• Nenhum resultado encontrado

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO

01- Você recebeu do fiscal o seguinte material:

a) Este caderno com o enunciado das 40 (quarenta) questões objetivas divididas nas seguintes sessões:

LÍNGUA

PORTUGUESA CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questões Pontos Questões Pontos Questões Pontos 1 a 10 2,0 11 a 20 2,0 21 a 40 2,5

b) Uma (1) Folha de Respostas, destinada às respostas das questões objetivas formuladas nas provas, a ser entregue ao fiscal no final.

02- Verifique se este material está em ordem e se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem na confirmação de inscrição. Caso contrário, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal.

03- Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio da Folha de Respostas, preferivelmente à caneta esferográfica de tinta na cor preta ou azul.

04- Tenha muito cuidado com a Folha de Respostas para não a DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. A folha somente poderá ser substituída caso esteja danificada em suas margens superior ou inferior – BARRA DE RECONHECIMENTO

PARA LEITURA ÓTICA.

05- Na prova, as questões objetivas são identificadas pelo número que se situa acima do enunciado

06- Na folha de respostas, as mesmas estão identificadas pelo mesmo número e as alternativas estão identificadas acima da questão de cada bloco de respostas.

07- Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar UMA RESPOSTA. A marcação de nenhuma ou de mais de uma alternativa anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS SEJA A CORRETA. 08- Na Folha de Respostas, a marcação das letras correspondentes às respostas certas deve ser feita cobrindo TODO O

ESPAÇO compreendido pelo retângulo pertinente à alternativa, usando caneta esferográfica de tinta preta ou azul,

de forma contínua e densa. A LEITORA ÓTICA é sensível a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcação completamente, procurando deixar menos “espaços em branco” possível dentro do retângulo, sem invadir os limites dos retângulos ao lado.

09 – SERÁ ELIMINADO do Concurso o candidato que:

a) Se utilizar, durante a realização das provas, de máquinas, relógios e/ou aparelhos de calcular, bem como rádios gravadores, fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie;

b) Se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questões e a Folha de Respostas. 10- Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar sua Folha de Respostas. Os rascunhos e as marcações assinaladas no Caderno de Questões NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA.

11- Quando terminar, entregue ao fiscal o Caderno de Questões e a Folha de Respostas, e ASSINE A LISTA DE

PRESENÇA.

(2)
(3)

TEXTO 1

Uma Galinha

Clarice Lispector

Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã. Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio.

Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto vôo, inchar o peito e, em dois ou três lances,

alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou — o tempo da cozinheira dar um grito — e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro vôo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa, lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar, vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta, hesitante e trêmula, escolhia com urgência outro rumo. A perseguição tornou-se mais intensa. De telhado a telhado foi percorrido mais de um quarteirão da rua. Pouco afeita a uma luta mais selvagem pela vida, a galinha tinha que decidir por si mesma os caminhos a tomar, sem nenhum auxílio de sua raça. O rapaz, porém, era um caçador adormecido. E por mais ínfima que fosse a presa o grito de conquista havia soado.

Sozinha no mundo, sem pai nem mãe, ela corria, arfava, muda, concentrada. Às vezes, na fuga, pairava

ofegante num beiral de telhado e enquanto o rapaz galgava outros com dificuldade tinha tempo de se refazer por um momento. E então parecia tão livre.

Estúpida, tímida e livre. Não vitoriosa como seria um galo em fuga. Que é que havia nas suas vísceras que

fazia dela um ser? A galinha é um ser. É verdade que não se poderia contar com ela para nada. Nem ela própria contava consigo, como o galo crê na sua crista. Sua única vantagem é que havia tantas galinhas que morrendo uma surgiria no mesmo instante outra tão igual como se fora a mesma.

Afinal, numa das vezes em que parou para gozar sua fuga, o rapaz alcançou-a. Entre gritos e penas, ela foi

presa. Em seguida carregada em triunfo por uma asa através das telhas e pousada no chão da cozinha com certa violência. Ainda tonta, sacudiu-se um pouco, em cacarejos roucos e indecisos. Foi então que aconteceu. De pura afobação a galinha pôs um ovo. Surpreendida, exausta. Talvez fosse prematuro. Mas logo depois, nascida que fora para a maternidade, parecia uma velha mãe habituada. Sentou-se sobre o ovo e assim ficou, respirando, abotoando e desabotoando os olhos. Seu coração, tão pequeno num prato, solevava e abaixava as penas, enchendo de tepidez aquilo que nunca passaria de um ovo. Só a menina estava perto e assistiu a tudo estarrecida. Mal porém conseguiu desvencilhar-se do acontecimento, despregou-se do chão e saiu aos gritos:

— Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! ela quer o nosso bem!

Todos correram de novo à cozinha e rodearam mudos a jovem parturiente. Esquentando seu filho, esta não era nem suave nem arisca, nem alegre, nem triste, não era nada, era uma galinha. O que não sugeria nenhum sentimento especial. O pai, a mãe e a filha olhavam já há algum tempo, sem propriamente um pensamento qualquer. Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha. O pai afinal decidiu-se com certa brusquidão:

(4)

— Se você mandar matar esta galinha nunca mais comerei galinha na minha vida!

— Eu também! jurou a menina com ardor. A mãe, cansada, deu de ombros.

Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a família. A menina, de volta do colégio, jogava a pasta longe sem interromper a corrida para a cozinha. O pai de vez em quando ainda se lembrava: "E dizer que a obriguei a correr naquele estado!" A galinha tornara-se a rainha da casa. Todos, menos ela, o sabiam. Continuou entre a cozinha e o terraço dos fundos, usando suas duas capacidades: a de apatia e a do sobressalto.

Mas quando todos estavam quietos na casa e pareciam tê-la esquecido, enchia-se de uma pequena coragem, resquícios da grande fuga — e circulava pelo ladrilho, o corpo avançando atrás da cabeça, pausado como num campo, embora a pequena cabeça a traísse: mexendo-se rápida e vibrátil, com o velho susto de sua espécie já mecanizado.

Uma vez ou outra, sempre mais raramente, lembrava de novo a galinha que se recortara contra o ar à beira

do telhado, prestes a anunciar. Nesses momentos enchia os pulmões com o ar impuro da cozinha e, se fosse dado às fêmeas cantar, ela não cantaria mas ficaria muito mais contente. Embora nem nesses instantes a expressão de sua vazia cabeça se alterasse. Na fuga, no descanso, quando deu à luz ou bicando milho — era uma cabeça de galinha, a mesma que fora desenhada no começo dos séculos.

Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se anos.

Texto extraído do livro “Laços de Família”, Editora Rocco — Rio de Janeiro, 1998, pág. 30. Selecionado por Ítalo Moriconi, figura na publicação “Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século”.

TEXTO 2

Galinha e galo são os nomes dados, respectivamente, à fêmea e ao macho da espécie Gallus gallus

domesticus de aves galiformes e fasianídeas. Os juvenis são chamados de frango ou pinto. Estas aves possuem

bico pequeno, crista carnuda e asas curtas e largas. A galinha tem uma enorme importância para o Homem pois é o animal doméstico mais difundido e abundante do planeta e uma das fontes de proteína mais baratas. Além de sua carne, as galinhas fornecem ovos. Segundo dados de 2003, há cerca de 24 bilhões de galinhas no mundo. Em alguns países da África moderna, 90% dos lares criam galinhas. As galinhas são aves onívoras mas têm preferência por sementes e pequenos invertebrados.

Há vários anos as galinhas são fonte de alimento. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C.. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativa a espécie Galo Banquiva (Gallus gallus). Apesar de os romanos terem desenvolvido a primeira raça diferenciada de galinhas, os registros antigos mostram a presença de aves selvagens asiáticas na China desde 1400 a.C. Da Grécia Antiga as galinhas espalharam-se pela Europa e os navegadores polinésios levaram estes animais nas suas viagens de colonização do Oceano Pacífico incluindo a Ilha da Páscoa. A proximidade ancestral com o homem permitiu o cruzamento destinado à criação de diversas raças, adaptadas às diferentes necessidades. São também uma fonte de doenças virais.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Galinha

(5)

Língua Portuguesa ♦

Questão 01_________

“Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã.”. (linha 1 – TEXTO 1)

O termo em negrito pode ser substituído, sem que haja alteração de sentido, por:

A) enquanto B) para que C) pois D) portanto E) todavia Questão 02_________

A linguagem figurada é bastante utilizada em textos literários garantindo-lhes estilo, expressividade. No conto Uma Galinha, de Clarice Lispector, há a predominância da linguagem figurada. Das alternativas abaixo, qual aquela que apresenta a figura de linguagem predominante no conto?

