• Nenhum resultado encontrado

A receita do bolo para ampliar as receitas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A receita do bolo para ampliar as receitas"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A receita do bolo para ampliar as receitas

Por Thalyta Cedro Alves de Jesus

Resumo do tema: Nessa ação vamos detalhar o procedimento de análise de opções realizado, todo ano, pelos Municípios para o ingresso de empresas no Simples Nacional. Com uma abordagem clara e didática será possível entender os passos que devem ser dados, bem como a importância do trabalho para a arrecadação municipal e a atualização cadastral.

Título: Simples Nacional – Análise de opção 2017

Parte Inicial: Sabe aquela velha frase do pensador Confúcio que diz “O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo. ”, vamos usá-la um pouco aqui. A ação que vamos detalhar nesse material permitirá que você entenda os procedimentos a serem realizados e os passos descritos garantirão que você não esquecerá o caminho a ser percorrido.

O simples nacional é um regime simplificado e diferenciado criado pela Lei Complementar 123/2006 (e suas 7 alterações, bem como mais de 130 Resoluções). Trata-se de um regime tributário que permitiu a redução da carga tributária para as microempresas e empresas de pequeno porte, contribuiu para simplificar e desburocratizar o pagamento, arrecadação e cobrança dos tributos pelas empresas, com o pagamento unificado do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, do PIS, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), do INSS Patronal e Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), no caso de ser contribuinte. Parece bom para a empresa né? Sim e realmente e por esse motivo não seria justo permitir todos esses benefícios às empresas que não estão em dia com as fazendas públicas Federal, Estadual e Municipal. Considerando isso o inciso V do art. 17 da LC 123/2006 estabeleceu que é condição para a empresa ingressar no Simples Nacional está em dia com a Fazenda pública. As Microempresas e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) que possuírem tais irregularidades devem ser impedidas de optar pelo Simples Nacional. O inciso XVI do mesmo artigo estabelece a inscrição cadastral como obrigatória nos Municípios e como condição para o ingresso e permanência no regime. Assim débitos e irregularidades cadastrais impedem a empresa de se beneficiar do regime.

Entendeu até aqui? Essa primeira parte é extremamente importante compreender para que você mesmo reconheça a importância do seu trabalho nessa análise.

Mas como a Receita Federal do Brasil (RFB) saberá se determinada empresa possui ou não pendências junto aos Ente Municipal? Você é a resposta para essa pergunta. É justamente o Município que informará à RFB sobre as pendências existentes, por meio

(2)

do procedimento de análise de opção. Desde 2008 os Municípios recebem, por meio do portal do Simples Nacional:

(http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/AcessoEntes.aspx), acesso via certificação digital (falaremos um pouco mais sobre esse instrumento em uma Nota Técnica) um arquivo com a relação de todos os Cadastros Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) estabelecidos em seu Município, o arquivo é disponibilizado pela RFB em outubro.

Sabia que tem Municípios que pagam para obter essa relação de CNPJ? Pois é você tem ela aí prontinha para usar. Então vamos pôr as mãos na massa!

O Comitê Gestor do Simples Nacional, responsável por discorrer sobre os assuntos tributários relacionados ao Simples Nacional, normalmente em setembro publica o cronograma de troca de arquivos entre os entes. Esse cronograma é o que permitirá que o Município se situe quanto aos prazos que deve atender (Deixamos, anexo a este material, o cronograma que foi disponibilizado em 2016 para a opção 2017 para você ter uma ideia).

Passo a passo:

1º Passo: Com a certificação digital em mãos o Município deve, em outubro, baixar o arquivo com a relação de CNPJ. Esse arquivo está disponível na pasta TO>2017 (tem como nome “CNPJ”) do aplicativo “Transferência de Arquivos”>”Download de arquivos”.

2º Passo: Caberá ao Município devolver, também por meio do portal do Simples, para a RFB uma lista constando apenas aqueles que estão com alguma irregularidade, quer relacionada a débitos ou cadastro. Esse procedimento é o que chamamos de “Indeferimento da opção”.

O arquivo será devolvido por meio da opção “Upload de arquivos” disponível no aplicativo “Verificação de Pendências”.

(3)

O que acontece com a empresa quando for efetuar o agendamento da opção e seu CNPJ constar no arquivo de indeferidos encaminhado pelo Município? A RFB apresenta a informação que ela possui pendência no Municípios “X” e que a mesma precisa procurar o Ente, regularizar sua situação e então tentar nova opção, quer durante o agendamento (se ainda estiver dentro do prazo) quer durante a opção de janeiro.

Percebeu o quanto é importante o seu trabalho? Além de possibilitar o aumento da arrecadação municipal (porque o contribuinte será obrigado a regularizar sua situação, quer seja de impostos ou taxas) o Município ainda manterá seu cadastro atualizado! Ok até aqui? Então vamos continuar.

É recomendável que o Município encaminhe o arquivo com a relação de CNPJ antes do início do agendamento da opção. Porque isso?

Vamos imaginar que o Município “X” não conseguiu enviar o arquivo para a RFB antes do agendamento da opção que começou no primeiro dia útil de novembro. Uma empresa, que possui irregularidades cadastrais no Município “X”, estava apenas aguardando iniciar o período do agendamento da opção e ainda no primeiro dia entrou no sistema para fazê-lo. Como o Município não encaminhou a tempo a RFB nada apresentará a essa empresa e a mesma terá seu agendamento confirmado para o dia

Nota: As empresas ME e EPP possuem dois períodos para efetuarem a opção pelo regime do Simples:

Durante o agendamento da opção, que começa no primeiro dia útil de

novembro e termina no penúltimo dia útil de dezembro; e

(4)

01 de janeiro do ano seguinte. Mesmo que o Município “X” encaminhe posteriormente o arquivo, este não terá mais efeito para a empresa que já efetuou o agendamento.

Nota: Então não é possível fazer mais nada em relação a essa empresa que entrou indevidamente no Simples Nacional? É possível sim! Cabe ao Município, nesse caso, encaminhar um termo de exclusão à empresa, dando um prazo de 30 dias para que ela regularize sua situação e então possa permanecer no regime, sob pena de ser excluída (mas esse será assunto de outra ação mensal).

OBS: Para que o Municípios possa seguir com os demais passos é necessário que seja encaminhado, pelo menos, um arquivo ainda durante o período do agendamento da opção pelo contribuinte, ou seja, até o último dia de envio previsto no cronograma para dezembro.

3º Passo: E se o Município encaminhou a tempo e a empresa for comunicada pelo sistema que possui pendência? Essa deverá se dirigir ao Ente apontado pela RFB e regularizar sua situação de inadimplência. Feito isso cabe ao Município atualizar o último arquivo encaminhado. Como se dá essa atualização? É muito simples! Com o último arquivo em mãos, basta retirar da lista aquele que já regularizou e então reencaminhar. Essa atualização pode ser feita até janeiro, sendo importante encaminhar em dias anteriores aos programados para o processamento parcial.

Nota: Nesse ponto do passo a passo é necessário explicar para você sobre os processamentos parciais que ocorrem durante o mês de janeiro. Você verá mais a frente que a análise de opções não se esgota em janeiro, sendo necessário dar continuidade a esse trabalho ainda em fevereiro. O envio dos arquivos atualizados durante o período de opção (janeiro) é uma forma de antecipar a retirada de pendências, que será feita também em fevereiro. Essas atualizações deverão ser transmitidas em dias anteriores aos programados para processamento parcial. Afinal o que é o processamento parcial? São 3 datas, em janeiro, definidas em cronograma pela RFB em que o sistema fará a leitura do arquivo de atualização encaminhado pelo Município. Os arquivos encaminhados após a última data de processamento não será validado.

4º Passo: Em fevereiro a RFB disponibiliza outro arquivo aos Municípios. Cabe ao Município fazer o mesmo procedimento de análise e devolver aqueles em situação de irregularidade para a RFB. Uma dúvida recorrente dos Municípios é porque é necessário que fazer o procedimento novamente? Ressalto que não é o mesmo arquivo, trata-se de uma relação bem menor de CNPJ. Isso porque nessa fase de análise a RFB disponibiliza apenas o CNPJ das empresas que fizeram a opção em janeiro, mas que constavam no arquivo de indeferidos encaminhado pelo Município até o último processamento parcial. Essa análise levará um menor tempo em relação à primeira.

Nota: Caso o Município não faça essa análise, todos os CNPJ listados nesse arquivo serão beneficiados com a entrada no regime do Simples Nacional, independentemente de possuírem pendências junto ao Ente local.

(5)

OBS: Se para seu Município não for disponibilizado nenhum arquivo em fevereiro, não se preocupe! É porque não há CNPJ que optaram em janeiro e que constavam no seu arquivo de indeferidos. O mesmo vale para o 5º passo.

5º Passo: Após essa última análise a RFB disponibiliza arquivo com o resultado final. Nesse constará a relação de CNPJ que permaneceram com pendências. É necessário que o Município encaminhe um Termo de indeferimento. O termo de indeferimento pode ser encaminhado por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (Explicaremos um pouco mais sobre a utilização dessa ferramenta em outra ação mensal), e também de outras formas desde que previstas na legislação do seu Município, inclusive as que já forem eletrônicas. (Colocamos um modelo de termo de indeferimento para, se for de seu interesse, utilizar após as devidas adaptações).

6º Passo: Por fim, a RFB disponibiliza, ainda em fevereiro, um arquivo com a relação de CNPJ criados entre outubro do ano anterior e janeiro do ano atual. Cabe aos Municípios baixar esse arquivo e identificar as empresas que se constituíram nesse período e ingressaram no Simples Nacional sem a devida regularização de sua situação cadastral e fiscal no Município. Essa identificação poderá ser utilizada para que o Município promova a notificação, possibilitando um prazo de 30 dias para a regularização (conforme Art.31 §2º da LC 123/2006), sob pena de exclusão de ofício da empresa que não resolver sua situação de pendência.

Cuidados:

- É extremamente importante atender aos prazos do cronograma.

- Existe uma grande diferença entre o indeferimento de opção e a exclusão do Simples. O indeferimento é o impedimento de ingresso no Simples Nacional, já a exclusão é a retirada de determinada empresa do Simples por uma ação de Ofício do Município (essa matéria explicaremos de forma mais detalhada em outra ação mensal).

- Será considerado para a verificação das pendências sempre o último enviado; - Após o primeiro arquivo encaminhado não é mais possível adicionar CPNJ que não constaram inicialmente no arquivo, podendo somente retirar da relação aqueles que regularização as pendências.

- A não informação pelo Município pressupõe ausência de pendências para os agendamentos e opções efetuados até janeiro.

(6)

Tabela de ações propostas:

Ter em mãos o cronograma de troca de arquivos disponibilizado no portal. Baixar arquivo com a relação de CNPJ disponível no portal do Simples Nacional. Enviar à RFB apenas a relação dos que possuem pendências.

Atualizar o arquivo (até o último processamento parcial).

Baixar o arquivo com nova relação de CNPJ, disponibilizado em fevereiro. Enviar à RFB apenas a relação dos que possuem pendências.

Encaminhar termo de indeferimento.

Baixar arquivo com relação de CNPJ criados entre outubro e janeiro

Terminamos por aqui essa Ação Mensal. Esperamos contar com sua avaliação sobre o material desenvolvido, bem como sugestões acerca da matéria. Veja ainda os documentos que anexamos a esse material. Estamos à disposição para o caso de eventuais dúvidas.

(7)

Anexos:

1. Modelo de Termo de Indeferimento

Estado XXXXXXX

PREFEITURA MUNICIPAL DE XXXXX

Secretaria Municipal da Fazenda

Termo de Indeferimento do Simples Nacional

CNPJ n°: XXXXXXXXXX

Razão Social: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Endereço: XXXXXXXXX

Com fundamento no parágrafo 6º do artigo 16 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e no artigo 14º da Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, fica a pessoa jurídica acima identificada impedida de optar pelo Simples Nacional pelo motivo abaixo:

CNPJ n°: XXXXXXXX

SIM NÃO

X Falta de Inscrição no Cadastro Econômico Débito com o Município no exercício

Débito com o Município inscritos em dívida ativa Atividade Incompatível com o Simples Nacional

Xxxx, DIA de MÊS de 2017 NOME Cargo Secretaria À XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Rua Joaquim Brasil Cabral nº. 389 Centro

(8)

2. Último cronograma disponibilizado:

Roteiro do Agendamento da Opção 2017

Out/

10 17 31 01 Contribuinte efetua o pedido

30

2016

Nov/2016

deAgendamento da Opção

01 29

Dez/ Contribuinte efetua o pedido de Agendamento da Opção

2016

Prazo limite (até 23:59h) para UFs e Municípios transmitirem arquivo de CNPJ com pendências cadastrais e de débitos fiscais, a fim de que a verificação possa ser efetuada desde o início do período de agendamento.

Início do agendamento

RFB disponibiliza o

RFB disponibiliza para cada UF e Município, na pasta TO\2017 do aplicativo Transfarqs, arquivo com todos os estabelecimentos localizados no respectivo ente, registrados no Cadastro do CNPJ (exceto com situação de baixado e nulo), para verificação de

(9)

Roteiro da Opção 2017

01 02 14 21 28 31

Jan

2017 Contribuinte efetua o pedido de Opção

03 10 15 20

Fev

2017

RFB converte agendamentos confirmados (exceto cancelados) em pedidos de opção e os defere

automaticamente, incluindo as empresas no SN. Emite os Termos de Deferimento

Início da opção pelo contribuinte, às 08:00h

Processamento Processamento Processamento

Último dia para o contribuinte efetuar a opção,

RFB disponibiliza na pasta TO\2017 do aplicativo Transfarqs, novos arquivos para cada UF e Município, com todos os CNPJ cuja opção não foi deferida devido à pendência informada pelo respectivo ente, para que seja verificada sua possível regularização

Prazo final (até 23:59h) para UFs e Municípios, utilizando Aplicativo de Upload, transmitirem arquivo com CNPJs recebidos em 03/02 e que continuaram com pendências com o respectivo ente, cuja

A RFB publicará o resultado final. A RFB disponibilizará o arquivo com os indeferidos na pasta TO \2017\Indeferidos do aplicativo Transfarqs.

Pagamento do

RFB disponibiliza arquivo para cada UF, com os CNPJ abertos entre a data da geração do arquivo de 10/10/2016 e 31/01/2017, na pasta TO\2017\CNPJ.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

6.8 Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

26 Abril – Filme em exibição: “O Trigo e o Joio” – Biblioteca Municipal de Ponte de Lima às 14h30 (por marcação) Viagem Promovida pelo Museu dos Terceiros a Burgos, Bilbao