• Nenhum resultado encontrado

INSS CADERNO DE TESTE. Simulado para técnico do seguro social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSS CADERNO DE TESTE. Simulado para técnico do seguro social"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

O concurso para técnico do INSS promete reunir milhares de pessoas em todo o país.

Dada a grande concorrência, é indispensável que os candidatos dediquem o máximo do tempo livre ao estudo das matérias e à resolução de muitos exercícios. Para ajudá-los, FOLHA DIRIGIDA publica simulado com todas as disciplinas. Intensifuque a preparação!

Material de apoio para concurso - Nº 11

Ética

Língua Portuguesa Informática

Raciocínio lógico

Direito Constitucional Direito Administrativo Direito Previdenciário

INSS

Simulado para

técnico do seguro social

(2)

Uma publicação da Editora Folha Dirigida Ltda | Rua do Riachuelo, 114 - Centro- Rio de Janeiro - RJ - CEP 20.230-014

Filiada à

FOLHA DIRIGIDA

Presidente ADOLFO MARTINS Vice Presidente MARIZETE RIBEIRO CASTANHEIRA

Diretor Executivo GILBERTO SILVA Diretor de Redação LUIZ FERNANDO CALDEIRA

Diretor de Jornalismo Online PAULO CHICO Diretor de Circulação MÁRCIO ILIESCU Diretora Contábil/Financeira LÚCIA HELENADE OLIVEIRA

Editoria de Educação RENATO DECCACHE Editoria de Opinião BENITO ALEMPARTE

Chefe de Reportagem FELIPE SIMÃO Gerente Industrial CRISTIANO FORTI

REDAÇÃO Tel.: 21-3233-6200 | 3233-6201 | 3233-6202 E-mail: redacao@folhadirigida.com.br PUBLICIDADE

Tel.: 21-3233-6340; Fax : 21-3233- 6314

E-mail: publicidade.rj@folhadirigida.com.br OUTROSRAMAIS

Industrial - Tel.: 21-3233-6341 Obras gráficas - Tel.: 21-3233-6341 Administração - Tel.: 21-3233-6342 Circulação - Tel.: 21-2232-5048 e 3233-6237

ATENDIMENTOAOLEITOR Tel.: 21-3233-6200

CLASSIFICADOS Tel.: 21-3233-6343 Atendimento

De segunda a sexta: das 9h às 19 horas SUCURSAIS

São Paulo

Diretor ANTÔNIO ROBERTO STÉTER Rua Barão de Itapetininga, 151 - Térreo Cep : 01042-001 - SÃO PAULO-SP Tel.: 11 3123-2222 Fax : 11 3129-9095 Representante em Brasília:

CPM Consultoria Planejamento Midia Ltda.

( marcio@marketingcpm.com.br ) * Tel.:

55-613034.7448 - SHN Quadra 2 - 15o.andar- salas 1514 e 1515 *Execu-

tive Office Tower - Brasília - DF - CEP 70702- 905

DISTRIBUIÇÃO

Rio de Janeiro Distribuidora Dirigida Rua Riachuelo, 114 - Centro Cep.: 20.230-014 Tel.: 21-3233-6238

Carga tributária federal aproximada de 20%

Folha Dirigida Online www.folhadirigida.com.br/assine Atendimento/Assinaturas SAC:

atendimento@folhadirigida.com.br Tel.: 21-2461-0062

De segunda a sexta: das 8h às 20 horas Sábados: das 8h às 12h

Continua na página seguinte

Texto 1

Mar Sangrento

A foca-da-groenlândia é um dos mamíferos marinhos mais caçados do mundo. O Canadá está entre os poucos países que permitem a matança e onde o governo fornece subsídios e estabelece uma cota para a caça. Em 2003, o número foi recorde – 350 mil animais – mas, segundo os ambientalistas, as mor tes vão muito além. Várias focas atingidas escapam para morrer logo depois e os filhotes ór fãos não conseguem sobreviver.

Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue o próximo item.

01. “A foca-da-groenlândia é um dos mamíferos marinhos mais caçados do mundo”; infere-se dessa frase do texto que a caça da foca-da-groenlândia deve trazer vantagens para seus praticantes.

A respeito das ideias e de aspectos gramaticais do texto acima, julgue o item a seguir.

02. O texto “mar sangrento” é do tipo informativo. Uma característica relevante deste tipo de texto é a sequên- cia cronológica com os fatos informados.

Com relação a aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, julgue o item a seguir.

03. O texto traz uma série de marcas que indicam a posi- ção contrária à caça das focas por par te do autor do texto. Uma delas seria o termo “matança” quando se refere à caça desses mamíferos.

De Uma Vida a Outra

Segundo o Ministério da Saúde, em janeiro de 2003 havia 51.760 pessoas na lista de espera para o trans- plante. Dado o tamanho do país – e, infelizmente, o grau de violência – seria de se esperar que o auxílio viesse rápido. De cer ta forma, a população está mais sensibilizada para o problema. O número de doações cresce desde 1997. De lá até o ano passado, salta- mos de 3.932 para 8.031 transplantes realizados. As estatísticas mostram que o Brasil é o segundo do mundo Para conquistar uma vaga de técnico do INSS será necessá- rio estar bem preparado, já que a concorrência promete ser muito grande, com ocorre tradicionalmente ocorre nos concur- sos da autarquia. Por isso, para ajudar os candidatos, FOLHA DIRIGIDA publica simulado com 80 questões, abrangendo to- das as disciplinas que serão cobradas na prova. Boa sorte!

em doações em números absolutos, entretanto ainda tem de melhorar. Perdendo apenas dos Estados Unidos.

Proporcionalmente ao tamanho da população, fica em nono lugar. Ou seja. O brasileiro é generoso, mas pre- cisa fazer mais. Por tanto, vamos ajudar !

Julgue o próximo item, relativo às ideias e às estruturas linguísticas do texto.

04. Sobre o texto 2, é correto afirmar que , por ser um texto informativo, a informação veiculada deve ser comuni- cada de forma clara.

No que se refere aos sentidos, à estrutura textual e aos aspectos gramaticais do texto, julgue o item a seguir.

05. O elemento coesivo “mas” (l.15) inicia uma oração co- ordenada que exprime a ideia de concessão em uma sequência de fatos.

Com base nas estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item que se segue.

06. O termo “mas” (l.15) pode, sem prejuízo para a corre- ção gramatical e para as informações originais do perío- do, ser substituído por qualquer um dos seguintes: Po- rém, Todavia, Entretanto, Embora, Se bem que, Porquanto.

No que se refere às estruturas linguísticas do texto 2 e às ideias nele desenvolvidas, julgue o próximo item.

07. Na linha 15, o emprego da vírgula após o termo “gene- roso” é facultativo.

Julgue o próximo item, relativo às ideias e às estruturas linguísticas do texto 2.

08. As palavras “saúde” e “violência” recebem acento gráfico com base em justificativas gramaticais diferentes.

Julgue o item que se segue, acerca das ideias, das estrutu- ras linguísticas e da tipologia do texto.

09. Mantêm-se a correção gramatical e o sentido original do período ao se substituir a expressão “portanto” (l.15) por qualquer um dos seguintes termos: então , assim, por conseguinte.

Julgue o próximo item, relativos às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.

10. O vocábulo “entretanto” (l.12) é um elemento coesivo que introduz relação de conclusão entre a informação expressa no período de que faz par te e a informação expressa no período que o antecede.

(3)

Continua na página seguinte

Bibliotecas. Vistas de dentro de grandes monumen- tos, elas parecem indestrutíveis. Mas, de fato, a histó- ria mostra que bibliotecas estão sempre sendo destru- ídas, e cada vez que uma biblioteca vem abaixo muito da civilização desaba com ela. A Biblioteca de Alexan- dria parecia que iria durar tanto quanto as pirâmides e, de fato, sobreviveu quase um século, mas, quando foi destruída, perdemos a maior parte da informação então disponível sobre a Grécia antiga, 700 mil volumes.

Perdemos o maior reper tório de conhecimento so- bre a Europa medieval quando Monte Cassino foi bom- bardeada na Segunda Guerra Mundial. Mais a história das bibliotecas demonstra que elas são mais vulnerá- veis do que pensamos – e não só por causa das guerras. Dirão alguns que elas podem ser substituídas pela Internet. Ora, quando a mim, sou par tidário da digitalização, mas fiquei horrorizado quando soube que o projeto original para um novo campus da Universidade da Califórnia nem sequer incluía uma biblioteca.

Imaginamos as bibliotecas como o núcleo de nos- sos campi, mas esse seria um novo campus sem uma biblioteca. Os projetistas julgaram que os computado- res seriam suficientes, supostamente porque acredita- vam que o s livros nada mais fossem que recipientes de informação. Hoje muitos estudantes adotam essa atitude, e não só na Califórnia. Acham que pesquisar é sur far. Quando escrevem trabalhos, costumam sur far na Internet, baixar os arquivos, recortar, colar e imprimir.

Nossas bibliotecas devem, é claro, microfilmar e digitalizar, mas devem também conser var livros – os livros originais. Uma cópia digitalizada não pode ser um substituto adequado para o original. Logo, vamos conser var os livros originais: isso não tem preço!

Acerca das estruturas linguísticas do texto, julgue o item subsecutivo.

11. Considerando o texto como argumentativo, a tese que defende o autor é a de que as bibliotecas 11. n ã o são indestrutíveis.

12. “Cada vez que uma biblioteca vem abaixo muito da civili- zação desaba com ela”; com esse fragmento do texto o autor pretende afirmar que, com a destruição de uma bi- blioteca, parte do progresso humano se desfaz.

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto, julgue o item que se segue.

13. A palavra “indestrutíveis” recebe acento gráfico em de- corrência da mesma regra que determina o emprego de acento em história e núcleo.

Com relação ao texto, julgue o próximo item.

14. O vocábulo “logo” (l.35), por indicar conclusão de ideia anterior, poderia ser substituído pela expressão por con- seguinte, o que manteria a correção gramatical e a co- erência textual.

Julgue o seguinte item, referentes às ideias e às estruturas linguísticas do texto.

15. Haveria prejuízo para a correção gramatical do texto caso o pronome “se”, em “As bibliotecas se modernizaram.”, fosse deslocado para imediatamente depois da forma verbal “modernizaram”: As bibliotecas modernizaram- se.

acima, julgue o item a seguir.

16. No segmento “Não se fala em livros nem se fala em possíveis substitutos.”, a posição do pronome “se” jus- tifica-se pela presença de palavras de sentido negativo.

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item a seguir.

17. No segmento “Não se fala em livros nem se fala em possíveis substitutos.”, a posição do pronome “se” jus- tifica-se pela presença de palavras de sentido negativo.

18. Seria mantida a correção gramatical do texto, caso fos- se empregado o acento indicativo de crase no “a”, em

“Feitura dos livros a Lápis”.

19. A expressão “duas versões” exerce a função de com- plemento da forma verbal “Existem” na passagem:

“Existem duas versões para o fim das bibliotecas tradi- cionais.”.

No que se refere aos aspectos linguísticos, à classificação tipológica do texto acima e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

20. “...sou par tidário da digitalização, mas fiquei horroriza- do quando soube que...”, nessa passagem, a vírgula depois do termo “digitalização” poderia ser retirada, já que se trata de vírgula facultativa.

Acerca de aspectos relacionados à ética analise os itens a seguir:

21. Uma corporação que fiscaliza as relações internas, não permitindo que dentro de seu escalonamento hierárquico ocorra a prática de assédio moral, punindo com rigor os responsáveis, demonstra ter preocupações éticas.

Acerca de aspectos relacionados à ética analise os itens a seguir:

22. Toda empresa que não oferece aos seus funcionários planos de saúde, incluindo assistência médica e odontológica, viola os princípios éticos.

Acerca de aspectos relacionados à ética analise os itens a seguir:

23. A assistência social será prestada a quem dela neces- sitar, desde que sejam recolhidas as contribuições à seguridade social, o que não se pode confundir é conduta aética com exigência legal de cumprimento de obrigação previdenciária.

Com relação à segurança da informação, julgue o próximo item.

