• Nenhum resultado encontrado

Educação para a Paz, um Caminho Possível para Combater a Violência e o Bullyng na Escola

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Educação para a Paz, um Caminho Possível para Combater a Violência e o Bullyng na Escola"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO PARA A PAZ,

UM CAMINHO POSSÍVEL

PARA COMBATER A VIOLÊNCIA

E O BULLYNG NA ESCOLA*

DEUSILENE SILVA DE LEÃO**

A

cultura dominante, hoje mundializada, se estrutura ao redor da vontade de poder que se traduz na dominação da natureza do outro, dos povos e dos mercados. Essa é a lógica da cultura do medo e da guerra e que contrapõe uma cultura de paz. Dos 3.400 anos de história da humanidade que podemos datar, muitos deles foram dedicados às guerras. E muitos outros não foram absolutamente de paz, mas de preparação para outras guerras. Somos herdeiros da cultura da violência, que nos desumaniza a todos. Não basta apenas sermos a favor da paz, temos que ser contra a guerra, a guerra em todos os sentidos. A essa cultura da violência há que se opor a cultura da paz. Temos que apresentar as nossas crianças, adolescentes e jovens uma proposta diferenciada para combater a violência e o bullying na escola.

A escola hoje, se apresenta como espaço para a violência, principalmente quando se fala do ensino público oferecido neste país, onde estão inseridas as pessoas com menores condições financeiras e oportunidades na vida. Toda sorte de violência e bullyng presente nos espaços escolares são provenientes do medo e da cultura de poder estabelecida. Paz, para ser Resumo: a cultura dominante, hoje mundializada, se estrutura ao redor da vontade de

poder que se traduz na dominação da natureza do outro, dos povos e dos mercados. Esta comunicação se propõe a trazer a tona o debate sobre uma educação para a paz, dizendo que essa educação é um processo pelo qual se promovem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para induzir mudanças de comportamento que possibilitem a prevenir a violência, tanto em sua manifestação direta como em sua forma estrutural. Não há educação sem transformação. Não há mudança sem encontro, acolhimento e espaço de partilha.

Palavras-chave: Educação para a Paz. Violência. Bullying. Escola.

* Recebido em: 04.02.2016. Aprovado em: 27.03.2016.

** Doutoranda em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Bolsista da Capes. E-mail: dleao@terra.com.br.

(2)

vivida, tem de ser construída, dia a dia, nos pequenos atos, de onde germinam as grandes transformações. Paz é para ser realizada, não só idealizada. Paz se faz, não é dada. Temos consciência de que a paz é, sobretudo, ação. E que só se torna realidade quando caminha junto com o desenvolvimento humano. Estamos propondo com este artigo, que precisamos contribuir junto às escolas, com informações, conhecimentos e treinamento aos professores, sobre uma educação para paz, passando a eles ferramentas capazes de ajudá-los na condução de seus educandos no espaço escolar onde estiverem inseridos.

EDUCAÇÃO PARA A PAZ NAS ESCOLAS

Educar é empreender uma aventura criativa. Para educar, assim como para viver, é necessário aventurar-se. Educar para a paz é uma aventura que vai além da simples transfe-rência de conhecimentos. Significa empreender uma jornada pelo mundo exterior e interior. Uma viagem repleta de desafios. Por onde iniciar esta caminhada? Vivemos em uma socieda-de tecnocrática, que socieda-desencasocieda-deou profundos problemas sociais e ecológicos. Observando o papel da educação e da mídia, percebemos que cultivam valores tais como a competitividade, o sucesso a qualquer preço, a lógica fria, o consumo. A cultura tem o papel de moldar nossas ideias e atitudes. Para construir uma cultura de paz necessitamos, portanto, de um novo pa-drão, uma mudança em nossos modelos mentais e ações.

