• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Nova de Lisboa

Relatório Final

6º Ano

Ano Letivo 2014-2015

Joana Ferreira Castro

N.º 2009198

(2)

ÍNDICE

1. Introdução e

Objetivos………...………..3 2. Descrição das Atividades Desenvolvidas

2.1) Estágio Parcelar de Medicina

Interna……….3

2.2) Estágio Parcelar de

Cirurgia………4

2.3) Preparação para a Prática Clínica: Integração de Conhecimentos………5

2.4) Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar……….5

2.5) Estágio Parcelar de

Pediatria………..6

2.6) Estágio Parcelar de Obstetrícia e Ginecologia………6

2.7) Estágio Parcelar de Saúde

Mental……….7

2.8) Estágio Clínico Opcional de

Gastrenterologia………..7

3. Reflexão Crítica………....8 4. Anexos

(3)

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

O Mestrado Integrado em Medicina (MIM) tem como principais objetivos a aplicação de conhecimentos, atitudes e competências previamente adquiridas, através da integração do aluno na prática clínica de cada uma das especialidades, de modo a enriquecer a sua formação.

O presente relatório é um elemento da avaliação do Estágio Profissionalizante (EP) e visa a descrição das atividades desenvolvidas no decorrer do 6.º ano do MIM da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-NOVA), no ano letivo 2014/2015.

Foram definidos como principais objetivos para este ano letivo: transpor para a prática os conhecimentos técnico-científicos adquiridos ao longo do curso; melhorar capacidades de comunicação, de modo a estabelecer uma boa relação médico-doente; aprofundar conhecimentos em diversas especialidades; adquirir capacidade de triagem de situações urgentes/emergentes; integrar o trabalho de equipa e, por fim, ter consciência das minhas limitações, para que seja possível aprender a ultrapassá-las.

Este relatório é constituído por 4 partes: Introdução e Objetivos, onde se descreve o fio condutor do EP e se apresentam os objetivos propostos; Descrição das Atividades

Desenvolvidas, onde é feita a descrição sumária dos Estágios Parcelares por ordem cronológica;

Reflexão Crítica global, focando os aspetos positivos e negativos mais relevantes e o cumprimento

dos objetivos anteriormente enunciados; e, Anexos, onde constam atividades realizadas no âmbito extra curricular.

(4)

2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1) Estágio Parcelar de Medicina Interna

O estágio de Medicina, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco e orientação da Dr.ª Helena Nunes, teve a duração de 8 semanas, tendo decorrido entre o período de 15 de Setembro a 7 de Novembro de 2014, no Serviço de Medicina 1 do Hospital de Santo António dos Capuchos.

Os objetivos gerais do estágio centravam-se na aquisição de competências teórico-práticas avançadas nas áreas de Medicina Interna e Especialidades Médicas, com desenvolvimento de raciocínio clinico e de competências no âmbito da interação com o doente, familiares e equipa de trabalho.

As atividades foram desenvolvidas sobretudo na Enfermaria, onde era diariamente responsável pela observação autónoma dos doentes que me eram atribuídos, elaborando o respetivo diário clinico e requisitando exames complementares de diagnóstico e ajustes terapêuticos, quando necessário, e, por fim, era realizada a discussão da sua evolução clinica com elementos da equipa médica. Foram elaboradas notas de entrada, de alta e observados procedimentos práticos, como punções arteriais e venosas, paracenteses, toracocenteses e punções lombares.

Tive oportunidade de acompanhar também a Dra. Helena Nunes na Consulta Externa e no Serviço de Urgência Geral do Hospital de São José.

Por fim, estive presente em várias ações formativas, nomeadamente seminários teórico-práticos, visitas, reuniões de serviço e sessões clínicas, numa das quais apresentei, em conjunto com um colega e uma Interna da Especialidade, o tema “2014 ESC Guidelines on the diagnosis and management of acute pulmonary embolism”.

2.2) Estágio Parcelar de Cirurgia

Este estágio decorreu no Hospital da Luz durante 8 semanas, de 10 de Novembro de 2014 a 16 de Janeiro de 2015, sob a regência do Prof. Doutor Rui Maio e orientação do Dr. Paulo Roquete.

(5)

Durante quatro semanas, acompanhei o meu tutor na Enfermaria, Consultas Externas de Cirurgia Geral, de Cirurgia Bariátrica e Consulta de Coloproctologia, e no Bloco Operatório, tendo, neste último, assistido à realização de várias cirurgias e participado em algumas, como 1ª ou 2ª ajudante. Durante uma semana frequentei o Serviço de Atendimento Permanente, sob a orientação da Dra. Cláudia Febra, onde tive oportunidade de observar a apresentação aguda de diversas patologias e realizar punções venosas. Nas duas últimas semanas, acompanhei o Dr. David Serra no Serviço de Gastrenterologia, onde pude assistir à sua Consulta Externa, assim como à realização de diversos Exames Complementares de Diagnóstico.

Assisti a aulas teóricas e teórico-práticas, que tiveram lugar no Hospital Beatriz Ângelo durante a primeira semana de estágio, assim como a reuniões de serviço, reuniões multidisciplinares e sessões clínicas que eram apresentadas semanalmente para todo o corpo clínico do Hospital da Luz. Durante este estágio tive também oportunidade de participar no “6ª Curso de Antibioterapia: da Teoria à Prática” no Hospital da Luz, nos dias 14 e 15 de Novembro (vide Anexo 1).

Este estágio terminou com a participação no Minicongresso, onde estavam presentes todos os alunos que realizaram a este estágio no período supracitado, onde apresentei, juntamente com colegas, o caso clínico “Abdómen: “Uma caixinha de surpresas” - A Propósito de um Caso Raro “.

2.3) Preparação para a Prática Clínica: Integração de Conhecimentos

Esta Unidade Curricular (UC) decorreu na FCM-UNL durante o 1.º semestre, sob a regência do Prof. Doutor Roberto Palma dos Reis.

Quinzenalmente eram apresentadas sessões multidisciplinares que estimulavam o raciocínio perante quadros clínicos comuns, através da sua abordagem por diferentes especialidades. Nestas sessões, pretendia-se a formulação de hipóteses de diagnósticas adequadas de acordo com a clínica, epidemiologia e avaliação dos resultados de exames complementares e, finalmente, terapêutica e estabelecimento do prognóstico de cada situação.

(6)

2.4) Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

Este estágio foi realizado na USF de Santo Condestável, de 26 de Janeiro de 2015 a 20 de Fevereiro de 2015, sob a regência da Prof.ª Doutora Isabel Santos e sob a orientação da Dra. Catarina Empis.

Os principais objetivos centravam-se no conhecimento dos padrões de queixas que mais frequentemente motivam o recurso aos Cuidados de Saúde Primários, conhecimento dos planos nacionais de vigilância implementados e da importância da articulação com os Cuidados de Saúde Secundários, aprendizagem da adoção de uma abordagem sistémica centrada na pessoa, treino da abordagem diagnóstica e terapêutica e, por fim, desenvolvimento de capacidades de comunicação para estabelecimento de uma boa relação médico-doente, de modo a permitir o seu envolvimento no programa terapêutico.

Das atividades realizadas destacam-se Consultas de Saúde do Adulto, Saúde Infantil, de Saúde Materna, de Planeamento Familiar, Hipertensão, Diabetes, Consulta aberta e visitas domiciliárias. De referir ainda que, durante este período, foi-me concedida a oportunidade de conduzir consultas de forma autónoma.

O estágio terminou com a discussão do Diário do Exercício Orientado, previamente elaborado.

2.5) Estágio Parcelar de Pediatria

O estágio de Pediatria, sob a regência do Prof. Doutor Luís Varandas e orientação do Dra. Leonor Sassetti, teve a duração de 4 semanas, tendo decorrido entre o período de 23 de Fevereiro e 20 de Março de 2015, no Serviço de Adolescentes do Hospital de Dona Estefânia (HDE).

Os principais objetivos consistiam no conhecimento das patologias que mais comumente afetam as crianças/adolescentes e no treino de aptidões de comunicação interpessoal neste contexto, nomeadamente com a criança nos diferentes grupos etários e respetivos pais.

Este estágio decorreu em vários ambientes clínicos, nomeadamente, na Unidade de Adolescentes, no Serviço de Urgência de Pediatria Médica, na Consulta Externa de Adolescentes e

(7)

de Imunoalergologia, no Serviço de Pedopsiquiatria e, ainda, na Enfermaria de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta. Tive ainda a oportunidade de participar em diversas reuniões formativas, sessões clínicas, aulas teórico-práticas e seminários, sendo que, nesta última componente, foi apresentado um trabalho de grupo intitulado “Deficiência de α¹-antitripsina”.

2.6) Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia

O estágio de Obstetrícia e Ginecologia, sob a regência da Prof.ª Doutora Teresa Ventura e orientação da Dra. Ana Paula Maia, decorreu entre o período de 23 de Março a 24 de Abril de 2015, no Hospital dos Lusíadas.

Foram definidos como objetivos o aperfeiçoamento da relação médico-doente, tendo em conta as particularidades da especialidade e da sua população-alvo, a aquisição de conhecimentos sobre o desenvolvimento normal da gravidez, assim como prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias ginecológica e materno-fetal mais frequentes.

As atividades foram desenvolvidas na Enfermaria, Bloco de Partos, Bloco Operatório, Serviço de Urgência, Consultas Externas de Ginecologia, Obstetrícia, Infertilidade, Patologia do colo e, ainda, Consulta de Ginecologia Oncológica, e, por fim, acompanhamento de Exames Complementares de Diagnóstico, nomeadamente Ecografia e Histeroscopia. Participei também nas reuniões clínicas e apresentei uma revisão teórica sobre o tema ““Endometriose”.

2.7) Estágio Parcelar de Saúde Mental

Este estágio, sob a regência do Prof. Doutor Miguel Xavier, foi realizado de 27 de Abril a 22 de Maio de 2015, sob a orientação do Dr. Cabral Fernandes e da Dra. Teresa Mota, na Unidade de Tratamento e Reabilitação Alcoológica (UTRA) do Hospital Júlio de Matos.

O estágio teve início com uma componente de cariz teórico-prático, que decorreu na sede da FCM-NOVA, sob orientação do Prof. Dr. Miguel Xavier. Nesses seminários, foram abordadas algumas das patologias mais frequentes em Psiquiatria, de modo a permitir a sua identificação e encaminhamento adequado, tendo em consideração as competências e limitações do médico não

(8)

especialista. A componente prática permitiu o contacto várias patologias, maioritariamente em associação com a Síndrome de Dependência Alcoólica, na Área de Dia da UTRA, nos Grupos Terapêuticos, na Consulta Externa de Alcoologia, Consulta Externa de Psiquiatria Geral da Unidade Comunitária de Cuidados Psiquiátricos de Odivelas (UCCPO) e ainda, no Serviço de Urgência do Hospital de São José. Assisti ainda a sessões de formação da UTRA, aulas do Internato Médico e a um Seminário teórico-clínico sobre Álcool-Dependentes com casos clínicos.

2.8) Estágio Clínico Opcional de Gastrenterologia

A UC Opcional consistiu na realização de um Estágio Clínico no Serviço de Gastrenterologia no Hospital Santo António dos Capuchos, durante o período compreendido entre 25 de Maio e 5 de Junho de 2015, sob orientação do Dr. David Marques.

Neste contexto, estive integrada nas diversas atividades do Serviço, acompanhando na maioria do tempo o Dr. Mário Silva, Interno da Especialidade, nas suas atividades diárias. Assim, pude frequentar a Enfermaria, o Hospital de Dia, assistir a Consultas de Gastrenterologia e Hepatologia, e observar múltiplos exames complementares de diagnóstico, nomeadamente endoscopia, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada (CPRE). Assisti também às reuniões de Serviço, cuja frequência é bissemanal.

3. REFLEXÃO CRÍTICA

O EP, que finaliza o 6.º ano do MIM, impõe uma reflexão sobre a formação médica concedida, nomeadamente no que se refere à consolidação de conhecimentos e aquisição de atitudes e competências.

A realização dos vários estágios parcelares foi crucial, permitindo a transposição para a prática clínica da teoria previamente adquirida, assim como o desenvolvimento de conhecimentos em diversas áreas que se assumem como transversais ao exercício profissional.

(9)

- O destaque do estágio de Medicina na orientação da prática médica, integração numa equipa e desenvolvimento de autonomia proporcionada de acordo com as tarefas delegadas de forma tutorada a nível da enfermaria, o que favoreceu o desenvolvimento de raciocínio clínico, julgamento crítico e tomada de decisão;

- O reconhecimento das principais síndromes cirúrgicas, concedido pelo estágio de

Cirurgia, que permitiu a distinção entre situações clínicas com indicação cirúrgica eletiva/urgente, e

consolidar conhecimentos anteriormente adquiridos sobre o seu diagnóstico, terapêutica e necessidade de referenciação;

- A existência da UC de PPC e o seu enquadramento no final deste percurso assume-se como de suma importância, visto que a abordagem de diferentes perspetivas face a quadros clínicos comuns permitiu a integração de conhecimentos, estimulando o raciocínio clínico;

- O estágio de MGF foi enriquecedor tanto a nível humano como científico, possibilitando o desenvolvimento de capacidades comunicativas e a revisão/consolidação de conhecimentos teóricos em várias áreas. Assim, possibilitou a aquisição de mais autonomia e a avaliação do doente como um todo, considerando o seu contexto biopsicossocial, o que considero ter enaltecido as minhas competências profissionais;

- A importância do estágio de Pediatria passou não só pela aquisição de técnicas para estabelecimento de uma boa relação médico-doente com uma população-alvo com características especiais, como também pela oportunidade de abordar diversas patologias nesse contexto. De destacar que, tal como se verificou no estágio de Ginecologia Obstetrícia, foi sempre dada a possibilidade do aluno integrar diversas atividades, de acordo com as suas áreas de interesse, o que considero ter contribuído de forma muito positiva para a minha formação;

- Quanto ao estágio de Saúde Mental, permitiu a aprendizagem e reconhecimento de diversas patologias psiquiátricas do adulto e morbilidade associada, assim como a aquisição de conhecimentos sobre síndrome de dependência alcoólica (SDA), o que é uma mais-valia para qualquer médico, independentemente da especialidade, atendendo a sua prevalência na nossa população;

(10)

- Por fim, a realização de um Estágio Clínico Opcional foi extremamente enriquecedora pois, apesar do contacto prévio com a Gastrenterologia, a sua abordagem decorreu por um período de tempo demasiado curto. Destaco a este nível a frequência das Consultas de Hepatologia que se revelaram particularmente interessantes, visto que nunca tinha tido contacto com esta área.

Assim, de modo geral considero que o ensino tutelado revela-se como uma oportunidade única de aquisição de conhecimentos com os respetivos tutores, que vão além de toda a literatura de qualidade, pois só a prática clínica o permite.

Contudo, ao longo deste percurso destacam-se também alguns pontos negativos: os estágios de MGF e de Pediatria apresentam uma duração demasiado curta, não concedendo o tempo necessário para aquisição das rotinas de funcionamento; No estágio de Ginecologia e Obstetrícia, verificaram-se importantes limitações na autonomia concedida, onde raramente foi dada a oportunidade de realização de exame objetivo, nomeadamente palpação mamária, ou de técnicas como a colpocitologia, revelando-se assim um estágio maioritariamente observacional; No estágio de Cirurgia Geral, não foi desenvolvida qualquer capacidade técnica que, na minha opinião, deveria integrar o ensino, nomeadamente realização de pensos e suturas; Por fim, considero que o estágio de Saúde mental não deveria ter sido inteiramente realizado no Serviço de Alcoologia, apesar da diversidade de patologias associadas ao SDA, atendendo o contacto prévio quase nulo com esta especialidade e a escassa familiaridade com os seus conteúdos.

De um modo geral, pude reconhecer algumas limitações nos meus conhecimentos/competências, particularmente no que se refere à instituição terapêutica e respetivas posologias. Contudo, considero que esse mesmo reconhecimento é fundamental para que estas possam ser colmatadas, atendendo que este é apenas o inicio de um longo percurso que é representado pela necessidade de uma aprendizagem contínua, não só pela atualização científica propriamente dita, como pelo fato de, independentemente da potencialidade formativa inerente a cada estágio, a sua duração ser demasiado curta para que seja possível a aquisição de todo o conhecimento fulcral em cada área.

(11)

11

Em suma, este ano contribuiu de forma muito positiva para a minha formação, tendo sido maioritariamente cumpridos os objetivos inicialmente propostos e disponibilizadas as competências que se consideram a base para que seja possível o exercício da Medicina com excelência.

Este revelou-se assim um verdadeiro ano profissionalizante, onde a componente prática predominou, permitindo a aproximação com a vida clínica que em breve iniciaremos.

Termino assim com um agradecimento especial a todos os tutores com quem tive o privilégio de contactar durante estes anos, pela sua dedicação, disponibilidade e partilha de conhecimentos, que contribuíram para este crescimento pessoal e profissional.

4. ANEXOS

1. Certificado de Participação no “6º Curso de Antibioterapia: da Teoria à Prática”

Certificado de Frequência de Formação Profissional

Certifica-se que Joana Ferreira Castro , natural de Santa Maria - Açores, nascido/a a 06/02/1991, nacionalidade Portuguesa, portador do Cartão do Cidadão Nº 14017915 válido até ___/___/_____,participou no Curso de Formação Profissional 6º Curso de Antibioterapia que decorreu de 27/11/2014 a 28/11/2014 no/a Hospital da Luz com a duração total de 12 horas.

Lisboa, 28 de Novembro de 2014

O Responsável pela ADVITA - Associação para o Desenvolvimento Novas Iniciativas para a Vida

(Assinatura e selo branco ou carimbo da entidade formadora Certificada)

Certificado n.º 4368/2014

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

1- A partir de observações e avaliações realizadas no segmento de transportes verificou-se a dificuldade de apropriação dos custos efetivos aos serviços

Combinaram encontrar-se às 21h

 Utilizar EPIs adequados para a manipulação e aplicação (óculos de segurança, luvas, mascara protetora).  Em caso de contato com a pele ou olhos, lavar com água