24. DNS Cache Poisoning é um tipo de golpe em que há o fur to de identidade do usuário e o golpista tenta se passar por outra pessoa, assumindo uma falsa identi- dade roubada, com o objetivo de obter vantagens indevidas. Para evitar que isto aconteça, é recomenda- da a utilização de antivírus.

Com relação aos softwares Microsoft Windows, Mozilla Thunderbird2 e BrOfficeCalc, julgue o item seguinte:

25. Todos os antivírus fabricados para a versão do Micro- soft Windows de 32 bits funcionam em computado- res com a versão do Microsoft Windows de 64 bits.

(4)

Continua na página seguinte

No que se refere a programas de navegação e a redes de computadores, julgue o item a seguir.

26. O navegador Google Chrome 31 possui uma camada nativa de proteção extra (sandbox) que é atualizada periodicamente. Em algumas situações, é possível ao usuário permitir que os plug-ins fora da sandbox acessem diretamente seu computador.

Sobre computação em nuvem (cloudcomputing) julgue o item subsequente.

27. O SaaS é a parte responsável por prover toda a infraes- trutura necessária para a PaaS e o IaaS. O principal objetivo do SaaS é tornar mais fácil e acessível o forne- cimento de recursos, tais como servidores, rede, arma- zenamento e outros recursos de computação fundamentais para construir um ambiente sob deman- da, que podem incluir sistemas operacionais e aplicativos. (...)

(...) A IaaS possui algumas características, tais como uma inter face única para administração da infraestrutu- ra, ApplicationProgramming Inter face (API) para intera- ção com hosts, switches, balanceadores, roteadores e o suporte para a adição de novos equipamentos de forma simples e transparente. Em geral, o usuário não administra ou controla a infraestrutura da nuvem, mas tem controle sobre os sistemas operacionais, armazenamento e aplicativos implantados, e, eventualmente, seleciona componentes de rede, tais como firewalls.

Julgue o item seguinte, relativo a procedimentos de segu- rança da informação e à utilização do firewall.

28. Um firewall pode ser uma solução de hardware ou software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede. É um recurso capaz de impedir que o usuário do computador no qual atua seja vítima de um ataque conhecido como phishingscam.

Com relação ao Word 2010 e à figura acima, que mostra uma janela desse software com trecho de um texto em processo de edição, julgue o item subsequente.

29. A ferramenta permite iniciar uma lista numerada a par tir do ponto no qual se encontrar o cursor.

Acerca de sistema operacional e do ambiente Microsoft Office 2010, julgue o item a seguir.

30. No Word 2010, as informações de um documento po- dem ser protegidas/desprotegidas, por meio de senha, de modo a restringir/permitir a determinados usuários os processos de formatação e de edição do texto. Não é possível atribuir funções específicas apenas aos usuários aos quais foi concedida permissão.

Julgue o item seguinte, acerca do sistema operacional Windows e do pacote Microsoft Office 2010.

31. No Word 2010, é possível editar imagens diretamente no aplicativo, como, por exemplo, as opções de contraste, brilho e saturação. Permite, ainda, recor tar par te da imagem que está sendo editada, e o trata- mento deve ser feito na imagem como um todo.

A figura acima mostra uma janela do Excel 2010, com uma planilha em processo de preparação, em que se controla o estoque de uma loja de CDs. Com relação a essa figura e ao Microsoft Excel 2010, julgue o item subsequente.

32. Caso o usuário selecione digite a seguinte fórmula na célula selecionada:

=SE(MOD(C1;D5)>0;MÁXIMO(C3:C6);MÉDIA(C3;D5)) o valor exibido nesta célula será 30.

A figura acima mostra uma janela do Excel 2010, com uma planilha em processo de preparação. Com relação a essa figura e ao Microsoft Excel 2010, julgue o item subsequente.

33. Caso o usuário aplique um clique duplo (pressionar duas vezes rapidamente o botão esquerdo do mouse) sobre a alça de preenchimento da célula em apreço, a célula C3 será preenchida com o valor 2017.

Acerca de conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a correio eletrônico, assinale a opção correta.

34. Para se colocar uma página na Internet, não é necessá- rio ser assinante de um provedor de acesso.

(5)

Continua na página seguinte

A figura acima apresenta uma janela do Google Chrome 45.0 que está sendo usado para acesso à Internet.

Considerando a figura mostrada e conhecimentos sobre correio eletrônico, julgue o item a seguir:

35. O ícone apresentado na janela pode ser utilizado para enviar e receber e-mails, mediante um cadastro do usuário no por tal Google, desde que o computador em uso tenha instalado algum cliente de e-mail.

Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, julgue o item a seguir.

36. Uma lista de discussão é formada por usuários da Internet, que dialogam entre si, acerca de temas de interesse mútuo, mediante a troca de mensagens ele- trônicas em determinado sítio da Web, usando compul- soriamente ser viço de webmail para esta troca de mensagens, com o intuito de tornar as operações de envio e recebimento de e-mails mais rápidas.

Acerca das características dos sistemas operacionais Linux e Windows e dos softwares Microsoft Office e BrOffice, julgue o item a seguir.

37. Somente a par tir da versão 2007 do Microsoft Office tornou-se possível gravar arquivos no formato aber to (padrão ODT) no Word.

A figura acima ilustra uma janela do aplicativo Calc com uma planilha em processo de edição. Considerando os recursos deste aplicativo, julgue o item a seguir:

38. Para calcular a média aritmética do preço unitário dos produtos listados é suficiente selecionar as células D2, D3 e D4 e clicar a ferramenta .

trução de cisternas em cidades assoladas por seca prolonga- da. Esses empregados, trabalhando 8 horas por dia, durante 3 dias, constroem 60 cisternas. Com base nessas informa- ções e considerando que todos os empregados sejam igualmente eficientes, julgue os itens que seguem.

39. Se todos os empregados trabalharem 12 horas por dia durante 2 dias, então eles construirão, nesse período, mais de 55 cisternas.

40. Se, do início do ano até o presente momento, 800 cisternas tiverem sido construídas, e isso correspon- der a 16% do total previsto para o ano, então, para se atingir a meta do ano, será necessário construir mais 4.200 novas cisternas.