Para Laura Roizman (2008) a educação para a paz é um processo pelo qual se pro-movem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para induzir mudanças de comportamento que possibilitam às crianças, aos jovens e aos adultos a prevenir a violência (tanto em sua manifestação direta, como em sua forma estrutural); resolver conflitos de forma pacífica e criar condições que conduzam à paz (na sua dimensão intrapessoal; interpessoal; ambiental; intergrupal; nacional e/ou internacional). A educação para a paz é um proces-so que dura toda nossa vida, permeia todas as idades, seu campo de atuação é por essência complexo e multifacetado. Além de acontecer nas escolas, tem que estar presente em nosso cotidiano: nos meios de comunicação, nas relações pessoais, na organização das instituições, no meio da família. A educação é um processo cultural no qual estamos totalmente imersos. Em contato com os alunos, quer estejamos ou não dentro do espaço de uma escola, a educa-ção permeia tudo que nos cerca, os gestos, olhares, palavras, posturas e movimentos. Há um discurso silencioso em nossa presença, que movimenta ideais, transmite valores e percepções. Educar para a paz requer o querer bem. Não há educação sem transformação. Não há mu-dança sem encontro, acolhimento e espaço de partilha. Envolve uma mumu-dança profunda em nossos sistemas de pensamento e de ensino, pois não se preocupa apenas com a transmissão de saberes, mas com a formação de uma nova maneira de ser. Educar para a paz envolve a ge-ração de oportunidades para comunhão de significados e afetos. Devemos criar um ambiente propício e acolhedor para que as sementes da paz possam germinar. Isto envolve criatividade, abertura para promover uma qualidade nova nos espaços de ensino/aprendizagem a fim de transformá-los em locais de humanização e sensibilidade. O processo da educação deve ser uma atividade prazerosa, onde propicie confiança e curiosidade, a partir de novos desafios, assim existe possibilidade de se construir a paz na escola.

Diskin (2008) diz que para gerar atitudes inovadoras devemos ter a coragem de romper padrões e criar novas formas de Ser, Conviver, Conhecer e Fazer. Ensinar a criativi-dade e fazê-lo criativamente são caminhos fundamentais da educação para a paz. Uma pessoa

(3)

saudável e autoconfiante permite a expressão e incentiva a investigação do novo, do possível e desejável, mantendo uma atitude aberta para o encontro com a diversidade. Aprender a transitar pelo universo das diferenças e levar os educandos conosco nessa viagem exige reco-nhecer a existência dos preconceitos e abrir mão deles, pois persistem arraigados, provocando injustiças sociais, econômicas e guerras, apesar da diversidade ser a raiz da vida e da cultura. Quando lemos os jornais ou ouvimos o noticiário, temos a impressão que um recurso natu-ral espontâneo, o amor, está à beira da extinção. Crianças de rua, presídios abarrotados, filas intermináveis nos hospitais. Dentro deste mundo carente, é uma pena que a educação muitas vezes se esqueça de que temos um desejo inato de contato e de nos tornar significativos para os outros. Esta falta de afeto é ainda mais dolorosa nos setores vulneráveis da nossa sociedade: entre as crianças, os jovens e os idosos.

Educar para a paz exige o exercício da compaixão. Estão adoecidas a interioridade humana e as relações entre as pessoas. A educação para a Paz chega para minimizar essas do-res. Não tem a pretensão de dispensar o rigor do pensamento acadêmico, mas sem dúvida, de transcender. A educação para a paz é fundamental para resolver conflitos de forma madura e saudável, entendendo que os conflitos fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, em todos os tempos e lugares. Em nossas escolas, os estudantes acumulam saberes de seus professores e realizam uma troca de informações. Quando a disciplina ou o curso termina os participantes esquecem uns dos outros, e a vida continua como se nada tivesse acontecido. Na proposta da educação para a paz devemos seguir outro caminho, não importa a idade dos educandos, o que vale aqui, é criar laços de afeto e confiança mútua.

