• Nenhum resultado encontrado

pressão do sangue e aumentar o seu diâmetro, dando origem a uma dilatação, designada por aneurisma da aorta abdominal.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "pressão do sangue e aumentar o seu diâmetro, dando origem a uma dilatação, designada por aneurisma da aorta abdominal."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

O que é um aneurisma da aorta abdominal (AAA)?

A aorta é a principal artéria do corpo, sendo responsável pela distribuição de sangue a todo o organismo. Tem origem no coração, desce pelo tórax e abdómen dividindo-se finalmen- te em duas artérias, uma para cada membro inferior.

A parede da aorta ao nível do abdómen pode, em algumas pes- soas, tornar-se mais frágil, fruto da idade, do tabaco e de ou- tros factores. A parede da aorta pode então começar a ceder à pressão do sangue e aumentar o seu diâmetro, dando origem a uma dilatação, designada por aneurisma da aorta abdominal.

(3)

Qual a gravidade de um aneurisma de aorta abdominal?

Os aneurismas são geralmente silenciosos. Quando se tor- nam grandes, podem ser muito graves. Como a parede da aorta fica mais fraca e dilata, pode romper. Quando isso acontece o desfecho pode ser fatal.

Quando a aorta se encontra apenas ligeiramente mais dila- tada, relativamente ao normal, não é grave. No entanto, é im- portante saber que existe essa dilatação de maneira a poder ser regularmente vigiada pelo médico assistente.

Quem corre maior risco?

Os homens são seis vezes mais propensos a ter este tipo de aneurisma do que as mulheres. A probabilidade de ter um aneurisma também aumenta com a idade.

Adicionalmente, terá maior possibilidade de desenvolver um aneurisma da aorta abdominal se:

• for fumador;

• tiver a tensão arterial alta

(ou fizer medicação para esse efeito);

• tiver os níveis de colesterol altos

(ou fizer medicação para esse efeito);

• tiver tido um enfarte agudo do miocárdio ou tiver angina de peito;

• tiver tido um acidente vascular cerebral;

• o seu irmão, irmã, pai ou mãe tiver ou já tenha tido um aneurisma de aorta abdominal.

É frequente?

Estima-se que cerca de 3 a 10% dos homens com mais de 50 anos possam ter um aneurisma da aorta abdominal. Isto implica que até 1 em cada 10 homens na faixa etária em questão possa apresentar um aneurisma.

(4)

Por que é o rastreio importante?

Se tiver um aneurisma, não irá, em regra, ter dor ou qualquer sintoma.

O rastreio permite detectar precocemente um aneurisma, possibilitando, desta forma, uma vigilância adequada e, se necessário, um tratamento atempado. Permite assim reduzir muito o risco de um aneurisma vir a causar problemas graves.

A forma mais fácil de descobrir se tem um aneurisma é atra- vés da realização de uma ecografia do abdómen, método que é completamente isento de riscos.

Quem deverá realizar o rastreio?

Se é um homem com idade acima de 65 anos, encontra-se convidado para realizar o rastreio.

Os homens com idade superior aos 55 anos, que tenham um familiar direto com um aneurisma da aorta abdominal (tra- tado ou não), também deverão efectuar o rastreio.

O que vai acontecer durante o rastreio?

Após o preenchimento de um breve questionário, realizar- -se-á uma ecografia abdominal para avaliar a dimensão da artéria aorta. O teste é simples, indolor e muito rápido (dura menos de 10 minutos).

O resultado será transmitido a si e ao seu médico de família.

Quais são os resultados possíveis do exame?

São três os resultados possíveis:

• Normal

Um resultado normal significa que a aorta não se encontra alargada (não há aneurisma). Nenhum tratamento ou acom- panhamento específico será necessário.

• Aneurisma de pequenas dimensões

Se se verificar a presença de um aneurisma de pequenas di- mensões, isto significa que a aorta é um pouco maior do que o normal. Nessas circunstâncias, será encaminhado para o médico de família que promoverá a adequada vigilância.

(5)

é o mais frequente

Aneurisma da Aorta Abdominal O

dos aneurismas

representação do aneurisma

ANEURISMA

• Aneurisma de grandes dimensões

Se for encontrado um aneurisma de grandes dimensões, isto significa que a aorta é muito maior do que o normal. Apenas um número pequeno de indivíduos irá ter esse resultado.

Nessas circunstâncias deverá ter um encaminhamento ade- quado tendo em vista um provável tratamento cirúrgico.

Isso será feito pelo seu médico de família que o encaminhará para um Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, de acordo com a referenciação da sua área de residência.

O rastreio do AAA pode permitir detectar outras doenças?

Não. O rastreio irá apenas determinar se tem ou não um aneurisma de aorta abdominal. Não irão ser pesquisadas outras doenças. Se estiver preocupado com algum proble- ma médico deverá contactar o seu médico de família.

(6)

porto Rua Brito e Cunha no 254 – 4o Esquerdo | 4450-082 Matosinhos tlf +351 914 944 300 | +351 933 955 850

spacv@spacv.org | www.spacv.org

design studium®

Referências

Documentos relacionados

[...] Então a minha participação no movimento estudantil, ela tinha desde o início, ela sempre teve muito essa vertente da participação política,

Percebemos que este cenário vem se transformando nos últimos anos com as mudanças gradativas nos currículos das instituições de ensino superior (IES), dos cursos de

SYL-OFF™ SL 40 Modificador de release – Alta eficiência para níveis de modificação elevados nos quais a ancoragem ao filme não é um problema SYL-OFF™ SL 9156 Modificador

Pelo estímulo do sangramento apical, através de um instrumento endodôntico, se formará um coágulo que servirá de matriz, como um arcabouço (scaffold) para promover o

Esta fase caracteriza-se por encontrar um conjunto de parâmetros NURBS adequado, baseado em um número de pontos de controle e graus das curvas fornecidos pelo usuário,

práticas de higiene na produção de ingredientes para alimentação animal, com origem em subprodutos animais [5]. Os ingredientes que se podem produzir a partir

É sob essa perspectiva que Nepomuceno, no último capítulo, anuncia que é: [...] hora de mergulhar no caos que é dominante e criador, voltar de novo ao começo, então a procura

É onde entra a questão do trabalho, considerado como central na vida de cada um, o meio mais disseminado para que os sujeitos encontrem o seu lugar na socie- dade e desenvolvam a