• Nenhum resultado encontrado

Funções da biblioteca padrão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Funções da biblioteca padrão"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Alocação Dinâmica de Memória

Até o momento, na declaração de um vetor para representar Listas, Filas e Pilhas, foi preciso dimensioná-lo, o que nos obrigava, a saber, de antemão, quanto espaço seria necessário, isto é, tínhamos de prover o número máximo de elementos no vetor durante a codificação. Esse pré-dimensionamento é um fator limitante. Por exemplo, se desenvolvermos um programa para calcular a média e a variância das notas de uma prova, teremos de prever o número máximo de alunos. Uma solução é dimensionar o vetor com um número absurdamente alto, para não termos limitações no momento da utilização do programa. No entanto, isso levaria a um desperdício de memória, o que é inaceitável em diversas aplicações. Se, por outro lado, formos modestos no pré-dimensionamento do vetor, o uso do programa fica muito limitado, pois não conseguiríamos tratar turmas com um número de alunos maior que o previsto.

Felizmente, a linguagem C oferece meios de requisitar espaços de memória em tempo de execução. Dizemos que podemos alocar memória dinamicamente. Com esse recurso, nosso programa para o cálculo da média e variância discutido antes pode, em tempo de execução, consultar o número de alunos da turma e então fazer a alocação do vetor dinamicamente, sem desperdício de memória.

Uso da memória

Informalmente, podemos dizer que existem três maneiras de reservar espaço de memória para o armazenamento de informações:

A primeira é usar variáveis globais (e estáticas). O espaço reservado para uma variável global existe quanto o programa estiver sendo executado.

A segunda maneira é usar variáveis locais. Nesse caso, o espaço existe apenas enquanto a função que declarou a variável está sendo executada, sendo liberado para outros usos quando a execução da função termina. Por esse motivo, a função que chama não pode fazer referência ao espaço local da função chamada. As variáveis globais ou locais podem ser simples ou vetores. Para os vetores, precisamos informar o número máximo de elementos; caso contrário, o compilador não saberia o tamanho do espaço a ser reservado.

(2)

reservado até que seja explicitamente liberado pelo programa. Por isso, podemos alocar dinamicamente um espaço de memória em uma função e acessá-lo em outra. A partir do momento em que liberarmos o espaço, ele estará disponibilizado para outros usos e não podemos mais acessá-lo. Se o programa não liberar um espaço alocado, ele será automaticamente liberado quando a execução do programa terminar.

Na figura 1 abaixo, apresentamos um esquema didático que ilustra de maneira fictícia a distribuição do uso da memória pelo sistema operacional. Quando requisitamos ao sistema operacional para executar um determinado programa, o código em linguagem de máquina do programa deve ser carregado na memória. O sistema operacional reserva também os espaços necessários para armazenar as variáveis globais (e estáticas) existentes no programa. O restante da memória livre é utilizado pelas variáveis locais e pelas variáveis alocadas dinamicamente. Cada vez que uma determinada função é chamada, o sistema reserva o espaço necessário para as variáveis locais da função. Esse espaço pertence à pilha de execução e, quando a função termina, é desempilhado. A parte da memória não ocupada pela pilha de execução pode ser requisitada dinamicamente. Se a pilha tentar crescer além do espaço disponível existente, dizemos que ela “estourou”, e o programa é abortado com erro. Da mesma forma, se o espaço de memória livre for menor do que o espaço requisitado dinamicamente, a alocação não é feita, e o programa pode prever um tratamento de erro adequado (por exemplo, podemos imprimir a mensagem “Memória Insuficiente” e interromper a execução do programa).

Código do

Programa Variáveis Globais e

Estáticas Memória Alocada

Dinamicamente

Memória Livre

(3)

Figura 1 – Alocação Esquemática de Memória

Funções da biblioteca padrão

Existem funções, presentes na biblioteca padrão stdlib, que permitem alocar e liberar memória dinamicamente. A função básica para alocar memória é malloc. Ela recebe como parâmetro o número de bytes que se deseja alocar e retorna o endereço inicial da área da memória alocada.

Para exemplificar, vamos considerar a alocação dinâmica de um vetor de inteiros com 10 elementos. Como a função malloc tem como valor de retorno o endereço da área alocada e, nesse exemplo, desejamos armazenar valores inteiros nessa área, devemos declarar um ponteiro de inteiro para receber o endereço inicial do espaço alocado. O trecho de código então seria:

int *v;

v = malloc(10*4);

Após esse comando, se a alocação for bem sucedida, v armazenará o endereço inicial de uma área contínua de memória suficiente para armazenar 10 valores inteiros. Podemos, então, tratar v como tratamos um vetor declarado estaticamente, pois, se v aponta para o início da área alocada, sabemos que v[0] acessa o espaço o primeiro elemento a ser armazenado, v[1] acessa o segundo, e assim por diante (até v[9]).

No exemplo mostrado, consideremos que um inteiro ocupa 4 bytes. Para ficarmos independentes de compiladores e máquinas, usamos o operador sizeof().

v = malloc(10*sizeof(int));

Além disso, devemos salientar que a função malloc é usada para alocar espaço para armazenar valores de qualquer tipo. Por esse motivo, malloc retorna um ponteiro genérico, para um tipo qualquer, representado por void*, que pode ser convertido automaticamente pela linguagem para o tipo apropriado na atribuição. No entanto, é comum fazer a conversão utilizando o operador de molde de tipo (cast). O comando para a alocação do vetor de inteiros fica então:

v = (int*) malloc (10*sizeof(int));

(4)

de cast (int*), converte o ponteiro genérico retornado por malloc para um ponteiro do tipo int*.A Figura 2 abaixo, ilustra de maneira esquemática o que ocorre na memória.

Figura 2 – Alocação Dinâmica de Memória

Se, porventura, não houver espaço livre suficiente para realizar a alocação, a função retorna um endereço nulo (representado pelo símbolo NULL, definido em stdlib.h). Podemos cercar o erro na alocação da memória verificando o valor de retorno da função malloc. Por exemplo, podemos imprimir uma mensagem e abortar o programa com a função exit, também definida na stdlib.

...

v = (int*) malloc (10*sizeof(int)); if (v == NULL)

{

printf(“Memoria insuficiente.\n”); exit(1);

} ...

Para liberar um espaço de memória alocado dinamicamente, usamos a função free. Essa função recebe como parâmetro o ponteiro da memória a ser liberada. Assim, para liberar o vetor v, fazemos:

2 – Comando:

v = (int*)malloc(10*sizeof(int))

Reserva espaço de memória da área livre e atribui endereço à variável

Código do Programa

Variáveis Globais e Estáticas 1 – Declaração: int *v

Abre-se Espaço na pilha para o ponteiro (variável local)

Código do Programa

Variáveis Globais e Estáticas

Livre

v v 504

Livre 40 bytes

(5)

free (v);

Só podemos passar para a função free um endereço de memória que tenha sido alocado dinamicamente. Devemos lembrar ainda que não podemos acessar o espaço da memória depois de liberado.

Para exemplificar o uso da alocação dinâmica, o programa a seguir realiza o cálculo da média e da variância. O programa lê o número de valores fornecidos, aloca um vetor dinamicamente, captura os valores e faz os cálculos.

#include <stdio.h> #include <conio.h> #include <stdlib.h>

/* função para cálculo da média */ float media(int n, float *v)

{ int i;

float s = 0.0f; for(i=0; i<n; i++) s += v[i];

return s/n; }

/* função para cálculo da variância */ float variancia(int n, float *v, float m) {

int i;

float s = 0.0f; for(i=0; i<n; i++)

s += (v[i] - m) * (v[i] - m); return s/n;

}

main() {

int i, n; float *v; float med, var;

printf("Quantas notas serão lidas?: "); scanf("%i",&n);

/*alocação dinâmica*/

v = (float*) malloc (n*sizeof(float)); if(v == NULL)

{

(6)

}

/*leitura dos valores*/

for(i=0; i<n; i++) {

printf("Entre com a nota %i: ",i); scanf("%f", &v[i]);

}

med = media(n,v);

var = variancia(n,v,med);

printf("Media: %.2f Variancia: %.2f \n", med, var); getche();

/*libera memória*/ free(v);

return 0; }

Exemplo de uso de ponteiro e da função malloc:

#include <stdio.h> #include <conio.h> #include <stdlib.h>

main() {

1 int *p, *q;

2 int x;

3 p = (int*) malloc(sizeof(int));

4 *p = 3;

5 q = p;

6 printf("%d %d\n", *p, *q);

7 x = 7;

8 *q = x;

9 printf("%d %d\n", *p, *q); 10 p = (int*) malloc(sizeof(int));

11 *p = 5;

12 printf("%d %d\n", *p, *q);

getche();

}

(7)

A linha 7 define o valor de uma variável de inteiro, x, com 7. A linha 8 muda o valor de *q para o valor de x. Entretanto, como p e q apontam ambos para a mesma variável, *p e *q têm o valor 7. Isso é ilustrado na Figura 2 b). A linha 9, portanto, imprime o número 7 duas vezes.

A linha 10 cria uma nova variável inteira e coloca seu endereço em p. Os resultados aparecem ilustrados na Figura 2 c). Agora *p refere-se à variável inteira recém-criada que ainda não recebeu um valor. q não foi alterado; portanto, o valor de *q continua 7. Observe que *p não se refere a uma única variável específica. Seu valor muda em função do valor de p. A linha 11 define o valor dessa variável recém-criada com 5, conforme ilustrado na Figura 2 d) e a linha 12 imprime os valores 5 e 7.

Figura 3 – Ilustração do Exemplo p

q 3

a) p

q 7

x 7 b)

p

q x

7 7

c)

p

q x

7 7

Imagem

Figura 2 – Alocação Dinâmica de Memória
Figura 3 – Ilustração do Exemplo p q 3 a) p q 7 x 7 b) p q  x 7 7 c) p q x 7 7 d) 5

Referências

Documentos relacionados

Com relação ao nível de desempenho técnico-tático das equipes de voleibol nas categorias de formação, considerando o sexo dos jogadores, as evidências

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

para computadores, computadores pessoais de mesa (PC Desktops), impressoras multifuncionais, placas de circuito impresso montadas para informática e peças e acessórios

Com o objetivo de obter uma farinha pré-cozida de trigo e soja (90:10) com boas características tecnológicas para uso em croquete de carne, foram estudados efeitos de parâmetros

Isto posto, compreendemos a relevância da perspectiva da interseccionalidade de Kimberlé Crenshaw como instrumento político e jurídico, em especial como técnica de

Tautologia – Quando uma proposição sempre é verdadeira, o que acarreta que toda sua coluna na tabela- verdade possui somente valores Verdadeiros. Contradição – Oposto à

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

Com base nessa equação, determine quantas oscilações completas (para frente e para trás) o atleta faz com o braço em 6 segundos.. Os segmentos AC, AB e BC também