A) alusão B) gradação C) metáfora D) metonímia E) sínquise Questão 03_________

A partir da leitura e comparação dos textos é possível concluir que:

A) os textos tratam, ambos, do mesmo objeto, a galinha, porém cada um possui uma abordagem específica; um é narrativo e o outro é descritivo B) os textos tratam de objetos diferentes, pois no

primeiro a galinha é personificada, já no segundo ela é descrita

C) cada texto apresenta seu ponto de vista a respeito do objeto de que tratam. No primeiro ela é descrita como uma espécie de animal, já no segundo, enquanto um ser que luta pela sobrevivência

D) os textos apresentam do mesmo modo o objeto em discussão, no caso a galinha, pois ambos expõem, descrevem e narram situações referentes a esse animal

E) os textos não tratam do mesmo objeto, no caso a galinha, pois cada um possui uma maneira própria de expressar o tema que abordam

Questão 04_________

Leia o trecho a seguir: “em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta, hesitante e trêmula, escolhia com urgência outro rumo.”. (linhas 10-11 – TEXTO 1)

Em determinadas línguas não encontramos acentos ortográficos. Esse, porém, não é o caso da língua portuguesa, em que podemos encontrar facilmente palavras acentuadas por motivos diversos.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, duas palavras acentuadas pela mesma razão que são acentuadas as palavras no trecho destacadas:

A) barítono; pé B) pólvora; área C) trôpego; insípido D) você; gênio E) órfã; tórax

(6)

Questão 05_________

Segundo Evanildo Bechara, “em português a

concordância consiste em se adaptar a palavra

determinante ao gênero, número e pessoa da palavra determinada.”.

A partir da concepção acima referida, pode-se dizer que há ERRO de concordância nominal na seguinte alternativa:

A) A língua e a literatura portuguesa são riquíssimas. B) João diz que uma e outra viga se sustentam bem. C) O Amazonas e o Capibaribe são rios brasileiros. D) Esses são os carros mais belos possíveis.

E) Vão os documentos e as passagens anexos à carta.

Questão 06_________

“Em alguns países da África moderna, 90% dos lares criam galinhas.” (linha 6 – TEXTO 2)

Qual das alternativas abaixo mantém o mesmo sentido expresso no trecho acima destacado?

A) Em 90% dos países da África moderna, alguns lares criam galinhas.

B) Galinhas são criadas em 90% dos lares em alguns países da África moderna.

C) Na África moderna, em 90% dos lares, algumas galinhas são criadas.

D) 90% das galinhas dos lares criam em alguns países da África moderna.

E) Em alguns países da África moderna, 90% das galinhas criam lares.

Questão 07_________

Quando escrevemos ou falamos devemos estar atentos à regência, principalmente no caso de sermos educadores.

Dentre as cinco alternativas abaixo, assinale a qual apresente regência INCORRETA:

A) O corpo humano é composto de vários sistemas. B) Jorge, correndo, deparou-se no muro.

C) Todo padre deve ser misericordioso para com os seus fiéis.

D) Nosso trabalho será intercalado entre os turnos da manhã e da tarde.

E) Não irei me vincular aos seus negócios.

Questão 08_________

No trecho “Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a família.”, a palavra em destaque passou por um processo morfológico. (linha 38 – TEXTO 1)

Das palavras abaixo, assinale aquela que é formada pelo mesmo processo da palavra em negrito:

A) apática B) externo

C) impropriamente D) incrível

(7)

Questão 09_________

Qual dos verbos a seguir, na segunda pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo, é conjugado da mesma forma que o verbo do seguinte trecho: “Parecia calma.”(linha 1 – TEXTO 1 )?

A) partilhar B) partir C) ser D) vender E) ver Questão 10_________

Preencha as lacunas corretamente:

Fui ______ Paris ______ trabalho. No primeiro dia, pela manhã, aproveitei para conhecer ______ Torre Eiffel. ______ dez horas da manhã fui ______uma loja de perfumes onde comprei várias fragâncias. A) a; a; a; às; a

B) a; a; a; as; à C) a; à; a; às; a D) à; a; a às; à E) à; à; a; às; a

(8)

