• Nenhum resultado encontrado

Características dos pacientes HIV positivos do estado de Pernambuco nos últimos 20 anos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Características dos pacientes HIV positivos do estado de Pernambuco nos últimos 20 anos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RESUMO

Objetivo: Conhecer o perfil da população HIV positiva do estado de Pernambuco para realizar, desta forma, um melhor acompanhamento deste grupo, assim como instituir novos programas de ajuda e tratamento. Métodos: Foi realizado um estudo ecológico de série histórica, com dados dos anos de 1986 a 2005, utilizando a base de dados do DATASUS. Os dados colhidos foram expostos através de figuras. Resultados: O total de casos de AIDS identificados no estado de Pernambuco entre os anos de 1986 e 2005 foi de: 10.994 pacientes; sendo 69% homens. Dos pacientes, 77,26% eram provenientes da região metropolitana do grande Recife e a grande maioria, 94,12%, se situava entre 15 e 59 anos de idade. Conclusão: No presente estudo observa-se que o estado de Pernambuco apresenta características semelhantes aos estados litorâneos do Brasil, e faixa etária acometida e frequência de mulheres semelhantes aos dados mundiais.

Descritores: AIDS; DATASUS; Estudo ecológico.

ABSTRACT

Purpose: To know the profile of the HIV positive population of the state of Pernambuco to carry through, in such a way, one better accompaniment of this group, as well as instituting new programs of aid and treatment. Methods: A ecological study was carried out, with data of the years from 1986 to 2005, using the database of the DATASUS. The data is displayed in figures. Results: The total of identified AIDS cases in the state of Pernambuco from the years of 1986 to 2005 were: 10,994 patients; being 69% men. From the patients, 77.26% were from the metropolitan region of the great Recife and great majority, 94.12%, were between 15 and 59 years of age. Conclusion: In the present study was observed that Pernambuco presents simmilar characteristics to others littoral states of Brazil, and the same age range and women frequency, comparable to the world-wide data.

Keywords: AIDS; DATASUS; Ecological study.

Correspondência: Alexandre Ventura Rua Apipucos 147 / 1301 Apipucos, Recife-PE CEP: 52071-000

e-mail: alexandreventura@hotmail.com

Características dos pacientes HIV positivos do estado de

Pernambuco nos últimos 20 anos

Alexandre Augusto Cabral de Mello Ventura1, Catarina Cabral de Mello Ventura2, Marcos, Pereira Ávila3, Andrei Sposito3

Trabalho realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília - UnB

1 Pós-graduando, nível doutorado, pela Faculdade de Medicina da Universidade

de Brasília-UnB.

2 Médica residente do estado de Pernambuco.

3 Professor orientador da Pós-graduação em Ciências Médicas da Universidade

de Brasília-UnB.

Characteristics of the positive HIV patients from Pernambuco state

in the last 20 years

(2)

INTRODUÇÃO

A epidemia da síndrome da imunodeficiência adqui-rida (AIDS) e a transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV), são questões de saúde pública que mais provocam impacto no nível do indivíduo, seja no seu as-pecto físico, emocional ou social. A epidemia revela a ne-cessidade de mudanças de comportamento nas relações entre os sujeitos, que repercutem em circunstâncias sociais de grupo, assim como em modificações na percepção de temas que até então eram considerados tabus1,2.

Em 1981, O centro de controle de doenças (CDC, órgão dos Estados Unidos que centraliza as normas e as ações relacionadas às doenças), notificou, pela primeira vez, a ocorrência de doenças que, retrospectivamente, foram clas-sificadas como manifestações da AIDS2. Essa doença

ca-racteriza-se por um transtorno da imunidade celular, resul-tando em uma maior suscetibilidade a infecções oportunis-tas e neoplasias3-5.

No inicio dos anos 90 a freqüência de casos de AIDS entre mulheres cresceu consideravelmente quando a trans-missão heterossexual passou a ser a principal via de contá-gio. A faixa etária que concentra os maiores percentuais de casos de AIDS em mulheres é a de 25 a 34 anos, levando ao aumento da transmissão vertical6-8.

O surgimento das novas drogas para o tratamento do HIV, também conhecidas como terapia anti-retroviral, ou “Highly Active Anti-retroviral Therapy” (HAART), possi-bilitou melhora do estado imunológico do paciente, aumen-tando os linfócitos T CD4 e diminuindo as infecções opor-tunistas secundárias. Além disso, está associado ao declínio de hospitalizações e aumento da sobrevida dos pacientes. No Brasil, o HAART é acessível gratuitamente a pacientes infectados pelo HIV de acordo com a política nacional do Ministério da Saúde9.

O presente estudo tem por objetivo conhecer o perfil da população soropositiva do estado de Pernambuco para re-alizar, desta forma, um melhor acompanhamento deste gru-po, assim como instituir novos programas de ajuda e trata-mento.

MÉTODOS

O estudo tem delineamento ecológico de série histórica, com dados relativos às características dos soropositivos

do estado de Pernambuco num período de vinte anos, entre 1986 e 2005. O ano de 2006, apesar de já disponibilizado no site do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS), foi excluído, pois não apresenta dados unifor-mes (baixo número de casos notificados quando compara-dos com os três anos anteriores), não sendo confiável, po-dendo apresentar distorção aos dados.

O DATASUS é um órgão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde que tem como responsabilidade: cole-tar, processar e disseminar informações sobre saúde no Bra-sil. Além disso, tem como missão principal prover os órgãos do SUS de sistemas de informação e suporte em informática e da manutenção de bases de dados nacionais. Com isso, ele disponibiliza informações que poderão servir de subsí-dios para a análise objetiva da situação sanitária, tomada de decisões baseadas em evidências e programação de ações de saúde10.

O estado de Pernambuco possui uma área de 98.938 Km2 e está localizado na região Nordeste do Brasil. Tem

uma população de 7.918.344 habitantes, com densidade populacional de 80,37 hab/km2. Tem como principais

ativi-dades econômicas a agricultura, pecuária, extrativismo, e indústria, além de ser um dos principais pólos médico, de informática e turístico do nosso país. A região metropolita-na que compreende 14 municípios dentre o total de 185, possui população de mais de 3,6 milhões de habitantes, sendo a 95º maior Região Metropolitana no mundo, a maior do Nordeste e a quinta do Brasil11-13.

Os dados da pesquisa foram coletados nos meses de abril e maio de 2007, diretamente na “homepage” do DATASUS. Foi coletado o número absoluto de casos de AIDS identificados no Pernambuco, entre 1986 e 2005, as-sim como a freqüência dos gêneros masculino e feminino para cada ano, utilizando a freqüência segundo ano diag-nóstico, disponibilizado no “site”.

Foi também coletado a freqüência, segundo faixa etária e agrupado da seguinte forma: grupo 1, zero a 14 anos; grupo 2, 15 a 59 anos; e grupo 3, maior ou igual a 60. Com relação à origem do paciente dentro do estado, houve uma divisão em 2 grupos: HIV positivos da região metropolita-na e interior.

Os dados colhidos foram expostos através de gráficos: os 20 anos de HIV/AIDS no estado de Pernambuco, carac-terísticas desta população.

(3)

Figura 1. Número de soropositivos divididos quanto ao sexo no estado de Pernambuco entre os anos de 1986 e 2005.

Com relação à região de origem: 8494 (77,26%) pacien-tes eram provenienpacien-tes da região metropolitana do grande Recife e 2497 (22,71%) residiam no interior do estado e 3 (0,03%) soropositivos apresentavam origem indeterminada.

Observa-se na figura 2 um crescimento importante no final da década de 90, tanto nos residentes da região metropoli-tana quanto naqueles provenientes do interior de Pernambuco.

Figura 2. Número de soropositivos por localidade (região metropolitana ou interior) no estado de Pernambuco entre os

anos de 1986 e 2005.

Quanto à faixa etária a grande maioria, 10348 (94,12%) pacientes, se situava entre 15 e 59 anos de idade; 7 (0,06%) pacientes apresentavam idade indeterminada; enquanto a

aproximadamente o dobro da dos soropositivos com 60 anos ou mais de idade, 228 (2,07%). Nota-se na figura 3 um dis-creto aumento das faixas etárias extremas após início do

(4)

Figura 3.Número de soropositivos por faixa etária no estado de Pernambuco entre os anos de 1986 e 2005.

DISCUSSÃO

De fato, ocorreram mudanças na população soropositiva do estado de Pernambuco nestes últimos 20 anos. No en-tanto, não houve uma estabilização dos novos casos diag-nosticados, e sim um aumento do número de HIV positi-vos, assim como em todas as unidades federativas do Bra-sil10.

No nosso país, a terapia anti-retroviral é fornecida gra-tuitamente a pacientes infectados pelo HIV de acordo com a política nacional do Ministério da Saúde. Este programa possibilitou, talvez, a notificação crescente de novos ca-sos e aumento da sobrevida, pois para receber a medicação exige-se cadastramento do paciente9.

A partir de 1996 iniciou-se a distribuição gratuita dos medicamentos para controle da AIDS, e alguns programas de prevenção14. Justamente na metade da década de 90 é

que se observa o crescimento da notificação dos soropositivos no estado de Pernambuco.

Quanto à faixa etária, o grupo com idade produtiva e mais sexualmente ativa (entre 15 e 59 anos), é o dominante. No entanto, observa-se crescimento, principalmente após o ano de 2000, do número de infectados abaixo dos 14 anos

e acima dos 60. Será que pelo melhor acompanhamento das gestantes e melhor diagnóstico da transmissão vertical ou abuso sexual infantil, e naqueles acima de 60 anos pode se crer numa aversão ao preservativo ou às drogas contra a disfunção erétil que teve um “boom” após 199815,16.

No estado de Pernambuco também se constata a feminização e a interiorização da epidemia de AIDS. Fato este observado em outros estudos publicados na literatu-ra17,18.

Apesar deste ser um estudo ecológico, onde se levou em consideração apenas um banco de dados (DATASUS), os resultados apresentados podem não expressar a exata realidade, já que há falhas no registro destes dados. No entanto, por se tratar de HIV, e sabendo-se do fornecimento gratuito dos medicamentos nos hospitais da rede pública a todos os brasileiros infectados, estes dados são bastante confiáveis como fonte de pesquisa para conhecer popula-ções distintas.

O presente estudo mostra que o estado de Pernambuco apresenta características semelhantes aos estados litorâ-neos do Brasil, e faixa etária acometida e feminização seme-lhantes aos dados mundiais.

(5)

REFERÊNCIAS

1.Pechansky,F, Inciardi, JA, Surratt, H et al. Estudo sobre as caracte-rísticas de usuários de drogas injetáveis que buscam atendimento em Porto Alegre, RS. Rev. Bras. Psiquiatr. 2000; 22(4):164-71. 2.Fenton TW. AIDS-related psychiatric disorder. Br J Psychiatry

1987;151:579-88.

3.Bowen DL, Lane HC, Fanci AS. Immunopathogenesis of the acquired immunodeficiency syndrome. Ann Int Med 1985;103:704-9.

4.Belfort Jr R. The ophthalmologist and the global impact of the AIDS epidemic LV Edward Jackson Memorial Lecture. Am J Ophthalmol 2000; 129:1-8.

5.Jabs DA, Quinn TC. Acquired immunodeficiency syndrome. In: Pepose JS, Holland GN, Wilhelmus KR, editors. Ocular infection & immunity. St. Louis: Mosby-Year Book, 1996. p.289-310. 6.Lemos, LMD, Gurgel, RQ, Fabbro ALD. Prevalência da infecção

em parturientes de maternidades vinculadas ao SUS. Rev Bras Ginecol Obstet. 2005;27(1):32-6.

7.Castilho EA, Bastos FI, Scwarcwald CL, Fonseca MGM. A AIDS no Brasil: uma epidemia em mutação. Cad Saúde Publica 2000; 16 (Suppl 1):4–5.

8.Marques HHS, Latorre MRDO, Della Negra M, Pluciennik AMA, Salomão MLM. Falhas na identificação da infecção pelo HIV durante a gravidez em São Paulo. Rev Saúde Pública 2002; 36:385– 92.

9.Arruda RF, Muccioli C e Belfort Jr. R. Achados oftalmológicos em infectados pelo HIV na era pós-HAART e comparação com série de pacientes avaliados no período pré-HAART. Rev. Assoc. Med. Bras., Abr 2004;50(2):148-152.

10.Ministério da Saúde [homepage na Internet]. Secretaria Executi-va. DATASUS. [acesso em maio de 2007]. Informações de Saúde. Morbidade e informações epidemiológicas. Disponível em: http:/ /www.datasus.gov.br

11.City Brazil [homepage na Internet]. Informações sobre o estado de Pernambuco. [acesso em junho de 2007]. Disponível em: http:/ /www.citybrazil.com.br

12.Wikipédia a enciclopédia livre [homepage na Internet]. Informa-ções sobre a região metropolitana de Recife-PE. [acesso em ju-nho de 2007]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Regi%C3%A3o_Metropolitana_do_Recife

13.Governo de estado de Pernambuco [homepage na Internet]. In-formações sobre o estado de Pernambuco. [acesso em junho de 2007]. Disponível em: http://www.pe.gov.br/ pernambuco_dados.htm

14.Programa Nacional de DST e AIDS [homepage na Internet]. Portal informativo sobre AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis [acesso em maio de 2007]. Disponível em: http:// www.aids.gov.br/data/Pages/LUMISCEBD192APTBRIE.htm 15.Lemos LMD, Gurgel RQ, Fabbro ALD. Prevalência da infecção

por HIV em parturientes de maternidades vinculadas ao SUS. Rev Bras Ginecol Obstet. 2005; 27(1): 32-6.

16.Fernandes RCSC, Araújo LC, Medina-Acosta E. O desafio da pre-venção da transmissão vertical do HIV no Município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasi. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(4):1153-1159, jul-ago, 2005.

17.Szwarcwald CL et al. A disseminação da epidemia da AIDS no Brasil, no período de 1987-1996: uma análise espacial. Cad. Saú-de Pública, v.16 supl.1, p.7-19, 2000.

18.Barbosa LM. A Disseminação Recente do HIV/AIDS no Nordeste: uma análise espacial. Anais do Seminário Quantos Somos e Quem Somos no Nordeste, p.171-81, 2003. Disponível em: http:// www.fgf.org.br/centrodedocumentacao/publicacoes/qsqsne/ 16_LaraMeloBarbosa.pdf

Referências

Documentos relacionados

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

A incorporação dessa forma dialógica e processual de agir à prática cotidiana de psicólogos(as) que atuam em serviços de DST e Aids possibilita fortalecer o

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

hands of the judiciary, a sort of way to apply effectively regulated justice, not an extension of justice, it is not king acting through its apparatus of justice, the king is

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Essa modalidade consiste em um “estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, com contornos claramente definidos, permitindo seu amplo e detalhado