• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

JESSICA LAISA DIAS DA SILVA UNIDADE 01

(2)

Unidade 1 | Introdução

• Nesta unidade estudaremos sobre como a tecnologia vem crescendo cada vez mais e como o gestor da informação vem sendo um profissional que cada dia que passa vem ganhando mais seu espaço. Estudaremos também, como é o profissional do século XXI e as importantes mudanças que esse século trouxe para a sociedade.

(3)

Unidade 1 | Objetivos

1. Explicar uma organização digital;

2. Identificar negócios inteligentes na era digital;

3. Desenvolver e gerir o profissional do século XXI;

4. Diagnosticar os influenciadores estratégicos para gestão em tecnologia da informação.

(4)

O Avanço da Tecnologia e a Organização Digital

A tecnologia vem ganhando um espaço cada vez maior, hoje, a sociedade vive o que podemos chamar de era digital, considerada a era em que as pessoas mudaram a forma de interagir e de guardar suas coisas, como fotos, documentos, apostilas, entre outros.

(5)

O mundo digital e a indústria 4.0

De acordo com PEREIRA e SIMONETTO (2018) o termo Indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez em 2011, na Feira de Hanover, Alemanha, para definir o que seria a Quarta Revolução Industrial, vindo após três revoluções que resultaram da mecanização, eletricidade e das tecnologias da informação.

A tecnologia vem se mostrando como a melhor alternativa para que se possa gerenciar o aumento crescente do volume de informações que a cada dia que passa vem sendo produzidas e disseminadas.

A indústria 4.0 tem como uma de suas grandes bases tecnológicas a introdução da tecnologia da internet nas indústrias. Segundo PEREIRA e SIMONETTO (2018) a indústria 4.0 tem ligação direta com os Sistemas Ciber-Físicas que são componentes que integram o mundo físico ao virtual, para entender esse sistema existem três fases:

1ª fase – as comunicações de sistemas de produção estão cada vez mais fáceis, pois agora existe mais infraestrutura. Desta forma, a comunicação pode ser feita em qualquer lugar, essa tendência tem aumentado cada vez mais e não é forçada por ninguém.

(6)

O mundo digital e a indústria 4.0

• 2ª fase – os dispositivos de campo, fábricas, os produtos, as máquinas, deverão estar conectadas a uma rede, como a internet, podendo armazenar dados em tempo real, a partir de qualquer lugar.

• 3ª fase - os dispositivos de campo, fábricas, os produtos, as máquinas, terão capacidade de manter armazenado documentos e conhecimento sobre si dentro da rede, de fora da sua estrutura física. Essas informações poderão ser atualizadas no decorrer do tempo, podendo a partir delas, serem executadas algumas funcionalidades, como por exemplo a negociação.

• Desta forma, ao vermos a importância do avanço tecnológico e o quanto a indústria 4.0 veio para causar um avanço no meio e na agilidade dos processos, por meio das máquinas e redes, vamos estudar agora acerca da organização digital que se torna necessária devido a esse avanço tecnologia, tendo em vista o aumento na quantidade de informações e as possibilidades que surgiram para facilitação de pesquisas e agrupamento de conteúdos.

(7)

Contexto histórico da organização digital com relação a biblioteca

• Ao estudarmos história, vemos que a biblioteca já existia no período do descobrimento do Brasil, sendo o melhor meio para que os conhecimentos produzidos pela humanidade fossem organizados e gerenciados, tendo por incumbência guardar, controlar e distribuir informações. Durante anos a biblioteca foi o maior local de armazenamento de informações.

(8)

Contexto histórico da organização digital com relação a biblioteca

A tecnologia primeiro foi entrando aos poucos nas bibliotecas, sendo utilizado os computadores para serviços como catalogação, indexação e organização do acervo de livros, entre outros serviços básicos. Todavia, posteriormente a tecnologia trouxe a internet, que possui um universo digital, pelo qual se pode ter acesso remoto a informações, sendo o usuário autossuficiente.

Devido a essa gama de informações, viu-se necessário uma organização digital, pois além dos documentos que antes só eram encontrados em biblioteca, as pessoas começaram a entender que com a nova era digital, ela não precisava mais do uso de tantos papéis, ou, se fosse necessário esse uso, se viram em meio ao avanço com a possibilidade de guardar tudo em computadores ao invés de escritórios.

Para poder guardar esses documentos, as pessoas notaram que não poderia ser de qualquer forma, pois poderiam perde-los. Notando que os arquivos da internet eram todos organizados, notou-se que para que pudesse ter seus documentos organizados seria necessária uma organização também, vindo a surgir a organização digital.

(9)

Organização digital

• Quando o profissional organiza a informação digital ele deve levar em consideração todas as possibilidades de relacionamento que um documento possa estabelecer com outro, pois, o intuito da organização digital é fazer com que as pessoas encontrem seus documentos e informações sem precisar de outras pessoas.

