• Nenhum resultado encontrado

CIRCUITO SESC DE ARTES LEVA INTENSA PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRATUITA E PARA TODAS AS IDADES A 114 CIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO, A PARTIR DE 1º DE ABRIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CIRCUITO SESC DE ARTES LEVA INTENSA PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRATUITA E PARA TODAS AS IDADES A 114 CIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO, A PARTIR DE 1º DE ABRIL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CIRCUITO SESC DE ARTES LEVA INTENSA PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRATUITA E PARA TODAS AS IDADES A 114 CIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO,

A PARTIR DE 1º DE ABRIL

Durante quatro finais de semana, entre os dias 1º e 24 de abril, doze roteiros de programação levam diversas manifestações artísticas para espaços públicos como

praças, ruas e parques de municípios que não possuem unidade do Sesc

Realizado pelo Sesc São Paulo, o Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circulando ideias, chega ainda maior para a sua edição 2016 e traz em sua programação diferentes linguagens artísticas de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais, literatura e cultura digital / artemídia. Este ano, o evento percorre 114 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, incluindo a capital, que recebe o evento pelo segundo ano consecutivo. Com o objetivo de ampliar o alcance a cada edição, este ano serão seis cidades a mais que em 2015 e 14 municípios recebem o circuito pela primeira vez (Américo Brasiliense, Brodowski, Cordeirópolis, Cunha, Dourado, Itatiba, Jandira, Laranjal Paulista, Mongaguá, Piracaia, Salto, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo e Tuiuti).

A programação itinerante terá 12 roteiros diferentes, sendo que cada um deles vai percorrer nove cidades, exceto as programações de números 11 e 12 que irão circular por 12 municípios, com um fim de semana a mais de programação. Serão 67 trabalhos artísticos e um total de 807 apresentações e intervenções artísticas nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no período de 1º a 24 de abril, com a participação de 311 artistas.

Como nas outras edições, as apresentações serão realizadas em espaços públicos, com entrada gratuita e livre e mais de 600 horas de programação. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 19 unidades do Sesc em todo o estado serão envolvidas, fornecendo todo o apoio às cidades vizinhas que recebem a programação cultural.

O Gabinete de Curiosidades e Habilidades - Este ano, a programação de Cinema, Artes Visuais e Literatura, chegará aos espaços públicos de forma pouco convencional.

Inspirado nos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades, o Gabinete de Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação nessas áreas. A cenografia é de William Zarella.

(2)

Circuito Sesc de Artes na Internet – Diariamente, o site do Circuito Sesc de Artes será atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas e personalidades de algumas cidades envolvidas. Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes e conferir estes conteúdos e a programação completa.

Conceito – A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade do Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.

Para o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, o Circuito Sesc de Artes promove a democratização da cultura e estimula a aproximação das pessoas destas cidades com as diversas manifestações artísticas. “Promover a itinerância da programação em comunidades onde não há a presença do Sesc, em parceria com os órgãos municipais, com a ocupação dos espaços públicos por artistas em praças, ruas e parques, demonstra a relevância da cultura. Tem por objetivo, também, despertar o interesse do público pelas diversas linguagens presentes na programação. Música, dança, teatro, circo, cinema, literatura e as artes visuais abrem possibilidades para uma experiência inovadora e transformadora em todos, a toda hora e em todos os lugares”, destaca.

Logística do evento – Na quinta-feira que precede as atrações, 12 “caravanas”

itinerantes partem simultaneamente da cidade de São Paulo, a bordo de ônibus com a identidade visual do Circuito. Os artistas e a equipe de apoio seguem juntos rumo às cidades paulistas. Em 10 roteiros, serão três finais de semana de intensa atividade cultural; 2 roteiros terão ainda um fim de semana a mais de programação.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Entre as principais atrações de música, estão o cantor gaúcho Filipe Catto, que presta homenagem a Cássia Eller, uma de suas grandes influências musicais. O cantor Liniker, de São Paulo, grande destaque da nova música brasileira, leva ao palco uma mistura de black music com a música pop contemporânea. O projeto Dê um Rolê, composto pelo trio Anelis Assumpção (SP), Márcia Castro (BA) e Curumin (SP), faz uma releitura do repertório dos Novos Baianos (nos dias 15, 16 e 17, a cantora carioca Ava Rocha substitui Anelis). O cantor e compositor Max de Castro (SP) revisita seu primeiro álbum Samba Raro (2000), com canções que misturam música eletrônica, soul, samba e bossa nova. O carioca Gabriel o Pensador, apresenta as músicas do seu CD mais recente, Sem Crise, o primeiro de inéditas em 7 anos, retomando o hip hop e o uso de bases eletrônicas. A banda pernambucana Eddie, com mais de 25 anos de estrada, promete por todo mundo para dançar com sua mescla de rock, frevo, samba, reggae e surf music.