♦ Conhecimentos Pedagógicos ♦

Questão 11_________

“...O ENEM tem sido um fator importante para o Ministério da Educação avaliar os desempenhos dos alunos da escola pública e privada de todo país, servindo também na orientação das políticas educacionais no Brasil. (...) a Matriz de Competências do ENEM é a base do que será avaliado no Exame, estruturado para avaliar as

cinco competências.” (Equipe Brasil Escola.com)

Marque a opção que contempla UMA das cinco

competências a serem avaliadas pela Matriz de Competências do ENEM, entre as alternativas abaixo: A) relacionar dados e conhecimentos científicos

disponíveis em situações variadas, para construir argumentação acadêmica

B) pesquisar informações e conhecimentos científicos disponíveis em situações variadas, para construir argumentação acadêmica

C) relacionar informações e conceitos, em diferentes contextos, e conhecimentos culturais disponíveis, para construir argumentação coletiva

D) pesquisar dados e conhecimentos científicos disponíveis em situações abstratas, para construir argumentação coletiva

E) relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente

Questão 12_________

De acordo com o educador Cipriano Luckesi, no caso da aprendizagem, o erro não deve ser visto como fonte de castigo, devendo ser um suporte para a autocompreensão. Assim sendo, o erro, aqui, é visto como:

A) momento terminal do processo educativo B) algo estático do processo educativo

C) algo dinâmico, como caminho para o avanço D) algo apropriado para um acerto de contas E) exigência burocrática periódica

Questão 13_________

A sociedade clama por uma educação de qualidade, que contemple a superação dos problemas sociais vivenciados na atualidade.

“A revalorização da profissão do magistério deve começar pelos cuidados com a formação do professor. Tomar os cursos de magistério como momentos efetivos de reflexão sobre a educação é condição para a superação da atividade meramente burocrática em que mergulham muitos desses cursos. Afinal, não basta ser químico para ser um bom professor de química nem "ter jeito para lidar com crianças" para dar aulas no pré-primário... devem ter uma compreensão sistematizada da educação, a fim de que o trabalho pedagógico se desenvolva para além do senso comum e se torne realmente uma atividade intencional.”

(ARANHA, 1989, p.152).

Analise as proposições, considerando a afirmativa acima acerca dos aspectos importantes da formação do professor:

I –..Qualificação: o professor deve adquirir os

conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo específico.

II – Formação pedagógica: a atividade de ensinar deve superar os níveis do senso comum, tornando-se uma atividade sistematizada.

III – Formação ética e política: o professor deve educar a partir de valores e tendo em vista um mundo melhor.

Está (ão) correta (s) proposição (ões): A) I apenas B) I, II e III C) III apenas D) II apenas E) II e III apenas Questão 14_________

O supervisor pedagógico do Ensino Médio de uma escola estadual, no início do período letivo, ao reler o PPP para elaborar o planejamento participativo com os docentes da escola, lembrou-os de que vivemos numa cultura total-mente icônica.

Com base no exposto na atual Lei 9.394/96, é possível afirmar que “se constituirá, como componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos,

o ensino de...” (CARNEIRO):

A) informática B) artesanato

C)dança folclórica

D) artes E) recreação

(9)

Questão 15_________

Ao se reunirem na Escola X para elaborarem o Projeto Político-Pedagógico, a equipe técnico-pedagógica pediu para que todos os presentes refletissem sobre o seu significado para a comunidade escolar.

Segundo Vasconcelos, “do ponto de vista conceitual, há necessidade de se precisar o próprio conceito de Projeto Político-Pedagógico, pois, embora se tenha avançado bastante neste campo, ainda persistem algumas confusões, como por exemplo, achar que Projeto é o mesmo que regimento, ou ainda confundir Projeto com o mero agrupamento dos planos de ensino ou dos vários planos setoriais da escola.”

Entendendo-se o Projeto Político-Pedagógico como sendo o plano global da instituição, o que deve estar dando suporte formal, legal e jurídico para aquilo que a equipe pedagógica se propõe a realizar?

A) o plano de curso B) o plano de aula C) os centros de interesse D) o regimento E) o planejamento educacional Questão 16_________

Ao afirmar que ensinar é uma especificidade humana, Paulo Freire mostra que “(...) a arrogância farisaica, malvada, com que julga os outros e a indulgência macia com que se julga ou com que julga os seus. A arrogância que nega (...) a humildade, não é virtude dos que ofendem nem tampouco dos que se regozijam com sua humilha-ção.”

