• Nenhum resultado encontrado

COACHING ESPECÍFICO PARA ABIN (AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COACHING ESPECÍFICO PARA ABIN (AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA)"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

AULA DEMONSTRATIVA

COACHING ESPECÍFICO PARA ABIN (AGÊNCIA

BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA)

OFICIAL DE INTELIGÊNCIA

Olá guerreiros e guerreiras,

Aqui é o Prof. Kleber Peteá falando.

Foi dada a largada! Você está preparado para ser aprovado no tão esperado concurso público? Mas professor, quando foi dada a largada? Uai, quando você nasceu! Bom, pelo menos lá em casa quando eu sai da barriga de mamãe, papai já passou a mão na minha cabecinha e disse: esse vai ser concurseiro! Queridos coachees, o nosso Coaching será direcionado para o concurso da Agência Brasileira de Inteligência, a nossa gloriosa ABIN, que tem algumas das carreiras públicas de nível superior mais Tops do Poder Executivo. O subsídio atual perfaz o montante de R$ 15.003,80 inicial. Nada mal hein! O candidato que fizer o Coaching conosco certamente terá enormes chances no próximo concurso da ABIN.

Pessoal, é com imenso prazer que passaremos a partir de hoje, a orientá-los rumo ao sucesso da aprovação. Minha missão é deixar vocês prontos para combater qualquer banca de concurso que venha a ser a responsável pelo próximo concurso da ABIN. Ao final do processo estaremos aptos e mais confiantes para enfrentar a maldita pressão da aprovação.

(2)

Sabemos que a maratona de estudos não é nada fácil. Ao longo da caminhada de concurseiro nos deparamos com as mais variadas adversidades: correria do dia-a-dia, trânsito terrível, cachorro latindo, companheiro (a) querendo atenção (ou outras coisas mais), falta de tempo, criança chorando à noite, entre outras coisas. Enfim, é uma correria danada, mas que no final terá a sua recompensa, que será sua aprovação.

Outras vezes, nos deparamos com dificuldades que atrapalham a nossa aprovação e nem damos conta disso: escolha inadequada no material de estudo, falta de concentração, métodos de estudos insuficientes, falta de organização do tempo, planejamento de estudos deficiente, etc.

Nosso trabalho de coaching vai consistir em reorganizar sua rotina de estudos. Vamos te mostrar que mesmo com todas as dificuldades, somos capazes de driblar todos os obstáculos que prejudicam o bom rendimento e aproveitamento dos estudos. Nesse período de preparação teremos que sacrificar um bom tempo do convívio familiar e social em prol da preparação. Se você estiver disposto e absorver as dicas do Prof Kleber Peteá não será difícil e sua aprovação será mais rápida. Eis aqui o seu personal trainer do concurso ABIN. Você deve estar pensando: Kleber Peteá? Mas quem é esse louco? Pois bem, antes de prosseguir na missão, e para que possamos ficar um pouco mais íntimos, vamos fazer uma breve apresentação. Verás que somos companheiros de jornada, temos os mesmos objetivos e já passamos as mesmas dificuldades. Meu nome é Kleber Peteá, pode me chamar de Péti. Minha jornada de concurseiro começou há 10 anos e por isso me sinto seguro em compartilhar todas as dicas possíveis da melhor forma de estudar, evitando que você percorra caminhos desnecessários que retardam a sua aprovação.

(3)

Minha trajetória de vida concurseira foi mais ou menos a seguinte:

Em 2004 fui aprovado no concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), a qual me permitiu posteriormente ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e me tornar Oficial de Carreira do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares. Na AMAN me especializei em Intendência, curso específico voltado para a área de Administração e Logística. Pessoal, a AMAN, por si só, já me deu grande experiência para administrar e planejar minhas atividades. Lá tínhamos atividades o tempo todo, não é mentira! Em determinadas semanas, de segunda a sexta-feira, tínhamos atividades pela manhã, tarde, noite e também pela madrugada! Lá o pôr do sol marcava apenas meia jornada, ou não marcava coisa alguma como muitos afirmavam. Passávamos 3 ou 4 dias sem dormir, isso mesmo: era uma loucura, rs. Além do cansaço físico, também tínhamos que estudar o tempo todo. Porém, foi uma experiência maravilhosa, pois aprendi e amadureci muito neste internato que durou 4 anos. Isso mesmo, era regime de internato, e, detalhe, lá não tinha mulher não!