41. Considere que, de 1.250 cisternas construídas, 8%

delas tiveram de ser refeitas por apresentarem defei- tos de várias naturezas. Considere, ainda, que, das cisternas que apresentaram defeitos, 15% foram refei- tas por terem apresentado vazamentos. Em face dessa situação, é correto afirmar que, das 1.250 cisternas construídas, menos de 1,3% delas foram refeitas por apresentarem vazamentos.

42. Se os empregados trabalharem 8 horas por dia durante 7 dias, eles construirão, nesse período, mais de 145 cisternas.

A respeito do controle e manutenção dos 48 veículos de um órgão público, julgue os itens seguintes.

43. Considere que há, entre os veículos desse órgão, veículos de transporte de passageiros, veículos de carga e de passeio. Se a quantidade de veículos de passeio é o triplo da quantidade de veículos de carga, e se há tantos veículos de passeio quanto há de carga e de transpor te de passageiros juntos, então há mais de 20 veículos de passeio.

44. Considere que, a cada ano, o valor venal dos veículos desse órgão decresça 5% em relação ao preço de compra. Nesse caso, se o valor venal de um veículo desse órgão, 8 anos depois da a compra, for de R$

24.000,00, então esse veículo foi comprado por mais de R$ 50.000,00.

Considerando que, dos 10 postos de combustíveis de determinada cidade, exatamente dois deles cometam a in- fração de vender gasolina adulterada, e que sejam escolhi- dos ao acaso alguns desses postos para serem fiscaliza- dos, julgue os itens seguintes.

45. Cinco é a menor quantidade de postos que devem ser escolhidos para serem fiscalizados de modo que, com cer teza, um deles seja infrator.

46. Há mais de 15 maneiras distintas de se escolher dois postos, de modo que exatamente um deles seja infrator.

Considere as seguintes definições de conjuntos, feitas a par tir de um conjunto de empresas, E, não vazio.

X = conjunto das empresas de E, tais que “ se a empresa não entrega o que promete, algum de seus clientes estará insatisfeito”;

A = conjunto de empresas de E tais que “a empresa não entrega o que promete”;

B = conjunto de empresas de E tais que “algum cliente da empresa está insatisfeito”.

(6)

Continua na página seguinte

Tendo como referência esses conjuntos, julgue os itens seguintes.

47. Se A‚”B, então X = E.

48. Se X = E, então A‚”B.

Na lógica de primeira ordem, uma proposição é funcional quando é expressa por um predicado que contém um número finito de variáveis e é interpretada como verdadeira (V) ou falsa (F) quando são atribuídos valores às variáveis e um significado ao predicado. Por exemplo, a proposição “Para qualquer x, tem-se que x - 2 > 0” possui interpretação V quando x é um número real maior do que 2 e possui interpretação F quando x pertence, por exemplo, ao conjunto {-4, -3, -2, -1, 0}.

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

49. A proposição funcional “Para qualquer x, tem-se que x²

> x” é verdadeira para todos os valores de x que estão no conjunto {5, 5/2, 3, 3/2, 2, 1/2} .

50. A proposição funcional “Existem números que são divisíveis por 2 e por 3” é verdadeira para elementos do conjunto {2, 3, 9, 10, 15, 16}.

No livro Alice no País dos Enigmas, o professor de matemá- tica e lógica Raymond Smullyan apresenta vários desafios ao raciocínio lógico que têm como objetivo distinguir-se entre verdadeiro e falso. Considere o seguinte desafio inspirado nos enigmas de Smullyan. Duas pessoas carregam fichas nas cores branca e preta. Quando a primeira pessoa carrega a ficha branca, ela fala somente a verdade, mas, quando carrega a ficha preta, ela fala somente mentiras. Por outro lado, quando a segunda pessoa carrega a ficha branca, ela fala somente mentira, mas, quando carrega a ficha preta, fala somente verdades. Com base no texto acima, julgue o item a seguir.

51. Se a primeira pessoa diz “Nossas fichas não são da mesma cor” e a segunda pessoa diz “Nossas fichas são da mesma cor”., então, pode-se concluir que a segunda pessoa está dizendo a verdade.

52. Determine o valor lógico da sentença:

“Se 4 + 4 = 9, então eu sou rei da Espanha”

Se: p : 4 + 4 = 9 : eu sou rei da Espanha.

53. Sejam as proposições:

p: os agricultores se mobilizam

q: a reforma agrária continua sem solução

Simbolizando a sentença: “Se os agricultores não se mobilizam, então a reforma agrária continua sem solu- ção” encontramos p ® ~q.

Julgue os itens abaixo

54. Conceder-se-á mandado de segurança sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercí- cio dos direitos e liberdades constitucionais e das prer- rogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

Julgue o item abaixo:

55. Qualquer pessoa é par te legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio públi- co ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histó- rico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé,

isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

Julgue o item abaixo:

56. A todos, no âmbito judicial e administrativo, são asse- gurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.

Julgue o item abaixo:

57. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

Julgue o item abaixo:

58. O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.

Julgue o item abaixo:

59. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimenta- ção, o trabalho, a moradia, o transpor te, o lazer, a se- gurança, a previdência social, a proteção à maternida- de e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Julgue o item abaixo:

60. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unifica- do, capaz de atender a suas necessidades vitais bási- cas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transpor te e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preser vem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

Julgue o item abaixo:

61. A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.

Julgue o item abaixo:

62. Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada sua naturalização, por decisão administrativa, em vir tude de atividade nociva ao interesse nacional.

Julgue o item abaixo:

63. São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais.

Julgue o item abaixo:

64. São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de andato eletivo e candidato à reeleição.

Julgue o item abaixo:

65. A condenação criminal transitada em julgado gera a suspensão dos direitos políticos, enquanto durarem seus efeitos.

Acerca do tema bens públicos, analise a questão abaixo:

(7)

nio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, mas não possuem qualquer destinação pública.

