• Nenhum resultado encontrado

Rede de Distribuição de Energia Elétrica Monofásica em Área Rural

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rede de Distribuição de Energia Elétrica Monofásica em Área Rural"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Rede de Distribuição de Energia Elétrica Monofásica em Área Rural

Adriano da Silva Cavalcante Danielle de Aguiar Almeida

Glaucia Frois Ribeiro Raul Victor Nascimento Sampaio

Tiago Gomes Cabral

Orientador: Valteir Romão

(2)

2 Adriano da Silva Cavalcante

Danielle de Aguiar Almeida Glaucia Frois Ribeiro Raul Victor Nascimento Sampaio

Tiago Gomes Cabral

Rede de Distribuição de Energia Elétrica Monofásica em Área Rural

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Ágil de Projetos do Instituto de Desenvolvimento da Amazônia (IDAAM) como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gerenciamento Ágil de Projetos.

Orientador: Valteir Romão

Manaus 2020

(3)

3 Dedicamos primeiramente a Deus, aos familiares e amigos que foram essenciais nessa longa trajetória que permitiram chegar até o final deste caminho. O nosso agradecimento especial ao Orientador Valteir Romão que foi de suma importância para o processo de elaboração desse projeto.

(4)

4 RESUMO

Este projeto tem o intuito de fazer o planejamento do método executivo utilizado na construção de rede de distribuição Rural de média e baixa tensão, assim como a instalação de padrão de entrada de energia e instalação interna. Como uma das características principais dessa região, os futuros consumidores são ribeirinhos, que moram as margens de rios. O qual se tem vários problema por falta de energia elétrica, entre eles a impossibilidade de estudar à noite, dificuldade de acesso à informação, desperdício de comida por falta de geladeira e insegurança e outros.Por ser area de vázea é fundamental que seja moldado todo o método de construção, a iniciar pelos postes que serão de fibra de vidro e o transporte de material que é feito quase que exclusivamente de barco. A saber as três principais e mais conhecidas estruturas de qualquer rede de energia elétrica são os postes, isoladores e os condutores. Os postes servem para dar sustentação à rede e logicamente mantê-la distante da terra. Já os isoladores impedem que os condutores que os postes sustentam entrem em contato com eles impedindo que a energia elétrica transmitida “vaze” para a terra. Existem vários tipos de postes e também de isoladores e condutores de acordo com o uso que eles terão. Exemplo, um poste mais alto e mais grosso serve para elevar uma rede a uma altura maior que de um poste menos alto e fino, como na travessia de uma estrada. As fases de execução da construção de uma rede de distribuição aerea rural, assim como o atendimento de consumidores são: Abertura da faixa de servidão, Locação, Abertura de cavas; Distribuição de postes; Levantamento e engastamento de poste, montagem de estruturas, Lançamento, Nivelamento, Tensionamento e Conexão de condutores, Instalação de equipamentos, Aterramentos, Revisão de rede, instalação de padrão de entrada e instalação interna estes dois últimos itens podem ter execução simultânea com as outras etapas. Para todas as etapas do processo de execução do serviços de distribuição de energia elétrica rural, será elaborado o planejamento que ajudará a finalizar o projeto com exito.

Palavras-chave: Distribuição de energia Rural ; Planejamento; projeto

(5)

5 ABSTRACT

This project aims to plan the executive method used in the construction of a medium and low voltage rural distribution network, as well as the installation of energy input pattern and internal installation. As one of the main characteristics of this region, future consumers are riverside dwellers, who live on the banks of rivers. Which has several problems due to lack of electricity, among them the impossibility of studying at night, difficulty in accessing information, food waste due to lack of refrigerator and insecurity and others. the construction method, starting with the posts that will be made of fiberglass and the transportation of material that is done almost exclusively by boat. Namely the three main and best known structures of any electrical power network are the posts, insulators and conductors. The posts serve to support the network and logically keep it away from the earth. Insulators, on the other hand, prevent the conductors that the posts support from coming into contact with them, preventing the transmitted electrical energy from “leaking” to the earth. There are several types of posts and also insulators and conductors according to the use they will have.

For example, a taller and thicker pole serves to raise a net higher than a thinner and lesser pole, as when crossing a road. The phases of execution of the construction of a rural air distribution network, as well as customer service are: Opening of the right of way, Leasing, Opening of pits; Distribution of posts; Lifting and pinning of poles, assembly of structures, Launching, Leveling, Tensioning and Connection of conductors, Installation of equipment, Grounding, Overhaul of the network, installation of entrance pattern and internal installation.

. For all stages of the process of executing rural electricity distribution services, a plan will be prepared that will help to successfully complete the project.

Keywords: Rural energy distribution; Planning; project

(6)

6 Sumário

1 Introdução ... 8

1.1 Necessidades do cliente ... 8

1.2 Objetivo do Projeto ... 8

2 Backlog do Projeto ... 9

3 Sprints Backlog ... 14

4 Recursos e Custos ... 18

5 Riscos do Projeto ... 19

6 Cronograma ... 21

7 Conclusão ... 22

8 Referências... 23

(7)

7 LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Cronograma ---21

(8)

8

1 Introdução

Neste trabalho será apresentado o planejamento de um projeto de distribibuição de energia elétrica rural. Aonde terão várias etapas, definindo os critérios que deverão ser levados em consideração neste planejamento. Iremos utilizar a metodologia de gerenciamento de projeto aplicado. Com base nos padrões já definidos pela organização mundial “Project Management Institute” (PMI) através do “Project Management Body of Knowledge” PMBOK. Seu objetivo consiste em disponibilizar ferramentas para planejar, acompanhar e monitorar todo o processo do planejamento de rede distribuição de energia elétrica Rural, deste modo, minimizando os custos e os tempos envolvidos.

1.1 Necessidades do cliente

O cliente deseja que seja feita uma Rede de distribuição de energia eletrica na Comunidade Acara Grande 2ª Etapa no municipio de Autazes atendendo todas suas suas especificações:

• Atender os 18 consumidores do local que não possuem acesso a energia elétrica;

• Atender o prazo de 90 dias;

• A obra necessita ser executadas em conformidade com Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e Norma Padrão;

• Materiais deverão ter boa qualidade;

1.2 Objetivo do Projeto

Este projeto tem por objetivo a instalação de uma rede de distribuição de energia elétrica na Comunidade Acara Grande 2ª Etapa no municipio de Autazes para atendimento aos consumidores existentes no local.

(9)

9

2 Backlog do Projeto

Este capitulo apresenta lista com 7 atividades onde podemos considerar que todas são de muita importância para execução do projeto visando distribuição de energia elétrica em uma comunidade rural, todas com informações detalhadas, nome, descrição, critério de aceitação e riscos.

ID: 1 Prioridade: Alta Tamanho: 20 dias Nome: Localização da Obra

Descrição:

Como cliente necessito que a obra esteja em condições de ser iniciada, levando em consideração, as características físicas e climáticas do local, para garantir uma boa execuçao do projeto.

Critérios de aceitação:

- Implantação do canteiro de obra, em terreno plano.

- Implantação de base de apoio e almoxarifado, em terreno plano.

Risco:

- Local sem condições de ser executado a obra, devido ao tempo de cheia, período de chuva, desmoronamento de terra e etc.

ID: 2 Prioridade: Alta Tamanho: 5 dias Nome: Cadastro de Unidade Consumidora

Descrição:

Como cliente, necessito que todas as unidades consumidoras sejam feito um pré cadastro preenchido através de formulário para que os mesmo sejam atendidos e posteriomente ser cadastrado no sistema da concessionária.

Critérios de aceitação:

- Só poderá ser cadastrado o consumidor que possua o nome sem restrição.

- Documentação deve estar legível.

- Consumidor não poderá ter restrição no sistema da concessionária.

Risco:

- Documentação irregular.

(10)

10 - Pendência cadastral.

ID: 4 Prioridade: Alta Tamanho: 8 dias Nome: Aquisições do Projeto

Descrição:

Como cliente necessito que seja adquirido os produtos e serviços, para dar o inicio à execução do projeto.

Critérios de aceitação:

- 107 postes;

- 18 Transformadores de 5 KVA.

- 1044 KG de cabo de Aluminio Seção 2awg.

- Serviços e produtos entregues e aceitos segundo o contrato;

- Obrigações financeiras provenientes do contrato a ser liquidadas;

ID: 3 Prioridade: Alta Tamanho: 8 dias Nome: Planejamento de Material

Descrição:

Como cliente, necessito que seja feito o planejamento de compra dos materiais conforme a demanda do projeto.