• São benefícios trazidos pela organização digital: Melhoramento na tomada de decisões, aumento da produtividade, torna tarefas cotidianas mais fáceis, faz a pessoa se sentir mais relaxada, minimiza os riscos, reduz o estresse e aumenta a disponibilidade.

(10)

A era digital e sua contribuição nos negócios

Com a era digital todo o mundo se reinventou, os avanços tecnológicos fizeram com que as empresas se reinventassem tanto para seu crescimento quanto para atender as demandas dos seus clientes.

(11)

A era digital e os modelos de negócios

A tecnologia da informação (TI) tanto influência quanto é influenciada pelos ambientes e componentes que as organizações definem como seu modelo de negócio. A TI pode mudar a forma de atuação das organizações no mercado, contribuindo com suas estratégias, com sua forma de atuação, com a estrutura organizacional e com a capacidade que se deve exigir das pessoas e dos processos envolvidos na organização.

De acordo com ALBERTIN (2002), os modelos de negócio são a relação criada entre os ambientes internos e externos das organizações, suas estratégias, estrutura e processos, indivíduos e cultura, e processos gerenciais. São esses componentes e sua inter-relação que definirão de que maneira a organização irá realizar sua participação no mercado.

Foi a tecnologia da informação que começou a evolução nas empresas, realizando uma exploração nos métodos de negócio e nas suas integrações, chegando desta forma aos sistemas de informação integrado para a gestão empresarial. É a evolução que leva a integração com o ambiente externo e em seguida deste com o ambiente interno, que tem início com a troca eletrônica de dados indo até a interdependência organizacional e utilização de infraestrutura de comunicação e informação pública.

(12)

Modelos de negócio na era digital

O termo Modelo de negócios começou a ser utilizado no fim dos anos de 1990 de acordo com SIQUEIRA e CRISPIM (2012), e ALBERTIN (2002) diz que existem oito modelos essenciais de negócio na era digita que servem para descrever uma forma diferente de conduzir os negócios de forma eletrônica, sendo eles:

Provedor de conteúdo – encarregado de fornecer informação, produtos digitais e serviços através de intermediário;

Direto ao cliente – fornece produtos e serviços diretamente ao cliente, as vezes sem intermediação dos canais tradicionais;

(13)

Modelos de negócio na era digital

• Provedor de serviço integral – fornece uma variedade completa de serviços em um domínio, seja ele financeiro, correspondente a saúde, entre outros, diretamente ou através de parceiros, voltado para o próprio relacionamento com o consumidor;

• Intermediário – junta compradores e vendedores por concentrar informação;

• Infraestrutura compartilhada – junta múltiplos competidores em cooperação compartilhada infraestrutura comum da tecnologia da informação;

• Integrador de rede de valor – coordena atividades através de rede de valor, armazenando, sintetizando e distribuindo informações;

(14)

Modelos de negócio na era digital

• Comunidade virtual – cria e facilita uma comunidade virtual de pessoas com interesses em comum, possibilitando interação e oferecendo serviços;

• Empresa completa/governo – fornece um único ponto de contato, consolidando todos os serviços oferecidos por uma grande empresa com várias unidades.

• Esses modelos são uma descrição de regras e relacionamentos entre os consumidores, clientes, fornecedores e parceiros de uma empresa, servindo para identificar os fundamentais fluxos de produtos, informações e dinheiro, e seus benefícios para os participantes.

(15)

Negócios realizados na internet

• Os negócios realizados na internet são chamados de e-business, tendo como criação de valor e direcionador de valor os fatos que melhoram o valor total que foi criado por um negócio eletrônico.

• A Internet no surgimento dos novos modelos de negócio tem uma influência ligada estritamente com as duas fases de evolução e desenvolvimento da rede mundial, a primeira fase é conhecida como Web 1.0 e a segunda como Web 2.0.

• Um dos maiores exemplo de modelo de negócio é a Apple.

(16)

O profissional do século XXI

• A sociedade vive em constante desenvolvimento e os indivíduos são a parte fundamental para esse desenvolvimento. Peter Drucker, em seu livro sociedade pós-capitalista afirma que o conhecimento não é algo impessoal, não residindo em um livro, em um banco de dados, em um programa de software, pois estes contêm informações.

(17)

O profissional do século XXI

• Todavia, as pessoas não devem se assustar, assim como os avanços das máquinas, as pessoas também podem avançar e se reinventar.

De acordo com Ketzer (2010) o profissional do passado executava tarefas com segurança, previsibilidade, certezas, constância, tornando-se tarefas repetitivas. Já o profissional do século XXI vem da inovação, devendo entre algumas das suas especialidades ser adaptável, prever, possuir autonomia, criar, partilhar, integrar, associar, possuir responsabilidade social, possuir flexibilidade, entre outras.

(18)

O gestor de tecnologia da informação

• O gestor de tecnologia da informação também deve sempre estar inovando nos produtos, processos e serviços, criando também um ambiente profissional que estimule a criatividade, a colaboração e a diversidade. Também deve o gestor de TI ter a capacidade de planejar e executar mantendo o foco nos resultados e nas realizações dos objetivos estratégicos da organização.

(19)

Gestão de tecnologia da informação

• De acordo com Marchiori (2002) gestão pode ser considerada como um conjunto de processos que compreendem as atividades de planejamento, distribuição, organização, direção e controle de recursos de qualquer natureza, tendo em vista à racionalização e à efetividade de um determinado sistema, produto ou serviço.

(20)

O papel da tecnologia da informação

Área de TI

ENTRADAS

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DA

INFORMAÇÃO

SAÍDAS

EFICIÊNCIA

PROCEDIMENTOS, QUALIDADE

EFICÁCIA

Objetivos, metas, etc

REQUISITOS EMPRESA

(21)

A gestão da informação

• Assim, a gestão da informação é responsável por incluir, levando em consideração dimensões estratégicas e operacionais, técnicas para adquirir e utilizar recursos humanos, financeiros, tecnológicos, físicos e materiais para que possa gerenciar sua própria informação. Essa informação deve ser disponibilizada para as pessoas, para os grupos e para as organizações.

• Analisando em que cenário a empresa se encontra inserida é possível fazer uma análise do quanto esse cenário as pressionam, fazendo com que haja interação com a sociedade que vive em constante mudança, e que essas mudanças oferecem oportunidades, mas também ameaças para os negócios.

(22)

O profissional da informação

O profissional da informação chamado de gestor de TI é encarregado por lidar com a tecnologia da informação.

De acordo com, Cruz, Silva, Bufrem e Sobral (2017), esse profissional devem ter em mente as competências que façam sentido com os atuais problemas informacionais, suas competências técnicas são de tomada de decisão, capacidade de adaptação a novas situações, de comunicação oral e escrita e de trabalho em equipe, sendo cada vez mais valorizado de acordo com a sua habilidade de estabelecer relações e de liderar, sendo classificado como um trabalhador do conhecimento.

(23)

O profissional da informação

• É de responsabilidade do gestor de TI as aplicações e a infraestrutura do setor, o desenvolvimento de sistemas, a telecomunicação, conectividade entre redes e segurança da informação.

• De maneira geral, é o gestor da informação encarregado de todos as informações relevantes para organização, devendo levar em consideração tanto os recursos internos quanto os externos, devendo ter o apoio da tecnologia da informação.

(24)

O impacto da gestão de informação nas organizações

• O gestor da informação garantirá a competitividade do mercado, fazendo com que haja uma barreira para os concorrentes devido as informações que ele obtém e coloca em prática, além disso, devido à alta tecnologia a relação entre empresa e fornecedor se torna mais estreita, assim qualquer pedido ou sugestão feita pela empresa poderá ser atendida pelo fornecedor.

(25)

Casos de sucesso em gestão de tecnologia da informação

• Com a abrangência da tecnologia da informação, as empresas vêm cada vez mais aderindo a gestão de tecnologia da informação, pois, para que a empresa possa ter sucesso ela deve se adaptar ao atual modelo da sociedade.

• Empresas de TI do Brasil que fazem mais sucesso, de acordo com TUTIDA:

• SAP Labs Latin America

• Dell EMC

• Encontre um nerd

• Telefônica vivo

• Microsoft

• Visagio

• Dextra

(26)

Obrigada!

Referências

Documentos relacionados

Vale lembrar ainda que, em homenagem ao princípio da estabilidade e coerência regulatória, os ajustes propostos pela ISA CTEEP são aplicáveis também para o

A identificação de idosos portadores de demência que não mais mantêm a capacidade de direção veicular segura constitui crescente preocupação em saúde pública.. Os condutores

(2005), o preço estabilizado passou a ser um referencial de comparação entre alternativas e permitiu associar-se o conceito de valor como diferencial entre produtos similares.

decorre diretamente do devido processo legal, encontra seu fundamento na Constituição Federal, no artigo 5º incisos XXXVII (não haverá juízo ou tribunal de exceção) e LIII

- A reciclagem de máquinas e componentes que não estão mais em condições de uso contribuem para a redução do lixo eletrônico, e ajuda na preservação do

Após café da manhã, saída para Namche Bazaar (3446m), um simpático e Saída para Gorakshep.. À tarde, faremos o trekking ao Campo Base do Ever- est, o grande objetivo de

Portanto, frente a este desafio, o presente artigo objetiva discorrer a respeito do impacto da TI no âmbito da gestão hospitalar, demonstrando que os gastos inerentes à mesma

“Gerente de TI”, mesmo entre os mais novos gerentes é necessário que ele tenha um mínimo de vivência na área profissional, sendo assim qualquer graduação na área de TI é