• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL

RURAL DO RIO DE JANEIRO

CHAMADA PARA DEMANDA DE

PLANEJAMENTO PARA 2020

(2)

1. PLANO ANUAL DE CONTRATAÇÕES DA UFRRJ

O Plano Anual de Contratações é um instrumento de planejamento que reunirá a demanda anual da UFRRJ referente às aquisições de bens e contratações de serviços “gerais” e “específicos”, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações, sendo obrigatório a partir do ano de 2019, em atendimento à Instrução Normativa nº 01/2018, da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

2. COMO SERÁ REALIZADO

Os materiais e serviços a serem adquiridos pelos órgãos federais, no exercício subsequente, deverão ser previamente cadastrados no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), em conformidade com o disposto na IN 01/2018 SEGES/MPDG.

Para realizar o cadastro da demanda institucional no PGC, que é responsabilidade do setor de licitações, os setores requisitantes deverão elaborar e encaminhar a caracterização da demanda, acompanhada dos estudos preliminares e gerenciamento de riscos, dessas futuras contratações, conforme estabelecido na Instrução Normativa.

Atualmente, são 52 (cinquenta e dois) grupos de materiais/serviços disponíveis na UFRRJ, dividos conforme a natureza da despesa. Com o intuito de atender à Instrução Normativa e dar maior celeridade à execução do planejamento, o DMSA não mais ficará responsável pela coleta e consolidação da demanda de todos esses grupos.

O DMSA continuará responsável pela demanda de 8 (oito) grupos de materiais/serviços, contudo, haverá servidores portariados de outros setores cuja atividade esteja, de alguma forma, vinculada à natureza do grupo de materais/serviços, que ficarão responsáveis pela coleta e consolidação da demanda desses grupos.

Dessa forma, cada setor requisitante encaminhará sua demanda ao responsável pela consolidação cada grupo de materiais/serviços, nos prazos estipulados no

Cronograma de Planejamento, item 4 deste manual.

As informações e contatos dos responsáveis por cada grupo serão disponibilizados no site do DMSA.

Tão logo ocorra a indicação formal dos responsáveis pelos grupos, os nomes/contatos serão incluídos neste documento.

(3)

3. ENVIO DAS DEMANDAS

Todos os pedidos deverão ser encaminhados ao responsável pelo grupo, na forma estipulada por este.

Nos casos em que o DMSA for o responsável pela coleta e consolidação da demanda, os pedidos deverão se enviados, primeiramente, por e-mail à SIRERR (especificacoes_dmsa@ufrrj.br).

Os procedimentos a serem adotados estão detalhados no fluxograma em anexo.

4. CRONOGRAMA PARA O PLANEJAMENTO DA DEMANDA DE 2020

Cada setor requisitante deverá apresentar sua demanda ao responsável pelo grupo nos prazos estabelecidos a seguir:

4.1 Material de Consumo

GRUPO DESCRIÇÃO

ENVIO DA DEMADA OUT NOV DEZ JAN

16 a 31 14 a 30 03 a 18 02 a 16 30.01 COMBUSTIVEIS E LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS

30.04 GÁS ESPECIAIS 30.04A GÁS ENGARRAFADO

30.06 ALIMENTOS PARA ANIMAIS 30.07 GENEROS DE ALIMENTACAO 30.08 ANIMAIS PARA PESQUISA E ABATE 30.09 MATERIAL FARMACOLOGICO 30.11 MATERIAL QUIMICO

30.11A MATERIAL QUIMICO SUJEITO A CONTROLE GOVERNAMENTAL 30.11B MATERIAL QUÍMICO

30.14 MATERIAL EDUCATIVO E ESPORTIVO 30.16 MATERIAL DE EXPEDIENTE

30.16A MATERIAL DE EXPEDIENTE -ARTES GRÁFICAS 30.16B MATERIAL DE EXPEDIENTE -PAPEL

30.17 MATERIAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS

30.18 MATERIAIS E MEDICAMENTOS PARA USO VETERINARIO 30.20 MATERIAL DE CAMA E MESA

30.21 MATERIAL DE COPA E COZINHA

30.22 MATERIAL DE LIMPEZA E PRODUTOS DE HIGIENIZACAO 30.23 UNIFORMES, TECIDOS E AVIAMENTOS

30.24 MATERIAL DE CONSTRUÇÃO 30.24A MATERIAL HIDRÁULICO

30.24B MATERIAL HIDRÁULICO - IRRIGAÇÃO 30.26 MATERIAL ELETRICO

30.28 MATERIAL DE PROTECAO E SEGURANÇA 30.31 SEMENTES, MUDAS DE PLANTAS E INSUMOS

(4)

30.35 MATERIAL LABORATORIAL 30.36 MATERIAL HOSPITALAR

30.41 MATERIAL P/ UTILIZACAO EM GRAFICA 30.42 FERRAMENTAS 30.44 MATERIAL DE SINALIZAÇÃO 30.99 MATERIAL AGRÍCOLA 4.2 Serviços GRUPO DESCRIÇÃO ENVIO DA DEMADA OUT NOV DEZ JAN

16 a 31 14 a 30 03 a 18 02 a 16 39.17 RECARGA DE EXTINTORES

39.41 SERVIÇO BUFFET 39.78 CONTROLE DE PRAGAS

LIMPEZA DE CAIXA D'ÁGUA

4.3 Material Permanente

GRUPO DESCRIÇÃO

ENVIO DA DEMADA OUT NOV DEZ JAN

16 a 31 14 a 30 03 a 18 02 a 16 52.04 APARELHOS DE MEDICAO E ORIENTACAO

52.06 APARELHOS E EQUIPAMENTOS DE COMUNICACAO

52.08 APARELHOS, EQUIP E UTENS MED, ODONT, LABOR E HOSP 52.10 APARELHOS E EQUIP. PARA ESPORTES E DIVERSOES 52.12 APARELHOS E UTENSILIOS DOMESTICOS

52.12A APARELHOS DE REFRIGERAÇÃO

52.24 EQUIPAMENTO PROTECAO, SEGUR E SOCORRO (extintores) 52.28 MAQUINAS E EQUIPAM. DE NATUREZA INDUSTRIAL 52.30 MATERIAL E EQUIPAMENTOS ENERGÉTICOS

52.32 MAQUINAS E EQUIPAMENTOS GRÁFICOS (IMPRESSORAS) 52.33 EQUIPAMENTOS PARA AUDIO, VIDEO E FOTO

52.34 MAQUINAS, UTENSILIOS E EQUIPAMENTOS DIVERSOS 52.35 EQUIPAMENTOS DE PROCESSAMENTOS DE DADOS 52.39 EQUIPAMENTOS HIDRAULICOS E ELETRICOS 52.40 MAQ. EQUIP. AGRÍCOLAS

52.42 MOBILIARIO EM GERAL

A demanda consolidada pelos responsáveis dos grupos deverão encaminhadas ao DMSA de acordo com o seu período de recebimento, estabelecido no cronograma:

 recebimento em OUTUBRO: entrega da consolidada até o dia 22/11/2018.  recebimento em NOVEMBRO: entrega da consolidada até o dia 21/12/2018.  recebimento em DEZEMBRO: entrega da consolidada até o dia 18/01/2019.

(5)

5. CATÁLOGOS DE MATERIAL

O Departamento de Material e Serviços Auxiliares irá disponibilizar listagens de materiais de alguns grupos já com os códigos e descrição dos materiais e serviços, de acordo com a especificação constante no CATMAT/CATSERV (Catálogos de Materiais e Serviços, disponíveis no site de Compras Governamentais).

É importante esclarecer que o DMSA não dispõe de servidores com conhecimentos técnicos/específicos sobre todos os grupos e, embora tenha um banco de dados com os materiais já adquiridos pela UFRRJ, não será possível a elaboração de todas listagens a partir desse histórico, uma vez que a descrição dos materiais/serviços adquiridos em pregões anteriores não coincide mais com a que consta no CATMAT/CATSERV, devido às recentes atualizações realizadas nos catálogos pelo Governo.

Dessa forma, o requisitante irá selecionar na listagem disponibilizada pelo DMSA quais itens atendem sua demanda. Caso o material/serviço a ser adquirido não conste na listagem disponibilizada pelo DMSA, o solicitante deverá entrar em contato com a SIRERR, através de e-mail, enviando a especificação do item. Em seguida, a SIRERR enviará ao requerente as possibilidades de especificação de material, conforme o código CATMAT/CATSERV, para que ele analise a que melhor atende sua necessidade. Após esse processo, o item será adicionado à listagem de materiais.

Em caso de dúvidas quanto à classificação dos grupos de materiais/serviços, sugerimos consultar a Portaria nº 448, de 13 de setembro de 2002 – Tesouro Nacional (http://sisweb.tesouro.gov.br/apex/cosis/legis/obtem_arquivo/8754:348650:inline), em que consta o detalhamento das naturezas de despesa.

A fim de evitarmos o fracionamento de despesas, não serão aceitas solicitações de cadastro, solicitações de atualização de preço e requisições fora dos períodos estipulados no Cronograma.

6. QUE É SIRERR?

A Seção Integrada de Recebimento, Especificações e Relacionamento com os Requerentes (SIRERR) é o setor responsável por receber os pedidos de aquisições e de serviços entregues ao Departamento de Material e Serviços Auxiliares.

A SIRERR tem como finalidade principal a orientação dos requerentes quanto aos seus pedidos, numa tentativa de adequar as especificações dos itens a serem adquiridos e dos serviços a serem contratados. É também incubência da SIRERR orientar os requerentes sobre o correto preenchimento dos formulários e seus anexos, esclarecer suas dúvidas e fornecer informações a respeito do andamento dos processos.

Os requerentes que tiverem dúvidas sobre o preenchimento dos formulários poderão entrar em contato com a SIRERR, através do telefone 2681-4722, por e-mail

(6)

(especificacoes_dmsa@ufrrj.br) ou pessoalmente nas dependências do DMSA (sala 21/P1).

7. ONDE ENCONTRO OS FORMULÁRIOS PARA REALIZAR OS PEDIDOS?

Os modelos dos formulários estão disponíveis na página do DMSA: http://institucional.ufrrj.br/dmsa/formularios/.

8. PESQUISA DE PREÇOS

A pesquisa de preços deverá ser realizada para definição do valor unitário e total estimado, exigidos no inciso IV do art. 5º da IN 01/2018 SEGES/MPDG.

Uma pesquisa de preços que não representa a realidade dos valores praticados no mercado, prejudica a efetividade do planejamento. Dessa forma, ela deve ser realizada de acordo com a Instrução Normativa nº 05/2014, do mesmo Ministério, mediante utilização dos seguintes parâmetros:

I. Painel de Preços, disponível no endereço eletrônico http://paineldeprecos.planejamento.gov.br;

II. contratações similares de outros entes públicos, em execução ou concluídos nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data da pesquisa de preços; III. pesquisa publicada em mídia especializada, sítios eletrônicos especializados

ou de domínio amplo, desde que contenha a data e hora de acesso; ou IV. pesquisa com os fornecedores, desde que as datas das pesquisas não se

diferenciem em mais de 180 (cento e oitenta) dias.

Serão aceitos orçamentos realizados pela internet desde que contenha a descrição do produto, a data em que a pesquisa de preços foi efetuada, a razão social e o número do CNPJ. Não serão admitidas estimativas de preços obtidas em sites de intermediação de vendas, sites que permitem pessoas físicas e jurídicas realizarem cadastro de produtos para revenda online sejam novos ou usados como, por exemplo, Mercado Livre, OLX, eBay ou plataformas similares.

(7)

ANEXO I

A Coordenação de Logística do Departamento de Material e Serviços Auxiliares realiza, desde 2016, a distribuição direta de alguns materiais básicos, dessa forma, não haverá necessidade de apresentar a demanda dos seguintes itens:

 Papel A4, resma 500fls;

 Açúcar refinado branco, pacote 1Kg;  Café, tipo torrafo, pacote 500g;  Copo descartável 200ml;

 Coador descartável p/ café, tamanho n° 102;  Coador descartável p/ café, tamanho n° 103;  Giz p/ quadro negro, cor branca;

 Pincel p/ quadro branco, cor azul;  Pincel p/ quadro branco, cor preta;  Caneta esferográfica, cor azul;  Caneta esferográfica, cor preta;  Clipe niquelado, n° 3/0;

 Grampo p/ grampeador n° 26;  Água mineral, galão 20l.

(8)

ANEXO II

As portarias para nomeação dos responsáveis pelos grandes grupos estão

sendo elaboradas e futuramente terão os nomes divulgados.

(9)

ANEXO III

Referências

Documentos relacionados

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

 Compreender a importância do domínio das técnicas da escrita para a produção de uma informação de qualidade e saber aplica-las às especificidades dos diferentes géneros

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Todo ser humano é único e, por isso, toda sala de aula é um berço de diversidade. O que os sistemas educacionais fizeram ao longo dos tempos foi homogeneizar o sistema educacional

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de