• Nenhum resultado encontrado

O programa de educação pelo trabalho para a saúde e sua influência na formação dos profissionais da saúde: um relato de experiência / The education program through work for health and its influence on the training of health professionals: an experience re

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "O programa de educação pelo trabalho para a saúde e sua influência na formação dos profissionais da saúde: um relato de experiência / The education program through work for health and its influence on the training of health professionals: an experience re"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61573-61583 aug. 2020. ISSN 2525-8761

O programa de educação pelo trabalho para a saúde e sua influência na

formação dos profissionais da saúde: um relato de experiência

The education program through work for health and its influence on the

training of health professionals: an experience report

DOI:10.34117/bjdv6n8-543

Recebimento dos originais:08/07/2020 Aceitação para publicação:25/08/2020

Diogo Queiroz Allen Palácio

Doutorando em Ciências do Desporto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Endereço: Av. César Cals, 3444, Praia do Futuro, Cep: 60182405, Fortaleza-Ceará

E-mail: diogoallenpalacio@gmail.com

Patrício Autobelly Paulino da Silva

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Itaperi, Fortaleza - CE, 60714-903

E-mail: autobelly88@hotmail.com

Stela Lopes Soares

Doutorado em Educação (em andamento) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Endereço: Ac. Jordão, S/Nº - KM 02, Sobral - CE, 62010-970. E-mail: stelalopesoares@hotmail.com

Bruna Queiroz Allen Palácio

Graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Endereço: Av. César Cals, 3444, Praia do Futuro, Cep: 60182405, Fortaleza-Ceará E-mail: brunaqap@gmail.com

Viviany Caetano Freire Aguiar

Mestrado (em andamento) no Ensino da Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) Prof. Esp. Curso de Educação Física no Centro Universitário Inta - UNINTA

Endereço:Rua Joaquim Caetano S/N, Alcantaras, Ceará

Samuel Alves da Silva

Graduando em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Itaperi, Fortaleza - CE, 60714-903

E-mail: samuel.alves1997@gmail.com

RESUMO

O presente estudo traz em seu escopo a discussão ligada a influência do Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde (Pet-Saúde) para a formação dos discentes envolvidos no mesmo. Para tanto, o objetivo deste é relatar as contribuições do Pet-Saúde para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos discentes de cursos da área de saúde. O estudo se caracteriza como um relato de experiência. Sendo o loco de estudo as unidades básicas de saúde da Regional IV de Fortaleza-Ce, no período de 2018-2019 .A imersão dos discentes dos cursos da área da saúde na atenção primária,

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61573-61583 aug. 2020. ISSN 2525-8761

apresenta-se como ferramenta importante para criar uma aproximação destes com os possíveis campos de atuação e os conhecimentos intrínsecos ao SUS. Conclui-se que a vivência possibilitada pelo programa foi capaz de contribuir, positivamente, para a formação acadêmica e profissional dos discentes envolvidos.

Palavras-Chaves: PET-Saúde, Educação Física, Inserção profissional. ABSTRACT

The present study brings in its scope a discussion related to the influence of the Work-to-Health (Pet-Health) Education Program for a training of the speeches involved, without a program. However the purpose of this is to report as Pet-Health contributions for the academic and professional development of a student of the Physical Education course. The study is characterized as an experience report. Being the study site as health units of Regional IV of Fortaleza-Ce, in the period of 2014-2016. The immersion of the student of Physical Education, as well as other courses in the area of health in primary care, presenter as an important tool to create an approximation of these with the fields of action and the knowledge intrinsic to SUS. It is concluded that the experience made possible by the program was able to contribute positively to the academic and professional training of the students involved.

Keywords: PET-Health, PE, Professional insertion.

1 INTRODUÇÃO

O atual Sistema Único de Saúde (SUS) teve suas origens nos últimos anos da década de 1980, com a Constituição Federal de 1988, proporcionando o direito de acesso à saúde pública de forma gratuita a população brasileira. Sua plena instalação e funcionamento, aconteceu em 1990, com a regulamentação da lei 8080 de 19 de setembro de 1990 ou também conhecida como “Lei Orgânica da Saúde” (BRASIL, 2007).

