• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Título:

Plano de Concurso Público, de títulos e provas para provimento de cargo de docente da carreira do magistério superior do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA).

1.2. Classe:

Adjunto, Nível 1.

1.3. Regime de trabalho:

O Regime de Trabalho do candidato aprovado será de 40 horas com dedicação exclusiva.

1.4. Matéria:

Fenômenos de Transporte (Ênfase em Reologia e Escoamento de Fluidos Não-newtonianos).

1.5. Número de vagas:

01 (uma) vaga para Professor Adjunto foi disponibilizada para este concurso. O candidato aprovado deverá ser lotado no ITEC/UFPA, atuando preferencialmente no PRODERNA e nos Cursos de Graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia Química, do ITEC/UFPA, em Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva (DE).

1.6. Justificativa e Objetivo:

Concurso visando fortalecer as atividades do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia na Matéria Fenômenos de Transporte: Ênfase em Reologia e Escoamento de Fluidos Não-newtonianos. Este plano tem por objetivo instruir e definir as regras que nortearão o Concurso Público de Provas e Títulos a ser realizado pela Universidade Federal do Pará, para a função de Professor Adjunto I na Matéria FENÔMENOS DE TRANSPORTE: Ênfase em Reologia e Escoamento de Fluidos Não-newtonianos. Em conformidade com a Legislação base: Estatuto; Regimento Geral; Resoluções n° 866 -21.09.1982; n° 901 – 01.12.1982; n° 134 – 07.12.1972; n° 364 – 28.04.1976; n° 824 – 01.02.1982 n° 1.178 – 19.11.1984; n° 894 – 12.11.1982; n° 1.249 – 03.06.1985; n° 1.410 – 05.05.1986 e nº 583 – 1992. O concurso constará das seguintes etapas: 1) Avaliação de Títulos; 2) Prova Escrita; 3) Prova Didática. Este plano visa também estabelecer o programa base para as provas escrita e didática, assim como a pontuação e a ponderação para julgamento dos títulos e avaliação final.

2. DA INSCRIÇÃO 2.1. Perfil do candidato

Poderão inscrever-se no concurso os portadores de diploma de graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica, Química, Mecânica e Engenharia de Materiais que possuam o título de Doutor na área de Fenômenos de Transporte e/ou áreas afins.

(2)

2.2. Local:

As inscrições serão realizadas na Secretaria do Instituto de Tecnologia da UFPA no Campus Universitário do Guamá, Setor Profissional, Rua Augusto Corrêa, 01, 66075-110, Belém, PA. Fones (91) 3201-7109 ( 3201-7837).

2.3. Horário:

As inscrições serão recebidas no horário de 8:00 às 12:00h e de 14:00 às 18:00h.

2.4. Documentos:

De acordo com a legislação em vigor e conforme previsto no edital do presente concurso, o candidato deverá apresentar no ato da inscrição, além de satisfazer outras exigências legais estatutárias e regimentais, cópia autenticada dos seguintes documentos: títulos expedidos por instituição de ensino superior nacional ou por estrangeira, o qual deverá estar revalidado na data da posse; prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros; título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros; passaporte atualizado, com visto para estrangeiro; 01 (uma) fotografia 3x4cm; cópia da cédula de identidade; recibo de pagamento da taxa de inscrição; curriculum vitae atualizado, com memorial descritivo da carreira acadêmica, científica e profissional (com comprovações); Plano de pesquisa para os três primeiros anos, a ser desenvolvido na instituição, na área do concurso, com suas relações com o ensino e a extensão.

2.5. Etapas:

A inscrição constará de duas etapas:

1º. Entrega dos documentos necessários no local de inscrição ou postagem desses documentos, no correio, até a data limite para inscrição estabelecida no edital do concurso. Atendidas as exigências do edital, as inscrições também poderão ser feitas pelos correios com data limite de postagem obedecendo ao estabelecido pelo edital do presente concurso. As correspondências deverão ser enviadas para o endereço constante no item 2.2.

2º. Homologação da inscrição a ser realizada e divulgada pela comissão julgadora do concurso após análise dos documentos apresentados em até 72 (setenta e duas) horas antes da realização da prova escrita.

3. DA COMISSÃO JULGADORA

A comissão julgadora deverá ser composta de 05 (cinco) docentes das classes de Adjunto ou Titular, sendo 03 (três) indicados pela Congregação do Instituto de Tecnologia e 02 (dois) pelo CONSEPE.

