• Nenhum resultado encontrado

Reading Parfit [...]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reading Parfit [...]"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

U N I V E R S I D A D E D O P O R T O

REVISTA

DA

FACULDADE DE LETRAS

(2)
(3)

índice

. . .

Reflexòes sohre a peclagogia para a era tecnoiógica .5

por Ed~,~oi.clo Ah?.ccnche.s de Souera1 Defender I<ant contra Iiegei por Antó?~io./os& de BBto

O Político e o Filósofico n o pensaii~ento d e i-lannah Arenàt 41

por 1l4u~~~a,/osE Caritistu d61 Fon.secu C> Estatuto àa Filosofia da Ediicação:

especificidades e perplexidades . . . . j 9

por Adolhet-to Dias de Cal-ualho O PI-incípio serniótico da Relatividade por Ad6lio Meio

A s niil e i i i i i : ~ histórias . . . 1 3 7

por Líclia Cardoso {-'i?-e.5

Aiiseliiio

r

a astíicia da raz.20 (~011~1.) por /. 1i.í Cosla li.í61cedo

...

Linguistas e Filósofos: ii~aneiras d e kizer teoria da iiiente 327 por .Yqfiu IL1g1~eri.s

Raíii l'roenya: um perfii do filósofo por Cele.ste 1A'atdwo

(4)

Merleau-l'onty e Antonin Artaud: anotações

para uma encenação comum . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,375

por Bénédite Zi70uarf

Filosofia e Ensino Secundário eiii Portugal ... . . . . .

.

. .. .

.

,391

por Irene Ribeiro

A filosofia política, Joaquiiii d e Carvalho e a liberal deinocracia . .

.

.. . . . . . .. .. . . . . . . . . . .

por José Mauricio de Carualho

Para q u e toda a lei n i o seja apenas artíficio da

razão huiiiana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

.

,521

por Neira Teixei~a

O lugai- d o espectador ein Courhet por /osé Ferna~zdo Guziizarães

Recensões . .

.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

. .

. . . .

.

. . . . . . . . . . . ,561

Crónica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ,571

(5)

READING PARFZT, EDITED

BY

JON

DANCY.

OXFORD. BLACKWELL.

1997.

&45

O livro de Derek Parfit. J<easo?zs a n d Pe~sons, de 1984. é

considerado desde a sua publicacio ucn marco incontornável na filosofia rnoral. Neste \,oliirne Jonatl~an Dancy reúne treze artigos d e comentário a Parfit, distribuídos pelas vários prohleinas teóricos que a obra definitivamente colocou na agenda dos filósofos morais.

O livro foi pensado de modo a poder facilitar o estudo e o ensino do pensamento de Parfitl e os ensaios seguem a ordern d e surgimento dos temas em Rensons anil Persons, o qual se clivide basicamente numa discussão de: 1. teorias da racionalidade, 2 . teorias da identidacle pessoal, 3. conclusòes sobre como deveria ser a Gtica. levando em conta as teorias da racionalidade e da identidade pessoal antes discutidas. O ponto central de Parfit é que a ética deveria ser mais impessoal.

O plano inicial de Dancy para o livro previa a inclusão das respostas de Parfit aos ensaios, in:rs este piano veio a revelar-se irreaiizável. O trabalho de Parfit em resposta aos seus coinentadores tornou-se cleinasiado extenso para o projecto e virá a ser publicado sob a forma de três livros (IJ~ac/ical Renlzsnz, 7%e n/Ietap/3ysic.s ?/lhe Seife on lVbai ibfatters) (Dancy, preface, viii).

O prirneiro ensaio d o livro. clo próprio Jonathan Dancy, Pniflt and Indil-ectl) Self Refuti?zg 7l~eor-ces> comenta o facto d e I'arfit considesar unia teoria da racionalidade e unia teoria d o valor rnoral correntes, ou mesino doiniilantes, indirectamente auto-derrotantes (se//-defeclting). Estas duas teorias são a teoria d o interesse próprio, a teoria da racionalidade seguildo a qual há uin fiin último supremamente racional (ilorneadameilie que, para cada pessoa, a sua vida ciecorra tão hein quanto possi\~el). e o consequenci:ilisino,

(6)

a teoria d o valor iiioral segundo a qual há uni fiin moral último (iiomeadainente que os resultados (ouico?ize.s) de uina acção sejam tao lhons quanto possí\~el). Diz-se que uiiia teoria é indirectamente auto-derrotante quando é verdade que sc se tentar. nos seus termos. alcanyar as finalidades propostas. estas serão pior prosseguidas. Este

é o caso da teoria d o interesse próprio ( o que significa que para Parfit liá casos em que seria mais racional seriiios irracionais) e do consequencialisnio (o que significa que para Parfit seria glohaln-iente pior que fossemos todos "fazedores de heili" (do-gooders) d o que se forinos outros motivos). Parfit arguiiienta que eriibora seja este o caso com as teorias em causa, elas n i o por isso refutadas. Dancy defende que se trata realinente de uiiia auto-refutação.

O ensaio de David Gautiiier, Ratio~zall?)' aizd Ratioizal Aim, põe em causa a descrição

da

racionalidade feita por I'arfit. Se Parfit tivesse razão "a racionalidade seria frequentemente unia maldiyio, da qual eu tentaria, racionalmente, libertar-me, adoptando disposiçòes irracionais que me moti\~ariain a cometer a c ~ ò e s irracionais de modo a que pudesse melhor atingir os meus fins racionais. Mas talvez a niaidição seja a teoria de I'arfit," (p.40).

O ensaio de Frank Jackson. Whicb t?fect.Ci, parte

da

discussão d o capítulo 3 da priiiieira parte de Rensons andPe>s-ons. intitulacio "Five iMistakes in Moral Matheniatics". Jackson argunienta contra os conseqiienciaiistas, que julgam o valor iiioral das acçòes pelos efeitos destas.

O ensaio de Michael Stocker, Parj'2i n n d lhe Time o/ Vc<luq discute a racionalidade das preferências baseadas no tempo. Grande parte das nossas categorias e raciocínios morais são temporalizadas, na iiiedida em que por exeiiiplo diferentes prazeres e virtudes são julgados adequados a diferentes períodos da vida (coiiio a infância ou a velhice), na inedida em que preferirnos que uma grande dor que deva ser experimentada por nós seja passada d o que seja futuia, ou na medida ein que nos preocupamos menos com o nosso futuro inuito distante d o que coin o nosso futuro imediato. Parfit sente-se atraído pela neutralidade temporal, e acha que estariainos melhor se agissemos como se fossemos intempoi-ais (tiiizeless), Stocker discute essa posição.

Pliilip Petit e Micliael Smith discutem ein Parfil 5' I-> a teoria da racionalidade que Parfit se inclina a defender. a teoria "P". que é

apresentada corno uma teoria acerca daquilo que urn agente tem mais razoes para fazer, como uma teoria da racionalidade objectiva

(7)

portanto, por contraste cor11 a teoria da decisao, que representa a ortodoxia na teorizasão (filosófica, económica, etc) da racionalidade, e que apresenta esta em termos de racionaliclade subjectiva.

O ensaio de David Brinlt. Ratio?zul Egoism nnd the Sepnrntizess of Pelirolzs visa a interacção da teoria da i-acionalidade com as nossas ideias sohre a natureza de pessoas. nomeadamente o coniprotnisso das teorias d o egoísmo racional com a visão de pessoas como entidades determinadas e separadas - determinação e separas20 estas que Parfit contesta. Como se sabe, já Henry Sidgwick evocava o carácter "metafisicamente separado" das pessoas (the separatness of persons) para justificar a incontornabilidade d o egoísmo nas questões morais. Entidades assim separadas não poderiam ser naturalmente de uma benevolência racional, netil suficientemente "distrihutivas" nas suas accòes. O problema é saher o que acontece a esta ligasao entre egoisrrio e separarão das pessoas quando uma visão Iiuiiieana. lockeana, rediicionista, da identidacie pessoal cotrio é a de Parfit mina os fundamentos da "separas30 das pessoas". Sidney Shoemaker escreve sohre Pa$t on Identitity, i.e., sohre a vis50 reducionista da identidade pessoal defendida por Parfit: segundo Parfit a Identidade Pessoal poderia ser descrita itnpessoalmente, como conectividade psicológica e não como "uin facto a iiiais". cco que itiiporta" (what tliattei-s) 1120 seria então a identidacie pessoal inas esta conectiviciade. Mari< Johnston escreve sobre I ~ L L I ~ Z U ? ~ Concerns Withour S~lpe?-lutiue Selves> i.e.. sobre o facto cle uma existência contitiuada ou sol>revivência, que é norinalmente considerada importante e racionalmente desejada, não importar assiin tanto dada a visão reducionista da identidade pessoal.

Siinon Blackhurn interroga-se: Ildls I(C(111 ~ f ~ ~ i e d Pai:fiP. Fá-lo porque Parfit apresenta urna renovada teoria liuineana d o feixe d e percepsões e iíant é siiposto ter superado algurnas posicões humeanas.

Judith Jarvis 'T'homson, eiii I'eopIe und their Bodzes analisa a tese segundo a qual as pessoas não são identificá\,eis com os seus corpos e os argutnentos de Parfit quanto a este teriia. De acordo com os critério.: loclteanos, segundo os cliiais para existir uma pessoa se requer um ser inteligente e pensante, consciei1te nu111 instante L, nacia pode ser ao inesmo tempo "morto" e uma "pessoa". E preciso saher então (1 que determina a existciicia de uma pessoa. John McDo\vell.

eiii Reii~~c!iol?isi~? nl?d the Fil-si Peison retoma iaiiibé~ii os motivos lockea~ios de Pzirfit e a iiianeira coiiio estes o fazern diminuir o peso

(8)

da identidade pessoal na teoria inoral. Eni ainhos, trata-se de saber exactatilente o que queremos quando quereinos sobreviver (continuar a viver); ou o que nos faria ficar satisfeitos (i.e., o que nos faria considesar que tiiili:ilii<>s s o I ~ r e ~ i \ ~ i d o como a tiiestna pessoa).

Eni"Si~o~l1á Ethics he iizore I??%pe~sonnl? Rohert lvlerrihen~ Adams dirige-se directamente a uma das coiiclusòes d o livro de I'arfit, segundo a qual as nossas razões para agirmos deveriani tornar-se mais impessoais e isso seria niellior para todos. Lai-ry Tetiikin. etii Relhinking ihe Gooá, ~Líoral Ideals aná I\jature qf I'mctical Rea,soni~~g, retoii~a os reinas da quarta parte de Reasons and Pelsons, a parte intitulada ',Future Generations". Teinkin avalia os argumentos d e Parfit quanto as resposta a questão "quantas pessoas mais será racional que existan~?" e analisa a "concl~isão I-epugnante". cuja considerayao é central para Parfit. a qual se enuncia afirmando que para qualquer popula<iao possível de pelo inenos 10 hiiiões de pessoas cotii alta qualidade de vida l~averá uina populaça0 possível inuito iiiaior. cuja existência seria ii~ell-ior. einhora os tiieinhros dessa populacao tenham vidas que tuai inereceni ser vividas.

Esta colec@o de ensaios pode auxiliar a organizacão da leitura d o texto de Parfit, que é frequenteniente liiper-minucioso e Iabirintico na sua arguinentação; através da considera$ão directa dos tópicos por ele definidos para a discussão moral ein filosofia.

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá