• Nenhum resultado encontrado

Factos e números das equipas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Factos e números das equipas"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Depois da derrota por 1-0 na jornada inaugural, o anfitrião Portugal vai defrontar a Sérvia e Montenegro numa partida decisiva para ambas as selecções, a disputar no Estádio Cidade de Barcelos e relativa à segunda ronda do Grupo A. Quem perder dirá certamente adeus às meias-finais do Campeonato da Europa de Sub-21. As duas equipas vão medir forças pela primeira vez, não só nos Sub-21 como também nos Sub-19 e Sub-17. Até ao nível sénior, um embate entre os dois países é uma autêntica raridade.

• O primeiro jogo entre as duas selecções seniores aconteceu nos quartos-de-final do Campeonato da Europa de 1960, disputados a duas mãos. Jogando em Lisboa, Portugal levou a melhor na primeira mão frente à então Jugoslávia, com Santana e Lucas a darem vantagem à selecção portuguesa, antes de Bora Kostić reduzir para os visitantes a nove minutos do fim. Em Belgrado, no estádio do FK Partizan, Dragoslav Sekularac abriu o activo nos minutos iniciais para os jugoslavos, mas Cavém empatou antes da meia-hora. Zvezdan Cebinac igualou a eliminatória à beira do intervalo, sendo que os jugoslavos resolveram a eliminatória a seu favor na etapa complementar, com dois golos de Kostić e um de Milan Galić.

• A Jugoslávia afastaria posteriormente a anfitriã França nas meias-finais, numa partida disputada no Parque dos Príncipes, em Paris, e que terminou com o resultado em 5-4. Na final, que teve lugar no mesmo estádio, os jugoslavos foram derrotados pela União Soviética, por 2-1, após prolongamento. Portugal nunca mais voltou a jogar partidas oficiais frente à Jugoslávia ou à Sérvia e Montenegro a nível sénior, apesar de ambos os países terem agendados encontros do Grupo A de apuramento para o UEFA EURO 2008™. Portugal jogará fora a 28 de Março de 2007 e receberá os sérvios a 12 de Setembro do mesmo ano.

• Em partida de carácter particular, os dois países encontraram-se em Junho de 1984, com os jugoslavos a ganharem por 3-2 em Lisboa, após recuperarem de duas desvantagens. Jordão marcou os dois golos de Portugal, mas Safet Susić e Sulejman Halilović responderam pelos balcânicos, que ganharam a partida graças a um penalty convertido por Dragan Stojković, a seis minutos do final.

Factos e números das equipas

Portugal

Fortíssimo no panorama do futebol juvenil do Velho Continente, o nome de Portugal ainda não entrou na galeria de vencedores do Campeonato da Europa de Sub-21, mas 2006 poderá providenciar a oportunidade perfeita. Anfitriã do torneio, a formação orientada por Agostinho Oliveira pulverizou a concorrência na fase de qualificação, sendo que Hugo Almeida emerge como um dos pontas-de-lança mais poderosos da Europa neste escalão.

Qualificação

A qualificação dos anfitriões para a fase final do torneio nunca esteve em causa, uma vez que Portugal deixou as congéneres da Rússia e da Eslováquia a grande distância. A selecção portuguesa apontou 29 golos em dez jogos, sofrendo apenas três, confirmando o triunfo no grupo quando ainda faltavam disputar três partidas.

Actualizado em 25.5.2006 10:24:57CET pt.uefa.com

Cidade de Barcelos, Barcelos

Quinta-feira, 25 de maio de 2006 - 19:45 Hora local

Fase final - Fase de grupos Grupo A - Jornada 3

(2)

No entanto, o conjunto de Agostinho Oliveira haveria de derrotar Luxemburgo, Rússia e Letónia, mantendo o registo 100 por cento vitorioso, algo que foi, finalmente, interrompido diante da Suíça, onde os portugueses empataram na primeira mão do "play-off", depois de se terem visto muito cedo em desvantagem. O mesmo viria a suceder no encontro da segunda mão, mas os golos assinados na etapa complementar por Silvestre Varela e Hugo Almeida haveriam de colocar a equipa na fase final.

Guia da equipa

O golo apontado no "play-off" foi o oitavo de Hugo Almeida na qualificação, sendo que o ponta-de-lança do FC Porto é o homem que carrega nos ombros as esperanças dos portugueses na fase final, ávidos de fazer melhor do que o segundo lugar conquistado em 1994. A selecção portuguesa depende, em grande parte, do seu entendimento com o companheiro de equipa Ricardo Quaresma, que esteve na génese de muitos golos. Um extremo dono de uma temível eficácia nos cruzamentos e de capacidade invulgar para partir em drible sobre os adversários, Quaresma leva constantemente o pânico às defesas contrárias. Apesar de ter sido considerado o melhor jogador da Liga portuguesa pelo CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto), Quaresma não foi convocado para representar Portugal no Campeonato do Mundo.

Agostinho Oliveira gosta de alinhar em 4-3-3, com Nani e Varela, ambos do Sporting, a lutarem pela titularidade.

Outro jogador do FC Porto, Raul Meireles, deverá actuar ao lado de Manuel Fernandes (Benfica) no meio-campo, atrás do talentoso João Moutinho (Sporting). Ausente estará o experiente Hugo Viana, devido à sua presença na selecção principal que vai marcar presença na Alemanha.

Portugal sempre apresentou equipas de Sub-21 com grande potencial ofensivo, mas o problema tem sido,

frequentemente, a sua defesa. A campanha de 2004 terminou abruptamente quando a selecção portuguesa sofreu três golos nas meias-finais com a Itália, mas, desta feita, os portugueses parecem ter encontrado uma fórmula bem mais sólida, liderada pelas excelentes qualidades do guarda-redes Bruno Vale e sustentada por jogadores como Nélson, Zé Castro e Rolando.

Registo no Campeonato da Europa de Sub-21:finalista vencido em 1994 e terceiro classificado em 2004.

Sérvia e Montenegro

A Sérvia e Montenegro viveu uma experiência nova quando atingiu a final, há dois anos, apesar de ter sido copiosamente batida pela Itália no encontro decisivo. Este ponto alto foi o culminar de esforços concertados da Federação de Futebol da Sérvia e Montenegro e, apesar de, por esta altura, as atenções estarem voltadas para a selecção sénior, cresce a convicção de que a equipa de Sub-21 pode fazer passar para segundo plano esse sucesso.

