• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO/SP CONTRATO Nº 21/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO/SP CONTRATO Nº 21/2011"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

CONTRATO de PRESTAÇÃO de SERVIÇOS DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA, que entre si fazem, de um lado, a UNIÃO FEDERAL, por intermédio do MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO / PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO/SP e, de outro, a empresa MULTISERVICE NACIONAL DE SERVIÇOS LTDA, na forma abaixo:

A UNIÃO FEDERAL, por intermédio do MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO / PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO, situada na Rua Cubatão nº 322, São Paulo – SP, neste ato representada por seu DIRETOR REGIONAL, SR. ROBERTO BRAGA DE ANDRADE, designado pela Portaria PGT n° 34, publicada no Diário Oficia l da União em 1° de fevereiro de 2.011, no uso da competência que lhe foi delegada pelo art. 1°, inci so I, alínea “e”, da Portaria PRT2 nº 058, de 10 de março de 2.011, da Excelentíssima Sra. Procuradora-Chefe, a seguir designada simplesmente CONTRATANTE e, de outro lado, a empresa MULTISERVICE NACIONAL DE SERVIÇOS LTDA, com sede na Rua Cajuru, 492, Belenzinho, CEP 03057-000, São Paulo/SP, inscrita no CNPJ sob o nº 60.989.654/0001-11, que apresentou os documentos exigidos por lei, neste ato representada pelo Sr. ANTÔNIO PEREIRA MAGALHÃES, português, sócio, portador da Carteira de Identidade RNE n° W043147-8, inscrito no CPF sob o nº 006.121.108-77, conforme contrato social anexado ao processo administrativo nº 08132-0099/2011, daqui por diante designada simplesmente CONTRATADA, tem, entre si, justo e avençado, e celebram, por força do presente instrumento e em conformidade com o disposto pela Lei nº 8.666, de 21/06/93, alterada pelas Leis nºs 8.883/94 e 9.648/98, pelo Decreto nº 2.271, de 07/07/97, pela Instrução Normativa IN/MPOG nº 02, de 30/04/08, e suas alterações, um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA, mediante as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

O presente Contrato tem por objeto a prestação de serviços de conservação e limpeza, com fornecimento de mão-de-obra uniformizada, materiais de limpeza e de higiene e equipamentos para a Procuradoria do Trabalho no Município de GUARULHOS, na forma especificada no Termo de Referência – Anexo I, Seção V, parte integrante deste Contrato.

CLÁUSULA SEGUNDA – DA DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

A prestação dos serviços obedecerá ao estipulado neste Contrato, às disposições do PREGÃO Nº 04/2011 e seus Anexos, às obrigações assumidas na “Proposta Comercial” da CONTRATADA e aos demais documentos constantes do Processo nº 08132-0099/2011, que, independentemente de transcrição, fazem parte integrante deste Contrato.

CLÁUSULA TERCEIRA – DO REGIME DE EXECUÇÃO

Este contrato tem o regime de execução indireta, na modalidade de empreitada por preço global. CLÁUSULA QUARTA – DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE E DA CONTRATADA

CONTRATANTE e CONTRATADA obrigam-se ao quanto estabelecido no Termo de Referência – Anexo I do Pregão nº 04/2011, parte integrante deste Contrato.

(2)

CLÁUSULA QUINTA – DA FISCALIZAÇÃO

A CONTRATANTE, através do gestor e fiscal do contrato, reserva-se o direito de fiscalizar os serviços que estão sendo executados, sujeitando-se a CONTRATADA, no caso de descumprimento de suas obrigações, à aplicação das penalidades previstas na Cláusula Décima Primeira deste Contrato. PARÁGRAFO PRIMEIRO – A fiscalização e gerenciamento dos serviços serão exercidos por representantes previamente designados pela CONTRATANTE, neste ato denominados gestor e fiscal do contrato, de acordo com o Art. 67, da Lei nº 8.666/93, e suas alterações, c/c Art. 6º do Decreto nº 2.271 de 07 de julho de 1997.

PARÁGRAFO SEGUNDO – A ação ou omissão, total ou parcial, de fiscalização por parte da CONTRATANTE, não fará cessar nem diminuir a responsabilidade da CONTRATADA pelo perfeito cumprimento das obrigações estipuladas neste CONTRATO, nem por quaisquer danos, inclusive contra terceiros ou irregularidades constatadas.

CLÁUSULA SEXTA – DA VIGÊNCIA E DA EFICÁCIA DO CONTRATO

O presente Contrato terá vigência de 12 (doze) meses, com termo inicial em 23/05/2011 e termo final em 22/05/2012, que poderá ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos, a critério da CONTRATANTE, com a anuência da CONTRATADA, observado o limite legal máximo permitido de 60 (sessenta) meses. A não prorrogação não gera direito de indenização à CONTRATADA.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – A prestação de serviço se iniciará em 23/05/2011.

PARÁGRAFO SEGUNDO – O termo inicial da prestação de serviço poderá ser alterado a critério da Administração.

PARÁGRAFO TERCEIRO – Na contagem dos prazos previstos neste documento, exclui-se o dia de início e inclui-se o dia do vencimento.

CLÁUSULA SÉTIMA – DO PREÇO

A CONTRATANTE pagará à CONTRATADA, pelos serviços efetivamente prestados o preço mensal de R$ 2.093,00 (dois mil e noventa e três reais).

PARÁGRAFO PRIMEIRO – O preço mensal será fixo e irreajustável, admitida a repactuação.

PARÁGRAFO SEGUNDO – Será admitida repactuação, conforme previsão contida no art. 5º do Decreto nº 2.271/97 e art. 37 da IN/MPOG n° 02/2008 , desde que seja:

1) Observado o interregno mínimo de um ano, a contar da data limite para apresentação da proposta, ou da data do orçamento a que a proposta se referir, ou da data da última repactuação;

2) Demonstrado, de forma analítica, o aumento de custos, de acordo com a Planilha de Custos e Formação de Preços referida no art. 40 da IN/MPOG n°02/2008.

PARÁGRAFO TERCEIRO – Será adotada como data do orçamento a que a proposta se referir, a data do acordo, convenção, dissídio coletivo de trabalho ou equivalente, que estipular o salário vigente à época da apresentação da proposta, vedada à inclusão, por ocasião da repactuação, de antecipações e de benefícios não previstos originalmente.

PARÁGRAFO QUARTO – As partes se comprometem ao processamento da repactuação, cabendo à contratada formular o respectivo requerimento e à contratante processá-lo e concluí-lo em tempo

(3)

hábil.

PARÁGRAFO QUINTO - O prazo para solicitar a repactuação com efeitos retroativos à data-base é de 60 (sessenta dias) após a homologação da convenção, acordo ou dissídio coletivo que fixar o novo salário normativo da categoria profissional abrangida por este contrato.

PARÁGRAFO SEXTO - Após este prazo, a CONTRATADA poderá solicitar a repactuação, cujos efeitos operarão a partir de protocolada a solicitação, sem efeitos retroativos.

CLÁUSULA OITAVA – DO REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO

Com vistas à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do Contrato, poderá ser promovida a revisão do preço contratual, desde que eventuais solicitações nesse sentido estejam acompanhadas de comprovação da superveniência de fatos imprevisíveis ou previsíveis, porém de conseqüências incalculáveis, retardadores ou impeditivos da execução do ajustado, configurando álea econômica extraordinária e extracontratual, bem como de demonstração analítica de seu impacto nos custos do Contrato, nos termos do disposto no art. 65, inciso II, alínea “d”, da Lei nº 8.666/93.

CLÁUSULA NONA – DO FATURAMENTO E PAGAMENTO

O documento fiscal só poderá ser emitido, pela CONTRATADA, a partir do 1° dia útil do mês subseqüente à prestação dos serviços e deverá ser encaminhado até o décimo dia corrido do mês de emissão do mesmo, à Seção de Gestão de Contratos da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região, situada na Rua Cubatão nº 322 – 7º andar, Paraíso, São Paulo/SP.

PARÁGRÁFO PRIMEIRO – A CONTRATADA responderá pelo pagamento de todas eventuais multas devidas, decorrentes de atraso no adimplemento de obrigações tributárias, caso não seja cumprido o previsto na CLÁUSULA NONA, sendo tais multas descontadas do valor líquido a receber pela CONTRATADA, sem prejuízo de aplicação de eventuais multas por inadimplemento contratual. PARÁGRAFO SEGUNDO – Os documentos de cobrança (Nota Fiscal, Fatura, etc.), deverão ser emitidos em nome da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região, CNPJ n° 26.989.715/0033-90, devidamente discriminados, sem emendas ou rasuras, contendo todos os dados da Nota de Empenho, fazendo menção expressa ao número desta, bem como os dados bancários para pagamento e, no caso da empresa ser optante pelo Simples Nacional, deverá fazer menção expressa no corpo da Nota fiscal.

PARÁGRAFO TERCEIRO – Em nenhuma hipótese será realizado qualquer pagamento por meio de boleto bancário ou similar, sendo aceito como documento de cobrança a competente nota fiscal, preenchida como prevista nesta Cláusula Oitava.

PARÁGRAFO QUARTO – No caso de empresa optante pelo Simples Nacional, deverá esta, ainda, providenciar declaração na forma do art. 4o, da IN 480 da Receita Federal, em duas vias originais, devidamente assinadas por seu representante legal, em papel timbrado da empresa, com carimbo da mesma e com seu CNPJ.

PARÁGRAFO QUINTO – A CONTRATADA, como condição à percepção mensal do valor faturado, deverá fornecer mensalmente, junto com os documentos de cobrança, os documentos a seguir arrolados, que deverão referir-se ao mês imediatamente anterior àquele a que disser respeito a nota fiscal de prestação de serviços, relativos aos empregados alocados na execução do objeto contratual: a) o comprovante de pagamento de salários, obrigações trabalhistas e recolhimento do FGTS e contribuições previdenciárias pertinentes aos seus empregados alocados aos serviços objeto deste

(4)

contrato;

b) cópia dos recibos de entrega dos vales-transporte e de outros benefícios estipulados na convenção coletiva de trabalho;

c) a Certidão Conjunta expedida pela Receita Federal e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; d) o Certificado de Regularidade do FGTS (CRF); e

e) Certidão Negativa de Débitos do INSS / Certidão Negativa de Débitos Previdenciários, expedida pela Receita Federal.

PARÁGRAFO SEXTO – Todos os tributos e contribuições incidentes sobre os serviços deverão estar incluídos no valor total do documento de cobrança, observada a legislação tributária aplicável à espécie, principalmente aquela pertinente aos órgãos públicos federais.

PARÁGRAFO SÉTIMO – Após o recebimento de toda a documentação fiscal e de todos os documentos necessários acima descritos, a CONTRATANTE providenciará a análise da liquidação das despesas, nos moldes dos incisos I, II e III, do § 1º, do art. 63, da Lei 4.320/64, que, como previsto no caput deste mesmo artigo, consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

PARÁGRAFO OITAVO - O prazo para a liquidação das despesas é de até 10 (dez) dias corridos, contados da data em que toda a documentação foi entregue pela CONTRATADA, podendo este prazo ser interrompido, no caso de haver qualquer falta ou incorreção na documentação.

PARÁGRAFO NONO – O pagamento da despesa só será efetuado, quando ordenado após sua regular liquidação e nenhum pagamento será efetuado à CONTRATADA, enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação que lhe for imposta, sem que o atraso decorrente gere direito a acréscimos de qualquer natureza.

PARÁGRAFO DEZ – Nos moldes do previsto na alínea “a”, do inciso XIV, do art. 40 da lei 8.666/93, o prazo de pagamento será de até 05 (cinco) dias úteis, contado a partir da data final do período de adimplemento de cada parcela, onde adimplemento significa aceite definitivo, que marca o final da fase de liquidação e significando pagamento, a competente liberação da ordem bancária emitida pelo SIAFI.

PARÁGRAFO ONZE – O pagamento será creditado em nome da CONTRATADA, mediante ordem bancária, emitida pelo SIAFI, para depósito em Conta Corrente por ela indicada, sendo necessário o decurso do prazo de 2 dias úteis, a partir da data da liberação da competente ordem bancária pelo SIAFI, para que os valores estejam efetivamente disponíveis na conta corrente da CONTRATADA, devido a prazos bancários de transferências de fundos entre instituições financeiras, sobre o que a CONTRATANTE não possui qualquer tipo de responsabilidade ou influência.

PARÁGRAFO DOZE – Na hipótese de aplicação de penalidade de multa, a CONTRATANTE poderá deduzi-la do valor a ser pago.

PARÁGRAFO TREZE - O valor a ser depositado pela CONTRATANTE será liquido, ou seja, após as retenções tributárias previstas na legislação pertinente e após os valores eventualmente glosados e das também eventuais multas.

PARÁGRAFO QUATORZE – Na hipótese de não ocorrer a reposição de trabalhador ausente, a CONTRATADA deverá efetuar o desconto, do documento de cobrança, do valor correspondente, sob pena de não ser atestado.

PARÁGRAFO QUINZE – O desconto a que se refere o parágrafo anterior não elidirá a responsabilidade da CONTRATADA pela não reposição imediata do trabalhador ausente, a qual ficará sujeita às penalidades previstas neste Instrumento.

(5)

PARÁGRAFO DEZESSEIS – Fica autorizado à Procuradoria Regional do Trabalho da 2a Região descontar na fatura e efetuar o pagamento direto dos salários e verbas previdenciárias, fundiárias e consectâneas aos trabalhadores quando houver falha no cumprimento dessas obrigações por parte da CONTRATADA, até o momento da regularização, sem prejuízo das sanções cabíveis, nos termos do artigo 19-A, inciso IV da Instrução Normativa MPOG n° 02, de 30/04/2008, e suas alterações. CLÁUSULA DÉCIMA – DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas com a execução do presente Contrato correrão por conta dos recursos específicos consignados no orçamento do Ministério Público do Trabalho/Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região para o exercício de 2011, do Programa de Trabalho 03062058142620001 – Defesa do Interesse Público no Processo Judiciário, Plano Interno DEF002, Elemento de Despesa 3390.3702 – Locação de mão-de-obra – Serviços de limpeza e conservação.

PARÁGRAFO ÚNICO – Para a cobertura das despesas foi emitida a Nota de Empenho nº 2011NE000515.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

A recusa injustificada em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Administração caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – De acordo com o estabelecido nos artigos 86 e 87 da Lei nº 8.666/93, e art. 7° da Lei 10.520/02, a CONTRATANTE poderá, garantida a prévia defesa, aplicar à CONTRATADA:

a) advertência formal, na ocorrência de descumprimento de qualquer das cláusulas contratuais; b) multa moratória de 0,5% (cinco décimos por cento) do valor total atualizado do Contrato, a critério da CONTRATANTE, na ocorrência de atraso injustificado na execução de quaisquer obrigações contratuais, a partir do dia imediato ao do vencimento do prazo estipulado até a data da efetiva execução, limitado a 30 (trinta) dias, a partir dos quais será considerado, conforme o caso, descumprimento parcial ou total da obrigação;

c) multa penal de 50% (cinquenta por cento) do valor total atualizado do Contrato, quando a CONTRATADA der causa à inexecução total;

d) multa penal de 25% (vinte e cinco por cento) do valor total atualizado do contrato quando a CONTRATADA der causa à inexecução parcial do contrato;

e) multa compensatória de 100% (cem por cento) do valor total e atualizado dos prejuízos causados pela CONTRATADA à Procuradoria Regional do Trabalho da 2a Região;

f) impedimento de licitar e de contratar com a União e descredenciamento no SICAF, pelo prazo que a CONTRATANTE fixar, que será arbitrado de acordo com a natureza e a gravidade da falta, respeitado o limite de 02 (dois) anos, quando a licitante, convocada dentro do prazo de validade da proposta, não celebrar o contrato ou a ata, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, sem prejuízo das sanções previstas neste contrato e demais cominações legais;

(6)

perdurarem os motivos determinantes da punição, ou até que seja promovida sua reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.

PARÁGRAFO SEGUNDO - As multas estabelecidas nos itens “b” e “c” serão majoradas em 25% (vinte e cinco por cento), na hipótese de reincidência da CONTRATADA.

PARÁGRAFO TERCEIRO – As multas serão descontadas dos pagamentos eventualmente devidos à CONTRATADA ou serão pagas mediante recolhimento através de DARF, cujo comprovante deverá ser apresentado à CONTRATANTE, ou, ainda, quando for o caso, serão cobradas judicialmente. Sobre as multas incidirão juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês.

PARÁGRAFO QUARTO – As multas serão independentes e, a critério da CONTRATANTE, cumulativas, inclusive com as demais penalidades acima enumeradas, e aplicadas com base no valor atualizado do contrato.

PARÁGRAFO QUINTO – Considera-se, para fins de aplicação de penalidade de multa, como valor total atualizado do contrato, o prazo compreendido entre o mês da apresentação da proposta até o mês anterior ao fato que ensejou a penalidade. O índice de atualização do valor total do contrato, para os fins de aplicação de penalidade de multa será o IGP-DI (FGV) e, na sua ausência, aquele que vier a substituí-lo.

PARÁGRAFO SEXTO - As penalidades previstas não serão relevadas, salvo quando ficar comprovada a ocorrência de situações que se enquadrem no conceito jurídico de força maior ou caso fortuito.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – DA RESCISÃO

A contratação poderá ser rescindida pela CONTRATANTE, independentemente de notificação ou interpelação judicial, de acordo com as hipóteses previstas na Seção V, artigos 77 a 80, da Lei nº 8.666/93, sem prejuízo das penalidades e sanções previstas no neste contrato, no Termo de Referência, bem como das medidas legais cabíveis;

PARÁGRAFO ÚNICO – Os casos de rescisão contratual serão formalmente motivados nos autos do processo, assegurados o contraditório e a ampla defesa.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

Fica assegurada a CONTRATADA a interposição dos recursos previstos no art. 109 da Lei n° 8.666/93, que deverão ser apresentados por escrito, instruídos com os documentos que a CONTRATADA considerar pertinentes e dirigidos à Senhora Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 2a Região, que apreciará as razões da CONTRATADA para reconsiderar ou ratificar sua determinação.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – DA ALTERAÇÃO

Este contrato poderá ser alterado, com as devidas justificativas, nos casos previstos no art. 65 da Lei nº 8.666/93.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA – DO VÍNCULO EMPREGATÍCIO

Os empregados e prepostos da CONTRATADA não terão qualquer vínculo empregatício com a CONTRATANTE, correndo por conta exclusiva da CONTRATADA todas as obrigações decorrentes da legislação trabalhista, inclusive as fixadas em convenção e/ou acordo coletivo de trabalho,

(7)

previdenciária, fiscal e comercial, as quais se obriga a saldar.

PARÁGRAFO ÚNICO – É vedada a prestação de serviços por empregados que sejam parentes até o terceiro grau de Membros ou servidores dos órgãos do MPU, conforme estabelece o parágrafo único do art. 4° da Resolução CNMP n° 37, de 28/04/2009.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – DO FORO

Fica eleito o foro da Seção Judiciária da Justiça Federal da Capital do Estado de São Paulo para dirimir as questões derivadas deste Contrato.

E por estarem de acordo, depois de lido e achado conforme, foi o presente Contrato lavrado em quatro vias de igual teor e forma, assinado pelas partes e testemunhas abaixo.

São Paulo, 18 de maio de 2.011.

_________________________________ _____________________________ ROBERTO BRAGA DE ANDRADE ANTÔNIO PEREIRA MAGALHÃES Pela CONTRATANTE Pela CONTRATADA

Testemunhas

1ª ___________________________ 2ª ______________________________

Nome: Nome:

(8)

ANEXO I - PREGÃO PRESENCIAL n° 04/2011

TERMO DE REFERÊNCIA – SERVIÇOS DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA I - DO OBJETO

Contratação de empresa(s) especializada(s) para prestação, de forma contínua, de serviços de conservação e limpeza, com fornecimento de mão-de-obra uniformizada, materiais e equipamentos, para atender as PROCURADORIAS DO TRABALHO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, SANTOS, OSASCO, MOGI DAS CRUZES E GUARULHOS, Estado de São Paulo, todas da Procuradoria Regional do Trabalho da 2a Região (PRT2), sob a forma de execução indireta e regime de empreitada por preço global, conforme disposições do Edital e seus Anexos, e de acordo com as especificações deste ANEXO I.

II – DA JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO

A contratação dos serviços de limpeza e conservação de forma contínua, dentro dos parâmetros e rotinas estabelecidos, com fornecimento de mão-de-obra e respectivos insumos e ainda com observância às recomendações aceitas pela boa técnica, pelas normas e pelas legislações aplicáveis, tem por objetivo a manutenção das condições necessárias para que os Membros e servidores desempenhem suas funções nestes órgãos em um ambiente mantido em bom estado de conservação, asseio e higiene.

III – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Os serviços de limpeza, conservação e higienização abrangem os imóveis das Procuradorias do Trabalho nos Municípios e seus bens móveis e demais materiais que os guarnecem.

2. As dependências dos imóveis compreendem toda a área interna e externa, incluindo estacionamentos e áreas adjacentes, bem como banheiros e vestiários.

3. Integram, também, o objeto do contrato, o fornecimento de todo material de consumo, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), máquinas e equipamentos necessários à perfeita execução dos serviços.

4. A(s) CONTRATADA(s) deverá(ão) disponibilizar, em até 48 horas após o início da prestação dos serviços, os equipamentos indicados no item VIII, atualizando a relação sempre que ocorrer alteração, bem como promover a identificação dos mesmos, de forma a não serem confundidos com similares de propriedade da CONTRATANTE.

5. A(s) CONTRATADA(s) deverá(ão) manter o estoque mínimo de material de consumo, conforme especificado no item VIII e de acordo com a necessidade do serviço, em local a ser indicado pela CONTRATANTE, necessário à sua boa execução, assumindo toda a responsabilidade pelo transporte, carga e descarga e possíveis perdas, danos ou prejuízos, bem como pela sua distribuição diária para a execução dos serviços.

6. A(s) CONTRATADA(s) deverá(ão) utilizar material de limpeza e outros produtos químicos aprovados pelos órgãos governamentais competentes, devendo ser entregues em embalagem originais de fábrica ou de distribuidor, perfeitamente identificados, contendo todas as informações obrigatórias, que não causem danos a pessoas e coisas, incluindo revestimentos, pisos, instalações elétricas ou hidráulicas, redes de computação, água e esgoto e todas as demais instalações existentes nas dependências da CONTRATANTE.

(9)

7. A(s) CONTRATADA(s) deverá(ão) responsabilizar-se integralmente pelos serviços contratados e por seus empregados, nos termos da legislação vigente.

IV – DOS LOCAIS DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS E DO QUANTITATIVO DA MÃO DE OBRA 1. Para a execução dos serviços, de acordo com este Termo de Referência, deverão ser colocadas à disposição as seguintes categorias profissionais e respectivos postos:

Discriminação Quantidade Horário

Serviços de conservação e limpeza com jornada semanal de 44 horas, de segunda

à sexta-feira, para a PTM de Santos, localizada na Rua Brás Cubas n.º 190 –

SANTOS/SP.

1 (um) servente

das 8:00 às 17:48 horas, com 01 (uma) hora de intervalo para

alimentação e descanso Serviços de conservação e limpeza com

jornada semanal de 44 horas, de segunda à sexta-feira, para a PTM de São Bernardo do Campo, localizada na Rua Sargaços n.º 135 – SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP.

1 (um) servente

das 8:00 às 17:48 horas, com 01 (uma) hora de intervalo para

alimentação e descanso Serviços de conservação e limpeza com

jornada semanal de 44 horas, de segunda à sexta-feira, para a PTM de Osasco, localizada na Rua Aurora Soares Barbosa

n.º 201 – OSASCO/SP.

1 (um) servente

das 8:00 às 17:48 horas, com 01 (uma) hora de intervalo para

alimentação e descanso Serviços de conservação e limpeza com

jornada semanal de 44 horas, de segunda à sexta-feira, para a PTM de Mogi das

Cruzes, localizada na Rua Professora Leonor de Melo n.º 189 – MOGI DAS

CRUZES/SP.

1 (um) servente

das 8:00 às 17:48 horas, com 01 (uma) hora de intervalo para

alimentação e descanso

Serviços de conservação e limpeza com jornada semanal de 44 horas, de segunda à sexta-feira, para a PTM de

Guarulhos, localizada na Rua Ibirapitanga n.º 19 – GUARULHOS/SP.

1 (um) servente

das 8:00 às 17:48 horas, com 01 (uma) hora de intervalo para

alimentação e descanso

2. A jornada de trabalho de cada profissional que prestará serviços em cada Procuradoria do Trabalho no Município será de 08 (oito) horas/dia e 44 (quarenta) horas semanais.

2.1. O intervalo para alimentação e descanso será de 01 (uma) hora.

2.2. Considerando a ausência de expediente da CONTRATANTE aos sábados, a compensação das 4 (quatro) horas de trabalho desse dia ocorrerá durante os demais dias da semana, na forma como dispuser o acordo ou a convenção coletiva da respectiva categoria econômica/profissional ou, na sua ausência, na forma estabelecida entre as partes interessadas, segundo necessidades e à critério da CONTRATANTE.

3. Os horários de trabalho serão estipulados no início da prestação dos serviços e poderão sofrer alterações, de acordo com as necessidades da CONTRATANTE, que deverá comunicar à(s) CONTRATADA(s), com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas, para que sejam tomadas as providências necessárias.

(10)

4. Os índices de produtividade mínima da mão-de-obra foram aferidos considerando a peculiaridade das áreas a serem limpas, de acordo com o artigo 42 da IN nº 02, de 30 de abril de 2008, e buscando fatores econômicos favoráveis à Administração Pública, conforme segue:

Tipo de Área Índice de Produtividade Periodicidade

Interna 600M²/H Diária

Externa 1.200M²/H Diária Esquadria Externa 220M²/H Quinzenal

V - DOS UNIFORMES

1. A(s) CONTRATADA(s) será(ão) responsável(is) pelo fornecimento de uniformes completos aos seus empregados da seguinte forma:

1.1. 02 (dois) conjuntos completos a cada empregado ao início da execução dos serviços, conforme a categoria profissional, obedecidas as disposições legais e convenções/dissídios da categoria e demais normas aplicáveis;

1.2. A CONTRATADA deverá substituir, sempre que exigido pela CONTRATANTE, os uniformes que não atendam às condições mínimas de apresentação;

1.3. Os uniformes deverão ser entregues aos empregados, em um único dia, mediante recibo individualizado por empregado e na presença do Fiscal do Contrato. O recibo deverá conter a especificação de cada peça recebida, com os respectivos quantitativos, obrigatoriamente assinado e datado por cada profissional, com a data efetiva data de entrega de todas as peças que formam o conjunto de uniforme. Os recibos deverão ser enviadas para a fiscalização e controle do fiscal do contrato;

1.4. O conjunto de uniformes deverá ser composto pelas peças abaixo relacionadas e obedecidas todas as especificações descritas no quadro a seguir, conforme a categoria e sexo do profissional, devendo a CONTRATADA submeter, previamente, amostra do modelo, cor e qualidade de cada peça para aprovação da CONTRATANTE, cabendo à esta o direito de exigir a substituição daqueles considerados inadequados.

Categoria Quantitativo de cada conjunto e composição das peças

Servente (masculino ou

feminino)

2 (duas) calças compridas em tecido 100% algodão

2 (duas) camisas de mangas curtas em tecido 100% algodão

1 (um) par de calçado em vaqueta* ou em borracha, conforme serviço a executar, na cor preta ou marrom

1 ( um) par de meia em algodão

1 (um) agasalho abotoado à frente, em tricô ou algodão 1 (um) boné para os serventes que trabalham na área externa

*Calçado com cabedal em vaqueta “relax” na cor preta ou marrom, biqueira plástica, com forro sintético, entressola sintética e solado em borracha

1.5. Todos os modelos de uniforme deverão ter corte adequado ao porte (tamanho) de cada empregado, modelo masculino ou feminino, seguindo os padrões de boa qualidade e de apresentação exigidos pelo CONTRATANTE, conforme descrito no quadro acima, devendo a CONTRATADA providenciar as devidas adaptações quando necessárias, inclusive quanto às profissionais gestantes, que deverão ter seus uniformes substituídos sempre que se mostrarem inadequados ao estado da

(11)

empregada.

1.6. É expressamente vedado o uso de saia ou bermuda.

1.7. É vedado a CONTRATADA substituir a entrega aos seus empregados de qualquer das peças que compõe o conjunto de uniforme por pecúnia;

1.8. O custo do uniforme será de total responsabilidade da CONTRATADA, não podendo ser descontado do salário do empregado, salvo em caso de comprovado dano causado por esse, desde que tal possibilidade tenha sido acordada no contrato de trabalho;

1.9. Os profissionais que realizarem tarefa de lavagem de pisos, além do uniforme específico da categoria, deverão receber, individualmente, 1 (um) par de botas de borracha cano médio;

1.10. Os profissionais que realizarem limpeza de dependências sanitárias, lavagem de conteineres de lixo orgânico ou não e/ou outras tarefas que exijam cuidados específicos, deverão receber, também: luvas, máscaras, aventais plásticos e outros equipamentos necessários à segurança dos mesmos (Equipamentos de Proteção Individual – EPIs), conforme especificado na Norma Regulamentadora nº 18 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

1.11. A CONTRATADA deverá zelar por manter seus empregados devidamente identificados, através de crachás com identificação da função e do nome.

VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS QUANTO AOS SERVIÇOS

1. Nos serviços contratados inclui-se também a realização de pequenas mudanças, arrumação e movimentação de móveis, de acordo com as necessidades da CONTRATANTE.

2. Na utilização de enceradeiras e outros equipamentos, os empregados da(s) CONTRATADA(s) deverão evitar colisões que possam causar danos em paredes, divisórias, rodapés, móveis e equipamentos da CONTRATANTE, sob pena de a(s) CONTRATADA(s) ser(em) obrigada(s) a indenizar a CONTRATANTE.

3. A lavagem de todos os banheiros, copas e outras áreas molháveis do imóvel da CONTRATANTE poderá ser feita com material espumante, não sendo admissível o uso de mangueira ou jato de água que possa causar danos aos revestimentos de paredes, divisórias e pisos adjacentes.

4. Nenhum serviço cuja execução possa provocar ou ensejar danos pessoais aos empregados da(s) CONTRATADA(s) ou a terceiros poderá ser realizado sem que os empregados da(s) CONTRADADA(s) estejam munidos de equipamentos de proteção individual e/ou coletiva.

