• Nenhum resultado encontrado

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL 5º ANO CONTEÚDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL 5º ANO CONTEÚDO"

Copied!
47
0
0

Texto

(1)

1

ENSINO REMOTO

EMERGENCIAL

5º ANO

(2)

2

HORA DE APROFUNDAR

Matemática

Medidas de massa

Existem diferentes medidas de massa, usadas para representar a medida dessa importante grandeza. As medidas mais comuns estão ligadas ao grama, sendo os seus múltiplos o hectograma, o decagrama e o quilograma, os quais são utilizados em objetos de massa maior. Também existem os submúltiplos, decigrama, centigrama e miligrama, para medir objetos que possuem massa menor. Além dessas medidas de massa, existem outras usadas no dia a dia de certos grupos, como a tonelada, a arroba e o quilate.

Quais são as unidades de medidas de massa?

Para medir a massa, povos diferentes usavam medidas diferentes, no entanto, com o passar dos anos e com a globalização, essas medidas estão sendo cada vez mais padronizadas. Usamos as unidades de medida constantemente em nossas vidas: para sabermos nossa massa corporal, para realizamos a compra de produtos no mercado etc., e sequer percebemos que estamos lidando com elas. Por exemplo, para comprar carne, geralmente usamos o quilograma, mas, quando vamos comprar uma quantidade menor, por exemplo, 0,7 quilogramas, de forma quase intuitiva nós fazemos a conversão e pedimos 700 gramas dela.

Para medir a massa objetos mais leves, geralmente utilizamos a miligrama, mas também é comum falarmos em quilates quando estamos lidando com metais preciosos. Entender que existem várias medidas de massa e que podemos usar cada uma delas quando for conveniente é fundamental.

Grama: sendo a medida mais comum para massa e adotada pelo sistema internacional de medida, a grama possui seus múltiplos (quilograma, hectograma e decagrama) e seus submúltiplos (miligrama, centigrama e decagrama). As unidades conhecidas como múltiplos são usadas para pesar objetos que possuem mais massa, já as unidades conhecidas como submúltiplos são úteis para medirmos a massa de objetos considerados mais leves. Em situações-problemas, é bastante comum a realização da conversão de uma unidade de medida de massa para outras.

Toneladas: também é uma medida bastante comum, utilizada para massas muito grandes. Em vez de dizermos que algo tem, por exemplo, 2000 kg, é mais conveniente dizer que possui 2 toneladas.

Quilate: usado comumente no mercado de metais preciosos, o quilate é bastante comum, por exemplo, para referir-se a alianças produzidas por misturas metálicas. Usado para medidas pequenas, 1 quilate corresponde a 0,2 gramas.

Arroba: é uma medida muito adotada na agropecuária. Comum para cortes bovinos, em que o preço do bovino é dado por arrobas, geralmente 1 arroba corresponde a 15 quilogramas.

Existem outras medidas de massa, mas que não são usuais no Brasil, como o grão, a libra, a onça. Na Antiguidade, cada povo usava sua unidade de medida de massa, com critérios próprios definidos.

(3)

3 Para converter a unidade de medida, precisamos conhecer a lista das siglas:

kg → quilograma hg → hectograma dag → decagrama g→ grama dg → decigrama cg → centigrama mg → miligrama

Representando essas grandezas na ordem, vamos construir a tabela:

A fim de realizarmos a conversão de uma unidade que está à esquerda para outra que está à direita, multiplicamos por 10 cada unidade.

Exemplo

Convertendo 15 g → MG

Ao analisar-se a tabela, de grama até miligrama, tem-se três unidades de medida: g→ dg → cg → mg Multiplicaremos cada unidade por 10: 15 · 10 · 10 · 10 = 15 · 1000 = 15.000 mg

Para realizar conversões da direita para a esquerda, dividimos por 10 para cada unidade de medida.

Exemplo 2

Convertendo 12.000 cg → hg

Ao analisar-se a tabela, de centigrama para hectograma, tem-se quatro unidades de medida. hg ← dag ← g ← dg ← cg

Dividiremos cada unidade por 10: 12.000 : 10 : 10 : 10 : 10 = 12.000 : 10.000 = 1,2 hg

(4)

4

HORA DE EXERCITAR

Questão 1 – Como pode será dividido o grama?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

Questão 2 – Qual a necessidade de se medir a massa?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

Questão 3 – Dê um exemplo de como lidamos com medidas de massa?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Questão 4 – Para que são usadas as unidades conhecidas como múltiplos e submúltiplos do grama? _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

Questão 5 – Explique cama uma dessas grandezas: toneladas, quilates, arroba.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

HORA DE AVALIAR

Questão 1 - Uma das medidas agrárias mais comum é a arroba, denotada por @. Dessa forma, um gado tem o peso de 475 kg, sabendo-se que uma arroba corresponde a 15 kg, o peso desse gado em arroba é de aproximadamente:

a) 30@ b) 31@ c) 32@ d) 45@ e) 47@

Questão 2 - Um anel de metal foi confeccionado com um diamante com 26 quilates, além do metal, que possui 5,8 miligramas. Sabendo que 0,2 g corresponde a 1 quilate, qual será o peso do anel todo?

(5)

5 Questão 3 - O dono de um mercado comprou uma caixa de latas de ervilhas contendo 20 unidades. Sabendo que cada lata contem 220 g de ervilha, qual o peso da caixa em quilogramas?

a) 4,4 kg b) 44 kg c) 44,4 kg d) 444 kg e) 444,4 kg

Questão 4 - Se uma pizza possui massa de 500 g e a dividimos em 8 partes iguais, quanto cada parte possui em mg?

a) 62,5 mg b) 625 mg c) 625,00 mg d) 62,500 mg e) 62500 mg

Questão 5 - A carga de um caminhão é de 3 toneladas. Se já foram descarregados 850 kg, quantos quilogramas ainda faltam?

a) 215 kg b) 2 150 kg c) 21,50 kg d) 21 500 kg

Questão 6 - Efetue as seguintes transformações:

a) 2,5 mg em g= _______________ b) 9,56 dg em MG= _____________________ c) 0,054 hg em cg=_____________ d) 54 dag em dg = _______________________ e) 2,45 kg em hg= ________________ f)2,6 g em kg= ______________________

Questão 7 - Responda qual é a unidade de medida mais adequada para determinar a massa de cada animal abaixo em tonelada, quilograma, grama e miligrama.

a) baleia= ______________________ b) formiga=_______________________ c) gato= _______________________ d) elefante= ______________________

Questão 8 - Um navio petroleiro transporta 60 000 toneladas. Quantos barris de 120 kg podem ser enchidos com o petróleo transportado por esse petroleiro?

a) 50 barris b) 500 barris c) 5.000 barris d) 50.000 barris

Questão 9 - Complete as lacunas com quilograma ou grama.

A) um saco de cebolas pesa, aproximadamente 60 _________________________ B) um saco de fubá pesa, aproximadamente 50 _________________________ C) um cacho de uvas pesa, aproximadamente 250 _________________________ D) um pacote de pipoca pesa, aproximadamente 80 _________________________

Questão 10 - Jessica tem um cachorro chamado foguinho, ele pesa 5 kg e 290 g. Quantos gramas foguinho precisa engordar para pesar 6kg?