Critérios de aceitação:

- Avaliação de preços entre 3 fornecedores;

- Avaliação do prazo de entrega de cada fornecedor;

- Os fonecedores devem ser locais;

- Avaliação da qualidade dos itens a serem fornecidos.

Risco:

- Material pode não estar disponivel em fornecedores locais;

- Prazo do fornecedor não atender o cronograma do projeto;

- Planejamento do material em excesso e/ou faltando.

(11)

11 Risco:

- Custos de aquisições fora do orçamento planejado;

- Fornecedor atrasar a entrega dos materiais;

- Material entregue fora da especificação;

- Equipamentos e materiais com avaria.

ID: 5 Prioridade: Alta Tamanho: 8 dias Nome: Logistica

Descrição:

Como Cliente, necessito que seja enviado os materiais, medidores, máquinas de transporte e equipamentos, para as bases de apoio e organizar a logística de envio dos materiais para o canteiro de obras por meio de balsas, barcos, caminhões, carretas entre outros.

Critérios de aceitação:

- Materiais deverão ser recebidos conforme cronograma de entrega;

- Estoque regulares para o início da obra;

- Utilizar um meio/método de transporte de acordo com a especificação do material.

Risco:

- Atraso na entrega dos itens;

- Atraso na execução da Obra;

- Veículo danificar durante o transporte;

- Dano no material durante o transporte.

(12)

12 ID: 6 Prioridade: Alta Tamanho: 40 dias

Nome: Execução da Obra Descrição:

Como cliente, necessito que o obra seja inicializada na data especificada para atender o cronograma de execução do projeto.

Critérios de aceitação:

-Todos os materiais/equipamentos deverão estar disponiveis no canteiro de obras;

- Organização da equipe técnica e veículos de transporte devem estar disponiveis;

- Acompanhamento da obra por um técnico de segurança do trabalho;

- Uso obrigatório de EPI’s durante execução do projeto.

Risco:

- Risco de acidentes;

- Colaborador doentes/necessário afastamento;

- Poste quebrado;

- Transformador com defeito;

(13)

13 ID: 7 Prioridade: Média Tamanho: 5 dias

Nome: Inspeção Descrição:

Como Cliente, necessito que seja avaliado conforme as normas vigentes a adequação de todas as instalações às normas vigentes, para o correto funcionamento do sistema.

Critérios de aceitação:

- Conferir os serviços executados;

- Equipe técnica de manutenção;

- Garantir o bom funcionamento da Rede;

- Identificar as irregularidades e anomalias caso exista no sistema de distribuição;

- Aferir se as instalações estão conforme as normas.

Risco:

- Detectar falhas de funcionamento em equipamento;

- Detectar instalações fora do padrão;

- Falhas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

(14)

14

3 Sprints Backlog

Este capitulo apresenta 6 estorias com suas atividades detalhadas, onde foram definidos os responsáveis de cada tarefa e seus recursos/custos necessários para sua execução.

ID Sprint Backlog: 1 Estória: Montagem de base de apoio

Atividade Responsável

1. Retirar Vegetação do local Terceiros

3. Montar estrutura do canteiro de obra Ajudantes 3. Montar estrutura do alojamento e almoxarifado Ajudantes Recursos/custos necessários:

3 Ajudantes e terceiros – Custo da mão de obra :R$ 6500,00 Descrito na seção - 4

ID Sprint Backlog: 2 Estória: Criar Cadastro

Atividade Responsável

1. Preencher formulário com dados dos consumidores Auxiliar de eletricista 2. Cópia dos documentos (RG, CPF e comprovante de

residência

Auxiliar de eletricista

3. Cadastro eletrônico no sistema da concessionária Auxiliar de eletricista Recursos/custos necessários:

2 Auxiliar de eletricista – Custo da mão de obra :R$ 2.480,40 Descrito na seção - 4

(15)

15 ID Sprint Backlog: 3 Estória: Lista de Materias para execução da Obra

Atividade Responsável

1. Levantamento dos materiais Engenheiro Eletricista

2. Verificar material em estoque Engenheiro Eletricista

3. Levantamento dos fornecedores Analista de Compras

4. Orçamento dos materiais Analista de Compras

Recursos/custos necessários:

1 - Engenheiro Eletricista e 1 - Analista de Compras – Custo da mão de obra:R$ 12.208,74 Rescurso e materiais - Descrito na seção 4

ID Sprint Backlog: 4 Estória: Aquisição dos Materiais

Atividade Responsável

1. Listar os materiais Analista de Compras

2. Orçamento dos materiais Analista de Compras

3. Comprar os materiais Analista de Compras

4. Controlar as aquisições Analista de Compras

Recursos/custos necessários:

1 - Analista de Compras – Custo da mão de obra:R$ 2.500,00 Rescurso e materiais - Descrito na seção 4

ID Sprint Backlog: 5 Estória: Logistica

Atividade Responsável

1. Carregar material para o caminhão Equipe de transporte 2. Descarregar material do caminhão para balsa Equipe de transporte 3. Descarregar material da balsa para caminhão Equipe de transporte 4. Descarregar material do caminhão para almoxarifado Equipe de transporte Recursos/custos necessários:

(16)

16 2 Assistente de Logistica e 1 motorista – Custo da mão de obra:R$ 5.527,19

Rescurso e materiais - Descrito na seção 4

ID Sprint Backlog: 6 Estória: Execução da Obra

Atividade Responsável

1. Instalar os postes Engenheiros, Eletricistas,

Auxiliares, Técnicos Eletrotécnico, Técnico em Segurança do Trabalho

2. Instalar as estruturas Engenheiros, Eletricistas,

Auxiliares, Técnicos Eletrotécnico, Técnico em Segurança do Trabalho

3. Lançamento dos cabos Engenheiros, Eletricistas,

Auxiliares, Técnicos Eletrotécnico, Técnico em Segurança do Trabalho

4. Instalar transformadores e equipamentos de proteção Engenheiros, Eletricistas, Auxiliares, Técnicos Eletrotécnico, Técnico em Segurança do Trabalho

5. Instalar padrão externo e KIT internos dos consumidores Engenheiros, Eletricistas, Auxiliares, Técnicos Eletrotécnico, Técnico

(17)

17 em Segurança do Trabalho

Recursos/custos necessários:

Recursos Humanos e materiais – Descrito na seção 3

ID Sprint Backlog: 7 Estória: Testes Funcionais – Inspeção

Atividade Responsável

1. Fazer testes dos equipamentos elétricos Engenheiros e Técnicos Eletrotécnico

2. Verificar voltagem de entrada e saída Engenheiros e Técnicos Eletrotécnico

3. Sistema de segurança para corte imediato da energia Engenheiros e Técnicos Eletrotécnico

4. Verificar fuga de tensão e funcionamento do aterramento Engenheiros e Técnicos Eletrotécnico

5. Correção de falhas se necessário. Engenheiros e Técnicos Eletrotécnico

Recursos/custos necessários:

Recursos Humanos e materiais – Descrito na seção 4

(18)

18

4 Recursos e Custos

Neste capítulo será apresentado os recursos necessários para o projeto ser realizado adequadamente e a quantidade de tempo que os mesmos serão usados para entregar no prazo estabelecido. Na tabela estão os recursos humanos e recursos de materiais que serão utilizados.

Valor Total: R$ 423.975,47

Recursos Humanos Qty Mão de Obra

Valor

Mensal Valor Total

Auxiliar de eletricista 2 1240,2 R$ 7.441,20

Eletricista alta/baixa tensão 2 2629,35 R$ 15.776,10

Eletricista montador 3 2629,35 R$ 15.776,10

Engenheiro 1 9708,74 R$ 29.126,22

Analista de Compras 1 2.500,00 R$ 7.500,00

Motorista operador de guindaste/Leve 1 1927,19 R$ 5.781,57

Assistente de Logística 2 1800,00 R$ 10.800,00

Técnico Eletrotécnico 1 3377,59 R$ 10.132,77

Técnico em Segurança do Trabalho 1 3377,59 R$ 10.132,77

Eletricista encarregado 1 2940,52 R$ 8.821,56

Ajudantes 3 1200,00 R$ 10.800,00

Total R$ 132.088,29

Recursos e Materiais Valor Total

GERAL DE MATERIAIS R$ 149.984,33

GERAL DE MÃO DE OBRA R$ 97.195,49

TRANSPORTE DE MATERIAL TERRESTRE E FLUVIAL R$ 43.552,12

DESLOCAMENTO DE TURMAS R$ 1.155,24

Total R$ 291.887,18

Recursos Humanos Qty Mão de Obra

Valor

Mensal Valor Total

Auxiliar de eletricista 2 1240,2 R$ 7.441,20

Eletricista alta/baixa tensão 2 2629,35 R$ 15.776,10

Eletricista montador 3 2629,35 R$ 15.776,10

Engenheiro 1 9708,74 R$ 29.126,22

Analista de Compras 1 2.500,00 R$ 7.500,00

Motorista operador de guindaste/Leve 1 1927,19 R$ 5.781,57

Assistente de Logística 2 1800,00 R$ 10.800,00

(19)