Acerca do tema bens públicos, analise a questão abaixo:

67. Os bens públicos que estejam desafetados admitem a chamada prescrição aquisitiva.

Acerca dos chamados órgãos públicos, marque falso ou verdadeiro:

68. São centros de competência criadas por lei e integram a estrutura interna dos entes federados.

Acerca dos chamados órgãos públicos, marque falso ou verdadeiro:

69. Possuem personalidade jurídica e, por tanto, capacida- de processual e contratual.

Acerca dos chamados órgãos públicos, marque falso ou verdadeiro:

70. Suas atuações, por meio de seus agentes, são impu- tadas às pessoas jurídicas a que per tencem, de acor- do com a Teoria da Imputação Volitiva.

Acerca do chamado Controle administrativo, julgue a ques- tão baixo:

71. O princípio do controle ou da tutela é um meio de controle administrativo geralmente aplicável em face das entidades da administração indireta.

Acerca do chamado Controle administrativo, julgue a ques- tão baixo:

72. Cabe ao Poder judiciário, no controle externo da função administrativa, controlar apenas a legalidade e juridicidade dos atos administrativos.

Acerca do chamado Controle administrativo, julgue a ques- tão baixo:

73. O poder legislativo, auxiliado pelo TC faz um controle não só financeiro, mas também de legalidade e legiti- midade da função administrativa.

Acerca do elemento de formação do ato administrativo chamado competência, julgue a asser tiva abaixo:

74. A competência é imodificável e irrenunciável, não admitindo desta forma os casos de delegação.

Acerca do elemento de formação do ato administrativo chamado competência, julgue a asser tiva abaixo:

75. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação tem- porária de competência atribuída a órgão hierarquica- mente inferior.

Acerca do elemento de formação do ato administrativo chamado competência, julgue a asser tiva abaixo:

76. Não podem ser objeto de delegação, a edição de atos de caráter normativo; a decisão de recursos adminis- trativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

Acerca do tema motivação dos atos administrativos, anali- se a asser tiva abaixo:

77. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatório.

Acerca do tema motivação dos atos administrativos, anali-

78. A motivação deve ser explícita, clara e congruente, não podendo, por tanto, consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores parece- res, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão par te integrante do ato.

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. Sendo assim, analise a assertiva:

79. Da sindicância poderá resultar: arquivamento do processo; aplicação de penalidade de advertência ou sus- pensão de até 90 dias e instauração de processo disciplinar.

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. Sendo assim, analise a assertiva:

80. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três ser vidores estáveis ou não, designa- dos pela autoridade competente, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca dos segurados da previdência social, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

81. Paulo, advogado, é aposentado por regime próprio de previdência social e começou a prestar ser viços de advocacia em sua residência. Dada a qualidade de seus ser viços, logo foi contratado para dar expediente no depar tamento jurídico de uma grande empresa da cidade. Nessa situação, Paulo não é segurado do regime geral, tanto por ter per tencido a um regime próprio, quanto por ser aposentado.

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca dos segurados da previdência social, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

82. Carlos, brasileiro nato, civil, que mora há muito tempo na França, foi contratado em Paris para trabalhar na Representação da Organização Mundial de Saúde, naquele país. Seu objetivo é trabalhar nessa entidade por alguns anos e retornar ao Brasil, razão pela qual optou por não se filiar ao regime próprio daquela organização. Nessa situação, Carlos é segurado obrigatório da previdência social brasileira na qualidade de contribuinte individual.

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca dos segurados da previdência social, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

83. José possui uma pequena lavoura de feijão em seu sítio e exerce sua atividade rural apenas com o auxílio da família. Dos seus filhos, somente Vitória trabalha fora do sítio. Embora ajude diariamente na manutenção da plantação, Vitória também exerce atividade remunerada no grupo escolar próximo à propriedade da família.

Nessa situação, José e toda a sua família são segurados especiais da previdência social.

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca dos segurados da previdência social,

(8)

seguida de uma asser tiva a ser julgada.

84. Gilson ocupa, exclusivamente, cargo em comissão, de livre nomeação e exoneração, na Secretaria de Saúde de uma prefeitura que instituiu regime próprio de previdência social. Nessa condição,apesar de trabalhar em município com regime próprio de previdência, Gilson é segurado empregado do regime geral.

No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca dos segurados da previdência social, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

85. Lira trabalha, em Brasília, na sucursal da Organização das Nações Unidas e não tem vinculação com regime de previdência estrangeiro. Nessa situação, Lira é segurada da previdência social brasileira na condição de contribuinte individual.

Ainda em relação aos segurados da previdência social, julgue o item a seguir.

86. Para a previdência social, uma pessoa que administra a construção de uma casa, contratando pedreiros e auxiliares para edificação da obra, é considerada contribuinte individual.

Ainda em relação aos segurados da previdência social, julgue o item a seguir.

87. Silas é síndico do condomínio onde reside e recebe remuneração por essa atividade. Assim, é considerado segurado da previdência social na qualidade de empregado.

Ainda em relação aos segurados da previdência social, julgue o item a seguir.

88. Um cidadão norueguês que seja domiciliado e contratado no Brasil por empresa nacional para trabalhar como engenheiro na construção de uma rodovia em Angola é segurado da previdência social brasileira na qualidade de empregado.

Ainda em relação aos segurados da previdência social, julgue o item a seguir.

89. Maria presta serviço de natureza não contínua, por conta própria, a pessoa ou família, no âmbito residencial desta, sem fins lucrativos. Apesar de ser menos de três vezes na semana é segurada empregada doméstica do regime geral.

Ainda em relação aos segurados da previdência social, julgue o item a seguir.

90. Sérgio é tabelião, titular do cartório de registro de imóveis em determinado município é vinculado ao respectivo regime de previdência estadual, pois a atividade que exerce é controlada pelo Poder Judiciário, vez que é agente delegado do Poder Público.

Ainda em relação aos segurados da previdência social, julgue o item a seguir.

91. De acordo com a Constituição Federal de 1988, as contribuições sociais que financiam a seguridade social somente poderão ser exigidas depois de decorridos noventa dias da publicação da lei que as houver instituído ou modificado. Essas alterações também acrescentaram, no que concerne a esse assunto, a exigência da anterioridade do exercício financeiro.

Ainda em relação aos segurados da previdência social, julgue o item a seguir.

92 Pelo fato de serem concedidos independentemente de contribuição, os benefícios e serviços prestados na área de assistência social prescindem da respectiva fonte de custeio prévio.

