• Nenhum resultado encontrado

09 - indutores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "09 - indutores"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Indução Magnética

Se uma bobina de N espiras é colocada em uma região onde o fluxo magnético está variando, existirá uma tensão elétrica induzida na bobina, e que pode ser calculada com o auxílio da Lei de Faraday:

E=N d Φ dt

A polaridade dessa tensão, é tal que ela tende a estabelecer uma corrente nessa bobina, que produz um fluxo no sentido contrário ao da variação do fluxo original. Em outras palavras, se o fluxo magnético variante aumenta, existirá uma tensão induzida que criará uma corrente que irá diminuir esse fluxo. Se o fluxo variante está diminuindo, a tensão induzida será tal que a respectiva corrente irá aumentar o fluxo original. Esse característica de oposição da variação do fluxo magnético é conhecido como Lei de Lenz.

Indutância

A propriedade de um bobina de se opor à variação de corrente é medida pela sua auto-indutância (ou somente indutância), representada pela letra L. A unidade de medida no SI é o henry [H], em homenagem ao físico americano Joseph Henry.

Os indutores, são bobinas de várias dimensões projetadas para introduzir quantidades específicas de indutância em um circuito elétrico. A indutância das bobinas pode ser calculada, com aproximação, pela equação:

L=NA

l [H]

onde N é o número de espiras, μ é a permeabilidade magnética do núcleo, A a área de sua seção transversal e l seu comprimento. É comum enrolar bobinas em torno de materiais ferromagnéticos, pois possuem permeabilidades muito maiores que o ar, alcançando valores maiores de indutância.

(2)

Como são elementos passivos comuns em circuitos elétricos, possuem simbologia própria para representação em diagramas de circuito.

A indutância de um indutor também pode medida/calculada a partir da taxa de variação do fluxo magnético em seu núcleo e a corrente aplicada:

L=N d Φ di [H]

onde N é o número de espiras, Φ é o fluxo de campo magnético e i é a corrente aplicada no indutor. Mantendo N constante, podemos reescrever a equação da tensão induzida em uma bobina:

V =N d Φ dt =

(

N d Φ di

)(

di dt

)

V =Ldi dt

o que mostra que a tensão entre os terminais de um indutor é diretamente proporcional à sua indutância e a taxa de variação instantânea de variação da corrente. Comparando essa equação, com aquela que relaciona tensão e corrente em um capacitor:

vL=L

di

dt iC=C

dv dt

(3)

Dada a semelhança estrutural das duas equações, trocando as grandezas i por v e L por C, dizemos que o capacitor e o indutor possuem características duais.

Exemplo: Encontre a forma de onda da tensão média entre os terminais de um indutor de 4 mH, sabendo que a corrente no indutor varia com o tempo de acordo com o gráfico abaixo. Trace o gráfico dessa tensão pelo tempo.

solução:

Analisando o gráfico resultante, é possível perceber que a área sob o pulso positivo (integral da tensão), de 2 a 4 ms, é numericamente igual à integral da tensão entre 4 e 9 ms.

Conforme será mostrado posteriormente, a área dessas curvas representam, respectivamente, a energia armazenada e fornecida pelo indutor. Durante todo o período de 0 a 10 ms, toda energia é armazenada e devolvida ao circuito, sem haver dissipação, como nos resistores.

Durante um ciclo completo o capacitor e o indutor ideais não consomem energia, se limitam a armazená-la durante parte do ciclo e cedê-la durante a parte restante.

(4)

Circuitos indutivos

Analisando o circuito abaixo, no instante em que a chave é fechada (t = 0), a indutância do indutor não permite que o ocorra uma variação instantânea da corrente (descontinuidade na função i(t)). Portanto, a corrente no instante inicial é zero e, assim, a tensão vL nos terminais do indutor é E.

A partir da tensão vL, a corrente no indutor parte de zero e passa a aumentar, reduzindo o valor de vL

até tal tensão seja nula. Durante esse período, o indutor está armazenando energia em campo magnético.

Note que os comportamentos da tensão e da corrente no indutor durante a fase de armazenamento são exatamente os opostos do que acontece com o capacitor na fase de carregamento.

A equação da corrente no indutor durante essa fase de armazenamento é dada por:

iL=E R(1−e

R

Lt)

Observando as variáveis dessa equação, percebe-se que o valor máximo da corrente é E/R e que ela cresce rápido inicialmente, mantendo um crescimento menor a medida que aumenta o tempo. Se escrevermos o expoente na forma de uma constante de tempo, como no capacitor:

τ=L

R [s]

Assim como os circuitos capacitivos, em termos práticos, a fase de armazenamento termina e o circuito R-L entra em estado estacionário depois de um período equivalente a cinco constantes de tempo. Nesse caso, como a corrente passa a ser constante, a tensão nos terminais do indutor é nula, portanto, o indutor pode ser substituído por um curto-circuito.

(5)

Outra análise permite observar que quanto maior a indutância do indutor, mais o circuito irá se opor a uma rápida variação da corrente.

A partir da análise da corrente no indutor, é fácil mostrar a expressão para a tensão com relação ao tempo. Como a corrente é nula em t = 0, a tensão nos terminais do indutor é E, e diminui a medida que a corrente aumenta, pois o divisor de tensão com o resistor em série fará com que a tensão vL

caia pra zero quando a corrente for para E/R.

vL=E etτ

que, em termos práticos, é nula após 5 constantes de tempo.

Na análise de circuito RC observamos que o capacitor pode armazenar energia em seu campo elétrico por um período limitado somente à corrente de fuga.