Considerando-se o clima de respeito que nasce na relação docente/discente, Freire afirma que “Ensinar exige”: A) segurança, competência profissional e generosidade B) segurança, formação profissional e autoritarismo C) conhecimento científico, competência profissional e

autoridade

D) segurança, formação profissional e transmissão de conhecimento

E) domínio pedagógico, transmissão de conhecimento e igualdade

Questão 17_________

Para Libâneo, “... ao considerar os objetivos gerais e suas implicações para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere à valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização curricular e programas básicos das matérias.” Uma vez que o trabalho escolar está vinculado a diretrizes nacionais, estaduais e municipais de ensino, esse conhecimento se faz necessário, pois precisamos saber que concepções de homem e sociedade os caracterizam, uma vez que expressam os interesses dominantes dos que controlam os órgãos públicos.

Com base na afirmativa acima, indique os níveis de abrangência que devem ser considerados no momento em que os objetivos gerais são traçados:

I – O sistema escolar, que expressa as finalidades educa-tivas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade.

II – A escola, que estabelece princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à prática escolar.

III – O professor, que concretiza no ensino da matéria a sua própria visão de educação e de sociedade.

IV – O aluno, que absorve, na aquisição da matéria, os conhecimentos culturais necessários para a sua inserção no mercado de trabalho.

Está (ão) correto (s) apenas: A) I, II e IV

B) II, III e IV C) I e III D) I, III e IV E) I, II e III

(10)

Questão 18_________

Na escola onde trabalha Luiza, muitos professores divergem sobre o que é projeto. Acreditam, como nos diz Gandin, que o projeto deverá ser muito mais simples, “estando às considerações que o embasam já contidas no plano do qual brotou a decisão do projeto. Precisa ser tão claro e tão simples que qualquer pessoa possa coordenar sua execução”.

Para Gandin, “O projeto é a máxima aproximação - junto com a orientação da rotina - entre a elaboração (pensar) e a execução (agir): constam nele apenas as especificações para a ação”.

Assim sendo, o autor conceitua projeto como uma ação desencadeada:

A) dentro de um período de tempo determinado, geralmente para criar algo que não existia antes

B) sem um período de tempo determinado, geralmente para criar algo que não existia antes

C) em qualquer período de tempo, geralmente para dar asas ao que já existia antes

D) dentro de um período de tempo indeterminado, para concretizar o que já existia antes

E) dentro de um período de tempo indeterminado, para concretizar o combinado no planejamento prévio

Questão 19_________

Para desenvolver o fazer docente em sala de aula, o professor precisa traçar uma conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, que tem como ponto de partida o próprio planejamento.

Em “(...) a influência da concepção construtivista na estruturação das interações educativas na aula”, Zaballa nos aponta que entre as funções docentes, ao se fazer o planejamento, deve-se cuidar de:

I – Planejar a atuação docente de uma maneira suficientemente flexível para permitir a adequação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino / aprendizagem.

II – Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização.

III – Ajudá-los a encontrar sentido no que estão fazendo para que conheçam o que devem fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo.

Está (ão) correta (s): A) II e III apenas B) I e III apenas C) I, II e III D) I e II apenas E) III apenas Questão 20_________

Em Luckesi, quanto à ação educativa, com os seus determinantes, o papel do educador deve refletir “... a responsabilidade de dar a direção ao ensino e ao educando ao participar do processo, o de aprender e se desenvolver, formando-se tanto como sujeito ativo de sua história pessoal quanto como da história humana.”

Como o docente está “num nível mais elevado de desenvolvimento das suas capacidades e por deter um patamar cultural mais elevado, deverá ocupar o lugar de estimulador do avanço do educando.”

É no contexto social definido que a relação educador/educando realiza o (s):

A) projetos de Educação de Jovens e Adultos B) processo educativo

C) projetos e atividades pedagógicas livres D) projeto da didática magna

(11)

♦ Conhecimentos Específicos ♦

Questão 21_________

Em tese, os alunos de 6ª e 7ª série já estão aptos a refletir sobre os limites, as possibilidades, as crenças e os mitos associados aos benefícios das práticas corporais, o que permite ao professor provocar e dinamizar este tipo de debate. Para tratar o conhecimento nesse nível de complexidade é necessário que os alunos estejam prestes a atingir ou tenham atingido o estágio de desenvolvimento cognitivo: A) operatório-concreto B) operatório-formal C) sensório-motor D) pré-operatório E) simbólico Questão 22_________