No item que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

93. Roberto, afastado de suas atividades habituais, recebe auxílio doença. Nessa situação, a condição de segurado de Roberto será mantida sem limite de prazo, enquanto estiver no gozo do benefício, independentemente de contribuição para a previdência social.

No item que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

94. Julia, professora de uma universidade, eventualmente, presta ser viços de consultoria na área de educação.

Por isso, Júlia é segurada empregada pela atividade de docência e contribuinte individual quando presta consultoria. Nessa situação, Júlia tem uma filiação para cada atividade.

No item que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

95. Letícia foi casada com Marcos, ambos segurados da previdência social. Há muito tempo separados, resolveram formalizar o divórcio e, pelo fato de ambos trabalharem, não foi necessária a prestação de alimentos entre eles. Nessa situação, Letícia e Marcos, após o divórcio, deixarão de ser dependentes um do outro junto à previdência social.

No item que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

96. Lino cumpriu pena de reclusão devido à prática de crime de fraude contra a empresa em que trabalhava. No período em que esteve na empresa, Lino era segurado da previdência social. Nessa situação, Lino tem direito de continuar como segurado da previdência social por até dezoito meses após o seu livramento.

No item que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

97. Janete, estudante, filiou-se facultativamente ao regime geral de previdência social, passando a contribuir regularmente. Em razão de dificuldades financeiras, Janete deixou de efetuar esse recolhimento por oito meses. Nessa situação, Janete não deixou de ser segurada, uma vez que a condição de segurado permanece por até doze meses após a cessação das contribuições.

No item que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

98. Felipe trabalha na gerência comercial de uma grande rede de supermercados e visita regularmente cada uma das lojas da rede. Para atendimento a necessidades do trabalho que faz durante as viagens, Felipe recebe diárias que excedem, todos os meses, 50% de sua remuneração normal. Nessa situação, não incide contribuição previdenciária sobre os valores recebidos por Felipe a título dessas diárias.

No item seguinte, apresenta-se uma situação hipotética referente à aplicação do conceito de salário-de- contribuição, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

(9)

encontra-se afastada de suas atividades profissionais devido ao nascimento de seu filho, mas recebe salário- maternidade. Nessa situação, apesar de ser um benefício previdenciário, o salário-maternidade que Marta recebe é considerado salário-de-contribuição para efeito de incidência da alíquota de contribuição.

No item seguinte, apresenta-se uma situação hipotética referente à aplicação do conceito de salário-de- contribuição, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

100. Mateus trabalha em uma empresa de informática e recebe o vale- transpor te junto às demais rubricas que compõem sua remuneração, que é devidamente depositada em sua conta bancária. Nessa situação, incide contribuição previdenciária sobre os valores recebidos por Mateus a título de vale-transpor te.

No item seguinte, apresenta-se uma situação hipotética referente à aplicação do conceito de salário-de- contribuição, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

101. Walace é vendedor em uma grande empresa que comercializa eletrodomésticos. A título de incentivo, essa empresa oferece aos empregados do setor de vendas um plano de previdência privada. Nessa situação, incide contribuição previdenciária sobre os valores pagos, pela empresa, a título de contribuição para a previdência privada, a Walace.

No item seguinte, apresenta-se uma situação hipotética referente à aplicação do conceito de salário-de- contribuição, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

102. Tendo sido demitido sem justa causa da empresa em que trabalhava, Jonatas recebeu o aviso prévio indenizado, entre outras rubricas. Nessa situação, não incide contribuição previdenciária sobre o valor da indenização paga, pela empresa, a Jonatas.

No item seguinte, apresenta-se uma situação hipotética referente à aplicação do conceito de salário-de- contribuição, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

103. Osvaldo recebe da empresa onde trabalha alguns valores a título de décimo- terceiro salário. Nessa situação, os valores recebidos por Osvaldo não são considerados para efeito do cálculo do salário-benefício, integrando-se apenas o cálculo do salário-de- contribuição.

No item seguinte, apresenta-se uma situação hipotética referente à aplicação do conceito de salário-de- contribuição, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

104. A empresa em que Reginaldo trabalha paga a ele, a cada mês, um valor referente à participação nos lucros, que é apurado mensalmente. Nessa situação, incide contribuição previdenciária sobre o valor recebido mensalmente por Reginaldo a título de participação nos lucros.

Com relação a período de carência, julgue o item a seguir.

105. Jociara, empregada doméstica, devidamente inscrita na previdência social, será considerado, para efeito do início da contagem do período de carência de Jociara, o dia em que sua carteira de trabalho tenha sido assinada.

Com relação a período de carência, julgue o item a seguir.

106. Ana Paula, profissional liberal, na condição de

há três meses e esteja grávida de seis meses terá direito ao salário-maternidade, caso recolha antecipadamente as sete contribuições que faltam para completar a carência.

Com relação a período de carência, julgue o item a seguir.

107. Fernanda, segurada empregada do regime geral de previdência social conseguiu seu primeiro emprego e, logo na primeira semana, sofre um grave acidente que determine seu afastamento do trabalho por quatro meses não terá direito ao auxílio-doença pelo fato de não ter cumprido a carência de doze contribuições.

É apresentada, no item que se segue, uma situação hipotética relacionada a dependentes e a período de carência, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

108. Como ficou desempregado por mais de quatro anos, Maurício perdeu a qualidade de segurado.

Recentemente, conseguiu emprego em um supermercado, mas ficou impossibilitado de receber o salário-família pelo fato de não poder contar comas contribuições anteriores para efeito de contagem do tempo de carência, que, para este benefício, é de doze meses. Nessa situação, Maurício poderá contar o prazo anterior à perda da qualidade de segurado depois de contribuir por quatro meses no novo emprego, prazo exigido pela legislação.

É apresentada, no item que se segue, uma situação hipotética relacionada a dependentes e a período de carência, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

109. Rodrigo, segurado empregado da previdência social, tem um filho, com 28 anos de idade, que sofre de doença degenerativa em estágio avançado, sendo, por tanto, inválido. Nessa condição, o filho de Rodrigo é considerado seu dependente, mesmo tendo idade superior a dezenove anos.

