• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

EDITAL DO CONCURSO 2013 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES EM CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO DA UFMG, NAS MODALIDADES TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO.

A Universidade Federal de Minas Gerais faz saber aos interessados que, no período de 8 a 14 de dezembro de 2012, estarão abertas as inscrições, exclusivamente pela Internet, ao Concurso 2013 para preenchimento de vagas remanescentes em cursos presenciais de Graduação, nas modalidades Transferência e Obtenção de Novo Título, como especificado no QUADRO I deste Edital.

O presente Concurso 2013 será regido por este Edital, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFMG.

I. INFORMAÇÕES GERAIS

I.1. A Transferência é destinada a candidato que, oriundo de outra Instituição de Ensino Superior, nacional ou estrangeira, deseja concluir o curso de Graduação na UFMG. Para tanto, esta Universidade só aceitará pedidos de transferência do candidato que comprovar estar vinculado em Instituição de Ensino Superior, no segundo semestre de 2012.

I.2. A Obtenção de Novo Título é destinada a candidato que, já tendo concluído um Curso Superior, deseja fazer novo curso de Graduação na UFMG. Para tanto, esta Universidade só aceitará pedidos de portadores de diploma de curso de Graduação reconhecido, que não seja do mesmo curso requerido pelo candidato nem de Licenciatura Curta.

I.3. Só poderá concorrer a uma das vagas definidas no QUADRO I deste Edital o candidato que, no ato do Registro Acadêmico, comprovar:

• Para ingresso por Transferência

1 – Ter vínculo com outra Instituição de Ensino Superior, nacional ou estrangeira.

2 – Ter cursado, na Instituição de origem, o equivalente a, pelo menos, 300 (trezentas) horas, o que, na UFMG, corresponde a 20 (vinte) créditos. A verificação da carga horária cursada será feita, utilizando-se o original do histórico escolar expedido pela Instituição de Ensino Superior de origem, apresentado pelo candidato no ato do registro acadêmico, e deverá ter sido integralmente cursada, com aprovação.

3 – Ter a cursar, na UFMG, um mínimo de 60 (sessenta) créditos, o que, na UFMG, corresponde a 900 horas.

• Para ingresso para Obtenção de Novo Título

4 – Ter Diploma do Curso Superior, com validade reconhecida em todo o território nacional e devidamente registrado em órgão competente para tanto. Não serão aceitos diplomas do mesmo curso requerido pelo candidato nem de Licenciatura Curta.

1.4. De acordo com a Resolução 05/2007 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFMG, as provas para esse concurso serão aplicadas pela Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE da UFMG, nos mesmos dias e horários de aplicação das provas do Vestibular, e corrigidas pelas mesmas Equipes de Correção desse Concurso.

II. DA INSCRIÇÃO

II.1. Antes de fazer sua inscrição, o candidato deverá ler atentamente este Edital, e, também, todas as demais informações que forem disponibilizadas pela Internet, na página www.ufmg.br/copeve. Realizada a inscrição, o candidato deverá se manter atento às atualizações divulgadas na página da

(2)

21/11/2012 Página 2 Copeve na Internet, bem como a quaisquer outros editais que venham ser publicados pela UFMG antes da realização do Concurso.

II.2. São de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal as informações prestadas no ato da inscrição, bem como a efetivação do correspondente pagamento da Taxa de Inscrição, via boleto bancário. Não serão efetivadas as inscrições que: a) não estiverem instruídas com todas as informações exigidas; b) contiverem informações inverídicas; c) não chegarem à UFMG dentro do prazo de inscrição por motivos de ordem técnica, tais como: falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falhas de impressão, problemas de ordem técnica nos computadores utilizados pelos candidatos e outros fatores que impossibilitem a transferência dos dados e a impressão ou pagamento do boleto bancário. Não haverá possibilidade de reclamações em razão de eventuais prejuízos decorrentes do fornecimento de dados incorretos ou da alegação de desconhecimento do seu conteúdo.

II.3. O valor da Taxa de Inscrição a esse Concurso 2013 da UFMG é de R$265,00 (duzentos e sessenta e cinco reais).

II.4. A inscrição deverá ser feita, exclusivamente pela Internet, no período de 8 a 14 de dezembro de 2012 até às 17 horas.

Para efetuar a inscrição, no período acima determinado, o candidato, deverá:

a) acessar a página www.ufmg.br/copeve e preencher todo o Requerimento de Inscrição, segundo instruções contidas nessa página;

b) informar, obrigatoriamente, o número de seu próprio CPF;

c) imprimir o boleto bancário para pagamento da Taxa de Inscrição no valor de R$265,00 (duzentos e sessenta e cinco reais); e

d) providenciar o pagamento, em dinheiro, desse boleto, no horário de funcionamento dos bancos, até o dia 14 de dezembro de 2012, último dia previsto para a inscrição ao Concurso 2013.

II.5. A inscrição só será efetivada após o pagamento do boleto bancário.

Para fins de inscrição ao Concurso, a UFMG não se responsabilizará por inscrições não efetivadas pelos motivos listados a seguir: a) agendamento de pagamento sem a devida efetivação; b) pagamento com cartão de crédito; c) depósito em conta; d) pagamento com cheque; e) pagamento do boleto bancário efetuado depois do dia 14 de dezembro de 2012.

II.6. O candidato que tiver obtido Isenção Total, ou Parcial, da Taxa de Inscrição também deverá fazer sua inscrição pela Internet, informando seu código de isento no local requerido. Nesse caso, aquele que tiver obtido Isenção Total deverá, do mesmo modo, imprimir o respectivo Comprovante para poder concluir sua inscrição.

II.7. Para o candidato que não dispuser de computador ou de acesso à Internet, haverá posto de atendimento disponibilizado para realização da inscrição, no período de 8 a 14 de dezembro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na sede da Copeve/UFMG – Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Pampulha - Unidade Administrativa III, 2o andar, Campus Pampulha da UFMG - Belo Horizonte/MG.

(3)

II.8. O candidato deverá indicar, no Requerimento de Inscrição, sua opção de modalidade de ingresso – Transferência ou Obtenção de Novo Título –, e apenas uma opção de curso e de turno. Após confirmada a inscrição, essa opção de modalidade de ingresso, de curso e de turno não poderá ser modificada.

II.9. Para o curso de Música, o candidato deverá observar, ainda, as seguintes orientações:

a) Se escolher o curso de Música Bacharelado deverá indicar, também, a habilitação que quer cursar.

b) Se escolher o curso de Música Licenciatura ou o de Música Bacharelado – habilitação Composição, Música Popular, Musicoterapia ou Regência – deverá indicar, também, o instrumento que vai utilizar na Prova Prática de Música.

Em qualquer dos casos, após confirmada a inscrição, a opção por curso e turno, bem como as demais opções a serem feitas, não poderá ser modificada.

II.10. Para o curso de Letras, o candidato deverá indicar, no Requerimento de Inscrição, sua opção de Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês. Após efetivada a inscrição, a opção por Língua Estrangeira não poderá ser modificada.

II.11. O candidato deverá indicar, no Requerimento de Inscrição, se deseja fazer as provas em Belo Horizonte/MG ou em Montes Claros/MG. Após efetivada a inscrição, a opção por cidade não poderá ser modificada. Não será aplicada, em nenhuma hipótese, prova em cidade ou horário fora dos indicados no Requerimento de Inscrição, salvo o exposto nos itens VI.4 e VI.6.

II.12. No caso de serem identificados dois ou mais Requerimentos de Inscrição de um mesmo candidato, será considerado válido o mais recente, desde que devidamente efetivado.

II.13. Salvo em caso de cancelamento ou de anulação do Concurso 2013, em hipótese alguma será devolvido o valor da Taxa de Inscrição.

II.14. O Comprovante Definitivo de Inscrição, que contém a indicação do local e horário de realização das provas de cada candidato, será disponibilizado, exclusivamente pela Internet, na página www.ufmg.br/copeve , a partir do dia 7 de janeiro de 2013.

O candidato deverá imprimir esse Comprovante Definitivo de Inscrição e, obrigatoriamente, apresentá-lo no local de realização das provas.

III. DAS VAGAS E DOS CURSOS

III.1. O número de vagas em cada um dos cursos a serem oferecidos pela UFMG em 2013, com a especificação do respectivo turno de oferta e da cidade onde será disponibilizado, para registro acadêmico, exclusivamente, no primeiro semestre de 2013, está relacionado no QUADRO I deste Edital.

III.2. Caso venha a decidir por qualquer mudança no número de vagas, a UFMG dará ampla divulgação às alterações definidas até as vésperas da realização das provas.

III.3. De acordo com a determinação da Portaria Normativa do MEC No 40, publicada em 29/12/2010, a relação dos cursos oferecidos pela UFMG, com a indicação do local de funcionamento e do Ato Autorizativo, está disponível na página da Copeve www.ufmg.br/copeve.

III.4. Nos cursos oferecidos pela UFMG o número médio de alunos por turma é de 60 (sessenta). Conforme o caráter teórico ou prático das atividades acadêmicas este número pode sofrer alterações.

(4)

21/11/2012 Página 4

QUADRO I - Cursos e vagas oferecidas em Belo Horizonte

C U R S O S Turno Número de Vagas

Administração Noturno 19

Antropologia (2) Noturno 16

Aquacultura Diurno 47

Arquitetura e Urbanismo Diurno 4

Arquitetura e Urbanismo Noturno 5

Arquivologia Noturno 17

Artes Visuais Diurno 16

Biblioteconomia Diurno 41

Biomedicina Noturno 7

Ciência da Computação Diurno 10

Ciências Atuariais Diurno 15

Ciências Biológicas - Licenciatura Noturno 36

Ciências Contábeis Noturno 5

Ciências do Estado Tarde 26

Ciências Econômicas Diurno 11

Ciências Sociais Diurno 18

Ciências Socioambientais Noturno 11

Cinema de Animação e Artes Digitais Noturno 7

Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis Diurno 3

Controladoria e Finanças Diurno 22

Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Noturno 23

Dança - Licenciatura Noturno 1

Design Noturno 14

Design de Moda Noturno 18

Enfermagem Diurno 4

Engenharia Aeroespacial Diurno 3

Engenharia Ambiental Diurno 5

Engenharia de Controle e Automação Diurno 6

Engenharia de Controle e Automação Noturno 7

Engenharia de Produção Diurno 9

Engenharia de Sistemas Noturno 7

Engenharia Elétrica Diurno 9

Engenharia Mecânica Noturno 13

Engenharia Química Diurno 2

Estatística Diurno 30 Farmácia Diurno 40 Farmácia Noturno 12 Filosofia Diruno 18 Filosofia Noturno 18 Física Diurno 21

Física - Licenciatura Noturno 16

Fisioterapia Diurno 7

Fonoaudiologia Diurno 2

Geografia - Licenciatura Noturno 9

Geologia Diurno 2

Gestão de Serviços de Saúde Noturno 49

Gestão Pública Noturno 18

História Diurno 2

Letras Noturno 72

Matemática Diurno 99

Matemática- Licenciatura Noturno 20

Matemática Computacional Diurno 13

Museologia Diurno 9

Música - Bacharelado(1) Diurno 27

Música - Bacharelado(1) Noturno 10

Música - Licenciatura Noturno 8

Odontologia Diurno 6

Pedagogia Noturno 10

Química Diurno 9

Química - Licenciatura Noturno 18

Química Tecnológica Noturno 8

Relações Econômicas Internacionais Noturno 12

Terapia Ocupacional Diurno 14

Turismo Diurno 4

(5)

(1) A distribuição das vagas do Curso de Música Bacharelado por habilitação está detalhada no capítulo IV deste Edital. (2) Algumas disciplinas serão ofertadas no turno Diurno (habilitação em Arqueologia).

QUADRO II

Cursos e vagas oferecidos em Montes Claros

C U R S O S Turno Número de Vagas

Administração Noturno 10

Agronomia Diurno 18

Engenharia Agrícola e Ambiental Diurno 9

Engenharia Florestal Diurno 6

Zootecnia Diurno 17

Total de vagas em Montes Claros 60

Total Geral de Vagas na UFMG 1100

III.5. A relação dos cursos com mais de uma habilitação a serem oferecidos pela UFMG em 2013, com suas respectivas modalidades, está relacionado no QUADRO III, deste Edital.

QUADRO III

Cursos com mais de uma Habilitação

IV. DAS VAGAS DO CURSO DE MÚSICA BACHARELADO

IV.1. As vagas do curso de Música Bacharelado serão distribuídas, por habilitação, como mostradas no QUADRO IV, deste Edital.

IV.2. O candidato ao curso de Música Bacharelado concorrerá a uma das vagas oferecidas em apenas uma das habilitações ou instrumento, conforme QUADRO IV.

QUADRO IV

Distribuição de vagas do curso de Música Bacharelado

Curso Tipo Habilitação

Antropologia Bacharelado Antropologia Social Arqueologia Artes Visuais Licenciatura Licenciatura Bacharelado Artes Gráficas Desenho Escultura Gravura Pintura Letras (noturno) Licenciatura Alemão Espanhol Inglês Português Português / Alemão Bacharelado Alemão Espanhol Inglês Português Música Licenciatura Licenciatura Bacharelado Canto Composição

Instrumentos de Sopro, Corda e Percussão Regência

Música Popular Musicoterapia

HABILITAÇÃO TURNO VAGAS

Canto

Diurno 27

Composição

Instrumentos de Sopro, Corda e Percussão Regência

Música Popular Noturno 2

Musicoterapia Diurno e Noturno 8

(6)

21/11/2012 Página 6

Vagas no curso de Música Bacharelado

HABILITAÇÃO INSTRUMENTO VAGAS

Canto - 2 Composição - 2 Contrabaixo 2 Harpa 2 Oboé 1 Percussão 1 Piano 4 Trombone 1 Trompa 3 Viola 3 Violino 2 Violoncelo 1

Música Popular (Noturno) - 2

Musicoterapia - 8

Regência - 3

TOTAL 37

V - DAS PROVAS E DOS RESPECTIVOS PROGRAMAS

V.1. O Concurso constará de Provas Específicas por curso ou habilitação, como relacionadas no QUADRO V e no QUADRO VI, deste Edital, no valor total correspondente a 125 (cento e vinte e cinco) pontos.

V.2. Os programas das provas a que se submeterão os candidatos a Transferência e a Obtenção de Novo Título serão os mesmos estabelecidos para o Concurso Vestibular 2013 da UFMG - Edital de Programas, publicado no jornal Minas Gerais do dia 4 de julho de 2012. Tais programas encontram-se disponíveis na página www.ufmg.br/copeve - Edital de Programas, e também, estão afixados no 2o andar do prédio da Unidade Administrativa III, Campus Pampulha da UFMG.

V.3. A Prova de Língua Estrangeira deverá ser realizada na língua de opção do candidato.

QUADRO V - Provas específicas

Cursos oferecidos em Belo Horizonte/MG

CONJ CURSOS PROVAS ESPECÍFICAS

01

Física Química

Química Tecnológica (Bacharelado)

Física Matemática “B” Química 02 Arquitetura e Urbanismo Ciência da Computação Física Matemática “B” 03 Biomedicina Ciências Biológicas Farmácia Fisioterapia Biologia Química 04 Ciências Socioambientais Museologia Turismo Geografia História 05 Ciências Sociais Filosofia Geografia História 06 Ciências Contábeis Ciências Econômicas

Relações Econômicas Internacionais Sistemas de Informação Geografia História Matemática “B”

07 Filosofia Filosofia História

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “A” 08 Letras

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “B” Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês

(7)

09 Música Percepção Musical Prática de Música História 10 Artes Visuais Percepção Visual Filosofia História 11 Design História Física Percepção Visual

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “A” 12 Gestão de Serviços de Saúde

História

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “A” Matemática “A”

13 Cinema de Animação e Artes Digitais Percepção Visual Filosofia 14 Controladoria e Finanças Matemática “B”

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “A”

15 Dança

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “B” História

Solo de Dança Habilidade Corporal de Dança 16 Gestão Pública

Geografia História

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “A” Matemática “A”

17 Administração

Geografia História

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “A” Matemática “B” 18 Antropologia Arquivologia Biblioteconomia Geografia História Pedagogia Geografia História

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ”A”

19 Ciências do Estado

Filosofia Geografia

História

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “A” 20 Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Design de Moda

Percepção Visual Filosofia

História

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “A”

21

Aquacultura

Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Enfermagem Fonoaudiologia Odontologia Terapia Ocupacional Biologia Química

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “A”

22 Ciências Atuariais Estatística Matemática Matemática Computacional Física Matemática “B”

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “A”

23

Engenharia Aeroespacial Engenharia Ambiental

Engenharia de Controle e Automação Engenharia de Produção Engenharia de Sistemas Engenharia Elétrica Engenharia Mecânica Engenharia Química Geologia Física Matemática “B” Química

(8)

21/11/2012 Página 8

QUADRO VI – Provas Específicas

Cursos oferecidos em Montes Claros

V.4. As provas elaboradas de acordo com os programas constantes do Edital de Programas, publicado no jornal Minas Gerais, e disponibilizado pela Internet, na página www.ufmg.br/copeve, destinam-se a avaliar conhecimentos e habilidades do candidato mediante verificação de sua capacidade de raciocínio, pensamento crítico, compreensão, análise e síntese.

V.5. As provas de Solo de Dança, Habilidade Corporal de Dança, Percepção Musical, Percepção Visual e Prática de Música destinam-se a avaliar habilidades específicas.

Para as provas de Habilidade Corporal de Dança, é obrigatório o uso de roupas adequadas – tais como, calça e camiseta de malha justa, roupa inteira de malha justa, colante e meia, calça sem pé, suporte masculino –, que devem ser de cor neutra, sem estampas ou propagandas. Além disso, o candidato deve apresentar-se descalço, sem adereços – anéis, brincos, piercings, relógio e outros objetos similares – e com os cabelos presos

V.6. As provas de Solo de Dança, Habilidade Corporal de Dança, Percepção Musical e Prática de Música serão registradas em vídeo e em áudio. A critério da Copeve/UFMG, também a Prova de Percepção Visual poderá ser registrada em vídeo ou fotografada.

V.7. Caso considere que o conteúdo de alguma questão de provas não está contemplado no Edital de Programas ou caso tenha qualquer discordância em relação a questões de provas, o candidato deverá protocolar diretamente na Copeve/UFMG, ou postar em uma das agências dos Correios, reclamação ou recurso, no prazo de 3 (três) dias úteis após a data de realização da prova questionada, com as seguintes orientações:

a) O recurso deverá ser feito individualmente, pelo próprio candidato, e em separado para cada prova, em duas vias de igual teor (uma via será carimbada, assinada e devolvida ao interessado, como prova de recebimento).

b) Deverá ser apresentado em letra de forma ou digitado, instruído e fundamentado com argumentação lógica, amparado em bibliografia pertinente, ou seja, livros com ampla circulação, periódicos científicos e/ou revistas de divulgação editadas por sociedades científicas. Apostilas de cursos preparatórios não serão consideradas por serem bibliografia de circulação restrita. c) Deverá ter a identificação do candidato, do curso pretendido, da prova e da questão, e ser

devidamente assinado.

d) Não serão aceitas reclamações por e-mail ou via fax.

e) Depois desse prazo, não serão aceitas quaisquer reclamações ou recursos nem serão apreciados recursos incompletos ou que não estejam de acordo com as orientações acima citadas.

V.8. Caso ocorra anulação de questão(ões) por parte da Copeve/UFMG, após a realização das provas, o(s) respectivo(s) ponto(s) será(ão) somado(s) à nota de todos os candidatos, que fizeram a(s) prova(s) correspondente(s).

CONJ CURSOS PROVAS ESPECÍFICAS

24 Agronomia Engenharia Florestal Zootecnia Biologia Química 25 Administração Matemática “A” Geografia

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira “A”

26 Engenharia Agrícola e Ambiental Matemática “B”

(9)

VI. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

VI.1. As provas serão realizadas apenas em Belo Horizonte e em Montes Claros.

A cidade em que cada candidato selecionado fará as provas será especificada, no respectivo Comprovante Definitivo de Inscrição de acordo com a opção efetuada pelo candidato no ato da inscrição. Não será aplicada, em nenhuma hipótese, prova fora do horário ou cidade indicada na inscrição.

VI.2. Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Dança, Design, Design de Moda e Música farão todas as provas específicas apenas em Belo Horizonte.

VI.3. O candidato somente terá acesso ao local de realização das provas mediante apresentação do Documento de Identidade indicado, por ele, no Requerimento de Inscrição e do respectivo Comprovante Definitivo de Inscrição, que será disponibilizado, na página www.ufmg.br/copeve, a partir do dia 7 de janeiro de 2013.

Do início até o final do período de realização das provas, o Documento de Identidade do candidato, deverá ficar disponível sobre a carteira, para verificação pelos Aplicadores de Prova.

VI.4. Os horários (hora oficial de Brasília) de realização das provas do Concurso UFMG 2013 serão especificados no Comprovante Definitivo de Inscrição. Não será oferecido atendimento especial por motivos religiosos. Também não serão considerados motivos decorrentes de problemas gerados por fenômenos naturais ou quaisquer outros motivos que impeçam a chegada do candidato ao local da prova dentro dos horários previstos.

A Copeve/UFMG se reserva o direito de, a seu critério, atrasar o horário de início das provas.

VI.5. As datas de realização das provas do Concurso 2013 estão especificadas no QUADRO VII (Provas do Núcleo Comum) e no QUADRO VIII (Provas de Habilidades), deste Edital.

QUADRO VII

Calendário das Provas do Núcleo Comum

DATA PROVA Duração da Período Mínimo

13/01/2013

Língua Portuguesa e Lit. Brasileira “A”

3 horas 2 horas

Língua Portuguesa e Lit. Brasileira “B”

14/01/2013 3 horas 2 horas

Filosofia Língua Estrangeira

Matemática “A” Matemática “B”

15/01/2013 História 3 horas 2 horas

Química 16/01/2013 Biologia 3 horas 2 horas Física Geografia

(10)

21/11/2012 Página 10

QUADRO VIII

Calendário das Provas de Habilidades

DATA PROVA Duração da Período Mínimo

13/01/2013 Prática de Música Não se aplica Não se aplica

Percepção Visual 3 horas 2 horas

14/01/2013 Percepção Musical 3 horas Não se aplica

16/01/201 a 20/01/2013

Habilidade Corporal de Dança 2 horas e 30 minutos

Não se aplica

Solo de Dança 2 horas e 30

minutos Não se aplica

VI.6. A UFMG reserva-se o direito de alterar as datas de realização das provas previstas no QUADRO VII e no QUADRO VIII, deste edital, bem como o de cancelar o Concurso, por motivos fortuitos ou de força maior, a critério da própria Universidade. Em qualquer desses casos, porém, a UFMG responsabiliza-se por dar, com a devida antecedência, ampla divulgação sobre as alterações feitas.

VI.7. Caso não haja determinação contrária da Copeve/UFMG, que, para tanto, poderá levar em conta possíveis imprevistos, os portões dos prédios onde serão realizadas as provas do Concurso serão fechados a partir dos horários previstos para o início delas, indicados no Comprovante Definitivo de Inscrição.

VI.8. O candidato que chegar ao local de realização das provas após o fechamento dos portões terá vedada sua entrada no prédio, será impedido de fazer as provas do dia e, com isso, estará automaticamente eliminado deste Concurso.

VI.9. O candidato que não comparecer a qualquer uma das provas – inclusive às provas de Habilidades, nos dias, horários e locais indicados no Comprovante Definitivo de Inscrição, será automaticamente eliminado do Concurso.

VI.10. O candidato portador de necessidades especiais, de prótese metálica, de prótese auditiva ou de marca-passo, ou, ainda, que, por motivo grave de doença, necessitar de condições especiais para a realização das provas, poderá fazê-las em Belo Horizonte (MG) ou em Montes Claros (MG). No entanto, para ter esse direito, o candidato deverá, obrigatoriamente, submeter-se a Exame Médico no dia 19 de dezembro de 2012, das 9h às 12h, na sede da Copeve/UFMG – Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Pampulha - Unidade Administrativa III, 2o andar, Campus Pampulha da UFMG - Belo Horizonte/MG. Apenas o candidato que reside fora de Belo Horizonte poderá enviar laudo médico por fax, ou pelos Correios, ao local de realização desse Exame, até o dia 14 de dezembro de 2012.

O candidato que, embora se enquadre em qualquer das situações acima especificadas, não se submeter a esse Exame Médico, ou não enviar laudo médico, até a data acima citada, fará as provas nas mesmas condições dos demais inscritos e não poderá requerer condição especial no momento de sua realização.

VI.11. O candidato ao curso de Música Bacharelado – habilitação Canto, ou ao curso de Música Bacharelado – habilitações Composição, Música Popular, Musicoterapia e Regência, ou, ainda, ao curso de Música Licenciatura que optar por canto como instrumento para fazer a Prova Prática de Música, poderá, a seu critério, ser acompanhado por um instrumentista.

Para tanto, o candidato deverá providenciar, previamente, um único instrumentista acompanhador, que deverá ser cadastrado, no período de 2 a 9 de janeiro de 2013, na página www.ufmg.br/copeve, e poderá acompanhar somente aquele que solicitar seu cadastro.

(11)

atividade na Escola de Música da UFMG nem membro de Banca Avaliadora do Concurso, na área de Música.

VI.12. Para realizar a Prova de Percepção Musical, o candidato não precisa levar instrumento musical. Para a realização da Prova Prática de Música, a Escola de Música da UFMG disponibilizará os instrumentos relacionados no Edital de Programas. Caso o candidato faça opção por um instrumento não relacionado, deverá levá-lo no dia da prova. O candidato tem opção de levar seu próprio instrumento, mesmo que ele esteja relacionado no edital de programas.

VI.13. Por motivo de segurança, o candidato que finalizar e entregar a prova antes do horário previsto para o seu término, não poderá mais fazer uso das instalações sanitárias do setor.

VI.14. Após o início das provas, todos os candidatos, deverão permanecer no local de realização das provas, enquanto durar o período de sigilo e até terminar o processo de identificação, especificado, por prova, no QUADRO VII e no QUADRO VIII deste Edital. Estão incluídos neste item aqueles que forem eliminados do Concurso ou que estiverem em outro Setor que não o indicado, pela Copeve/UFMG, no respectivo Comprovante Definitivo de Inscrição para fazerem suas provas.

VI.15. Durante a realização de todas as provas do Concurso 2013, todos os candidatos serão submetidos a procedimento de identificação civil, mediante verificação do Documento de Identidade e coleta da assinatura e das impressões digitais.

O candidato que se negar a ser identificado terá suas provas do dia anuladas, bem como será impedido de fazer as provas dos demais dias subsequentes, se ainda houver, e, com isso, será automaticamente eliminado do Concurso.

Caso não seja possível a coleta de digitais, o candidato poderá ser fotografado, ficando a Copeve autorizada a fazê-lo.

VI.16. O candidato que, durante a realização das provas, se utilizar de quaisquer meios considerados fraudulentos ou praticar atos contra as normas e a disciplina, terá as provas do dia anuladas, será impedido de fazer as provas dos demais dias subsequentes, se ainda houver, e, com isso, será automaticamente eliminado do Concurso, podendo a UFMG tomar as demais providências de ordem civil e penal.

VI.17. Durante a realização das provas, somente será permitido ao candidato o uso de caneta esferográfica (azul ou preta) de corpo transparente, lápis ou lapiseira, e borracha, exceto no caso de provas de Habilidades – em que ele deverá portar e usar, também, todo o material constante de listagem relacionada, para a respectiva prova, no Edital de Programas e no item VI.18, deste edital. Portadores de necessidades especiais poderão utilizar outros materiais, desde que autorizados, previamente, quando da realização do Exame Médico obrigatório. A Copeve não fornecerá material para o candidato. Todos os candidatos devem usar apenas lápis, ou lapiseira, para responder às questões de todas as provas.

VI.18. Para a realização da Prova de Percepção Visual, o candidato deverá portar também, borracha, caneta esferográfica escrita fina (cor preta), lápis (preto 2B e nas cores vermelho, azul e amarelo), tesoura de ponta arredondada e cola.

VI.19. Para a Prova de Solo de Dança, é obrigatório o uso de adereços, figurinos e objetos cênicos, que deverão ser providenciados, previamente, pelo próprio candidato.

Não será, porém, permitido o uso de instrumentos cortantes, perfurantes ou similares, bem como de fogo ou de outros efeitos cênicos e elementos que possam representar risco físico para qualquer pessoa envolvida no Concurso, inclusive o próprio candidato, bem como risco material para o patrimônio da UFMG.

(12)

21/11/2012 Página 12 sendo que a prova não poderá ser filmada e nem fotografada pelos espectadores.

VI.20. O candidato que, durante a realização das provas, for encontrado de posse ou portando, mesmo que desligados, qualquer tipo de relógio, telefone celular e bateria, pen drive, fone de ouvido, calculadora, controle remoto, alarme de carro ou quaisquer outros componentes ou equipamentos eletrônicos ou de informática, em funcionamento, ou não, terá suas provas do dia anuladas, será impedido de fazer as provas dos demais dias, se ainda houver, e, com isso, será automaticamente eliminado do Concurso.

Também não será permitido ao candidato o porte de qualquer tipo de arma. Para a devida verificação desses casos, serão utilizados, inclusive, detectores de metais.

VI.21. O candidato – exceto o portador de marca-passo (ver item VI.10, deste edital) – que se negar a ser submetido a essa verificação (ver item VI.20) terá suas provas do dia anuladas, será impedido de fazer as provas dos demais dias, se ainda houver, e, com isso, será automaticamente eliminado do Concurso.

VI.22. Durante a realização das provas – exceto na Prova de Solo de Dança–, o candidato de cabelos longos deverá mantê-los presos, deixando as orelhas à mostra para permitir, quando solicitado, que os fiscais verifiquem a inexistência de pontos de escuta eletrônica nos seus ouvidos, será vedado, também, o uso de bonés, chapéus e similares.

VI.23. Também será eliminado do Concurso, o candidato que, por qualquer meio, perturbar a ordem no Setor de Aplicação de Provas. Este será impedido de fazer as provas dos demais dias, se ainda houver, e, com isso, será automaticamente eliminado do Concurso.

VI.24. Terá sua prova anulada e será eliminado do Concurso o candidato que em qualquer uma das provas, utilizar expressões ou desenhos ofensivos.

VI.25. Quando da execução de manobras específicas às Provas de Habilidade Corporal de Dança e Solo de Dança, o candidato que, por imperícia ou imprudência, causar danos à própria integridade física será o único responsável pelos resultados de seus atos. Nesse caso, para todos os fins, a UFMG se considerará plenamente isenta de culpa pelo ocorrido.

VI.26. Não haverá Serviço Médico em funcionamento nos locais de realização das provas. Assim sendo, o candidato que faz uso regular ou estiver, à época, em uso temporário de algum medicamento, deverá tomar providências quanto à respectiva aquisição e porte.

VI.27. Não haverá funcionamento de guarda-volumes nos locais de realização das provas. Assim sendo, a Copeve/UFMG não se responsabilizará por perda ou extravio de quaisquer objetos e/ou documentos durante a realização do Concurso.

VI.28. Não será oferecido atendimento especial ao candidato de dominância lateral esquerda (canhoto).

VI.29. Não haverá, em nenhuma hipótese, prova de segunda chamada.

VII. DA ELIMINAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

VII.1. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 125 (cento e vinte e cinco) pontos a cada uma das provas específicas determinadas por curso (ver QUADRO V e QUADRO VI). A média aritmética das notas assim obtidas – ou seja, a média aritmética do total de pontos obtidos nas provas específicas do curso opção – constituirá o resultado final do candidato.

VII.2. Nas Provas de Habilidades – Solo de Dança, Habilidade Corporal de Dança, Percepção Musical, Percepção Visual e Prática de Música –, o mínimo exigido será de 12,5 pontos por

(13)

prova, ou seja, 10%(dez por cento) do total da prova.

VII.3. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente dos pontos obtidos como resultado final, até o limite das vagas oferecidas em cada curso.

VII.4. Na apuração do Resultado Final, ocorrendo empate na última colocação, por curso ou habilitação, terá prioridade, para efeito de aprovação, o candidato mais velho, em conformidade com o previsto no art. 27 da Lei no 10.741/2003.

VII.5. O Resultado Final do Concurso 2013 da UFMG será divulgado mediante publicação na página da Copeve – www.ufmg.br/copeveda listagem dos nomes completos, em ordem alfabética, dos candidatos aprovados, por curso, por ordem decrescente dos pontos obtidos em cada curso, ou habilitação oferecido.

Os candidatos terão também a opção de fazer a consulta individual, na mesma página da Copeve, das notas obtidas nas provas e o Resultado Final. Para isso, o candidato deve estar de posse de seu número de inscrição e senha.

Não serão fornecidas informações sobre o Resultado Final por telefone, correio eletrônico, via postal ou qualquer outra forma além daquelas especificadas acima.

VII.6. Caso tenha qualquer discordância quanto ao Resultado Final do Concurso 2013, o candidato deverá protocolar diretamente na Copeve/UFMG, ou postar em uma das agências dos Correios, reclamação ou recurso devidamente instruído e fundamentado com argumentação lógica, por escrito – em letra de forma ou digitado, e assinado, no prazo de 3 (três) dias úteis após a data da divulgação oficial do Resultado Final do Concurso. Não serão aceitas reclamações por

e-mail ou via fax. Depois desse prazo, não serão aceitas quaisquer reclamações ou recursos. VII.7. As convocações para registro acadêmico dos candidatos classificados serão de inteira

responsabilidade do Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA da UFMG – www.ufmg.br/drca

VII.6. O Caderno da Prova de Percepção Visual, as provas específicas, os registros em áudio e vídeo, bem como quaisquer outros registros porventura feitos durante a realização das provas de Solo de Dança, Habilidade Corporal de Dança, Percepção Musical e Prática de Música, bem como todas as provas realizadas em Setor Especial, tornam-se propriedade da Copeve/UFMG, que lhes dará a destinação legal, de acordo com a Tabela Básica de Temporalidade e Destinação do Conselho Nacional de Arquivologia - CONARQ.

VII.7. Não serão concedidas vistas, cópias, recorreção ou revisão das provas do Concurso 2013.

VIII. DO REGISTRO ACADÊMICO E DA MATRÍCULA POR DISCIPLINA DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS

VIII.1. O Registro Acadêmico e a Matrícula em Atividades Acadêmicas Curriculares dos candidatos classificados no Concurso – dois atos acadêmicos independentes e igualmente indispensáveis – são obrigatórios para todos os candidatos classificados neste Concurso para preenchimento de vagas remanescentes, exclusivamente, no 1º semestre letivo de 2013, nas modalidades Transferência e Obtenção de Novo Título.

VIII.2. O Registro Acadêmico dos candidatos classificados nas modalidades Transferência e Obtenção de Novo Título para todos os cursos de Graduação – exceto para os cursos oferecidos em Montes Claros – será feito pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG no período e local a ser divulgado juntamente com o Resultado Final do Concurso na página www.ufmg.br/drca.

(14)

21/11/2012 Página 14 Exclusivamente para os candidatos classificados nos cursos oferecidos em Montes Claros o Registro Acadêmico será feito no Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros, localizado à Av. Universitária, nº 1000 - Bairro Universitário - Montes Claros/MG também no período a ser divulgado juntamente com o Resultado Final do Concurso na página www.ufmg.br/drca. .

Para tanto, nos dois casos, é obrigatória a apresentação, pelos candidatos, do original e de uma cópia de cada um dos seguintes documentos:

a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio; b) Histórico Escolar do Ensino Médio;

c) Cédula de Identidade, ou, se se tratar de candidato estrangeiro que não possua esse documento válido, expedida pela Policia Federal (RNE), Passaporte com Visto Temporário de Estudante válido.

d) Documento que comprove quitação com as obrigações eleitorais; e) CPF;

f) Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato homem maior de 18 anos. O candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento.

g) Duas fotografias 3x4, recentes – ou seja, feitas há menos de um ano.

h) Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra Instituição Pública de Ensino Superior brasileira – Lei 12.089/2009, modelo disponível na página www.ufmg.br/drca.

Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o Parecer de Equivalência de Estudos emitido por Secretaria de Estado de Educação.

Além dos documentos acima relacionados, o candidato classificado deverá apresentar os seguintes documentos específicos, por modalidade de ingresso:

VIII.2.1.Documentos específicos para candidato a Transferência:

Os documentos devem ser originais, expedidos pela Instituição de Ensino Superior de origem e estarem devidamente carimbados e assinados pelos responsáveis. Os documentos ficarão retidos no DRCA.

i) Atestado expedido pela Instituição de origem, comprovando vínculo com a referida Instituição no segundo semestre de 2012.

j) Histórico Escolar Oficial atualizado, contendo notas, conceitos, carga horária, créditos obtidos, regime de aprovação e situação no ENADE.

k) Declaração oficial atualizada, em que se explicitem o ato legal e a validade da autorização ou do reconhecimento do curso iniciado pelo candidato.

VIII.2.2. Documento específico para candidato a Obtenção de Novo Título:

Deve ser apresentado o original e uma cópia do documento abaixo. A cópia do documento ficará retida no DRCA.

l) Diploma de Curso Superior, com validade reconhecida em todo o território nacional e devidamente registrado em órgão competente para tanto.

. Não serão aceitos diploma do mesmo curso requerido pelo candidato na UFMG nem diploma de Licenciatura Curta.

. No caso de diploma ainda não registrado, poder-se-á aceitar, excepcionalmente e por prazo a ser determinado pelo DRCA, Atestado Original de Conclusão do Curso, fornecido pela Instituição de origem, em que se explicitem data de Colação de Grau, referências completas sobre o ato legal de reconhecimento do curso e informações claras sobre o andamento do Registro do Diploma.

. Caso não disponha, nessa oportunidade, do original do Certificado de Conclusão e do Histórico Escolar do Ensino Médio, conforme alíneas “a” e “b” do item VIII.2, o candidato classificado na modalidade Obtenção de Novo Título poderá apresentar apenas a cópia autenticada desses dois documentos.

(15)

Toda a documentação expedida por Instituição de Ensino Superior estrangeira deverá estar legalizada por Representação Consular brasileira, acompanhada de tradução oficial, exceto nos casos de acordos bilaterais.

VIII. 3. Para requerer a Matrícula em Atividades Acadêmicas Curriculares, o candidato classificado deverá comparecer ao Colegiado do Curso para o qual foi classificado, no período a ser divulgado juntamente com o Resultado Final do Concurso na página www.ufmg.br/drca, apresentando o comprovante do Registro Acadêmico efetuado pelo DRCA.

VIII. 4. O candidato classificado que desejar requerer dispensa de disciplina por Aproveitamento de Estudos deverá protocolizar seu requerimento – devidamente acompanhado do Histórico Escolar Oficial e dos programas das disciplinas cursadas com aproveitamento, com indicação de carga horária de cada uma delas, expedidos pela Instituição de origem – no Colegiado de Curso de Graduação do curso de sua opção, na Unidade Acadêmica em que este é oferecido, no período a ser divulgado juntamente com o Resultado Final do Concurso na página www.ufmg.br/drca.

VIII.5.Durante a realização do Registro Acadêmico, também será adotado procedimento de identificação civil do candidato classificado, mediante coleta de impressões digitais e conferência de fotografia. Caso se recuse a se submeter a esse procedimento, o candidato perderá automaticamente o direito à vaga.

VIII.6 Não será permitido o Registro Acadêmico de candidato que, embora classificado no Concurso, já esteja matriculado em outro curso de ensino superior da UFMG ou no mesmo ou em outro curso de graduação em outra instituição pública de ensino superior em todo território nacional.

VIII.7.O candidato que for aprovado para um curso em que já possua Registro Acadêmico não receberá novo número de Registro e não ocupará nova vaga.

VIII.8. Perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Registro Acadêmico na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar, no ato desse Registro, qualquer dos documentos listados nos subitens e alíneas do item VIII.2 deste Edital.

VIII.9. Também perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato que, no prazo divulgado neste Edital, deixar de efetuar sua Matrícula em Atividades Acadêmicas Curriculares de acordo com item VIII.3 deste Edital.

VIII.10. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) das situações previstas nos itens, VIII.6, VIII.7, VIII.8 e VIII.9 deste Edital será feito, mediante convocação de outros Candidatos aprovados, a ser divulgada na página www.ufmg.br/drca, observando-se a ordem de classificação, respeitada a ordem decrescente de pontos obtidos como Resultado Final no presente Concurso.

VIII.11. A UFMG reserva-se o direito de alterar as datas e horários estabelecidos neste Edital. Responsabiliza-se, contudo, por dar ampla divulgação, com a devida antecedência, a quaisquer alterações.

VIII.12.Os candidatos aprovados – tanto os classificados quanto os não classificados – deverão acompanhar as publicações das convocações pela internet, na página www.ufmg.br/drca, nas datas divulgadas, previamente, pelo DRCA/UFMG

(16)

21/11/2012 Página 16 pela atualização dos respectivos dados pessoais, inclusive endereço, no DRCA/UFMG.

VIII.14.Os candidatos aprovados no Processo Seletivo 2013, para preenchimento de vagas remanescentes em cursos de graduação da UFMG, nas modalidades Transferência e Obtenção de Novo Título, estarão sujeitos a eventuais mudanças que venham a ocorrer no currículo do curso de opção de cada um.

IX. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

IX.1. As disposições e instruções contidas no Requerimento de Inscrição, no Comprovante Definitivo de Inscrição e nos Cadernos de Prova deste Concurso 2013 constituirão normas que passarão a integrar o presente Edital.

IX.2. A UFMG poderá, a seu critério e visando atender a interesses públicos maiores, fazer alterações neste edital. Estas alterações serão divulgadas no site da Comissão Permanente do Vestibular – www.ufmg.br/copeve e publicadas no Diário Oficial em prazo hábil, por meio de editais suplementares ou retificadores que serão incorporadas a este Edital.

IX.3. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Copeve/UFMG.

IX.4. A inscrição do candidato a este Concurso 2013 implicará a aceitação de todos os termos deste Edital.

IX.5. Este Edital somente poderá ser impugnado no prazo de até 5 (cinco) dias, contados do dia de encerramento das inscrições ao Concurso, mediante interposição de recurso dirigido à Copeve/UFMG. Em hipótese alguma, porém, o eventual acatamento de impugnação implicará direito ao cancelamento de inscrição de qualquer candidato.

IX.6. O Concurso de que trata o presente Edital só terá validade para o ingresso nos cursos presenciais de graduação, oferecidos para o registro no primeiro semestre de 2013, conforme especificado no QUADRO I e no QUADRO II, deste edital.

Em 19 de novembro de 2012

Prof. Clélio Campolina Diniz Reitor da UFMG

Referências

Documentos relacionados

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Na tentativa de responder a esse questionamento foi levantada a hipótese de que o convênio entre as secretarias de saúde e de educação de Juiz de Fora; o estreitamento

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

Mesmo que a situação financeira da Caixa Económica Montepio Geral, estratégia de negócio, planos e objetivos de gestão para operações futuras sejam coerentes com as