Qualificação

Colocada no mesmo grupo de Bélgica, Espanha e da vizinha Bósnia-Herzegovina, os sérvios protagonizaram um arranque brilhante, apontando 17 golos nos primeiros três jogos. Na realidade, duas das partidas foram frente a uma selecção de expressão inferior, a de San Marino, e a equipa desceu rapidamente à terra, na sequência de uma desmoralizadora derrota, por 4-0, diante da Bélgica, antes de uma troca de treinador conduzir Dragomir Okuka ao comando técnico. Os sérvios entraram rapidamente nos eixos, vencendo a Espanha em casa pela margem mínima e, não obstante a selecção ibérica ter ganho o duelo disputado na condição de visitada, foi penalizada pela sua inconsistência e a Sérvia e Montenegro acabou por resgatar o segundo posto. A classificação valeu a presença no

"play-off" frente à Croácia e, na primeira mão, Mirko Vučinić, com um "hat-trick", colocou a equipa na rota do sucesso, que haveria de saldar-se por um triunfo expressivo no total dos dois duelos (5-2).

Guia da equipa

Vučinić era, aparentemente, um futebolista desconhecido no país quando apontou os três golos decisivos, uma vez que se transferiu para os italianos do US Lecce com apenas 17 anos de idade. O seu entendimento dentro do campo com Boško Janković revelou-se impressionante, e apesar de o médio ter sido apontado como uma escolha para o Campeonato do Mundo da Alemanha, vai mesmo concluir a temporada no Europeu de Sub-21. Foi, de facto, uma época de sonho, já que o atleta, juntamente com outros seis colegas de equipa da selecção de Sub-21, conquistou o título da Sérvia e Montenegro, além da Taça, ao serviço do FK Crvena Zvezda [Estrela Vermelha].

(3)

Dušan Basta e Vladimir Stojković são só dois exemplos, sendo que estes vão viajar para a Alemanha após a fase final do Europeu, na companhia de Vučinić. O habitual capitão dos Sub-21, Danko Lazović, também não estará em Portugal, depois de ter sido castigado com cinco jogos de suspensão, na sequência de um cartão vermelho exibido na primeira mão do "play-off". A perda do líbero, que é, simultaneamente, um talismã da equipa, será uma terrível baixa, uma vez que, com 33 encontros disputados neste escalão, a sua experiência poderia ser muito importante.

Stojković vai ser o capitão de equipa.

As lesões de Ljubiša Vukelja e Aleksandar Trišović também são de realçar, mas Okuka tem motivos para estar confiante, já que Branislav Ivanović, Milan Biševac e Dejan Milovanovićnão não irão integrar a formação sénior, como inicialmente seria de esperar.

Registo no Campeonato da Europa de Sub-21:vencedor em 1978*; finalista vencido em 1990* e 2004; semi-finalista em 1980* e 1984*. *como Jugoslávia

Registo das finais disputadas num só jogo (desde 1992-94)

1992-94

20.04.1994 - Itália 1-0 Portugal (Após prolongamento)

(Stade La Mosson, Montpellier, França - 6,263 - Serge Muhmenthaler (SUI)) 1994-96

31.05.1996 - Itália 1-1 Espanha (Após prolongamento, Itália vence 5-4 nos penalties) (Estádio Olímpico de Montjuïc, Barcelona, Espanha - 35,500 - Günter Benkö (AUT)) 1996-98

31.05.1998 - Grécia 0-1 Espanha

(Estádio Ghencea, Bucareste, Roménia - 7,000 - Luboš Michel (SVK)) 1998-2000

04.06.2000 - Republica Checa 1-2 Itália

(Estádio Tehelné Pole, Bratislava, Eslováquia - 9,170 - Karl-Erik Nilsson (SWE)) 2000-02

28.05.2002 - França 0-0 Republica Checa (Após prolongamento, Republica Checa venceu 3-1 nos penalties) (St. Jakob-Park, Basle, Suíça - 20,400 - Tom Henning Øvrebø (NOR))

2002-04

08.06.2004 - Itália 3-0 Sérvia e Montenegro

(Ruhrstadion, Bochum, Alemanha - 20,092 - Luis Medina (ESP)) 6: Finais

Disputaram-se seis finais jogadas numa só mão (num total de 14) desde que o formato da fase final do Campeonato da Europa de Sub-21 sofreu alterações para a prova de 1992-94. Até agora, a Itália venceu as quatro finais em que participou, tendo a Espanha e República Checa conquistado as outras duas. França, Grécia e Sérvia e Montenegro foram as restantes equipas que participaram nas seis finais.

5: Cartões vermelhos

Até esta altura, foram mostrados cinco cartões vermelhos em finais disputadas em um só encontro no Campeonato da Europa de Sub-21. As últimas expulsões verificaram-se na final de 2002-2004, quando os servo-montenegrinos Nikola Mihajlović (33) e Branislav Ivanović (90+1) foram mais cedo para os balneários por ordem do árbitro espanhol Luis Medina, na derrota, por 3-0 frente à Itália. No triunfo anterior dos transalpinos na competição, Francesco Coco recebeu ordem de expulsão no último minuto da derrota, por 2-1, com a República Checa, na final de 1998-2000.

Anteriormente, o árbitro austríaco Günter Benkö expulsara os italianos Nicola Amoruso (36) e Raffaele Ametrano (105), numa final que os transalpinos acabaram por vencer nas grandes penalidades, frente à Espanha.

(4)

4: Finais com a participação da Itália

A Itália marcou presença em quatro das seis finais a uma mão disputadas no Campeonato da Europa de Sub-21, até ao momento, tendo os "azzurrini" vencido em todas as ocasiões. Portugal foi a primeira vítima, em 1994, seguindo-se a Espanha, dois anos depois. Os espanhóis triunfaram em 1998, mas a Itália recuperou o título em 2000, graças à vitória, por 2-1, frente à República Checa. Tal como sucedera diante da Espanha, depois de terem perdido uma final para a Itália, os checos alcançaram o título, ao baterem a França. Os italianos voltaram a sagrar-se campeões em 2004, ao derrotarem a Sérvia e Montenegro por 3-0.

3: Maior número e margem de golos numa final

Por duas vezes foram marcados três golos numa final do Campeonato da Europa de Sub-21. No encontro decisivo de 1998-2000, a Itália venceu a República Checa, por 2-1, tendo Andrea Pirlo assinado ambos os tentos dos transalpinos, o primeiro da marca de grande penalidade, aos 42 minutos, e o da vitória a nove minutos do final. Tomáš Došek repusera a igualdade, aos seis minutos do segundo tempo, mas coube a Pirlo a palavra final. A Itália voltou a levar a melhor na competição de 2002-04, quando a Sérvia e Montenegro, reduzida a nove elementos, saiu derrotada por 3-0, com golos de Daniele De Rossi (31), Cesare Bovo (83) e Alberto Gilardino (84). O resultado de 3-0 também constitui a margem mais dilatada numa final disputada num só desafio.