A lei recém-referida traz em seu escopo os princípios que regem o SUS, são eles: universalidade, integralidade, igualdade, participação comunitária, descentralização, regionalização, hierarquização e etc. Esta, informa ainda a necessidade de gerir, por meio das diferentes esferas do governo, a formação de recursos humanos para o SUS em seus diferentes níveis e entre eles o de pós-graduação (BRASIL, 1990).

Tais elementos supracitados ou princípios e diretrizes do SUS visam superar o atendimento antigo centrado na doença, método usado antes do SUS, potencializando as atividades e ações nas áreas circunscrita as unidades de atendimento primário. Para tanto, o Ministério da Saúde, dentro do que foi exposto acima, criou em 2005 o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró - Saúde). Onde, em primeira instância, abrangia os cursos de formação superior das áreas de Medicina, Enfermagem e Odontologia. Assim, o objetivo do Pró-Saúde é propor uma aproximação entre o ensino e serviço, capaz de produzir conhecimento, recursos humanos e um aprimoramento do atendimento disponibilizado pelo SUS, findando em um novo

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61573-61583 aug. 2020. ISSN 2525-8761

modelo de cuidado em saúde, tendo como principal foco dessas ações a Atenção Básica de Saúde (ABS) (BRASIL, 2007).

A ABS é considerada porta de entrada e contato da população com o SUS e ponto fundamental para a implantação de novas formas de prestação de serviço e de ações capazes de modificar a realidade local da população. Contudo, dois anos após a criação do Pró – Saúde, em 2007, verificou-se a necessidade de abranger vários profissionais capazes de atuar no Programa, para além dos três iniciais (Medicina, Enfermagem e Odontologia), englobando assim a todos os cursos da área da saúde (BRASIL, 2007).

Dentro desse contexto, surgiu o Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde (PET - Saúde), como uma extensão do PRÓ – Saúde, atuando na criação de elos entre ensino-serviço-comunidade. Visando assim, fomentar a criação de grupos capazes de produzir conhecimento e/ou desenvolverem planos de ações capazes de proporcionar a criação de profissionais com um novo perfil para exercício profissional no SUS, ou seja, um profissional que trabalhe de forma a proporcionar autonomia no paciente utilizando-se de ferramentas e meios para gerar essa autonomia. O projeto possibilita a inserção dos docentes e discentes da área da saúde na atenção básica e com a ajuda dos profissionais atuantes no serviço como preceptores. (BRASIL, 2011; BRASIL, 2007).

Nalom et al (2019) nos informam que a Atenção Básica tem se tornado o principal cenário de aprendizagem, podendo ser compreendida como um sentido para a transformação da pessoa e da realidade, onde o estudante e o profissional passam a ser sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Mostrado a relevância desses profissionais na atenção primaria da saúde e frente ao apresentado podemos levantar a importância do PET-Saúde para os acadêmicos da área da saúde como meio para obtenção de experiência e conhecimento relacionados ao SUS.

Podemos observar que para a atuação do profissional no contexto ligado a saúde pública ele precisa obter um conhecimento intrínseco a este tema. A vivência ou experiência dentro do campo de atuação, por estágios e afins, apresenta-se como um fator capaz de proporcionar um conhecimento único ao profissional da área da saúde ocasionando a apropriação do conhecimento obtido na graduação e afins. A imersão do discente pelo PET-Saúde na atenção primária funciona para o discente como a experiência capaz de criar uma apropriação do conhecimento e a vivência/experiência antes citados.

O PET-Saúde vem contribuir como um programa com a capacidade de ampliar e propor as experiências e os conhecimentos ligados a saúde pública, fazendo uma ponte entre o conhecimento teórico e prático melhorando assim o aprendizado dos assuntos relacionados à saúde coletiva.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61573-61583 aug. 2020. ISSN 2525-8761

A relevância da temática, saúde coletiva, para os estudantes de graduação e mestrados ligados a saúde pública, assim, como para os profissionais atuantes na Atenção Básica são fundamentais para gerar inovações nos atendimentos e afins, pois, a participação desses em cursos ou programas que abordam essa temática têm levado a mudanças na forma de pensar e atuar desses profissionais no SUS.

As novas formas de pensar e atuar na saúde pública tem trazido consequências para o aprimoramento do atendimento nas UBS. Isto é, buscando assim uma forma de trabalho ou atuação que proporcione ao profissional um aprendizado e uma forma de ensinar capaz de gerar no paciente uma autonomia frente aos seus atos e atitudes. Modelo este, defendido pelos autores que apreciam essa abordagem de ensino-aprendizagem ligados a Saúde Pública. O presente trabalho tem o objetivo de relatar as contribuições do PET-Saúde para o desenvolvimento acadêmico e profissional de estudantes de cursos da área da saúde.

2 METODOLOGIA

O presente estudo se caracteriza como um relato de experiência com abordagem qualitativa, embasado na pesquisa descritiva. Minayo (2016) caracteriza a pesquisa qualitativa como algo que não pode ser quantificado e está ligado a significados, atitudes, valores e afins. A abordagem qualitativa se relaciona, mais intimamente, com os significados oriundos das ações e relações humanas, impossíveis de serem obtidas por meio de números, equações e afins.

Os cenários do estudo foram às unidades participantes do PET-Saúde da Regional IV de Fortaleza. Sendo o profissional, estudante, discente de Nutrição um dos participantes e a partir de suas observações, durante o período de duração do PET-Saúde, se obteve os dados para a formulação do presente trabalho. Frente ao tipo de trabalho, relato de experiência, e por não ter intervenção direta e somente o uso de palestras e observações, foram respeitados os procedimentos éticos para pesquisas em saúde de acordo com a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

A participação do discente de Nutrição no PET-Saúde ocorreu no período de 2018-2019, sendo compatível com os semestres finais de sua formação superior. O regime de dedicação semanal correspondeu a oito horas semanais, em dois encontros na presença do discente e um preceptor do programa (Enfermeiro, Dentista, Médico, dentre outros) da Unidade Básica de Saúde (UBS). O instrumento de coleta de dados utilizado foi um diário de campo, em que todas as observações da vivência foram registradas.

Mensalmente ocorriam encontros com os membros de todas as linhas de estudo do PET-Saúde, com a finalidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos e a apresentação de assuntos

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61573-61583 aug. 2020. ISSN 2525-8761

ligados ao SUS e as temáticas ligadas ao PET-Saúde. O programa abrangia cinco UBS no total, sendo três de Fortaleza e duas no município de Maracanaú. Havia ainda, linhas de pesquisas que contemplavam outros tipos de serviços de saúde, como Coordenadoria Regional de Saúde (CORES), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Secretaria da Saúde (SESA).

Nos primeiros cinco meses de projeto, os bolsistas participavam de reuniões mensais em que eram abordados temas que auxiliam no preparo do aluno para inserção no campo, como educação interprofissional em saúde, interdisciplinaridade, SUS e territorialização. Nos meses seguintes, cada grupo de bolsistas composto por pelo menos 3 graduandos de categorias diferentes, era direcionado à um serviço público de saúde em que passavam 1 mês (4 horas semanais) e exerciam atividades de observação do serviço, acompanhavam as atividades do preceptor e realizavam intervenções.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O presente relato traz a vivência de um estudante de Nutrição imerso na atenção primária de saúde do SUS brasileiro, como bolsista do PET-Saúde. Os relatos adiante foram obtidos no período de estadia nas unidades, por meio de observação e, em alguns momentos, por participação ativa nas atividades propostas pela UBS.

O Pet-Saúde introduz os discentes de diferentes cursos da área da saúde na atenção primária do SUS, sendo este capaz de propor aos participantes, os conhecimentos relacionados ao seu funcionamento, assim como, os princípios e diretrizes que o regem. Nos momentos iniciais do projeto foram ministradas palestras e rodas de debate sobre o funcionamento e assuntos relacionados ao SUS, tendo como finalidade embasar teoricamente os discentes que, posteriormente, seriam imersos na Atenção Primária.

Segundo o autor Martins; et al (2014) as diretrizes e princípios são fundamentais para a organização e funcionamento do nosso sistema de saúde, estando intrinsecamente ligados ao entendimento de uma conquista adquirida ao decorrer do tempo, isto é, representando conquistas de direitos sociais, de uma intercomunicação entres os níveis organizacionais do governo, apresentando ainda uma percepção de saúde e doença. Evidencia-se ainda uma divisão entre diretrizes e princípios do SUS, são elas:

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61573-61583 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Tabela 1 – divisão das diretrizes e princípios do SUS Princípios: -Universalidade; -Equidade; -Integralidade. Diretrizes: -Descentralização; -Regionalização e Hierarquização; -Participação da comunidade.

Fonte: Adaptado de Teixeira (2011)

A convivência e interação com os diversos profissionais da área de saúde imersos e atuantes no SUS favoreceram aos discentes participantes do PET-Saúde, aprendizados sobre a intervenção multiprofissional ou interdisciplinaridade nas práticas de saúde sobre a população. Dessa forma, trabalhar de forma conjunta com os outros profissionais, ou com outros programas, na busca de propor ações capazes de aprimorar as políticas sócias que tenham a capacidade de modificar a realidade do indivíduo por meio de ações educativas e afins. As práticas de educação para saúde e as práticas relacionadas podem ser iniciadas a partir de levantamentos epidemiológicos na própria UBS.

Corroborando com o exposto acima Gonze (2011) afirma que se a saúde deve ser vista de forma ampliada, aumentando as possibilidades de abordagem do sujeito doente e do sujeito saudável. Nesse sentido, faz-se necessário além da inserção de novas categorias profissionais, a inclusão de profissionais abertos às novas propostas assistenciais.

Mota; Silva; Souza (2016) defendem ainda o pressuposto de que o novo modelo de atendimento vai além do conhecimento de uma única e específica área da saúde e que o atendimento ultrapassa a barreira do tratar e abrangendo o prevenir, requerendo assim uma ação inter, intra, multidisciplinar e multiprofissional, considerando que um único profissional não é capaz de possuir os conhecimentos necessários para um atendimento integral em saúde.

Dentro do que foi exposto no parágrafo anterior, um profissional agindo isoladamente não será capaz de atender um paciente contemplando suas diversas necessidades que requerem conhecimentos de diferentes áreas, fomentando assim a necessidade da relação interprofissional, a ação multiprofissional e o trabalho em equipe.

Em diferentes situações se pode observar os pontos antes citados dentro das UBS, onde profissionais de diferentes áreas, mas que atendem um mesmo paciente, trocam informações buscando assim compreender melhor as várias facetas de um mesmo caso, uma relação interprofissional. A ação multiprofissional e o trabalho em equipe ocorrem quando diferentes profissionais se unem parar discutir uma melhor intervenção para um determinado caso/paciente.

Ainda nesta relação, o próprio Agente Comunitário de Saúde (ACS) participa como uma peça capaz de nutrir os demais profissionais com informações do ambiente em que vive o paciente

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61573-61583 aug. 2020. ISSN 2525-8761

e com essa interação, ou trabalho em equipe, proporcionar ao paciente um atendimento integral capaz de superar o método assistencial antigo.

O trabalho em equipe, quando capaz de superar pontos de cunho individual, se torna fundamental para manter e aplicar um atendimento integral, completando os objetivos almejados e traçados, onde cada componente exerce sua função, sendo ela cabível a mudanças quando necessário para se enquadrar ao momento. Esse trabalho em equipe ou multiprofissional pode ser direcionado para o sucesso ou fracasso dos objetivos, antes traçados, quando um ou alguns elos dessa equipe não conseguem trabalhar da forma antes citada (ESPINOLA, 2016).

Podemos ressaltar a importância de se observar a realidade da população, compreender o contexto social no qual aquela comunidade sofre influência, percebendo o impacto dos determinantes sociais como: cultura regional, poder econômico, estrutura física, dentre outros elementos. E assim, fazendo os discentes cientes da dimensão e complexidade existente sobre as condições que podem influenciar na saúde do indivíduo. Pontos estes, sendo possíveis de se observar através das visitas domiciliares vivenciadas pelo autor, que podem aqui ser relatadas também como um momento de grande aprendizagem para o autor e os demais discentes inseridos no PET-Saúde.

Ainda nas visitas domiciliares, destacamos uma prática clínica mais frequente, como: aferição de pressão arterial, avaliações antropométricas, verificação dos níveis de glicose sérica e outros de cunho biológico, que permitiram uma associação do componente prático ao teórico, distanciando os discentes de uma aprendizagem abstrata, partindo para aprendizagem significativa.

As visitas também são capazes de ressaltar as problemáticas da área circunscrita a UBS, ciente de tais problemáticas os diferentes profissionais podem criar intervenções especificas na área de responsabilidade da UBS, intervenções estas oriundas de observações feitas nas visitas até as localidades ou moradias dos pacientes, como citado anteriormente.

A Estratégia Saúde da Família em conjunto com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família são responsáveis por criar ações capazes de modificar as realidades da comunidade. Sendo estas ações baseadas no que foi constatado e observado na população circunscrita a UBS. Dessa forma, os profissionais dos programas citados, trabalham de forma interdisciplinar, atuando em conjunto com ações intersetoriais e gerando um momento de reflexão em equipe no sentido de proporcionar um trabalho capaz de integrar e intervir diretamente na realidade do indivíduo ou da localidade (SECRETARIA DE POLITICAS DE SAÚDE,2000; FIGUEIREDO, 2012).

Matias (2017) apresenta em seu estudo que é de muita valia essa relação direta entre profissional da saúde e comunidade, pois, por meio desta aproximação podem-se obter informações capazes de nortear o princípio da integralidade assim como a sua aplicação prática, por meio de

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61573-61583 aug. 2020. ISSN 2525-8761

atividades que trabalhem em cima das necessidades da região. Assim, é possível a aplicação desse princípio, quando existe uma atuação multiprofissional entre os envolvidos no processo, sabendo de suas limitações profissionais, conseguindo atuar em equipe para abranger múltiplas facetas da saúde e proporcionar o atendimento integral.

Podemos relatar o incentivo proporcionado aos discentes em relação à participação de eventos e a produção de material cientifico para apresentação em eventos acadêmicos locais ou a eventos ligados a saúde pública, favorecendo aprimoramento da escrita cientifica e a apresentação de trabalhos em eventos, anais universitários e/ou simpósios, momento único dentro da formação de um graduando/discente, pois muitos até aquele momento não tinham experiência com tais pontos. O incentivo além de proporcionar a experiência com apresentação de trabalhos proporciona momentos de apropriação de diferentes conhecimentos ligados ao SUS.

Os alunos no PET-Saúde foram inseridos no fazer para aprender. Dessa forma, metodologias ativas de ensino foram corriqueiramente utilizadas, podemos citar: roda de debates (alunos como mediadores do tema abordado), vídeos, a confecção de colagens relacionados aos temas abordados e o uso de assuntos ligados a realidade dos pacientes como forma de gerar um acréscimo ao conhecimento prévio sobre os pacientes. Os discentes inseridos no programa ministravam para a população local, fazendo uso dos métodos antes citados com a finalidade de melhorar o aprendizado dos participantes e proporcionar a autonomia do cuidado para os mesmos. Dessa forma, os discentes seguiam no sentido da apropriação teórica constante de temáticas relacionadas à saúde da população. Os temas mais frequentes eram relacionados às Doenças Crônicas não Transmissíveis, considerando estas, como as mais apresentadas nos estudos epidemiológicos, não somente sobre a população local, mas pela relevância e impacto mundial que essas possuem na sociedade contemporânea.

Ocorriam reuniões de um grupo de hipertensos e diabéticos, tais reuniões proporcionaram uma imersão dos discentes, em uma das formas de atuação da atenção primaria de saúde, a prevenção e promoção da saúde. Induzindo o discente a fazer uso do conhecimento técnico-cientifico, adquirido em sua graduação, com a finalidade de informar ou repassar a população circunscrita a UBS costumes capazes de alterar suas realidades, podendo modificar o estilo de vida da sociedade no entorno da UBS, em suas diferentes fases de vida, ou seja, infância, adolescência e vida adulta. Diminuindo assim, a possibilidade desses indivíduos serem acometidos por Doenças Crônicas não Transmissíveis. Essas reuniões ocorriam mensalmente e o programa era intitulado de “hiperdia” sendo proporcionado pela UBS, por atender grupo de hipertensos e/ou diabéticos.

A literatura dispõe de estudos que revelam a urgente integração da nutrição no campo da saúde pública e saúde da família principalmente pela mudança no padrão das doenças sempre

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61573-61583 aug. 2020. ISSN 2525-8761

relacionadas às condições nutricionais em sua gênese ou reabilitação considerando ainda os extremos cada vez mais frequentes da desnutrição e da obesidade (Boog, 2011; Geus et al., 2011; Pimentel e Cardoso et al., 2013).

Dessa forma, a formação desses profissionais constitui a base para seu direcionamento e atuação na área de Saúde Coletiva (Alves e Martinez, 2016). Segundo Cruz e Melo Neto (2014), as experiências de treinamento acadêmico dos nutricionistas, baseadas no trabalho interdisciplinar e no reconhecimento do território para desenvolver olhos sensíveis e ouvir problemas de saúde, demonstraram ser eficazes na potencialização da assistência integral à saúde.

Por tanto, podemos observar que a experiência de participar do PET-Saúde levou o autor a se apropriar de forma prática do conhecimento obtido durante a graduação. Proporcionado uma possibilidade de trabalho com o público dentro da UBS e com a população circunscrita.

4 CONCLUSÃO

Conclui-se com o presente estudo, que o PET-Saúde se mostrou capaz de contribuir positivamente para a formação do autor e, provavelmente, para os discentes do curso de Nutrição e os das demais áreas. As vivencias práticas dentro das UBS e a relação constante com os demais profissionais da área da saúde, podem ser elencadas como os principais aspectos favoráveis a formação de profissionais aptos a intervirem de forma significativa no SUS.

A participação dos discentes no PET-Saúde funcionou como um estágio para estes, que tiveram a oportunidade de estreitar os conhecimentos antes somente abstratos, sobre os modos de ação do PEF dentro do SUS. Muitas foram às metodologias de ensino utilizadas para se apropriarem sobre o funcionamento e de como agir por meio do SUS, seja, por observação, coparticipação, busca literária, dentre outras, os discentes consideram a vivência dentro do programa como um marco em suas formações acadêmicas.

Por fim, salientamos o impacto social que o programa pode refletir, uma vez que investir na formação dos profissionais da área de saúde significa agir sobre a perspectiva de alcançar uma intervenção capaz de influenciar na condição de saúde da população.

REFERÊNCIAS

ALVES, C. G. L.; MARTINEZ, M. R. Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface - Comunicação, Saúde,

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61573-61583 aug. 2020. ISSN 2525-8761

BOOG, M.C.F. Histórico da Educação Alimentar e Nutricional no Brasil. In: Diez-Garcia; Cervato-Mancuso (Orgs.). Mudanças alimentares e educação nutricional (1ª ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

BRASIL. Concelho Nacional de Secretários de Saúde. CONASS 25 anos. Brasília, DF, 2007.

BRASIL. Lei n° 8080 de 19 de setembro de 1990.

BRASIL. PET-Saúde: Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Brasília- DF, 2011.

CECCIM, R.B.; ARMANI, T.B. Educação na saúde coletiva: papel estratégico na gestão do SUS. Divulgação em saúde para debate, 2001, Rio de Janeiro; 23: 30-56.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução N° 218, de 06 de Março de 1997.

ESPINOLA. H. L. A Equipe da Enfermagem e o Acolhimento ao Paciente: Humanização Hospitalar. Psicolado, 2016. Disponível em:< https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-hospitalar/a-equipe-da-enfermagem-e-o-acolhimento-ao-paciente-humanizacao-hospitalar> Acesso em: 18 de maio de 2020.

FIGUEIREDO, E. N. A Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do

SUS.UNA-SUS/UNIFESP, 2012.

GEUS, L. M. M.; MACIEL, C. S.; BURDA, I. C. A., DAROS, S. J.; SUNÁLI BATISTEL, S.; MARTINS, T. C. A. et al. A importância na inserção do nutricionista na Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 1, p. 797-804, 2011.

GONZE, G. G.; SILVA, G. A. da. A integralidade na formação dos profissionais de saúde: tecendo valores. Physis, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 129-146, 2011.

MARTINS, M. I. C.; MARQUES, A. P.; MATOS, N. dô R. C. Trabalho em Saúde, Desigualdades e Políticas Públicas, Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS-UM). Universidade do Minho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Fundação Oswaldo da Cruz- Fiocruz Portugal – Brasil, Julho, 2014.

MATIAS, P. da S. Grupos educativos em saúde nas unidades básicas de saúde: concepções de quem faz. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde da Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal Fluminense, 114f., Niterói, 2017. Disponível em: <https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/3998/1/Priscila%20da%20Silva%20Matias.pdf> Acesso em: 18 de maio de 2020.

MOTA, A. dos S.; SILVA, A. L. A. da; SOUZA, A. C. de S. Educação permanente: práticas e processos da enfermagem em saúde mental. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde

Mental, ESPECIAL 4 (OUT.,2016). Disponível em: < http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0135>

Acesso em: 18 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Edital N° 18, 16 de Setembro de 2009. Diário Oficial da Nação

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61573-61583 aug. 2020. ISSN 2525-8761 BRASIL. Ministério Saúde.. Portaria Interministerial. N° 3019, de 26 de Novembro de 2007

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade.Petropolis-RJ, Vozes, 2016.

NALOM, Daniela Martinez Fayer et al. Ensino em saúde: aprendizagem a partir da prática profissional. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 24, n. 5, p. 1699-1708, May 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000501699&lng=en&nrm=iso>.

PIMENTEL, V. R. M.; CARDOSO, G. T. Estratégia saúde da família: uma análise das ações de alimentação e nutrição sob a ótica da política nacional de atenção básica e da política nacional da promoção da saúde. Tempus – Actas de Saúde Coletiva, v. 3, n. 2, p. 55-63, 2013.

SKOWRONSKI, M. Educação Física e Saúde: A Mobilização de Saberes para Atuação Nos Polos do Programa Academia da Saúde No Brasil.Porto Alegre, 2014.

SECRETARIA DE POLITICAS DE SAÚDE. Programa Saúde da Família. Revista de Saúde Pública. v. 34. n. 3, 2000.

TEIXEIRA, C. Os princípios do Sistema Único de Saúde. Conferências Municipal e Estadual de

Saúde de Salvador. Salvador, Bahia. Junho de 2011. Disponível em : <

Imagem

Tabela 1 – divisão das diretrizes e princípios do SUS  Princípios:  -Universalidade;  -Equidade;  -Integralidade

Referências

Documentos relacionados

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Quando questionados sobre a importância da horta e do Programa Mais Educação na sua escola, as respostas foram: “A horta escolar na minha escola é essencial, pois, dela retiramos

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Desta forma a presente dissertação tem como objetivo analisar a função visual e respetiva sintomatologia de crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura

Identification of a neutralizing scFv binding to human vascular endothelial growth factor 165 (VEGF165) using a phage display antibody library.. Isolation of a novel

o Os principais aspectos que dificultaram a integração ensino-serviço- comunidade foi a resistência dos profissionais dos serviços de saúde não participantes do PET-Saúde/GraduaSUS