(4)

Professor, mas o que eu tenho a ver com tudo isso?! Pow, vamos juntos aplicar vários princípios de planejamento e organização que eu utilizei na vida acadêmica e na vida concurseira. Vocês verão que funciona, estratégia é tudo, mas relaxa que não vou obrigar você a estudar Sun Tzu ou Clausewitz, pois você receberá as dicas mastigadas!

Em que pese a maravilhosa carreira que o Exército me proporcionava, eu estava decidido que queria servir ao país de outra forma, numa boa carreira pública.

Em 2008 fiz o concurso para a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) para o cargo de Oficial de Inteligência. Na ocasião estudei por meio apostilas (aquelas que tem 20 matérias em 100 páginas). Amadorismo total, sem comentários, rs. Ou seja, vamos pro próximo! Nesse mesmo concurso tive alguns amigos que obtiveram êxito e estão lá até hoje, apaixonados pelo órgão!

Em 2009, decide que queria ser da Polícia Federal. Comprei uma apostila mais sofisticada (20 matérias em 150 páginas, rs)e consegui juntar alguns materiais que peguei da internet. Não foi a melhor estratégia, mesmo assim consegui lograr classificação no concurso de Agente da Polícia Federal. Como diz a Anita Poderosa fiquei “babando”. Fui classificado em 236º e o concurso ofereceu 200 vagas. Certamente, alguma coisa eu estava fazendo de errado e mais uma vez o resultado não apareceu.

Esse resultado me desanimou pra caramba. Fiquei muito mal, um pouco deprimido. Sentir o gostinho da aprovação e não ser chamado, as vezes é pior do que reprovar. Além disso, nesse momento minha vida pessoal estava tumultuada e algo trágico aconteceu: capotei o carro e fiquei um período

(5)

hospitalizado. Eu sentia que estava sem forças, não conseguia reagir, não queria mais retomar os estudos.

Mas no apagar das luzes, o nobre colega Pereira não me deixou desistir e eu rapidamente adquiri muitos materiais, sabia que aquilo iria ter retorno, e isto não tardou. Porém estava perdido com tanto material, faltou um orientador para me direcionar, mas fiquem tranquilos, este papel eu irei fazer, vou te dar o bizu máximo.

Continuando, glória a Deus em 2010 minha filha nasceu, foi uma injeção de ânimo de vida e de tudo. Já estava pronto para recomeçar os estudos, com humildade, método e planejamento. Mas como iria continuar? Pois agora eu precisava brincar e fazer mamadeira toda madrugada!! Por incrível que pareça foi a partir daí que eu consegui me organizar melhor para os estudos. É claro que a rotina diária estava mais pesada, a responsabilidade era maior, e mesmo assim o estudo estava fluindo.

Assim, em 2010 voltei aos estudos e fui logo aprovado nos concursos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério Público da União ambos para o cargo de Técnico Administrativo. Fui muito feliz nesses órgãos e fiz excelentes amizades.

Decidi que continuaria estudando para algum cargo de nível superior. A maratona não foi fácil. Registro aqui que o apoio da família é fundamental. Teve ocasiões em que tive que estudar com áudio no ouvido e minha filhinha em cima das minhas costas dizendo: vai cavalinho, vai!!

Dito e feito, consegui o tão sonhado concurso de nível superior: em 2012, com uma boa dose de planejamento, disciplina e organização consegui ser aprovado para o cargo de Analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da

(6)

União, com lotação em Brasília. Lá eu exerci as atividades de Auditoria e Fiscalização na Coordenação-Geral das Áreas de Turismo e Esporte e sou extremamente grato pela experiência de vida e profissional que a CGU me proporcionou.

Comecei a perceber que a aprovação em concurso público não está tão distante como imaginamos. É inegável que exige muito sacrifício e dedicação, além, é claro, do nosso tripé: planejamento, disciplina e organização. Fique tranquilo, vamos otimizar tudo isso em prol do seu sucesso.

