• Nenhum resultado encontrado

EDITAL_SUBMISSÃO_TRABALHOS_2017 (1)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL_SUBMISSÃO_TRABALHOS_2017 (1)"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

III SEMANA ACADÊMICA TRANSDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE CEUMA - CAMPUS IMPERATRIZ

EDITAL Nº 03

Imperatriz – MA 2017

(2)

2

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

A Universidade Ceuma torna público o edital de convocação para inscrição na III SEMANA ACADÊMICA TRANSDISCIPLINAR do campus Imperatriz, com o TEMA: Ética, Ciência e Cidadania.

1 OBJETIVO

Convidar os interessados à participar da III Semana Acadêmica Transdisciplinar da Universidade Ceuma - Campus Imperatriz, que visa contribuir com o crescimento profissional e humanístico da sociedade acadêmica de Imperatriz com vistas ao desenvolvimento da população em geral. O evento acontecerá no período de 25 a 27 de Outubro de 2017, onde serão ministradas palestras e minicursos e serão apresentados resumos de trabalhos científicos.

2 PÚBLICO ALVO

Acadêmicos de todos os cursos da Universidade do CEUMA campus Imperatriz, bem como, acadêmicos de outras Instituições de Ensino Superior da região.

3 INSCRIÇÃO

3.1 Os alunos deverão realizar inscrição, apenas, através do site institucional:

www.ceuma.br.

3.2 Os alunos devidamente inscritos e que tiverem sua participação comprovada através da frequência, deverão imprimir o certificado através do site: www.ceuma.br.

3.3 O aluno estará inscrito no evento após realização da inscrição através do site e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 para alunos da Universidade CEUMA e de R$ 40,00 para o público externo.

3.4 Para submissão de resumo simples ou expandido, pelo menos um dos autores necessita estar inscrito e ter pago o boleto de inscrição no evento.

(3)

3

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

4 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS CIENTÍFICOS SIMPLES E ELABORAÇÃO DO PAINEL

ORGANIZAÇÃO DO RESUMO SIMPLES

4.1 Os trabalhos científicos serão apresentados no formato de painel (pôster/banner).

4.2 Serão aceitos trabalhos científicos que contemplem: pesquisa básica, projeto de pesquisa e revisão de literatura.

4.3 Os trabalhos científicos deverão conter: categoria, título, autor, coautores (até cinco), orientador, coorientador, apresentador, e-mail do apresentador, área/especialidade do resumo (Modelos ANEXO I).

4.4 Os resumos dos trabalhos devem ser escritos em português e não podem conter figuras, gráficos ou tabelas, devem conter no máximo 300 palavras. Devem ser digitados em espaço simples, alinhamento justificado em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 (Modelos ANEXO I).

ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PAINEL

4.5 Deve ser elaborado com as dimensões de 90 cm de largura e 110cm de altura. 4.6 Deve conter as mesmas informações do resumo aprovado pela Comissão Científica. 4.7 Os autores devem ser separados por vírgulas; não dar espaçamento entre as iniciais e

apenas a letra inicial do sobrenome e das iniciais devem estar em maiúscula. Exemplo: Silva TG*, Pereira AG, Castro OP. (Atenção: sobrenome e iniciais de autor apresentador do trabalho identificados pelo asterisco e sublinhado).

4.8 Qualquer tipo de alteração nos painéis levará à proibição da apresentação do trabalho, consequente desqualificação, além da perda do direito ao certificado. Será considerada alteração qualquer tipo de imagens ou partes coladas, fita adesiva, adesivos de qualquer natureza, recortes, emendas, montagens, escritos à mão e qualquer coisa que não seja a impressão original do painel.

4.9 O autor principal será responsável pela fixação do pôster, no local definido, na data da apresentação, às 8:00 h e por sua retirada às 22:30 h. O autor terá OITO MINUTOS para

(4)

4

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

apresentação, seguidos de DOIS MINUTOS para comentários/perguntas dos examinadores.

4.10 Será encaminhado junto com o aceite do trabalho o modelo do banner a ser confeccionado. O modelo não é uma sugestão, deve ser seguido por todos que tiverem seus trabalhos aceitos nesta modalidade. Os trabalhos que estiverem em modelos diferentes não serão proibidos de serem apresentados, porém não serão avaliados e não concorrerão à premiação.

4.11 Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. A premiação ocorrerá no encerramento do evento.

5 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS E APRESENTAÇÃO ORAL

ORGANIZAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

5.1 O Resumo Expandido, com no máximo cinco páginas (com gráficos/tabelas), deverá constar: título (centralizado), autor(es) (centralizados), identificação dos autores, Resumo (máximo de 200 palavras), Palavras-Chave (máximo de três), Introdução (máximo de 20 linhas), Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências (ANEXO II).

 Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens superior, inferior, esquerda e direita de 25 mm.

 Numerar as páginas.

 Não deverá existir tabulação no texto e nota de rodapé.

 Fonte: Times New Roman, tamanho 12, para autores, texto, e tamanho 10 para identificação dos sobrescritos e subscritos;

 Espaçamento simples entre linhas.

 O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser separado(s) do título por um espaço (uma vez ENTER).

(5)

5

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

5.2 Todos os tópicos (RESUMO:, PALAVRAS-CHAVE: etc.) deverão ser escritos em letras maiúsculas, em negrito e seguidos por dois pontos (:) e pelo texto, com início na mesma linha, que deverá ter alinhamento justificado (alinhado à esquerda e à direita). Não deverá existir parágrafo no texto.

5.3 TÍTULO - Em letras maiúsculas, negrito e centralizado, deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho. Um número-índice, sobrescrito, como chamada de identificação, poderá seguir-se ao título para possíveis explicações quando necessárias (ANEXO II).

5.4 AUTORES - Os autores devem ser aqueles que compõem o grupo sendo considerados como tal apenas os alunos que tiveram participação efetiva no trabalho, em condições de responder pelo mesmo integralmente. Os nomes dos autores devem estar um espaço abaixo do título, centralizados, em letras maiúsculas, abreviando-se somente o(s) prenome(s) intermediário(s), se houver, seguidos dos respectivos números-índice que irão identificar os autores. Em caso de mais de um autor, seus nomes serão separados por vírgula (ANEXO II).

5.5 IDENTIFICAÇÕES - Abaixo do(s) nome(s) do(s) autor (es) deverão ser colocadas as identificações referentes ao(s) curso(s) (ANEXO II).

5.6 RESUMO - O texto deve iniciar-se na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e as conclusões, contendo no máximo 14 linhas. Abaixo devem aparecer as PALAVRAS-CHAVE (três no máximo, procurando-se não repetir palavras do título) escritas em letras minúsculas (ANEXO II).

5.7 INTRODUÇÃO - Devem ser evitadas divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho, utilizando no máximo 20 linhas (ANEXO II).

5.8 MATERIAL E MÉTODOS - Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica é suficiente. Caso contrário, é necessário apresentar uma

(6)

6

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional (ANEXO II).

5.9 RESULTADOS E DISCUSSÃO - Ilustrações e Figuras devem ser apresentadas com tamanho e detalhes suficientes para a composição gráfica final, preferivelmente na mesma posição do texto, e em preto e branco. No caso de figuras para a apresentação de resultados na forma de gráficos, estes devem apresentar-se sem bordas, sendo os eixos x e y com 1/2 pt, descritos com o mesmo tipo e tamanho de letras contidas no texto e a legenda na posição inferior do mesmo. A numeração deve ser sucessiva em algarismos arábicos. Tabelas: evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios; adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e autoexplicativas (ANEXO II).

5.10 CONCLUSÕES - Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos (ANEXO II).

5.11 AGRADECIMENTOS - Inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta (ANEXO II).

5.12 REFERÊNCIAS - Devem incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos, fotos ou imagens, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. As citações no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (ANEXO II).

