• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA REPRODUÇÃO E NUTRIÇÃO ANIMAL - IFNMG EDITAL Nº 67/2019 PROPPI/REITORIA/IFNMG PROCESSO SELETIVO 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA REPRODUÇÃO E NUTRIÇÃO ANIMAL - IFNMG EDITAL Nº 67/2019 PROPPI/REITORIA/IFNMG PROCESSO SELETIVO 2019"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA – REPRODUÇÃO E NUTRIÇÃO ANIMAL - IFNMG

EDITAL Nº 67/2019 – PROPPI/REITORIA/IFNMG – PROCESSO SELETIVO 2019

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) torna público o presente Edital de seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Reprodução e Nutrição Animal - Campus Salinas, para o ingresso no segundo semestre de 2019.

1. Público-alvo:

Portadores de Diploma (ou documento equivalente) de graduação em Medicina Veterinária ou áreas afins, reconhecido pelo MEC.

2. Período e local de inscrição:

2.1. Presencialmente de 13 a 31 de maio de 2019 de 08:00h às 10:00h ou de 14:00h às 16:00h, no Setor de Protocolo do IFNMG - Campus Salinas.

2.2. Por via postal, via SEDEX com carimbo de postagem até 31 de maio de 2019, endereçado ao Setor de Protocolo do IFNMG - Campus Salinas. O IFNMG não se responsabilizará por extravios ou problemas no processo de entrega dos correios.

2.2.1. Deverá constar no respectivo envelope o número do Edital, o nome do Programa de Pós-Graduação e a Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. 2.2.2. Endereço para correspondência: Fazenda Varginha, Km 02 da Rodovia MG-404, CEP: 39560-000, Salinas – MG.

3. Documentos necessários para a inscrição:

3.1. Formulário de inscrição, em duas vias (disponível no site http://www.ifnmg.edu.br/processo-de-selecao ) ;

3.2. Cópia simples do diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação. 3.2.1. No caso dos alunos que ainda não concluíram a graduação, apresentar documento que comprove estar apto a colar grau até a data da matrícula; 3.3. Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação, explicitando o sistema de

avaliação;

3.4. Currículo Lattes atualizado, acompanhado de cópia simples dos documentos comprobatórios dos itens pontuados no barema da Prova de Títulos;

3.4.1. A documentação comprobatória deverá ser entregue encadernada, numerada e na sequência do barema da Prova de Títulos (Anexo I);

3.4.2. Barema da Prova de Títulos devidamente preenchido. 3.5. Cópia simples da certidão de nascimento ou de casamento; 3.6. Cópia simples de documento de identificação com foto recente; 3.7. Cópia simples do CPF;

(2)

3.8. Carta de aceite de orientação assinada, física ou eletronicamente, por um dos professores do programa (modelo no anexo III);

3.9. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

3.9.1. Não serão aceitos comprovantes de agendamento;

3.9.2. O pagamento da taxa de inscrição efetuado fora do prazo de inscrição resultará no indeferimento da inscrição;

3.9.3. Em hipótese alguma será devolvido o valor da taxa de inscrição. 4. Vagas:

4.1. Para o início no segundo semestre de 2019 serão disponibilizadas até 15 vagas, distribuídas entre as três linhas de pesquisa, conforme quadro abaixo. O candidato deverá escolher uma das linhas de pesquisa no formulário de inscrição, no ato da inscrição.

Quadro 1 - Número de vagas por linha de pesquisa para o 2° semestre de 2019.

Campus Curso Linha de Pesquisa Nº de vagas*

Salinas Mestrado Profissional em Reprodução e Nutrição Animal Reprodução animal 5 Nutrição animal 5 Sanidade aplicada à reprodução e nutrição animal

5

*As vagas podem ser remanejadas entre as áreas de acordo com as demandas do programa. Linhas de Pesquisa:

 Reprodução animal: A aplicação da Reprodução animal constitui importante ferramenta para otimizar o aproveitamento de reprodutores geneticamente superiores selecionados, contribuindo para o melhoramento das espécies e aumento dos índices de produtividade. Nesse contexto, são incluídas as técnicas de inseminação artificial, controle do ciclo estral, superovulação, transferência de embriões, produção in vitro de embriões, clonagem e transgenia. Esta linha de pesquisa permite ainda projetos na área de melhoramento genético animal que, quando aplicado à Reprodução animal, possibilita ganhos na Produção animal, contribuindo para melhor produtividade e com isso menor impacto ambiental. A escolha da técnica mais apropriada para cada categoria animal e a adequada aplicação são fundamentais para o melhoramento genético e a melhoria da eficiência reprodutiva.

 Nutrição animal: A nutrição animal envolve os processos de digestão, transformação e assimilação de nutrientes contidos nos alimentos, sendo estes utilizados para crescimento, ganho de peso e obtenção de produtos de origem animal de qualidade para consumo humano. O estudo da nutrição aplicada visa melhorar o desempenho dos animais, a um baixo custo, respeitando o meio ambiente e minimizando os riscos para a saúde humana. Estão incluídas nessa linha de pesquisa os estudos para determinação de exigências nutricionais e da composição dos alimentos, a busca por alimentos alternativos e métodos de conservação de alimentos, a avaliação do desempenho produtivo e nutricional em diferentes sistemas de produção, o estudo dos processos de digestão fermentativa e não fermentativa, a avaliação da relação entre a nutrição e a qualidade de carcaça, carne, leite e ovos.

 Sanidade aplicada à reprodução e nutrição animal: A linha de pesquisa em Sanidade Animal Aplicada a Reprodução e Nutrição Animal visa fomentar e divulgar o conhecimento técnico-científico sobre as doenças de ordem infecciosas, parasitárias e

(3)

tóxicas que possam influenciar nas atividades reprodutivas e nutricionais/alimentares, causando impactos na produção animal e na qualidade dos produtos de origem animal. Para isso os conhecimentos nas áreas de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Toxicologia, Saúde Pública e Saneamento, Epidemiologia, Microbiologia, Patologia Animal, Clínica Médica Veterinária e Inspeção de Produtos de Origem Animal contribuem para o entendimento do processo de desenvolvimento e de combate às doenças, além de possibilitar a implantação de mecanismos de controle e prevenção e o desenvolvimento de produtos e técnicas que visem a redução da exposição a agentes nocivos à saúde. A Sanidade Animal aplicada à Reprodução e Nutrição Animal possibilita, portanto, um incremento na produção animal e na qualidade dos produtos para consumo, contribuindo para a melhoria da saúde animal, humana e redução de contaminantes ambientais, espelhando-se no conceito de saúde única da Organização Mundial da Saúde (OMS).

5. Taxa de inscrição:

5.1. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 (setenta reais). A Guia de Recolhimento da União - GRU para pagamento da inscrição deve ser gerado no site do Tesouro Nacional, conforme instruções disponíveis no site http://www.ifnmg.edu.br/processo-de-selecao.

6. Processo seletivo:

6.1. Provas: a seleção consistirá das seguintes etapas: Prova de Títulos (eliminatória e classificatória); apresentação de Plano de Trabalho com Arguição (eliminatória e classificatória), para esta fase os candidatos selecionados serão o dobro do número de vagas de cada linha de pesquisa, de acordo com a classificação obtida na prova de títulos. Na hipótese de igualdade de pontos de candidatos classificados nos limites estabelecidos todos os candidatos farão jus a participar da apresentação de Plano de Trabalho com Arguição.

6.2. Comissão de Avaliação: as Comissões de Avaliação serão compostas por três docentes pertencentes ao quadro do programa.

6.3. Prova de Títulos

6.3.1. A Prova de Títulos terá caráter eliminatório e classificatório e consistirá na análise do currículo lattes, sendo pontuados os títulos, experiência profissional e produção técnica/científica, conforme barema do Anexo I. 6.3.2. Somente serão pontuados os itens devidamente acompanhados de

comprovação e com o barema preenchido. A Comissão de Avaliação se reserva no direito de solicitar os originais dos documentos comprobatórios, caso julgue necessário.

6.4. Apresentação de Plano de Trabalho com Arguição

6.4.1. A apresentação de Plano de Trabalho com Arguição será realizada nos dias 04, 05 e 06 de julho de 2019 no IFNMG - Campus Salinas, tendo caráter eliminatório e classificatório, no valor total de 100 pontos. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 60 pontos.

6.4.2. A ordem de apresentação dos candidatos será a mesma da ordem de classificação da 1ª etapa (prova de títulos).

(4)

6.4.3. No momento designado para sua apresentação, o candidato deverá entregar o plano de trabalho em 3 (três) vias impressas à banca examinadora, em forma de resumo, contendo até 30 (trinta) linhas, em parágrafo único, contendo introdução, objetivo (s), resultados esperados e impacto socioeconômico. As cópias do plano de trabalho do candidato devem ser apresentadas em papel sulfite de cor branca, tamanho A4 (21,00 X 29,7 cm), sendo impressos em apenas uma face do papel, somente na cor preta. As margens terão as seguintes dimensões: superior (2,5 cm); inferior (2,5 cm); esquerda (3,5 cm); e direita (2,5 cm). Para o texto deve ser empregada fonte modelo Arial, tamanho 12, admitindo-se o “itálico” para substituir o grifo em nomes científicos. Para notas de rodapé ou sub e sobrescrito admite-se letras menores. Deve ser utilizado espaçamento 1,5 entre linhas.

6.4.4. O candidato terá 10 minutos para apresentação do Plano de Trabalho, de modo oral.

6.4.5. Após a apresentação, a Comissão de Avaliação fará arguição sobre o Plano de Trabalho, o tema e questões relacionadas à trajetória acadêmica e profissional do candidato, com duração de até 30 minutos.

7. Resultados e recursos:

7.1. Os resultados parciais, bem como o resultado final do processo seletivo, serão divulgados por meio eletrônico no site http://www.ifnmg.edu.br/processo-de-selecao, de acordo com o calendário do processo seletivo (Anexo II).

7.2. Após a divulgação dos resultados de cada etapa, os candidatos terão dois dias úteis para interposição de recursos, conforme o calendário do processo seletivo (Anexo II). 7.2.1. Os recursos deverão ser elaborados em formulário próprio, disponível no site http://www.ifnmg.edu.br/processo-de-selecao e entregues pessoalmente ou mediante procuração no Setor de Protocolo do IFNMG - Campus Salinas. 7.3. A nota final de cada candidato será computada pela soma das notas em cada etapa,

sendo os candidatos classificados em ordem decrescente até o limite de vagas estabelecido para cada linha de pesquisa.

8. Matrícula

8.1. O candidato aprovado no processo seletivo deverá comparecer, pessoalmente ou por procuração, de 1 5 a 19 de julho de 2019, de 08:30h às 10:30h ou de 14:00h às 16:00h, na Secretaria de Pós-Graduação do Curso de Mestrado em Reprodução e Nutrição Animal, localizada no prédio de gabinetes do IFNMG - Campus Salinas. 8.2. Documentos necessários para a realização da matrícula (além da cópia é necessária

a apresentação do documento original para conferência e autenticação na secretaria):

8.2.1. Requerimento de inscrição (1 via preenchida); 8.2.2. Cópia simples do Histórico do Ensino Superior;

8.2.3. Cópia simples do Diploma ou do certificado/declaração de conclusão da Graduação emitida por instituição oficial reconhecida ou autorizada a funcionar pelo MEC;

(5)

8.2.4.O certificado/declaração de conclusão da Graduação será aceito para efeito de matrícula e suprirá temporariamente o Diploma de Graduação.

8.2.5. Duas fotos 3x4 recentes;

8.2.6. Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento; 8.2.7. Cópia simples da carteira de identidade;

8.2.8. Cópia simples do CPF;

8.2.9. Cópia simples do título de eleitor;

8.2.10. Cópia simples do comprovante de quitação eleitoral;

8.2.11. Cópia simples do certificado de reservista (somente para candidatos do sexo masculino);

8.2.12. Cópia simples do comprovante de residência.

8.3. O candidato que não apresentar os documentos exigidos no item 8.2. no ato da matrícula ou aquele candidato aprovado que não comparecer para realização da matrícula no período destinado para a matrícula dos candidatos aprovados perderá a vaga, sendo disponibilizada sua vaga para outro candidato aprovado, de acordo com a ordem de classificação de aprovação.

9. Informações complementares:

9.1. À Comissão de Avaliação caberá decidir sobre as questões não previstas no presente Edital.

9.2. Será eliminado o candidato que não comparecer a alguma das etapas do processo seletivo.

9.3. A aprovação no processo seletivo não implica em recebimento de bolsa.

9.4. No caso dos candidatos que não tiverem concluído a graduação no ato da inscrição, a apresentação de documento comprobatório da conclusão dos respectivos cursos é condição obrigatória para admissão e matrícula.

Montes Claros, 10 de maio de 2019.

Prof. Rogério Mendes Murta

(6)

ANEXO I

Barema de Avaliação da Prova de Títulos

Pontuação Quantidade Pontuação Máximo Produção científica

Artigos publicados (Qualis A1, A2

e B1) 14 pontos/artigo

Máximo 25 pontos Artigos publicados (Qualis B2 e

B3) 10 pontos/artigo

Artigos publicados (Qualis B4, B5

e C) 6 pontos/artigo

Depósitos de patente 10 pontos/patente Trabalhos publicados em anais de

eventos científicos

1 ponto/trabalho (máximo 10 pontos)

Livros 6 pontos/livro

Capítulos de livro 3 pontos/capítulo Atividades em pesquisa e extensão

Participação em programa de iniciação científica, tecnológica ou de extensão

3 pontos/semestre

Máximo 10 pontos Estágios extracurriculares (carga

horária mínima de 80 horas) 2 pontos/estágio Premiação (apresentação oral ou

pôster) 2 pontos/premiação Atividades de ensino Docência em cursos de graduação/pós-graduação 5 pontos/semestre Máximo 15 pontos Palestras, minicursos ou cursos

ministrados

2 pontos/cada (máximo 10 pontos) Participação em bancas de

trabalho de conclusão de curso

1 ponto/banca (máximo 10 pontos) Monitoria de disciplina de

graduação 1 ponto/semestre

Atividades profissionais

Experiência Profissional em outras

áreas 2 pontos/semestre Máximo

40 pontos Experiência profissional na área

do PPGVet 10 pontos/semestre

Participações em eventos e cursos (Formação Continuada) Participações em eventos

científicos 1 ponto/participação Máximo

10 pontos Participação em cursos e minicursos 2 pontos/participação Total: 100 pontos

(7)

ANEXO II

Calendário das Etapas do Processo Seletivo

Etapas Data

Publicação do edital 10 de maio de 2019

Período de inscrições 13 a 31 de maio de 2019

Divulgação preliminar de inscrições 10 de junho de 2019

Recurso contra o indeferimento de inscrições 11 e 12 de junho de 2019

Homologação das inscrições 13 de junho de 2019

Divulgação do resultado da Prova de Títulos 21 de junho de 2019 Recurso contra o resultado da Prova de Títulos 24 e 25 de junho de 2018 Homologação do resultado da Prova de Títulos e

convocação dos candidatos para apresentação do pré-projeto

26 de junho de 2019 Apresentação de Plano de Trabalho com Arguição 4, 5 e 6 de julho de 2019 Divulgação do resultado final preliminar 8 de julho de 2019 Recurso contra o resultado final preliminar 09 e 10 de julho de 2019

Homologação do resultado final 11 de julho de 2019

(8)

ANEXO III

Carta de aceite de orientação

Eu, ___________________________, professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais aceito orientar o aluno ________________________________, candidato no edital de seleção 67/2019, caso este seja aprovado no citado edital. Informo que minha seleção está condicionada ao aval do Colegiado do Curso, ao qual é reservada a distribuição dos candidatos aprovados aos orientadores que melhor se adéquem ao perfil do candidato, sendo, que aprovado, este candidato poderá ser orientado por outro orientador.

Salinas, ___de ______de 2019.

______________________ Orientador do PPGVET

Referências

Documentos relacionados

Assim, a banda de Moebius permite conceber um sujeito dividido, atravessado por conflitos, que vem à análise falar de seus impasses e questões, sujeito esse que se define por

aparecem como abordagem metodológica; assim as disciplinas têm espaço para explorar seu campo conceitual e, a partir deste, estabelecer as relações com os outros campos conceituais e

Distúrbios musculares: discinesias tardias que podem ser observadas, assim como para todos os neurolépticos, durante tratamentos prolongados (nestes casos os antiparkinsonianos

O uso da metodologia do Design Thinking e os conceitos de gamification contribuíram para o desenvolvimento de uma interface que foi bem aceita pelos usuários

A nota final da Entrevista (prova oral) será a média aritmética simples das notas atribuídas por cada membro da Banca Examinadora.. Critérios para avaliação da

A ausência de hemorragias, verificada neste relato, possivelmente foi devida a amputação uretral e a anastomose realizada com aproximação da mucosa uretral próxima da

1996 Projecto 96 , Galeria Camargo Vilaça, São Paulo Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Rio de Janeiro Edward Thorp Gallery, New York. 1995 Projecto Finep , Paço Imperial, Rio

Dessa forma, neste trabalho será discutida a importância do material audiovisual no contexto escolar da aldeia e como esse material pode ser um instrumento para que a língua