Finalmente chegamos em 2014 e pra começar bem aquele ano fui aprovado no concurso de Auditor-Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Tivemos alguns contratempos com a banca organizadora do certame, mas no fim deu tudo certo.

Minha caminhada como concurseiro me deixa seguro para compartilhar os melhores caminhos e atalhos rumo à sua aprovação. Sua hora também há de chegar, não tem mistério! Vai depender exclusivamente de você, com um bom empurrãozinho nosso.

(7)

Pessoal, vamos falar então do nosso curso propriamente dito. O que vamos fazer nos próximos 4 meses. Lembro que a partir do início do curso seus feriados e finais de semana “já era”!! Lembro ainda que limitaremos o número de vagas do curso. Sugiro que garanta logo sua vaga!.

Inicialmente teremos que conhecer bem o teu perfil em todos os aspectos, temos que saber se você é louco ou não, saber seus objetivos, suas dificuldades, um pouco da sua rotina, e, a partir de então iremos traçar a melhor estratégia para otimizarmos o seu estudo. Nosso trabalho buscará ser o mais personalizado e individualizado possível, porém não 100% porque teremos outros alunos e tentaremos padronizar a execução para que evitemos retardatários. A intenção é caminhar juntos. Você estará em contato permanente comigo diariamente e especialmente por meio de e-mail, e/ou eventuais contatos telefônicos. Nesse período você vai falar mais comigo do que com seus familiares, rs. É por isso que teremos um número limitado de alunos. Após identificar todos os seus gargalos pessoais, vamos juntos estabelecer cronograma e metas para bater as matérias específicas que tradicionalmente são cobradas no certame de Técnico do Seguro Social, sem perder de vista as suas facilidades e dificuldades. Para termos uma ideia, vejam só as matérias que foram cobradas no último concurso realizado em 2008 sob a responsabilidade da temida Banca CESPE:

1 – Língua Portuguesa 2 – Atualidades

3 – Geografia Contemporânea

4 –Legislação de Interesse da Atividade de Inteligência 5 – Direito Constitucional

(8)

7 – Língua Inglesa 8 – Língua Espanhola

Perceba que não tivemos muitas disciplinas, o que de forma alguma significa que se trata de um concurso mais tranquilo. Na verdade, isso pode acirrar mais ainda a disputa por uma vaga. Tivemos ainda a prova discursiva com texto argumentativo-dissertativo sobre tema da atualidade. Os aprovados na etapa objetiva/discursiva vão encarar a 2ª etapa que abrange a Investigação Social e Funcional, Avaliação Física, Médica e Psicológica. Por último tem a 3ª etapa do concurso, o tão esperado curso de formação de Inteligência promovido pela Escola de Inteligência (Esint) da ABIN. Vejam meus amigos, que temos um excelente desafio pela frente. Meu objetivo com a turma é fechar a maioria das disciplinas. Você vai comer as disciplinas durante o dia e a noite, aproveitando ao máximo o tempo disponível.

Ato contínuo, vamos planejar e organizar sua vida para que você suporte e destrinche essas matérias, por meio da divisão adequada do tempo, escolha da bibliografia correta, utilização de técnicas de resumos, leitura dinâmica e da metodologia a ser aplicada em cada caso. Vamos ajudar você escolher o facão correto pra descascar esse abacaxi!! Nosso contato se desenvolverá especialmente no período noturno, mas durante o dia você já estará devorando as matérias, é claro! Aqui eu não terei dó da sua saúde, depois da aprovação você cuida dela!!

Durante esses meses vamos nos “remodelar” abandonando condutas inúteis da caminhada de concurseiro e praticando, até a exaustão, comportamentos e ações que vão nos dar a exata direção do sucesso.

(9)

Outra intenção é que o curso seja aperfeiçoado dia após dia e para isso contamos com o feedback permanente de vocês quanto às impressões da metodologia que estará sendo aplicada.

Por outro lado, faremos o monitoramento permanente do seu desempenho. Você será cobrado igual militar. A partir do momento que começarmos a execução propriamente dita vamos manter sobre você um rigoroso controle de prazos e metas, tudo em prol da evolução do seu estudo. Vou pegar pesado! Se você tem 40 exercícios para fazer, não vou aceitar 39, ok?

Gosto sempre de alertar o seguinte: o principal combustível de todo o processo é você mesmo, mais ninguém! O coaching faz um acompanhamento, compartilha dicas, bizus, procuramos encurtar o caminho, porém de nada adianta se não contarmos com a garra, a determinação e a disciplina do aluno. O aluno é a chave de todo o processo. O meu principal objetivo é fazer o aluno se encontrar, achar o ritmo ideal e o seu ponto ótimo de estudos. O início é árduo, até encontrar o ritmo ideal e a melhor maneira de estudar de cada um. Conforme o avanço nos estudos passaremos a cobrar algumas listas de exercícios e, posteriormente, conversamos a respeito do nosso simulado. O ideal é que seja no 3º para o 4º mês. Também devemos ter a consciência que é impossível bater o edital todo em 4 meses, vamos planejar avançar e matar a maioria das disciplinas e ao término do 4º mês o aluno já terá condições de se planejar e prosseguir sozinho na missão. De qualquer forma, o canal de comunicação fica aberto para além do curso, até mesmo para a vida toda, pois a intenção é que sejamos colegas de funcionalismo público no futuro. No mais, não posso estudar por você, não é verdade?! Sabemos que o coaching não é um valor barato, então não podemos jogar dinheiro fora!!!

(10)

Você tem alguma dúvida que a nossa colega da foto vai logo atingir o objetivo dela??

Galera, quem não quer ser cobrado rigorosamente, porque acha que vai estar pagando e é o bambam, te digo respeitosamente que seu dinheiro aqui não vale muita coisa! O que mais vale aqui é o compromisso de ambas as partes de fazer bem feito, e a satisfação da missão bem cumprida!

Pessoal, felizmente ou infelizmente não haverá evolução alguma se não tiver sacrifício. Vou lhes dar um exemplo vivo.

Lá na Academia Militar das Agulhas Negras éramos submetidos a vários testes e provas, nos quais seríamos reprovados se não atingíssemos a nota mínima. Uma das provas era a prova de natação. Esse cabeçudo aqui tinha dificuldade em atingir a nota mínima, pois não sabia nadar tão bem para realizar as provas no tempo adequado. Ou seja, fiz parte do seleto grupo de “Não Nadadores”, assim nos chamavam lá. Esse grupo precisava melhorar seus índices a todo

(11)

Pra você ter uma ideia da tamanha pressão, tínhamos que acordar 4h da manhã e ir pra piscina treinar. Esse treinamento acontecia com todos que apresentassem dificuldades em alguma modalidade esportiva que exigia nota mínima. Ah Professor, mas a piscina que você nadava era com água aquecida, quentinha, aí fica fácil. Nada disso! Além da água fria, aqueles que não apresentassem melhoras, tinham que pular de um trampolim de 10 m de altura. Como ninguém gostava de encarar o trampolim, os resultados de melhora apareciam logo, rs.

Enfim, iremos adotar com vocês alguns princípios utilizados na vida da caserna, mas fiquem tranquilos, ninguém será obrigado a pular de um trampolim de 10 m. Faremos isso pensando no seu sucesso, assim como o camarada que aprende as técnicas corretas de natação e em pouco tempo supera os seus próprios limites.

(12)

Pessoal, esse será um dos melhores Projetos de nossas vidas. Eu já estou vibrando aqui em saber que você está disposto e que vou poder te ajudar de alguma maneira. Temos que babar sangue em tudo que fazemos em nossas vidas. Lá no Exército os caras costumam dizer que “a carcaça que não vibra é um esqueleto que se arrasta!”. É a pura verdade. Vamos então nos dedicar com ânimo e prazer e tudo será mais fácil.

Peço humildemente a licença dos colegas servidores da ABIN para falar brevemente sobre o cargo. Não posso me atrever a falar muito, mas pelo que conheci até agora em conversa com amigos próximos podemos registrar que o cargo exige antes de tudo de tudo PERFIL ADEQUADO. O "submundo" da informação, dos segredos de Estado, é uma atividade diferente, vibrante e apaixonante!

Bom, antes de encerrar minhas palavras, gostaria de fazer uma rápida ressalva da nossa missão aqui. Como você já percebeu, eu sou uma pessoa comum assim como muitos de vocês, não vou dizer igual a todos porque sempre tem um louco aí no meio, rs. Assim, você já notou que não sou feiticeiro e não tenho quaisquer tipos de poderes mágicos.

Quero dizer com isso que o sucesso de nossa jornada vai depender mais de você do que de mim! Para atingir nossos objetivos precisaremos de muita garra e determinação da parte de vocês. Sabemos muito bem da maratona e o quão difícil é a jornada de concurseiro. Além de concurseiros, somos cidadãos, trabalhamos, temos nossa rotina e nossos problemas, muitos de nós somos pais e mães de família. Sabemos que há um leão para matar todos os dias. Esse que vos fala já passou quase todos os tipos de dificuldades que você imaginar, mas isso não vem muito ao caso.

(13)

Não precisamos ficar lamentando aquilo que passamos. Precisamos sim agradecer ao Pai todo Poderoso pela oportunidade de viver e por termos capacidade e saúde para conquistar tudo aquilo que queremos. Veja você a maravilha que é poder concorrer a uma vaga para um órgão público de excelência. Quem estuda com afinco certamente pega uma vaga, só precisa de uma, uai. Fico muito feliz com a democracia da concorrência dos concursos públicos. Eu que moro lá do nortão do país posso conquistar uma vaga assim como qualquer pessoa da região mais desenvolvida!

Diante disso, vamos combinar o seguinte: se você acha que não pode, que não consegue encarar está jornada comigo, por favor, nem continue com o curso. Peço isso gentilmente, porque minha intenção aqui é trabalhar somente com pessoas determinadas. Não queremos gênios aqui, ou pessoas que se acham superiores, mas também não queremos pessoas fracas, queremos apenas pessoas que tenham vontade de vencer. Só isso: vontade! A preparação vai exigir luta! Um leão por dia será pouco! Nada impossível se você tiver vontade e determinação. Assim, a única coisa que exijo do candidato: vontade. Se estamos nos propondo a fazer algo, vamos fazer bem feito, ok!? “Nós só admitimos os fortes” ou “Se você acha que vai conseguir, você está certo. Se você acha que é fraco e não dá conta, você também está certo!”.

Segue um trecho das Leis da Guerra na Selva do meu amigo Regivalder, guerreiro de selva, paraquedista, e atualmente Auditor do TCU:

“Pense e aja como caçador, não como caça”. Ou seja, você deve estar preparado, se situando no topo da cadeia alimentar e engolirá todos os seus concorrentes.

A escolha é sua, e só depende de você. Você prefere ficar na tranquilidade do ignorante ou prefere pegar a via mais rápida para o seu sucesso?

(14)

Temos toda munição, é só ir pra cima. E aí, vai encarar?!

Aguardo vocês! Grande abraço Prof. Kleber Peteá

Email: kleberpetea@supremaciaconcursos.com.br

Referências

Documentos relacionados

• Resolução COMDEMA N º 002/2019 - Conceder Licença Simplificada, válida pelo prazo de 03 (Três) anos, a Ubiratan Francisco Franciosi, para desenvolver a atividade de

5) maior facilidade para ampliações futuras caso seja necessário. Os canais abertos apresentam, por outro lado, restrições à sua implantação, em situações onde os espaços

1) Em Gênesis, vemos Deus provendo uma base fundamental para o restante do PENTATEUCO, bem como para toda a Bíblia. É através dele, também, que temos acesso à

O sulbactam sódico/ampicilina sódica injetável também pode ser administrado no peri-operatório para reduzir a incidência de infecções em ferimentos pós-operatórios em

Obs.: nesta interface, a função copiar/colar só será válida para o mesmo tipo de evento, o que significa que não será pos- sível copiar uma configuração de canal no modo Perda

Curso voltado para profissionais portadores de Diploma de nível superior das áreas de Administração de Empresas, Engenharias, Informática ou áreas afins, que desejem

Resumo: Complicações pulmonares no pós- operatório de cirurgia abdominal alta estão relacionadas à redução da força e resistência muscular

, na década de 1930, quando, ao descrever o advento da técnica na reprodução da obra de arte como um fator novo a ser observado, falava sobre a perda da aura da obra de arte