3: Fases finais

Antes de a fase final de 2004-06 ter lugar em Portugal, disputaram-se três fases finais do Campeonato da Europa de Sub-21, tendo em cada uma delas participado oito equipas. A edição de 1998-2000 realizou-se na Eslováquia, tendo a Suíça recebido o torneio dois anos depois, enquanto a prova de 2002-04 realizou-se na Alemanha. Antes de 1998-2000, a primeira fase final com o novo formato, no qual participaram oito equipas, decorreu na Roménia.

Em vez da tradicional fase de grupos utilizada na maioria das fases finais de competições de selecções da UEFA, esta competição teve um formato a eliminar.

2: Pontapés da marca de grande penalidade

Duas finais culminaram com a cobrança de grandes penalidades, com a Itália, reduzida a nove elementos, a vencer a final de 1994-96, por 5-4, frente à Espanha, depois do empate 1-1 ter permanecido no final dos 120 minutos, em Barcelona. O guarda-redes italiano Angelo Pagotto, de 17 anos, a jogar no lugar de Gianluigi Buffon, defendeu os remates de Iván De la Peña e Raúl González, assegurando o triunfo dos "azzurrini". Mais recentemente, a República Checa bateu a França por 3-1, nos penalties, depois de um empate a zero após o prolongamento. Michal Pospíšil, Zdenek Grygera e Rudolf Skácel não desperdiçaram as respectivas oportunidades para os checos. Camel Meriem começara da melhor maneira para a França, mas Pierre Alain Frau, Julien Escudé e Jean-Alain Boumsong falhariam depois as respectivas cobranças da equipa de Raymond Domenech.

1: Empates sem golos

A única final que terminou sem golos aconteceu a 28 de Maio de 2002, quando França e República Checa não conseguiram marcar durante os 120 minutos. No entanto, os checos acabaram por vencer nos penalties, por 3-1.

1: Finais decididas durante o prolongamento

A primeira final do Campeonato da Europa de Sub-21 disputada num só jogo, que teve lugar em Montpellier a 20 de Abril de 1994, terminou com a vitória da Itália no prolongamento. Coube a Pierluigi Orlandini (97 minutos) apontar o tento solitário da partida, facto que impediu Luís Figo, Rui Costa, Sá Pinto, Jorge Costa, Costinha e companhia de conquistarem aquele que seria o primeiro troféu de Portugal neste escalão.

(5)

Dados sobre o torneio

O troféu

O troféu do Campeonato da Europa de Sub-21 foi criado por Bertoni, em Milão, tendo em vista a campanha 1996-98, isto após a Itália ter ficado com o troféu anterior, em virtude de ter conseguido três vitórias consecutivas no torneio.

Medalhas

O troféu, de 37 centímetros, é feito de latão, vidro e Plexiglas, pesa sete quilogramas e custou cerca de 6,5 mil euros.

A selecção vencedora vai ficar em posse do troféu até ao próximo Europeu da Holanda, recebendo uma réplica do mesmo, em escala reduzida. Trinta medalhas de ouro vão ser entregues à equipa vencedora, estando igual número, mas de prata, reservadas aos finalistas vencidos. Todos os países participantes vão receber uma placa comemorativa, sendo que os prémios do Melhor em Campo serão atribuídos após o final de cada jogo.

O caminho para a fase final

Dez semanas após a Itália ter conquistado o Campeonato da Europa de Sub-21 pela quinta vez, em Bochum, a 17 de Agosto de 2004, teve início a fase de qualificação para a edição de 2006, com os triunfos por 1-0 da Roménia e Eslováquia sobre Finlândia e Luxemburgo, respectivamente. Treze meses, oito dias e 240 jogos mais tarde, findo o apuramento em que participaram 48 selecções, divididas por oito agrupamentos, Portugal foi a selecção que melhor desempenho mostrou ao vencer os dez jogos realizados no Grupo 3.

"Play-off"Os oito vencedores e segundos classificados dos grupos tiveram pouco tempo para digerir a presença no

"play-off" de acesso à fase final, disputado a duas mãos, uma vez que o sorteio dessa fase teve lugar a 13 de Outubro de 2005, na sede da UEFA, em Nyon. Dinamarca (4-1 frente à Rússia), Alemanha (3-0 com a República Checa), Holanda (2-0 diante da Eslovénia) e Sérvia e Montenegro (5-2 com a Croácia) tiveram qualificações relativamente confortáveis, enquanto a Itália levou a melhor sobre a Hungria por 2-1, a França bateu a Inglaterra por 3-2 e Portugal sofreu para afastar a Suíça, por 3-2.

Vitória suadaA Ucrânia conheceu as maiores dificuldades para garantir o apuramento no "play-off", tendo conseguido o feito apenas quando Artem Milevskyy marcou, no terceiro minuto do período de descontos, o tento da vitória por 3-1 sobre a Bélgica (total de 5-4). Quatro das selecções participantes na fase final de 2004 voltam a marcar presença dois anos depois, com uma delas - Portugal - a merecer por parte do Comité Executivo da UEFA a honra de acolher, este Verão, a fase final, numa decisão tomada durante a reunião daquele organismo, a 15 de Dezembro último.

Sabia que?

O troféu do Campeonato da Europa de Sub-21 foi criado para a edição de 1996-1998, após a Itália ter ficado na posse do anterior, na sequência do terceiro triunfo consecutivo na competição. A taça de 37 centímetros de altura é feita em vidro e Plexiglas, pesa sete quilos e vale qualquer coisa como dez mil francos suíços (cerca de 6,500 euros).

Serão ainda distribuídas 30 medalhas a cada um dos elementos das selecções finalistas, de ouro para os vencedores e de prata para a formação que concluir a prova na segunda posição.

Das oito selecções qualificadas, a Sérvia e Montenegro revelou-se a mais concretizadora na fase de apuramento, tendo apontado 34 golos em 12 partidas. A Dinamarca marcou o mesmo número de tentos, embora tenha efectuado mais dois jogos, pois estava inserida num grupo de sete equipas, o que fez dos 32 tentos conseguidos por Portugal em meia dúzia de encontros melhor registo. Alemanha, Ucrânia, Holanda, Itália seguiram-se, por esta ordem, enquanto o ataque da França foi o menos produtivo, com 16 remates certeiros em 12 jogos.

(6)

Na fase de qualificação para a competição deste ano realizaram-se 258 encontros, incluindo 16 jogos no “play-off”.