Em circuitos RL, entretanto, a energia é armazenada no campo magnético estabelecido pela corrente do indutor. Em circuitos abertos não há corrente e, portanto, não há energia armazenada.

Imaginando que a chave do circuito RL mostrado anteriormente fosse aberta, a corrente iria varia do valor máximo E/R para zero quase que instantaneamente. Como a tensão nos terminais do indutor é proporcional à variação dessa corrente, o valor da tensão seria altíssimo, gerando uma alta tensão nos terminais da chave e causando uma centelha elétrica.

Esse é o princípio de funcionamento de sistemas de ignição de automóveis que pode gerar até 25.000 V a partir uma bateria de 12 V. Outro exemplo são os starters de lâmpadas fluorescentes (que foram substituídos pelo reator eletrônico).

Assim, para analisar a fase de decaimento de um indutor, usaremos o circuito abaixo, onde o resistor R2 oferece um caminho para a corrente iL sem que haja centelha na abertura da chave.

(6)

Quando a chave é fechada a tensão em R2 é E e o circuito tem um comportamento idêntico ao

descrito anteriormente (basta analisar o circuito equivalente de Thévenin de E em paralelo com R2).

Ao final da fase de armazenamento, a corrente no indutor é E/R no sentido horário da malha do indutor, e a tensão com sentido contrário. Ao abrir a chave, a corrente tem como valor inicial E/R, mas devido à nova configuração do circuito, a tensão vL muda de sentido (ela pode variar

instantaneamente).

Nesse caso, a tensão inicial do indutor, na fase de decaimento (no momento que a chave é aberta): vL=vR1+vR2=i1R1+i2R2 vL=iL(R1+R2)= E R1 (R1+R2) vL=

(

1+R2 R1

)

E

que é necessariamente maior que E. Em outras palavras, ao abrir a chave, a tensão no indutor troca de polaridade, mudando instantaneamente de E para -[1 + R2/R1]E.

Durante a fase que o indutor libera sua energia armazenada, a tensão em seus terminais diminui de acordo com: vL=Viet τ' onde: vi=

(

1+R2 R1

)

E e τ'= L RT= L R1+R2

(7)

A queda de corrente é descrita por: iL=Ime − t τ' onde: Im= E R1 e τ'= L RT= L R1+R2

Exemplo: Encontre as expressões matemáticas para iL, vL e vR1 em função do tempo se a chave for aberta depois do tempo de armazenamento. Esboce as formas de onda das tensões e correntes nas fases de armazenamento e decaimento.

Solução: τ'= L R1+R2=0,8 ms vi=

(

1+R2 R1

)

E=

(

1+ 3 k 2 k

)

50=125 V vL=−125 e − t 0,8 x 10−3 [V] iL=(25 x 10−3)et 0,8x 10−3 [A] vR1=iLR1 vR 1=Imet τ' R 1=R1 E R1et τ' vR1=E e− tτ'=50 et 0,8 x 10−3 [V]

(8)

De forma análoga ao capacitor, onde o seu carregamento poderia começar a partir de um valor inicial de tensão, no indutor, seu armazenamento pode iniciar a partir de um valor inicial de corrente. Nesse caso:

iL=Ii+(If−Ii)(1−e− tτ)

iL=Ii+(If−Ii)(1−e−tτ

)

Associação de indutores

Assim como resistores e capacitores, a associação de indutores em série e paralelo resultam em uma indutância equivalente. Conforme foi observado em toda análise de circuitos RL, o indutor tem um comportamento dual com relação ao capacitor.

(9)

No caso da associação de mais de um componente, esse comportamento se mantém, sendo portanto o inverso do observado no capacitor, e portanto, idêntico ao dos resistores.

A indutância de indutores em série e a soma das indutâncias: Leq=L1+L2+⋯+Ln

Para indutores em paralelo, o inverso da indutância equivalente é a soma dos inversos de cada indutância: 1 Leq= 1 L1+ 1 L2+⋯+ 1 Ln

Energia armazenada no indutores

Assim como o capacitor ideal, o indutor ideal armazena energia em seu campo magnético. A partir da definição de potência elétrica e das expressões de tensão e corrente no indutor, temos a expressão da energia armazenada pelo indutor:

W=1 2L Im

Referências

Documentos relacionados

NONO TERMO DE ADITAMENTO AO "CONTRATO QUE REGULA AS CONDIÇÕES PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E A UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES DE CRÉDITO MERCANTIL DO BRASIL"

Nenhuma responsabilidade será assumida pela Promotora, no decorrer e posteriormente ao período de participação nesta Promoção, por quaisquer problemas técnicos ou

O presente trabalho teve como objetivo elaborar um álbum digital sobre as aves do Cerrado que pudesse ser utilizado como recurso didático no ensino de Ciências

7.2 Na hipótese de ser formalizado o Contrato, o atraso injustificado no cumprimento das obrigações contratuais sujeitará o contratado à multa de mora de 1% (um por cento) ao dia, por

A camada espinhosa apresentou células grandes com núcleo claro com cromatina descondensada e nucléolos evidentes; citoplasma com longos fei- xes de tonofilamentos, muitos

ALPHA SENSORES A UTOMOTIVOS USO GERAL

enfermagem, a não ser em situações mais específicas em que se combine uma reunião com as pessoas significativas. desloca-se à unidade de diálise com os

O não cumprimento das normas implicará na inadimplência do orientador, coorientador e acadêmico junto aos programas de iniciação científica e iniciação tecnológica e