REJEITAR A VIOLÊNCIA

Algo importante na educação para a paz é rejeitar a violência. Não dar espaços para que ela se manifeste e se mantenha no ambiente da escola. Recorrer à violência significa abrir mão de tudo o que aprendemos e conquistamos durante um processo milenar de civilização. Significa ignorar avanços como a abolição da escravatura, a derrubada de regimes de governo opressores, a Declaração Universal dos Direitos humanos, com o reconhecimento de que todas as raças, culturas e expressões religiosas têm o mesmo valor e enriquecem a diversidade humana, o direito universal à educação e a usufruir do patrimônio cultural de nossa espé-cie, a justiça que garante às mulheres o exercício pleno de suas capacidades, os direitos dos trabalhadores de reivindicar melhores condições para o exercício de suas profissões e a opção na Constituição Federal de garantir cidadania plena à infância e à juventude, regulamentada depois pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que abriu caminhos sem precedentes para assegurar direitos individuais e sociais.

Sabemos que essas conquistas, entre outras, ainda não são suficientes para atender às nossas necessidades de segurança, oportunidades, conhecimento, lazer, exercício de cida-dania, liberdade, criatividade. Porém, a maior parte dessas vitórias foi possível porque pessoas se dispuseram a negociar, argumentar, dialogar, buscar consenso, resistir e não cooperar com injustiça e abuso de poder. Rejeitar a violência na escola é se dispor mesmo depois de tudo que foi feito, continuar nessa luta silenciosa de combater os conflitos e os preconceitos que tiram a paz do ambiente escolar.

Diskin (2008) diz que na História, temos dois exemplos de compromissos com a liberdade e com a justiça sem apelo à força física, Mahatma Gandhi e Martin Luther King.

(4)

Cada um deles, em contextos sociopolíticos e geográficos distintos, enfrentou a opressão, a humilhação e a mentira. Cada um escolheu, à sua maneira, métodos não violentos de libertar seus povos, restabelecer o direito e encontrar saídas para o convívio pacífico. Esses homens provocaram transformações irreversíveis porque suas propostas não eram destruir o opressor, e sim libertar as pessoas da opressão. Se dirigirmos nossa indignação ao alvo errado, isto é, se combatemos o agressor, em vez de combater a agressão, perdemos a oportunidade de estabele-cer uma nova relação com o outro. Além de, em grande parte dos casos, alimentarmos o ciclo vicioso da violência, quando a vítima reage, se tornando um novo agressor.

Roizman (2008), diz que não é fácil dominar a própria violência, até porque não é fácil reconhecer que somos potencialmente violentos, seja em pensamentos, gestos ou omis-sões. Sempre arranjamos boas justificativas para nossas atitudes. Se compreendermos isso, se aceitarmos que nem sempre estamos com a razão, faremos cobranças mais justas e mais humanas. Como um bumerangue que volta ao ponto de partida, o uso da violência para compensar frustrações e desapontamentos resulta em sentimentos de impotência e em mais frustração. Ao agredir alguém, damos a essa pessoa o direito de nos agredir também, e acaba-mos por armar o outro com os mesacaba-mos instrumentos dos quais quereacaba-mos nos desvencilhar. Esse círculo vicioso só se quebra se resistirmos ao ímpeto emocional, ao ódio e à raiva, bar-reiras que ofuscam sentimentos preciosos como a compaixão, a solidariedade e a capacidade de perdão.

A violência, nem sempre tem um alvo preciso ou um agressor identificável. Há violência nos preconceitos que impede uma pessoa de exercer seus direitos e desenvolver suas potencialidades pelo simples fato de ter uma raça, um gênero, uma cultura, uma condição social, uma religião, uma capacidade física especial. São nesses aspectos das diferenças, que se desenvolve a violência, o conflito e o bullying na escola. Simplesmente pelo fato do outro ser diferente do padrão dito normal. Há violência também nos sistemas políticos e econômicos que reforçam disparidades de oportunidades, gerando exclusão, desemprego, miséria e indig-nidade. Há violência nos desvios de recursos públicos, na corrupção, onde deveria se promo-ver através desses recursos melhores condições de vida a aqueles que não têm oportunidade, bem como o acesso aos bens naturais e culturais que são patrimônio de todos, e não apenas de alguns. Há violência nos discursos que domesticam e criam resignação, desencorajando qualquer proposta nova de organização social e de uma cidadania ativa e responsável. A vio-lência não é uma expressão de justiça, de felicidade, nem de amizade. A justiça e a felicidade promovem o acolhimento e a troca, buscam o convívio, o estar junto para partilhar e apren-der, para criar, desafiar e construir futuros nunca imaginados, mas sempre possíveis. Esse é o nosso desejo, o que sustenta a nossa espécie, o que confirma e renova a nossa esperança. RESPEITAR A VIDA

A violência nas grandes cidades vitima milhares de pessoas, onde o foco principal são os jovens. Por isso temos que de forma emergencial ocupar os espaços escolares para disseminar uma cultura de paz. Praticar e disseminar, o resgate da vida, a defesa da vida e o respeito à vida. Podemos dizer que alguma coisa é viva quando ela gera a si mesma. Se bater-mos a bicicleta em um poste e alguma parte se quebra, precisabater-mos consertá-la, trocar peças, ajustá-la, refazer a pintura etc. Mas se ralamos o braço, nosso corpo consegue se consertar sozinho, pois as células podem se reproduzir e cicatrizar a ferida. Apesar de tão grandioso esse

(5)

fenômeno, ele passa totalmente despercebido aos nossos olhos. Estamos tão acostumados a encontrar outras pessoas caminhando à nossa frente, a ver as árvores alimentando os pássaros e insetos que esquecemos, literalmente, de admirar a vida em seu mistério. A vida é criativa.

Diskin (2008) afirma que se pudéssemos observar com uma lente de aumento a saúde da sociedade humana, perceberíamos muita dor e sofrimento. Muitos não encontram oportunidades de moradia, alimento, trabalho. A desigualdade social é uma dura realidade de nossos dias, uma situação de profundo desrespeito à vida. O que podemos fazer para cons-truir um mundo mais justo, mais cooperativo? As injustiças e desigualdades são tantas que, muitas vezes, é mais cômodo nos sentirmos magoados e revoltados. Mas, de alguma maneira, precisamos aprender que a paz está em nossas mãos, à sociedade do futuro depende de nós! Cabe a cada um de nós cuidarmos da vida, em seu aspecto pessoal, social e planetário.

Uma forma de educar para a paz na escola é alfabetizar nossos educandos na capaci-dade de serem generosos. Seria uma educação para alma, uma alfabetização contra a violência e toda sorte de maus tratos e preconceitos. A generosidade não é um direito, tampouco um dever. Não é regida por leis. É fruto da nobreza de caráter, uma virtude que nos faz sentir parte de algo maior que nós mesmos, que nossa família ou que nosso país. Ela nos humaniza e nos mostra que, no essencial, somos todos iguais. Evitamos sofrer, buscamos felicidade, paz, justiça, realização. Desejamos ser queridos e respeitados.

A generosidade não se expressa apenas nos momentos de aflição. Uma das caracte-rísticas mais evidentes da generosidade é a naturalidade que dispensa qualquer tipo de recom-pensa, que se satisfaz em si mesma. Outra característica é a liberdade, ninguém é obrigado a ser desprendido nem a estar disponível para os outros. Mas todos gostariam de ter essas atitu-des porque inspiram confiança e criam uma atmosfera amigável à nossa volta. A generosidade é contagiante. Envolve a quem dá e a quem recebe, eleva a autoestima de ambos.

Para Roizman (2008), cada um de nós dispõe de uma janela para ver e sentir o mundo. E tudo aquilo que percebemos vem carregado da nossa história particular e úni-ca. Isso é o que nos torna singulares. Porém, às vezes, nossa janela fica estreita demais, não percebemos realmente o que acontece. Estamos tão ocupados com nós mesmos que somos incapazes de entender as pessoas.

Levar as nossas escolas essa possibilidade de ampliar a percepção, abrir espaços no-vos de conhecimento e compromisso com a realidade, são instrumentos essenciais para demo-cratizar nossas relações. A arrogância originada da percepção estreita das coisas deu origem a atrocidades e barbáries como a escravatura e a exploração predatória da natureza, bem como toda sorte de preconceitos com aquele que é diferente. Quando a percepção sintoniza apenas interesses particulares, desarticulados das necessidades coletivas, ou seja, do bem comum, existe confronto e desentendimento. Ai gera a violência, frutos da violação dos direitos fun-damentais, que promovem igualdade de oportunidades para todos. A capacidade de ampliar a percepção da realidade, de conhecer, compreender e de criar vínculos significativos com os outros é própria da condição humana. Do mesmo modo que é próprio da aprendizagem des-cobrir diferenças, identificar semelhanças, encontrar complementaridades. Assim, para en-tender em que mundo estamos e para onde desejamos seguir é preciso reconhecer que existe uma infinidade de protagonistas no cenário da vida. E que todos têm o legítimo direito de expressar suas identidades e de buscar espaços comuns de associação. Uma ideia para se disse-minar essa cultura de paz é levar nossos educandos a visitar feiras de imigrantes, participar de diferentes festividades populares, assistir a diversas formas de culto, ir a exposições de

(6)

artesa-nato regional, experimentar comidas de outras comunidades ou países, conhecer a história de povos distantes pesquisando a música e expressões de sua arte. Essas são maneiras de ampliar a nossa compreensão da pluralidade do mundo. Mundo onde os conflitos e as desigualdades resultam da relação de dominação que impõe determinada ordem sociopolítica, étnica, reli-giosa ou econômica. De nos tornarmos generosos e levarmos as nossas crianças, adolescentes e jovens a esse mesmo caminho, combatendo assim a violência e o preconceito na escola. QUE PAZ É ESSA?

Um dos principais erros que cometemos ao falar sobre a Paz consiste em vê-la sempre como uma aparência, como algo externo ao homem. Assim Dizemos que os homens vivem em Paz se eles não estão em guerra, se não há conflitos evidente. Nunca, nos últimos anos a paz esteve tão próxima da humanidade. Jamais ela foi tão palpável como hoje em dia. A violência poderá ser banida, mas é necessário que os seres humanos escolham com muita determinação o caminho da paz. Sabemos que ele não é o único, existe também a trilha som-bria que conduz à desordem e à guerra.

Weil (1991) afirma que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) trabalha para estabelecer a paz nas consciências, porque entende que as guerras nascem no espírito dos homens, e é nele primeiramente que deveremos levantar os baluartes da paz.

Reimer (2004), no livro O sagrado e as construções de mundo, escreve um capítulo do livro sobre a Paz como vocação e compromisso das religiões. Ela afirma que o desafio é muito mais construir a paz que brota de uma profunda necessidade profética, ética e utópica, que se faz diária por meio de um ato corajoso e de uma espiritualidade viva e comprometida com a vida plena, abundante e digna de cada criatura. Faz-se necessário portanto, revisitar nossas tradições e afirmações básicas de fé com o referencial da vida como dádiva divina.

Weil (1991), em seu livro a Arte de viver em paz, diz que felizmente, uma nova consciência está se estabelecendo no espírito de grande parte das pessoas. Ela inspira outra maneira de ver as coisas em ciência, filosofia e religião. Trata-se de um momento de síntese, integração e globalização. Nesta fase, a humanidade é chamada a colar as partes que ela mes-ma separou nos cinco séculos em que se submeteu à ditadura da razão. Esse esforço começa a se fazer necessário porque a crise de fragmentação chegou a limites extremos e ameaça a sobrevivência de todas as formas de vida sobre a terra.

Weil (1991) afirma que quebramos a unidade do conhecimento e distribuímos os pedaços entre os especialistas. Para os cientistas, demos a natureza; aos filósofos, a mente; aos artistas, o belo, aos teólogos, a alma. A fragmentação só existe no pensamento humano, cuja propriedade essencial é justamente a de classificar, dividir e fracionar, para em seguida establecer relações entre esses fragmentos. Recuperar a unidade perdida significa reconquistar a paz. Mas desta vez, o inimigo a derrotar não é estrangeiro. Ele mora dentro de nós. É a força que isola o homem racional de suas emoções e intuições. Mas do que ausência de conflito, a paz é um estado de consciência. Ela não deve ser procurada no mundo externo, mas principalmente no interior de cada ser humano, comunidade ou nação. De nada adianta desarmar todos os seres humanos. Eles continuarão a se matar aos socos, se os espíritos não forem pacificados.

Para D’Ambrosio (1997) a problemática da paz deve ser o centro de nossas re-flexões sobre o futuro. Violação da paz não se resume aos confrontos militares, que são as

(7)

guerras. A paz é um conceito pluridimensional. Nosso objetivo deve ser atingir um estado de paz total, sem o que o futuro da humanidade estará comprometido. Paz não é a inexistência de divergências de conflitos, são parte da diversidade que caracteriza todas as espécies, e são, portanto intrínsecas ao fenômeno vida. Paz é a resolução de divergências e conflitos sem o confronto de forças, sem violência e sem recursos à neutralização do diferente.

Leloup (2000) afirma que paz em hebraico, é shalom, quer dizer, estar inteiro, estar em repouso. O que nos impede de estarmos inteiros, de estarmos inteiramente presentes na integridade do que somos é o medo. O que nos permite estarmos inteiro, estarmos inteira-mente presentes na integridade do que somos, é o amor. O contrário do amor, e por tanto da realização do que somos, não é fundamentalmente o ódio, e sim o medo.

De acordo com Crema (1995) temos que refletir sobre o que Leloup e Weil deno-minam de normose, a patologia da normalidae. Caracterizada pela adaptação a um sistema dominante desiquilibrado, móbido e pela estagnação evolutiva, um aspecto terrível da nor-mose se traduz pela violência passiva: nada fazer, diante dos descaminhos da humanidade. Cruzar os braços, indolentemente, diante de escândalos absurdos como o da exclusão, injus-tiça, corrupção e destruição dos ecos sistemas planetários. Neste contexto a pessoa saudável é a desajustada, dotada da capacidade de se inquietar, de se indignar, de se desesperar sobria-mente. uma terapia para a paz, solicita uma dimensão iniciática, uma pedagogia diferenciada.

Disseminar uma cultura de paz no ambiente escolar, segundo os autores acima apes-quisados, significa, combater a separatividade criada pela nossa forma de vida. É ensina-los a não ter medo e amar uns aos outros. É se inquietar diante de tanta violência e preconceitos. É não aceitar essas situações como normais. Para isso é necessário a escuta. Para cuidar, preci-samos escutar. A escuta é o mais essencial medicamento. É uma grande arte, pois só realmente escuta quem é capaz de silêncio interior. Para cuidar, necessitamos também de uma ética da benção. Abençoar é bem dizer; expressar uma boa palavra. Abençoar é, também olhar. Olhar para o outro na sua dignidade e integridade essencial, na sua nobreza.

Cuidar da paz, portanto, é investir em nosso potencial de inteireza, de integridade, de conectividade e de comunhão. É conquistar um centro que nos direcione para o bem viver e conviver.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Temos conhecimento que muito se tem feito nesta área. A atuação da UNESCO, no Programa Abrindo Espaços, presente hoje em quase todo o país, com a cooperação de vários grupos, entidades e pessoas envolvidas com uma cultura de paz, transformou-se em uma política pública do Governo Federal. Muito se fez, mas precisamos continuar fazendo, principalmente levantando a discussão e o debate sobre o papel da escola na construção de uma educação para a paz.

Acreditamos no papel estruturante da educação, na importância da inclusão social e no protagonismo juvenil. Podemos também, através da Religião, não somente de uma, mas de todas, de sua espiritualidade constituída, ter como referência entre os jovens, a partir do ensino religioso presente em sua maioria nas escolas, uma oportunidade para inserir uma educação para a paz dentro do ambiente escolar. Ao ampliar esse conteúdo estaremos dando o acesso e criando oportunidades para que os jovens exercitem valores como a não violência, a liberdade de opinião e o respeito mútuo, fortalecendo suas noções de pertencimento ao grupo social.

