• Nenhum resultado encontrado

Otimização da Infra-Estrutura da Plataforma de Aplicações Microsoft

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Otimização da Infra-Estrutura da Plataforma de Aplicações Microsoft"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cenário do Mercado

Uma boa infra-estrutura de tecnologia da informação (TI) é um ativo estratégico e a base essencial para o software que pode desempenhar os serviços e aplicações de que uma empresa precisa para operar de forma eficaz e bem-sucedida. Porém, para muitas empresas, o crescimento e o desenvolvimento rápido em novas tecnologias resultaram em centro de dados e plataformas de estação de trabalho extremamente complexos, inflexíveis e difíceis de gerenciar, com custos integrados que não são apenas altos, mas também fixos, independentemente das exigências do mercado em constante mudança.

Atualmente, muitas empresas ainda utilizam tecnologias antigas e legados, gastando demasiadamente nas técnicas de gerenciamento de infra-estrutura manuais ao invés das automáticas e, tipicamente, não mantiveram seus ambientes com atualizações de software e tecnologias disponíveis.

Ao realizar uma pesquisa em nosso banco de dados, envolvendo mais de 9.000 contas de clientes, descobrimos que:

• 61% das empresas estavam em um estado reativo e manual de gerenciamento e manutenção de TI • 36% estavam com automatização limitada e processo mínimo de conhecimento e captura de informações • 3% apenas estavam caracterizadas como sendo direcionadas a uma alta infra-estrutura bem gerenciada

por um conjunto de políticas e operações

Otimização da Infra-Estrutura da Plataforma

de Aplicações Microsoft

Pessoas

+ Ferramentas Certas = Negócios de Sucesso

(2)

Como podemos ajudar

• Reduzindo a dificuldade de gerenciamento de uma infra-estrutura complexa e heterogênea • Reduzindo os recursos necessários para integrar aplicativos em diferentes sistemas

• Permitindo monitoramento e gerenciamento precisos de desempenho das aplicações e dos processos de negócios A campanha de otimização da infra-estrutura da plataforma de aplicações foi desenvolvida para ajudar os clientes a perceber o valor de seus investimentos na infra-estrutura de aplicações, tornando-a um ativo estratégico que permita agilidade dentro da empresa e ajude a criar uma estrutura “people-ready business”.

Um negócio, uma empresa e uma estrutura “people-ready” são adaptáveis ao seu ambiente e possuem a habilidade de trazer novos produtos e serviços para o mercado de uma forma rápida e com custo eficaz, conectando pessoas, informações e processos de negócios para aumentar a capacidade de reação ao mercado e ajudar a eliminar falhas. Quando a infra-estrutura da plataforma de aplicações de uma empresa não consegue ir ao encontro das suas necessidades empresariais, os desafios surgem na forma de indisponibilidade do sistema, insatisfação e perda de produtividade do usuário e falta de visibilidade de informações e de backlogs de aplicativos.

Para avaliar e ajudar os clientes a otimizar a sua infra-estrutura de aplicações, criar agilidade e reduzir custos, a Microsoft desenvolveu o Modelo de Otimização da Infra-Estrutura de Aplicações, que é baseado nas melhores práticas de diversos segmentos e no trabalho de analistas especializados.

Principais necessidades do cliente Cliente-alvo

• Profissional de TI

• Tomador de Decisões Técnicas (ITDM)

• Precisa de reutilização mais eficiente de componentes e serviços de aplicativos • Precisa gerenciar uma infra-estrutura complexa e heterogênea

• Deseja reduzir custos associados com a manutenção de interfaces e integrações ponto a ponto • Deseja minimizar o tempo gasto criando e mantendo soluções para dar mais visibilidade

aos operadores de informações

Campanha de Otimização da Infra-Estrutura

da Plataforma de Aplicações Microsoft

(3)

Modelo de Otimização da

Infra-Estrutura de Aplicações

O propósito desse modelo é mapear os níveis de maturidade da infra-estrutura de aplicações dos clientes e então desenvolver planos eficazes para ajudá-los a otimizar seus ativos de TI, permitindo que percebam o valor integral de seu investimento na infra-estrutura de aplicações enquanto habilitam suas principais soluções de negócios. O Modelo de Otimização da Infra-Estrutura de Aplicações tem como foco o desenvolvimento da plataforma de aplicações em todos os níveis e a geração de capacidades que conduzam de fato a infra-estrutura a suportar as aplicações e processos que as organizações constroem, implantam e gerenciam para executar seus negócios. O modelo e a metodologia definem quatro níveis de maturidade da infra-estrutura e um conjunto de

capacidades que juntos estabelecem uma plataforma para a visão de empresa “people-ready”. Esse modelo se provou eficaz no direcionamento da estratégia de infra-estrutura de aplicações para a tomada de decisão de investimentos em TI, fornecendo uma clara visão dos benefícios e resultados a serem obtidos com a implementação da tecnologia, além de um cronograma claro para alcançar essa visão.

Usando o Modelo de Otimização da Infra-Estrutura de Aplicações, a Microsoft e seus parceiros podem fornecer às empresas uma ferramenta que os ajude a entender e adotar uma plataforma de aplicações mais ágil e flexível. O modelo define as seguintes capacidades:

1. Experiência do usuário- Descreve por que a interface do usuário importa e o que é exigido para fornecer maior qualidade de serviço e melhor desenvolvimento de aplicativos no alinhamento com prioridades Line of Business (áreas de negócio) e empresariais.

2. Inteligência Corporativa (Business intelligence)- Descreve um conjunto de tecnologias exigidas para fornecer informações fáceis de usar diretamente para e de onde as pessoas trabalham, colaboram e tomam decisões.

3. Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e Processos de Negócios- Descreve como empresas podem gerenciar seus processos, integrar aplicativos e sistemas do legado e conectar-se a parceiros comerciais e clientes através da automatização de processos, otimizando o gerenciamento com visibilidade em tempo real.

4. Gerenciamento de Dados- Descreve como clientes podem fornecer melhor acesso a seus dados enquanto a TI fortalece/melhora seu gerenciamento de banco de dados, modelos de dados, padrões corporativos, conectividade, interoperabilidade, escalabilidade e segurança, além de permitir que as pessoas acelerem soluções empresariais e decisões habilitando sistemas conectados e percepções empresariais mais profundos para resultados mais rápidos.

5. Desenvolvimento- Descreve como clientes podem gerenciar melhor o desenvolvimento de aplicativos através do ciclo de vida de TI, ajudando a aumentar a colaboração das equipes e a produtividade, além de melhorar a qualidade do software e da aplicação final.

Experiência do Usuário

Inteligência Corporativa

SOA e Processos de Negócios

Gerenciamento de Dados

Desenvolvimento

D

in

â

m

ic

o

B

á

sic

o

P

a

d

ro

n

iz

a

d

o

A

v

a

n

ça

d

o

(4)

Níveis de Maturidade

O Modelo de Otimização da Infra-Estrutura da Plataforma de Aplicações define

quatro níveis de maturidade. Confira as suas características:

1. Básico

A infra-estrutura básica da plataforma de aplicações é caracterizada pelo foco único em capacidades “funcionais” de aplicativos - apenas fazer os processos e a infra-estrutura funcionar sem projeto de experiência identificável do usuário. Há pouca automatização do processo/fluxo de trabalho fora daqueles bloqueados com aplicativos autônomos. Organizações confiam em soluções alternativas para processos através de aplicativos e funcionários. Ferramentas de relatório são descentralizadas e altamente dependentes de TI. Os Indicadores de Performance (Key Performance Indicators - KPIs) são inseridos manualmente e documentos estáticos são usados para acompanhar o desempenho. Projetos de desenvolvimento são acompanhados ativamente em ferramentas e plataformas do legado.

2. Padronizado

A infra-estrutura padronizada reconhece que a Experiência do Usuário (User Experience) existe como uma disciplina de projeto separada dentro do desenvolvimento do aplicativo. Algumas metodologias para poucos serviços são utilizadas e expostas. Tarefas manuais repetitivas, baseadas em papel, são substituídas por tarefas repetitivas

automatizadas e alguns processos departamentais ampliam múltiplos aplicativos. Serviços de dados são padronizados e scorecards de departamentos são fontes de banco de dados KPI . Metodologias lightweight como Agile, Scrum, etc. estão sendo usadas em algumas equipes (inconsistentes na organização). Há limitação de experiência com

ferramentas de ciclo de vida.

3. Avançado

A infra-estrutura avançada é onde a TI desenvolveu planos para disponibilizar e explorar a Experiência do Usuário em futuros projetos. Eles estabeleceram uma metodologia de desenvolvimento para SOA e serviços e podem gerenciar números crescentes de serviços. Todos os processos empresariais básicos são automatizados e as atividades processuais são monitoradas. Os serviços de informações são integrados e flexíveis. Os serviços de relatório estão no local para desenvolvimento de relatórios direcionados pelo usuário. Apenas a manutenção ainda tem espaço no legado. Todo o desenvolvimento ativo é em ferramentas e plataformas modernas. Metodologias lightweight como Agile, Scrum, etc. são usadas nas equipes. Há uma extensa experiência com ferramentas de ciclo de vida de desenvolvimento.

4. Dinâmico

Clientes com infra-estrutura dinâmica consideram a Experiência do Usuário um elemento “make-or-break” de desenvolvimento de aplicativo. O amplo uso do SOA na empresa e a abstração de processos são totalmente alcançados. A abstração de processo fornece versões dinâmicas, controle, atualização, reimplantação e adaptabilidade para a carga de trabalho. Fluxos de trabalho são automatizados e têm visibilidade de fim a fim. Business intelligence ou monitoramento de atividade de negócios é usado dentro da automatização de processos de negócios (relatórios incorporados, monitoramento de atividade de negócios, gerenciamento de dados master). Todo o desenvolvimento ativo está nas ferramentas e plataformas modernas. Ferramentas e plataformas do futuro são ativamente investigadas. Uma metodologia formalizada é empregada e ferramentas de ciclo de vida são usadas freqüentemente.

(5)

Produto Por que os clientes compram

Passar do Nível Básico para o Nível Padronizado: •Visual Studio Team System

(VSTS)

• O Visual Studio Team System (VSTS) aumenta a segurança e a produtividade do desenvolvedor com ferramentas poderosas, comprovadas, incluindo teste, análise de código e design avançado. Implementar o processo e as ferramentas integradas aumenta a previsão e a colaboração.

Passar do Nível Avançado para o Nível Dinâmico: •Visual Studio Team System

• O VSTS fornece relatórios imediatos sobre os principais indicadores de desempenho e qualidade para fornecer informações sobre o status do projeto e ajudar as equipes a melhorar continuamente seu processo de desenvolvimento. O VSTS é projetado para oferecer suporte a equipes distribuídas geograficamente.

• Ferramentas integradas fáceis e simples no VSTS asseguram qualidade e segurança. A previsão de projetos de desenvolvimento é apoiada por metodologia em equipes; gerenciamento integrado da plataforma Web melhora o desempenho.

Passar do Nível Padronizado para o Nível Avançado: •Visual Studio Team System

Cenário de Recursos de Desenvolvimento

Cenário de SOA e Recursos do Processo Empresarial

Passar do Nível Básico

para o Nível Padronizado: •BizTalk Server 2006

Visual Studio 2005 Express Edition

• Usando o BizTalk Server 2006, Visual Studio e o .NET 3.0, os desenvolvedores podem aproveitar o ambiente integrado de desenvolvimento (Visual Studio) comum nessa plataforma para criar, implantar e integrar serviços reutilizáveis.

Passar do Nível Avançado para o Nível Dinâmico: •BizTalk Server 2006

Visual Studio 2005, VSTS

• O BizTalk Server, o Visual Studio e o .NET 3.0 melhoram a

capacidade dos desenvolvedores de estabelecer limites transacionais e serviço reutilizável e agregar esses serviços e estendê-los a parceiros de negócios e além de limites organizacionais. • O BizTalk Server fornece administração fácil e funcionalidades

adicionais “prontas”, permitindo às empresas de todos os tamanhos ter o gerenciamento de processo necessário para impulsionar maior eficiência, crescimento e vantagem competitiva.

Passar do Nível Padronizado para o Nível Avançado: •BizTalk Server 2006

Visual Studio 2005, VSTS

A Microsoft tem soluções para todos os níveis de maturidade de TI. Os níveis abaixo fazem referência somente ao componente de produto da maturidade de TI. As pessoas e os processos também são parte da movimentação pelos quatro estágios no Modelo de Otimização da Infra-Estrutura.

(6)

Produto Por que os clientes compram

Passar do Nível Básico para o Nível Padronizado: •SQL Server 2005 (Workgroup

Edition, Express Edition)

• Através de uma nova e inovadora ferramenta de gerenciamento, recursos de auto-ajuste melhorados e um novo modelo de

programação de gerenciamento, o Microsoft SQL Server 2005 continua a se concentrar em como simplificar, implantar, gerenciar e otimizar mais facilmente dados empresariais e aplicativos de análise.

Passar do Nível Avançado para o Nível Dinâmico: •SQL Server 2005 (Standard

Edition, Enterprise Edition)

• Com a integração e suporte nativo a XML do .NET Framework 2.0 Common Language Runtime (CLR), o Microsoft SQL Server 2005 melhora significativamente o modelo de programação do banco de dados para ajudar a assegurar a interoperabilidade do aplicativo e a facilidade de extensão.

• Com novos recursos de alta disponibilidade, como o suporte avançado a falhas, espelhamento de banco de dados e restauração on-line, o Microsoft SQL Server 2005 ajuda a maximizar o tempo de operação do sistema e melhorar a produtividade da sua empresa, incorporando vários avanços que melhoram consideravelmente o desempenho e a escalabilidade no gerenciamento de dados. Passar do Nível Padronizado

para o Nível Avançado:

SQL Server 2005 (Workgroup Edition, Express Edition)

Cenário de Recursos de Gerenciamento de Dados

Cenário de Recursos de Inteligência Corporativa (Business Intelligence)

Passar do Nível Básico

para o Nível Padronizado: •SQL Server 2005

Reporting Services

Microsoft Office system 2007

Windows SharePoint Services (WSS)

• O SQL Server 2005 Reporting Services fornece um ambiente gerenciado e centralizado de relatórios, permitindo ambientes de relatórios avançados e fáceis de manter.

• O Excel 2007, combinado com SQL Server Analysis Services, fornece recursos de análise de usuário final em ferramentas-padrão de desktop. • O WSS fornece a organizações um portal de BI para departamentos e

equipes, que unifica o acesso a informações de áreas diferentes.

Passar do Nível Avançado para o Nível Dinâmico: •BizTalk Server 2006

Office SharePoint Server 2007

Microsoft Office system 2007

Office Visio 2007

• O BizTalk Server permite às empresas otimizarem seus processos através da sua integração e automatização - inclusive de rotinas de administração e monitoramento de processos.

• O Office Visio 2007 torna fácil para profissionais da empresa e de TI visualizar, analisar e comunicar processos, sistemas e informações complexas e usar esse conhecimento para tomar melhores decisões para sua empresa.

• O Office PerformancePoint Server 2007 fornece um aplicativo de gerenciamento de desempenho integrado e completo para melhor planejamento empresarial.

• Através do SQL Server 2005 Enterprise Edition e do SSIS, as organizações se beneficiam de uma fundação segura, escalável e flexível.

• O Excel Services oferece uma nova funcionalidade do Excel baseada em servidor para relatórios de BI.

• O Office SharePoint Server 2007 vem acompanhado de novos e avançados recursos de colaboração para integrar dados, além de interagir com planilhas, KPIs e cartões de marcação.

Passar do Nível Padronizado para o Nível Avançado: •SQL Server 2005 Enterprise EditionOffice PerformancePoint Server 2007SQL Server 2005 Integration Services (SSIS)

Microsoft Office system 2007

Windows SharePoint Services

(7)

Valor da Plataforma

de Aplicações Microsoft

Benefícios:

Criar sistemas adaptáveis e conectados- Conecte sistemas, processos, pessoas e informações em um ambiente heterogêneo através da criação de soluções adaptáveis. Assegure-se de que as informações estejam bem integradas aos dados, aplicativos e pessoas, usando ferramentas de desenvolvimento que aumentam a eficiência no atendimento a essas demandas.

Alinhar a TI com a empresa- Aumente a produtividade de indivíduos, equipes e organizações e impulsione a previsão e a qualidade no desenvolvimento de sistemas. Obtenha maior visibilidade de projetos e informações para alocação de recursos mais precisa, priorização e gerenciamento de risco. Reduza o tempo de entrega das soluções e aumente a resposta e a agilidade da TI às necessidades empresariais.

Melhor valor e escolha empresarial- Não use mais suposições para encontrar soluções que oferecem suporte ao seu modelo empresarial usando ferramentas amplamente apoiadas e com TCO líder de indústria/preço por desempenho.

Casos de Sucesso:

• AACS, um dos maiores call centers do país, escolheu o Microsoft BizTalk Server para integrar sua central de atendimento com os bancos de dados dos clientes. Era preciso construir soluções personalizadas ou específicas por segmento, como cobrança ou telemarketing ativo. Antes do BizTalk, em cada caso era feito um processo diferente para integrar os dados com as ferramentas e levar as informações prontas para o atendimento. Qualquer pane exigia programar tudo de novo ou até executar os processos à mão. “Em média, eram 40 horas dedicadas às rotinas de cada cliente. Com o BizTalk, reduzimos para quatro horas e terceirizamos o trabalho de código. Um ganho de 90% de produtividade.”

• Após avaliar questões técnicas, de funcionalidades e de custos, o grupo D’Avó Supermercadosabandonou o alto custo de manutenção do Unix como servidor de aplicação e do Linux como servidor de banco de dados e implementou uma solução baseada no Windows Server 2003 e no SQL Server 2005 x64 Enterprise Edition, com capacidade e velocidade para processar o crescente volume de transações do Confiança - cartão de crédito de bandeira própria.

“A gestão do ambiente tornou-se mais eficiente e econômica, passamos a contar com recursos de BI integrados para conhecer melhor os clientes e com o potencial da plataforma de 64 bits para expandir a solução futuramente, além da garantia de encontrar mão-de-obra especializada e outros recursos de suporte.”

• Com 330 mil alunos e um crescimento anual de 40%, a Rede de Ensino Pitágorastinha grandes dificuldades de atender à demanda de seus clientes internos por informações estratégicas. A necessidade de gerar novos relatórios e cruzar cada vez mais dados com agilidade para apoiar a tomada de decisão foi suprida com soluções de BI

desenvolvidas sobre serviços do SQL Server 2005, como o Integration Services e o Analysis Services. Os servidores rodam com Windows Server 2003 e as soluções são acessadas pelos usuários através do Excel, Reporting Services e Aplicações ASP.NET utilizando OWC. “Obtivemos um ganho de agilidade fantástico no fornecimento de relatórios. Saltamos de uma situação em que a informação era “engessada” para outra em que é possível cruzar e analisar as informações de forma livre e produtiva, sem que os usuários dependam mais de analistas.”

(8)

Mais Informações

As informações aqui descritas têm propósito exclusivamente informativo e representam a visão atual da Microsoft Corporation até a data desta apresentação. A Microsoft deve responder às constantes alterações nas condições do mercado. Isso não deve ser interpretado como compromisso da parte da Microsoft e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data da apresentação. A MICROSOFT NÃO DÁ GARANTIAS, EXPRESSAS, IMPLÍCITAS OU LEGAIS, QUANTO ÀS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO. © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows e os demais produtos Microsoft citados neste material são marcas registradas e/ou comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países. Demais nomes de empresas e produtos podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Para acessar todo o conteúdo técnico, comercial e de marketing desta campanha, consulte o CD anexo e visite regularmente

www.microsoft.com/brasil/parceiros/com/mktcenter

e os demais sites relacionados:

www.microsoft.com/brasil/parceiros/treinamentos/apio.aspx www.microsoft.com/brasil/servidores/otimizacao_platapp.mspx www.microsoft.com/brasil/sql

www.microsoft.com/brasil/biztalk

www.microsoft.com/brasil/msdn/visualstudio/default.mspx

Para implementar esta campanha com sucesso, siga as orientações das lâminas Gere Demanda e Capacite sua Equipe (anexas).

Caso precise de mais orientações, converse com o seu contato Microsoft ou ligue para 0800-8918217.

Referências

Documentos relacionados

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA Unidade de Citogenética Unidade de Genética Médica Unidade de Genética Molecular Unidade de Rastreio Neonatal Unidade de Investigação e

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função

[r]

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O