19

Técnico Eletrotécnico 1 3377,59 R$ 10.132,77

Técnico em Segurança do Trabalho 1 3377,59 R$ 10.132,77

Eletricista encarregado 1 2940,52 R$ 8.821,56

Ajudantes 3 1200,00 R$ 10.800,00

Total R$ 132.088,29

Recursos e Materiais Valor Total

GERAL DE MATERIAIS R$ 149.984,33

GERAL DE MÃO DE OBRA R$ 97.195,49

TRANSPORTE DE MATERIAL TERRESTRE E FLUVIAL R$ 43.552,12

DESLOCAMENTO DE TURMAS R$ 1.155,24

Total R$ 291.887,18

5 Riscos do Projeto

Neste capitulo estaremos apresentando os riscos do projeto, foram identificados 19 riscos e todos foram gerenciados de acordo com sua respectiva criticidade. A metrica usada está de acordo com a tabela abaixo.

Pequeno Médio Grande

Alta

Média

2. 4, 6, 7, 11,

13.

1, 10.

Baixa

14, 15, 16, 17, 18.

5, 8, 9, 12, 3, 4, 19.

P R O B A B I L I D A D E

IMPACTO

(20)

20

REGISTRO DO RISCO PLANO DE RESPOSTA

# Descrição Situação Inicial Ação

P I C Estratégia Descrição da ação

1

Dificuldade de acesso ao local, devido ao tempo de chuva.

Média Grande Alta Prevenir Realizar as atividades no periodo menos chuvoso do ano.

2

Documentação irregular

Pendência cadastral. Média Pequeno Baixa Mitigar

Realizar o cadastro apenas ultilizando o nome completo e o endereço do morador

3 Material não disponivel em

fornecedores locais. Baixa Grande Média Prevenir Realizar pesquisa no mercado local, nacional e internacional.

4

Prazo de fornecedores não atender o cronograma do projeto.

Baixa Grande Média Prevenir

Realizar reunião de cronograma com fornecedores para alinhamentos dos prazos para entrega.

5 Planejamento do material

em excesso e/ou faltando. Baixa Médio Baixa Prevenir

Solicitar relatório de inventário dos Fornecedores com foco na acuracidade dos estoques.

6 Custos das aquisições fora do

orçamento planejado. Média Médio Média Mitigar

Inserir uma reserva finaceira de 10%

no custo do projeto em caso de variações de preço.

7 Fornecedor atrasar a entrega

dos materiais. Média Médio Média Mitigar Planejar a compra dos itens com antecedência de 2 meses.

8 Material entregue fora da

especificação. Baixa Médio Baixa Prevenir

Solicitar relatório de Auditoria de Controle de Qualidade dos Fornecedores e relatório de inspeção dos itens.

9 Equipamentos e materiais

com avaria. Baixa Médio Baixa Mitigar

Realizar aquisição de materiais e equipamentos com margem adicional de 10%

10 Atraso na entrega dos itens e

atraso na execução daObra. Média Grande Alta Prevenir Planejar a entrega dos itens com antecedência de 1 mês.

11

Veículo danificar durante o

transporte. Média Médio Média Prevenir

Inserir no projeto uma equipe de Manutenção de máquinas e veículos.

12 Dano no material durante o

transporte. Baixa Médio Média Mitigar

Treinar a equipe de transporte com relação a movimentar o material cuidadosamente.

13 Risco de acidentes. Média Médio Média Mitigar

Equipe de segurança do trabalho realizando monitoramento diário da obra e realizando reunião de concientização com operários.

14

Colaborador doente com

necessecidade de

afastamento.

Baixa Baixo Baixa Mitigar Planejar uma equipe com número siginificativo de colaboradores para

(21)

21

futura substituição em caso de ausências.

15 Poste quebrado. Baixa Baixo Baixa Mitigar Realizar planejamento com 10% de acrescimo na quantidade de postes.

16 Transformador com defeito Baixa Baixo Baixa Mitigar

Capacitar a equipe de manutenção para realizar reparos necessários nos transformadores.

17

Detectar falhas de

funcionamento em

equipamento.

Baixa Baixo Baixa Mitigar

Capacitar a equipe de manutenção para realizar reparos necessários nos equipamentos.

18 Detectar instalações fora do

padrão. Baixa Baixo Baixa Mitigar Realizar reparo nas instalações.

19

Falhas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Baixa Grande Média Mitigar

Analisar as causas e efetuar correções para restabelelimento de energia.

6 Cronograma

A imagem a seguir corresponde ao cronograma gerado através da ferramenta utilizada para a gestão do projeto (OpenProject), onde demonstra a distribuição de responsabilidades,interdependência de atividades, prazos e controle de desenvolvimento.

Figura 1 – Cronograma

(22)

22 Fonte: Elaboração PrópriaFigura 1 – Cronograma

7 Conclusão

Com base no exposto trabalho, pode-se concluir a realização do planejamento de uma construção de rede de distribuição elétrica de média e baixa tensão para os moradores da Comunidade Acara Grande 2ª Etapa em Autazes, onde os mesmos não possuíam acesso as informações devido a falta de energia elétrica.

Foram utilizados as metodologias de gerenciamento ageis que permitiram demonstrar as nuance que caracterizavam cada tipo de atividade conforme o contexto que esta sendo inserido, possibilitando a visualização das métricas de cada tarefa realizada.

A utilização das técnicas de padrões de projetos se demonstrou especialmente apropriado para este fim, onde o conhecimento e a prática existentes do processo de riscos puderam ser analisados e permitiram criar um plano de contigência durante o decorrer da execução de cada tarefa em cima da realidade do cenário onde o cliente estava inserido cumprindo-se os critérios, prazos e custos exigidos pelo cliente, sendo, portanto, um projeto viável que atende as necessidades da região.

(23)

8 Referências

GRUPO POOL. Proposta Técnica: 9ª TRANCHE – LOTE 14. C.N.P.J. 01.106.257/0001-95 – Insc.

Estadual 04.107.994-9. SUFRAMA 10.4059.01. Manaus, 2019.

NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO. NTD-07: Criterios Basicos para Projetos de Redes Aéreas de Distribuição Rural. Palmas, p. 91. 1999 Rev. Julho 2014.

PPCT – FECOERUSC. NORMA TÉCNICA E PADRONIZAÇÃO. Rede de Distribuição Aérea Urbana e Rural: Estruturas. Içara, p. 246. 2010.

SILVA. Márcio Severino da. Análise de desempenho de redes de distribuição monofilares com retorno pela terra (mrt) frente a descargas atmosféricas. 114f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Elétrica, Recife, 2015. Disponivel em:

<https://www.ufpe.br/documents/39830/1359036/269_MarcioSilva/2ac79085-0d82-40cf- a291-3ebe415458e7>. Acesso em: 01 out. 2020.

Referências

Documentos relacionados

Compreendemos, portanto, que a educação da vontade é parte fundamental do projeto educacional de Emílio, pois contribui na formação de um educando autônomo, capaz de julgar a si

Otávio Marcelo Matos de Oliveira, Prefeito Municipal do Município de Mata de São João, foi empossado o (a) Sr.(a) Miraildes Santos de Jesus, no cargo de Técnico de Enfermagem

O Cartão Resposta é o único documento válido para a correção das provas e o não preenchimento correto implica a anulação da questão. Não será fornecido,

Bilíngues fluentes, que usam habitualmente as duas línguas, nas quais são altamente proficientes, lidam regularmente com o controle de atenção, que é usado para

Alfredo Galvão muito contribuiu para a História da Arte Brasileira, sobretudo, para a história da atual Escola de Belas Artes/UFRJ, pelo grande número de publicações legadas..

eventuais ônus decorrentes deste Acordo deverão ser de responsabilidade das partes

Os eventos adversos adicionais relatados pós-comercialização incluem aumento da creatina fosfoquinase sérica, rabdomiólises, insuficiência renal aguda, reação

Ο ρος “ηλεκτρικ εργαλείο” σε λες τις προειδοποιήσεις που αναφέρονται παρακάτω αναφέρεται στο ηλεκτρικ εργαλείο που λειτουργεί µε το ρεύµα του