É apresentada, no item que se segue, uma situação hipotética relacionada a dependentes e a período de carência, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

110. Luciano é, de forma comprovada, dependente economicamente de seu filho, Lúcio, que, em viagem a trabalho, sofreu um acidente e veio a falecer. Lúcio à época do acidente era casado com Isabel. Nessa situação, Luciano e Isabel poderão requerer o benefício de pensão por mor te, que deverá ser rateado entre ambos.

É apresentada, no item que se segue, uma situação hipotética relacionada a dependentes e a período de carência, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

111. Geraldo, segurado da previdência social, vive com seus pais e com seu irmão, Nilton, de 15 anos idade.

Nessa situação, o falecimento de Geraldo somente determina o pagamento de benefícios previdenciários a seus pais e a seu irmão se estes comprovarem dependência econômica com relação a Geraldo.

É apresentada, no item que se segue, uma situação hipotética relacionada a dependentes e a período de carência, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

112. Gabriel é menor de idade sob guarda de Júlio, segurado da previdência social. Nessa situação, Júlio não pode requerer o pagamento do salário-família em relação a

(10)

Gabriel, já que este não é seu dependente.

É apresentada, no item que se segue, uma situação hipotética relacionada a dependentes e a período de carência, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

113. Ivan, inválido, e Rose são comprovadamente dependentes econômicos do filho Gilson, segurado da previdência social, que, por sua vez, tem um filho. Nessa situação, Ivan e Rose concorrem em igualdade de condições com o filho de Gilson para efeito de recebimento eventual de benefícios.

É apresentada, no item que se segue, uma situação hipotética relacionada a dependentes e a período de carência, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

114. João, produtor rural, é segurado especial e não faz recolhimento para a previdência social como contribuinte individual. Nessa situação, para recebimento dos benefícios a que João tem direito, não é necessário o recolhimento para a contagem dos prazos de carência, sendo suficiente a comprovação da atividade rural por igual período.

Julgue a asser tiva que se segue na situação hipotética referente ao salário-família apresentado no item subsequente.

115. Carla é segurada empregada doméstica e viúva com dois filhos menores de dez anos. Nessa situação, Carla tem direito a receber o salário-família pago diretamente pela previdência social, devendo apresentar apenas as cer tidões de nascimento de seus filhos.

Julgue a asser tiva que se segue na situação hipotética referente ao salário-família apresentado no item subsequente.

116. Jorge sua esposa Emília têm, juntos, dois filhos, trabalham e são segurados do regime geral da previdência social, além de serem considerados trabalhadores de baixa renda. Nessa situação, o salário-família somente será pago a um dos cônjuges.

Julgue a asser tiva que se segue na situação hipotética referente ao salário-família apresentado no item subsequente.

117. Sonia é empregada doméstica e segurada do regime geral da previdência social, tem três filhos, mas não recebe salário-família. Nessa situação, apesar de ser considerada trabalhadora de baixa renda, Sonia não tem o direito de receber esse benefício.

No item subsequente é apresentada uma situação hipotética a respeito da aposentadoria por tempo de contribuição, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

118. Augusto foi professor do ensino fundamental durante vinte anos e trabalhou mais doze anos como gerente financeiro em uma empresa de expor tação. Nessa situação, excluindo-se as regras de transição, Augusto pode requerer o benefício integral de aposentadoria por tempo de contribuição, haja vista a possibilidade de computar o tempo em sala de aula em quantidade superior ao efetivamente trabalhado, dada a natureza especial da prestação de ser viço.

No item subsequente é apresentada uma situação hipotética a respeito da aposentadoria por tempo de contribuição, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

119. Rogério era ser vidor municipal vinculado a regime próprio de previdência social havia 16 anos, quando resolveu trabalhar na iniciativa privada, em 2009. Nessa situação, o tempo de ser viço prestado por Rogério em outro regime é contado como tempo de contribuição, desde que haja a devida comprovação, certificada pelo ente público instituidor do regime próprio.

No item subsequente é apresentada uma situação hipotética a respeito da aposentadoria por tempo de contribuição, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

120. Dorival, inscrito na previdência social na qualidade de contribuinte individual, trabalha por conta própria, recolhendo 11% do valor mínimo mensal do salário de contribuição. Nessa situação, para Dorival fazer jus ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição, deverá recolher mais 9% daquele valor, acrescidos de juros.

No item subsequente é apresentada uma situação hipotética a respeito da aposentadoria por tempo de contribuição, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

121. Márcio, segurado inscrito na previdência social desde 1972, requereu sua aposentadoria por tempo de contribuição. Nessa situação, a renda inicial da aposentadoria de Mário corresponderá à média aritmética simples dos salários- de- contribuição desde 1972, multiplicada pelo fator previdenciário.

No item subsequente é apresentada uma situação hipotética a respeito da aposentadoria por tempo de contribuição, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

122. Leandro, segurado empregado, trabalhou em uma empresa cujo prédio foi destruído por um incêndio, situação evidenciada por meio de registro junto à autoridade policial que acompanhou os fatos. Nessa situação, Leandro poderá comprovar, com auxílio de testemunhas, o tempo trabalhado na empresa cujo prédio foi destruído, averbando esse período em pedido de aposentadoria por tempo de contribuição.

No próximo item, é apresentada uma situação hipotética a respeito do auxílio-acidente, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

123. Maricélia, empregada doméstica, após ter sofrido grave acidente enquanto limpava a vidraça da casa de sua patroa, recebeu auxílio-doença por acidente do trabalho, por três meses. Depois desse período, foi comprovadamente constatada a redução de sua capacidade laborativa. Nessa situação, Maricélia terá direito ao auxílio-acidente correspondente a 50% do valor que recebia a título de auxílio-doença.

No próximo item, é apresentada uma situação hipotética a respeito do auxílio-acidente, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

124. Armando, segurado empregado do regime geral da previdência social, teve sua capacidade laborativa reduzida por sequelas decorrentes de grave acidente.

Nessa situação, se não tiver cumprido a carência de doze meses, Tomás não poderá receber o auxílio- acidente.