APRESENTAÇÃO ORAL

5.13 Os artigos selecionados para apresentação oral deverão ser preparados em Microsoft PowerPoint®, com a parte escrita: gráficos e figuras na ordem da apresentação, gravados em pen drive e entregues à Comissão Científica, em até, cinco dias após o recebimento de seu artigo.

(7)

7

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

5.14 O tempo estimado para cada apresentação será de quinze (15) minutos com mais quinze (15) minutos para as arguições da banca examinadora, sendo cinco (5) minutos por examinador.

5.15 Sugere-se, ainda, a utilização de fontes (letras) simples e com tamanho que permitam uma leitura rápida.

5.16 As informações devem ser organizadas (textos e ilustrações) de forma clara e objetiva. 5.17 A apresentação deve abordar os objetivos da pesquisa, relevância, a metodologia

empregada e conclusões.

5.18 A indicação do horário de apresentação do artigo aprovado e da sala será divulgada por e-mail pela Comissão Científica.

6 ORIENTAÇÕES GERAIS

6.1 Serão aceitos trabalhos enviados, somente por meio eletrônico, até o dia 15 de setembro de 2017.

6.2 Não serão aceitos trabalhos que infrinjam o código de ética ou a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que estabelece os critérios para pesquisa envolvendo seres humanos.

6.3 Todos os trabalhos serão submetidos à avaliação da Comissão Científica e poderão ser aceitos ou não. A comunicação sobre aceite ou recusa de resumos será feita através de e-mail ao primeiro autor do trabalho.

6.4 A Comissão Científica do evento considerará no processo de avaliação dos trabalhos: I. O conteúdo que deverá apresentar qualidade de redação, qualidade científica,

coerência metodológica, encadeamento lógico entre introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusões;

II. O cumprimento das condições de submissão e das normas quanto ao formato e ao prazo. Serão apresentados apenas os trabalhos que obtiverem média igual ou superior a oito pontos após avaliação da Comissão Científica.

6.5 Os resumos deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE por meio eletrônico para o endereço <comissaocientificaceumaitz@gmail.com> com a seguinte descrição no

(8)

8

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

assunto do e-mail: SUBMISSÃO DE TRABALHO PARA III SEMANA ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE CEUMA campus IMPERATRIZ.

6.6 Os trabalhos enviados fora das formatações exigidas serão

automaticamente não aceitos.

6.7 O apresentador deverá estar à disposição para apresentação em dia e horário pré-determinados pela Comissão Científica, os trabalhos que não forem apresentados, serão publicados nos Anais do evento, porém os autores não receberão Certificado de Apresentação do Trabalho.

6.8 Em caso de mudança de apresentador, tal mudança deverá ser comunicada previamente com prazo de uma semana após a liberação do resultado.

Imperatriz, 30 de maio de 2017.

Prof. DSc. Maria Carolina Silva Presidente da Comissão Organizadora da

III Semana Acadêmica

Prof. DSc. Michele M. Martins de Oliveira Presidente da Comissão Científica da

(9)

9

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

(10)

10

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

ANEXO I

– MODELOS RESUMOS SIMPLES Categoria: Projeto de Pesquisa

Título: As doenças laborais mais frequentes nos estabelecimentos comerciais localizados em alguns bairros da cidade de imperatriz–MA

Autor: Larissa Ribeiro Dias

Coautores: Larissa Ribeiro Dias, Sílvia Maquilene Carneiro Silva, Thaynara Lessa Oliveira, Jacyara Barbosa Oliveira

Orientador: Claudia Meira de Andrade Avelar Apresentador: Larissa Ribeiro Dias

E-mail: laryta@hotmail.com

Área/Especialidade: Direito Previdenciário e do Trabalho/Doenças laborais

Resumo:

Introdução: Doenças laborais são bastante comuns hoje em dia, mas poucas pessoas sabem que são portadoras de uma dessas doenças. Objetivo: Verificar quais são as doenças laborais mais frequentes nos empregados que trabalham na área comercial da cidade de Imperatriz - MA. Material e Métodos: A metodologia utilizada na pesquisa em questão será exploratória e descritiva, utilizando-se de pesquisa de campo e outros materiais que nos forneçam dados substanciais e relevantes para o estudo do assunto. Serão entrevistados empregados de estabelecimentos distintos dentro do setor comercial, que exerçam desde atividades com esforço repetitivo (LER), até empregados que realizem atividades meramente braçais, ligados a distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Nossos estudos serão baseados em empregados que estejam no mesmo ramo laboral a pelo menos1(um) ano ininterrupto de trabalho e também em órgãos específicos que norteiam e fiscalizam esse segmento. Resultados esperados: Espera-se com a pesquisa em questão levantar quais as doenças laborais mais frequentes nos estabelecimentos comerciais de Imperatriz – Ma; que tipo de atividade laboral os acometidos por tais doenças exerciam e quais foram as medidas tomadas por parte dos empregados e empregadores quando as doenças se manifestaram.

(11)

11

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

Categoria: Pesquisa Científica

Título: As dificuldades enfrentadas pelos pequenos comerciantes do bairro três poderes na cidade de Imperatriz - MA

Autor: Flavio de Oliveira Freire

Coautores: Flavio de Oliveira Freire, Meisson Henrique Vieira da Silva, Francisco Wallace Santos Araújo

Orientador: Claudia Meira de Andrade Avelar Apresentador: Flavio de Oliveira Freire E-mail: flavio_tdb2005@hotmail.com

Área/Especialidade: Contabilidade/Contabilidade de Custos

Resumo:

Introdução: Os últimos anos revelam pouco desenvolvimento no pequeno comércio de Imperatriz, especificamente no bairro três poderes. A centralização do comércio, o desemprego, a falta de poder de compra; a crise que assola o país são alguns dos fatores mais apontados para justificar o fraco volume comercial das pequenas empresas do bairro três poderes. Objetivo: Identificar quais e como as pequenas empresas conseguiram se mantiver no mercado, mesmo estando em um bairro eminentemente residencial. Material e Métodos: A metodologia utilizada na pesquisa em questão foi bibliográfica, documental e quanto aos fins: exploratória e descritiva. Foram pesquisadas algumas empresas do bairro, como a SHOW MOTOS que ainda conseguiu se mantiver no local mesmo com uma logística aparentemente imprópria para o negócio. E outras empresas de ramos diversificados. Resultados: Foi verificado que vários comerciantes estão a alugar os seus estabelecimentos comerciais, ou tentar o trespasse; outros vendendo suas propriedades para o ramo imobiliário, que cresce de forma prodigiosa no local. Outra forma de se manter competitiva é apostar na modernização, inovação e criatividade. Conclusão: Diante do que foi pesquisado, percebeu-se que uma alternativa viável para manter a saúde financeira das empresas localizadas no bairro três poderes, na cidade de Imperatriz - MA seria investir no cliente, o fidelizando com benefícios e vantagens diferenciadas do mercado convencional.

(12)

12

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

Categoria: Revisão de Literatura Título: Light Steel Frame

Autor: Marlange Santos Laranjeira

Coautores: Andressa Luana Gonçalves da Cruz, Maria Gabrielle de Souza Pereira, Marlange Santos Laranjeira, Sabrina Cabral Miranda

Orientador: Maria Alexandra Estrela Apresentador: Marlange Santos Laranjeira E-mail: marlange.santos@hotmail.com

Área/Especialidade: Engenharia/Light Steel Frame

Resumo:

Introdução: O sistema construtivo Light Steel Framing, é uma denominação empregada internacionalmente para definir o material construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural, gerando elementos de baixo peso. Objetivo: Apresentar Light Steel Framing como método de construção ágil, eficiente, econômico e seguro. Revisão de Literatura: O LSF reduz em até dois terços o tempo de construção;gera economia de água e materiais de alvenaria; seu excelente desempenho termo acústico gera também economia de energia que seria gasta na climatização dos ambientes internos; custo de 10% a 20% por metro quadrado inferior ao convencional, com a eliminação das paredes e dos portantes; os perfis de aço galvanizado não contribuem para a propagação do fogo; oferecem mais resistência à corrosão e maior resistência a ventos e abalos sísmicos. O sistema construtivo Steel Frame tem como conceito básico o emprego de componentes industrializados na construção civil, aliados a uma metodologia executiva bem definida que proporciona um produto final de alta tecnologia, com prazos e qualidade incomparáveis. Utiliza as mesmas premissas de uma alvenaria estrutural, onde paredes portantes substituem vigas e pilares na distribuição dos esforços gerados pelas edificações. A estrutura é composta de perfis leves de aço galvanizado que formam os painéis portantes das paredes e a estrutura de telhado, gerando um conjunto monolítico leve e resistente. Conclusão: Serão obras concluídas em prazos menores em relação à alvenaria comum, com menos resíduos para os canteiros de obras e trazendo cada vez mais inovação para a construção civil.

(13)

13

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

ANEXO II

– MODELO RESUMOS EXPANDIDO

SISTEMA DE VISUALIZAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO DO BRASIL

EMÍLIA HAMADA1, ELIAS G. DE ALMEIDA2, JOSÉ TADEU DE O. LANA3, DÉBORA CIBELY V. DA SILVA4

1 Engenheira Agrícola, Pesquisadora, Embrapa Meio Ambiente/Jaguariúna-SP, emilia@cnpma.embrapa.br. 2 Analista de Sistemas, Analista, Embrapa Meio Ambiente.

3 Engenheiro Agrônomo, Analista, Embrapa Meio Ambiente. 4 Graduanda em Ciência da Computação, Faculdade de Jaguariúna.

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema para visualização do balanço hídrico climatológico (VisBHClima) na forma de mapas de distribuição espacial do Brasil, bem como permitir a consulta do balanço hídrico dos municípios do Brasil, utilizando tabelas e gráficos. As informações de temperatura e precipitação foram obtidas do Climate Research Unit (CRU), referentes às medidas mensais do período de 1961 a 1990 e a localização das sedes dos municípios foi obtida do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). No cálculo do balanço hídrico pelo método de THORNTHWAITE & MATHER (1955) foi empregada a planilha BHNorm, desenvolvido por ROLIM et al. (1998). Os mapas foram elaborados em Sistema de Informações Geográficas (SIG) Idrisi. Essas informações foram organizadas em um banco de dados, utilizando o IBExpert para a manipulação de dados e manutenção dos objetos do banco de dados relacional. O sistema foi desenvolvido utilizando IDE Delphi 2010 e Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) FireBird. O sistema apresenta dois módulos básicos, permitindo o cálculo do balanço hídrico pela busca sequencial por estado e município, totalizando 5.435 sedes de município e a visualização de 300 mapas da distribuição espacial das variáveis componentes do balanço hídrico.

PALAVRAS–CHAVE: evapotranspiração, geoprocessamento, software.

INTRODUÇÃO: O balanço hídrico é um sistema contábil de monitoramento da água do solo e resulta da aplicação do princípio de conservação de massa para a água num volume de solo vegetado (PEREIRA et al., 1997). Existem diversos métodos para estimar a evapotranspiração potencial e os mais precisos são os observacionais, empregando lisímetros e evapotranspirômetros (VIANELLO & ALVES, 1991). No entanto, na ausência de recursos instrumentais, a evapotranspiração é estimada, geralmente, adotando-se métodos baseados em formulação empírica, como o balanço hídrico climatológico, desenvolvido por THORNTHWAITE & MATHER (1955). De acordo com CAMARGO & CAMARGO (1993), o balanço hídrico climatológico é um instrumento útil e prático para caracterizar o fator umidade do clima e, com seu auxílio, as necessidades de irrigação podem ser quantificadas, tornando-se indispensável tanto na definição e quantificação das exigências climáticas das culturas econômicas nas diferentes fases fenológicas, como também nos mapeamentos das aptidões climáticas de culturas agrícolas. Segundo ROLIM et al. (1998),

(14)

14

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

planilhas eletrônicas para o cálculo do balanço hídrico têm sido largamente usadas para tratamento de dados e apresentação de gráficos e esses mesmos autores elaboraram um aplicativo em planilha EXCEL, o BHNorm. Aplicativos computacionais para a obtenção do balanço hídrico são instrumentos úteis ao planejamento das atividades agrícolas, considerando os diferentes tipos de clima do Brasil. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema para visualização do balanço hídrico climatológico (VisBHClima) na forma de mapas de distribuição espacial do Brasil e consulta por município do Brasil, com tabelas e gráficos.

MATERIAL E MÉTODOS: O sistema computacional foi desenvolvido em Integrated Development Environment (IDE) Delphi 2010 e adotando-se o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) FireBird. As informações de temperatura média e precipitação pluvial foram obtidas do Climate Research Unit (CRU), abrangendo o continente Sul-Americano, com resolução espacial de 0,5° X 0,5° de latitude e longitude, referentes às médias mensais do período da normal climatológica de 1961 a 1990. Métodos de interpolação foram aplicados aos dados, sendo Krigeagem para temperatura e Inverso do Quadrado da Distância para precipitação, obtendo-se como resultado mapas com resolução espacial de 5’ X 5’ de latitude e longitude, empregando-se o software Surfer 8. Essas informações foram então importadas pelo software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) Idrisi32, com recorte dos dados para o território brasileiro, totalizando 102.301 pixels, por mês e por variável. Posteriormente, esses dados foram exportados no formato ASCII, para comporem o banco de dados do sistema. Foi utilizado o software IBExpert para a manipulação de dados e manutenção dos objetos do banco de dados relacional. Informações de temperatura média e precipitação pluvial mensais e latitude são os dados de entrada para o balanço hídrico calculado pelo aplicativo BHNorm (ROLIM et al., 1998), que foi empregado na obtenção do balanço hídrico em cada um dos pixels componentes do país e, em seguida, retornaram ao SIG Idrisi32 para elaboração dos mapas das variáveis do balanço hídrico em sete diferentes níveis de Capacidade de Água Disponível (CAD) do solo, que também compuseram a base de dados do sistema. Para a consulta por município, a localização das sedes e seus limites foram obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2005. Essas informações foram convertidas para o SIG Idrisi 32, com os municípios identificados pelo geocódigo (identificador de polígono do município) na resolução espacial de 5’ X 5’ de latitude e longitude e depois exportadas em formato ASCII para comporem o banco de dados relacional. Para cada município, foram calculadas a temperatura média e a precipitação pluvial mensais, considerando a área limítrofe do município, com base na informação de geocódigo do polígono do município e a informação da latitude adotada foi da sede do município.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O sistema apresenta dois módulos básicos, permitindo o cálculo do balanço hídrico de 5.435 municípios e a visualização de 300 mapas da distribuição espacial das variáveis componentes do balanço hídrico (Figura 1). No módulo 1, o balanço hídrico é calculado selecionando um CAD dentre sete diferentes níveis, variando de 50 mm a 200 mm e selecionando-se o município. As informações de entrada de temperatura média (T) e precipitação (P) podem ser ou recuperadas do banco de dados do sistema, da normal climatológica de 1961 a 1990, ou fornecidas pelo usuário, tendo em ambas as opções, como variáveis de saída: evapotranspiração real (ETR), evapotranspiração potencial (ETP), P-ETP, ETR/ETP, disponibilidade de água no solo (ARM), alteração do armazenamento de água do

(15)

15

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

solo (ALT), deficiência hídrica (DEF) e excedente hídrico (EXC), apresentadas em tabelas e gráficos (Figura 2). O módulo 2 permite a consulta de mapas de distribuição das variáveis componentes do balanço hídrico do Brasil para o clima do período de 1961-1990, para sete diferentes níveis de CAD (Figura 3). Em função da resolução espacial adotada neste estudo, 131 municípios não puderam ser considerados da base de dados do IBGE de 2005.

FIGURA 1. Diagrama de fluxo do sistema VisBHClima.

(16)

16

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

FIGURA 3. Mapas de distribuição das variáveis do balanço hídrico do Brasil, obtido no VisBHClima.

O VisBHClima possibilita ao usuário funcionalidade e versatilidade nos cálculos das variáveis do balanço hídrico por município do Brasil, na confecção de tabelas e gráficos e na visualização de mapas, com grande agilidade no seu processamento devido ao seu banco de dados relacional. O sistema apresenta interface gráfica que permite a recuperação, consulta e impressão dos resultados.

CONCLUSÕES: O sistema computacional desenvolvido é um instrumento prático e útil, pois permite a análise do balanço hídrico de forma ágil e rápida, dando suporte ao usuário em sua tomada de decisão.

AGRADECIMENTOS: À Embrapa-Macroprograma 1 (Projeto Climapest) pelo suporte financeiro.

REFERÊNCIAS

CAMARGO, M.B.P.; CAMARGO, A.P. Representação gráfica informatizada do extrato do balanço hídrico de Thornthwaite & Mather. Bragantia, Campinas, v.52, p.169-172, 1993. PEREIRA, A.R.; VILLA NOVA, N.A.; SEDIYAMA, G.C. Evapo(transpi)ração. Piracicaba: FEALQ, 1997. 183p.

ROLIM, G.S.; SENTELHAS, P.C.; BARBIERI, V. Planilhas no ambiente EXCEL para os cálculos de balanços hídricos: normal, sequencial, de cultura e de produtividade real e potencial. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v.6, n.1, p.133-137, 1998. THORNTHWAITE, C.W.; MATHER, J.R. The water balance. Publications in Climatology. New Jersey: Drexel Institute of Technology, 1955. 104p.

VIANELLO, R.L.; ALVES, A.R. Meteorologia básica e aplicações. Viçosa, UFV: Impr. Univ., 1991. 449p.

(17)

17

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

FICHA DE AVALIAÇÃO – RESUMOS ESCRITOS (SIMPLES E EXPANDIDOS)

Data:___/___/___

Avaliador:_________________________________

Título do Trabalho:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO Relevância do Tema (0-1)

Adequação da metodologia aos objetivos propostos (0-3) Análise de dados e resultados (0-3) Conclusões: fundamento, coerência e alcance (0-2) Qualidade da redação e organização do texto (0-1) TOTAL DE PONTOS

_____________________________________________

(18)

18

UNIVERSIDADE CEUMA

Campus Imperatriz

Rua Barão do Rio Branco, Nº 100, Qd. 12. Maranhão Novo, Imperatriz. CEP: 65903-093. Tel: (99) 3525-4535

FICHA DE AVALIAÇÃO – SESSÃO POSTER

Data:___/___/___

Avaliador:_________________________________

Título do Trabalho:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO Apresentação visual do trabalho (0-2)

Clareza e domínio do conteúdo (0-3) Sequência lógica e capacidade de síntese (0-3) Uso adequado do tempo (0-2) TOTAL DE PONTOS

_____________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Em linhas gerais, o sistema proposto ir ´a coletar de forma aut ˆonoma informac¸ ˜oes para o monitoramento da qualidade da produc¸ ˜ao dos peixes, tais como quantidade de luz

Se houver um banco de dados aberto no Stata, o ideal é digitar o seguinte comando para encerrar o programa sem salvar os dados:.

Com isso, esse trabalho foi realizado para comparar a modelagem de sequestro de carbono por meio dos índices EVI e EVI2, além da utilização do NDVI, bem

Para que a indicação das semelhanças entre matéria sutil e espíritos animais fosse possível, tivemos que ignorar algumas particularidades e nos concentrarmos

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Reforçando esta idéia, Fama e French (1992) observam a incapacidade do CAPM estático de explicar satisfatoriamente o cross-section do retorno médio. Eles usaram todas as

Os resultados e a discussão são apresentados como uma síntese dos debates, posições e abordagens acerca das medidas restriti- vas de liberdade, sistematizados em leis e princípios

O modelo de enlace permanente abrange todos os elementos do cabeamento, conforme definido nas seções Distribuição Horizontal, Distribuição de Backbone e Teste do Sistema e Registro do