Nas artes cênicas, a programação deste ano segue a linha dos anos anteriores, com diversas atrações teatrais e circenses. A Cia. Carroça dos Mamulengos, do Ceará,

(3)

apresenta Felinda, peça de teatro de bonecos e com música ao vivo, que conta a história de uma moça desajeitada que foge com o circo. A Cia. do Feijão (SP) leva ao público Reis da Fumaça, peça em que atores e músicos interagem dançando e cantando músicas da cultura brasileira e recitando poesias; a peça Bolha Luminosa, espetáculo de luz e sombra encenado dentro de uma bolha de nylon pela Cia. Teatro Lumbra, do Rio Grande do Sul, conta a história de um marujo que se apaixona em terra firme. A aventura começa quando ele retoma sua viagem e tem de enfrentar uma tempestade.

Em Trick Nic, o artista circense italiano Andrea Farnetani mistura clown, humor e magia em show solo; a dupla espanhola Cia. Infoncundibles, formada pelos irmãos malabaristas José Alberto e Daniel Foncubierta Campano, toca violão enquanto faz malabarismos, num espetáculo cheio de humor, o Diabolô Classic Metal. Entre as atrações de dança, Nelson Triunfo (SP), um ícone da cultura black brasileira, vai comandar um baile das antigas ao som de muito hip hop, soul e funk.

Dentro da programação do Gabinete de Curiosidades e Habilidades, o público vai poder conferir diversos curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913, na categoria Cinema. Nas Artes Visuais, a oficina Objetos Sonoros, desenvolvida pelo artista Adriano Castelo Branco, vai ensinar a construir divertidos instrumentos de sopro a partir de materiais alternativos, que, conectados a diversos tipos de sacolas, se transformam em máscaras sonoras. O Ateliê Aberto de Pinturas, do artista e designer gráfico Filipe Grimaldi, vai estimular o público a exercitar sua criatividade e estilo pessoal desenhando e pintando letras à mão.

Ainda dentro das atrações levadas pelo Gabinete, em Literatura, o escritor Daniel Viana promove o encontro Bala_vras, no qual, a partir de palavras retiradas pelo público de um baleiro, Viana cria poemas, e em seguida os datilografa em papel colorido para presentear os espectadores. Em Testando Conexões, dois integrantes da Cia. Circo de Trapo (SP), ditos “pesquisadores”, circulam entre as pessoas aplicando um teste. Após o questionário, cada espectador é etiquetado, para todos ao redor saberem como ele está, numa alusão aos sentimentos expostos nas redes sociais.

ROTEIROS

Abaixo, segue a descrição do percurso dos 12 roteiros do Circuito Sesc de Artes 2016.

As unidades do Sesc localizadas no interior, litoral e capital próximas aos municípios contemplados são responsáveis pela gestão dos roteiros. As 14 cidades que participam pela primeira vez do circuito integram os roteiros 3, 4, 5, 6, 9, 10 e 12 e estão destacadas com um asterisco (*).

O Roteiro 1 vai começar pela região de São José do Rio Preto, passando pelas cidades de Jales, Tanabi e Votuporanga. Depois, segue para a região de Campinas, nas cidades de Itapira, Mogi Mirim e Americana. Para encerrar, é a vez de Presidente Prudente, contemplado com as cidades de Lucélia, Assis e Presidente Venceslau.

(4)

O Roteiro 2 repete as mesmas regiões do Roteiro 1, mas percorrerá os municípios de Fernandópolis, Santa Fé do Sul e Mirassol, na região de São José do Rio Preto; Tupã, Oswaldo Cruz e Adamantina na região de Presidente Prudente; e Santa Bárbara D’Oeste, Valinhos e Mogi Guaçu na região de Campinas.