(6)

6 a) 7,1 gramas b) 71 gramas c) 710 gramas d) 7.100 gramas

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

https://www.youtube.com/watch?v=QaVwbB14cpg https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/grandezas-e-medidas-4ano

HORA DE APROFUNDAR

Geografia

Vegetação do Brasil

O tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação.

O Brasil, por ter dimensões territoriais continentais, abriga oito tipos principais de vegetação natural. São eles:

Floresta Amazônica: de clima equatorial e conhecida como Amazônia Legal, abriga milhões de espécies animais e vegetais, sendo de vital importância ao equilíbrio ambiental do planeta. Ela é classificada como uma formação florestal Latifoliada, pois suas folhas são largas e agrupam-se densamente atingindo grandes alturas.

Mata Atlântica: caracterizada como uma floresta latifoliada tropical e de clima tropical úmido, foi a vegetação que mais sofreu devastação no Brasil, restando apenas 7% de sua cobertura original. Era uma vegetação que se estendia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, mas que foi intensamente degradada pelos portugueses para a extração de madeira e plantio de cana-de-açúcar.

Caatinga: é uma vegetação típica de clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro. Possui plantas espinhosas e pobres em nutrientes. Nos últimos anos, vem sofrendo diversas agressões ambientais que causam

(7)

7 empobrecimento do solo, dificultando mais ainda o desenvolvimento dessa região.

Cerrado: típica do Planalto Central brasileiro e de clima tropical semiúmido, é a segunda maior formação vegetal do Brasil. Apesar de sua paisagem ser composta por árvores baixas e retorcidas, é a vegetação com maior biodiversidade do planeta. Somente nos últimos anos é que os ambientalistas vêm se preocupando com esse ecossistema, que sofre vários danos ambientais causados pela plantação de soja e cana-de-açúcar e pela pecuária.

Pantanal: localizada no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é considerada uma vegetação de transição, isto é, uma formação vegetal heterogênea composta por diferentes ecossistemas. Em determinadas épocas do ano, algumas porções de área são alagadas pelas cheias dos rios e é somente nas estiagens que a vegetação se desenvolve.

Campos sulinos: também conhecidos como “pampas” e característicos de clima subtropical, apresentam vegetação rasteira com a predominância de capins e gramíneas.

Mata de Araucária: com a predominância de pinheiros e localizada no estado do Paraná, é uma vegetação típica de clima subtropical. Sua cobertura original é quase inexistente em razão da intensa exploração de madeira para fabricação de móveis.

Mangues: é um tipo de vegetação de formação litorânea, caracterizado principalmente por abranger diversas vegetações, ocorrendo em áreas baixas e, logo, sujeito à ação das marés.

ALMEIDA, Regis Rodrigues de. "Tipos de Vegetação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/os-tipos-vegetacao.htm. Acesso em 22 de março de 2021.

(8)

8

Mapa Mental: Tipos de Vegetação no Brasil

HORA DE EXERCITAR

1- Qual das vegetações se parece com a do seu município?

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 2- Em um pequeno texto, descreva a vegetação do seu município.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 3- Qual foi a vegetação que mais sofreu devastação no Brasil?

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 4- Qual vegetação possui plantas espinhosas e pobres em nutrientes?

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 5- Como é conhecida também a vegetação “Campos Sulinos”?

(9)

9 _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

HORA DE AVALIAR

1- Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1- Floresta Amazônica Possui plantas espinhosas e é pobre em nutrientes.

2- Mata Atlântica Apesar de sua paisagem ser composta por árvores baixas e retorcidas, é a vegetação com a maior biodiversidade do

planeta.

3- Caatinga Foi a vegetação que mais sofreu devastação no Brasil, restando apenas 7% da sua cobertura.

4- Cerrado Foi a vegetação que mais sofreu devastação no Brasil, restando apenas 7% da sua cobertura.

5- Pantanal É um tipo de vegetação de formação litorânea, sujeita a ação de marés.

6- Campos Sulinos É conhecida como Amazônia legal, abriga milhões de espécies animais e vegetais.

7- Mangues Apresentam vegetação rasteira, com predominância de capins e gramíneas.

2- É formada por diversas vegetações e é sujeita a ação das marés, a principal espécie encontrada é o caranguejo. De qual vegetação o texto está falando?

( )Mata Atlântica ( )Mangues ( )Cerrado ( )Caatinga

3- Qual foi a vegetação que mais sofreu devastação no Brasil?

( ) Mata Atlântica ( ) Cerrado ( ) Pantanal ( ) Mangues

4- Qual vegetação possui plantas espinhosas e pobres em nutrientes?

( ) Campos Sulinos ( ) Caatinga ( ) Floresta Amazônica ( ) Pantanal

5- Como é o clima da Floresta Amazônica?

(10)

10 6- Tem predominância de pinheiros e é localizada no Estado do Paraná. De que vegetação está sendo falado?

( ) Mata das Araucárias ( ) Mata dos cocais ( ) Mangues Litorâneos ( ) Pantanal

7- Qual a vegetação típica do planalto Central?

( ) Mangues ( ) Cerrado ( ) Campos Sulinos ( ) Caatinga

8- Qual tipo de vegetação é conhecida como latifoliada e de clima tropical úmido? ( ) Mangues ( ) Mata das Araucárias ( ) Pantanal ( ) Floresta Amazônica

9- Qual a vegetação predominante no território brasileiro?

( ) Campos sulinos ( ) Floresta Amazônica ( ) Mata Atlântica ( ) Pantanal

10- É localizada no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e é considerada uma vegetação de transição. De que vegetação está sendo falado?

( ) Pantanal ( ) Cerrado ( ) Mata dos cocais ( ) Floresta Amazônica

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

https://www.youtube.com/watch?v=7Y2LyALBKNY

HORA DE APROFUNDAR

Ciências

Os sistemas: digestório, respiratório e circulatório

Sistema digestório.

O sistema digestório é o sistema do corpo humano responsável por garantir o processamento do alimento que ingerimos, promovendo a absorção dos nutrientes nele contidos e a eliminação do material que não será utilizado pelo corpo. Esse processamento é garantido graças à ação dos vários órgãos que compõem o canal alimentar, bem como pela presença de glândulas acessórias, que sintetizam substâncias que são essenciais no processo de digestão.

A digestão inicia-se na boca, onde o alimento é triturado pelos dentes na mastigação e umedecido pela saliva. Nesta região se inicia a digestão do alimento, processo segue em movimentos peristálticos pelo

(11)

11 esôfago, continua no estômago e termina no intestino delgado. No intestino grosso há a maior absorção de água e, consequentemente, as fezes tornam-se semi-sólidas, passam pelo reto e são eliminadas pelo ânus.

