• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO R E F. E D I T A L N º 0 1 / INSTRUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO R E F. E D I T A L N º 0 1 / INSTRUÇÕES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO

R E F . E D I T A L N º 0 1 / 2 0 0 8

INSTRUÇÕES

Você está recebendo do fiscal um caderno de questões com 40 (quarenta) questões que compõem a prova objetiva numeradas seqüencialmente.

● E receberá também uma Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas da prova objetiva.

ATENÇÃO:

1- Observe no quadro acima se o caderno de questões é o correspondente ao cargo no qual você fez a inscrição. Caso não esteja correto solicite a substituição para o fiscal de sala, o qual deverá lhe fornecer o caderno de questões correto.

2- Verifique se esse caderno está completo e se a numeração das questões está correta.

3- Confira seu nome completo, o número de seu documento e a sua data de nascimento na Folha de Respostas, e caso encontre alguma irregularidade, solicite a um dos fiscais que faça a correção.

4- O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento da folha de respostas é de inteira responsabilidade do candidato.

5- Leia atentamente cada questão da prova e assinale na Folha de Respostas a opção que a responda corretamente. 6- A Folha de Respostas não pode ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcação fora dos campos

destinados às respostas.

7- Na correção do cartão resposta será atribuída nota 0 (zero) às questões não assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa marcada, emenda ou rasura, ainda que legível.

8- Você dispõe de 3 (três) horas para fazer a prova, incluindo a marcação da Folha de Respostas. Faça com tranqüilidade, mas controle seu tempo.

9- O candidato somente poderá deixar definitivamente a sala de prova após 60 (sessenta) minutos de seu início. O candidato que quiser levar o caderno de questões só poderá sair com o mesmo após o termino da prova, devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a folha de respostas devidamente assinada.

10- Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicará em imediata denúncia à autoridade competente, que tomará as medidas cabíveis, inclusive com prisão em flagrante dos envolvidos.

---FOLHA PARA ANOTAÇÃO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

QUESTÃO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESP.

QUESTÃO

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESP.

(2)
(3)

C O N H E C I M E N T O E S P E C Í F I C O 1. A lei federal n 8.666/93 regulamenta o inc. XXI da

Constituição Federal e estabelece normas gerais sobre licitações e contratos da Administração Pública. Com base neste dispositivo legal, assinale a assertiva que contém os tipos de licitação

a) Concorrência, Convite, Menor Preço e Leilão. b) Concorrência, Tomada de Preços, melhor técnica

e preço e Pregão.

c) Convite, Concurso, Concorrência e Leilão.

d) Maior lance ou oferta, menor preço, melhor técnica e técnica e preço.

e) Pregão, Convite, Tomada de Preço e melhor técnica.

2. De acordo com o art. 7° da Lei 8.666/93, somente poderá ser aberto procedimento licitatório para obras e serviços, no seguinte caso

a) quando houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e orçamento detalhado em planilhas e houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executados no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma. b) para contratação de remanescente de obra,

mesmo que não haja previsão orçamentária. c) quando existir oferta de bens e serviços que

resultem uma situação vantajosa à Administração Pública.

d) em casos de emergência e de calamidade pública.

e) para aquisição de materiais esportivos, não previstos em orçamento.

3. Sobre o princípio da publicidade, esculpido no caput do art. 3° da Lei 8666/93, assinale a alternativa correta.

a) Os avisos contendo os resumos dos editais de licitação, desde que publicados no site do órgão licitante, não precisam ser publicados na Imprensa Oficial.

b) Os avisos publicados devem mencionar apenas informações sobre o objeto licitado e a data de abertura das propostas.

c) Qualquer modificação que ocorra no edital de licitação, sempre exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original.

d) A lei não exige nova publicação do edital e reabertura dos prazos, quando as alterações no edital não afetem a formulação das propostas. e) Convite é modalidade de licitação entre

convidados que mitiga o princípio da publicidade. 4. Assinale a alternativa correta.

a) Os Estados Federados e Municípios editarão regulamentos próprios, regulando seu procedimento licitatório sem a aplicação da Lei 8.666/93.

b) Somente as entidades da Administração indireta ligadas aos Estados Federados, Distrito Federal e Municípios podem expedir regulamentos próprios, regulando a aplicação da Lei 8.666/93.

c) Os Estados federados, Distrito Federal, Municípios e entidades da administração indireta deverão adaptar suas normas sobre licitações e contratos ao disposto na Lei 8.666/93.

d) As sociedades de economia mista, empresas e fundações públicas e demais entidades controladas pela União não podem editar regulamentos próprios de licitação.

e) Os municípios possuem autonomia para editar

seu próprio regulamento de licitação, sem estar adstrito aos ditames da Lei 8.666/93.

5. Na fase de habilitação, poderá ser exigido dos licitantes apenas a documentação que comprove a) habilitação jurídica, qualificação técnica e o

melhor preço.

b) boa situação financeira, regularidade perante as fazendas federais, estaduais e municipais e estrutura física da empresa.

c) habilitação jurídica, regularidade fiscal e melhor técnica.

d) inexistência de fatos impeditivos, registro no órgão profissional competente e regularidade fiscal.

e) cumprimento do disposto no inc. XXXIII do art. 7° da Constituição Federal, habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificação econômico-financeira e qualificação técnica.

6. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. As compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para realização de processo licitatório, com base no preço do dia, podem ser feitas por dispensa de licitação.

II. É inexigível a abertura de licitação quando o objeto do contrato for a seleção de empresas de publicidade, com notória especialização.

III. É dispensável a licitação quando houver inviabilidade de competição.

IV. É inexigível a licitação para aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por determinado produtor, vedada a preferência por marca.

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II e IV estão incorretas. c) Apenas I e IV estão corretas. d) Apenas II, III e IV estão corretas. e) Somente II está incorreta.

7. Sobre os documentos necessários à habilitação, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Poderão ser apresentados documentos em via original, ou por processo de autenticação por cartório competente ou por servidor da Administração ou publicação em órgão da imprensa oficial.

b) A documentação de habilitação sempre poderá ser substituída por certificado de registro cadastral emitido por órgão ou entidade pública, mesmo que não previsto no edital.

c) Não se exigirá, para a habilitação, prévio recolhimento de taxas ou emolumentos, salvo os referentes ao custo do edital, limitado ao custo efetivo de reprodução gráfica da documentação. d) Nas licitações internacionais, as empresas

estrangeiras que não funcionem no país, deverão apresentar os documentos de habilitação mediante documentos equivalentes, autenticados pelos consulados e traduzidos por tradutor juramentado.

e) A documentação relativa a habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificação técnica e qualificação econômico-financeira, poderá ser dispensada no todo ou em parte, nos casos de convite, concurso, fornecimento de bens para pronta entrega e leilão.

(4)

8. Nas modalidades de licitação criadas pela Lei 8.666/93, no que tange aos recursos administrativos, assinale a alternativa correta. a) Cabe recurso no prazo de cinco dias úteis da

decisão que habilitar ou inabilitar o licitante. b) Cabe recurso no prazo de três dias úteis da

decisão que anular ou revogar a licitação.

c) Cabe recurso no prazo de cinco dias úteis da decisão que julgar improcedente a impugnação ao edital.

d) O recurso da decisão que habilitar ou inabilitar o licitante deverá ser interposto no prazo de três dias úteis.

e) Cabe habeas corpus da decisão que julgar as propostas.

9. Sobre as sanções administrativas advindas do descumprimento contratual, assinale a assertiva correta.

a) A administração poderá a qualquer tempo aplicar a pena de advertência, caso em que não se garante ao contratado o direito de prévia defesa em razão da menor gravidade desta sanção. b) A pena de multa será obrigatoriamente de 10%

(dez por cento) do valor do contrato.

c) A pena de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração será por prazo não superior a cinco anos.

d) As penas de advertência, suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração e de declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração poderão ser cumuladas com a pena de multa.

e) O valor da multa jamais será descontado da garantia contratual prestada.

10. A respeito dos motivos de rescisão do contrato e suas implicações, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Enseja rescisão contratual o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento.

b) O contrato poderá ser resolvido ante a ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovado, impeditiva da execução do contrato, sem a possibilidade de ressarcimento das despesas comprovadas pelo contratado.

c) A decretação de falência ou a instauração de insolvência civil são uns dos motivos para rescisão contratual.

d) O Contratado poderá ser ressarcido dos prejuízos sofridos quando a rescisão decorrer da não liberação, por parte da Administração de área, local ou objeto para execução de obra, serviço ou fornecimento, nos prazos contratuais.

e) São motivos suficientes para rescisão contratual a dissolução da sociedade ou o falecimento do contratado.

11. Sobre a modalidade Concorrência, assinale a alternativa correta.

a) É necessário que os interessados estejam devidamente cadastrados ou que atendam todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. b) Poderá ser combinada com a modalidade

concurso quando a finalidade for a escolha de melhor proposta técnica.

c) Poderão participar de uma Concorrência todos os interessados que comprovarem os requisitos

mínimos de habilitação exigidos no edital.

d) A concorrência não poderá ser utilizada nos casos em que couberem outras modalidades.

e) O prazo mínimo entre a publicação do edital e o recebimento das propostas ou realização do evento, na concorrência do tipo melhor técnica será de 30 dias.

12. Sobre as condições de desempate, será assegurada preferência aos bens e serviços a) de empresas brasileiras situadas na região

nordestina.

b) produzidos por empresas estrangeiras de comprovada superioridade tecnológica.

c) produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional.

d) produzidos no exterior por empresas de capital predominantemente estrangeiro cujo dirigente seja brasileiro nato.

e) produzidos ou prestados por empresas estrangeiras, mas que invistam no desenvolvimento de tecnologia no país de sua origem.

13. Sobre as compras públicas, assinale a alternativa INCORRETA.

a) As compras deverão ser processadas pelo sistema de registro de preços.

b) As compras deverão balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.

c) As compras submetem-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado.

d) O registro de preços será precedido de ampla pesquisa de mercado.

e) Os preços registrados serão publicados anualmente para orientação da Administração, na imprensa oficial.

14. Sobre a documentação relativa à qualificação técnica, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Pode ser exigida a inscrição da empresa na entidade profissional competente.

II. Pode-se exigir do licitante comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, com quantidades e prazos idênticos ao objeto da licitação.

III. A comprovação de aptidão para desempenho, nos casos de obras e serviços, será feita mediante atestados de capacidade técnica fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado. IV. Os atestados de capacidade técnica não

necessitam estar, obrigatoriamente, registrados nas entidades profissionais competentes.

a) Apenas I e II estão corretas. b) Apenas I, II e III estão corretas. c) Apenas IV está incorreta. d) Apenas III e IV estão incorretas. e) Apenas I e III estão corretas.

(5)

15. No que tange à qualificação econômico-financeira, assinale a alternativa que abrange os documentos que a Administração Pública está restrita a solicitar.

a) Balancetes ou balanços provisórios.

b) Certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física.

c) Certidão negativa de processos administrativos expedidos pelo PROCON da sede da pessoa jurídica.

d) Garantias limitadas a 10% do valor estimado do objeto da contratação.

e) Exigência de valores mínimos de faturamento anterior, índices de rentabilidade ou lucratividade que demonstrem a capacidade financeira da empresa.

16. Sobre os documentos que compõem o processo administrativo da licitação, assinale a INCORRETA.

a) O processo deverá ser autuado, protocolado e numerado.

b) Farão parte do processo administrativo o edital ou convite e respectivos anexos.

c) Pareceres técnicos ou jurídicos emitidos sobre a licitação, dispensa ou inexigibilidade.

d) Comprovante de que o edital foi publicado na íntegra, de acordo com o art. 21 da Lei 8.666/93, ou da entrega do convite.

e) Termo de contrato ou instrumento equivalente, conforme o caso.

17. Para a contratação de empresa de publicidade e propaganda, de acordo com os dispositivos da Lei 8.666/93 que rege as contratações públicas, assinale a alternativa correta.

a) Dentre outros requisitos de habilitação, as empresas interessadas em participar da licitação deverão comprovar aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos.

b) Caso a empresa possua notória qualificação técnica, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, entre outros, a Administração poderá contratá-la diretamente, por se configurar hipótese de inexigibilidade de licitação.

c) Para que se contrate uma empresa de publicidade e divulgação, deverão se constatar os seguintes elementos: necessidade de contratação de serviço especializado, natureza singular do serviço e notória especialização do contratado na execução de serviços na mesma espécie.

d) A empresa de publicidade deverá comprovar, por meio de atestados fornecidos somente por pessoas jurídicas de direito público, que já tenha executado serviços de publicidade cujo contratante seja qualquer ente da Administração Pública.

e) A contratação de empresa de publicidade e divulgação será direta, por se tratar de hipótese de dispensa de licitação.

18. Assinale a alternativa que não contempla uma das hipóteses de serviços técnicos profissionais especializados, nos termos do art. 13 da Lei 8.666/93.

a) Patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas.

b) Restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

c) Execução de recapeamento asfáltico.

d) Estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos.

e) Assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias.

19. O edital de licitação indicará obrigatoriamente, EXCETO

a) objeto da licitação, em descrição sucinta e clara. b) critério para julgamento, com disposições claras e

parâmetros objetivos.

c) critério de reajuste, que deverá retratar a variação efetiva do custo de produção.

d) condições de pagamento, prevendo prazo de pagamento sempre de até cinco dias, contados a partir da data final do período de adimplemento de cada parcela.

e) condições para participação na licitação, em conformidade com os arts. 27 a 31 da Lei 8.666/93 e forma de apresentação das propostas. 20. Sobre o procedimento de abertura e julgamento da

licitação, assinale a alternativa correta.

a) Nas modalidades de licitação previstas na Lei 8.666/93, o primeiro envelope a ser aberto é o da proposta de preços.

b) A abertura das propostas ocorrerá mesmo antes do julgamento do recurso, para dar celeridade ao processo.

c) É facultada à Comissão ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta. d) É facultado à Comissão ou autoridade superior

rubricar os documentos apresentados, bem como oferecê-los aos licitantes presentes.

e) A Comissão ou autoridade superior deverá julgar e classificar as propostas de acordo com os critérios mais vantajosos ao poder público, ainda que tais critérios não estejam previstos no edital.

L E G I S L A Ç Ã O

21. Assinale a alternativa INCORRETA. O Conselho Federal de Técnicos de Administração, com sede em Brasília, Distrito Federal, terá por finalidade a) dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos

Regionais.

b) examinar, modificar e aprovar os regimentos internos dos Conselhos Regionais.

c) julgar, em última instância, os recursos de penalidades impostas pelos CRTA.

d) votar e alterar o Código de Deontologia Administrativa, bem como zelar pela sua fiel execução, ouvidos os CRTA.

e) fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão de Técnico de Administração.

(6)

22. Assinale a alternativa INCORRETA. Os Conselhos Regionais de Técnicos de Administração (CTRA), com sede nas Capitais dos Estados no Distrito Federal, terão por finalidade

a) dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal de Técnicos de Administração. b) fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o

exercício da profissão de Técnico de Administração.

c) promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País.

d) organizar e manter o registro de Técnicos de Administração.

e) julgar as infrações e impor as penalidades referidas nesta Lei.

23. Os mandatos dos membros dos Conselhos Regionais de Administração serão de

a) 1 ano, permitida a reeleição. b) 1 ano, não permitida a reeleição. c) 2 anos, permitida a reeleição. d) 4 anos, permitida a reeleição. e) 4 anos, não permitida a reeleição.

24. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. O Conselho Federal de Técnicos de Administração e os Conselhos Regionais, por iniciativa própria ou mediante denúncias das autoridades judiciais ou administrativas, promoverão a responsabilidade do Técnico de Administração, nos casos de dolo, fraude ou má-fé, adotando as providências cabíveis à manutenção de um sadio ambiente profissional, de um sadio ambiente profissional, sem prejuízo de ação administrativa ou criminal que couber.

II. Para o exercício da profissão de Técnico de Administração, é obrigatória a apresentação da Carteira de Identidade de Técnico de Administração, expedida pelo Conselho Regional de Técnicos de Administração, juntamente com prova de estar o profissional em pleno gozo dos seus direitos sociais.

III. A falta de registro torna ilegal e punível o exercício da profissão de Técnico de Administração.

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas I e III. e) Todas as assertivas.

25. Os créditos dos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, serão exigíveis através de ação executiva processada perante

a) Justiça Estadual. b) Juizados Especiais. c) Justiça Federal. d) Justiça do Trabalho.

e) Justiça Estadual ou Juizados Especiais.

26. Os Conselhos Regionais de Técnicos de Administração serão constituídos de

a) seis membros, eleitos em escrutínio secreto e dois terços de votos, em assembléia, dos registrados em cada região e que estejam em gozo de seus direitos profissionais.

b) nove membros, eleitos em escrutínio secreto e maioria absoluta de votos, em assembléia, dos registrados em cada região e que estejam em gozo de seus direitos profissionais.

c) sete membros, eleitos em escrutínio secreto e

maioria absoluta de votos, em assembléia, dos registrados em cada região e que estejam em gozo de seus direitos profissionais.

d) oito membros, eleitos em escrutínio secreto e três quintos de votos, em assembléia, dos registrados em cada região e que estejam em gozo de seus direitos profissionais.

e) nove membros, eleitos em escrutínio secreto e dois terços de votos, em assembléia, dos registrados em cada região e que estejam em gozo de seus direitos profissionais.

27. A Lei Federal n.7321/85 promoveu a(s) seguinte(s) alteração(ões):

a) somente na denominação do Conselho Federal de Técnicos de Administração.

b) somente na denominação dos Conselhos Regionais de Técnicos de Administração.

c) somente na denominação da categoria profissional de Técnico de Administração.

d) somente na denominação do Conselho Federal de Técnicos de Administração, dos Conselhos Regionais de Técnicos de Administração e da categoria profissional de Técnico de Administração.

e) somente a denominação do Conselho Federal de Técnicos de Administração e dos Conselhos Regionais de Técnicos de Administração.

28. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. É(são) direito(s) do Administrador:

I. exercer a profissão independentemente de questões religiosas, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social ou de qualquer natureza discriminatória;

II. apontar falhas nos regulamentos e normas das instituições, quando as julgar indignas do exercício profissional ou prejudiciais ao cliente, devendo, nesse caso, dirigir-se aos órgãos competentes, em particular ao Tribunal Regional de Ética dos Administradores e ao Conselho Regional de Administração;

III. exigir justa remuneração por seu trabalho, a qual corresponderá às responsabilidades assumidas a seu tempo de serviço dedicado, sendo-lhe livre firmar acordos sobre salários, velando, no entanto, pelo seu justo valor;

IV. recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho sejam degradantes à sua pessoa, à profissão e à classe.

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I, II e IV. d) Apenas II, III e IV. e) Todas as assertivas.

(7)

29. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. É (são) dever(es) do Administrador:

I. exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional, atuando como empregado, funcionário público ou profissional liberal;

II. manter parcial sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional.

III. conservar independência na orientação técnica de serviços e em órgãos que lhe forem confiados; IV. comunicar ao cliente, sempre com antecedência e

por escrito, sobre as circunstâncias de interesse para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível, as melhores soluções e apontando alternativas;

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I, II e IV. d) Apenas I, III e IV. e) Todas as assertivas.

30. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. É vedado ao Administrador:

I. anunciar-se com excesso de qualificativos, admitida a indicação de títulos,

II. cargos e especializações;

III. sugerir, solicitar, provocar ou induzir divulgação de textos de publicidade que resultem em propaganda pessoal de seu nome, méritos ou atividades, salvo se em

IV. exercício de qualquer cargo ou missão, em nome da classe, da profissão ou de entidades ou órgãos públicos;

V. permitir a utilização de seu nome e de seu registro por qualquer instituição pública ou privada onde não exerça pessoal ou efetivamente função inerente à profissão;

VI. organizar ou manter sociedade profissional sob forma autorizada por lei.

a) somente a assertiva I está correta. b) somente a assertiva II está correta. c) as assertivas I, II e III estão corretas. d) as assertivas I, III e IV estão corretas. e) todas as assertivas estão corretas.

P O R T U G U Ê S

Leia o seguinte texto para responder as questões de 31 a 40.

Domingo no Parque

O rei da brincadeira - ê, José O rei da confusão - ê, João Um trabalhava na feira - ê, José Outro na construção - ê, João

A semana passada, no fim da semana João resolveu não brigar

No domingo de tarde saiu apressado E não foi pra Ribeira jogar

Capoeira / Não foi pra lá pra Ribeira

Foi namorar / O José como sempre no fim da semana Guardou a barraca e sumiu

Foi fazer no domingo um passeio no parque Lá perto da Boca do Rio

Foi no parque que ele avistou Juliana / Foi que ele viu Juliana na roda com João Uma rosa e um sorvete na mão Juliana, seu sonho, uma ilusão Juliana e o amigo João

O espinho da rosa feriu Zé E o sorvete gelou seu coração O sorvete e a rosa - ô, José A rosa e o sorvete - ô, José Oi, dançando no peito - ô, José Do José brincalhão - ô, José O sorvete e a rosa - ô, José A rosa e o sorvete - ô, José Oi, girando na mente - ô, José Do José brincalhão - ô, José Juliana girando - oi, girando Oi, na roda gigante - oi, girando Oi, na roda gigante - oi, girando O amigo João - João

O sorvete é morango - é vermelho Oi, girando, e a rosa - é vermelha Oi, girando, girando - é vermelha Oi, girando, girando - olha a faca! Olha o sangue na mão - ê, José Juliana no chão - ê, José Outro corpo caído - ê, José Seu amigo, João - ê, José Amanhã não tem feira - ê, José Não tem mais construção - ê, João Não tem mais brincadeira - ê, José Não tem mais confusão - ê, João

Gilberto Gil 31. Segundo a letra de música, assinale a alternativa

correta.

a) João é um feirante que, apesar de ser o rei da confusão, acabou sendo morto no parque.

b) João é um construtor civil que, para provocar o amigo, saiu com Juliana para um passeio no parque.

c) Juliana é uma mulher sedutora que decidiu sair com os dois amigos, João e José.

d) José é um construtor civil que saiu para passear no parque com Juliana.

e) José é um feirante brincalhão que matou o amigo João e Juliana.

32. Quanto à reação de José ao avistar Juliana e João no parque, assinale a alternativa correta.

a) José teve vertigem de olhar os dois juntos na roda gigante porque José tinha grande interesse em Juliana.

b) José sentiu vertigem porque, para olhar para Juliana e João, que estavam na roda gigante, olhou para cima com muita rapidez.

c) José tem medo de altura e, por isso, acabou tendo uma vertigem, vendo Juliana rodar à sua frente com o sorvete e com a rosa nas mãos. d) Os três estavam na roda gigante, e José sentiu

vertigem por causa da altura e também porque Juliana estava segurando uma rosa e um sorvete, possíveis presentes de seu amigo João.

e) O mundo de José começou a girar porque ele tinha labirintite.

33. O movimento de giro foi figurado no texto para representar a vertigem de José ao ver Juliana e João juntos. Assinale a alternativa que apresenta o grupo de palavras utilizado para representar essa sensação na música.

a) Juliana – José – João. b) Rosa – sorvete – girando. c) Construção – roda – capoeira. d) José – girando – faca. e) confusão – rosa – sorvete.

(8)

34. Quanto ao papel do sorvete e da rosa, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A rosa representa o amor e o sorvete o prazer, quando associados a Juliana e João.

b) Ao colocar a rosa e o sorvete "dançando no peito", a canção está se referindo à confusão sentimental em que se encontra José, e ao colocar os mesmos elementos "girando na mente", refere-se à perda da razão.

c) A rosa e o sorvete, quando relacionados a José, demonstram, por meio do espinho e do gelo, sentimentos negativos.

d) A cor vermelha está presente na rosa e no sorvete e prenuncia o sangue na mão.

e) A imagem do sangue na mão é uma metáfora do sorvete derretido que escorria pela mão de Juliana.

35. Assinale a alternativa correta. Um e outro (grifados no texto) são pronomes substantivos que retomam, respectivamente a) José e João. b) brincadeira e confusão. c) feira e construção. d) ribeira e capoeira. e) João e José.

36. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente os nomes corretos das seguintes formas verbais: trabalha, resolveu, e girando. a) Presente do indicativo; pretérito perfeito do

indicativo; particípio do passado.

b) Presente do indicativo; pretérito imperfeito do indicativo; gerúndio.

c) Presente do indicativo; pretérito perfeito do indicativo; gerúndio.

d) Presente do indicativo; pretérito imperfeito do indicativo; particípio do indicativo.

e) Presente do indicativo; futuro do pretérito; gerúndio.

37. No verso "Amanhã não tem feira - ê, José", embora o tempo verbal seja o presente do indicativo, há uma indicação de futuro dada pelo vocábulo "amanhã”, em relação ao momento em que se conta a história. É correto afirmar que a palavra amanhã, neste contexto, classifica-se como

a) locução prepositiva. b) conjunção.

c) pronome demonstrativo. d) advérbio.

e) locução verbal.

38. As palavras brincadeira, brincalhão e apressado sofreram, respectivamente, uma derivação

a) sufixal, prefixal e parassintética. b) sufixal, sufixal e parassintética. c) prefixal, sufixal, e prefixal e sufixal

simultaneamente.

d) sufixal, sufixal e prefixal e sufixal simultaneamente.

e) prefixal, prefixal e parassintética.

39. O predicado verbo-nominal caracteriza-se por apresentar dois núcleos: um verbo e um predicativo. Assinale a alternativa que apresenta esse tipo de predicado.

a) Um trabalhava na feira - ê José. b) João resolveu não brincar.

c) No domingo de tarde saiu apressado. d) Foi fazer no domingo um passeio no parque. e) Não tem mais construção - ê, João.

40. Assinale a única alternativa que não apresenta nenhum caso de ditongo.

a) Brincadeira – confusão – João. b) Juliana – gelou – feriu. c) Brincadeira – feira – capoeira. d) Coração – ilusão – mão. e) Juliana – caído – passada.

Referências

Documentos relacionados

Tem como diretrizes, a integração com as políticas e diretrizes das Secretarias Municipais, das Subprefeituras e órgãos equiparados; o incentivo e apoio às

grande. Os usuários preferem esconder o próprio diagnóstico para que não sofram com o possível afastamento, muitas vezes preferindo o autoisolamento. Dando seguimento

• O governo federal também possui responsabilidade direta pelo financiamento e administração de alguns programas, especialmente os voltados para os idosos (ex.: Seguro. Social,

Seleccione “Auto” para apresentar nomes apenas quando o equipamento está ligado ou “Sempre” para apresentar independentemente do estado de ligação. Nome Entradas: Utiliza um

§ 4° - A Coordenação de Projetos e a Coordenação de Fiscalização de Obras, que na antiga estrutura eram denominadas de divisão, passam a ser vinculadas ao Departamento de

JT Factoring Mercantil LTDA Atividade Ilegal da Profissão de Administrador/PS sem registro cadastral no CRA-AM. PAUTAR PARA PRÓXIMA

a) Aprovação do Balancete do mês de novembro/2016 - DEFERIDO PELO PLENÃRIO. b) Informes da Presidência: O Presidente Antônio Jorge Cunha Campos informou ao Plenário a chegada

O Presidente Jorge Campos se manifestou sobre a declaração do Conselheiro Orlando Cruz que em sua rede social afirmou que o processo no regional não foi correto.. O Presidente