No próximo item, é apresentada uma situação hipotética a respeito do auxílio-acidente, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

(11)

impossibilitada deter filhos, adotou gêmeas recém- nascidas cuja mãe falecera logo após o par to e que não tinham parentes que pudessem cuidar delas.

Desafor tunadamente, Rita, também falecera, durante o recebimento do salário maternidade. Nessa situação, o cônjuge de Rita terá direito ao salário maternidade pelo tempo restante, ainda que não possua qualidade de segurado.

No próximo item, é apresentada uma situação hipotética a respeito do auxílio-acidente, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

126. Juliana, grávida de nove meses de seu primeiro filho, trabalha em duas empresas de telemarketing. Nessa situação, Juliana terá direito ao salário-maternidade em relação a cada uma das empresas, mesmo que a soma desses valores seja superior ao teto dos benefícios da previdência social.

No item seguinte, é apresentada uma situação hipotética acerca do salário-maternidade, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

127. Há oito meses, Eneida, profissional liberal, fez sua inscrição na previdência social, na qualidade de contribuinte individual, passando a recolher regularmente as suas contribuições mensais. Dois meses depois da inscrição, descobriu que estava grávida de 1 mês, vindo seu filho a nascer, prematuramente, com sete meses. Nessa situação, não há nada que impeça Eneida de receber o salário- maternidade, pois a carência do benefício será reduzida na quantidade de meses em que o parto foi antecipado.

No item seguinte, é apresentada uma situação hipotética acerca do salário-maternidade, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

128. Clementina está grávida e exerce atividade rural, sendo segurada especial da previdência. Nessa situação, ela tem direito ao salário-maternidade desde que comprove o exercício da atividade rural nos últimos dez meses imediatamente anteriores à data do par to ou do requerimento do benefício, quando solicitado antes do par to, mesmo que a atividade tenha sido realizada de forma descontínua.

No item seguinte, é apresentada uma situação hipotética acerca do salário-maternidade, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

129. Ana, segurada da previdência, adotou Paula, uma menina de 9 anos de idade. Nessa situação, Ana não tem direito ao salário-maternidade.

No item seguinte, é apresentada uma situação hipotética acerca do salário-maternidade, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

130. Mauro, aposentado por invalidez pelo regime geral de previdência social, com cinquenta e oito anos de idade, recusa-se a submeter-se a tratamento cirúrgico por meio do qual poderá recuperar sua capacidade laborativa. Nessa situação, devido à recusa, Moacir terá seu benefício cancelado imediatamente.

No item que se segue, apresenta-se uma situação hipotética relacionada à aposentadoria por invalidez, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

atividade laboral voluntariamente. Nessa situação, o benefício da aposentadoria por invalidez será cassado a par tir da data desse retorno.

No item que se segue, apresenta-se uma situação hipotética relacionada à aposentadoria por invalidez, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

132. Ronaldo sofreu grave acidente que o deixou incapaz para o trabalho, não havendo qualquer condição de reabilitação, conforme exame médico pericial realizado pela previdência social. Nessa situação, Ronaldo não poderá receber imediatamente o benefício de aposentadoria por invalidez, pois esta somente lhe será concedida após o período de doze meses relativo ao auxílio-doença que Ronaldo já esteja recebendo.

No item que se segue, apresenta-se uma situação hipotética relacionada à aposentadoria por invalidez, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

133. Tobias já havia contribuído para a previdência social durante 28 anos quando foi acometido de uma doença profissional que determinou sua aposentadoria por invalidez, na condição de segurado empregado. Após ter recebido a aposentadoria por invalidez por quatro anos foi verificada a recuperação plena da capacidade laborativa. Nessa situação, depois de receber por quatro anos a aposentadoria por invalidez, Tobias terá o benefício cessado imediatamente, pois possui o direito de retornar à função que desempenhava quando se aposentou.

No item que se segue, apresenta-se uma situação hipotética relacionada à aposentadoria por invalidez, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

134. Pedro perdeu a mão direita em grave acidente ocorrido na fábrica em que trabalhava, e, por isso, foi aposentado por invalidez. Nessa situação, Pedro não tem o direito de receber o adicional de 25% pago aos segurados que necessitam de assistência permanente, já que ele pode cuidar de si apenas com uma das mãos.

No item que se segue, apresenta-se uma situação hipotética relacionada à aposentadoria por invalidez, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

135. Gustavo julga-se na condição de requerer aposentadoria especial. Nessa situação, ele deverá instruir seu pedido com o per fil profissiográfico previdenciário, documento emitido pela empresa em que trabalha e embasado no laudo técnico das condições ambientais do trabalho que comprove as condições para habilitação de benefícios previdenciários especiais.

No item que se segue, é apresentada uma situação hipotética acerca da aposentadoria especial, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

136. Luis, segurado da previdência social, recebe adicional de periculosidade da empresa em que trabalha. Nessa situação, a condição de Luis é suficiente para que ele esteja habilitado ao recebimento de aposentadoria especial, cujo tempo de contribuição é mitigado.

No item que se segue, é apresentada uma situação hipotética acerca da aposentadoria especial, seguida de uma asser tiva a ser julgada.

137. Joel trabalha, há dez anos, exposto, de forma não-

Referências

Documentos relacionados

Salário de contribuição é o critério definido como base de cálculo da contribuição devida à seguridade social, não correspondendo, para toda e qualquer classe de segurados, ao

O papel de proteção do tegumento, portanto, é transferido para o pericarpo na região do núcleo seminífero, que possui intensa lignificação e grande quantidade de

 Antecipação de conteúdos do texto a partir da observação de indicadores como título (orientar a leitura de títulos e subtítulos), ilustração (folhear o livro para identifi

Um dos pilares é formado pela previdência básica, coberta pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e administrada pelo Instituto Nacional do Seguro Social

- Se as metas de inflação não são reais, então a crise econômica não demorará a ser superada.. - Se as metas de inflação são reais, então os superávits primários não

Do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição são aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social.. a)

O Aprova Concursos preparou um material exclusivo para você organizar as revisões ao longo da sua preparação para concursos públicos.. As revisões são fundamentais para retenção

Em novembro de 1999, o déficit previdenciário verificado no Regime Geral de Previdência Social - RGPS, administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, foi da ordem de