 Nutrição Alimentar

Já que estamos falando sobre o sistema digestório, vamos observar também, como funciona a nutrição alimentar. Nutrição é a ciência que estuda as diversas etapas que um alimento sofre, desde a sua introdução no organismo (mastigação) até sua eliminação, também

relacionando estes fatores à presença ou não de consequências maléficas ou benéficas.

É nessa etapa que ocorre os processos de digestão, absorção, metabolismo e eliminação dos nutrientes. É um ato involuntário e ocorre apenas com a introdução do alimento no sistema digestório.

Sistema respiratório

O sistema respiratório humano é composto pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Esses três últimos formam o órgão conhecido como pulmão.

As cavidades nasais são constituídas por duas cavidades, separadas por um septo, que se iniciam nas narinas e estendem-se até a faringe. Nessas estruturas estão localizadas células sensoriais que são responsáveis pela percepção de cheiro. Existem células epiteliais que revestem essas cavidades e são responsáveis por produzir muco, substância que umedece as vias respiratórias e garante que algumas partículas fiquem retidas e não entrem no sistema respiratório. Os pelos do nariz, juntamente ao muco, funcionam como verdadeiros filtros.

Após as cavidades nasais, encontramos a faringe, uma estrutura musculosa ao sistema digestório e respiratório. Logo após essa porção, observamos a laringe, uma região dilatada formada principalmente por cartilagem que liga a laringe à traqueia. Essa região apresenta uma proeminência, mais acentuada em homens, que forma o chamado pomo de Adão.

(12)

12 Na porção inicial da laringe, encontramos a epiglote, uma estrutura cartilaginosa que funciona como uma válvula, no momento da alimentação, que impede que o alimento entre nas vias respiratórias. Nesse órgão também encontramos as pregas vocais, estruturas responsáveis pela nossa capacidade de comunicação através da fala.

Logo após a laringe, encontramos a traqueia, um tubo que apresenta de 9 a 12,5 centímetros de comprimento localizado na altura da sexta vértebra cervical até a quinta torácica. Essa estrutura é formada por vários anéis de cartilagem, que impedem que ela se feche, permitindo a passagem constante de ar.

A traqueia divide-se em dois tubos chamados de brônquios, que penetram nos pulmões e ramificam-se em tubos mais finos que são conhecidos como bronquíolos e formam a chamada árvore respiratória. Nos bronquíolos, não é mais encontrada cartilagem, sendo encontrado principalmente músculo não estriado.

Na extremidade dos bronquíolos, são encontradas pequenas bolinhas que formam os alvéolos pulmonares. Essas estruturas de paredes finas apresentam uma grande quantidade de vasos sanguíneos revestindo-as. É nesse local que ocorrem as trocas gasosas, processo conhecido como hematose. Neste processo, o oxigênio proveniente da respiração pulmonar difunde-se para o interior dos capilares, enquanto o gás carbônico dos capilares passa para o interior dos alvéolos.

Os pulmões são dois órgãos esponjosos que estão situados no interior da caixa torácica e possuem a forma de cone. Apresentam coloração rosada quando a pessoa é jovem e coloração mais escura com a idade, em razão principalmente da poluição atmosférica e de contato com cigarro. O órgão encontra-se revestido por duas membranas denominadas pleuras e entre elas há um líquido chamado de interpleural. Esse órgão é formado por milhares de bronquíolos e alvéolos.

(13)

13 Sistema circulatório

O coração, os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório.

A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

O coração

O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.

Observe o esquema do coração humano, existem quatro cavidades:  Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;

Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.

O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da

valva atrioventricular esquerda.

O coração humano um órgão cavitário (que apresenta cavidade), basicamente constituído por três camadas:

Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;

(14)

14  Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração;

Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.

Quando, por algum motivo, as artérias coronárias – ramificações da aorta – não conseguem irrigar corretamente o miocárdio, pode ocorrer a morte (necrose) de células musculares, o que caracteriza o infarto do miocárdio.

Existem três tipos básicos de vasos sanguíneos em nosso corpo: artérias, veias e capilares. Um sistema de defesa

O nosso organismo está sujeito a constantes ataques de todos os tipos: vírus, bactérias, ácaros, gases venenosos etc. Para se defender desses ataques, o corpo tem um sistema de proteção muito eficaz: é o sistema imunológico. Constituído por células especiais existentes no sangue e na linfa, esse sistema é a primeira linha de defesa que os micróbios encontram ao invadir o nosso organismo. São os chamados glóbulos brancos, ou leucócitos, que se especializam e criam autênticos ‘grupos de ataque’, os chamados “anticorpos”, segundo o tipo e variedade dos ‘assaltantes’. Como é evidente, esse sistema de defesa será tanto mais ativo e eficaz quanto mais saudável for o estilo de vida.

HORA DE EXERCITAR

Responda as seguintes questões:

1. Que sistema do corpo humano exerce a função fundamental de levar o oxigênio do ar até as nossas células?

R:

2. Qual o sistema que é formado por um complexo de vasos sanguíneos, que transportam nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos e excretas que devem ser eliminadas?

R:

3. Qual é o nome do sistema responsável por garantir o processamento dos alimentos, gerando energia para o trabalho do corpo?

R:

4. Quais são os três tipos básicos de vasos sanguíneos existentes em nosso corpo? R:

(15)

15 5. Converse com os seus familiares e escreva sobre a saúde da sua família. Em 2020 alguém da sua família teve algum problema respiratório? Qual? Como foi tratado?

R:

HORA DE AVALIAR

1. Correlacione os sistemas do corpo a seguir às suas respectivas estruturas. A. Sistema respiratório.

B. Sistema circulatório. C. Sistema digestório.

( ) Estômago ( ) Traqueia

( ) Pulmão ( ) Vasos sanguíneos ( ) Intestinos ( ) Coração

2. Analise as afirmações a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo. ( ) Nos alvéolos pulmonares ocorrem trocas gasosas.

( ) A digestão começa no estômago, lugar onde os nutrientes são absorvidos.

( ) O sistema respiratório humano é composto pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

3. De acordo com a imagem abaixo, o percurso do alimento é:

a) ( ) boca, faringe, laringe, estômago, fígado, intestino grosso, reto.

(16)

16 c) ( ) boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, ânus.

4. Assinale a alternativa que apresenta uma estrutura comum ao sistema respiratório e digestivo. a) Brônquios b) Faringe

c) Pulmão d) Esôfago

5. O nosso organismo está sujeito a constantes ataques de todos os tipos: vírus, bactérias, ácaros, gases venenosos, etc. Para se defender desses ataques, o corpo tem um sistema de proteção muito eficaz que é: a) O sistema circulatório

b) O sistema fisiológico c) O sistema digestório d) O sistema imunológico

6. O coração:

(A) possui paredes formadas por músculos e bombeia o sangue para todo o corpo.

(B) possui paredes formadas por cavidades cheias de ar. Dentro dele existe cavidades de sangue. (C) possui paredes formadas por ramos e bronquíolos. Dentro dele existe cavidades de sangue

7. Os pulmões:

(A) ocupam quase toda a cavidade bucal. Temos dois pulmões, um do lado direito e outro do lado esquerdo.

(B) é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco.

(C) São dois órgãos esponjosos, um localizado do lado direito, outro do lado esquerdo e estão situados no interior da caixa torácica.

8. Marque o órgão destacado na figura do Sistema Respiratório.

(A)Laringe. (B)Traqueia. (C)Pulmão. (D)Faringe.

(17)

17 (A) Intestino grosso. (B) Esôfago (C) Brônquios (D) intestino delgado

10. Encontre no diagrama abaixo palavras relacionadas ao sistema digestório.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

https://youtu.be/dcgg9dsgX7c https://youtu.be/j5L5oGsWaxA https://youtu.be/hlPYj7XWouA

HORA DE APROFUNDAR

Ensino Religioso

Crenças religiosas e filosofias de vida: narrativas religiosas

NARRATIVAS RELIGIOSAS

NARRATIVAS – O homem é um ser de linguagem.

A narrativa cerca as pessoas desde o momento que conseguem compreender a fala e fornece aos indivíduos uma ferramenta, para aprender e ensinar uns aos outros. Estamos constantemente narrando acontecimentos, contando sobre eventos que assistimos ou participamos ou sobre os quais ouvimos falar. A narrativa começa com a própria história da humanidade e está presente em todos os tempos, em todos os lugares, em todas as sociedades, todos os grupos humanos têm as suas narrativas.

NARRATIVAS RELIGIOSAS – Textos sagrados orais e escritos

Existem muitas religiões no mundo, todas elas com ensinamentos éticos que orientam os seus seguidores quanto às formas de se viver em comunidade e em sintonia com o Transcendente. O ensinamento

(18)

18 religioso geralmente é transmitido para as pessoas através das narrativas religiosas contidas nos textos orais e escritos. Os textos que são escritos, formam os livros sagrados. Os textos contados verbalmente: são as histórias sagradas de transmissão oral. As ideias sagradas podem ser também pintadas, como por exemplo, as pinturas encontradas nas paredes das igrejas, templos, vitrais, etc.

Texto sagrado escrito Texto sagrado oral Pinturas Sagradas

As diversas tribos indígenas, que não utilizavam à escrita, tinham a sua religião valorizada e transmitida para as futuras gerações por meio das histórias que eram contadas. Estes povos não só narravam seus textos sagrados, como os desenhavam, dançavam, teatralizavam etc. Desta forma eles conseguiram preservar suas tradições religiosas. Do mesmo modo, os povos africanos, trazidos à força para o trabalho escravo, buscaram manter viva a sua religião através da arte de seus costumes e de sua forma própria de cultuar.

Povo indígena transmitindo seus ensinamentos Povo africano transmitindo seus ensinamentos

Ainda hoje, há algumas tradições religiosas que se utilizam da oralidade, como, por exemplo, as culturas nativas, as indígenas, as africanas, entre outras. Nestas, os textos orais, narração passada de geração para geração, é o meio utilizado para repassar os ensinamentos sobre os conteúdos e a maneira de viver suas religiosidades.

As pessoas são diferentes e as religiões também. Sendo assim, cada religião tem os seus próprios textos sagrados. O objetivo principal de uma organização religiosa é preservar as orientações contidas nos textos sagrados que registram os fatos relevantes da tradição religiosa, como as orações, os sermões, a doutrina, a história.

SACRALIDADE DOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS

Os textos orais e escritos das diversas religiões são considerados sagrados e revelados por Deus ou por um Ser Transcendente. A percepção da sacralidade desses textos se dá de diferentes maneiras, de acordo

(19)

19 com o contexto histórico, a cultura e a experiência religiosa de cada povo ou grupo religioso. Cada um destes tem seu jeito próprio de perceber a presença da transcendência na sua vida, na sua historia. Essa experiência religiosa, tornada memória coletiva, é contada, celebrada, recriada em momentos diferentes da vida da comunidade.

Cada livro ou texto sagrado tem a sua especificidade. São considerados sagrados para uma determinada religião ou tradição religiosa e não para as demais. Portanto, não podemos reduzir os textos sagrados a um denominador comum.

As narrativas religiosas das tradições orais e os livros sagrados exercem há muito tempo grande influencia na humanidade. Agrupam em torno de si e mantêm coesos, há séculos ou milênios, pessoas e grupos religiosos, conferindo-lhes significado e sentido de vida, orientando atitudes comportamentos e alimentando esperanças, sonhos e utopias.

EXEMPLOS DE NARRATIVAS

Sopro de Tupã (Narrativa Indígena) – Mito da criação Guarani onde Tupã cria o céu e a terra e amassa e molda o barro para criar o primeiro homem e com seu sopro lhe dá a vida, inteligência e sabedoria.

Árvore Iroko (Narrativa Africana) – Na cultura Yorubá, Iroko que é um dos orixás mais antigos, foi plantado na terra tornando-se a primeira árvore, por onde desceram todos os orixás pra começaram o trabalho de povoar a terra e dar toda a vida à ela.

Deus Salva Noé (Narrativa Cristã) – Narrativa bíblica em que Deus vendo que o homem se tornava mau, resolveu mandar o dilúvio e salva Noé e sua família, dizendo a Noé que construísse uma arca e colocasse a sua família e também animais, machos e fêmeas, de todas as espécies.

AS TRADIÇÕES MONOTEÍSTAS REUNIRAM SUAS NARRATIVAS EM LIVROS SAGRADOS

Corão (Alcorão) – Islamismo

O Corão é o livro sagrado para o islamismo. Os seguidores acreditam ser a revelação da fala ou Palavra de Deus. Para os muçulmanos a mensagem divina foi transmitida para profetas anteriores, como por exemplo, Moisés e Jesus, mas foi

(20)

20 corrompida pelos homens. Portanto, para os muçulmanos, somente o Corão expressa sem falhas a Palavra de Deus. Corão, ou Qur'na significa “leitura” ou “recitação”.

Bíblia – Cristianismo

Bíblia, texto sagrado para o cristianismo e significa “livros”. A Bíblia não é um único livro e sim uma coletânea. A Bíblia está dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. No Antigo Testamento, temos o relato da experiência religiosa do povo israelita e sua origem. No Novo Testamento está descrita a vida e obra de Jesus Cristo e fatos que originaram a Igreja Cristã. Também a Bíblia fala sobre a vida dos primeiros apóstolos e o movimento de expansão da fé cristã. Existem outros assuntos como: orações, rituais, história, sabedoria e até mesmo poesia consideradas inspiradas por Deus.

Torá – Judaísmo

A Torá é livro sagrado para o judaísmo e tradicionalmente é escrito em pergaminhos. Na Torá é contada a história do povo judeu e nela existem as leis judaicas que fazem parte da aliança de Deus com o povo escolhido. São 613 leis ou obrigações fundamentais para os judeus que estão descritas no livro sagrado.

Vedas – Hinduísmo

Um dos livros sagrados para os hinduístas, que foi compilado por volta de 3.000 a.C., chama-se Vedas. Tratam-se de quatro coleções de hinos, orações e textos ritualísticos, revelados aos antigos sábios. O mais antigo e sagrado é o Rig Vedas. Vedas significam “saber e conhecimento”. É considerada pela história a escritura sagrada mais antiga da humanidade.