(8)

A própria realização do I Colóquio Internacional Bullying Submerso: religião e et-nicidade na escola, realizado pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião1 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás teve como objetivo realizar ações

pertinentes ao combate da violência e do preconceito na escola e disseminar uma cultura de paz, através de conteúdos que tratem de uma educação para a paz. Para a UNESCO (apud WEILL, 1991), “uma vez que as guerras começam no espírito dos homens, é no espírito dos homens que as defesas da paz devem ser construídas.” Ainda segundo a UNESCO (apud NOLETO, 2008), no Brasil, os jovens são o grupo que mais se envolve em situações de violência, tanto na condição de agentes quanto de vítimas, e que a escola tem sido esse espaço para desenvolver toda sorte e espécie de violência, seja ela vista a olhos nus, velada ou submersa. Além disso, grande parte das escolas, especialmente as localizadas nas peri-ferias das grandes cidades, está envolvida em situações de extrema violência. Os Mapas da Violência, de autoria do pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, lançados pela UNESCO nos anos de 1999, 2000, 2002 e 2004, foram fundamentais para entender o papel dos jovens nos casos de violência no país (NOLETO, 2008). Considerando-se esses dados, pode-se entender que, por trás de uma ideia aparentemente simples, que é trabalhar uma cultura de paz dentro da escola, oferecer aos jovens e suas famílias atividades de cultura de paz, há uma estratégia de empoderar os jovens, fortalecer a comunidade, fortalecer o papel da escola e contribuir para a redução dos índices de violência, bullying, através da construção de uma cultura de paz.

EDUCATION FOR PEACE, A POSSIBLE WAY TO COMBAT VIOLENCE AND BULLYING AT SCHOOL

Abstract: the dominant culture, now globalized, is structured around the will power, which results in domination of nature on other people and markets. This paper aims to bring out the debate on education for peace, saying that education is a process by which to promote knowledge, skills, attitudes and values needed to induce behavioral changes that make it possible to prevent violence, both in its direct manifestation as in its structural form; There is no education without transfor-mation. There is no change without encounter, welcoming and sharing space.

Keywords: Education. Peace. Violence. Bullying.

Nota

1 Este Colóquio contou com apoio e financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás e foi organizado pela Profa. Dra. Irene Dias de Oliveira do Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás.

Referências

CREMA, Roberto. Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. São Paulo: Summus, 1989.

CREMA, Roberto. Saúde e plenitude: um caminho para o ser. São Paulo: Summus, 1995. DISKIN, Lia, ROIZMAN, Laura. Paz como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas. Brasília: UNESCO, 2008.

(9)

REIMER, Ivoni Richter. A paz como vocação e compromisso das religiões. In: LAGO, Lorenzo, SILVA, Valmor, REIMER, Haroldo (Orgs.). O Sagrado e as construções de mundo. Goiânia: PUC Goiás, 2004.

LELOUP, Jean-Yves; BOFF, Leonardo. Terapeutas do deserto: De Filon de Alexandria e Fran-cisco de Assis a Graf Dürckheim. Petrópolis: Vozes, 1997.

LELOUP, Jean-Yves. Cuidar do ser: Filon e os terapeutas de Alexandria. Tradução de Regina Fittipaldi. Petrópolis: Vozes, 2000.

NOLETO, Marlova Jouchelovitch. Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz. Brasília: UNESCO, Fundação Vale, 2008.

WEIL, Pierre; LELOUP, Jean-Yves; CREMA, Roberto. Normose: a patologia da normalida-de. Campinas: Verus, 2003.

Referências

Documentos relacionados

Neste estudo foram identificados os padrões de refeições para seis refeições café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite e avaliou-se

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Codifique um novo método putPixel para desenhar um pequeno círculo como tal centro, tendo como diâmetro a distância dGrid entre dois pontos vizinhos da grade. Não altere os

Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, juventudes e Docentes: Experiências em Escolas, Ong’s e Secretarias de Educação Estadual e Municipal 2007-2009 ( 1ª fase). Educação para a

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018