• Nenhum resultado encontrado

TESTES PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TESTES PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

TESTES PARA

AVALIAÇÃO

PSICOLÓGICA

Ana Cecília Araújo de Morais Coutinho

Escala Fatorial de

Ajustamento

Emocional/Neuroticismo

E F N

Cláudio S. Hutz Carlos Henrique S. S. Nunes

Casa do Psicólogo

EFN

Apresentação:

instrumento brasileiro, desenvolvido para avaliar uma dimensão da personalidade humana, denominada Neuroticismo/Estabilidade Emocional, também conhecida como N ou Fator N. A EFN avalia tanto uma medida global da saúde geral, quanto uma análise de seus aspectos parciais.

EFN/ Apresentação

Participaram da coleta de dados para a validação e normatização da EFN 1.176 estudantes universitários de diversas universidades brasileiras, de ambos os sexos, sendo que 33,2% eram de estudantes do sexo masculino e 66,8% do sexo feminino.

(2)

EFN

E o que é Neuroticismo?

Neuroticismo refere-se ao nível crônico de ajustamento e instabilidade emocional e representa as diferenças individuais que ocorrem quando pessoas experienciam padrões emocionais associado a um desconforto psicológico (aflição, angústia, sofrimento, etc.) e os estilos cognitivos e os fatores decorrentes

EFN

Caracterização da Escala:

Composta por 82 itens, que se dividem em quatro subescalas: • Escala de Vulnerabilidade (23 itens)

• Escala de Desajustamento Psicossocial (14 itens) • Escala Ansiedade (25 itens)

• Escala de Depressão (20 itens)

EFN/Caracterização da escala

• Aplicação: coletiva, individual ou auto-administrada. • Possui correção manual ou informatizada. • População-alvo: indivíduos de 16 a 50 anos, com escolaridade mínima de 2º grau incompleto

• Tempo de aplicação: não há limite de tempo, porém, usualmente, não se deve tomar mais de 30 minutos.

EFN/Caracterização da escala

• Pode ser utilizado para pesquisa, ensino e aconselhamento psicológico.

• Pode ser usado também como um recurso clínico para a indicação de transtornos da personalidade.

(3)

EFN/Caracterização da escala

• De grande utilidade nas instituições de saúde, pode ser utilizado na triagem e na identificação de casos que apresentem maior gravidade em relação aos aspectos avaliados pelo instrumento (vulnerabilidade, desajustamento psicossocial, ansiedade e depressão).

EFN/Caracterização da escala

• Também adequado para avaliação de grupos comunitários, de trabalhadores que exerçam atividades estressantes ou de maior risco, entre outras.

EFN/Caracterização da escala

• Deve-se ter cautela ao administrar a escala em situações em que a pessoa a ser avaliada não apresente uma demanda específica ou em casos de seleção de pessoal ou psicotécnico, por exemplo, pois, nessas situações, as respostas podem ser facilmente manipuladas, gerando resultados não confiáveis, invalidando qualquer conclusão elaborada a partir do levantamento dos resultados.

EFN

Características psicométricas PRECISÃO

Calculada a partir do Coeficiente Alfa de Cronbach. Os coeficientes encontrados foram: 0,94 para a Escala Geral (EFN); 0,89 para a Escala de Vulnerabilidade (N1); 0,82 para a Escala de Desajustamento Psicossocial (N2); 0,87 para a Escala de Ansiedade (N3) e 0,87 para a Escala de Depressão (N4)

(4)

EFN

Características psicométricas

VALIDADE

Foi feita a Análise Fatorial Exploratória e a melhor solução encontrada foi com 4 fatores e as cargas fatoriais para os itens dos 4 fatores estão apresentadas no Manual

EFN

Descrição da Escala

Na Escala Fatorial de Ajustamento/Emocional/Neuroticismo (EFN) os quatro subfatores, já mencionados, possuem as seguintes características:

N1 – Vulnerabilidade: este fator é composto por itens que descrevem medo de críticas, insegurança, dependência às pessoas mais próximas, baixa auto-estima, dificuldades em tomar decisões, etc.

EFN/Descrição da escala

N2 – Desajustamento Psicossocial: este fator contém itens que descrevem comportamentos sexuais de risco ou atípicos, consumo exagerado de álcool, hostilidade com pessoas ou animais, necessidade recorrente em chamar atenção, tendência à manipulação das pessoas, descaso com regras sociais, etc.

EFN/Descrição da escala

N3 – Ansiedade: este fator agrupa itens que descreve sintomas somáticos de transtornos relacionados com ansiedade, irritabilidade, transtornos do sono, impulsividade, sintomas do pânico, mudanças de humor, etc.

(5)

EFN/Descrição da escala

N4 – Depressão: este fator agrupa itens relacionados com escalas de depressão, ideação suicida e desesperança. Apresenta itens que descrevem pessimismo, sentimentos de solidão, falta de objetivo na vida, etc.

EFN/Descrição da escala

• Os itens foram construídos em forma de frases que descrevem atitudes, crenças e sentimentos. Os participantes registram em uma escala tipo Lickert de 7 pontos quão adequadamente a sentença os descreve.

EFN

Aplicação Material:

• Caderno de aplicação contendo as instruções e os 82 itens • Folha de respostas, na qual se deve responde aos 82 itens, numa escala de 1 a 7.

• Crivos de correção.

EFN/Aplicação

Procedimentos:

1. Distribuir os lápis e as folhas de respostas e pedir aos candidatos para preencherem o cabeçalho completo. O examinador deverá supervisionar se essa tarefa foi feita por todos, corretamente.

2. Distribuir o caderno de testes e solicitar aos examinandos que não abram até receberem ordem.

(6)

EFN/Aplicação

DIZER:

"Vocês receberam um folheto que contém um questionário no qual se

pede que vocês falem um pouco sobre algumas de suas características, incluindo sentimentos, crenças e comportamentos.”

Dar início à leitura das instruções. Caso o examinador prefira, pode deixar que as instruções sejam lidas individualmente e em voz baixa. Esse procedimento é recomendável somente para examinandos que tiverem pelo menos o segundo grau completo. Acabada a leitura das instruções, o examinador pergunta: “Alguém ainda tem alguma dúvida de como

responder ao questionário?” Se persistirem dúvidas, o examinador dá as

explicações necessárias, sem, contudo, insinuar respostas aos itens;

NUNCA utilizando um item do próprio teste para exemplificar. Não havendo

mais dúvidas, o examinador diz: “Agora podem virar a página e

começar.”

EFN/Aplicação

Observações:

•As instruções devem ser lidas de forma pausada e em voz alta. • Caso prefira, o aplicador pode pedir que a leitura se faça individualmente e em voz baixa, o que é recomendável se os examinandos tiverem pelo menos o 2º grau completo.

• Na aplicação individual é importante o estabelecimento do rapport.

EFN/Aplicação

Observações:

• Durante aplicação, enquanto aos examinandos respondem o questionário, o examinador deve ir verificando se não são cometidos erros de transcrição para a Folha de Respostas ou se algum item foi saltado por engano.

• Na aplicação coletiva, as carteiras deverão manter distância para evitar cola e permitir a passagem do examinador durante o teste. • Não esquecer a importância do ambiente de testagem na aplicação de um instrumento psicológico.

EFN

Normas

• Os escores brutos para as subdimensões do Fator N (N1, N2, N3 e N4) foram traduzidos em percentis e o escore geral foi convertido em um escore padronizado. Com essa informação, é possível comparar os escores de qualquer indivíduo com os resultados da amostra geral do estudo de normatização. As tabelas normativas são separadas por sexo.

(7)

EFN

LEVANTAMENTO DAS ESCALAS Escores Brutos

O cálculo dos escores brutos das escalas de Vulnerabilidade (N1), Desajustamento Psicossocial (N2), e Ansiedade (N3) é efetuado pela soma das respostas dadas a cada item das escalas, a partir da utilização de crivos e anotadas no espaço correspondente no verso da folha de respostas.

EFN/Levantamento das escalas/Escores Brutos

Escala de Depressão (N4)

Deve-se proceder de modo diferente: é necessário INVERTER os escores dos itens 15, 17, 19, 41, 43, 73 e 79, que se encontram circulados no crivo correspondente a essa dimensão.

EFN/Levantamento das escalas/Escores Brutos

Escala de Depressão (N4)

• O cálculo da inversão desses itens é realizado da seguinte forma:

Escore invertido = 8 – resposta ao item

Ex.: resposta item 15  7. O escore invertido será 8 – 7 = 1 resposta item 41 4. O escore invertido será 8 – 4 = 4

• Após o cálculo da inversão de cada item circulado no crivo, os valores obtidos devem ser somados às respostas dadas aos demais itens da escala.

EFN/Levantamento das escalas

Interpretação dos resultados Os escores brutos obtidos em cada uma das escalas de Neuroticismo devem ser transformados sem escores percentílicos. Para tanto, o manual apresenta tabelas próprias para o sexo feminino e masculino.

(8)

EFN/Levantamento das escalas/ Interpretação dos resultados

• A interpretação dos resultados da EFN deve se dar principalmente a partir dos escores das subescalas do instrumento, pois separadamente são capazes de dar informações mais precisas e particulares a respeito da pessoa que está sendo avaliada.

EFN/Levantamento das escalas/interpretação dos resultados

Cálculo da ESCALA GERAL DE NEUROTICISMO • Para obtenção do escore da Escala Geral de Neuroticismo, deve-se somar os escores padronizados das quatro subescalas (N1+N2+N3+N4), tomando como referência o escore bruto

• A Escala Geral foi dimensionada para ter uma média de 100 pontos e um desvio padrão de 20. Dessa forma, escores entre 80 e 120 são esperados para a maior parte da população.

EFN/Levantamento das escalas/interpretação dos resultados

• Os escores superiores a 120 indicam alto nível de neuroticismo e inferiores a 80 baixo nível de neuroticismo. • Escores MUITO ALTOS ou MUITO BAIXOS apontam para indíciosde alguns tipos de transtornos de personalidade e exigem uma investigação mais aprofundada por parte do psicólogo.

EFN/Interpretação dos resultados

N1 – Escala de Vulnerabilidade

as características cobertas por esse fator agrupa sintomas típicos de transtornos de personalidade dependente e de esquiva, a partir do DSM-IV.

(9)

EFN/Interpretação/N1 Escores muito altos

tendência à baixa auto-estima; grande medo de se ser deixada pelos amigos em decorrência dos seus erros; usualmente capaz de ter atitudes que vão contra a sua vontade, com o objetivo de agradar as pessoas; insegurança, dependência das pessoas mais próximas; dificuldades em tomar decisões.

Escores muito baixos

grandeindependência em relação às outras pessoas, chegando à frieza e falta de sensibilidade para com os outros; excessivamente individualista e nem um pouco preocupada com as opiniões alheias, indicando um padrão distorcido de relacionamentos sociais.

EFN/Interpretação

N2 – Desajustamento Psicossocial esse fator agrupa sintomas típicos de transtorno de personalidade anti-social e borderline, de acordo com o DSM-IV.

EFN/Interpretação/N2 Escores muito altos

tendência à hostilidade e agressividade com pessoas e/ou animais; pouca sensibilidade ao sofrimento dos demais; tendência a mentir e manipular situações de forma a ser beneficiada; padrões elevados de consumo de álcool; grande gosto por jogos de azar; preocupação excessiva com a aparência física; tendência a apresentar comportamentos sexuais de risco ou atípicos; pouca preocupação com as regras sociais; gosto por situações perigosas.

Escores muito baixos

ainda não se tem clareza do significado de escores muito baixos nesse fator.

EFN/Interpretação

N3 – Ansiedade Escores muito altos

tendência à instabilidade emocional, grande variação de humor e disposição, freqüentemente sem nenhum motivo aparente; alto limiar de irritabilidade, relacionados com sintomas de pânico, fobia e agorafobia; usualmente podem refletir uma menor capacidade de concentração na realização de tarefas, o que ocasiona uma menor produtividade. Escores muito baixos

podem refletir uma falta de adaptação diante de situações novas ou que possam oferecer algum risco físico ou psicológico, uma vez que a pessoa pode não estar suficientemente alerta para todos os novos elementos com os quais tem de lidar. Podem também indicar falta de motivação e

(10)

EFN/Interpretação/N3

Observação importante:

Ainda faltam estudos específicos para determinar se efetivamente há patologias associadas a escores muito baixos.

EFN/Interpretação

N4 – Depressão

essa escala avalia os padrões de interpretação que os indivíduos apresentam em relação aos eventos que ocorrem ao longo de suas vidas

EFN/Interpretação/N4 Escores muito altos

aqui os respondentes tendem a relatar baixa expectativa em relação ao futuro, terem vida monótona e sem emoção, sem objetivos claros, serem pessoas solitárias e, em alguns casos, podem relatar tentativas de suicídio ou ideação suicida.

Escores muito baixos

os que respondem tendem a apresentar um nível muito baixo de autocrítica, a ter atitudes muito passivas em relação aos eventos que ocorrem em suas vidas. Poderão ter dificuldade em dar-se conta de que estão enfrentando problemas efetivos, o que pode ser prejudicial pela falta de atitudes e comportamentos que possam resolver efetivamente o problema (Isso tem relação com as estratégias de coping adotadas pelas pessoas).

EFN/Interpretação/N4

Os respondentes que apresentarem escores muito altos nesta escala devem ser cuidadosamente avaliados. É importante avaliar as respostas específicas aos itens que relacionam-se à ideação suicida (itens 35, 39 e 47), bem como os itens que avaliam desesperança (itens 17, 19, 32, 43, 50,73). Independentemente do escore total, o psicólogo tem a obrigação de examinar cuidadosamente indivíduos cujas respostas possam indicar que há risco de suicídio.

(11)

EFN/Interpretação 6, 15, 17, 19, 25, 32, 35, 39, 41, 43, 47, 50, 53, 56, 62, 70, 73, 77, 79 e 82 N4 – Depressão 02, 05, 08, 10, 13, 16, 18, 23, 27, 29, 33, 36, 40, 44, 51, 54, 57, 61, 63, 65, 67, 69, 71, 78 e 81 N3 – Ansiedade 4, 12, 21, 26, 31, 38, 45, 48, 59, 64, 66, 74, 76 e 80 N2 – Desajustamento Psicossocial 01, 03, 07, 09, 11, 14, 20, 22, 24, 28, 30, 34, 37, 42, 46, 49, 52, 55, 58, 60, 68, 72 e 75 N1 – Vulnerabilidade

Itens que compõem cada um dos fatores

EFN

PROTOCOLO-EXEMPLO Mulher, 19 anos, ensino médio completo Resultados em pontos brutos

Escala de Vulnerabilidade = 51 pontos

Escala de Desajustamento Psicossocial = 16 pontos Escala de Ansiedade = 51

Escala de Depressão = 27

EFN

PROTOCOLO-EXEMPLO Mulher, 19 anos, ensino médio completo Resultados em percentil

Escala de Vulnerabilidade = percentil 20

Escala de Desajustamento Psicossocial = percentil 20 a 25 Escala de Ansiedade = percentil 15

Escala de Depressão = percentil 15 a 20

EFN

PROTOCOLO-EXEMPLO Mulher, 19 anos, ensino médio completo Cálculo da Escala Geral de Neuroticismo

Aqui, tomar os EP, com base nos resultados brutos das Escalas.

Então:

(12)

EFN/Protocolo-exemplo

Relatório parcial Nome do examinando: R. C. S.

Sexo: Feminino Idade: 19 anos

Escolaridade: Ensino médio completo Ocupação/profissão: Atendente de telemarketing Teste: EFN – Escala Fatorial de Neuroticismo Data de realização:

Motivo da aplicação do teste:

EFN/IProtocolo-exemplo/Relatório parcial

A candidata mostrou ter compreendido as instruções para a realização da tarefa. Trabalhou de forma metódica, refletindo sobre as alternativas de resposta. Estava interessada e motivada para realizar da melhor forma possível a tarefa proposta. Mostrou-se disposta tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.

EFN/Protocolo-exemplo/Relatório parcial

De acordo com o escore padronizado obtido na Escala Geral de Neuroticismo (81,5), apresenta índices satisfatórios de Ajustamento Emocional/Neuroticismo, uma vez que esse resultado a coloca entre aqueles que são esperados para a maior parte da população.

EFN/Protocolo-exemplo/Relatório parcial

Avaliando os escores relacionados aos fatores

separadamente não se destacam na candidata sentimentos de insegurança, oposição às normas sociais, desinteresse, ansiedade e pessimismo. Como todos os fatores revelam ausência de distúrbios, isso significa que não há presença de desconfortos psicológicos que levem ao comprometimento da saúde.

(13)

EFN

Referências:

HUTZ, C. S. e NUNES, C. H. S. S. Manual da Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

Referências

Documentos relacionados

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização do Processo Seletivo Exclusivo para provimento de

Desta forma, aponta-se para o fato de que a forma como estas comunidades utilizam os recursos naturais de seus territórios é altamente compatível com os objetivos das

A prevalência de 13% de posi- tividade para pelo menos uma das três IST investigadas encontrada neste estudo torna urgente a necessidade da adoção de estraté- gias

Além dos ELISA para detecção de anticorpos, a caracterização das amostras verdadeiro positivas, foi complementada por mais um teste – ELISA para detecção de antígenos do HIV,

Permitir a convivência de sistemas operacionais diferentes no mesmo computador, assim criando um isolamento total entre cada VM, oferecendo segurança para cada máquina

Outro estudo realizado na cidade de Natal-RN com alunos de escolas públicas e privadas buscou comparar valores obtidos e previstos através de duas equações

Na concentração mais elevada (5,25%) o NaOCl além de desestruturar o biofilme, também danificou a estrutura da membrana de nitrato de celulose, chegando a reabsorver completamente

Considerando a importância da compreensão da natureza da ciência, e sendo a mesma estimulada pela experiência do contexto científico, entendemos que a elaboração e o