O desafio que teve mais golos aconteceu em El Ejido, onde a Espanha goleou San Marino por 14-0, tendo sido esse também, e sem surpresa, o triunfo pela margem mais dilatada. Com efeito, esse seria mesmo o maior triunfo de sempre na competição, tendo ultrapassado os 10-0 com a Áustria venceu, em 1990, o Liechtenstein. Oito meses mais tarde, as duas equipas reencontraram-se em Serravalle, e os espanhóis voltaram a bater um recorde, ao conseguirem o triunfo mais volumoso fora de casa: 10-1. Ainda assim, os dilatados resultados não impediram o conjunto ibérico de ficar de fora da fase final.

Nenhuma selecção venceu ainda a fase final em casa desde que, em 1994, a prova mudou de formato. Até então, a final realizava-se a duas mãos, mas a mudança para um torneio de oito equipas ainda não trouxe qualquer êxito às formações anfitriãs. A Espanha foi quem mais perto esteve de triunfar quando chegou à final em 1996, tendo perdido no desempate por pontapés da marca de grande penalidade frente à Itália, que parece dar-se melhor fora de solo transalpino. Os “azzurrini” venceram quatro das seis edições desde a remodelação da prova e tentam, em Portugal, aumentar o pecúlio, cabendo aos pupilos de Agostinho Oliveira contrariar a tendência.

Em Setembro de 2005, com 16 anos e sete meses, Slobodan Rajković, médio da Sérvia e Montenegro, tornou-se no jogador mais novo a participar na fase de apuramento, na derrota por 2-0 da sua equipa frente à Espanha, em Madrid. Rajković defrontou, nesse dia, um adversário mais velho quase seis anos, Daniel Jarque, um dos cinco jogadores que actuaram na fase de qualificação nascidos a 1 de Janeiro de 1983 - a data-limite para poder participar na prova.

O Grupo 7 era o local ideal para quem quisesse assistir a “hat-tricks”, uma vez que, dos 20 verificados na qualificação, dez aconteceram nos 15 jogos deste agrupamento. A Bélgica foi responsável por dois, a Sérvia e Montenegro alcançou a marca em três ocasiões, mas ambos foram, no entanto, eclipsados pela Espanha, que conseguiu cinco nos dez jogos do grupo. Dos finalistas, o quarteto de sérvios composto por Milan Purović, Lazar Popović, Ljubiša Vukelja e Mirko Vučinić festejou três tentos no mesmo jogo, proeza imitada pelo dianteiro holandês Romeo Castelen e pelo gaulês Anthony Le Tallec. O recorde pertence ao grego Lampros Choutos, autor de três "hat-tricks" em oito encontros na qualificação para a prova de 2000.

Novo formato

Este Campeonato da Europa de Sub-21 será o último do seu género. A partir de 2007, a competição muda para edições em anos ímpares, impedindo que continue a coincidir com o Mundial, o Campeonato da Europa e mesmo os Jogos Olímpicos. Esse facto irá proporcionar maior espaço para um acontecimento que o gestor de produto, Pascal Cornu, acredita que será a montra das “estrelas de amanhã”.

Holanda no horizonte

A decisão foi anunciada pelo Comité Executivo da UEFA em Junho último e a organização da fase final de 2007 foi atribuída, seis meses depois, à Holanda, após a candidatura dos holandeses se ter destacado das outras sete concorrentes. O Director-Executivo da UEFA, Lars-Christer Olsson, disse a esse respeito: “Esta prova tem vivido na sombra das grandes competições, uma vez que tem sido disputada antes das fases finais”. A alteração também agradou aos jogadores. Estrelas como Andrea Pirlo, Petr Čech e Alberto Gilardino fizeram parte de equipas vencedoras nas três edições anteriores, mas a finalista de 2002, a França, que perdeu no desempate por grandes penalidades frente à República Checa após um empate sem golos, não pôde contar com um jogador determinante, Djibril Cissé, pois havia sido escolhido para a selecção francesa que, nesse Verão, disputaria o Mundial da Coreia/Japão.

(7)

Aumento no número de inscritos

Este conflito jamais voltará a acontecer. “Dará a oportunidade às federações de oferecer aos jovens que, em condições normais, estariam em Mundiais ou no EURO, a possibilidade de participarem noutro torneio importante”, disse Cornu.

De facto, um número recorde de 51 países inscreveu-se para a edição de 2007, mais três do que para a deste ano.

Outra vantagem é que o país anfitrião pode ser escolhido com mais de um ano de antecedência. Anteriormente, este apenas seria escolhido após a conclusão dos oito "play-offs", em Novembro, o que aconteceu com Portugal para a edição de 2006, deixando menos de seis meses para organizar uma competição com 15 jogos. Contudo, a Holanda tem agora mais de 18 meses para planear o “seu” evento, sendo que no futuro os anfitriões serão escolhidos com mais de dois anos de antecedência.

Been satisfeito

O secretário-geral da Federação Holandesa de Futebol (KNVB), Harry Been, que será o director do torneio de 2007, concorda por completo, tendo já levado a efeito um bem-sucedido Mundial de juniores. “É necessário, pelo menos, um ano de avanço. A alteração da UEFA em mudar a prova para anos ímpares também nos dá mais tempo para promovermos a competição. Tivemos um grande sucesso em 2005 e isso dá-nos boas vibrações para 2007. O que também estamos a tentar fazer é torná-lo num ‘evento’ e parecemos estar no caminho certo”.

Final no Euroborg

Foram 14 as cidades que manifestaram interesse em acolher jogos da prova, uma lista que teve de ser reduzida a sete, antes de SC Heerenveen (estádio Abe Lenstra), FC Groningen (Euroborg), BV Vitesse (Gelredome) e NEC Nijmegen (De Goffert) terem visto a KNVB atribuir a cada um destes clubes da Eredivisie o estatuto de clube anfitrião, numa cerimónia que decorreu em Abril na sede do organismo, em Zeist. Segundo o calendário provisório, os jogos começarão a 10 de Junho, com a fase final, que servirá de prova de qualificação europeia para o Torneio Olímpico de 2008, a concluir-se 13 dias depois, no Euroborg, um estádio com capacidade para 20 mil espectadores.

A história do futebol português

O futebol moderno foi introduzido em Portugal em 1884 por Guilherme Pinto Basto, que havia regressado recentemente de Inglaterra. No entanto, foi preciso esperar quatro anos para que se realizasse o primeiro jogo oficial, nos arredores de Lisboa, na pitoresca vila costeira de Cascais.