Os especialistas e os seguidores da “abordagem crítico-superadora” defendem que a Educação Física curricular é uma disciplina que trata pedagogicamente, na educação básica, do conhecimento denominado “cultura corporal”. Considerando os fundamentos dessa abordagem teórico-metodológica, a definição dos conteúdos de ensino deve ser norteada, fundamentalmente, em função:

A) do interesse da maioria da turma, para despertar maior motivação para a aprendizagem

B) da competência didático-pedagógica do professor,

para garantir a eficácia do ensino

C) do estágio de desenvolvimento motor dos alunos, para assegurar a aprendizagem das habilidades motoras

D) da popularidade dos temas da cultura corporal junto a comunidade escolar, para reforçar a identidade comunitária

E) dos diferentes temas da cultura corporal, para possibilitar a vivência e a reflexão acerca do seu significado, sentido e fatores determinantes

Questão 23_________

Os intelectuais e políticos identificados com o pensamento higienista atribuíram à Educação Física brasileira uma importante missão educativa que era a de:

A).fomentar o interesse permanente pela prática recreativa das atividades físico-esportivas

B) educar a juventude por meio de atividades lúdico-esportivas para a ocupação das horas de ócio

C) trabalhar as atividades físicas na perspectiva da formação de corpos harmoniosos, saudáveis e robustos

D) desenvolver, por meio da prática de atividades físico-esportivas, um caráter altruísta, participativo e solidário

E) formar uma consciência crítica em relação aos fatores determinantes das normas e valores competitivos que impregnam o esporte

Questão 24_________

O objetivo e o resultado do movimento, assim como o plano motor e a maneira pela qual o movimento foi realmente executado são informações essenciais sobre o desenvolvimento da aprendizagem motora para a seguinte intervenção didática:

A) feedback B) demonstração

C) variação da situação estímulo D) transferência de aprendizagem E) capacidade de ilustrar com exemplos

(12)

Questão 25_________

As abordagens pedagógicas da Educação Física denominadas de “Desenvolvimentista” e de “Construtivista-interacionista” têm como principais defensores, respectivamente, os professores Go Tani e João Batista Freire. De comum, elas se apoiam nas teorias do desenvolvimento humano. No entanto, a abordagem pedagógica “Construtivista-interacionista” diferencia-se da abordagem pedagógica “Desenvolvimentista”, pois não se fundamenta nas teorias:

A) do desenvolvimento e da aprendizagem motora e não acredita na existência de padrões e esquemas motores

B) da aprendizagem motora e não acredita na existência de “padrões de movimento humano

C) do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de “padrões de movimento humano”

D) da aprendizagem motora e não acredita na existência de “esquemas motores”

E) do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de “esquemas motores”

Questão 26_________

O discurso “higienista” foi o que influenciou as propostas e as práticas pedagógicas quando da introdução oficial da Educação Física na escola brasileira. Considerando essa concepção pedagógica, qual foi o conhecimento de ensino-aprendizagem definido como obrigatório para alunos de ambos os sexos?

A) dança B) esporte C) ginástica

D) jogos populares

E) estruturas psicomotoras de base

Questão 27_________

Na perspectiva da abordagem crítico-superadora, desenvolvida pelo Coletivo de Autores, a Educação Física curricular é concebida como:

A) experiência pedagógica que tematiza as diferentes práticas corporais

B) educação por meio de práticas corporais C) educação sobre o movimento humano D) educação pelo movimento humano E) prática do movimento humano

Questão 28_________

Circulam na sociedade inúmeras crenças. Vejamos o exemplo de uma delas que está associada à Educação Física e fortemente disseminada por meio da mídia:

“conquistar um lugar ao sol pelo esforço próprio”.

Segundo Ghiraldelli Jr., essa crença está associada a que tendência pedagógica da Educação Física brasileira? A) higienista B) militarista C) pedagogicista D) competitivista E) popular Questão 29_________

A abordagem pedagógica desenvolvimentista considera a premissa de que existe um período crítico de aprendizagem. Esse período está baseado na noção de que certos momentos revelam-se mais adequados para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem, considerando que as capacidades mínimas necessárias para aprender determinadas habilidades estão presentes no indivíduo. Considerando esse pressuposto, o período crítico para a aprendizagem é determinado, fundamentalmente, pelo seguinte aspecto:

A) idade cronológica

B) calcificação das epífises ósseas

C) estado maturacional do sistema nervoso D) processo de instrução da habilidade E) motivação pela aprendizagem

(13)

Questão 30_________

Qual a abordagem pedagógica de Educação Física que desenvolveu seus fundamentos teórico-metodológicos identificados com os pressupostos e princípios do materialismo histórico-dialético?

A) crítico-superadora B) crítico-emancipatória

C) parâmetros curriculares nacionais D) psicomotricidade

E) recreacionista

Questão 31_________

O professor iniciou sua aula desafiando os alunos a construírem um ou mais jogos esportivos a partir da dinâmica do jogo e das regras do esporte Voleibol. Como primeira atividade solicitou que eles dissessem as características do esporte Voleibol e suas regras principais. As indicações dos alunos foram sendo escritas no quadro de giz à medida que eles iam se manifestando. Como segunda atividade, os alunos se organizaram em quatro grupos para proporem modificações na regra e/ou fundamento do saque, de modo que todos tivessem a possibilidade de êxito na execução deste fundamento. Como terceira atividade, os alunos praticaram as sugestões de cada grupo. Finalizando a aula, o professor solicitou que os alunos opinassem sobre a dinâmica do trabalho em grupo, no sentido de buscar soluções para as dificuldades decorrentes da pouca habilidade demonstrada por uma grande parte dos alunos. Quais as dimensões do conhecimento contempladas, respectivamente, em cada uma das quatro atividades propostas pelo professor?

A) conceitual, conceitual, conceitual e atitudinal B) conceitual, atitudinal, procedimental e conceitual C) procedimental, conceitual, atitudinal e

procedimental

D) conceitual, conceitual, procedimental e atitudinal E) procedimental, procedimental, atitudinal e

conceitual

Questão 32_________

Um dos alunos da 8ª série, durante a aula sobre os princípios do condicionamento físico, perguntou ao professor o que são volume e intensidade. O professor usando o exemplo de um corredor, explicou que esses dois termos significam, respectivamente, a: A) a freqüência cardíaca atingida e o número de

ve-zes que o indivíduo corre por semana

B) a distância percorrida e o número de vezes que o indivíduo corre por semana

C) a freqüência cardíaca atingida e a velocidade da corrida

D) a distância percorrida e o tempo gasto para per-corrê-la

E) a velocidade da corrida e a distância percorrida

Questão 33_________

A Educação Física “competitivista”, conforme denominado por Ghiraldelli Jr. (1988), impulsionou a sua consolidação no pensamento pedagógico da Educação Física brasileira a partir da disseminação do denominado “método”:

A) Francês

B) Natural Austríaco C) Natural de Hébert D) Treinamento Desportivo

(14)

Questão 34_________

O movimento humano, além de ser um comportamento observável, é produto de todo um processo que acontece internamente no indivíduo. Assinale a opção que apresenta a seqüência adequada dos mecanismos envolvidos na execução do movimento:

A) Órgãos dos sentidos → Mecanismo efetor → Mecanismo de decisão → Mecanismo perceptivo → Sistema Muscular

B) Mecanismo perceptivo → Órgãos dos sentidos → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular → Mecanismo efetor

C) Órgãos dos sentidos → Mecanismo perceptivo → Mecanismo de decisão → Mecanismo efetor → Sistema Muscular

D) Mecanismo perceptivo → Órgãos dos sentidos → Mecanismo efetor → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular

E) Órgãos dos sentidos → Mecanismo perceptivo → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular → Mecanismo efetor

Questão 35_________

Numa seqüência de aulas sobre condicionamento aeróbio, o professor ensinou a forma mais utilizada para se calcular a freqüência cardíaca máxima. Trata-se da velha e conhecida fórmula de Karvonen. No entanto, o professor teve o cuidado de esclarecer que esta fórmula não garante fielmente o resultado, pois se trata de um resultado presumido, considerando que cada indivíduo apresenta diferentes respostas morfo-fisiológicas em função do estímulo empregado. Quais são, respectivamente, os limites inferior e superior da zona alvo para realização de um trabalho aeróbico, considerando um indivíduo de 16 anos de idade? A) 122 e 153 bpm B) 130 e 157 bpm C) 143 e 173 bpm D) 154 e 187 bpm E) 163 e 184 bpm Questão 36_________

Com o propósito de explicar a busca de legitimação da Educação Física no currículo escolar, Valter Bracht argumenta que uma corrente de especialistas busca a justificativa da Educação Física fora das atividades, ou seja, nas suas aplicações e repercussões sociais. Para tal, esses especialistas se fundamentam no corpo de conhecimento das disciplinas biológicas e da sociologia funcionalista, configurando uma visão instrumental de Educação Física. Esses argumentos identificam o modelo de legitimação da Educação Física denominado de: A) entrópico B) heterônomo C) autônomo D) revolucionário E) progressista Questão 37_________

A organização curricular implica considerar certos critérios de organização, sistematização e distribuição dos conteúdos de ensino-aprendizagem em tempos pedagogicamente necessários para a sua assimilação. Apoiado nessa compreensão, o COLETIVO DE AUTORES sugere que, durante o ciclo de iniciação da sistematização do conhecimento (4ª a 6ª séries do Ensino Fundamental), sejam trabalhadas formas ginásticas:

A) para possibilitar o treinamento das capacidades fí-sicas, numa perspectiva crítica

B) locomotoras, manipulativas e estabilizadoras, para obtenção do controle corporal

C) coletivas, combinando-se a execução de movi-mentos básicos fundamentais

D) de diversos tipos (artística, aeróbia, rítmica, des-portiva etc.), aplicando suas técnicas básicas E) tecnicamente aprimoradas, levando-se em

(15)

Questão 38_________

Tratando pedagogicamente o conhecimento Ginástica, o professor planejou uma seqüência de aulas em que o objetivo era executar diferentes tipos de movimentos básicos fundamentais manipulativos. O tema dessas aulas pode ter abrangido os seguintes movimentos manipulativos:

A) girar os braços sem perder o equilíbrio; executar uma parada de dois apoios; quicar a bola seqüencialmente no chão

B) rolar com linearidade; arremessar a bola num alvo; receber a bola jogada por outra pessoa

C) girar os braços sem perder o equilíbrio; escalar um paredão; galopar sem mudar a direção

D) conduzir a bola com o pé; rebater a bola com um taco; quicar a bola seqüencialmente no chão

E) chutar a bola na direção do gol; caminhar sobre uma superfície de pequena amplitude; executar uma parada de dois apoios

Questão 39_________

Em relação à Educação Física, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), quando comparada com a legislação anterior (Lei n° 5.692/71), evidencia a seguinte mudança:

A) é facultativa no ensino médio

B) pode ser ministrada por instituições terceirizadas C) deve privilegiar a dimensão conceitual da cultura

corporal

D) é concebida como componente prático E) é concebida como componente curricular

Questão 40_________

Numa aula para alunos da 8ª série do ensino fundamental, cujo tema era a importância da força muscular para a saúde, o professor explicou que no treinamento de força dinâmica um dos tipos de contração é aquele em que o músculo se alonga ao exercer a força. Nesse caso, o professor está se referindo ao conceito de força:

A) isotônica B) isocinética C) concêntrica D) excêntrica E) isométrica

Referências

Documentos relacionados

Eu me limito a sustentar, com base em dados estatísticos, que nós, que partimos de uma sociedade onde uma grande parte da vida das pessoas adultas era dedicada ao trabalho,

Eu me limito a sustentar, com base em dados estatísticos, que nós, que partimos de uma sociedade onde uma grande parte da vida das pessoas adultas era dedicada ao trabalho,

Eu me limito a sustentar, com base em dados estatísticos, que nós, que partimos de uma sociedade onde uma grande parte da vida das pessoas adultas era dedicada ao trabalho,

Eu me limito a sustentar, com base em dados estatísticos, que nós, que partimos de uma sociedade onde uma grande parte da vida das pessoas adultas era dedicada ao trabalho,

A) Eu me limitava a sustentar, com base em dados estatísticos, que nós, que partíramos de uma sociedade onde uma grande parte da vida das pessoas adultas era dedicada ao

Eu me limito a sustentar, com base em dados estatísticos, que nós, que partimos de uma sociedade onde uma grande parte da vida das pessoas adultas era dedicada ao trabalho,

Eu me limito a sustentar, com base em dados estatísticos, que nós, que partimos de uma sociedade onde uma grande parte da vida das pessoas adultas era dedicada ao trabalho,

Eu me limito a sustentar, com base em dados estatísticos, que nós, que partimos de uma sociedade onde uma grande parte da vida das pessoas adultas era dedicada ao trabalho,