• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAUDE CIEPH LÍDIA CRISTINA SMITH E SILVA MASSOTERAPIA ORIENTAL COMO RECURSO TERAPEUTICO MANUAL NA TERAPIA OCUPACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAUDE CIEPH LÍDIA CRISTINA SMITH E SILVA MASSOTERAPIA ORIENTAL COMO RECURSO TERAPEUTICO MANUAL NA TERAPIA OCUPACIONAL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAUDE – CIEPH

LÍDIA CRISTINA SMITH E SILVA

MASSOTERAPIA ORIENTAL COMO RECURSO TERAPEUTICO MANUAL NA TERAPIA OCUPACIONAL

FLORIANÓPOLIS, SC 2015

(2)

1

LÍDIA CRISTINA SMITH E SILVA

MASSOTERAPIA ORIENTAL COMO RECURSO TERAPEUTICO MANUAL NA TERAPIA OCUPACIONAL

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Massoterapia Oriental da Faculdade de Tecnologia em saúde – CIEPH.

Orientador: Prof. Esp. Marcelo Fabián Oliva.

FLORIANÓPOLIS, SC 2015

(3)

FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAUDE – CIEPH ESPECIALIZAÇÃO EM MASSOTERAPIA ORIENTAL

LÍDIA CRISTINA SMITH E SILVA

MASSOTERAPIA ORIENTAL COMO RECURSO TERAPEUTICO MANUAL NA TERAPIA OCUPACIONAL

Esse artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso foi analisado pelos professores e julgado e aprovado para obtenção do grau de Especialista em

Massoterapia Oriental.

Florianópolis, 15 Julho de 2015.

_____________________________________________ Prof. Marcelo Fabián Oliva, Esp.

Presidente da banca

____________________________________________ Profª.Luisa Regina PericoloErwig, Mest.

Banca

____________________________________________ Profª. Thais Habkost Machado, Esp.

(4)

SMITH E SILVA, Lídia Cristina, Massoterapia oriental como recurso terapêutico manual na terapia ocupacional 2015. 15 p. Artigo Científico – Curso de

Especialização em Massoterapia Oriental, CIEPH. Florianópolis, 2015. RESUMO

Através de uma revisão de literatura específica, este artigo objetiva reunir e evidenciar os benefícios da massoterapia a partir de uma visão holística, como recurso terapêutico manual para o tratamento na Terapia Ocupacional. Por isso buscou-se fundamentar esse estudo a atuação do terapeuta ocupacional com utilizando a massoterapia como recurso eficaz na prevenção, reabilitação e manutenção da saúde. Assim, objetivando alcançar a harmonia, restabelecendo o equilíbrio através da técnica de massoterapia oriental. A coleta das informações ocorreu ao longo do curso, nas bases de dados SCIELO,GOOGLE e utilizando como principal referencial teórico a literatura clássica relacionada na área.A partir dessa pesquisa foi possível observar que o tratamento com a Massoterapia Oriental é um recurso terapêutico que vem sendo reconhecido como uma das terapias mais eficazes por ser um método eficiente de suavizar diversos distúrbios dolorosos. Atuando numa visão holística na promoção da saúde bem-estar do indivíduo, oferecendo um equilíbrio para o paciente.

Palavras Chaves: Terapia Manual, Terapia Ocupacional, Massoterapia Oriental, Toque Terapêutico

ABSTRACT

Through a specific literature review, this article aims to gather and demonstrate the benefits of massage therapy from a holistic view, as manual therapeutic tool for the treatment in Occupational Therapy. So we tried to substantiate this study the role of the occupational therapist using massage therapy as an effective resource in the prevention, rehabilitation and health maintenance. Thus, aiming to achieve harmony, restoring the balance through the eastern massage therapy technique. Data collection took place over the course, in SCIELO databases, GOOGLE and using as main theoretical reference classical literature related in the area. From this research it was observed that treatment with Oriental Massage therapy is a therapeutic resource that has been recognized as one of the most effective therapies to be an efficient method to smooth various painful disorders. Acting on a holistic vision in promoting individual health welfare, providing a balance to the patient.

Key Words: Manual Therapy, Occupational Therapy, Oriental Massage Therapy, Therapeutic Touch

(5)

SUMÁRIO

Sumário

1. INTRODUÇÃO ... Erro! Indicador não definido.

2. TERAPIA OCUPACIONAL – UMA VISÃO HOLISTICA a cerca da profissãoErro! Indicador não definido. 3. MASSAGEM ORIENTAL – UM TOCAR TERAPÊUTICOErro! Indicador não definido.

4. MASSOTERAPIA ORIENTAL COMO TERAPIA MANUALErro! Indicador não definido. 5. MASSOTERAPIA ORIENTAL – SEUS EFEITOS SOBRE O CORPO E A

MENTE ... Erro! Indicador não definido. REFERÊNCIAS ... Erro! Indicador não definido.

(6)

5

1. INTRODUÇÃO

A massagem como recurso terapêutico vem sendo reconhecida como uma das terapias mais eficazes para auxiliar na prevenção e cuidados de saúde por menor custo. Tem como proposta de trabalho, dentro de uma visão holística, tornar o indivíduo consciente do seu corpo, das suas tensões, da sua respiração e das suas cargas emocionais, bem como melhorar a nutrição dos tecidos pelo aumento da circulação sanguínea e linfática, além dos benefícios físicos e emocionais, tornando-se assim complexa e individual.

Tendo em vista que os nossos sentimentos e todas as nossas emoções estão registrados na massa muscular. Sendo os músculos grandes receptores das vivências, arquivando-as.

O objetivo da Medicina Tradicional Chinesa é encontrar a harmonia do individuo, não isolando apenas um agente da doença, mas sim procurar um padrão de desarmonia e o tratar, além de preservar sua saúde também a completa (ROSS, 1994).

Neste sentido, essa revisão tem como objetivo enfatizar a eficácia do uso da Massoterapia Oriental no tratamento e prevenção de doenças proporcionando o equilíbrio e harmonia do corpo, baseado nos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa. Espera-se que esse estudo possa contribuir como reconhecimento da massoterapia oriental como recurso terapêutico efetivo.

2. TERAPIA OCUPACIONAL – UMA VISÃO HOLISTICA

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, a Terapia Ocupacional é uma área do conhecimento, voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade.

(7)

6

O Terapeuta Ocupacional é um profissional formado com uma visão holística e integrado da humanidade, possibilitando a compreensão do indivíduo em toda a sua dimensão. Uma abordagem holística a intervenção compreende avaliar a existência de um corpo, que se relaciona com a mente, com as emoções, que por sua vez interage nas relações pessoais, e com o ambiente.

Nesta perspectiva Neistadt e Crepeau (p. 5, 2002) afirma que:

O papel clínico inclui avaliação e tratamento, comunição profissional, encontros, documentação, e a manutenção de credenciais profissionais. É justamente neste papel que os terapeutas entram na esfera de ação. Terapeutas que trabalham em estabelecimentos clínicos, às vezes, desenvolvem uma avançada competência em sua área prática, por exemplo especialização como um terapeuta de mão ou pediátrico.

Para isso, o profissional poderá recorrer a diferentes referências teóricas na escolha de técnicas e métodos mais eficazes de intervenção.

3. MASSAGEM ORIENTAL – UM TOCAR TERAPÊUTICO

A massagem é uma forma de expressão primitiva, a arte mais antiga de tratamento através das mãos, sendo um método não invasivo e totalmente natural. Podemos dizer que a massagem, como uma linguagem, tem sua origem em nossas vidas, já nos contatos iniciais, inteligíveis do ambiente intrauterino, uma vez que nessa fase de desenvolvimento já recebemos informações do meio externo.

A maioria das culturas antigas praticava algum tipo de toque terapêutico, onde sempre foi vista como um recurso, arte, técnica ou ferramenta. Estudos arqueológicos indicam que, já na pré-história, o homem promovia o bem-estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de palpações no corpo.

A Massoterapia Oriental é um dos pilares no sistema terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Sob a orientação das teorias fundamentais da MTC, o massagista aplica uma variedade de manipulações ou utiliza certos instrumentos rombudos para estimular a superfície do corpo humano com

(8)

7

exercícios físicos suplementares, de modo a prevenir ou curar doenças. (YICHENG; JIAN, 2010, p. 23).

Na Medicina Tradicional Chinesa o conceito de saúde vem do princípio de equilíbrio entre as energias Yin e Yang, logo o desequilíbrio dessas energias geram doenças. A massoterapia segue o mesmo princípio, contudo o tratamento é feito apensas pelas mãos ou outras partes de seus membros com várias habilidades manipulativas.

A aplicação de toque estimula a energia contida nos meridianos, equilibra o fluxo de Qi, restabelece o equilíbrio entre as energias Yin e o Yang e promover a saúde.

A MTC considera a função do corpo e da mente como resultado da interação de determinadas substâncias vitais. Essas substâncias manifestam-se em vários níveis de “substancialidade”, de maneira que algumas delas são muito rarefeitas e outras totalmente imateriais. O corpo e a mente não são vistos como um mecanismo, mas como um círculo de energia e substâncias vitais interagindo uns com ou outros para formar o organismo. (MACIOCIA, 2007, p. 34).

A história da massagem em geral é registrada cronologicamente, mas, em vez de seguirmos esse rumo, é interessante considerar algumas de suas aplicações históricas como um recurso terapêutico.

4. MASSOTERAPIA ORIENTAL COMO TERAPIA MANUAL

A terapia manual é uma parte da Fisioterapia e Terapia Ocupacional onde o profissional aprende a avaliar como um todo seu paciente, avaliando a dor e disfunção, detectando anormalidades do movimento, testando tecidos estruturais anatômicos e formar um programa de tratamento relacionado diretamente com os achados da avaliação cumprindo seu objetivo. Os terapeutas manuais utilizam suas habilidades de avaliação, conhecimento de anatomia, biomecânica, fisiologia, ergonomia, para relevar a importância de cada componente de hipótese de trabalho da causa do problema do paciente.

A terapia manual não é apenas uma especialidade para utilização de apenas técnicas de mobilização passiva, temos que saber analisar os três

(9)

8

sistemas: Muscular - Articular – Neural. Os terapeutas manuais utilizam inúmeras técnicas e procedimentos como massagem como tratamento de seus pacientes.

Segundo Associação de Massagem Oriental do Brasil, a terapia de origem oriental e ocidental, exercidas por meio de toques. A Massagem Oriental é um método terapêutico manual que se baseia na aplicação, em pontos específicos do corpo humano, de pressões, de forma a eliminar a fadiga, de criar sensações agradáveis e a estimular as defesas naturais nos dias atuais.

5. MASSOTERAPIA ORIENTAL – SEUS EFEITOS SOBRE O CORPO E A MENTE

Agindo sobre a pele e órgãos profundos, a massagem tem dois tipos principais de efeitos: um efeito indireto, psicológico, fisiológico, de repercussão geral; e de um efeito direto, muscular, mecânico, de repercussão local.

A Medicina Tradicional Chinesa é composta por cinco pilares que em conjunto são utilizados para o tratamento e a reabilitação do paciente, lá a medicina é vista como uma ferramenta que promove o equilíbrio integral do indivíduo e não simplesmente uma ferramenta para curar males específicos.

A massagem como recurso terapêutico irá manipular a energia vital do paciente, ou Qi através dos famosos meridianos de acupuntura. Para a correta aplicação desta técnica é necessário dominar os trajetos dos meridianos, o sentido com que o Qi os percorre no corpo, seus pontos principais e suas funções, as relações existentes entre os órgãos, vísceras, emoções, órgãos sensoriais, cores, sabores, odores, etc. Somente assim o terapeuta saberá fazer um diagnóstico preciso e poderá atuar de forma a auxiliar o paciente a reestabelecer o seu equilíbrio.

A massoterapia é uma técnica de massagem que tem o poder de cura com as mãos pela aplicação de várias técnicas de manipulação de músculos e ossos, onde envolvem a aplicação de pressão fixa e dinâmica e apertar o movimentar partes do corpo com as mãos e dedos.

A massagem oriental é uma terapia de re-equilíbrio físico e energético que atua através de pressões em determinadas áreas e pontos do corpo. Estas manobras elevam o nível de energia do paciente, regulam e fortalecem o

(10)

9

funcionamento dos órgãos, fazendo com que haja um maior estímulo das resistências naturais do organismo aos mecanismos desencadeadores das doenças.

O corpo armazena emoções, sentimentos e reflete nosso estado emocional. Quando tocamos uma área onde a energia está bloqueada, não só chamamos a atenção do paciente para ela, mas ajudamos o bloqueio a se dissolver. Este trabalho de normalização do fluxo energético traz uma sensação de equilíbrio interno, de leveza, bem-estar, e de integração consigo mesmo e com o agente da técnica. A massagem oriental proporciona uma prática de reeducação física e mental através da sensibilização de todos os pontos energéticos do nosso corpo, na busca de uma saúde plena e satisfatória.

Com base nos fundamentos orientais surge uma abordagem da massoterapia na visão ocidental em que engloba os aspectos fisiológicos do corpo e da mente. Neste sentido, os reflexos - ocorrem na pele pela estimulação dos receptores periféricos que tramitem impulsos via medula ao cérebro, proporcionando sensação de prazer, relaxamento, bem estar. A sedação é obtida quando a massagem é aplicada de maneira monótona e repetitiva, sem variação acentuada da pressão ou estímulos irritativos na forma da aplicação. Os mecânicos - ajudam a circulação de retorno sanguíneo e linfático, produzem movimento intra-muscular, previne estase capilar, aumenta velocidade circulatória, troca substâncias entre a corrente circulatória e células tissulares.

De forma específica à massagem:

1- melhora a imunidade: a estimulação da pele produz ativação dos linfócitos T no organismo segundo MONTAGU (1998, p.195);

2- tem efeito calmante: de acordo com mesmo autor, MONTAGU (1998, p. 382) o toque terapêutico diminui a ansiedade aguda em pacientes hospitalizados em procedimentos pós cirúrgicos; e PISANI (1985, p. 110) faz referência de que quando se atua sobre o sistema nervoso autônomo, acalmam-se as emoções; 3 – reabsorve edemas: segundo LEDUC (2000, p.2) facilita a circulação de retorno onde esta se encontrar lenta ou estagnada e ainda segundo JACQUEMAY (2000, p. 21) reabsorve diversas toxinas e reativa a circulação de proteínas do meio intersticial;

(11)

10

4 – reduz a estafa: de acordo com DOUGANS (2001, p. 41) ajuda a aliviar os efeitos do estresse como a hipertensão, úlceras, indigestão, doenças infecciosas, distúrbios gastrointestinais, insônia, dores de cabeça, ansiedade e depressão; 5 – libera endorfinas (proteínas com propriedade analgésica):ainda conforme o mesmo autor, DOUGANS (2001 p. 44), o toque estimula o cérebro a produção de endorfinas pela glândula pituitária.

Segundo DOUGANS (2001, p. 40), todas as partes do corpo recebem suas intervenções da medula espinhal. A tensão anormal causa retesamento dos músculos da coluna vertebral afetando os nervos e provocando dor. Quando a tensão é reduzida, os músculos param de se contrair, os vasos sanguíneos relaxam reduzindo as constrições vasculares, permitindo que o sangue flua livremente, levando nutrientes e oxigênio necessários a todos os órgãos e tecidos do corpo. Desta maneira também pode fluir melhor energia pelo corpo, visto que as coraças as aprisionam. Quanto mais relaxados os feixes musculares, maior a circulação energética.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base nos aspectos abordados e fundamentados na revisão de literatura, observou-se que a massoterapia pode também acrescentar em uma melhor qualidade de vida e auxílio às terapias manuais, se ambas trabalharem juntas, (terapia ocupacional e massoterapia). Através da troca do diagnóstico, ambos podem trabalhar na flexibilização das couraças, psíquica e muscular, não exatamente quebrando-as, mais sim dando flexibilidade às mesmas, contribuído com um trabalho de dentro para fora e de fora para dentro. Estas terapias, que são complementares visam mostrar ao sujeito que ele pode voltar a ter prazer na vida e ser alguém mais saudável em nível físico e mental e mais consciente na sua vida.

Desta forma, os benefícios gerais da massagem ocidental e oriental envolve a melhora da percepção de seu corpo, amplia a consciência corporal e o cuidado ofertado durante a terapia com massagem gera maior confiança e sensação de acolhimento e bem-estar, proporcionando uma atuação mais efetiva e eficaz de modo que venha a interferir nas áreas de desempenho ocupacional.

(12)

11

De modo que alcance um melhor resultado nas atividades desempenhadas, buscando o desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas de qualquer idade que tenham seu desempenho ou sua convivência afetado por problemas motores, cognitivos, emocionais e de inserção social.

A presente pesquisa teve como objetivo apresentar os conhecimentos a cerca da Massoterapia Oriental como recurso terapêutico manual na profissão da Terapia Ocupacional como uma oportunidade de ampliação no tratamento e preservação à saúde dentro de uma visão holística. Nessa perspectiva busca-se contribuir com novos conhecimentos nesse campo de atuação.

(13)

12

REFERÊNCIAS

DOUGANS, I; ELLIS, S. Um guia passo a passo para a aplicação da Reflexologia. 10ª ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

MACIOCIA, G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: um texto abrangente para Acupunturistas e Fisioterapeutas. 2ª ed. São Paulo, Roca, 2007 .

MONTAGU, A. Tocar – o significado Humano da pele. 5ª ed. São Paulo: Summus,

1988.

NEISTADT, M. E; CREPEAU, E. B. Terapia Ocupacional. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara, 2002.

ORSI, R. M. Massagem a terapia dos deuses – elementos de massoterapia. 3ªed. São Paulo: Ágora, 1985.

PISANI, E. et. Al. Psicologia Geral. 5ª ed. Porto Alegre: Vozes, 1985.

ROSS, J. Sistemas de Órgãos e Vísceras de Medicina Tradicional Chinesa. São Paulo: Roca, 1994.

SHEN, Peijian. Massagem para Alívio da Dor – Um original Gaia. Ed. Monole Ltda. Digital Soure. 1ª. edição brasileira – 1999. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/yoguins/massagem-para-alivio-da-dor-peijian-shen-livro.> Acesso em: 10 de fev. 2015

STEWART, M. A massagem terapêutica. São Paulo: Editorial Estampa, 1994.

WEN, T. S. Acupuntura Clássica Chinesa. Editora Cultrix. 1985.

YICHENG, J; JIAN, P. Fundamentos da Massoterapia Chinesa. São Paulo: Andrei Editora Ltda, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Antes de se apresentar as ações de melhoria que dizem respeito ao sistema pull e tendo em consideração que o planeamento da UI de Lamas combina a tipologia

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (STPM) e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM): uma vez que a relação entre dose e efeito ainda não foi estabelecida para o tratamento dos

O conjunto de variáveis oriundo da combinação das técnicas de dinamometria isocinética e de eletromio- grafia de superfície mostrou algumas tendências de

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Os resultados após um follow up de 5,5 anos foram de melhora na sobrevida global de 78% no grupo tratado imediatamente versus 62% no tratado tardiamente; e de 74% de melhora