O primeiro estádio

O arranque do futebol como um fenómeno popular manteve-se discreto, até que em 1893 um grupo de Cascais aproveitou para formar uma equipa constituída por expatriados ingleses. Nesse mesmo ano foi construído o primeiro campo de futebol no centro de Lisboa, no Campo Pequeno, no local onde hoje se encontra a Praça de Touros.

A ascensão do futebol

Rapidamente começaram a surgir vários clubes, o primeiro dos quais o Lisbonense, ao que rapidamente se seguiram o Real Ginásio Club, o Carcavelos Club e o Cabo Submarino, de exilados ingleses. Em 1894, o Rei D. Carlos I patrocinou um jogo de equipas representantes do Norte e do Sul, sendo que em 1910 existiam já três associações regionais com sede em Lisboa, Porto e Portalegre, que se fundiram numa só, quatro anos mais tarde.

O primeiro campeonato

A I Grande Guerra Mundial travou o desenvolvimento do futebol, mas em 1921 assistiu-se ao primeiro encontro internacional de Portugal, que redundou numa derrota por 3-1 frente a Espanha, e à realização do primeiro campeonato nacional, uma competição por eliminatórias ganha pelo FC Porto, em Junho. Em 1926, foi fundada a Federação Portuguesa de Futebol, e o desporto ganhou raízes fortes na sociedade.

Os três grandes

Já nessa altura, FC Porto, Benfica e Sporting, a par do Belenenses, dominavam o panorama a nível nacional, algo que se cimentou ainda mais quando começou o Campeonato da I Divisão, em 1938/39. O FC Porto foi, mais uma vez, o primeiro clube a conquistar a prova. Apesar de, na altura, Portugal ainda não ser uma das potências do futebol europeu, a verdade é que o país foi um dos membros fundadores da UEFA, em 1954, e em apenas uma década tornou-se numa das forças dominantes no continente.

(8)

O sucesso do Benfica

Ironicamente, a ascensão do futebol português teve a ajuda de um exilado húngaro e de um jogador da colónia portuguesa de Moçambique. O experiente treinador nascido em Budapeste, Béla Guttmann, levara já o FC Porto ao título. Em 1959 transferiu-se para o Benfica e em dois anos o clube lisboeta tornou-se na primeira equipa, para além do Real Madrid CF, a conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus.

O Pantera Negra

Béla Guttmann garantiu, então, a contratação de um adolescente moçambicano de quem ouvira falar aquando de uma visita ao barbeiro, em Lisboa. Um ano depois, Eusébio marcava o golo decisivo na vitória por 5-3 sobre o Real Madrid na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. O "pantera negra" não se ficou por aí e elevou, nos dez anos seguintes, o Benfica e Portugal a patamares nunca antes imaginados, assumindo-se como o melhor marcador do Mundial de 1966, com a selecção nacional portuguesa a terminar a prova no terceiro lugar.

Uma força continental

Também da capital portuguesa, o Sporting conquistou a Taça das Taças em 1963/64, e mesmo depois de Eusébio abandonar o Benfica, em 1975, os clubes portugueses continuaram a ter sucesso. O FC Porto superiorizou-se ao FC Bayern München na final da Taça dos Campeões Europeus de 1987, por 2-1, e o Benfica alcançou a tão almejada final por mais duas vezes na mesma década.

Meia-final em França

A sorte da selecção nacional tem sido menos brilhante, mas com alguns momentos altos. Em 1984, Portugal alcançou as meias-finais do Campeonato da Europa, perdendo para a França de Platini, por 3-2. Dois anos depois, qualificou-se para a sua segunda fase final de um Campeonato do Mundo, no qual derrotou a Inglaterra por 1-0, com um golo de Carlos Manuel, no jogo de abertura do seu grupo. No entanto, Portugal não passaria da fase de grupos, sofrendo inesperados desaires com a Polónia e Marrocos.

A geração de ouro

Nos finais da década de 80, Portugal viu nascer uma "geração de ouro", onde se incluíam Rui Costa, João Pinto e Luís Figo. Esta geração dominou os torneios internacionais das camadas jovens e alcançou os quartos-de-final do Campeonato da Europa de 1996, bem como as meias-finais do Europeu de 2000. Nessa altura, já a organização do UEFA Euro 2004™ havia sido atribuída a Portugal. Por outro lado, o sucesso a nível de clubes continuou, com o FC Porto a conquistar a Taça UEFA em 2002/03, título que juntou à vitória no Campeonato e na Taça.

(9)

Historial

Confrontos directos

Estas duas equipas nunca se defrontaram

Registo global de jogos na prova

Portugal

GS GM

D E

V J

123 210

33 21

66 120

Europeu de Sub-21

Sérvia e Montenegro

GS GM

D E

V J

144 216

32 32

59 123

Europeu de Sub-21

(10)

Biografia dos treinadores

Agostinho Oliveira

Data de nascimento:5 de Fevereiro de 1947

Carreira de jogador:Sp. Braga, Académica de Coimbra

Carreira de treinador:Sp. Braga (1983-89), Seleccionador de Sub-21 de Portugal (1999-2001, 2005-), Portugal (2002), treinador-adjunto de Portugal (2003-04)

Como jogador, Agostinho Oliveira era inicialmente sinónimo de Braga, tendo representado o clube nortenho com distinção durante 11 épocas. Em 1968, transferiu-se para a Académica de Coimbra, onde permaneceu duas temporadas antes de trocar os balneários pelas salas de aula.

Em 1973, formou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras do Porto, mas pretendeu continuar ligado ao futebol.

Conhecido pensador, Agostinho Oliveira foi nomeado coordenador da então Direcção-Geral dos Desportos no ano seguinte, cargo que acumularia com o trabalho de treinador aquando do seu regresso a Braga, em 1983. Tratar-se-ia de uma ligação feliz, antes de a Federação Portuguesa de Futebol o recrutar para as suas fileiras em 1989, para trabalhar com as selecções mais jovens.

Agostinho Oliveira chegou na altura certa, tendo ajudado Carlos Queiroz a descobrir e a formar a "Geração de Ouro", que incluiu elementos como o campeão do Mundo de Sub-21 em 1989, Fernando Couto, para além de Rui Costa e Luís Figo, campeões do Mundo de Sub-20 em 1991, em Portugal, perante os mais de 120 mil espectadores que lotaram o Estádio da Luz na final com o Brasil. Agostinho Oliveira repetiria esses feitos a nível continental, conduzindo Portugal aos triunfos no Campeonato da Europa de Sub-18 de 1994 e 1999, o mesmo acontecendo com os Sub-16 em 1996 e 2000. Com Agostinho Oliveira na equipa técnica, Portugal concluiu os Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, no quarto posto.

Após um percurso de 13 anos iniciado nos Sub-15, Agostinho Oliveira foi nomeado seleccionador nacional interino, na sequência da decepcionante campanha da selecção portuguesa no Campeonato do Mundo de 2002, onde se quedou pela fase de grupos. Dele disse Figo na altura: "É um homem com raízes no futebol juvenil e a selecção melhorará com a sua nomeação". Após duas vitórias e outros tantos empates, passaria o comando da selecção principal a Luiz Felipe Scolari, de quem foi adjunto quando Portugal atingiu a final do UEFA EURO 2004™. Desde então, assumiu apenas as rédeas da selecção de Sub-21, que qualificou para a fase final de 2006 com 11 vitórias e um empate, este alcançado na primeira mão do "playoff", frente à Suíça.

Dragomir Okuka

Data de nascimento:2 de Abril de 1954

Carreira como jogador:FK Velez, Örebro SK, Motala AIF

Carreira como treinador:FK Bečej (1994-96), FK Čukarički (1996-97), FK Obilić (1997-98), FK Budućnost Podgorica (1998-99), FK Vojvodina (1999-2000), Legia Warszawa (2000-03), Seleccionador de Sub-21 da Sérvia e Montenegro (2005-).

O melhor médio esquerdo da história do Velez, Dragomir Okuka foi uma das estrelas do emblema – agora da Bósnia-Herzegovina – da antiga Jugoslávia. Disputou 450 jogos pelo clube, entre 1974 e 1985, e teve como companheiros, entre outros, Dusan Bajević, Vahid Halilhodzić e o guardião Enver Marić. Chegou a internacional Sub-21 e Olímpico, mas nunca foi chamado à selecção principal da Jugoslávia.

Acabou a sua carreira na Suécia, onde alinhou 64 jogos pelo Örebro, entre 1985 e 1987, retirando-se em 1989 depois de duas épocas no Motala, abraçando, de imediato, a carreira de treinador.

Como técnico, Okuka teve uma carreira mais auspiciosa, começando com quatro quartos lugares consecutivos no seu primeiro clube, o Bečej, da antiga Jugoslávia, tendo ainda disputado a Taça Intertoto. A sua passagem pelo Čukarički, de Belgrado, também foi bem-sucedida, mas o seu primeiro grande sucesso veio em 1997/98, altura em

(11)

que conquistou o título nacional para o Obilić. A seguir emigrou para a Polónia, onde entrou para a história do Legia, ao ganhar campeonato, Taça e Taça da Liga, em 2001/02.

De mentalidade atacante, quer como jogador, quer agora como treinador, Okuka, organizou a equipa de Sub-21 da Sérvia e Montenegro num 4-5-1 que pode ser alterado, quando necessário, para um agressivo 4-3-3 com efeitos mortíferos. A sua chegada a Portugal foi garantida à custa dos seus vizinhos da Croácia, que foram batidos no

"play-off", por 5-2, no total dos dois jogos.

(12)

Plantel

Portugal

Presente temporada FF Q

Gls J

Gls J

DN Jogador

Nr

Guarda-redes

- 1

- 12

08.04.83 Bruno Vale

1

- -

- -

06.03.84 Paulo Ribeiro

12

- -

- -

25.09.83 Daniel Fernandes

22 Defesas

- 1

- -

10.06.83 Nélson

2

- -

- 3

11.01.85 Semedo

4

- -

- 8

25.01.83 Pedro Ribeiro

5

- 1

1 9

13.01.83 Zé Castro

6

- 1

- -

31.08.85 Rolando

13

- 1

- 9

29.01.84 Nuno Morais

15 Médios

- 1

1 8

17.03.83 Raul Meireles

3

- 1

2 7

05.02.86 Manuel Fernandes

8

- 1

- 6

08.09.86 João Moutinho

10

- 1

- 5

23.09.84 Diogo Valente

11

- -

- 3

24.05.83 Custódio

14

- -

- 1

17.02.83 Bruno Amaro

16

Avançados

- 1

3 8

26.09.83 Ricardo Quaresma

7

- 1

8 9

23.05.84 Hugo Almeida

9

- 1

4 10

02.02.85 Varela

17

- 1

- -

17.11.86 Nani

18

- -

- -

01.10.86 Ricardo Té

19

- 1

- 2

05.06.83 Lourenço

20

- -

4 9

27.05.84 Filipe Oliveira

21

Treinador

- 1

- 12

05.02.47 Agostinho Oliveira

(13)

Plantel

Sérvia e Montenegro

Presente temporada FF Q

Gls J

Gls J

DN Jogador

Nr

Guarda-redes

- 1

- 12

28.07.83 Vladimir Stojković

1

- -

- -

05.03.86 Aleksandar Jović

12

- -

- -

22.04.83 Miroslav Vujadinović

22 Defesas

- 1

- 10

22.02.84 Branislav Ivanović

2

- -

- 6

19.01.85 Duško Tošić

3

- -

- 6

30.09.84 Nemanja Rnić

4

- 1

2 7

02.04.83 Milan Stepanov

5

- 1

1 7

31.08.83 Milan Biševac

6

- 1

1 10

13.09.83 Marko Lomić

13

- 1

- 6

18.08.84 Dušan Basta

18 Médios

- 1

3 8

30.04.83 Nenad Milijaš

7

- 1

5 10

01.03.84 Boško Janković

8

- 1

1 6

29.01.86 Simon Vukčević

10

- -

- -

27.11.83 Miloš Pavlović

11

- -

- -

07.01.87 Stefan Babović

14

- 1

- 3

21.01.84 Dejan Milovanović

15

- 1

2 8

01.11.84 Miloš Krasić

17

- 1

- 7

29.07.83 Ivan Todorović

19

- -

- 3

25.08.85 Igor Burzanović

21

Avançados

- 1

3 3

01.10.83 Mirko Vučinić

9

- -

- -

31.10.85 Djordje Rakić

16

- 1

4 6

07.05.85 Milan Purović

20

Treinador

- 1

- 8

02.04.54 Dragomir Okuka

(14)

Estatísticas dos jogadores

Portugal

F SF Jornada

6 5 4 3 2 1 Jogador

Nr.