Dhammapada – Budismo

Sabemos que o Buda não deixou nada escrito, pois seus ensinamentos eram feitos somente pela oralidade, ou seja, de forma falada. Após a sua morte seus seguidores passaram a transcrever suas idéias em textos escritos. Por isso, no Budismo encontramos diversos escritos inspirados nos ensinamento de Buda. Para alguns budistas um dos livros mais representativos é o chamado “Dhammapada”, pois apresenta os ensinamentos de vida transmitidos por Buda.

HORA DE EXERCITAR

Questão 1: Como são transmitidos os ensinamentos religiosos?

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

(21)

21 ______________________________________________________________________________________ Questão 2: O que são os Livros Sagrados? Qual o Livro Sagrado da sua religião?

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ Questão 3: Qual foi o papel da oralidade para as religiões indígenas? Cite uma cultura que ainda hoje usa a oralidade como forma de repassar seus ensinamentos religiosos?

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ Questão 4: Na sua opinião, qual o objetivo das religiões?

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ Questão 5: Veja alguns exemplos de ensinamentos religiosos:

Hinduísta: “Não faças aos outros aquilo que, se a você fosse feito, causar-lhe-ia dor.”

Budista: “De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar os seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo fiel à sua própria palavra”. Judaica: “Não faça ao seu semelhante aquilo que para você é doloroso.”

Cristã: “Tudo quanto quer que os outros façam para você faça-o também para eles.” Muçulmana: “Ninguém pode ser um fiel até que ame o seu irmão como a si mesmo.

Escreva um parágrafo sobre o que você entendeu desses ensinamentos:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

HORA DE AVALIAR

Questão 1: As diferentes organizações sociais registram as suas experiências com o Transcendente das mais variadas formas. Dentre elas podemos citar os textos sagrados orais e escritos. Marque a alternativa que apresenta o objetivo dos textos sagrados:

(22)

22 b. A percepção escrita das experiências recentes dos iniciados nas religiões orientais.

c. O sentido daquela experiência transcendental para os povos indígenas e africanos.

d. Registrar os fatos relevantes da tradição religiosa e relatar para outros povos o modo como percebem o transcendente.

Questão 2: Dentre as alternativas abaixo, identifique aquela que contempla uma característica dos textos sagrados orais:

a. São textos rabiscados em materiais muito delicados e por isso não existem nos dias atuais. b. São os textos que percorrem uma família de geração em geração.

c. São narrativas sagradas individualizadas e que mudam de tempos em tempos.

d. Narração passada de geração para geração, sobre os conteúdos e a maneira de viver suas religiosidades. Questão 3: Marque V paras as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.

( ) As pessoas são diferentes e as religiões também.

( ) Árvore Iroko é uma narrativa religiosa africana em que o índio Iroko se tranforma em uma árvore. ( ) Olorum através do seu sopro concede vida, inteligência e sabedoria ao homem.

( ) Todas as religiões utilizam os mesmos textos sagrados.

( ) As narrativas religiosas orientam atitudes comportamentos e alimentam esperanças, sonhos e utopias. Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta das respostas:

a. V, F, F, F, F b. V, F, F, F, V c. F, F, F, F, V d. V, F, V, F, V

Questão 4: Associe a primeira coluna com a segunda.

( 1 ) Alcorão ( ) texto sagrado para o cristianismo e significa “livros”. ( 2 ) Dhammapada ( ) é um registro das palavras exatas reveladas por Deus. ( 3 ) Torá ( ) ensinamentos de vida transmitidos por Buda.

( 4 ) Vedas ( ) São 613 leis ou obrigações fundamentais para os judeus ( 5 ) Bíblia ( ) livros sagrados para os hinduístas

Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta das respostas:

a. 5, 1, 2, 3, 4 b. 4, 1, 2, 3, 5 c. 5, 1, 3, 2, 4 d. 5, 2, 1, 3, 4

Questão 5: Sobre a Sacralidade dos textos orais e escritos, marque a alternativa INCORRETA: a. Não podemos reduzir os textos sagrados a um denominador comum.

b. A percepção da sacralidade desses textos se dá de diferentes maneiras, de acordo com o contexto histórico, a cultura e a experiência religiosa de cada povo ou grupo religioso.

(23)

23 d. Os textos orais e escritos das diversas religiões são considerados sagrados e revelados por Deus ou por uma divindade.

Questão 6: “É transmitido na forma oral. São histórias míticas que os sábios anciões contam oralmente para toda a tribo, preservando assim a sabedoria e a tradição”. O trecho se refere a:

a. Tradição oral indígena b. Tradição oral cristã c. Tradição oral e escrita d. Tradição escrita indígena

Questão 7: Os povos fazem religião, cada um a sua maneira. Este jeito de fazer religião acaba sendo registrado, guardado e transmitido para as pessoas que virão no futuro. Sendo assim, a alternativa que expressa às formas mais comuns de transmissão das histórias sagradas:

a. Teatro e oralidade b. Oralidade e escrita

c. Escrita e em pinturas d. Oralidade e em sinais de fumaça.

Questão 8: Cada tradição religiosa, ou religião tem seus próprios textos sagrados, os quais contém ensinamentos sobre as crenças e as normas de conduta que devem ser seguidas pelos adeptos ou seguidores. Partindo dessa afirmação, marque a alternativa que apresenta as religiões que têm seus textos sagrados escritos:

a. Cristianismo e tradição indígena b. Judaísmo e tradição africana c. Cristianismo e Judaísmo d. Índios e africanos

Questão 9: Sobre a narrativa é INCORRETO afirmar que: a. A narrativa inicia com a própria história da humanidade. b. Está em todos os lugares.

c. Estamos sempre ocultando sobre eventos que assistimos, participamos ou ouvimos falar. d. Todos os grupos de pessoas trazem as suas narrativas.

Questão 10: Sobre a ideia de SAGRADO. Marque a opção correta: a. Sagrado é algo que merece a nossa veneração, respeito. b. Sagrado é tudo aquilo que não deve ser respeitado. c. Sagrado é algo que não tem importância.

d. Só é sagrado aquilo que nós podemos ver, sentir, tocar.

(24)

24 https://youtu.be/1ZUP_PQ2hgc https://youtu.be/CoU_ucjQi1M https://youtu.be/wA42Jftj5M0

HORA DE APROFUNDAR

Artes

A dimensão espaço/tempo na relação das diversas linguagens e o indivíduo:

Música: Contexto e práticas.

Música é o substantivo feminino que dá nome à arte e técnica de combinar os sons de forma melodiosa e com ritmo, podendo ser transmitida por meio da voz e de instrumentos musicais. Música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma através do som.

A palavra “Música” tem sua origem no grego antigo. Vem de “TECHNE”, que significa técnica, junto a “MOUSIKÊ”, que pode ser interpretado como musas. Para os gregos, a música tinha um sentido muito mais amplo que o atual.

 A Linguagem da Música

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Em qualquer tipo de espetáculo, a Linguagem Musical tem um papel insubstituível. Nas representações teatrais, acompanha os gestos, a coreografia, a declamação, para acrescentar algo mais à trama, para tornar o espetáculo mais fascinante e completo.

 A Função Social da Música

A Música é uma das mais antigas formas de arte da humanidade, ela está presente nas mais diferentes culturas e nos mais distantes períodos da história da civilização. A música aproxima as pessoas, fazendo-as compartilhar suas ideias, emoções e experiências. As pessoas ouvem e produzem música pelos mais diversos motivos. Por sua diversidade de utilização, a música se presta as mais diversas funções: celebrar; expressar os sentimentos e as emoções, em rituais religiosos; acompanhar outras formas de arte como teatro e o cinema; transmitir conhecimentos; expressar a cultura; caracterizar um período da história; motivar a força e a coragem na guerra; como forma de comunicação.

(25)

25  Elementos Formais da linguagem Musical

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e é articulando esses cinco elementos que se criam músicas:

HORA DE EXERCITAR

1- O que é música?

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 2- Descreva a linguagem musical

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 3- Qual a função social da música?

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 4- Escreva os cinco elementos formais da música

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 5- Você conhece essa música? Então vamos cantar:

(26)

26 Agora é a sua vez! Escreva uma música que gosta.

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

HORA DE AVALIAR

1- Sobe a definição de música é correto afirmar: a) É o substantivo feminino que dá nome à arte.

b) É a técnica de combinar os sons de forma melodiosa e com ritmo. c) É transmitida por meio da voz e de instrumentos musicais. d) Todas as opções acima estão corretas.

2- “A arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma.” A frase se refere a: a) Cantigas. b) Lendas. c) O amor d) A música.

3- A palavra “Música” tem sua origem:

a) No português. b) No italiano. c) No latim d) No grego.

4- A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar _____________, ___________________ e ______________________.

Complete os espaços em branco marcanda uma das opções abaixo.

a) Sensações, sentimentos e pensamentos b) Sensações, sentimentos e música c) Sensações, sentimentos e silêncio d) Sensações, sentimentos e linguagem

5- “Nas representações teatrais, acompanha os gestos, a coreografia, a declamação, para acrescentar algo mais à trama, para tornar o espetáculo mais fascinante e completo”. O texto faz referência:

a) Nenhuma opção está correta b) A Função Social da Música c) Elementos Formais da linguagem Musical d) A Linguagem da Música

6- A ___________é uma das mais antigas formas de arte da ____________, ela está presente nas mais diferentes culturas e nos mais distantes períodos da história da________________.

Complete os espaços em branco marcanda uma das opções abaixo.

a) Música, civilização, humanidade b) Música, humanidade, civilização c) Civilização, música, humanidade d)Civilização, humanidade, música

(27)

27 7- A música se presta as mais diversas funções. Marque a opção INCORRETA.

a) Celebrar; em rituais religiosos;

b) Transmitir conhecimentos; expressar a cultura; c) Expressar os sentimentos e as emoções; d) Todas as opções estão incorretas

8- “São características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos”. O texto se refere:

a) Elementos da música b) Elementos sociais c) Elementos formais d) Elementos da linguagem

9- Os elementos formadores do som criam músicas. Quais esses elementos? Marque a opção correta. a) Timbre, intensidade, altura, densidade

b) Timbre, intensidade, altura, densidade, duração. c)Timbre, intensidade, altura

d) Timbre, intensidade

10- “A música aproxima as pessoas, fazendo-as compartilhar suas _________, __________ e _______________”.

Complete os espaços em branco marcanda uma das opções abaixo.

a) Ideias, emoções e experiências b) Experiências, ideias e emoções c) Experiências, emoções e ideias d) Ideias, experiências e emoções

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

http://4.bp.blogspot.com/--hK32O2GIF8/UfcB3GkmqMI/AAAAAAAAHTA/Luo3J- It13M/s1600/%23CABE%C3%87A,+OMBRO+.JPG https://image.slidesharecdn.com/110618-180611161740/95/atividade-de-arte-msica-1- 638.jpg?cb=1528733941

HORA DE APROFUNDAR

Educação Física

O que são esportes de rede e parede?

Esportes com rede divisória ou com parede de rebote são categorias que englobam modalidades de arremesso, lançamento ou batida/rebatida sobre a rede ou contra a parede. Em geral, essas modalidades

(28)

28 usam implementos como bolas ou petecas e equipamentos para rebatida (tacos, raquetes e afins). Assim, os jogadores buscam criar situações de jogo desfavoráveis para que seus oponentes continuem as jogadas.

A diferença entre essas duas categorias é, principalmente, a organização do jogo. Nos esportes com rede divisória, essa organização se dá em relação à rede que divide a quadra em duas partes. Nessa categoria, o objetivo é que o implemento passe por cima da rede. Já nos esportes com parede de rebote, há uma parede contra a qual a bola deve obrigatoriamente ser rebatida para a continuidade do jogo.

Exemplos de modalidades

A seguir, você confere alguns exemplos de esportes que se encontram nesses dois sistemas de classificação. Acompanhe:

Esportes com rede divisória

Veja exemplos de esportes com rede divisória:

Tênis: é um esporte de rede jogado entre dois ou quatro jogadores em uma quadra retangular dividida ao meio por uma rede. Essa modalidade tem como objetivo o lançamento e a rebatida da bola sem deixá-la cair ou sair do espaço de jogo, simultaneamente visando colocá-la em situação desfavorável para a progressão por parte do oponente.

Badminton: essa modalidade, assim como o tênis, é um esporte de raquetes que pode ser praticado individualmente ou em duplas. Entretanto, entre outros aspectos que diferem essas modalidades, no badminton, utiliza-se uma peteca no lugar da bola.

Vôlei de praia: esse esporte também pode ser disputado individualmente ou em duplas. Entretanto, é jogado em uma quadra de areia, com espaço de jogo dividido ao meio por uma rede. Seu objetivo consiste em lançar e rebater a bola com as mãos de modo que ela caia na quadra adversária.

Esportes com parede de rebote

Confira também exemplos de esportes com parede de rebote:

Pelota basca: esse esporte possui quatro modalidades – mão nude, com tacos, com raquetes e com cestas. Em todas as modalidades, as regras são as mesmas: os jogadores, individualmente ou em duplas, são separados por uma linha no chão ou por uma rede e devem rebater a pelota (bola) contra um frontão (duas paredes em ângulo de 90°).

Raquetebol: o esporte é praticado em uma quadra retangular fechada individualmente, em duplas ou em trios, consistindo em saques alternados com uma raquete (amarrada ao punho do jogador para não escapar). Assim, os jogadores utilizam as paredes como pontos de impacto da bola, devendo evitar que ela quique duas vezes seguidas no chão. Vence o jogador que obtiver 2 sets de 15 pontos primeiro.

Squash: jogado individualmente ou em duplas, o squash é um esporte disputado em quadra quadrada fechada e que se utiliza das paredes laterais e frontais para que ocorra o jogo. A quadra possui marcações que delimitam as ações dos jogadores e, obrigatoriamente, a bola tem que ser rebatida contra a parede frontal antes da jogada de cada jogador/dupla.

(29)

29

HORA DE EXERCITAR

1. Dê exemplos de Esportes com Rede de divisória

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

2. Dê exemplos de Esportes com Parede de Rebote

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

3. Qual o objetivo do Esporte Vôlei de praia?

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

4. O que são esportes de rede e parede?

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

5. Qual a diferença entre as duas modalidades?

_______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

HORA DE AVALIAR

As questões a seguir tratam sobre os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote. 1- Marque a alternativa incorreta.

a) Exemplos de modalidades: Vôlei, Vôlei de praia e Tênis de mesa.

b) Induzir o adversário ao erro é uma das formas de sair vitorioso nesse tipo de esporte. c) Reúnem modalidades somente individuais.

d) Tem o objetivo de lançar ou rebater a bola para o lado da quadra adversária.

(30)

30 a) A arbitragem deve possuir dois juízes, um anotador e quatro fiscais de linha;

b) O jogo começa quando uma equipe saca a bola e o time adversário a recebe, tendo o direito de dar três toques na bola antes de arremessá-la de volta;

c) O jogador que saca a bola tem oito segundos após o apito do árbitro. Só é permitida uma tentativa de saque;

d) As partidas de vôlei são disputadas em quatro sets. Ganha quem vencer três sets de 25 pontos cada;

3- O que é essencial para a prática de tênis?

a) Rede, quadra e arbitro b) Tênis adequado, raquete, quadra e rede c) Raquete, rede e árbitro d) Raquete e quadra

4- As partidas de tênis podem ser disputadas com quantos jogadores? a) Individual ou dupla b) Dupla ou trio

c) Individual ou trio d) Dupla ou quarteto

5- No tênis de mesa qual é a pontuação que o vencedor tem que conseguir marcar primeiro? a) 13 Pontos b) 15 Pontos c) 21 Pontos d) 25 Pontos

6- Qual é o jogo cujo objetivo é bater a bola contra a parede (dentro das linhas-limites) e evitar que o rival a rebata antes do segundo quique no solo?

a) Voleibol b) Pelota Basca c) Tênis d) PingPong

7- A pelota basca tem como modalidades: pelota a mão nude, com raquetes e com cestas. a) Verdadeiro b) Falso

8- Qual dos esportes abaixo não é classificado como esporte de rede?

a) Badminton. b) Vôlei. c) Tênis de mesa. d) Basquete.

9- Sobre a modalidade esportiva do squash, é correto o que se afirma em: a) Só é possível praticar o squash em duplas.

b) A quadra deve ser fechada para rebater a bola.

c) Utiliza-se a peteca como um dos equipamentos obrigatórios. d) Vence o jogador que obtiver 2 sets de 15 pontos primeiro.

(31)

31 I – Invasão;

II - Rede/Parede; III - Rebatida/ Campo IV - Alvo

a) I – Hóquei, II – Voleibol, III – Softbol, IV - Boliche b) I – Voleibol, II – Peteca, III – Bete, IV - Dardo c) I – Handebol, II – Kickbol, III – Bocha, IV - Tiro d) I - Rugby, II – Peteca, III – Bocha, IV - Tiro

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

https://youtu.be/1ZUP_PQ2hgc https://youtu.be/CoU_ucjQi1M https://youtu.be/wA42Jftj5M0

HORA DE APROFUNDAR

História

A origem do povo brasileiro

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos. Entre esses asiáticos, destacamos os Japoneses, estes e suas culturas podem ser vistos em nossa região.

Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, nesse caso, os índios. Existem diversos grupos indígenas no país, entre os principais estão: Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani.

Povos africanos: grupo humano que sofreu uma migração involuntária, foram capturados e trazidos para o Brasil, especialmente entre os séculos XVI e XIX. Nesse período, desembarcaram no Brasil milhões de negros africanos, que vieram para o trabalho escravo. Os escravos trabalharam especialmente no cultivo da cana-de-açúcar e do café.

Imigrantes europeus e asiáticos: os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do século XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de imigrantes europeus e também asiáticos. Na primeira metade do século XX, pelo menos quatro milhões de imigrantes desembarcaram no Brasil. Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se:

(32)

32 portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Em relação aos povos asiáticos, podemos destacar japoneses, sírios e libaneses.

Os Indígenas e a formação do Brasil: O território que se tornaria o Brasil registra a presença de humanos há 12 mil anos. Os indígenas ocupavam toda superfície,

especialmente o litoral, várias tribos indígenas, cada uma com sua língua e costumes, eles foram os primeiros habitante do território brasileiro.

Os portugueses no novo mundo: O primeiro grupo europeu a aportar no Brasil foram os portugueses. Estes realizaram as viagens marítimas com vários objetivos: queriam metais preciosos, terras, expandir o cristianismo e glória nas batalhas. O processo de colonização portuguesa no

Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que os termos civilizar, explorar, exterminar, conquistar e dominar estão diretamente ligados às relações de poder de uma determinada civilização sobre outra, ou seja, os portugueses submetendo ao domínio e conquista os indígenas. Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América). No ano de 1500, os primeiros portugueses chegaram ao chamado “Novo Mundo” (América), e com eles o navegador Pedro Álvares Cabral desembarcou no litoral do novo território. Logo, os primeiros europeus tomaram posse das terras e tiveram os primeiros contatos com os indígenas denominados pelos portugueses de “selvagens”. Esse “desencontro de culturas”, deu inicio ao extermínio dos indígenas tanto por meio dos conflitos entre os portugueses quanto pelas doenças trazidas pelos europeus, como a gripe e a sífilis.

HORA DE EXERCITAR

Com base em nossos estudos e na leitura realizada responda as questões a seguir 1- De acordo com a leitura explique o significado da palavra miscigenação?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

2- Quais os principais povos que dão origem ao povo brasileiro?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

(33)

33 a) Qual a estratégia utilizada pelos portugueses para se aproximarem dos indígenas?

... ... b) Você acha que os portugueses conseguiram enganar alguns indígenas com essa tática? Justifique.

... ... 4- A figura ao lado representa manifestação cultural de qual dos povos citados?

... ... ...

5- Qual as consequências que o “desencontro de culturas” podem causar em um povo?

... ...

HORA DE AVALIAR 1- Sobre a formação do povo brasileiro não é correto afirmar que: a) Surgiu da mistura de vários povos.

b) Os indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil.

c) Os japoneses são um dos grupos asiáticos que vieram para o Brasil. d) É formada somente por índios, africanos e portugueses.

2- Está incorreta apenas a alternativa:

a) A população brasileira é bastante miscigenada.

b) Com a mistura dos povos e costumes surge um novo povo. c) O primeiro grupo europeu a aportar no Brasil foram os africanos.

d) Antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos. e) Os indígenas ganhavam presentes para encher os barcos dos europeus de madeira. 3-“O encontro entre povos de culturas diferentes causam mudanças”.