Lista de 06 (seis) docentes das classes de adjunto ou titular, da qual serão escolhidos 03 (três) pela Congregação do ITEC:

Prof. Dr. João Nazareno Nonato Quaresma (ITEC/UFPA) Prof. Dr. Emanuel Negrão Macêdo (ITEC/UFPA)

Prof. Dr. Lênio José Guerreiro de Faria (ITEC/UFPA)

Prof. Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy (ITEC/UFPA) Prof. Dr. Augusto César de Mendonça Brasil (ITEC/UFPA) Prof. Dr. André Luiz Amarante Mesquita (ITEC/UFPA)

Lista de 06 (seis) docentes das classes de adjunto ou titular, da qual serão escolhidos 02 (dois) pelo CONSEPE:

(3)

Prof. Dr. Célio Augusto Gomes de Souza (ITEC/UFPA) Prof. Dr. Daniel Onofre de Almeida Cruz (ITEC/UFPA)

Prof. Dr. José Almir Rodrigues Pereira (ITEC/UFPA) Profa. Dra. Ana Rosa Baganha Barp (ITEC/UFPA) Prof. Dr. Roberto Tetsuo Fujiyama (ITEC/UFPA)

Prof. Dr. Dênio Ramam Carvalho de Oliveira (ITEC/UFPA)

4. DAS PROVAS E DO JULGAMENTO DOS TÍTULOS 4.1. Provas

O concurso compreenderá das seguintes etapas, nas quais os candidatos serão submetidos a julgamento:

a) Julgamento de Títulos;

b) Prova Escrita, com leitura coletiva; c) Prova Didática;

d) Prova Prática

A comissão sugere que a prova prática não seja realizada devido à insuficiência de equipamentos adequados ao seu desenvolvimento, fato esse respaldado pelo Capítulo 17, Subseção B-5, Art. 238, § 2º, do Regimento Geral da UFPA (sugestão acatada pelo ITEC e pelo CONSEPE).

As provas escrita e didática serão baseadas nos tópicos apresentados no programa e na bibliografia correspondente. O sorteio do tema da prova escrita ocorrerá imediatamente antes do início da prova e a leitura ocorrerá em até 48 horas após sua realização. O sorteio do tema da prova didática ocorrerá 24 horas antes do início da prova.

4.2. Julgamento de Títulos

Atendendo ao disposto no Artigo 245 do Regimento Geral da UFPA, o julgamento dos títulos precederá a realização das provas Escrita e Didática, de modo que só serão chamados a realizar as referidas provas os candidatos aprovados na avaliação de títulos.

Os títulos a serem apresentados pelo candidato serão classificados, para efeitos de julgamento e avaliação, nos quatro grupos a seguir discriminados, juntamente com os respectivos pesos a serem usados na avaliação:

I. Títulos decorrentes de atividades didáticas (peso 03) II. Títulos decorrentes de atividades científicas (peso 03) III. Títulos decorrentes de atividades acadêmicas (peso 03) IV. Títulos decorrentes de atividades profissionais (peso 01) Nota: Só serão pontuados os títulos com documentação comprobatória.

O julgamento dos títulos será feito obedecendo à ponderação estabelecida neste plano de concurso, atribuindo cada examinador um conceito e seu correspondente valor numérico, na forma do Art. (9) do Regimento Geral da UFPA.

Os conceitos e seus equivalentes numéricos dados por cada examinador à avaliação dos títulos serão obtidos atribuindo-se a cada grupo de títulos (didáticos, científicos, acadêmicos e profissionais) um valor numérico entre 0 (zero) e 5 (cinco) correspondente à faixa de pontos obtidos no grupo pelo candidato, de acordo com as Tabela de Atribuição de Conceitos constantes deste plano. O valor numérico final atribuído por cada examinador ao candidato é calculado pela média ponderada dos valores atribuídos pelo examinador a cada grupo, de acordo com os pesos estabelecidos para o grupo. A média do candidato na avaliação dos títulos será a média aritmética simples das notas dadas ao candidato

(4)

por cada membro da Comissão Julgadora.

I – ATIVIDADES DIDÁTICAS (Peso 03)

a) Exercício do cargo de professor em instituições (ensino superior)

Cargo de Professor Pontos

Titular 300

Adjunto 250

Notório Saber 250

Assistente 200

Auxiliar 150

Visitante/Colaborador/Substituto de acordo com o nível ocupado a critério da

Comissão Julgadora 100

b) Aprovações em concursos públicos para a carreira docente universitária (Não cumulativos,

valendo o maior nível).

Concurso Pontos

Prof. Titular 1000

Prof. Adjunto 700

Prof. Auxiliar 250

Prof. Substituto 150

c) Experiência no Magistério (Cumulativa até o máximo de 1000 pontos)

Experiência no Magistério Pontos/Disciplina/Semestre

Ensino em Curso de Pós-Graduação 150

Ensino em Curso de Graduação 100

Ensino em Curso de Extensão 75

Monitoria 50

d) Orientação de Estudantes (Cumulativa)

Orientação Pontos/Orientação

Tese de Doutorado 1000

Dissertação de Mestrado 400

Monografia de Especialização 200

TCC, Iniciação Científica 50

e) Participação em bancas examinadoras, excluindo se for orientador (Cumulativa).

Bancas Pontos/Banca

Doutorado, Professor Titular, Livre-docente e Professor Adjunto 150

Professor Visitante Doutor 75

Mestrado e Professor Assistente 50

(5)

II – ATIVIDADES CIENTÍFICAS (Peso 03) a) Produção científica (Cumulativa)

Produção Pontos

Livro publicado ou no prelo na área do concurso 1000

Livro publicado ou no prelo em área afim à área do concurso 500

Capitulo de livro na área do concurso 300

Capitulo de livro em área afim à área do concurso 150

Artigo publicado e/ou aceito para publicação em periódico indexado

Internacional com corpo de revisores 500

Artigo publicado e/ou aceito para publicação em periódico indexado nacional

com corpo de revisores 250

Artigo completo publicado e/ou aceito para publicação em evento Internacional

com corpo de revisores 200

Artigo completo publicado e/ou aceito para publicação em evento nacional

com corpo de revisores 100

Resumos expandidos publicados em evento internacional 100

Resumos expandidos publicados em evento nacional 50

Publicação de resumos em eventos científicos 25

b) Atividade de consultorias científica ou acadêmica (Cumulativa)

Consultoria Pontos

Editor chefe ou associado de periódico 200/ano

Revisor de periódico 100/ano

Consultor ad hoc de instituições científicas ou órgãos de financiamento 10/consultoria

Participação em comitê assessor de avaliação de Cursos de pós-graduação 100/comitê

Participação em comitê assessor de órgãos de financiamento à pesquisa 50/comitê

Participação em comitê de seleção e avaliação de cursos de pós-graduação 50/comitê

Participação em comitê de credenciamento de cursos de pós-graduação 50/comitê

Outras participações e consultorias a critério da Comissão Julgadora 50/consultoria

c) Experiência em projetos de pesquisa (não cumulativos, se no mesmo projeto).

Experiência em projetos Pontos/Projeto/ano

Coordenação 100

Participação 75

d) Enquadramento como pesquisador do CNPq

Pesquisador do CNPq Pontos II 400 I D 500 I C 600 I B 800 I A 1000

(6)

III – ATIVIDADES ACADÊMICAS (Peso 03) a) Titulação acadêmica (Cumulativa)

Título Pontos

Livre docência 3500

Doutorado 3000

Mestrado 2000

Especialização 1000

Nota: A pontuação refere-se aos títulos acadêmicos obtidos na área de engenharia

b) Láureas científicas e acadêmicas e outras premiações

150 pontos/premiação (pontuação e aproveitamento ou não, a critério da Comissão Julgadora - Máximo de 1000 pontos no total e máximo por láurea de 500 pontos).

IV – ATIVIDADES PROFISSIONAIS (Peso 01)

a) Cargos, funções administrativas, de planejamento e de assessoramento de Instituições de Ensino Superior: afins com a área de conhecimento (Cumulativos)

Cargo Pontos

Reitor ou Pró-Reitor 400/ano

Diretor de Centro ou Coordenador de Núcleo 300/ano

Chefe de Departamento ou Coordenador de Curso de Graduação ou de

Pós-Graduação 200/ano

Chefia de Laboratórios 50/ano

Membro de sociedades científicas 30/ano

Direção de órgão de classe ou de associação científica 50/mandato

Cursos de formação profissional (pontuação ou não a critério da comissão julgadora)

Máximo por curso 20 pontos, até um total de 100 pontos.

Nota: O exercício de vice ou subchefia em cargos ou funções administrativas corresponderá a 20% dos pontos atribuídos ao nível titular.

b) Cargos, funções e atividades exercidas em instituições públicas ou privadas, não universitárias, relacionadas com a área de conhecimento (cumulativo).

50 pontos/ano

c) Membro de Sociedades Científicas (Cumulativos)

Membro de sociedade Pontos/Sociedade

Membro Efetivo 50

Membro Associado 25

Diretor, Presidente 50

Membro da Diretoria 25

d) Outras atividades

Atividades não discriminadas neste plano serão julgadas e pontuadas a critério da Comissão Julgadora.

(7)

TABELA PARA ATRIBUIÇÃO DE CONCEITO OU VALOR NUMÉRICO (NÃO PONDERADOS) CORRESPONDENTE AO GRUPO DE TÍTULOS SOB JULGAMENTO E AVALIAÇÃO

ATIVIDADES DIDÁTICAS

Nº de Pontos Conceito Valor

0 a 600 INS 0,00 – 2,99 601 a 1000 REG 3,00 – 3,99 1001 a 1500 BOM 4,00 – 4,99 > 1500 EXC 5,00 ATIVIDADES CIENTÍFICAS 0 a 800 INS 0,00 – 2,99 801 a 1200 REG 3,00 – 3,99 1201 a 1600 BOM 4,00 – 4,99 > 1600 EXC 5,00 ATIVIDADES ACADÊMICAS 0 a 950 INS 0,00 – 2,99 951 a 2500 REG 3,00 – 3,99 1501 a 2500 BOM 4,00 – 4,99 > 2500 EXC 5,00 ATIVIDADES PROFISSIONAIS 0 a 100 INS 0,00 – 2,99 101 a 150 REG 3,00 – 3,99 151 a 200 BOM 4,00 – 4,99 > 200 EXC 5,00 4.3. Prova Escrita

A prova escrita constará de dissertação desenvolvida pelo candidato sobre tema único sorteado no momento da prova, entre os constantes do programa-base e apresentado neste plano de concurso, terá a duração de até 4 (quatro) horas.

Cada examinador atribuirá uma nota ao candidato no intervalo de 0 (zero) a 5 (cinco). A média do candidato na prova escrita será a média aritmética simples das notas dadas ao candidato por cada membro da Comissão Julgadora.

A leitura da prova escrita e do julgamento, será realizada em até 48 (quarenta e oito) horas após o término da mesma. No ato da leitura é obrigatória a presença do candidato.

4.4. Prova Didática

A prova didática consistirá de aula proferida pelo candidato, em tempo variável de 50 a 60 minutos, sobre assunto constante do programa base da prova escrita, sorteado com 24 horas de antecedência. A ordem de apresentação dos candidatos será determinada no dia da prova através de sorteio.

O candidato poderá, se solicitar, fazer uso de recursos didáticos como: Projetor de slides, Projetor de transparências e Data show, além do quadro branco e pincéis marcadores apropriados.

Cada examinador atribuirá uma nota ao candidato no intervalo de 0 (zero) a 5 (cinco). A média do candidato na prova didática será a média aritmética simples das notas dadas ao candidato por cada membro da Comissão Julgadora.

4.5. Programa

O programa base para as provas escrita e didática da matéria Fenômenos de Transporte é formado por 20 tópicos abaixo relacionados:

(8)

FENÔMENOS DE TRANSPORTE: Ênfase em Reologia e Escoamento de Fluidos Não-newtonianos

1. Fundamentos e classificação de fluidos não-newtonianos; 2. Operações vetoriais e tensoriais em fluidos não-newtonianos; 3. Funções materiais;

4. Fluidos não-Newtonianos generalizados; 5. Fluidos viscoelásticos generalizados; 6. Modelos viscoelásticos diferenciais; 7. Modelos viscoelásticos integrais;

8. Viscosimetria e reometria experimental; 9. Reometria extensional;

10. Escoamentos viscométricos estacionários;

11. Escoamentos laminares de fluidos não-newtonianos com e sem limite de escoamento; 12. Escoamentos turbulentos de fluidos não-newtonianos;

13. Sistemas de bombeamento de fluidos não-newtonianos;

14. Transferência de calor no escoamento de fluidos não-newtonianos; 15. Elementos finitos e volumes finitos em escoamentos não-newtonianos; 16. Escoamento de materiais não-newtonianos em meios porosos;

17. Transferência de calor de materiais não-newtonianos em meios porosos;

18. Identificação e estimativa de parâmetros constitutivos de materiais não-newtonianos; 19. Redução de arraste;

20. Fenômenos de escoamento em líquidos poliméricos;

4.6. Bibliografia

1. BARNES, H, A., HUTTON, J. F., WALTERS, K. An introduction to rheology. 1. ed. New York: Elsevier, 1989. 199 p. (Rheology Series, 3).

2. COUSSOT, P. Mudflow rheology and dynamics. New York: A. A. Balkema Publishers, 1997. 272p.

3. HAPPEL, J. & BRENNER, H., 1973 (2 ed.). Low Reynolds number hydrodynamics. Kluwer Academic Publishers.

4. MACOSKO, C. W. Rheology principles, measurements and applications. Wiley - VCH, 1994. 5. TANNER, R. I. Engineering rheology. 2 ed. Oxford University Press, 2000.

6. BIRD, R. B.; STEWART, W. E.; LIGHTFOOT, E. Transport phenomena. 2 ed., New York: John Wiley, 2002.

7. LARSON, R.G. Constitutive Equations for polymer melts and solutions. Cambridge University Press. 1990.

8. SINGINER, D. A., De KEE, D., CHHABRA, R. P., Advances in the Flow and Rheology of Non-Newtonian Fluids, Elsevier, UK, 1999.

9. TANNER, R. I., WALTERS, K., Rheology: An Historical Perspective, Elsevier, UK, 1998. 10. VERHÁS, J., Thermodynamics and Rheology, Springer, Berlin, 1997.

4.7. Local, horário e datas

Após o encerramento do período de inscrição o local, o horário e as datas para a realização das provas e do julgamento de títulos serão informados pela comissão examinadora do concurso.

(9)

5. DO JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO

Os membros da comissão julgadora atribuirão notas entre 0 (zero) e 5 (cinco) para cada uma das provas de cada candidato, inclusive ao julgamento de títulos conforme determinado neste plano de concurso. A nota do candidato em cada prova será obtida pela média aritmética das notas atribuídas por cada membro da comissão julgadora.

Cada valor numérico atribuído corresponderá a um conceito de acordo com a tabela a seguir:

Notas Conceitos

0,00 a 2,99 INSUFICIENTE 3,00 a 3,99 REGULAR 4,00 a 4,99 BOM

5,00 EXCELENTE

Os resultados serão lançados em tabelas apropriadas contendo os valores numéricos e os conceitos correspondentes para fins de divulgação.

Será considerado aprovado em cada etapa o candidato que obtiver, no mínimo, o conceito Regular ou o seu correspondente numérico.

Em caso de empate será aplicado o Parágrafo 1º do Artigo 20 da resolução nº 901/82/CONSEP. A nota final (NF) de cada candidato será obtida pela média aritmética simples das três ou quatro avaliações (Titulo – T; Escrita – E; Didática – D; Prática – P; Defesa de Tese ou Dissertação - DT), conforme o caso. 3 D E T NF= + + ou 4 P D E T NF= + + + ou 4 DT D E T NF = + + + ou 5 DT P D E T NF = + + + +

A classificação geral dos candidatos será feita pela ordem decrescente de suas notas finais.

Para o cálculo de todas as médias será considerada até a primeira casa decimal, arredondando-se para o maior valor se o algarismo da segunda casa decimal for igual ou maior que 5 (cinco).

O resultado final do concurso será divulgado em até 7 (sete) dias após a última prova. È vedada a divulgação parcial dos resultados, salvo da prova de títulos e da homologação da inscrição dos respectivos candidatos.

6. ATIVIDADES A SEREM EXERCIDAS PELO DOCENTE:

O candidato aprovado deverá realizar as seguintes atividades:

1) Atividades Didáticas: Ministrar regularmente disciplinas no ITEC, preferencialmente no PRODERNA e nos cursos de Graduação em Engenharia Química e Mecânica do ITEC/UFPA;

2) Atividades de Pesquisa: Participar de projetos de pesquisa integrando-se aos grupos de pesquisa atuantes na sua área de concentração; contribuir para a execução dos projetos existentes, bem como propor ou vincular-se a novos projetos que venham a ser desenvolvidos na UFPA;

3) Orientação de Alunos: Orientar alunos de doutorado e mestrado, bolsistas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso com temas correlatos à matéria do concurso;

(10)

4) Atividades de Extensão: Poderá contribuir igualmente em atividades de extensão dependendo de projetos a serem viabilizados pela UFPA ou por grupo de pesquisa a que estiver vinculado.

5) Integrar-se a todas as atividades acadêmicas e administrativas do ITEC e/ou do PRODERNA. Belém, 05 de julho de 2007.

___________________________________ Prof. Dr. João Nazareno Nonato Quaresma Coordenador do PRODERNA/ITEC/UFPA

Comissão Responsável pela elaboração do Plano de Concurso:

Prof. João Nazareno Nonato Quaresma (Presidente) Prof. Emanuel Negrão Macêdo

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Se lançar o dado duas vezes e adicionar os números saídos, qual é a menor soma que

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Diante do exposto, a inquietação por descobrir se os ativos imobilizados históricos eram equi- valentes aos ativos imobilizados corrigidos, es- tendida ao patrimônio líquido

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre