• Nenhum resultado encontrado

Qualidade: um estudo bibliométrico das monografias publicadas na UFRN no campus Currais Novos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Qualidade: um estudo bibliométrico das monografias publicadas na UFRN no campus Currais Novos"

Copied!
53
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE- UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO

REGINA SALVIANO SILVA

QUALIDADE: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DAS MONOGRAFIAS PUBLICADAS NA UFRN NO CAMPUS CURRAIS NOVOS

CURRAIS NOVOS-RN 2015

(2)

REGINA SALVIANO SILVA

QUALIDADE: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DAS MONOGRAFIAS PUBLICADAS NA UFRN NO CAMPUS CURRAIS NOVOS

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Campus de Currais Novos, para obtenção do grau de Bacharel em Turismo.

Orientador: Prof. (Marcelo Chiarelli Milito)

CURRAIS NOVOS-RN 2015

(3)

QUALIDADE: UM ESTUDO BIBLIOMETRICO DAS MONOGRAFIAS PUBLICADAS NA UFRN NO CAMPUS CURRAIS NOVOS

O trabalho apresentado foi julgado e aprovado para a obtenção do grau de bacharel em turismo, no curso de graduação em turismo bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Currais Novos-RN, ___/___/____. ______________________________

prof. Edneide Maria Pinheiro Galvão

Coordenador (a) do Curso de Turismo

BANCA EXAMINADORA ___________________________________________________ Prof. Me Marcelo Chiarelli Milito Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Orientador ___________________________________________________ Profa. Edneide Maria Pinheiro Galvão Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Examinador ___________________________________________________ Profa: Mabel Simone Guardia Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

(4)

TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Declaro, para todos os fins de Direito e que se fizerem necessários, que assumo total responsabilidade pelo material aqui apresentado, isentando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, à Coordenação do Curso, a Banca Examinadora e o Orientador de toda e qualquer responsabilidade acerca do aporte ideológico empregado ao mesmo.

Conforme estabelece o Código Penal Brasileiro, concernente aos crimes contra a propriedade intelectual o artigo n.º 184 – afirma que: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, consignam, respectivamente:

§1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (...): Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...).

§ 2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, empresta, troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, (...), produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral.

Diante do que apresenta o artigo n.º 184 do Código Penal Brasileiro, estou ciente que poderei responder civil, criminalmente e/ou administrativamente, caso seja comprovado plágio integral ou parcial do trabalho,

Currais Novos-RN, ___ de ____________ de ____.

________________________________ Nome e assinatura do graduando (a)

(5)

Dedico este trabalho a minha família que sempre esteve do meu lado até nos momentos mais difíceis da minha vida e sempre quis me ver feliz, dando- me forças para mostrar que tudo de bom pode acontecer como conquista na vida.

(6)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por ter me fortalecido nas maiores dificuldades da vida, pelas fraquezas, angústia, tristeza... Obrigada, Deus, por ter me mostrado que tudo na vida é possível, quando é feito com fé e com força de vontade.

Aos meus pais Raimundo Lucas da Silva e Maria Isabel Telha Silviano, pelo apoio, ensinamento e educação a mim dedicados. Por eu ser a única filha se formando, apesar das dificuldades, nunca me deixaram desanimar; demonstrando que embora a vida se apresente cheia de barreiras, ainda existem forças para andar e só assim é que se aprende o valor da vida.

Agradeço aos meus seis irmãos: Rogério, Roberto, Ronaldo, Robson, Rodrigo, Ricardo que estão junto comigo, desde o início da jornada da minha vida acadêmica; haja vista que, muitas vezes, eles que me ajudam a voltar para casa. Agradeço muito a eles pelos cuidados a mim proporcionados.

À colega da faculdade e amiga de infância, Rafaela. Estudamos juntas até hoje e ela me ajudou muito nos momentos mais difíceis de minha vida. E aos demais colegas conquistados no decorrer do curso, que também me ajudaram muito e jamais serão esquecidos: Daiane, Luana Vanessa, Wagner Araújo entre outros.

Ao meu namorado José Francisray, pelo amor, incentivo, apoio e companheirismo na hora que eu estava mais nervosa. Obrigada, meu amor, por estar ao meu lado.

Aos professores que me deram todo o apoio na hora que mais precisei no decorrer do curso: Mabel, Marcelo Taveira, Eva, Edineide, Ketrin, entre outros que ajudaram na minha formação acadêmica.

Ao meu professor orientador, Marcelo Chiarelli Milito, que teve toda a paciência do mundo para me orientar e se dedicou e acreditou em mim, incentivando-me e mostrando que tudo poderia acontecer para contribuir no meu crescimento acadêmico e que tudo de bom é possível, basta ter fé, perseverança e coragem.

(7)

Quem é exigente com a qualidade dos produtos, mas não com a qualidade de sua vida, trai a sua própria felicidade.

(8)

RESUMO

Um estudo de natureza Bibliográfica, realizado a busca no banco de dados do SIGAA e pesquisa de campo na biblioteca do campus de Currais Novos, realizado no m de setembro de 2014, tendo como recorte as monografias que possuem o termo qualidade no título e produzidas no campus de Currais Novos/RN. Foram encontrados um total de 38 trabalhos ao longo de 11 anos, com maior parte no curso de administração e tendo como os principais objetos de estudo agências bancárias, meios de hospedagem e postos de saúde. Um dos principais obstáculos da pesquisa foi a existência de algumas monografias que não se encontram na prateleira da biblioteca, apenas no sistema do SIGAA, e outros presentes apenas na biblioteca da UFRN e não no SIGAA, além de outros trabalhos que se sabe a existência mas não se encontra na base de dados ou na biblioteca, acentuando a necessidade de organização desses documentos, de suma importância para sistematização do avanço científico. Palavras-Chave: Qualidade, Bibliometria, Monografia, UFRN, SIGAA

(9)

ABSTRACT

A study of Bibliographic nature, carried out the search in SIGAA database and field research in the library of Currais Novos campus, held on m September 2014, with the cut monographs that have the term quality in the title and produced in campus of Currais Novos / RN. They found a total of 38 works over 11 years, mostly in the course of administration and having as the main objects of study branches, lodging facilities and clinics. One of the main obstacles of the research was the existence of some monographs that are not in the library shelf, just in SIGAA system, and other gifts just in the library of UFRN and not in SIGAA, and other works that are known but the existence is not in the database or in the library, accentuating the need for organization of these documents, critical to systematization of scientific advancement.

(10)

PAGINA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1: Campo de busca do SIGAA... 21

Figura 2: TCC’s do CERES da UFRN de Currais Novos... 22

Gráfico 1: Quantidade e série Anual das Monografias Publicadas... 34

Gráfico 2: Monografias que Seguem a Referida Linha da Pesquisa... 36

Grafico 3: Professores e Orientadores de Monografia... 37

(11)

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 - Taxa de sobrevivência de empresas... 15

TABELA 2-- Contagens das Monografias... 35

QUADRO 3 - TCCs de Administração... 39

QUADRO 4 --TCCs de Turismo... 42

(12)

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

CERES – Centro de Ensino Superior do Seridó RN - Rio Grande do Norte

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

(13)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO... ... 14 1.1 Problema da Pesquisa ... 15 1.2 Objetivos da pesquisa ... 16 1.2.1 Objetivo geral.... ... 16 1.2.2 Objetivos especificos ... 16 1.3 Justificativa ... 16 2 METODOLOGIA DA PESQUISA ... 20 2.1 Natureza da Pesquisa ... 20 2.2 Universo da Pesquisa ... 20

2.3 Técnica de Coleta de Dados ... 21

2.4 Técnicas de Análise ... ... 23

3 REFERENCIAL TEÓRICO ... ... 24

3.1 Estudo do Turismo... 24

3.2 Qualidade na prestação de serviços ... 26

3.3 Estudos Bibliométricos ... ... 31

4 ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ... 34

4.1 Séries Anuais das Publicações... 34

4.2 Cursos e docentes que seguem a Linha de Pesquisa... 35

4.3 Objetos da Pesquisa... 45

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 48

REFERÊNCIAS ... 49

(14)

1 INTRODUÇÃO

O crescimento avançado da globalização, exige necessários profissionais que tenham conhecimentos para se adaptarem às mudanças, assim como também pensamentos diferentes e capacidade para planejar; haja vista que surgimento de novas ideias que contribuam para o avanço no que diz respeito às maneiras inovadoras, com criatividade para o mercado, tendo em vista a competitividade dos dias atuais.

Muitos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) elaborados por alunos Bacharéis em Turismo e Administração partem de uma problemática referente ao ambiente de trabalho das organizações e terminam fazendo a sua pesquisa voltada para o tema da qualidade nos serviços.

Devido à necessidade de toda empresa dispor de um bom nível de qualidade nos serviços, os alunos dos cursos superiores em Turismo e Administração do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, Campus de Currais Novos acabam fazendo seus trabalhos de conclusão de curso focando nessa temática.

Nessa perspectiva, foi necessário elaborar uma pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Campus de Currais Novos-RN para saber sobre as monografias elaboradas pelos graduandos sobre o tema qualidade. Esta pesquisa ajudará aos futuros graduandos que precisarem de trabalhos relacionados à qualidade no serviço. Deste modo, este trabalho visa colaborar também para que os alunos dos cursos mencionados, possam ter conhecimento dos trabalhos elaborados na universidade sobre qualidade e com isso contribuir para o surgimento de pesquisas com outros temas, tendo em vista que eles terão o conhecimento dos trabalhos já existentes.

Os resultados da pesquisa apresentam a relevância dos trabalhos elaborados com a temática da qualidade, pois contribuem com os serviços prestados pelas empresas que estão envolvidas no estudo.

Neste trabalho foi elaborada uma pesquisa Bibliométrica dos TCC existentes na Biblioteca do Campus de Currais Novos-RN. Sendo feita uma divisão anual para ajudar a encontrar os trabalhos pesquisados.

A partir dessa pesquisa, será possível mostrar à sociedade e principalmente aos alunos que têm interesse em pesquisar o tema qualidade,

(15)

quantos estudos são produzidos anualmente sobre essa temática. Qual é o objetivo da pesquisa Bibliométrica, tendo como espaço temporal os trabalhos elaborados entre os anos de 2003 ao primeiro semestre de 2014 dos alunos da UFRN - Campus de Currais Novos - RN.

1.1 Problema da Pesquisa

A temática a qualidade no atendimento é importante para as organizações e empresas que trabalham diretamente com o público, pois todo cliente deseja ser bem atendido. Nesse sentido são desenvolvidas pesquisas por entidades e alunos de universidades para tentar contribuir com no mercado de trabalho.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa – SEBRAE, pesquisou os setores que sobrevivem no mercado de trabalho entre os estados brasileiros, como é mostrado na tabela 1 a seguir:

TABELA 1 – Taxa de sobrevivência de empresas de 2 anos, para empresas constituídas em 2007, por regiões e setores que conseguem sobreviver

Fonte: SEBRAE, 2013.

A partir da pesquisa do SEBRAE no documento “Sobrevivências das empresas no Brasil”, nota-se que as empresas constituídas em 2007 foram verificadas nas bases de 2008, 2009 e 2010. A pesquisa buscava identificar quanto tempo as empresas conseguiam permanecer no mercado e ao mesmo tempo presta um serviço de qualidade ao consumidor, para saber quanto tempo ela sobrevive em relação a qualquer outro tipo de mercado como: indústria, comércio, construção e serviço. A qualidade é importante nas empresas, pois é um dos critérios que faz com que a organização se mantenha no mercado, prestando um bom serviço ao seu cliente e pode ser estabelecida como um

(16)

diferencial competitivo.

O turismo faz parte do setor de serviços e, desse modo, necessita apresentar sempre um bom nível de qualidade na prestação de seus serviços, uma vez compreende empreendimentos que desenvolvem atividades que lidam diretamente com pessoas, e Dentre as quais se destacam: hotéis, restaurantes, empreendimento de lazer, entre outros. Nesse sentido, uma boa quantidade dos trabalhos pesquisados sobre o tema qualidade foram desenvolvidos pelos alunos em diversos órgãos e empresas.

A pesquisa foi desenvolvida a partir da catalogação de diversos trabalhos elaborados dentro da temática da qualidade, surgindo assim a seguinte problemática: “De que forma o tema qualidade está sendo abordado nas pesquisas monográficas da UFRN, Campus de Currais Novos?”

1.2 Objetivos da Pesquisa 1.2.1 Objetivo Geral

Analisar as monografias que abordam a temática da qualidade, produzidas no CERES/UFRN de Currais Novos - RN.

1.2.2 Objetivos Específicos:

a) Identificar a quantidade e série anual das monografias publicadas sobre tema.

b) Levantar cursos e docentes que seguem a referida linha de pesquisa. c) Objetos de pesquisa das monografias publicadas.

1.3 Justificativa

Diante do crescimento da importância da qualidade nas organizações, em um ambiente tão acadêmico, proporcionado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CERES - Campus de Currais Novos, torna-se importante realizar análises sobre os materiais produzidos pelos discentes dos cursos de Turismo e Administração, no que diz respeito aos trabalhos sobre qualidade, tendo em vista este ser um tema considerado bastante relevante para ambos os cursos.

(17)

Atualmente, os profissionais de turismo tendem no desenvolvimento no setor, baseado nesse aspecto o nível de qualidade apresentado nas atividades turísticas, que estão em grande crescimento, ou seja, atraindo a atenção dos estudantes e estudiosos da área. Os mesmos estão desenvolvendo ideias que possibilitem melhoria para o serviço turístico (baseando-se na gestão da qualidade). Dentre esses trabalhos e análises para a melhoria do turismo encontram-se os principais temas relacionados diretamente com a qualidade, tendo em vista que a prestação de serviços turísticos necessita ser qualitativa em todos os setores, para que os turistas retornem.

A qualidade é um fator decisivo para todos os tipos de serviços, o que inclui o atendimento ao turista. O turista se desloca do seu lugar de origem para usufruir dos atrativos de outras regiões e esperam ter um bom atendimento e satisfazer sua necessidade no local desejado. Assim os equipamentos turísticos devem oferecer níveis aceitáveis de qualidade em suas atividades, para desta forma manter o consumidor satisfeito com os serviços prestados, e possivelmente garantir seu retorno ao destino turístico. Para o mercado turístico de um lugar crescer, deve-se desenvolver um planejamento adequado, para que se encontrem as deficiências e desenvolva um serviço de boa qualidade. Fazendo assim os visitantes a decidir voltar outras vezes ao lugar.

Percebeu-se que uma das maiores dificuldades para os concluintes dos cursos superiores de Turismo e Administração do CERES, foi descobrir qual tema abordar no seu trabalho de conclusão de curso; sendo que muitos estudantes acabam escolhendo a qualidade para desenvolver suas pesquisas. Qualidade é um tema relevante, pois ajuda as organizações a prestar um atendimento mais eficiente a seus clientes. No entanto, percebe-se que seu estudo acaba sendo repetitivo, gera mais curiosidade. Por que os alunos demostram tanto interesse por esse tema? Portanto, nota-se que há no campus o aumento na produção de trabalhos sobre a temática da qualidade.

A partir da descoberta desse fato, decidiu-se fazer um estudo Bibliométrico que consiste no levantamento (quantitativo e qualitativo) de toda a produção acadêmica do campus que tenha como alvo esse tema. Saber o porquê de tanta escolha pela qualidade ajudará alunos e professores a reverem seus objetivos acadêmicos. Isso servirá de suporte a comunidade, para que não se opte pelo tema apenas por “ter afinidade,” mas sim para que seja criado

(18)

conhecimento substancial sobre o mesmo de forma séria.

O trabalho ajudará e contribuirá para graduandos, principalmente antes de começar a fazer o seu trabalho de conclusão de curso; pois os orientará a escolher a qualidade por motivos sérios e não por que os outros já o fizeram. Tendo em vista que a elaboração é exigência e pré-requisito para a maioria dos cursos de graduação, esta pesquisa servirá para norteá-los a fazer uma escolha inovadora pelo estudo da qualidade nas organizações. Auxiliando-as a priorizar a gestão da qualidade em seus processos de prestação de serviços.

Com essa pesquisa alunos da UFRN elaborarão um TCC com mais discernimento e menor dúvida. Tal fato beneficiará o setor local de turismo de uma agencia de viagens a até um serviço aéreo, ao oferecer-lhe profissionais mais conscientes e capacitados.

De acordo com o estudo realizado por Oliveira (2012, p. 31),

[...] a questão da qualidade não é um estudo recente, a mesma vem surgindo desde épocas passadas quando os produtos ainda eram fabricados de forma manual. Garvin (2002) elencou o conceito de qualidades a períodos, sendo eles: inspeção, controle estatístico, da qualidade, garantia da qualidade, e gestão estratégica da qualidade.

Diversas empresas buscam conhecer os melhores processos de gestão da qualidade para saber se estão no caminho correto. Oliveira apresenta vários significados para esta busca e estes podem não só se aplicar as empresas, mas também aos alunos que estão desenvolvendo seus TCC. Alguns desses significados são o fato de que a gestão da qualidade está na rotina das organizações há muito tempo. Para se ter qualidade em qualquer serviço, torna-se necessário possuir controle estatístico de planejamento, pois destorna-se modo torna-se obtêm garantias que ela vai estar presente nos serviços prestados. Para alcançar tal objetivo, é necessário que que a realização de estudos que possam diagnosticar e propor melhorias para que nas empresas mas organizações que prestam serviços sirvam com essa característica.

E um Tipo de análise que serve para auxiliar os alunos os professores-orientadores dos cursos de Turismo e Administração a escolherem trabalhar ou não o tema qualidade de forma mais consciente. Se o selecionarem, vão poder saber onde encontrar mais facilmente as referências que discutem sobre o

(19)

assunto e além de que estarem cientes do que já foi trabalhado, para não correr o risco de elaborarem uma pesquisa muito parecida com as que já existem.

A condução do presente estudo foi movida por haver muitos projetos de TCC relacionados com o tema qualidade, o que provocou o surgimento de uma pesquisa bibliométrica com vistas a facilitar a pesquisa por trabalhos baseados nesta temática, para que os alunos dos cursos de Turismo e Administração pudessem observar se é realmente necessário elaborar seu trabalho nessa temática, ou se poderiam fazer mudanças e adequações ao tema do título, ou mesmo no rumo de sua pesquisa; contribuindo para que, deste modo, para metade mais inovadoras que contribuam substancialmente para as empresas ou organizações.

(20)

2 METODOLOGIA DA PESQUISA

2.1 Natureza da Pesquisa

Conforme defende Dencker (2001), a presente pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva. Exploratória por ser um enfoque, usa diversas fontes para caracterizar um cenário, descritiva por levantar e sistematizar uma série de dados sobre o tema.

O estudo atua simultaneamente nos campos quantitativos e qualitativos, qualitativa é a escolha dos tipos de dados, forma de categorização e filtros a serem aplicados, quantitativo é a coleta, o levantamento e apresentação dos dados.

2.2 Universo da Pesquisa

O trabalho foi realizado na UFRN, CERES de Currais Novos – RN, onde foram pesquisados os Trabalhos de Conclusão de Curso que foram elaborados pelos alunos concluintes dos cursos de Turismo e Administração que apresentam em seu título essa temática.

Esse trabalho constitui-se em um estudo bibliográfico de trabalhos de conclusão de curso que existem no CERES, Currais Novos - RN elaborados pelos alunos dos cursos de Administração e Turismo.

A pesquisa que direcionada à gestão da qualidade no serviço de atendimento ofertado por diversas empresas que pretendem melhorar ou se aprimorar na prestação. Para tal, foi identificado a oportunidade de fazer uma busca bibliométrica de quantos TCC´s existem na UFRN/Currais Novos com o termo “qualidade” no título.

O campus de Currais Novos existe os cursos de Administração, Letras, Turismo e Letras em Espanhol, que é o curso mais recente. Alguns cursos não exige o trabalho de conclusão de curso (TCC), apenas Turismo e Administração, e o curso de administração elabora um relatório de estagio II e entregam para a biblioteca. Os outros cursos fazem artigos para finalizar sua graduação.

(21)

2.3 Técnica de Coleta de Dados

Os dados secundários utilizados para realizar a pesquisa foram predominantemente pesquisas eletrônicas, livros da biblioteca setorial campus de Currais Novos, artigos e trabalhos de conclusão de curso

Os dados primários passaram por duas etapas de coleta, a primeira através de busca na base de dados do SIGAA, (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas através dos filtros): Qualidade no campo Título, Biblioteca Setorial do Centro Regional de Currais Novos no campo Biblioteca, Monografias no campo Coleções e Monografia UFRN no campo Tipo de Material. Conforme indica a figura 1:

Figura 1: Campo de busca do SIGAA

Fonte: do SIGAA da UFRN, 2014

O SIGAA é um Sistema utilizado pela UFRN, onde estão armazenados os trabalhos de conclusão de curso, para consulta de professores e alunos, mas necessita ser alimentado e é possível de falhas. O filtro de busca na base de dados da UFRN gerou a planilha contida no ANEXO A em, resultado que a autora, e sua vivência na instituição, constatou que estava defasada com a realidade e a quantidade de trabalhos que já foram apresentados com o tema, dessa forma, optou-se também por fazer uma segunda etapa de coleta, pesquisa de campo.

(22)

O trabalho em campo foi feito no dia 29/09/2014, às 18h, na Biblioteca Setorial do CERES do Campus de Currais Novos, com os TCC dos alunos, onde foi encontrado em alguns trabalhos termo qualidade para além do registro no sistema. Para a efetivação deste trabalho, contou-se com a ajuda dos bibliotecários e bolsistas que trabalham na Biblioteca. Fase essa ilustrada na figura 2:

FIGURA 2: TCC do CERES de Currais Novos.

Fonte: Dados da pesquisa, 2014.

As monografias serviram para realizar outros estudos, seja para fazer um projeto de pesquisa ou o próprio trabalho de conclusão de curso, pois com os trabalhos existentes foi possível desenvolver novas pesquisas. Apesar de não haver nenhum trabalho que se baseie no mesmo tema deste estudo são utilizados outros materiais já elaborados e que em contribuir para a conclusão deste.

A coleta bibliométrica foi realizada através de uma pesquisa de dados com varreduras relacionadas a temas de estudo bibliométrico e categorização desses dados conforme o foco de interesse. Foram coletados todos os trabalhos de conclusão de curso é para saber e sistematizar conforme os objetivos específicos almejados.

(23)

2.4 Técnicas de Análise

Para alcançar os objetivos foi preciso analisar e coletar dados por meio de trabalhos acadêmicos locados na biblioteca da universidade, onde serão observados detalhadamente e conforme os objetivos específicos previamente estipulados, a ferramenta software Microsoft Excel 2013 onde serão tabulados os dados e se organizará para serem diferenciados, sistematizados e

(24)

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Estudo do Turismo

O estudo em Turismo é importante porque abrange conhecimento em todas as áreas, pois a atividade trabalha com diferentes perfis de turistas com hábitos e necessidades distintas; o que torna evidente o desenvolvimento de uma boa organização e um estudo de mercado para que este possa crescer com mais qualidade.

A pesquisa na área do turismo é essencial para se obter conhecimento sobre a atividade e desta forma proporcionar melhorias para o mercado turístico. O que faz o turismo crescer e ajuda a desenvolver o marketing. Dencker, Adas. (1998 p. 224) Explica o que é o turismo no meio dessa pesquisa que é citada pelo pensamento de outro autor que é Krippendorf, para ajudar contribuir com o seu pensamento:

{...} estudo de mercado em turismo é toda a pesquisa sistemática de todos os fatores que influenciam o deslocamento de pessoas para determinados centros turísticos (destinos de viagens) e a distribuição de certas prestações materiais e de serviços aos turistas.

O Autor comenta que esses fatores envolvem o deslocamento das pessoas para conhecer pontos turísticos, ou seja, locais que chamam a atenção do visitante e desperta o interesse em conhecer o local. Ressaltando também que é importante realizar a pesquisa sobre o ambiente de trabalho, por que é nele que a empresa percebe o que é preciso melhorar para atender com mais qualidade seus clientes, sendo isso muito relacionada para o turismo pois, a área abrange grandes mercados.

Existe muitas empresas de turismo que seria interessante de conhecer, para se adquirir novos conhecimentos sobre atividade turística, principalmente para os turismólogos, pois este profissional precisa agir de forma coerente e responsável e conhecer a estrutura de uma empresa, e mais: que saiba servir com ótima qualidade para fazer a diferença.

(25)

Nesse estudo Werner. (2009 p.86) comenta como agir:

O futuro turismólogo tem uma gama de empresas onde poderá desenvolver atividades operacionais ou gerenciais. Podemos citar agências, as operadoras e as consolidadoras, que hoje estão se especializando em nichos de mercado, como destinos segmentados, turismo GLS, turismo da melhor idade, lua de mel ou, ainda, o turismo ecológico.

A cima é menciona várias empresas em que um turismólogo pode saber como melhorar ou como a organização funciona, pois, já que o turismo abrange várias áreas de conhecimento, é necessário identificar se as empresas pesquisadas estão trabalhando de acordo com as exigências do mercado. Como no Brasil existem muitas empresas de turismo, pois para desenvolve o turismo como fonte econômica, é necessário pesquisar e melhorar, para que se possa mostrar inovações para os turistas que viajam para encontrar um local que atenda suas expectativas e necessidades.

O turismo no Brasil cresceu muito desde 1971 até os anos de 2015, devido a isso, para melhor utilização e aproveitamento, que enfoque nessa área existem outros cursos de capacitação na área; para que o atendimento a estrangeiros e pessoas de outras cidades do Brasil seja com mais qualidade. Assim Matias (.2012, p. 61) fez uma pesquisa e afirma essa importância do crescimento para gera emprego na área:

Esse reaquecimento da atividade turística no país reafirma a sua importância econômico-social como geradora de emprego e renda, o que desperta nas instituições de ensino o interesse pela implantação de cursos superiores de Turismo, visando atender as necessidades do setor.

Na citação é falado da importância da atividade turística como geradora de empregos, pois o mercado exige cada vez mais de profissionais qualificados, que atendam as pessoas nesse setor. Para que estas se sintam satisfeitas e queiram voltar sempre. O crescimento na área de turismo teve um grande aumento, e principalmente em áreas importantes como o atendimento direto aos turistas. O que faz com que os graduandos em turismo fiquem mais atraídos pelo curso. “Outra tendência verificada também no período de 1995 a 2008 foi o

(26)

aumento da oferta dos cursos de Turismo em instituições públicas...privadas” MATIAS (2012, p. 65), A importância da formação do curso para se estar bem preparado no mercado.

3.2 Qualidade na prestação de serviços

No serviço tem que ser mostrado e feito com muita qualidade, pois é isso que toda empresa precisa para crescer, pois para acontecer é necessário que os seus serviços sejam prestados com qualidade, deste modo ocasionará um grande desenvolvimento para ela e dos profissionais que nela atuam.

Para elas os negócios precisam crescer para continuar no mercado por que no mundo só continua se evoluir e fizer alguma mudança, para o turismo isso precisa estar sempre acontecendo porque existem turistas que gostam de observar o quanto o mercado está evoluindo, por isso que os mesmos de deslocam para conhecer outros lugares, pois o visitante gosta de conhecer o diferencial do destino e utilizar o serviço de qualidade.

A qualidade nos serviços turísticos é uma empresa para mostrar o seu diferencial, pois é mais intangível do que tangível porque ele mais oferece serviços do que entrega produtos turísticos, para conseguir a segmentação de serviço que é o mais importante em uma empresa para ser mais conhecida no mundo.

Em relação à qualidade, Araújo (2003, p. 43) destaca que:

A qualidade técnica refere-se aquilo que permanece com o cliente depois de sua interface com os funcionários da organização. Assim esse tipo de qualidade está associado, geralmente, a aspectos tangíveis como a comida que é servida no restaurante ou o quarto de hotel no qual o cliente irá estalar-se. A qualidade funcional diz respeito ao processo de prestação do serviço.

A qualidade é algo que é muito importante para o cliente porque é isso que faz com que voltem ao local. Não só o local tem que mostrar qualidade no atendimento dos seus funcionários e proporcionar ao cliente a satisfação pelo que o mesmo consumiu. E assim, mostrando produtos e serviços, espera-se que os clientes se atraiam mais pela prestação do serviço.

(27)

tais como: as viagens que é um elemento intangível em que os clientes não podem pegar e saber se vão ficar satisfeitos pela escolha; os serviços turísticos, os quais não podem ser avaliados no momento anterior, apenas depois que é passado pelo serviço.

A esse respeito Pattrocchi (1998, p. 289), destaca nos serviços:

O turismo é essencialmente prestação de serviço. Um erro cometido, uma desatenção ou uma involuntária descortesia não podem ser evitados por um hipotético controle de qualidade e retorno ao início do processo.

Pode se dizer que o pensamento desse autor está correto, só que com o decorrer do tempo muitas coisas mudaram, do ano de 1998 a 2014. Hoje o mundo está mais exigente, e não pode acontecer mais como antigamente. No turismo sempre ocorreram muitas prestações de serviço e é normal acontecer erros mais antigos como já foi explicitado; agora, nenhuma empresa pode ser desatenta principalmente se ela só se envolve com serviços, pois um erro pode acabar destruindo a empresa.

Assim, pode-se dizer que para o turismo acontecer precisa ter uma boa qualidade, precisa de muita atenção, pois é preciso ser mostrado o que o turismo oferece para que os turistas fiquem mais atraídos para conhecer os lugares, visto que as pessoas gostam de uma empresa que seja mais atualizada virtualmente e pessoalmente.

O serviço é uma das coisas que também precisa ser melhorado muito, fora os produtos e do atendimento que necessitam de estar condizentes com a evolução do mundo, pois à medida que o mundo vai evoluindo, as pessoas e produtos e serviço que usufruirmos também têm que evoluir, para não correrem o risco de estagnarem no tempo.

Hoje os serviços que vão ser prestados devem ser bastante significativos para a empresa, até mesmo os serviços virtuais que muitas empresas estão utilizando, como o uso de um marketing virtual para que o nome dela fique mais conhecido. Desse modo, as empresas que deixam o seu telefone e suas imagens no site, precisam saber se ficou realmente de acordo com os critérios exigidos pelo mercado consumidor, pois o cliente, no mínimo, vai querer ligar, ser bem atendido ou mandar um e-mail e ser respondido; e, ao chegar à

(28)

empresa, que o serviço seja bem prestado para que supere as suas expectativas.

Como foi visto, virtualmente também pode ser mostrada. E de outras maneiras podem ser apontadas como uma empresa é realmente organizada.

Castelli (2006. p. 110) ressalta:

A responsabilidade pela qualidade é tarefa de todas as pessoas engajadas na organização e não de um departamento, já que a empresa é um sistema. Nele, todos os colaboradores são importantes, pois contribuem, por meio do seu trabalho, com satisfação dos clientes.

Na empresa não há apenas um responsável pelo atendimento dos clientes e sim todos são autores, porque todo mundo é responsável pela evolução na empresa no mercado, ambos precisam trabalhar em conjunto. No decorrer do período em que o serviço está sendo bem disponibilizado, o cliente estabelece uma série de contatos com os colaboradores da empresa.

Nessa perspectiva, a qualidade dos serviços prestados, não se resume em apenas dominar as técnicas de atendimento com qualidade, mas principalmente deve ser uma prática constante e todos os colaboradores devem estar capacitados; desta forma, estarão mais efetivamente satisfazendo sua clientela com a excelência dos serviços prestados e os benefícios da qualidade vão só crescendo.

Azevedo (2014. p.23), comenta:

A qualidade é algo de extrema importância da concepção de um produto ou serviço, pois quando o cliente está consumindo, a qualidade vai refletir diretamente na opinião que o mesmo será. Fazendo com que este venha ou não a consumir novamente.

Na verdade um produto ou serviço vai depender do pensamento do cliente, como é importante para a empresa, pois a qualidade vai fazer com que o turista se sinta mais atraído e ele vai se sentir satisfeito com o que lhe agradam e chamam a sua atenção. Esse é um dos motivos que faz o turismo acontecer para que sempre possa agradar as pessoas e nunca deixar de fazer inovações para que elas possam apreciar. Quanto mais cuidadosa for a empresa, mais pessoas serão atraídas para se satisfazerem dos serviços prestados.

(29)

para as pessoas. Antes isso não era tão importante, mas mesmo assim a preocupação com a qualidade existe com a produção das coisas para chamar a atenção dos clientes; e até hoje isso está acontecendo porque eles se preocupam com o atendimento ao cliente, com o produto ou serviço que vai ser ofertado, se ele realmente está satisfeito ou não, com isso eles tem que estar sempre inovando para ser conhecido como a qualidade no produto ou serviço, agradando o cliente e concedendo-lhes um bom atendimento.

Nesse sentido Hargreaves (2007, p.12) destacam que:

Nesse ambiente competitivo surge o cliente mais exigente em relação a qualidade do produto e dos serviços que vai consumir. Em resumo, a qualidade passou a ser o principal diferencial não só dos produtos em si, mas, sobretudo, dos serviços oferecidos pelas empresas.

Essa importância é muito grande por que uma empresa somente cresce se ela estiver servindo de ótima qualidade os seus clientes ou turistas que pretendem alcançar, com os avanços da tecnologia os serviços inovam principalmente para os turistas que gostam de viajar, com a tecnologia tudo se tornou mais fácil. Assim as empresas precisam estar inovando sempre por que as pessoas gostam de coisas novas e diferentes e também ajuda a valorizar o mercado mostrando a publicidade usando o marketing.

Um padrão de qualidade apresenta um bem muito bem projetado, bem elaborado ou pensando no que os clientes vão achar fazendo uma organização acontecer junto com a administração bem-feita. Um produto ou serviço é capaz de atender as necessidades do cliente em que ele está procurando para que atenda às necessidades implícitas que são as que ele espera que o produto ou o serviço tenha do seu gosto ou as necessidades explicita e que são os aspectos pessoais de cada pessoa.

Hargreaves (2007, p. 12) afirma que:

Podemos dizer que a qualidade de um produto ou de um serviço é medida pelo conjunto de características capazes de atender as necessidades implícitas e explicitas do cliente. O que ajuda a criar uma verdadeira cultura de sistema [...].

De acordo com o autor citado, a cultura verdadeira do sistema existe porque o cliente vai atrás e fala do que precisa ser melhorado para querer o

(30)

produto ou serviço; de fato, pois ele só o adquire se estiver atraído pelo produto ou serviço ou se ele estiver realmente necessitando.

Quando um produto atende a vontade dos clientes ou turistas, estes têm todo o direito de querer algo de qualidade. Assim as características da empresa vão crescendo e aprendendo a servir e mostrar os seus produtos de mais qualidade, fazendo com que sejam atraídos mais turistas.

O empreendimento deve ter um grande controle para que a qualidade possa acontecer em toda empresa, do contrário, vai à falência. É imprescindível, portanto, ter pessoas especializadas para cada setor da empresa ou pessoas responsáveis e criativas para a sua melhoria.

As empresas são responsáveis pelo seu próprio controle, pois depende de como a organização agir. Se esta questão estiver usando um bom planejamento para atrair o seu público-alvo e souber efetivar esse planejamento, vai ser muito útil para o controle da empresa. Desse modo vai mostrar que está usando uma boa diretriz junto com as metas e as medidas a serem alcançadas.

Se souber gerenciar as diretrizes do próprio negócio e estruturar bem suas ações e não continuar na mesmice em que começou, a empresa irá evoluir e vai ser mostrada uma ótima qualidade dessa empresa.

Assim Vieira Filho (2010 p. 120) destaca que:

Organizações que estabeleceram a política da qualidade e a praticam, que implantam e monitoram o 5S, que têm as suas atividades de rotinas padronizadas, suas metas estabelecidas e monitoradas, com certeza, terão controle sobre a qualidade do que fazem, seja produto ou serviço.

Pelo o exposto que as organizações precisam definir as suas metas para serem cumpridas, pois isso mostra que ela está evoluindo, haja vista que para alcançar essas metas visando à satisfação dos clientes, precisam ver ou ter algo diferente, demonstrando que não só pensam como praticam um diferencial e mostrando ao público que quer fazer a diferença. Ao traçar uma rotina de sempre estar organizando, mudando, buscando sempre informações para mais acomodações na empresa. Para o seu aperfeiçoamento, a empresa deve procurar uma melhoria na utilização, ordenação, fazendo a limpeza estar sempre à mostra para que as pessoas fiquem admiradas e interessadas em seus serviços.

(31)

Isso mostra que o mercado está em busca do controle da qualidade e até mesmo pensando no próprio futuro, para que tudo aconteça bem e que os seus clientes gostem do seu diferencial. Para credenciar que tem ótimos fornecedores e que sabe controlar um ambiente organizado, a empresa deve otimizar os produtos e serviços para oferecer a seus clientes.

3.3 Estudos Bibliométricos

O levantamento Bibliométrico é um estudo feito em bases eletrônicas ou também em livros, artigos, revistas. Com base em referências relacionadas ao tema de estudo. Serve para auxiliar a quem está em fase de pesquisa para a conclusão de curso. Este estudo pode ajudar muito a graduandos que se encontrem em dúvida, seja na hora de escolher seu tema de pesquisa, ou em encontrar referenciais corretos para o tema de pesquisa já escolhido.

O autor VÂNIA (2014, p.2) explica:

Bibliometria é um conjunto de leis e princípios empíricos que contribuem para estabelecer os fundamentos teóricos da Ciência da Informação. O termo statistical bibliography – hoje Bibliometria – foi usado pela primeira vez em 1922 por E. Wyndham Hulme, antecedendo à data a qual se atribui a formação da área de Ciência da Informação, com a conotação de esclarecimento dos processos científicos e tecnológicos, por meio da contagem de documentos.

É explicado o significado e origem da Bibliometria, destacando contribui para os fundamentos teóricos necessários à gestão eficiente das informações, o que é importante para o esclarecimento dos processos científicos e tecnológicos podem ser utilizados nas universidades e instituições, seja para a contagem de documentos existentes ou para facilitar a realização de pesquisas científicas que sejam centradas em um mesmo tema, ampliam de forma eficaz a quantidade de informação que poderá ser usada.

Essa ampliação quantitativa e qualitativa na metodologia de pesquisa certamente são pesquisadores, pois proporcionam informações de forma mais organizada os que pesquisarem algo que já foi pesquisado, evitando redundância.

(32)

A esse Kapla, Johnson (2010, p. 3) enfatiza:

Estudo bibliométrico é um tipo de pesquisa geralmente utilizada para se fazer um levantamento da quantidade e qualidade de artigos sobre um tema que é considerado relevante para uma determinada área. Esse tipo de estudo é importante, pois mapeia os autores envolvidos que, por sua vez, são pesquisadores que contribuem para fomentar a ciência.

O levantamento Bibliométrico das pesquisas de custos dos anos de 2007 a 2008 apresentaram êxito em suas considerações. De acordo com o último Congresso Brasileiro de Custos, o estudo bibliométrico é um tipo de pesquisa que pode ser feita entre vários assuntos de qualquer área, pois possibilita um universo de ação muito amplo, onde basta apenas se ter cuidados necessários com a metodologia de tabulação dos dados obtidos, mantendo sempre o foco na otimização dos resultados, ao apresentar trabalhos e pesquisas de outros autores.

Existem autores que comentam, de maneiras diferentes, como fazer uma pesquisa bibliométrica. Só que existe autores que eles se destacam mais pois pela explicação dá para tirar as dúvidas.

Antunes (2009, p.15) destaca:

A bibliometria - ou bibliografia estatística como foi primeiramente chamada – é uma ferramenta estatística que – em princípio – mede a produção bibliográfica de determinada autoridade, infere sobre a qualidade dos documentos e traz a tona tendências da comunidade científica.

É relata de maneira diferente como se deve fazer uma pesquisa bibliométrica, como ela é chamada, e o seu princípio. A pesquisa precisa de muitos cuidados, principalmente se for com livros ou artigos, pois se deve saber observar tudo detalhadamente, para que não aconteçam enganos na hora da tabulação e o objeto possa ser alcançado de forma correta.

Nesse sentido, a pesquisa bibliométrica para construir uma comunidade acadêmica mais atualizada, com capacidade de acessar grandes quantidades de informação de forma rápida e otimizada, para que a futura produção bibliográfica aconteça de uma maneira ainda mais diferenciada e eficiente.

(33)

A esse respeito, Muniz JR. (2011, p.2) relatam que:

A análise bibliométrica foi primeiramente utilizada para a medida de livros como quantidade de palavras, edições e exemplares, por exemplo. Com o tempo, voltou-se para o estudo de outros tipos de documentos como artigos de periódicos, além de destinar-se ao estudo da produtividade de autores e citações.

Mostra a importância de ressaltar que no início o objetivo deste tipo de pesquisa era catalogar livros que eram pesquisados frequentemente, detalhando edições em relação a volumes e números de páginas. Isso servia para se tirar citações para que se pudessem exemplificar melhor os temas eventualmente pesquisados nas universidades. Essas técnicas obviamente eram decisivas na análise crítica os trabalhos de um tema especifico que estivesse sendo pesquisado, para que fossem desenvolvidos novos trabalhos.

Uma pesquisa bibliométrica traz todos os dados literários que forem pesquisados de forma organizada e eficaz, mesmo que eles sejam antigos. Proporciona mais tempo ao pesquisador para desenvolver suas próprias ideias, o que consequentemente melhora a qualidade de seu trabalho.

(34)

4 ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Foi observado durante a pesquisa que existem em média 38 TCC relacionados com o tema qualidade registrados no sistema SIGAA e quatro foram encontrados sem registro no sistema. Com base na pesquisa desenvolvida no referido sistema e no suporte prestado pelos servidores da biblioteca do campus, tornou-se possível estabelecer um padrão quantitativo sobre o número de trabalhos relacionados com a qualidade.

A análise dos resultados será apresentada de acordo com os dados fornecidos pela pesquisa dos trabalhos de conclusão de curso do CERES da UFRN/Currais Novos de maneira relatada sob a forma de quadros e gráfico para gerar melhor entendimento por parte dos leitores e dados mais importante em gráficos.

4.1 Séries Anuais das Publicações

A quantidade de trabalhos que já foram pesquisados com o tema qualidade do ano de 2003 a junho de 2014. 2013 foi o ano que foi mais computado um total de dez trabalhos com esse tema. Em 2003, 2004, 2006, foram dois; em 2011, 2012 e 2014 constatou-se apenas um trabalho para cada ano usando tema qualidade (ver Gráfico1). Em 2014 os dados não estão completos, pois no final do mesmo ano (provavelmente) alguns alunos podem ter feito pesquisas com esse tema, que não puderam ser contabilizadas, devido à pesquisa ter sido começada no mês de setembro e finalizada em novembro de 2014.

GRÁFICO 1: Quantidade e Série Anual das Monografias Publicadas

Fonte: Dados da pesquisa, 2015

0 2 4 6 8 10 12 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2011 2012 2013 2014...

(35)

4.2 Soma total das monografias

O total contabilizado foram 38 monografias com o tema qualidade foram detectadas no CERES – Campus de Currais Novos, no dia 05/10/14. Constatou-se que das monografias encontradas 14 não estão expostas, bem à vista dos alunos; outras, porém, não se sabe por qual motivo que não se encontram na biblioteca, apenas no sistema SIGAA; outras, somente na biblioteca ou no sistema da Biblioteca.

TABELA 2 - contagens das Monografias

Busca de dados Onde existe Quantidade

Administração Biblioteca e SIGAA

18

Administração Biblioteca

1

Turismo Biblioteca e SIGAA

2

Turismo Biblioteca

3

Não existe na biblioteca só no sistema

SIGAA

14

Total

38

Fonte: Dados da pesquisa,2015.

4.2 Cursos e Docentes que seguem a linha de pesquisa

São os trabalhos elaborados com base no tema qualidade. Percebe-se que há cursos que apresentam maior índice de pesquisa sobre o tema no CERES Currais Novos. Há alguns professores que são mais procurados para orientar Discentes que escolheram pesquisar sobre o tema.

(36)

4.2.1 Cursos com mais linha de pesquisa

São os cursos que tem mais trabalhos com esse tema. A maioria dos trabalhos vem do curso de Administração e depois do curso de Turismo que sera mostrado (GRÁFICO 2).

GRÁFICO 2: Monografias que Seguem a Referida Linha da Pesquisa

Fonte: Dados da pesquisa, 2014.

4.2.2 Pesquisa dos Docentes

São sobre os professores que mais orientaram alunos com o tema qualidade. Quem mais orientou foi o professor Marcos Alberto Dantas, M Sc. professor de Administração, e em Turismo foram os professores Marcelo da Silva Taveira M. sc e: Mabel Simone Guardia, Ms. e os outros orientaram apenas uma vez. Sete orientadores não puderam ser identificados porque não havia registro destes no sistema. Que será mostrado no gráfico 3.

0 5 10 15 20

Administração Turismo TCCs que só existem dados no SIGAA

(37)

GRÁFICO 3 Professores e Orientadores de Monografias

Fonte de dados da pesquisa, 2015

4.2.2.1. Trabalhos de Administração

Os trabalhos de conclusão de curso de Administração são mais antigos, pois a professora Edneide Maria comentou que o curso de administração se iniciou no ano de 1979. Com o tempo a universidade foi mudando e os discentes começaram a elaborar relatórios de estágio no lugar de monografias. Esses relatórios passaram a ser o trabalho de conclusão para o referido curso. Em 2003 só existe uma monografia com o tema qualidade. A partir desse mesmo ano,

0 2 4 6 8 10 12 14

Ítalo R.F. Andriola, Marcos Alberto Dantas Andreia Cristina Santos de Jesus

Ketrin Coreto Farias Beni Marcia Cristina Alvez Dalmo de Oliveira Evangelista Mabel Simone Guardia, Marcelo da Silva Taveira Marcos Adller de Almeida Nascimento Clébia Bezerra da Silva Vanessa Gomes Cortês Valmir de Oliveira Costa Diego de Lima Dantas Ronie Galeano Tadeu Fernando da Silva 0rientadores que não dá para visualizar no

(38)

começaram a ser elaborado relatórios com esse foco.

Quando o sistema (SIGAA) começou a funciona, ajudou os alunos e professores, facilitando na busca por material.

A partir dos resultados obtidos dos dados pesquisados e das informações fornecidas pelos TCC’s dos alunos de Administração, com o tema qualidade, percebe-se a existência de 19 trabalhos registrados.

O QUADRO 3 mostra os resultados dos trabalhos de conclusão de curso de Administração, que são Relatórios de Estágio II. Há registro no SIGAA de TCC’s do ano de 2003 a 2013, seguidos pelos de 2014. O dado mostra que muitos alunos pesquisaram esse tema, e professores foram procurados para ser orientadores de TCC mais de uma vez.

O referido assunto acabou sendo repetido algumas vezes com os seguintes docentes: Professor e Orientador m. sc: ítalo r.f. andriola, 1 vez; Marcos Alberto Dantas, 13 vezes; andreia cristina santos de jesus, 1 vez; Kettrin Farias Bem Maracajá, 1 vez; Dalmo de Oliveira Evangelista, 1 vez; Tadeu Fernando da Silva, 2 vezes; Marcos Adller de Almeida Nascimento, 1 vez. Destaca-se o nome do professor que está em negrito, determinando o mesmo como o que orientou mais relatórios de estágios com o título qualidade. Os discentes poderiam estagiar em um mesmo lugar, então eles faziam um relatório em dupla, onde algumas vezes o trabalho terminava sendo entregue com nome de uma ou mais de duas. A partir de 2013, os alunos passaram a entregar o Relatório de Estágio com um só nome, mas não precisam apresentar apenas entregar.

O trabalho que foi disponível apenas na biblioteca encontra-se em dentre os citados, como se percebe ao analisar os seguintes dados que estão em negrito.

(39)

QUADRO 3 – TCC’s de Administração

Ano

Nome do Professor (a) Orientador (a)

Autor (aluno) Curso Titulo

2003

Ítalo R.F.

Andriola, M. Sc. Maria Aparecida

Campêlo. Administração Análise da qualidade de vida no trabalho dos funcionários da agência dos correios de Currais Novos. 2003 Marcos Alberto Dantas, M Sc. Ivanildo Dantas dos Santos Josenilson de Medeiros Lopes Administração Políticas públicas e qualidade de vida: um estudo na população do município de Currais Novos. 2004 Andreia Cristina Santos de Jesus M Sc Ana Patrícia Souza Macêdo Otto Soares Araújo Santos Administração Qualidade total: o caso do Hospital Regional "Mariano Coelho" em Currais Novos. 2005 Marcos Alberto Dantas, M Sc Daguia Regina dos Santos Josenira Gomes Bezerra Administração Qualidade nas organizações modernas: um estudo de caso em um consultório odontológico. 2005 Marcos Alberto Dantas, M Sc. Adlucia Pereira da Rocha Silva Leila Andreia Mirabda de Vascocelios Administração Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso no Hospital Universitário Ana Bezerra. 2006 Marcos Alberto Dantas, M Sc Inácio da Silva Pimenta

Jose Roberto dos Santos das Silva

Administração A prática do controle de qualidade no processo de produção da sociedade rio-grandense de Moagem Ltda. 2006 Marcos Alberto Dantas, M Sc Francy Gleyoson de Souza Machado Administração Qualidade na prestação de serviços em saúde: um estudo de caso

(40)

Maria Hosana Ribeiro da Silva no Hospital Regional "Aluízio Bezerra". 2007 Marcos Alberto Dantas, M Sc Joatan Fernandes Vieira Júnior Wésgley Bênner de Azevedo Santos Administração Microcrédito como fonte de geração de renda e melhoria da qualidade de vida. 2007 Marcos Alberto

Dantas, M Sc Medeiros, Isaac Atanaésio de França. Administração Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso na “Primor Panificadora". 2008 Marcos Alberto Dantas, M Sc Francisco das Chagas Pereira Lucilo Bezerra de Medeiros Thiago de Medeiros Câmara Administração Qualidade nos serviços em informática. 2008 Marcos Alberto

Dantas, M Sc André Gustavo

Macedo da Silva Administração

Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso na APS/Currais Novos. 2009 Kettrin Farias Bem Maracajá: M Sc Silva, Gilriane Carla Felix. Administração Qualidade e excelência no atendimento ao cliente: um estudo de caso no hotel Tungstênio. 2009 Marcos Alberto Dantas, M Sc Madson Denis Cortez José Henrique da Silva Administração Planejamento da produção e gestão da qualidade: um estudo de caso na Mineração Ju-Bordeaux. 2009 Marcos Alberto Dantas, M Sc Marcus Cesar Aprigio de Andrade Richard Barros Soares Administração Programa de qualidade de vida no trabalho (QVT) : uma análise na empresa VVC distribuidora de bebidas. 2009 Marcos Alberto Dantas, M Sc

Alan Lopes dos Santos

Administração

Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso em uma

(41)

Edmilso Azevedo do Nascimento indústria de artefatos de cerâmica vermelha. 2009 Marcos Alberto Dantas, M Sc Adriana Bezerra de M. Medeiros Sylene Fernandes de Andrade Araújo Administração Qualidade em serviços: como encantar e manter clientes num Pet shop em Currais Novos. 2013 Marcia Cristina Alvez Ms. Laíse Cristina Lima Pereira Administração Qualidade na prestação de serviços: uma análise com técnicos administrativos da UFRN/ campus Currais Novos. 2013 Dalmo de Oliveira Evangelista Josivaldo dos Santos Pereira Administração Contribuições e limitações do programa qualidade de vida no trabalho (QVT), no Banco do Brasil, agência Currais Novos-RN. 2013 Marcos Adller de Almeida Nascimento M, sc Pollyanna Maria Bezerra Administração Influências dos aspectos de liderança e valorização das pessoas na qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso em uma cooperativa de credito do Seridó Fonte: Dados da pesquisa 2014

4.2.2.2 Trabalhos de Turismo

Os alunos do curso de Turismo iniciaram as apresentações do TCC a partir do ano de 2011. E os alunos poderiam também reutilizar em seu TCC o que produziram anteriormente no estágio, só reorganizar para ficar igual ao trabalho de conclusão do curso.

(42)

duas existem no sistema do SIGAA, na biblioteca existem três monografias do ano de 2013 que seguem destacadas em negrito. Em julho de 2014 há uma com o tema qualidade, ainda não foi registrada no sistema.

O TCC não pode ser apresentado ou feito por mais de uma pessoa. Depois de apresentado o trabalho é necessário que fique uma cópia na biblioteca, uma para o orientador (a) e outro para o autor (discente).

Como se percebe no QUADRO 4, devido ao fato de o tema qualidade ser pesquisado repetidamente os discentes acabam sendo orientados, por: Mabel Simone Guardia, Ms.,2 vezes; Marcelo da Silva Taveira M. sc., 2 vezes; Clébia Bezerra da Silva, M. sc. foi a docente que orientou apenas um TCC com o tema qualidade até agora.

Existe um TCC com o tema no enfoca da “Pousada Max”. Essa empresa é uma das mais pesquisadas pelos discentes. No total foram três orientadores para cinco discentes que pesquisaram sobre a mesma empresa.

QUADRO 4 - TCC de Turismo

Ano Nome do Professor (a) Orientador (a)

Autor (aluno) Curso Titulo 2011 Mabel Simone Guardia, Ms. Sidicley dos Santos Carneiro Turismo

Gestão da qualidade nos serviços de restaurante: um estudo de caso no empreendimento Pousado Gargalheiras. 2012 Marcelo da Silva Taveira M. sc. Jáfia de Lima Oliveira Turismo A qualidade na prestação de serviços no hotel Nova Aliança do

município de Santa Cruz-RN. 2013 Marcelo da Silva Taveira M. sc Elianete Maria Medeiros de Souza Turismo Meios de hospedagem: análise da qualidade dos serviços do tungsténio hotel e da Pousada Max em Currais Novos/ RN. 2013 Mabel Simone Guardia, Ms. Antônio de Pádua Pereira Alves Turismo

Qualidade dos serviços turísticos em eventos: um estudo da

influência dos serviços prestados durante o cactus moto fest na cidade de currais

(43)

Novos/ RN. 2014 Clébia Bezerra da Silva, M Sc. Kaio César Francisco da Silva Turismo Qualidade na hotelaria: analise da persepção dos hospdes em

relação a qualidade dos servicos prestados pela pousada max em Currais Novos

Fonte: Dados da pesquisa 2014

4.2.2.3 Trabalhos que não estão na Biblioteca somente no SIGAA

Os trabalhos de conclusão de curso são inseridos no sistema para os alunos e professores poderem ter acesso, observar ou tirar suas dúvidas. O único problema é que em 14 dos trabalhos pesquisados não há como identificar o curso. Dentre estes, sete não permitem determinar quais são seus orientadores. Com os outros dados é possível saber em que ano foram feitos trabalhos acadêmicos: dentro do período de 2003 a 2013. Também é possível saber alguns dos orientadores e os autores dos trabalhos, além de ser possível ver o tema que está sendo exposto na pesquisa.

Há alguns trabalhos que só são encontrados no sistema e não na biblioteca, porque algumas monografias do curso de Administração são mais antigas e foram queimadas; sendo que o sistema separado como não existente na biblioteca. Por isso consta no sistema que os trabalhos queimados ainda existem.

Como o curso de Turismo é mais recente, existem só alguns TCC ‘s dos alunos no sistema, principalmente os dos discentes que finalizaram seus trabalhos de 2013. No entanto, alguns TCC’s na biblioteca e não estão aparecendo no sistema, devido ao fato de não estarem cadastrados no SIGAA. E outros que estão, porém não se encontram mais na biblioteca. (QUADRO 5) são apresentados os TCC’s que estão apenas no sistema e não estão disponíveis na parte física da biblioteca.

(44)

QUADRO 5 -TCCs Presente no SIGAA

ANO Nome do

Professor a) Orientador (a)

Autor (aluno) Tema

2003 Danielle

Medeiros Dantas

Análise da qualidade de vida no

trabalho dos funcionários do Seridozão Indústria e Comércio LTDA.

2004 José Zoroastro

da Silva,

Projeto político-pedagógico: nova perspectiva para o ensino de qualidade na Escola Estadual Teônia Amaral - Florânia/RN. 2004 . Maria do Socorro Dantas

Projeto político-pedagógico: “um caminho a ser percorrido na busca da qualidade educativa da escola estadual “Capitão Mór Galvão”“. 2006 . Orientadora: Vanessa Gomes Cortês. Madja Cristhellen G. de Araújo

Qualidade no atendimento como um diferencial competitivo: um estudo de caso nas lojas "Pereira Calçados".

2007 Joagra

Raianny Damasceno Galvão.

O endomarketing e a melhoria da qualidade do serviço: seria está uma realidade na agência da Caixa

Econômica Federal de Currais Novos.

2007 Ana Priscilla

da Silva Santos

O endomarketing e a melhoria da qualidade do serviço: seria está uma realidade na agência do Banco do Nordeste do Brasil de Currais Novos.

2007 Millana Kaily

Lima Lopes

Qualidade organizacional: um estudo de caso no setor avícola.

2009 .

Adla Rocha Dantas

Correspondentes bancários como veículo para a democratização dos serviços financeiros: uma análise interpretativa da qualidade percebida pelos clientes. 2009 Valmir de Oliveira Costa Jacilvânio de Araújo Soares A influência e remuneração na

qualidade do atendimento: um estudo nas lojas de móveis e eletrodomésticos da cidade de Currais Novos.

(45)

2013 Orientador: Prof. Diego de Lima Dantas Eloize Azevedo Alves de Araújo

Avaliação da qualidade do atendimento oferecido pelos estagiários da unidade regional do SEBRAE de Currais Novos. 2013

. Orientador: Prof. Dra.

Márcia Cristina Alves

Adenilson Medeiros de Azevedo

Programa de qualidade vida no trabalho: uma análise na empresa Nobre Confecções LTDA.

2013 . Orientador: Prof. Msc. Ronie Galeano Setven Celso Venceslau de Oliveira

Qualidade de vida no trabalho: uma análise na empresa panificadora Renascer. 2013 . Orientador: Prof. Msc. Tadeu Fernando da Silva Juliana Myrele de Souza Azevedo.

Qualidade na prestação de serviço desenvolvida pela empresa Sebastião Tur. 2013 Orientador: Tadeu Fernando da Silva Xelia Kelly Pereira da Silva

Qualidade no atendimento ao cliente: a percepção dos clientes do atacadão vicunha LTDA.

Total 14

Fonte: Dados da pesquisa 2014

4.3 Objetos da Pesquisa

São todos objetos (empresas e instituições) que são feita a pesquisa com o tema qualidade No Gráfico 4 foram apresentadas as empresas que mais se destacaram na pesquisa. Em primeiro lugar aparecem as agências bancárias, em segundo estão os hotéis, pousadas e hospitais. Os demais foram pesquisados apenas de uma a duas vezes.

(46)

GRÁFICO 4: Objetos da Pesquisa Estudados

Fonte: Dados da pesquisa, 2015

0 1 2 3 4 5 6 7 8

Agências Bancarias, correios e Microcrédito. APS/Currais Novos Comércio e Atacadão Cerâmica vermelha Distribuidora de bebidas Escolas Empresa de Confecções Empresa Sebastião Tur Estudo na população de Currais Novos Eventos Hospitais e Consultório odontológico Hotéis e pousadas Lojas Mineração Moagem Panificadoras Pet shop Restaurante Setor avícola SEBRAE de Currais Novos Serviços em informática UFRN Currais Novos

(47)

Com esse estudo a escolha sobre qual tema pesquisar acontece de forma diferente, pois o professor (a) de turismo poderá orientar os discentes a não estudar o mesmo tema repetidas vezes.

(48)

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A temática da qualidade está sendo abordada pelos discentes como algo que, por já ser pesquisada, proporcionará mais facilidade no desenvolvimento das pesquisas, devido ao vasto material didático que pode ser acessado na própria instituição. Além disso o tema é tratado como sendo de suma importância por alunos, professores e empresários locais.

Dentre os principais objetivos elencados neste trabalho, destaca-se determinar os mais relevantes aspectos quantitativos relativos à produção acadêmica do campus, no que diz respeito ao tema qualidade. Tal objetivo foi alcançado com êxito, já que foram determinadas as séries anuais das publicações, os cursos frequentados pelos discentes e seus referidos professores-orientadores além de seus objetos de pesquisa.

No decorrer da pesquisa, ocorreram dificuldades, como: a falta de material didático na biblioteca, inexistência de registros no sistema do material que está disponível na instituição e a falta de atualização no sistema no que diz respeito às obras já descartadas pela universidade.

A realização do presente trabalho bibliométrica serviu como incentivo para a realização de novos estudos sobre a produção acadêmica do Campus de Currais Novos da UFRN, ao demonstrar o grande potencial de desenvolvimento cultural e intelectual apresentado pela comunidade acadêmica da referida instituição de ensino.

Pode-se salientar também a relevância desta temática para os professores e alunos, já que este trabalho vise a refinar o que há de melhor na produção literária da universidade, com o intuito de prover conhecimento técnico de alto nível para os empresários da regiao do Seridó.

Porem destacam-se ainda a grande utilidade apresentada pelo SIGAA – Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas e pelos servidores da biblioteca setorial do campus de Currais Novos em todo o decorrer do preocesso de pesquisa e tabulação dos dados.

Com isso espero que contribua para ajudar os serrvidores e bolcistas, para eles possa saber como deveria esta organizada as monografias no sistema SIGAA e no sistema da biblioteca.

(49)

REFERÊNCIAS:

ANTUNES, Ana Tiele. Caracteristica da Produção academica dos formandos em Bibliotecanomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: análise bibliometrica dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) Apresentados nos anos 2007 e 2008. Porto Alegre 2009.

ARAÚJO. Cintia Môller. Ética e qualidade no turismo do Brasil. São Paulo: Atlas, 2003.

AZEVEDO, Katia Patrícia. Estudo dos impactos socioeconômicos dos efeitos da seca nas empresas do setor gastronômico de Parelhas/RN. Currais Novos, Maio/2014. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo) Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

CASTELLI, Geraldo. Gestão hoteleira. São Paulo: saraiva 2006.

DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Pesquisa em turismo planejamento, métodos e técnicas. São Paulo, Futura, 1998

HARGREAVES, L; ZUANETTI, R; AL R. Qualidade em Prestação de Serviços. Rio de Janeiro. Senac Nacional, 2007.

KAPLA, Johnson. XVII Congresso Brasileiro de Custos. Estudo bibliométrico da área ensino e pesquisa em gestão de custos: triênio 2007-2009 do Congresso Brasileiro de Custos. 2010.

MATIAS, M. Turismo: o ensino de graduação no Brasil. Curitiba, vol. 5, 2012. Muniz JR J. Maia, F. G. M, Viola G. Os Principais Trabalhos na Teoria do Conhecimento Tácito: Pesquisa Bibliométrica 2000-2011. 2011,

OLIVEIRA, Jáfia de Lima. A Qualidade da Prestação de Serviços do Hotel Nova Aliança do Municipio de Santa Cruz- RN. Currais Novos, Novembro de 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PATTROCCHI. Mario. Turismo Planejamento e Gestão. São Paulo. Fatura. 7º ed. 1998

SEBRAE. Sobrevivências das empresas no Brasil. Brasília. Coleção Estudos e Pesquisas. 2013.

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS. file:///C:/Users/Cliente/Documents/trabalho%20de%20TCC/monografias%20do %20sigaa/SIGAA%20%20Sistema%20Integrado%20de%20Gest%C3%A3o%2 0de%20Atividades%20Acad%C3%AAmicas.htm> Acesso em: 25 de set. 2014. VÂNIA L. S.GUEDES, BORSCHIVER S. Bibliometria: uma Ferramenta Estatística Para a Gestão da Informação e do Conhecimento, em Sistemas

Referências

Documentos relacionados

2.1 A proposta comercial e os documentos de habilitação deverão ser entregues em envelopes fechados e separados, no endereço, data e horário especificados no ANEXO

Parasite communities of these fish were composed basically of endopara- sites, mainly digenean and cestodes species, with low prevalence and abundance but having high

alguns comentários sobre a sociedade na qual estamos inseridos, que não preza pelo repouso, pelo contrário, vem cada vez mais estimulando a produtividade e o

Eses Filho, José Levi Pereira Montebelo, José Luís Mastrocola, José Luiz Fares, José 42... Luiz Pardal, José Manoel Teixeira, José Orlando Pinto da Silva, José Otávio Machado

Nos círculos de cultura tornou-se evidente que os progressos em português, que era a lín- gua oficial do país e das suas escolas, como língua do programa de alfabetização eram

Primeiramente, um conhecimento, tanto do “livro da natureza” quanto uma releitura bíblico- teológica a partir da teologia da criação; em segundo lugar, o cuidado

“De qualquer maneira, não posso reclamar do pouco espaço disponível”, sorri Marco e completa: para todo o planejamento já pensamos com antecedência. exatamente o que iria

 O desempenho na Tarefa de reconhecimento de palavras com interferência semântica teve uma baixa correlação com os desempenhos nas tarefas que avaliaram a