: QUANDO O DESVIO LEXICAL CAUSA O EFEITO CONTRÁRIO

Dulcinéia de Castro Viana Fernando da Silva Negreiros Lays Cristina Fragate Natalia Lamino Camilo Ulisses Carvalho (Gdos – CLCA – UENP/CJ) Luiz Antonio Xavier Dias (Orientador – CLCA – UENP/CJ

1 INTRODUÇÃO

O anúncio é veículo de comunicação, caracterizado pelas suas funções de divulgar um produto, provocar desejo de consumo em seu público alvo, assim o discurso utilizado neste gênero, faz uso de muitos recursos para deslumbrar seu leitor. Os anunciantes se utilizam de diversos recursos para seduzir seu receptor como: frases curtas e concisas; palavras-chaves carregadas de significação; adjetivos; verbos, geralmente no imperativo; advérbios; elipses;

linguagem figurada entre outros dos muitos recursos linguísticos e interativos, assim, esse painel eletrônico tem como corpus a análise linguística de alguns anúncios publicitários que não atingiram seus objetivos ao cometerem algum desvio, seja lexical ou gramatical.

2 DEFINIÇÃO DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Segundo Costa (2008) anúncio publicitário é o noticio ou aviso por meio do qual se divulga algo ao público, ou seja, a criação de alguma mensagem de propaganda que atinja o máximo de pessoas possível de um determinado público alvo com objetivos comerciais, institucionais, políticos, culturais, religiosos, e etc.

Para a divulgação do anúncio publicitário o anunciante pode se usar de vários meios de comunicação ou suportes como: imprensa escrita, televisiva e internética, faixas, outdoors, autos (carros, ônibus, trens...), listas telefônicas, bâners, luminosos, letreiros, painéis, panfletos, cartazes ciberspot(e) classificado e etc.

2.1 OBJETIVOS DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Um anúncio publicitário tem como principal objetivo persuadir os seus receptores a comprar o produto anunciado, e assim o anúncio publicitário ajuda a marca a impulsionar suas vendas. Mas um anúncio também pode aderir a sua ideia.

(2)

E para isso os anunciantes se utilizam de muitos mecanismos para atrair a atenção e persuadir o consumidor como: fazer anúncios coloridos para chamar a atenção do leitor; usar verbos no imperativo; associar o produto a ideia de felicidade, pois um ótimo motivo para a pessoa comprar um produto é pensar que vai ser mais feliz se compra-lo; utilização de frases curtas e fáceis de memorizar, para a mesma ficar na cabeça da pessoa e no texto do anúncio costumam usar uma linguagem de fácil entendimento, juntamente com os argumentos para convencer o consumidor.

2.2 ESTRUTURA DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Quanto a estrutura do anúncio publicitário em questão, ele compõe-se da seguinte forma:

Título – Geralmente bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.

Imagens - as mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.

Corpo do texto – Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.

Identificação do produto ou marca – funciona como uma “assinatura” do anunciante.

Ocorre também de aparecer o slogan junto á marca anunciada, para dar mais ênfase á comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “TIM – viver sem fronteiras”, RedBull – Te dá Asas!

3 METODOLOGIA

Pesquisa de campo procurando por anúncios publicitários em nossas cidades que estivessem inadequações gramaticais. Foi muito difícil achar conteúdo na pesquisa de campo, pois os anúncios publicitários geralmente são feitos por empresas de publicidade e por serem especializadas não costumam errar.

E também pesquisamos na internet alguns anúncios e conteúdos que nos pudessem ajudar na criação do anúncio e também o nosso orientador emprestou-nos alguns livros que nos ajudaram muito na criação desse artigo científico.

(3)

4 DESVALORIZAÇÃO DO PRODUTO PELA GRAFIA EQUIVOCADA NOS ANÚNCIOS

Partindo de principio de que um anúncio publicitário tem como objetivo enaltecer uma marca muita vezes, quando o ocorre o erro de grafia, ele acaba denegrindo-a, gerando assim uma imagem negativa do produto.

Os erros de grafia em anúncio publicitário geram má comunicação entre o anunciante e o receptor. Isso gera vários problemas como:

*Não entendimento da mensagem que se pretende passar por falta de coesão ou coerência, que comprometem parcial ou totalmente a compreensão do anúncio.

*Discredibilização da marca e do produto anunciado em questão, pois traz a sensação de que se o anunciante não se utiliza adequadamente da língua aparenta ser desqualificado intelectualmente e não poderá oferecer um bom produto ou serviço.

4.1 O ERRO NÃO É ALGO VOLUNTÁRIO

As pessoas quando criam um anúncio publicitário têm como expectativa que ele ao abordar sobre as qualidades de um determinado produto ajude a aumentar as vendas. Ou então o erro pode ser proposital justamente para enaltecer o produto dependendo do contexto em que ele é inserido no anúncio.

O erro pode acontecer no anúncio por vários motivos como:

• A pessoa que está fazendo o anúncio (que provavelmente trabalha para uma empresa de publicidade) pode estar cansada, com sono, se distrair com outras coisas enquanto faz o anúncio, enfim, desatenção de um modo geral causa esses erros de grafia.

• Má qualidade da educação e evasão escolar por muitíssimos motivos.

• Falta de acesso a bens culturais de todos os tipos pela população mais pobre, pois eles geralmente aqui no Brasil são caros, o que acaba limitando o acesso da população a eles. E também existe o problema do desinteresse com relação aos bens culturais tanto por parte dos ricos como pelos pobres.

É por causa desses problemas que acontecem os erros nos anúncios publicitários, pois como uma pessoa vai conseguir fazer um bom anúncio se por problemas de caráter escolar não aprendeu coisas importantes como coesão, coerência e morfologia.

Também fica difícil fazer o anúncio se a pessoa não tiver acesso a bens culturais como

(4)

argumentação e bons livros ajudam na ampliação do léxico da pessoa que pode ajuda-la na escolha,no arranjo e na seleção de palavras para o uso na argumentação, o que acaba sendo usada a dicotomia sintagma/paradigma criada por Saussure.

4.2 A IMPORTANCIA DE USAR-SE A GRAFIA ADEQUADA

O emprego correto da língua no anúncio publicitário trás muitos pontos positivos para o anunciante, porque trás credibilidade a toda a estrutura de argumentação do anúncio tem-se a ideia de que se o anunciante sabe usar a língua consequentemente ele sabe o que está falando.

E também a grafia correta é importante para harmonizar toda estrutura do anúncio, pois um titulo legal, uma argumentação convincente combinada com uma boa disposição das imagens da uma sensação no leitor do anúncio de que o anúncio é bonito, bem feito, organizado, enfim, passa muitas sensações positivas para quem está lendo o anúncio.

ANÁLISE DAS IMAGENS

http://prgilbertorehder.blogspot.com.br/2010/10/desencapetamento.html

Vemos aqui uma fachada, que apresenta um neologismo, o tal

“desencapetamento”, que aparenta ser algum ritual que retira o capeta do corpo da pessoa possuída, é um anuncio que chama a atenção, tanto pelo neologismo quanto pelo serviço anunciado.

(5)

http://www.zeeboclub.com/forum/viewtopic.php?f=15&t=44

No anúncio publicitário ao lado temos um erro voluntário, no qual os “R” das palavras primeira e aventura, são trocados por “L”, a interpretação do anuncio depende do conhecimento do receptor pelo gibi de histórias em quadrinhos em anúncio.

"Parabéns! É assim que cumprimentamos nossos alunos pelos exelentes resultados obtidos no Provão do MEC!". A legenda há uma inadequação em exelentes, assim, o efeito pretendido pelo produtor do texto não foi atingido, uma vez que a inadequação na escrita causou o efeito contrário, ou seja, ao invés de elevar a instituição, acabou denegrindo sua imagem.

(6)

Na placa acima, há a palavra extensão escrita como “extenção”, tal fato prejudica a imagem da Instituição que iria sediar um novo campus universitário.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fazer este artigo científico foi bastante interessante, pois quando o iniciamos sabíamos muito superficialmente sobre o assunto e hoje temos um entendimento melhor do que é um anúncio publicitário, sua estruturação e suas funções na sociedade. Aprendemos que o uso apropriado da língua a princípio pode parecer pouco relevante, mas na verdade é ponto decisivo para o sucesso ou fracasso do anúncio publicitário.

Com o propósito da pesquisa, contatamos que o anúncio publicitário deve ser visto também pelo visto com muito cuidado uma vez que um desvio lexical pode causar o declínio de seus objetivos e consequentemente a perda de seus objetivos.

6 REFERÊNCIAS

COSTA, S. J. Dicionário de Gêneros Textuais; Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008.

Sites consultados:

http://prgilbertorehder.blogspot.com/2010/10/desencapetamento.html http://www.zeeboclub.com/forum/viewtopic.php?f=15&t=44

http://www.thejerk.com.br/page/15/

(7)

Para citar este artigo:

VIANA, Dulcinéia de Castro et al. Anúncios publicitários “chocantes”: quando o desvio lexical causa o efeito contrário. In: VIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓLETRAS - Estudos Linguísticos e Literários. 2011. Anais... UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – Centro de Letras, Comunicação e Artes. Jacarezinho, 2011.

ISSN – 18089216. p. 257 – 263.

Referências

Documentos relacionados

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai

Com isso sugere-se a realização de trabalhos com um grupo de estudo maior além de utilizar-se um grupo como controle, onde a intensidade de exercí- cio e o período de treinamento

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam