• Nenhum resultado encontrado

Capturando valor através da transformação digital BUSINESS MODELING - BMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Capturando valor através da transformação digital BUSINESS MODELING - BMO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Capturando valor através da

transformação digital

(2)

Objetivos de Aprendizagem

• Entender a diferença entre transformação tecnológica e transformação digital

• Evidenciar as transformações digital em 3 grandes players do mercado

Capturando valor através da transformação digital

Conteúdo organizado por Claudia Samartin do livro Reinvent your Business Model: How to Seize the White Space for Transformative Growth, publicado em 2018 por Harvard Business Review Press.

(3)

Introdução

Quando falamos em transformação digital, o que nos vem primeiro à mente é a Internet, em suas várias vertentes e aplicações, porém ela é apenas a ponta do tecnológico iceberg, já conhecido, utilizado e vivenciado por todos nós. Abaixo da linha d’água colocamos como outros elementos da transformação digital a inteligência artificial, robótica, impressão 3D, drones, big-data, entre outros.

AMAZON

Amazon é uma empresa que tem utilizado muito o pilar tecnológico para criar e desenvolver todos os seus negócios, no entanto, ela simplesmente não existiria sem a tecnologia digital. E qual tem sido o seu drive para explorar novos modelos de negócios dentro, fora, e acima dos espaços disponíveis?

Em 2017 Amazon e Netflix foram as empresas ranqueadas como número 1 na lista das S&P and Global 500 pelo impacto que teve nas suas taxas de crescimento anual, lucratividade e valor das ações. Das 10 maiores e mais valorizadas empresas desse ranking, 5 delas eram empresas de tecnologia.

Amazon começou o seu processo de disrupção de modelos de negócio na indústria do livro e nessa mesma plataforma incluiu todos os tipos de produtos, não parando por aí. Poucos anos mais tarde encontrou um novo “lugar disponível” desenhando uma nova proposta de valor, baseada em comissões, que unia compradores e vendedores de livros semi-novos ou qualquer outro produto, também nessas condições.

Abrindo as portas da sua loja online para parceiros, que na visão menos visionária de negócio chamaria de concorrentes, Amazon agregou infinitos vendedores dentro de um mesmo teto virtual, tendo como modelo de receita o seu comissionamento sobre cada transação.

Em um segundo momento, no ano de 2002 não tão distante do seu primeiro e bem sucedido empreendimento, decidiu atender a comunidade de tecnologia com o lançamento da Amazon WebServices, como o maior provedor de data center do mundo, revolucionando e modificando os padrões existentes.

(4)

Em seguida identificou um outro “espaço disponível” no mercado. Com o lançamento do Kindle, ele conseguiu balançar toda a indústria editorial, sendo necessário alterar todo o seu modelo de negócio. Amazon agregou o seu lançamento à plataforma já existente de compras online, dando ainda mais opções para os seus clientes, porém gerou a necessidade de transformação da Editoras, exigindo uma proposta de valor totalmente diferente. Para chegar a uma margem financeira viável, Amazon tinha que se tornar um OEM. Ele conseguiu unificar conteúdos em uma plataforma, no formato de venda de livros ou assinaturas, disseminando a cultura dos e-books e alcançando 2/3 do mercado.

Amazon está presente em explorar novos mercados enquanto continua a extrair valor do que ela tem hoje e demonstra que todas as empresas podem mudar e crescer continuamente, se a sua liderança estiver disposta a quebrar paradigmas e investir tempo, disciplina e recursos.

COMO TECNOLOGIAS GERAM VALOR

Já entendemos que tecnologia por si só não se transforma em algo promissor, a não ser que ela esteja inserida em um modelo de negócio que atenda e exceda a expectativa do seu cliente ou usuário. A tecnologia digital, ao contrário da somente pura tecnologia, se apresenta com tal relevância que o modelo de negócio não consegue ser pensado sem a presença dela, como dois elementos simbióticos. Enquanto ela aumenta a nossa habilidade de capturar, processar, armazenar e transmitir informações ela nos propõe e sugere 4 categorias em que elas podem ser criadas:

E-commerce: acomoda a venda de qualquer produto online, de óculos de sol à silicone para a indústria

Plataformas digitais: Adicionam valor para produtores e consumidores. Pense nessa categoria como Airbnb, Uber ou Adobe

Modelos que transformam dados em ativos: Negócios que produzem dados e análises que derivam valor através do acesso ou posse. Nesse exemplo estão Climatempo, Gartner, Bloomberg, etc.

(5)

Serviços habilitados para automação. Nessa categoria encaixamos todos os serviços que podem substituir pessoas, desde tarefas mais administrativas quando operacionais, de separação à empacotamento de itens em um empresa de logística até carros autônomos que eu algum momento irá substituir motoristas.

GE

A empresa centenária GE sempre foi conhecida e consolidada dentro da indústria de manufatura pesada, porém recentemente anunciou que quer se tornar uma empresa de tecnologia, e não só isso, uma das 10 maiores empresas de tecnologia.

Na essência da sua transformação estava a Predix, um sistema operado na nuvem que iria permitir a extensão dos seus negócios para os “espaços disponíveis” e além.

Com esse equipamento tecnológico, GE poderá oferecer não só os equipamentos, mas também monitores que irão promover maior performance. Como primeiro serviço na nuvem a atender o desenvolvimento industrial com a aplicação da internet das coisas, IoT. Essa plataforma irá conectar máquinas, informações e pessoas permitindo que se gere informações sobre otimização e performance.

(6)

Parece uma tarefa fácil transformar uma empresa de manufatura em uma empresa de tecnologia, porém essa mudança depende consideravelmente de uma revisão em termos organizacionais e culturais, o que pode se deparar com grandes obstáculos, independentemente da solidez da empresa.

NETFLIX

O modelo de negócio da Netflix se transformou bastante desde a sua origem, sofrendo obstáculos e dando alguns passos para trás antes de atingir o seu até então ápice.

Em 1997, a empresa trabalhava com locação de filmes e um ano mais tarde o serviço passou a oferecer entrega de DVDs pelos Correios através do site da companhia.

A fase evolucionária da Netflix começou em 2013 quando ela se transformou não somente um distribuidor como também um produtor de conteúdo.

Na fórmula de lucro da Netflix estava inclusa a produção do seu próprio contéudo e a utilização do seu sistema de distribuição para todos os seus assinantes. Caso tivesse o seu modelo de negócio voltado só para a distribuição de conteúdo teria a sua fórmula de lucro bastante comprometida pela necessidade de compartilhar parte com os produtores. Netflix mantém 100 % das receitas provenientes do conteúdo que ela produz.

Com as suas particularidades e diferenças, Amazon, GE e Netflix tiveram a coragem de incorporar tecnologias digitais para inovar e provocar disrupções no mercado que estavam inseridas. Eles capturaram valor através de meios diferentes e de novos mercados.

(7)

Saiba Mais

“Amazon – eCommerce e ebooks”

Mostra de uma forma resumida a história de lançamento de produtos da Amazon - Disponível em: <https://bit.ly/2TgyeFd>

“O futuro da Web”

TED onde Jeff Bezos fala sobre o que é esperado para o futuro da Web, quais são as tendências e o caminho da Amazon. Legenda em Português.

Disponível em: <https://bit.ly/3hfo3sm>

(8)

Na ponta da língua

Referências Bibliográficas

STONE, B. A loja de tudo – Jeff Bezos e a era da Amazon – Editora Intrinseca, 2014 JOHNSON, M.  Reinvent your Business Model, 1 ed. Boston – Massachusetts – Harvard Business Review Press, 2018

(9)

1. Quando falamos em transformação digital, a que mais estamos nos referindo além da Internet?

a) IoT e inteligência artificial b) Robótica e Impressão 3D c) Drones e Big-data

d) Todas as anteriores

(10)

a) Plataformas digitais

b) Modelos que transforam dados em ativos c) E-commerce

d) Serviços habilitados para automação

2. Quando falamos em transformação digital ela pode ser desenhada dentro de 4 categorias, sendo uma delas que beneficia produtores e consumido- res. Como chamamos essa categoria?

(11)

a) Plataformas digitais

b) Modelos que transformam dados em ativos c) E-commerce

d) Serviços habilitados para automação

3. No modelo apresentado da GE, a sua transfor- mação saindo de uma indústria pesada para uma indústria de tecnologia através do PREDIX está se enquadrando mais próximo de qual das 4 catego- rias?

(12)

Imagens: Shutterstock

Reinvent your Business Model: How to Seize the White Space for Transformative Growth

Mark. W. Johnson

Harvard Business Review Press, 2018

Referências

Documentos relacionados

Desenvolveu um roadmap para redesenhar o ambiente tecnológico de acordo com a estratégia de transformação digital, viabilizando as novas estratégias de negócios digitais e

ALTA FLORESTA Empresa é contratada para elaboração de estudo para substituição de 16 pontes de madeira.. Governo anuncia 500 leitos clínicos, 160 UTIs e aporte de R$ 227 mi

comunicação sem fios 6 energia de alimentação 6 Painel Táctil 6 sem som 6 silenciar o volume 6 M manutenção Desfragmentador de disco 69 Limpeza do disco 69 Menu Configuração

É importante identificar a tensão máxima na qual o circuito é projetado para trabalhar e escolher um DMM de mão que tenha, no mínimo, o valor de tensão nominal adequado para medir

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.

Segundo o Manual de Avaliação da Pegada Hídrica (HOEKSTRA et al., 2011) a pegada verde resume-se basicamente ao volume de água da chuva absorvido pela cultura em

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Como o IQHE é uma propriedade de elétrons que interagem fracamente, uma compreensão do FQHE como um IQHE exigiria o surgimento de certos férmions que estão