5. Não será permitido, em nenhuma hipótese, o uso de esponja de aço para a limpeza de paredes e de divisórias.

6. Os serviços relacionados neste Termo de Referência poderão ser exigidos pela CONTRATANTE, a qualquer momento, durante a execução do Contrato.

VII – DAS DESCRIÇÕES E ROTINAS DOS SERVIÇOS DAS ATRIBUIÇÕES DO SERVENTE:

(12)

1.1. DIARIAMENTE, DUAS VEZES

1. Retirar o lixo dos cestos de papel, de todas as instalações do prédio, inclusive dos banheiros, acondicionando-o em sacos plásticos de 100 (cem) litros, que deverão ser removidos para o local indicado pela CONTRATANTE;

2. Executar a separação dos resíduos de acordo com as determinações contidas no Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que trata da Coleta Seletiva no âmbito da Administração Pública Federal, de conformidade com os procedimentos descritos no ITEM XI deste ANEXO I-D;

3. Proceder à lavagem de bacias, assentos e pias dos sanitários com saneante domissanitário/desinfetante;

4. Limpar com saneantes domissanitários os pisos de banheiros, copas e outras áreas molhadas; 5. Abastecer com papel toalha, papel higiênico e sabonete líqüido, ou em pedra, os sanitários. 1.2. DIARIAMENTE, UMA VEZ

1. Remover, com pano úmido, o pó das mesas, armários, arquivos, prateleiras, persianas, peitoris, caixilhos das janelas, bem como dos demais móveis existentes, inclusive extintores de incêndio, aparelhos elétricos e demais equipamentos eletrônicos;

2. Lavar os cinzeiros das mesas e os situados nas áreas de uso comum;

3. Remover capachos e tapetes, procedendo a sua limpeza com o aspirador de pó;

4. Varrer, passar pano úmido e polir os balcões e os pisos vinílicos, de mármore, cerâmicos, de marmorite ou emborrachados;

5. Varrer os pisos de cimento;

6. Aspirar o pó em todo o piso acarpetado;

7. Retirar o pó dos telefones com flanelas e produtos adequados;

8. Passar pano úmido com álcool nos tampos das mesas e assentos dos refeitórios antes e após as refeições;

9. Proceder à coleta seletiva do papel para reciclagem, quando couber, nos termos da IN/MARE nº 6, de 3 de novembro de 1995;

10. Limpar os corrimãos;

11. Suprir os bebedouros com garrafões de água mineral, adquiridos pela Contratante;

12. Limpar, com pano umedecido em álcool, os garrafões de água mineral, antes de suprir os bebedouros;

13. Limpar e polir todas as áreas internas não revestidas por carpete; 14. Limpar, com pano úmido, todas as cestas coletoras de papéis usados; 15. Regar as plantas dos jardins externos, bem como as jardineiras internas;

16. Executar demais serviços que, a critério da Contratante, sejam considerados necessários à freqüência diária.

1.3. SEMANALMENTE, UMA VEZ

1. Limpar totalmente copas e cozinhas, lavando, inclusive, as paredes; 2. Lavar totalmente os banheiros;

3. Limpar prateleiras e estantes, aspirando o pó; 4. Lavar geladeiras e bebedouros;

5. Lavar escadas;

6. Limpar atrás dos móveis, armários e arquivos;

7. Limpar, com produtos adequados, divisórias e portas revestidas de laminado melamínico;

8. Limpar, com produto neutro, portas, barras e batentes pintados a óleo, esmalte ou verniz sintético;

9. Lustrar todo o mobiliário envernizado com produto adequado e passar a flanela nos móveis encerados;

(13)

11. Limpar e polir todos os metais, como: válvulas, registros, sifões, fechaduras, cinzeiros etc.;

12. Lavar os balcões e os pisos vinílicos, de mármore, cerâmicos, de marmorite e emborrachados com detergente, encerar e lustrar;

13. Passar pano úmido com saneantes domissanitários nos telefones; 14. Limpar os espelhos com pano umedecido em álcool;

15. Retirar o pó e resíduos, com pano úmido, dos quadros em geral;

16. Executar demais serviços considerados necessários à freqüência semanal. 1.4. MENSALMENTE, UMA VEZ

1. limpar a área de cobertura do prédio, evitando o acúmulo de sujeira ou qualquer outro detrito que possa prejudicar o escoamento nas calhas;

2. limpar as paredes internas, as portas, as maçanetas e venezianas/persianas; 3. limpar todas as luminárias por dentro e por fora;

4. limpar forros, paredes e rodapés;

5. limpar cortinas, com equipamentos e acessórios adequados; 6. limpar persianas com produtos adequados;

7. remover manchas de paredes;

8. limpar, engraxar e lubrificar portas, grades, basculantes, caixilhos, janelas de ferro (de malha, enrolar, pantográfica, correr etc.);

9. proceder a uma revisão minuciosa de todos os serviços prestados durante o mês. 2. ESQUADRIAS EXTERNAS

QUINZENALMENTE, UMA VEZ

• limpar todos os vidros (face interna/externa), aplicando-lhes produtos anti-embaçantes. 3. ÁREAS EXTERNAS

3.1. DIARIAMENTE, DUAS VEZES

1. retirar o lixo duas vezes ao dia, acondicionando-o em sacos plásticos, removendo-os para local indicado pela CONTRATANTE.

3.2. DIARIAMENTE, UMA VEZ

1. remover capachos e tapetes, procedendo à sua limpeza;

2. varrer, passar pano úmido e polir os pisos vinílicos, de mármore, cerâmicos, de marmorite e emborrachados;

3. varrer as áreas pavimentadas;

4. proceder à coleta seletiva do papel para reciclagem, quando couber, nos termos da IN MARE nº 06 de 03 de novembro de 1995;

5. executar demais serviços considerados necessários à freqüência diária. 3.3. SEMANALMENTE, UMA VEZ

1. limpar e polir todos os metais (torneiras, válvulas, registros, sifões, fechaduras etc.);

2. lavar os pisos vinílicos, de mármore, cerâmicos, de marmorite e emborrachados, com detergente, encerar e lustrar;

3. retirar papéis, detritos e folhagens das áreas verdes;

(14)

3.4. MENSALMENTE, UMA VEZ

1. lavar as áreas cobertas destinadas à garagem/estacionamento;

2. proceder à capina e roçagem, retirar de toda área externa plantas desnecessárias, cortar gramas e podar árvores que estejam impedindo a passagem de pessoas.

DAS ATRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR:

1. implantar, de forma adequada, o plano para a execução dos serviços;

2. exercer a supervisão, cuidando para que os serviços sejam executados com regularidade, qualidade e de forma que não interfira na rotina de funcionamento da CONTRATANTE;

3. registrar e controlar, juntamente com o funcionário da CONTRATANTE, a assiduidade e a pontualidade de seu pessoal, bem como as ocorrências havidas;

4. instruir os serventes quanto à prevenção de incêndios nas áreas da CONTRATANTE;

5. orientar os serventes quanto à utilização dos materiais, equipamentos, ferramentas e utensílios, objetivando a correta execução dos serviços;

6. reportar-se ao funcionário da CONTRATANTE responsável pelo acompanhamento e pela verificação dos serviços, quando necessário, tomando as providências pertinentes para que sejam corrigidas todas as falhas detectadas;

7. inspecionar o posto de serviço, no mínimo uma vez por semana, obrigatoriamente, em dias e períodos alternados.

VIII – DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

1. Dos materiais de consumo:

1.1. Para efeito do disposto no § 4º, do art. 7º da Lei nº 8.666/93, foi estipulado o seguinte Consumo Médio Mensal dos materiais empregados nos serviços de limpeza, conservação e limpeza em cada Procuradoria do Trabalho no Município:

Material Unidade de

medida

Consumo Médio Mensal Água sanitária, de boa qualidade (sólido e água na proporção de 2% a 5%

de hipoclorito de sódio), para desinfetar e clarear louça dos banheiros Litro 5 Álcool líquido com concentração hidroalcoólica de 92° ou concentração

equivalente para o álcool em gel Litro 2 Cera líquida para piso (concentrada) Litro 1 Desinfetante líquido (concentrado) Litro 5 Disco para enceradeira industrial Unidade 1 Esponja macia, para limpeza e lavagem de qualquer superfície (não deve

provocar arranhadura na superfície a ser limpa) Unidade 3 Flanela para limpeza do mobiliário em geral, tamanho 30 cm X 40 cm

(15)

Lã de aço, embalagem com 8 unidades Pacote 1

Limpa vidros 500 ml Unidade 1

Limpador multiuso 500 ml Unidade 3

Lustra móveis, líquido ou spray, para pronto uso, 500 ml Unidade 2 Luva de borracha, de excelente qualidade Par 1 Papel higiênico de primeira qualidade, folha dupla, macia e branca, não

reciclado, 100% celulose virgem, em rolo de 30 ou 40 metros Rolo 64 Papel toalha com duas dobras, de primeira qualidade, não reciclado,

branco e macio, interfolhado em fardo de 1.000 unidades Fardo 10

Pedra Sanitária 25g Unidade 14

Removedor de cera Litro 1

Sabão líquido concentrado, neutro, excelente qualidade, para limpeza dos

pisos diversos e de banheiros, em galão de 5 litros Galão 2 Sabonete sólido, de primeira qualidade Unidade 15 Saco plástico para lixo, de primeira qualidade, não reciclado, cor escura

(de preferência preta), capacidade para de 100 litros, embalados em fardo de 100 unidades

Fardo 1 Saco para lixo de primeira qualidade, não reciclado, cor escura (de

preferência preta), capacidade para de 20 litros, embalados em fardo de 100 unidades

Fardo 2 Saco de limpeza alvejado comum Unidade 5

2. Dos equipamentos:

2.1. A(s) CONTRATADA(s) deverá(ão) fornecer em cada Procuradoria do Trabalho no Município, para uso nos serviços, os equipamentos abaixo especificados, que serão mantidos estocados em depósito da CONTRATANTE:

Máquinas e Equipamentos Quantidade

Aspirador industrial (pó e água) 1

Balde de plástico, com alça, capacidade 20 litros 1

Enceradeira industrial 1

Rodo em alumínio, de 40 cm, reforçado e cabo também em alumínio 1 Vassoura de pelo, com cabo medindo no mínimo 1,20m 1 3. Das Obrigações Quanto aos Materiais e aos Equipamentos:

3.1 apresentar por escrito no dia do início da prestação dos serviços a relação dos equipamentos que serão utilizados;

3.2. identificar todos os equipamentos, ferramentas e utensílios de sua propriedade, tais como: aspiradores de pó, enceradeiras, mangueiras, baldes, carrinhos para transporte de lixo, escadas, etc., de forma a não serem confundidos com similares de propriedade da CONTRATANTE;

3.3. dotar os equipamentos de sistema de proteção, de modo a evitar danos na rede elétrica ou acidente com os usuários, conforme a regulamentação pertinente do MTE;

3.4. manter todos os equipamentos e utensílios necessários à execução dos serviços em perfeitas condições de uso, devendo qualquer substituição ser feita no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas;

3.5. submeter à prévia aprovação da CONTRATANTE os produtos de limpeza e higiene que serão utilizados na execução do objeto do Contrato, mediante a apresentação de relação indicando a marca

(16)

e a procedência dos produtos, e apresentar amostras, quando solicitado;

3.6 manter o material de limpeza necessário à execução dos serviços em lugar próprio, indicado pelo Fiscal do Contrato, com estoque mínimo previsto para 30 (trinta) dias, sem ônus para a CONTRATANTE, devendo este material ser recebido e controlado por funcionário da CONTRATADA. IX - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

A CONTRATANTE obriga-se a:

1. relacionar-se com a(s) CONTRATADA(s) através do fiscal do contrato, que fará o acompanhamento e a fiscalização de todos os serviços, sob os aspectos quantitativos e qualitativos, anotando em registro próprio as falhas detectadas, comunicando à CONTRATADA as ocorrências de quaisquer fatos que, a seu critério, exijam medidas saneadoras;

2. assegurar, observadas as normas de segurança, o livre acesso às suas instalações dos empregados da(s) CONTRATADA(s), quando devidamente identificados, aos locais em que devam executar suas tarefas;

3. prestar todas as informações e esclarecimentos necessários à execução dos serviços;

4. disponibilizar instalações sanitárias, vestiários e local para refeição para os empregados da(s) CONTRATADA(s);

5. efetuar o pagamento à(s) CONTRATADA(s) na forma e no prazo estabelecidos nos Contratos; 6. exigir o afastamento e/ou substituição imediata de empregado que mostrar-se inadequado ou inapto para a execução dos serviços prestados, que adote posturas inadequadas ou incompatíveis com o exercício das atribuições que lhe foram designadas;

7. rejeitar os serviços executados em desacordo com as obrigações assumidas pela CONTRATADA, exigindo sua correção, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de aplicação de penalidades previstas em lei ou no instrumento contratual, ressalvados os casos fortuitos ou de força maior, devidamente justificados e aceitos pela CONTRATANTE

8. colocar à disposição da(s) CONTRATADA(s) local para guarda dos saneantes domissanitários, materiais, equipamentos, ferramentas e utensílios;

9. conferir, vistoriar e aprovar os materiais entregues pela(s) CONTRATADA(s), que deverão estar acompanhados de relação discriminada com as quantidades, espécies, pesos e volumes.

X - DAS OBRIGAÇÕES DA(S) CONTRATADA(S) A(s) CONTRATADA(s) obriga(m)-se a:

1. iniciar a prestação dos serviços, atendendo a todas as exigências previstas no edital, anexos e no Contrato, na data indicada pela Contratante quando da assinatura do Contrato;

2. responsabilizar-se integralmente pelos serviços contratados, nos termos da legislação vigente, prestando os serviços de acordo com as especificações e os prazo constantes deste Termo de Referência, bem como com observância dos encargos e responsabilidades previstos na Instrução Normativa IN/MARE n.º 02, de 30/04/08, e suas alterações;

(17)

3. executar os serviços em horários determinados pela CONTRATANTE, e de modo a que não interfiram com o bom andamento da rotina de funcionamento da Administração;

4. selecionar e preparar rigorosamente os empregados que irão prestar os serviços, com funções profissionais legalmente registradas em suas carteiras de trabalho, evitando-se substituições constantes de mão-de-obra fornecida, a fim de não prejudicar a execução dos serviços contratados; 5. fornecer, sob regular vínculo de emprego, toda a mão-de-obra necessária para garantir a execução dos serviços contratados, obedecidas as qualificações mínimas exigidas e as disposições da legislação trabalhista vigente, bem como as fixadas em convenção e/ou acordo coletivo de trabalho; 6. fornecer, no prazo de 72 (setenta e duas) horas do início da prestação dos serviços, lista com nome e número do documento de identidade de seus empregados alocados para prestação dos serviços, juntamente com cópia da CTPS e do Livro de Registro de Empregados contendo o registro do contrato de trabalho de cada um dos empregados alocados na prestação dos serviços;

7. exigir assiduidade e pontualidade de seus empregados;

8. instruir o(a) trabalhador(a) quanto à necessidade de acatar as orientações do representante da CONTRATANTE, inclusive quanto ao cumprimento das Normas Internas e de Segurança e Medicina do Trabalho, dentre outras;

9. manter disponibilidade de efetivo dentro dos padrões desejados, para atender eventuais acréscimos solicitados pela CONTRATANTE, bem como suprir as devidas substituições, quer por ausência do seu empregado, quer para impedir que algum seu empregado que, eventualmente, tenha cometido falta disciplinar qualificada como de natureza grave, seja mantido ou retorne às instalações da CONTRATANTE;

10. manter disciplina nos locais dos serviços, retirando, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após notificação, qualquer empregado cuja conduta seja considerada inconveniente pela CONTRATANTE;

11. Substituir, sempre que exigido pela CONTRATANTE, e independentemente de justificativa por parte desta, qualquer empregado cuja atuação, permanência e/ou comportamento sejam julgados prejudiciais, inconvenientes ou incondizentes com as normas internas do órgão;

12. providenciar a reposição da mão-de-obra, em caráter imediato, na hipótese de eventual ausência, por motivo de falta, férias, licença ou demissão, de forma a evitar a interrupção dos serviços, informando a CONTRATANTE os dados de identificação pessoal e profissional do empregado, como condição para ingresso no local de execução dos serviços;

13. responsabilizar-se pelo cumprimento, por parte de seus empregados, das normas internass da CONTRATANTE;

14. assumir todas as responsabilidades e tomar as medidas necessárias ao atendimento dos seus empregados acidentados ou acometidos de mal súbito;

15. comprovar, mensalmente, a quitação das obrigações trabalhistas e tributárias, inclusive as fixadas na convenção coletiva de trabalho e o recolhimento das contribuições sociais pertinentes aos seus empregados alocados ao serviço;

15.1. O comprovante de pagamento salarial deverá conter a identificação da empresa, a discriminação detalhada das importâncias pagas e descontadas, os recolhimentos fundiários, além dos demais elementos indicados na legislação trabalhista e na norma coletiva da categoria profissional;

(18)

16. repassar integralmente aos seus empregados os valores pagos referentes a vale-transporte e vale-alimentação;

16.1. Considerando os termos do artigo 4º, caput, parte final, da Lei 7.418/1985, e do artigo 7º, inciso II, do Decreto nº 95.247/1987, que disciplinam o vale-transporte, o empregador fica obrigado a fornecer o vale-transporte para os meios de transporte mais adequados ao deslocamento do trabalhador, conforme indicação do empregado;

17. manter seus empregados devidamente segurados contra riscos e acidentes de trabalho;

18. cumprir, além das disposições legais vigentes, de âmbito federal, estadual ou municipal, as normas de segurança da CONTRATANTE, da Convenção Coletiva (ou normativo equivalente) da categoria e às demais que lhes são específicas;

19. manter sigilo, sob pena de responsabilidade civil, penal e administrativa, sobre todo e qualquer assunto de interesse da CONTRATANTE ou de terceiros de que tomar conhecimento em razão da execução do objeto deste Contrato, devendo orientar seus empregados nesse sentido.

20. não transferir, no todo ou em parte, as obrigações do presente contrato, sem prévia e expressa anuência da CONTRATANTE;

21. manter, durante toda a execução do contrato, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação; e

22. Nomear um Preposto com poderes suficientes para representá-la ante a CONTRATANTE;

23. dispor de mão-de-obra qualificada para atender o perfil dos serviços de acordo com a legislação trabalhista, obedecidas, também, outras disposições estabelecidas em Acordo, Convenção ou Dissídio Coletivo de Trabalho, celebrado entre as entidades sindicais patronal e laboral, homologados na DRT/MTE - SP.

24. assumir a responsabilidade por todas as providências e obrigações estabelecidas na legislação específica de acidentes de trabalho quando forem vítimas seus empregados no desempenho dos serviços ou em conexão com eles, ainda que ocorridos em dependências da CONTRATANTE; 25. manter seu pessoal devidamente uniformizado, portando crachás de identificação e provido de Equipamentos de Proteção Individual – EPI´s e/ou coletivos, quando necessários, fiscalizando-lhes o uso;

26. notificar a CONTRATANTE, por escrito, todas as ocorrências que possam a vir comprometer os serviços contratados;

27. manter todos os equipamentos, ferramentas e utensílios necessários a execução dos serviços em perfeitas condições de uso, devendo os danificados serem substituídos em até 24 (vinte e quatro) horas. Os equipamentos elétricos devem ser dotados de sistemas de proteção de modo a evitar danos na rede elétrica e impedir riscos aos seus empregados;

28. prestar os serviços dentro dos parâmetros e rotinas estabelecidos, fornecendo todos os saneantes domissanitários, materiais, inclusive sacos plásticos para acondicionamento de detritos, equipamentos, ferramentas e utensílios em quantidade, qualidade e tecnologia adequadas contendo marca de conformidade de qualidade (INMETRO ou similar) com a observância às recomendações aceitas pela boa técnica, normas e legislações;

(19)

29. responsabilizar-se pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução dos serviços, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pela Contratante.

30. não transferir a terceiros, por qualquer forma, nem mesmo parcialmente, o Contrato, nem subcontratar quaisquer das prestações a que está obrigada, sem expressa anuência da CONTRATANTE;

31. aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessário, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato;

32. A execução completa do contrato somente se caracterizará quando a CONTRATADA comprovar o pagamento de todas as obrigações trabalhistas referentes à mão de obra utilizada.

33. O descumprimento das obrigações trabalhistas ou a não manutenção das condições de habilitação pela CONTRATADA deverá dar ensejo à rescisão contratual, sem prejuízo das demais sanções;

34. orientar seus empregados a que abstenham-se da execução de atividades alheias aos objetivos previstos neste ANEXO I, durante o período em que estiver prestando os serviços contratados; 35. inspecionar o posto de serviço, através de seus PREPOSTOS ou SUPERVISORES, no mínimo uma vez por semana, obrigatoriamente, em dias e períodos alternados;

36. fornecer, durante toda execução do contrato e em quantidade suficiente, os materiais e equipamentos descritos no ITEM VIII;

37. manter, sediados junto à CONTRATANTE durante os turnos de trabalho, funcionários capazes de tomar decisões compatíveis com os compromissos assumidos;

38. Para fins deste Contrato é considerado PREPOSTO aquele dos empregados da CONTRATADA alocado nos serviços, dotado de poderes suficientes para representá-la ante a CONTRATANTE, e é considerado SUPERVISOR o representante da empresa, não alocado nos serviços, apto a dirigir, orientar ou inspecionar a execução do Contrato.

XI – DAS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

1. As boas práticas de otimização de recursos, redução de desperdícios e menor poluição se pautam em alguns pressupostos e exigências, que deverão ser observados pela(s) CONTRATADA(s), que deverá(ão) verificar:

a) Vazamentos na torneira ou no sifão do lavatório e chuveiros; b) Saboneteiras e toalheiros quebrados;

c) Lâmpadas queimadas ou piscando; d) Tomadas e espelhos soltos; e) Fios desencapados;

f) Janelas, fechaduras ou vidros quebrados; g) Carpetes e pisos soltos (se houver), entre outras;

h) Vazamentos de vapor ou de ar nos equipamentos de limpeza; e

i) Os sistemas de proteção elétrica e as condições de segurança de extensões elétricas utilizadas em aspiradores de pó, enceradeiras, etc.

2. Fazer uso racional de água, adotando medidas para evitar o desperdício de água tratada e mantendo critérios especiais e privilegiados para aquisição e uso de equipamentos e complementos

(20)

que promovam a redução do consumo.

3. O(s) Supervisor(es) deve atuar como facilitador das mudanças de comportamento dos empregados da(s) CONTRATADA(s).

4. Ao remover o pó de cortinas ou persianas, verificar se estas não se encontram impedindo a saída do ar condicionado ou aparelho equivalente.

5. Realizar, se for o caso, manutenções periódicas nos seus aparelhos elétricos, extensões, filtros, recipientes dos aspiradores de pó e nas escovas das enceradeiras.

6. Evitar ao máximo o uso de extensões elétricas.

7. Repassar a seus empregados todas as orientações referentes à redução do consumo de energia. 8. Quando implantado pela CONTRATANTE o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, a(s) CONTRATADA(s) deverá(ão) colaborar de forma efetiva no desenvolvimento das atividades do programa interno de separação de resíduos sólidos, em recipientes para coleta seletiva nas cores internacionalmente identificadas, disponibilizados pela CONTRATANTE.

9. Separar e entregar à CONTRATANTE as pilhas e baterias dispostas para descartes que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, para que esta possa entregá-las aos estabelecimentos que as comercializam ou às redes de assistência técnica autorizadas pelos fabricantes para que estes adotem os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada, em face dos impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado desses materiais. Esta obrigação atende à Resolução CONAMA nº 257, de 30 de junho de 1999.

10. Tratamento idêntico deverá ser dispensado às lâmpadas fluorescentes e frascos de aerossóis em geral.

11. No que diz respeito à utilização de saneantes domissanitários a(s) CONTRATADA(s) deverá(ão):

• Manter critérios especiais para aquisição e uso de produtos biodegradáveis;

• Utilizar racionalmente os saneantes domissanitários, cuja aplicação nos serviços deverá observar regra basilar de menor toxidade, livre de corantes e redução drástica de hipoclorito de sódio;

• Manter critérios de qualificação de fornecedores levando em consideração as ações ambientais por estes realizadas;

• Fornecer saneantes domissanitários devidamente registrados no órgão de Vigilância Sanitária competente do Ministério da Saúde (artigos 14 e 15 do Decreto 79.094, de 05 de janeiro de 1997, que regulamenta a Lei 6.360, de 23 de setembro de 1976);

• Não utilizar, na prestação dos serviços, conforme Resolução ANVISA RE nº 913, de 25 de junho de 2001, os saneantes domissanitários de Risco I, listados pelo art. 5.º da Resolução 336, de 30 de julho de 1999;

Quanto à aplicação de álcool, a(s) CONTRATADA(s) deverá(ão) observar a Resolução RDC nº 46, de 20 de fevereiro de 2002 que aprova o Regulamento Técnico para o álcool etílico hidratado em todas as graduações e álcool etílico anidro;

Recomenda-se que a(s) CONTRATADA(s) utilize(m) produtos detergentes de baixas concentrações e baixos teores de fosfato; e

Efetuar a limpeza, respitando as recomendações dos fabricantes dos produtos e equipamentos uniformizados.

(21)

limpeza a necessidade de Selo Ruído, como forma de indicação do nível de potência sonora, medido em decibel - Db(A), conforme Resolução CONAMA nº 020, de 07 de dezembro de 1994, em face do ruído excessivo causar prejuízo à saúde física e mental, afetando particularmente a audição e a utilização de tecnologias adequadas e conhecidas que permitam atender às necessidades de redução de níveis de ruído.

XII - DA FISCALIZAÇÃO

1. A fiscalização e gerenciamento dos serviços serão exercidos por representante previamente designado pela CONTRATANTE, neste ato denominado gestor e fiscal do contrato, de acordo com o Art. 67, da Lei n.º 8.666/93, e suas alterações, c/c Art. 6º do Decreto n.º 2.271, de 07 de julho de 1997. 2. Não obstante a CONTRATADA seja a única e exclusiva responsável pela execução de todos os serviços, a Administração reserva-se o direito de, sem que de qualquer forma restrinja a plenitude desta responsabilidade, exercer a mais ampla e completa fiscalização sobre os serviços, diretamente ou por prepostos designados.

3. Caberá à CONTRATADA atender prontamente a quaisquer exigências da fiscalização inerentes ao objeto do contrato, sem que disso decorra qualquer ônus para a CONTRATANTE, não implicando a atividade de fiscalização em qualquer exclusão ou redução da responsabilidade da CONTRATADA, inclusive perante terceiros, por qualquer irregularidade.

4. As decisões e providências que ultrapassarem a competência do fiscal do contrato serão submetidas à apreciação da autoridade competente da CONTRATANTE, para adoção das medidas cabíveis, consoante disposto no art. 67, §§ 1º e 2º, da Lei nº 8.666/93.

5. Os esclarecimentos solicitados pela fiscalização deverão ser prestados imediatamente, salvo quando implicarem indagações de caráter técnico, hipótese em que serão respondidos no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas.

6. É direito da fiscalização rejeitar quaisquer serviços quando entender que a sua execução está fora dos padrões técnicos e de qualidade definidos neste Termo de Referência.

(22)

SEÇÃO V – ESPECIFICAÇÕES COMPLEMENTARES PARA A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS NA PROCURADORIA DO TRABALHO NO MUNICÍPIO DE

GUARULHOS

1. Imóvel situado na Rua Ibirapitanga, 19, Jardim Zaira, Guarulhos, SP.

2. Os serviços serão contratados com base na área física a ser limpa, estabelecendo-se o custo por metro quadrado (m2), observando a peculiaridade, a produtividade, periodicidade e freqüência de cada tipo de serviço, de acordo com a discriminação a seguir:

TIPO DE ÁREA METRAGEM ÍNDICE DE

PRODUTIVIDADE PERIODICIDADE CATEGORIA INTERNA 184,87 600M²/H DIÁRIO SERVENTE EXTERNA 109,49 1.200M²/H DIÁRIO SERVENTE ESQUADRIA

EXTERNA

62,55 220M²/H QUINZENAL SERVENTE

3. São definições das áreas:

3.1. Considera-se área interna a área edificada do imóvel;

3.2. Considera-se área externa aquela não edificada, integrante do imóvel (calçadas, áreas verdes, de estacionamento, varandas entre outras);

3.3. Considera-se esquadria externa (face externa), aquela cuja limpeza não demanda a utilização de equipamentos especiais;

4. Os índices de produtividade mínima da mão-de-obra, constante no subitem 2 foram aferidos considerando a peculiaridade das áreas a serem limpas, de acordo com o artigo 42 da IN nº 02, de 30 de abril de 2008, e buscando fatores econômicos favoráveis à Administração Pública.

5. Para a execução dos serviços, de acordo com este Termo de Referência e conforme disposto na IN nº 02/2008, deverão ser disponibilizadas as seguintes categorias e respectivas quantidades:

CATEGORIA QUANTIDADE

SERVENTE 1

(23)

6. As características do imóvel são as seguintes:

a) Pisos internos em granilite cinza ou porcelanato; b) Pisos externos em cerâmica ou granilite cinza; c) Passeio em piso cimentado;

d) Escada interna em piso cerâmico e escada externa em granilite;

e) Paredes predominantemente em tinta acrílica lavável, à exceção dos 04 (quatro) sanitários, com paredes revestidas com 1 (um) metro de pastilha cerâmica e copa em azulejo;

f) Tetos em tinta acrílica lavável cor branco;

g) Janelas de ferro pintadas em tinta esmalte e com vidros transparentes, com persianas; h) 03 (três) portas de vidro e as demais em madeira pintada;

i) Não há no local material ou acabamento que necessite de cuidados além dos normais já oferecidos pelas empresas de limpeza.

Referências

Documentos relacionados

Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de limpeza e conservação geral dos próprios do Daae, com fornecimento de todo material, mão de

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Este cuidado contínuo com a qualidade de cada processo inerente à acção de formação é ainda reforçado com a garantia de repetição de qualquer acção de

Caso o Assinante venha a cancelar o plano Vogel antes do período indicado no Contrato de Permanência e Proposta Comercial/Solicitação de Serviços, este imediatamente deixará de

Contratação de empresa(s) especializada(s) na prestação de serviços continuados de limpeza, asseio, conservação e de mão de obra terceirizada para prestar suporte

O Caderno de Atividades será o seu guia diário que vai orientar, passo a passo, o que fazer no trabalho de campo e como você pode realizar o diagnóstico das condições de vida e

O Caixa Ações Líderes Globais - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Ações (adiante designado por “Fundo”), anteriormente denominado de Caixagest Ações Líderes Globais -

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for