A programação do Roteiro 3 terá início na região de Osasco, com atividades em Jandira*, Franco da Rocha e Santana de Parnaíba. Em seguida, o circuito vai para a região de Catanduva, nas cidades de Olímpia, Monte Alto e Ibirá. A região de Piracicaba encerra o roteiro, com programações em Cordeirópolis*, Tietê e Rio Claro.

Percorrendo as mesmas regiões do Roteiro 3, o Roteiro 4 iniciará as atividades nas cidades de Francisco Morato, Itapevi e Barueri, na região de Osasco. Na sequência, segue para região de Catanduva para atividades em Bebedouro, Itápolis e Novo Horizonte. Por fim, as cidades de Laranjal Paulista*, São Pedro e Limeira serão palco das atividades na região de Piracicaba.

O itinerário do Roteiro 5 inclui as regiões de São Paulo, com Campo Limpo, Cotia e Embu das Artes, segue para Ribeirão Preto, agitando as cidades de Barretos, Brodowski* e Jaboticabal, e fecha a programação na região de Araraquara, passando por Américo Brasiliense*, Taquaritinga e Matão.

O Roteiro 6 irá passar pelas mesmas regiões do 5, mas terá a ordem alternada: no primeiro fim de semana passa pela região de Ribeirão Preto, nas cidades Sertãozinho, Santa Rosa de Viterbo* e Franca, segue para Araraquara para apresentações em Dourado*, Ibitinga e Jaú, e fecha no terceiro fim de semana em São Paulo, em Itapecerica da Serra, Embu Guaçu e Taboão da Serra.

As atividades do Roteiro 7 contemplam as regiões de Bauru, com as cidades de Ourinhos, Palmital e Botucatu, parte para São Caetano, com apresentações em Mauá, Itaquaquecetuba e São Caetano, e no último fim de semana a caravana segue para Sorocaba, encerrando as atividades em São Roque, Itu e Votorantim.

O Roteiro 8 também começa em Bauru, nas cidades de Marília, Garça e Avaré, segue para Sorocaba, com apresentações em Itapetininga, Itapeva e Itararé; e o encerramento acontece na região de São Caetano, nas cidades de Diadema, Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos.

A programação do Roteiro 9 começa na região de Santo André (nas cidades de Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo e Mogi das Cruzes), partindo em seguida para São Carlos (Leme, Santa Rita do Passa Quatro* e Araras), fechando as atrações na região de Jundiaí (Atibaia, Bragança Paulista e Itatiba*).

Na região de São Carlos, o Roteiro 10 passa por Tambaú, Mococa e São José do Rio Preto; depois parte para Jundiaí, apresentando-se em Tuiuti*, Piracaia* e Campo Limpo Paulista*, e conclui a itinerância em Santo André, em Poá, Suzano e Rio Grande da Serra.

(5)

O Roteiro 11 viaja respectivamente para as regiões de Taubaté, nas cidades de Lorena, São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba, segue para Birigui, em Lins, Penápolis e Araçatuba, parte para São José dos Campos, em Igaratá, Guararema e Jacareí, e encerra na região de Santos, com apresentações em Bertioga, São Vicente e Cubatão.

O Roteiro 12 faz a região de São José dos Campos (Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba), seguindo para Taubaté (Cruzeiro, Cunha* e Guaratinguetá), daí vai para Birigui (Ilha Solteira, Andradina e Birigui), e fecha em Santos (Guarujá, Mongaguá* e Registro).

Serviço:

Circuito Sesc de Artes 2016

Período: de 1º a 24 de abril de 2016 Programação:

1º fim de semana: dias 1, 2 e 3 de abril 2º fim de semana: 8, 9 e 10 de abril 3º fim de semana: 15, 16 e 17 de abril 4º fim de semana: 22, 23 e 24 de abril

Sextas e sábados, a partir das 17h. Domingos, a partir das 16h.

Grátis.

Livre.

Confira a programação completa: sescsp.org.br/circuitosescdeartes Assessoria de Imprensa Circuito Sesc de Artes 2016

Conteúdo Comunicação 11.5056-9800

Luciano Pereira – luciano.pereira@conteudonet.com – 11.94223-8236

Roberta Montanari – roberta.montanari@conteudonet.com – 11.99967-3292 Ana Lívia Lima – analivia.lima@conteudonet.com – 11. 99373-2747

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Widespread cigarette smoking will exacerbate worldwide health disparities between nations, leading to an increasing burden of non-communicable diseases in

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..