(34)

34 Com base nessa afirmação é correto afirmar que algumas dessas mudanças estão representadas nas figuras: a) F1 e F2 b) F2 e F4

c) F1 e F4 d) F1 e F3

4-A figura ao lado representa:

a) Mapa do Brasil e formação do povo indígena. b) Formação do povo Europeu.

c) Mapa da África e formação do povo africano. d) Mapa do Brasil e formação do povo brasileiro.

5- As figuras ao lado representam respectivamente: I- Índio avistando holandeses.

II- Portugueses e índios juntos;

III- Índios e negros chegando no Brasil.

IV- Índio avistando navios e avisando os outros índios. V- Negros escravos sendo transportados em navio.

ESTÃO CORRETAS AS ALTERNATIVAS: ___________

6- As figuras abaixo representam culturas de diferentes povos.

São representados respectivamente a:

a) Indígena, Européia, Americana e Asiática. b) Asiática, Européia, indígena e Africana. c) Africana, Européia, Asiática e indígena. d) Africana, Européia, indígena e Asiática.

(35)

35 a) Navio a motor. b) Navio a caravela. c) Balsa e cavalos. d) Avião e cavalos.

8- Podemos afirmar que os asiáticos chegaram ao Brasil no século:

a) Século XIV b) Século XV c) Século XII d) Século XIX

9- Quando os europeus chegaram ao território que seria chamada de Brasil, eles encontraram: a) Vários negros, cada uma com sua língua e costumes

b) Vários asiáticos, cada uma com sua língua e costumes

c) Várias tribos indígenas, cada uma com sua língua e costumes diferentes. d) Várias tribos indígenas, com língua e costumes iguais.

10- Os Europeus também chamavam o continente Americano de:

a) Nova terra. b) Nova colônia. c) Novo mundo. d) Nova Europa.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

https://www.todamateria.com.br/formacao-do-povo-brasileiro/ https://brasilescola.uol.com.br/historiab/colonizacao-brasil.htm Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=S6t6iwtYk8A https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=VTlWfwllOak&feature=emb_logo https://www.youtube.com/watch?v=tOwq1WYYkQg https://www.youtube.com/watch?v=DW40PYMcD1o https://www.youtube.com/watch?v=lWlD7GEji5Y

HORA DE APROFUNDAR

Língua Portuguesa

Pronomes e sua classificação

Pronomes são palavras que substituem, determinam ou acompanham os substantivos. Além disso, eles indicam a pessoa do discurso (primeira, segunda ou terceira, do singular ou do plural). Os tipos de pronomes são: ● Pessoais ● De tratamento ● Demonstrativos ● Possessivos ● Relativos

(36)

36 ● Indefinidos

● Interrogativos

Exemplo: Jorge comprou uma bicicleta. Ele trabalhou durante um ano para conseguir economizar. Note que, nesses dois períodos, o pronome “Ele” substitui a palavra “Jorge”, que é um substantivo próprio. Assim:

Jorge comprou uma bicicleta. Ele [Jorge] trabalhou durante um ano para conseguir economizar. Os pronomes possuem função essencial na coesão e coerência, evitando a repetição de termos. A seguir, vamos analisar estes versos do poeta Castro Alves:

“Não quebra teus elos, Ó laço de fita! ”

Neles, o pronome “teus” determina, indica, de quem são os “elos”, ou seja, eles são do “laço de fita”. Além disso, “teus” acompanha o substantivo “elos”.

No primeiro exemplo, a pessoa do discurso indicada pelo pronome “Ele” é a terceira pessoa do singular. Já no segundo exemplo, a pessoa do discurso indicada pelo pronome “teus” é a segunda pessoa do singular.

Tipos de pronomes

Os pronomes podem ser classificados da seguinte maneira: Pronomes pessoais

PESSOAS DO

DISCURSO CASO RETO CASO OBLÍQUO

1a pessoa do singular Eu Me, mim, comigo 2a pessoa do singular Tu Te, ti, contigo

3a pessoa do singular Ele, ela O, a, lhe, se, si, consigo 1a pessoa do plural Nós Nos, conosco

2a pessoa do plural Vós Vos, convosco

3a pessoa do plural Eles, elas Os, as, lhes, se, si, consigo

Os pronomes pessoais do caso reto só podem exercer a função de sujeito na oração. Exemplo:

O livro que estava sobre a mesa desapareceu. Ele ficou lá durante uma semana.

Perceba que “O livro” é sujeito da primeira oração e que o pronome “Ele”, que o substitui, é o sujeito da segunda oração. Portanto, uma frase do tipo “O livro, eu deixei ele sobre a mesa” estaria incorreta, segundo a gramática normativa, pois “ele” não pode exercer a função de complemento. Essa função é reservada aos pronomes pessoais do caso oblíquo.

Observe:

(37)

37 Observe que o pronome oblíquo “o” substitui o substantivo “livro”. Nesse exemplo, ele é complemento dos verbos “pegar” e “colocar”.

Pronomes de tratamento

“Vossa Majestade” é pronome de tratamento direcionado a reis e rainhas.

Os pronomes de tratamento são usados para dirigir-se, formalmente, a um interlocutor. Às vezes, são usados para fazer referência a alguém. No entanto, “você” é um pronome de tratamento que, por exceção à regra, é informal.

PRONOMES DE

TRATAMENTO USOS

Senhor ou senhora Tratamento respeitoso

Vossa Senhoria Pessoas de cerimônia, correspondência comercial, funcionários graduados

Vossa Excelência Altas autoridades Vossa Eminência Cardeais

Vossa Alteza Príncipes, princesas e duques

Vossa Majestade Rainhas, reis, imperadores, imperatrizes Vossa Reverendíssima Sacerdotes e religiosos em geral

Vossa Magnificência Reitores de universidades Vossa Meritíssima Juízes de direito

Vossa Santidade Papa

Atenção: utilizamos o termo “Vossa” quando nos dirigimos diretamente ao interlocutor. Por exemplo, imagine que João está conversando com um rei:

João: Vossa Majestade poderia atender ao meu pedido?

Rei: Preciso pensar a respeito.

Se João estiver falando sobre o rei, então o termo “Vossa” é trocado por “Sua”.

João: Sua Majestade disse que vai pensar em atender ao meu pedido.

Referências

Documentos relacionados

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

RESULTADOS DOS TRÊS PROJETOS MUNICIPAIS APOIADOS PELO PROGRAMA LIFE: PIGS – Projeto Integrado para Gestão de. Suiniculturas (2000-2003), REAGIR – reciclagem de Entulho no Âmbito

Razumevanje smisla gradiva:Retroaktivna inhibicija je veća kod besmislenog nego kod smisaonog materijala.Što je neko gradivo naučeno sa više pravilnog razumevanja

O presente trabalho teve os seguintes objetivos: (1) determinar as alterações na composição químico-bromatológica e nas frações protéicas e de carboidratos, determinar as taxas

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

São essas dinâmicas que reafirmam as diferenças fundamentais entre estes diferentes espaços e demonstram como operações políticas, sociais e econômicas podem