Guarda-redes

- - - - - - - 90 Bruno Vale

1

- - - - - - - Paulo Ribeiro -

12

- - - - - - - - Daniel Fernandes

22 Defesas

- - - - - - - 90 Nélson

2

- - - - - - - - Semedo

4

- - - - - - - - Pedro Ribeiro

5

- - - - - - - Zé Castro 90

6

- - - - - - - 90 Rolando

13

- - - - - - - 72(-) Nuno Morais

15 Médios

- - - - - - - 90 Raul Meireles

3

- - - - - - - 45(-) Manuel Fernandes

8

- - - - - - - João Moutinho 90

10

- - - - - - - 18(+) Diogo Valente

11

- - - - - - - - Custódio

14

- - - - - - - - Bruno Amaro

16

Avançados

- - - - - - - 85(-) Ricardo Quaresma

7

- - - - - - - Hugo Almeida 90

9

- - - - - - - 45(+) Varela

17

- - - - - - - 90 Nani

18

- - - - - - - - Ricardo Té

19

- - - - - - - 5(+) Lourenço

20

- - - - - - - Filipe Oliveira -

21

(15)

Estatísticas dos jogadores

Serbia and Montenegro

F SF Jornada

6 5 4 3 2 1 Jogador

Nr.

Guarda-redes

- - - - - - - 90 Vladimir Stojković

1

- - - - - - - Aleksandar Jović -

12

- - - - - - - - Miroslav Vujadinović

22 Defesas

- - - - - - - 90 Branislav Ivanović

2

- - - - - - - - Duško Tošić

3

- - - - - - - - Nemanja Rnić

4

- - - - - - - Milan Stepanov 90

5

- - - - - - - 90 Milan Biševac

6

- - - - - - - 90 Marko Lomić

13

- - - - - - - 90 Dušan Basta

18 Médios

- - - - - - - 22(+) Nenad Milijaš

7

- - - - - - - 64(-) Boško Janković

8

- - - - - - - 76(-) Simon Vukčević

10

- - - - - - - - Miloš Pavlović

11

- - - - - - - - Stefan Babović

14

- - - - - - - 68(-) Dejan Milovanović

15

- - - - - - - Miloš Krasić 90

17

- - - - - - - 14(+) Ivan Todorović

19

- - - - - - - - Igor Burzanović

21

Avançados

- - - - - - - 90 Mirko Vučinić

9

- - - - - - - - Djordje Rakić

16

- - - - - - - 26(+) Milan Purović

20

(16)

Constituições das equipas - Grupo A

Ptos GS

GM D

E V

J

3 0

1 0

0 1

1 França

3 0

1 0

0 1

1 Alemanha

0 1

0 1

0 0

1 Portugal

0 1

0 1

0 0

1 Sérvia e Montenegro

Equipas Res

Jogo Data

Serbia and Montenegro: Stojković, Ivanović, Stepanov, Biševac, Lomić, Basta, Krasić, Dejan Milovanović (Milijaš 68), Vukčević (Todorović 77), Janković (Purović 65), Vučinić

Germany: Rensing, Volz, Sinkiewicz, Matip, Fathi, Lehmann, Polanski (Castro 68), Schulz, Hilbert (Brzenska 92), Kiessling, Rafael (Eigler 77) 0-1

Serbia and Montenegro - Germany

23.05.2006

Portugal: Vale, Nélson, Zé Castro, Rolando, Morais (Valente 72), Manuel Fernandes (Varela 45), Moutinho, Raul Meireles, Quaresma (Lourenço 85), Hugo Almeida, Nani

France: Mandanda, Sagna, Bourillon, Faty, Berthod, Faubert (Flamini 61), Gourcuff (Diarra 65), Mavuba, Toulalan, Sinama-Pongolle, Briand (Gouffran 83) 0-1

Portugal - France 23.05.2006

France - Germany 25.05.2006

Portugal - Serbia and Montenegro

25.05.2006

Germany - Portugal 28.05.2006

France - Serbia and Montenegro 28.05.2006

(17)

Calendário e classificações do torneio

Fase final - Fase de grupos

Fora Res

Casa Grp

Data

Barcelos Alemanha

0 - 1 Sérvia e Montenegro Grp A

23/05/06

Braga França

0 - 1 Portugal Grp A

23/05/06

Águeda Holanda

2 - 1 Ucrânia Grp B

24/05/06

Aveiro Dinamarca

3 - 3 Itália Grp B

24/05/06

Guimarães Alemanha

17:15 França

Grp A 25/05/06

Barcelos Sérvia e Montenegro

19:45 Portugal

Grp A 25/05/06

Aveiro Holanda

17:15 Dinamarca

Grp B 26/05/06

Águeda Ucrânia

19:45 Itália

Grp B 26/05/06

Guimarães Portugal

19:45 Alemanha

Grp A 28/05/06

Braga Sérvia e Montenegro

19:45 França

Grp A 28/05/06

Aveiro Itália

19:45 Holanda

Grp B 29/05/06

Águeda Ucrânia

19:45 Dinamarca

Grp B 29/05/06

Ptos GS

GM D

E V

J

3 0

1 0

0 1

1 França

3 0

1 0

0 1

1 Alemanha

0 1

0 1

0 0

1 Portugal

0 1

0 1

0 0

1 Sérvia e Montenegro

Ptos GS

GM D

E V

J

3 1

2 0

0 1

1 Ucrânia

1 3

3 0

1 0

1 Dinamarca

1 3

3 0

1 0

1 Itália

0 2

1 1

0 0

1 Holanda

(18)

Árbitros e delegados

Martin Hansson (SWE) Árbitro

Geir Åge Holen (NOR), Frederik Nilsson (SWE) Árbitros assitentes

Gerald Lehner (AUT) Quarto árbitro

Heinz Fahnler (AUT) Delegado da UEFA

Jaap Uilenberg (HOL) Observador

Árbitro

UEFA UNDER21

DN Nac.

Nome

15 1

06.04.1971 SWE

Martin Hansson

Embates anteriores em Campeonatos da Europa de Sub-21 entre estas duas equipas

Não encontrámos qualquer jogo

Europeu de Sub-21 Outros Jogos

Local Res

Jogo Fase

Comp.

Data

Ostrava 1-2*(3-4)

República Checa-Suíça POff

SUB21 19.11.2003

Outros Jogos

Local Res

Jogo Fase

Comp.

Data

Durham 1-2

Alemanha-Bélgica Gr. FF

SUB16 22.04.2001

Barnsley 3-1

Escócia-Finlândia Gr. FF

SUB16 25.04.2001

York 0-0 Rússia-Holanda

Gr. FF SUB16

27.04.2001

Durham 4-1

Croácia-Inglaterra POff 3º

SUB16 06.05.2001

Heerenveen 6-1

SC Heerenveen-FHK Liepajas Metalurgs 2ª

UIC 07.07.2001

Tiraspol 1-2

FC Sheriff-RSC Anderlecht 2ªPE

UCL 01.08.2001

Zemun 1-0

Sérvia e Montenegro-Bélgica Prelim.

SUB19 07.11.2001

St Gallen 1-1

FC St. Gallen-Willem II 2ª

UIC 13.07.2002

Nova Gorica 1-3

NK Gorica-AFC Rapid Bucuresti Pré-el.

UCUP 29.08.2002

Bordéus 6-0

FC Girondins de Bordeaux-FK Matador Púchov

1ª UCUP

17.09.2002

Beltinci 1-4

Escócia-Sérvia e Montenegro 1ªPE

SUB19 23.10.2002

Murska Sobota 1-4

Sérvia e Montenegro-Eslovénia 1ªPE

SUB19 25.10.2002

Zurique 1-1

Grasshopper-Club-PAOK FC 2ª

UCUP 14.11.2002

2-1 Estónia-Canadá

1ª Part.

29.03.2003

Kostanay 1-0

FC Tobol Kostanay-K. Sint-Truidense VV 2ª

UIC 12.07.2003

Teplice 1-0

FK Teplice-1. FC Kaiserslautern 1ª

UCUP 16.10.2003

Viena 3-0

FK Austria Wien-FC Illychivets Mariupil 2ªPE

UCUP 26.08.2004

Ventspils 1-1

FK Ventspils-Amica Sport 1ª

UCUP 16.09.2004

Beveren 0-3

KSK Beveren-SL Benfica Gr.

UCUP 02.12.2004

Belgrade 2-2

FK Partizan-FC Dnipro Dnipropetrovsk 1/16

UCUP 16.02.2005

Minsk 1-1

Bielorrússia-Eslovénia Pré-el.

Mundial 04.06.2005

Hamar 2-1

Noruega-Suíça 1ª

16.08.2005

Olomouc 4-1

República Checa-Arménia Pré-el.

Mundial 07.09.2005

Turim 3-0

Juventus-SK Rapid Wien Gr.

UCL 27.09.2005

Cardiff 2-0

País de Gales-Azerbaijão Pré-el.

Mundial 12.10.2005

Belgrade 3-1

FK Crvena Zvezda-AS Roma Gr.

UCUP 01.12.2005

Berna 1-0

FC Thun-Hamburger SV 1/16

UCUP 16.02.2006

(19)

Legenda

Competições

ECCC:Taça dos Clubes Campeões Europeus/UEFA Champions League UCUP:Taça UEFA

UCWC:Taça dos Vencedores de Taças SCUP:SuperTaça Europeia

UIC:Taça Intertoto

EURO:Campeonato da Europa

U21:Campeonato da Europa de Sub-21 WC:Campeonato do Mundo

CONFCUP:Taça das Confederações FRIE:Jogos particulares de selecções

U21 FRIE:Jogos particulares de selecções de Sub-21 Fases das competições

F:Final FT:Fase final GS:Fase de grupos

GS1:Primeira fase de grupos GS2:Segunda fase de grupos KO1:Primeira eliminatória PO:Play-off(s)

PR:Pré-eliminatória QF:Quartos-de-final QR:Qualificação

QR1:Primeira pré-eliminatória QR2:Segunda pré-eliminatória QR3:Terceira pré-eliminatória R1:Primeira eliminatória R2:Segunda eliminatória R3:Terceira eliminatória R4:Quarta eliminatória SF:Meias-finais 1/8:Oitavos-de-final 1/16:16-avos-de-final 1st:Primeira mão 2nd:Segunda mão

3P:Jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares 5P:Jogo de atribuição dos 5º e 6º lugares 7P:Jogo de atribuição dos 7º e 8º lugares 8P:Jogo de atribuição do 8º lugar

(20)

Outras abreviaturas AP:Presenças Comp:Competição D:Empate

DoB:Data de nascimento GA:Golos sofridos GF:Golos marcados L:Derrota

Nat:Nacionalidade No:Número

Pld:Jogos disputados Pos:Posição

Pts:Pontos

R:Expulso (cartão vermelho) Res:Resultado

W:Vitória

Y:Admoestado (cartão amarelo)

Y/R:Expulso (cartão amarelo, seguido de vermelho) NOTA: Estatísticas totais

Os números totais de golos marcados incluem também os resultantes de decisões disciplinares (ex. jogos suspensos ou cancelados quando é determinado um resultado de 3-0). Os golos marcados não incluem as tentativas

bem-sucedidas no desempate através de pontapés da marca de grande penalidade.

NOTA: Lista de jogadores

A lista de jogadores é ordenada pela posição e, depois, pelo número

1:U21 - Número de presenças e golos marcados nas fases de apuramento e final do Campeonato da Europa de Sub-21 de 2004-06.

2:U21 - Número de presenças e golos marcados na fase final do Campeonato da Europa de Sub-21 de 2004-06.

LEGENDA: Lista de acções disciplinares A actual situação disciplinar da competição.

*:Falha o jogo seguinte se vir cartão amarelo

#:Suspenso por, pelo menos, um jogo +:Suspenso provisoriamente

R:Expulso (cartão vermelho) S:Suspenso

Y:Admoestado (cartão amarelo)

Y/R:Expulso (cartão amarelo, seguido de vermelho) R*:Expulso (cartão vermelho) durante a competição

S*:Suspenso por ter visto cartões amarelos durante a prova Y*:Admoestado (cartão amarelo) na Taça UEFA

Y/R*:Expulso (cartão amarelo, seguido de vermelho) durante a prova

Nota:A lista disciplinar é destinada à comunicação social. É distribuída às equipas participantes apenas para efeitos informativos, pelo que não tem qualquer valor legal. No caso de existir alguma discrepância, apenas a correspondência endereçada directamente às equipas será considerada como oficial.

LEGENDA: Estatísticas de jogadores (-):Assinala um jogador substituído

(+):Assinala um suplente que entrou no jogo (*):Assinala um jogador expulso

(+/-):Assinala um suplente lançado no jogo e posteriormente substituído

(21)

NOTA: Árbitros

1:U21 - Número total de jogos dirigidos no Campeonato da Europa de Sub-21, incluindo os encontros da fase de qualificação. Os desafios em que o juiz tenha sido quarto árbitro não estão incluídos nestes dados estatísticos. Estas são as estatísticas oficiais, consideradas válidas para os boletins de comunicação dos árbitros na competição.

2:UEFA - Número de jogos dirigidos em todas as competições da UEFA, incluindo os encontros da fase de qualificação.

Os desafios em que o juiz tenha sido quarto árbitro não estão incluídos nestes dados estatísticos. Estas são as estatísticas oficiais, consideradas válidas para os boletins de comunicação dos árbitros na competição.

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Daí que o preâmbulo, seja por indicar os fins a serem atingidos pelo ordenamento constitucional e, por isso, ser capaz de influenciar a interpretação dos seus preceitos, não pode